Os que pilharam o Estado e massacraram o povo estão aí de novo, por J. Carlos de Assis

J. Carlos de Assis*
 
 
No início do século XI um líder muçulmano percorria as mesquitas do Oriente Médio advertindo os fiéis para a fatalidade iminente da invasão dos cruzados. Eles estavam chegando. Preparem-se, dizia ele, para que possamos evitar a catástrofe. Os cruzados são cruéis e selvagens, ignorantes e incultos. Estuprarão nossas mulheres, matarão nossos filhos, massacrarão nosso povo, incendiarão nossas cidades e aldeias. Pelo que se viu na história, não lhe deram ouvidos.
 
Na verdade, de acordo com o relato de Amin Maaloup no livro “As Cruzadas Vistas pelos Árabes”, que cito de memória, os cruzados chegaram, estupraram as mulheres, mataram as crianças, incendiaram cidades e aldeias e massacraram as populações do Oriente Médio que estavam em seu caminho até Jerusalém. Foi uma carnificina, em geral ignorada pelos historiadores ocidentais até pouco tempo atrás. Foram precisos mil anos para que um historiador egípcio contasse a verdadeira história.
 
Que lição se pode tirar desses eventos para o momento eleitoral que estamos vivendo? Os tucanos estão chegando de novo, conduzidos não por um bárbaro, mas por um boa-vida. Vai entregar o governo aos “melhores”. E quem são os tucanos? São os desestruturadores do Estado brasileiro, os que venderam a preço de banana nossas estatais – vide o crime da privatização da Vale do Rio Doce, e um crime ainda maior, por suas consequências estratégicas, que foi a privatização da Telebrás e da Embratel.
 
Contudo, uma grade parte da nação não dá ouvidos a essas advertências. E a razão é simples: o aparelho do Estado, não do governo – o nervo dele, a própria Justiça -, foi aparelhado por simpatizantes tucanos para tentar liquidar com a candidatura de Dilma. Os tucanos aparelharam, em relação ao chamado escândalo do “mensalão”, uma parte majoritária do Supremo Tribunal Federal. Essa parte do Supremo condenou pessoas sem crime. Não cuidou de ouvir e examinar provas. Promoveu o mais selvagem massacre de reputações de inocentes, a partir de suas cadeiras majestáticas, de que se tem notícia desde o caso Dreyfus, na França, na virada do século XIX.
 
Agora é um juiz do Paraná que, descaradamente, cria uma dupla identidade para o segredo de justiça a fim de liberar declarações sem provas de um criminoso confesso, em pílulas diárias, com o óbvio propósito de desestabilizar a campanha de Dilma pela grande mídia, praticamente às vésperas das eleições. O que está acontecendo é um acinte ao povo brasileiro. Ora tudo era segredo de justiça pela delação premiada, ora as mesmas delações são liberadas para o grande público, em nome do “direito da sociedade de tomar conhecimento” dos fatos. Isso funciona? Funciona sim, no inconsciente coletivo, porque a mídia que tanto valor dá à liberdade de imprensa, abre mão do direito de sua liberdade de perguntar ao juiz: Por que agora? E por que o duplo critério de segredo e abertura?
 
Obviamente, estamos sob a ameaça de um golpe jurídico-midiático para desestabilizar o Estado. Creio que, dadas as possíveis consequências de uma eventual eleição do Aécio, caminhemos para a maior crise social e política jamais experimentada pelo Brasil desde o golpe de 64. Agora os militares estão quietos. Isso, porém, não garante que a parte da sociedade a ser esbulhada nesse golpe se contentará com mais uma onda de um governo anti-pobre e anti-povo, que tentará enfrentar a crise, esta, sim, inevitável, andando para trás. Não vou sair por aí discursando em mesquitas, mas advirto: Olha, os tucanos estão chegando! Ainda há empo de se precaver.
 
*Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.
Redação

111 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando Aécio diz que criará

    Quando Aécio diz que criará empregos de qualidade, o que está realmente dizendo? Que os empregos de hoje são de m-á-qualidade, e não servem ao povo. Emprego de qalidade deve ser importante para quem? 

    1. Essa questão, como muitas

      Essa questão, como muitas outras, o moço do Leblon não explica. Primeiro ele diz que os empregos são de “má qualidade” = baixos salários. Depois diz que os salários estão muito altos. O problema de ter que contar com os votos do “povo” e, ao mesmo tempo, passar quase uma garantia que governará para os privilegiados, dá nessas incoer~encias. Em tempo: se não é ele pessoalemente que diz, são seus “vocalizadores”, portanto pessoas autorizadas pelo candidato.

      1. “o moço do Leblon não

        “o moço do Leblon não explica. Primeiro ele diz que os empregos são de “má qualidade” = baixos salários. Depois diz que os salários estão muito altos”:

        Bom, entao eh so perguntar pra essa fabriquinha de favelas como os professores de Minas Gerais se deram tao bem nos governos dele, nao eh mesmo?

  2. Nassif
    Ainda não vejo o

    Nassif

    Ainda não vejo o playboy eleito, mas caso seja, terá enormes problemas sociais pela frente se resolver retirar direitos. Eles e a mídia criaram um ambiente propicio a turbulência e que talvez seja inevitável. Como já escrevi aqui em algumas oportunidades, o processo de inclusão é inreversível,  não importa quem ganhe. 

    1. Mas ………………………..

      Mario, gostaria até de concordar com voce, mas o que está em jogo, não é a possivel insatiswfação do povo caso os direitos adquiridos venha a ser cortado, e será se eswte energumeno for eleito.

      O que está em jogo, é o saque de todas as estatais que ainda restam, e nossas riquezas no sub-solo.

      O Império está de boca aberta, não só para com o Brasil, mas também com toda a AL, e será uma sngria, ou lmelhor um saque de proporções gigantgescas!

      Como já disseram – ” A AL é o nosso quintal”, e com os quinta-colunas apossando do governo novamente, entregarão tudo o que pedirem.

      O povo, hahahaha, o povo, ludibriado, manipulado, tangido que nem boi para o matadouro, depois de elegerem esses abutres, vão querer ir às ruas, tal como na Grécia, Espanha, Italia e Portugal, mas aí, INÊS  É MORTA.

      Os benefciados, já estãrao longe, gozando o que puderam saquear do nosso pais !!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Terrorismo eleitoral, não………., pois eles já disseram o que irão fazer !!!!!!!!

      E finalizando, cego é o lque não quer ver !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Mais um chorão!

    O pior cego é o que não quer ver e nem admite que é cego! Certamente você aplaude esse governo incompetente, corrupto e despótico! Tudo bem, porque graças aos tucanos hoje podemos tomar conhecimento pela Internet do seu pensamento (senão só ao ler um pasquim de segunda onde suas ideias estariam publicadas). Vá se juntar aos petistas, com Maduro, Cristina, os irmãos Castro e demais assassinos do Estado Islâmico! Antes, perceba que nem os comunistas brasileiros do PPS ou socialistas do PSB se juntaram a eles!!

    1. Engraçado dizer isso, que os

      Engraçado dizer isso, que os governos tucanos criaram condições para os governos petistas.

      Mentira.

      FHC e sua turma pilharam o estado com as privatizações e, incompetentes, quebraram a economia nacional umas 4 vezes. Se o povo não os tivesse escorraçado em 2002, estaríamos até hoje no buraco.

      1. Meritocracia

        Defendo o a reeleição de Dilma por uma questão de meritocracia. O PT tem os melhores quadros para conduzir os negócios públicos do país, principalmente, na questão da economia do petróleo, que deve bombar com o pré-sal.

        É também o partido mais comprometido com a ética, o combate à corrupção e a defesa dos princípios constituicionais.

        Quando FHC comprou a reeleição na Câmara dos Deputados, essas 3 coisas foram para o ralo. Tal como Hugo Chávez, os tucanos também mudaram a Constituição para se manter no poder. Só que não deu certo.

      2. A condição que deixaram para

        A condição que deixaram para o Lula foi de 15 mil pessoas no sambódromo, entre eles um monte com ensino superior, disputando uma vaga de lixeiro. 

    2. Câmbio…

      Cego falando câmbio… Cego câmbio esqueceu de mencionar Coréia do Norte e mandar a família pagar a bala câmbio… Câmbio autoritário e firme é influentíssimo no cego grande jornal, não gosta de pasquim cego câmbio… Cego… Câmbio.

  4. Esse é o sonho dourado do

    Esse é o sonho dourado do Império: a guerra civil no Brasi!  É por isso que a mídia está destilando todo esse ódio, dia a dia! Vamos correr às mesquitas e denunciar a trama enquanto é tempo!

    Se desestabilizarem o Brasil, cai o castelo de cartas da América do Sul. Sem a América do Sul a burlar embargos de comida à China ou à Rússia, o torniquete no pescoço destas se aperta e aí…Lembram do Japão e da Alemanha há um tempo atrás?

    1. Mariano, concordo

      Mariano, concordo plenamente.

      A ameaça maior vem de fora e os ‘Inocentes” e os “bem intencionados” ainda não perceberam isso. 

      Estamos diante da possibilidade de perder novamente o nosso Brasil para os mesmos que sempre nos trataram como “quintal”…

    2. O pior de tudo e ver a

      O pior de tudo e ver a camapana do aécio dizer que “o pt odeia o aécio”. É o cúmulo da inversão, da desfaçatez e da mentira. Só comprova que estão muito bem conscientes da manipulação que estão operando. E como foi dito, até gente boa está embarcando nessa matrix.

      Fica a pergunta.: será que não chegou a hora desse joão santana cahmá-los pelo nome, ou seja, “caras de pau”? Ou estão com medinho de perder a pose de cavalheiros?

       

  5. Os governos anteriores foram

    Os governos anteriores foram para a elite.Internauta escreve que consegui comprar duas casas. Bom pra ele.Vi no meu bairro pessoas que nunca puderam ter um carro, mas agora tem um carro, velho, mas tem.Sr. FHC diz em alto e bom tom, que o apoio a Dilma, é de pessoas dos grotoes, sem informação, sou do Sul, bem informado, e voto Dilma. 

  6. O início do texto é perfeito para o seu desenvolvimento…

    …tal como os muçulmanos do século VII os esquerdistas do século XXI possuem a mesma motivação e utilizam os mesmos meios. Saíndo das remotas regiões da península arábica varreram pela forças das armas todos as nações do Levante e do norte da África. Destruíram tudo em seu caminho, da distante Ibéria a longínqua Índia. Movidos por um fanatismo nunca antes visto por nenhum homem. Em nome de Alá e guiados pelas falas de Muhammad em três séculos varreram tudo que estava em desacordo com o Corão ao seu alcance. Civilizações milenares como a Pérsia foram transformadas em pó e outras, como a Bizantina, enfraquecidas de tal modo que a ruína tornou-se inevitável. Para que em seus lugares surgissem nações que mil anos depois são socialmente mais atrasadas que elas.

    Tal como os antigos islâmicos os petistas em particular e os esquerdistas em geral possuem os mesmos inimigos: a civilização que se originou às margens do Mediterrâneo. Seus valores e suas crenças devem ser devastadas pois somente assim serão vitoriosos.

    As Cruzadas no velho mundo foram um movimento de reação com sucesso limitado, espero que na América Latina seja melhor sucedida, varrendo dos governos em todo o continente a retaguarda do atraso e a vanguarda do totalitarismo, que Lula, Dilma e os seus asseclas seja devidamente despejados no lixo da história. Mesmo que para isto tenhamos que suportar por algum tempo um tipo semelhante, o abominável Aécio das Neves. A histeria petista fez com quem eu mudasse de nulo para 45 o meu voto, afinal a possibilidade de derrota eleitoral levou os vermelhos dizerem que é golpe. Vocês governam por qual direito? O triunfo da vontade?

    1. Estude história !

      estude mais história seu comentário tem muitas “irregularidades”. Se você pesquisasse mesmo veria que não é dessa forma que você expõe tanto no caso do árabes quanto no casos dos tucanos…

  7. Compra de votos para a reeleição

    Luis Nassif, por que não trazer de volta o caso da compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição? Na época (1997), a mídia (Folha, Istoé, etc).deu amplo destaque ao caso. Não obstante dois deputados do Acre, em conversas telefônicas gravadas, haverem afirmado ter recebido R$200.000,00 de um certo Sérgio (provavelmente Sérgio Motta), ninguém foi punido. Os dois deputados do Acre renunciaram ao mandato, não se apurou quem foi o pagador e nem a procedência do dinheiro. Também pudera,  o Procurador Geral da República, na época, era o sr. Geraldo Brindeiro, popularmente conhecido como o Engavetador Geral da República, conduzido ao cargo pelo então Presidente FHC, havendo  permanecido no cargo por oito anos,  praticamente  durante toda a gestão tucana (de julho/1995 a junho/2003). Precisa falar mais?

     

  8. O xis da questão é o

    O xis da questão é o seguinte: a mesma mídia que está empurrando aécio goela abaixo das pessoas que até serão prejudicadas por sua eleição, fará todo o possível para que este povo acredite que tudo estará maravilhoso. A verdade é que a eleição teria se decidido no primeiro turno se a mídia não estivesse fazendo campanha contra Dilma desde o primeiro ano de mandato. Não nos esqueçamos, se o jornal nacional mandar comer m…, muita gente come. Lembram-se que mesmo depois que Collor ferrou o povo com o confisco das poupanças e contas correntes ele ainda continuou gozando de popularidade graças ao trabalho da mídia?  Haverá muita autocensura, haverá muita perseguição aos discordantes, haverá a regravação do “Eu te amo, meu Brasil, eu te amo”, etc. Tudo que tiver e puder ser feito para impedir a população de enxergar a realidade, inclusive em relação à imagem pública do presidente (toc toc toc!).

  9. Um pistola 45

    O povo brasileiro. O pobre brasileiro. Está com uma pistola 45 apontada para sua nuca. Nunca diga nunca, pois sua nuca está à mercê de bandidos do capital, da mídia, dessa justiça injusta brasileira. Se eles secaram São Paulo o que não farão com o Brasil?

    1. Coincidencias?

      Ruy, se você observar bem existe algumas coincidências entre MG e SP : 156 municípios mineiros estão sem água, a violência urbana assumiu indices insupórtáveis, escolas e hospitais públicos sucateados, tráfico de drogas (usam impunemente até helicópteros), etc

      Os mineiros deram a resposta nas urnas ainda no primeiro turno, já os paulistas…

      Espero que o restante dos Estados, nesta reta final, tenha plena convicção em quem irá votar e nas consequências futuras.

      1. Sempre fui contra armas

        Sempre fui contra armas (e continuo sendo avesso a essa barbaridade). Mas se advier esse “choque de gestão”, sei não…

        Na década neoliberal o que “salvou” foi a aposentadoria, que alguns “genios” do neoliberalismo como o josé marcio camargo da puc daqui do rio dizia até que estava alta demais e que causava “indolência” … Não sei se vai funcionar de novo…

        “Vou-me embora pra pasárgada!”

  10. Se Deus quiser o mal não

    Se Deus quiser o mal não prevalecerá.

    Mas se acontecer, como já foi dito, e o Aécio quiser implantar o estado mínimo com cortes nas ações sociais, creio que o país entre em convulsão social.

    E maís, se o PSDB não fizer um governo igual ou melhor que o PT, corre sério risco de daqui há 4 anos serem enxotados do poder, e dificilmente essa geração do PSDB retorne.

    Acabei de lê no G1 que o Aécio enviou uma carta apaixonada a Marina dizendo que aceita parte das mudanças solicitada por ela.

    A Marina está num dilema, se apoiar o Aécio e ele fizer um excelente governo, não tem porque daqui há quatros anos o povo retirar o Aécio e colocar a Marina no poder.

    Se o Aécio fizer um péssimo governo, ela também será culpada pelo fracasso, pelo apoio dado, e isso lhe será cobrado.

    O que me irrita não é apenas peder para o PSDB.

    E sim, perder para o PSDB, pela forma mintirosa e covarde como está acontecendo.

    Mas vamos aguardar.

    Segundo o Edu, na sexta feira as bolsas tiveram uma queda, parace que vem novidade por aí nas pesquisas.

    Quando a bolsa cai, é porque a Dilma está subindo.

    Aguardemos, pois !

  11. Quanto besteirol junto. Esse

    Quanto besteirol junto. Esse “messianismo” em que o PT se apóia enche o saco de qualquer pessoa um pouco mais esclarecida. 

    Pilharam o Estado e massacraram o povo ? Como ?

    Acabando com o processo inflacionário que corroia os salários enquanto os bacanas colocavam sua graninha no overnight ?

    Acabando com a farra do monopólio da telefonia ? Que hoje possibilita qualquer cidadão ter um terminal telefônico, com sinal de banda larga e que por isso mesmo todas as concessões foram renovadas no governo petista ?

     Tá com saudade da Telebrás porque ?  por acaso era um daqueles que tinham contrato exclusivo com as teles, como um conhecido meu tinha com a TELESC que lhe dava exclusividade para “consertar” os aparelhos telefônicos a valores absurdos que vinham cobrados na conta telefônica ?

    Ah ! parem com esse terrorismo imbecil !

    Há que se ter serenidade. No Chile o Pinera governou depoi de oito anos de Bachelet e o mundo não acabou, muito pelo contrário. Agora a Bachelet voltou revigorada e de cara fazendo a reforma tributária que não conseguiu fazer nos primeiros mandatos.

    1. Como você mesmo diz, os ricos

      Como você mesmo diz, os ricos não perdiam nada com a inflação, então não foi isso que motivou esses acabar, mas o fato dos pobres terem começado aprender ganhar com essa

      2  milhares viviam muito bem com apenas 10 telefones alugados que ¨consegui¨  junto de estatal e essa turma os deixou na miséria, e ainda onde o petismo não indenizou nenhum desses

       

      3 – Emprego em estatal bastava ter cartão de uns bons políticos que a vaga de emprego aparecia na hora. Privatizaram e  até dezenas que estavam tirando diploma com emprego garantido, perderam emprego e muitos  não conseguiram nada até hoje, pois agora, além do diploma,  querem fazerr entrevista para saber se o cara sabe de alguma coisA,, quiçá concurso.

    2. Qualquer cidadão…

      …pode ter um terminal telefônico com banda larga? conheço muitos cidadãos de localidades não muito remotas que sonham com banda larga. Estou em Goiania. Se me afasto 20 Km daqui, perco o sinal de meu cell. Quando tenho sinal forte, ocorre muitas vezes ao dia a queda de sinal, me obrigando a chamar novamente. Pago caro por um serviço de merda. Saímos do monopólio estatal e caímos nesse oligopólio das teles. Grande diferença!

      1. Bem, aí já entramos na seara

        Bem, aí já entramos na seara petista.  

        Quem alterou a lei prá permitir as gigantes como a oi ?

        Não era isso que estava previsto.

        1. O que estava previsto era uma

          O que estava previsto era uma telefonia e banda larga de má qualidade e a mais cara do mundo, né, seu Lúcifer? E onde inclusive foi gestado o maior corruptor da história recente do país, o DD. Não é a toa que o demo, em pessoa, que virou troll no blog do Nassif, apóia a volta dos tucanos ao governo. Vade retro!

    3. Chile?

      A população do Chile é pouco maior que a da Bahia, cidadão. Não dá para comparar os efeitos de um caso com os do outro. E na boa, não sei em que país que você vive _ talvez seja o Chile_ mas pelo que disse certamente não é o Brasil.

    4. As Teles tinham em cada conta

      As Teles tinham em cada conta telefônica uma taxa para EXPANSÃO DO SISTEMA. FHC pegou este fundo das telecomunicações e jogou no buraco negro do Tesouro para fazer superávit PRIMÁRIO!

      Resultado?

      As Teles ficarm sem recurso para expansão do sistema e assim telefones eram vendidos a PESO DE OURO!

      FHC ASFIXIOU as teles e assim QUALQUER COISA NO LUGAR SERIA MELHOR!

      Fez isso com energia elétrica, entregou a concessão da Ligth no Rio para uma empresa AMERICANA, o BNDES financiou BILHÕES para essa empresa, que enviou esse dinheiro para os EUA e NÃO PAGOU O INVESTIMENTO e foi substituido para uma empresa Brasileira que fez uma MARACUTÁIA MAIOR COM A CEMIG DO AÉCIO…

       

      1. Os telefones eram vendidos “a

        Os telefones eram vendidos “a peso de ouro” muito antes do governo FHC chegar ao poder, então sua afirmação não procede. Além disso, já que estamos falando de superávit primário, me conte por favor qual é o percentual do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telefonia) que não foi contingenciado para o mesmo motivo, nos últimos quatro anos do governo Dilma. E enquanto isso o rapaz aí embaixo reclama da falta de banda larga …

    5. Grande trunfo do PSDB: discurso falso que engana os incautos

       

      Luis Sifer (sábado, 11/10/2014 às 16:49),

      Achei falho a critica de José Carlos de Assis ao julgamento da Ação Penal 470 no STF. Eu considero distorcido quem trata o julgamento da Ação Penal 470 como um aparelhamento do Estado contra o PT. Foi um grande erro político do PT ter ficado contra o ex-ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Pode até não ter sido um erro moral, mas politicamente o PT teria mais apoio da população se o partido tivesse explicado para a população que na Ação Penal 470, o STF estava mudando o entendimento sobre o crime de corrupção e que agora com o novo entendimento o crime de caixa dois quando envolve pessoas com grande gama de competência torna-se crime de Caixa dois e como este novo entendimento seria melhor para o Brasil, o PT ficava do lado do então ministro do STF e relator da Ação Penjal 470, Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Aliás como ficou o ministro Enrique Ricardo Lewandowski). E creio que Genoino, José Dirceu, Delúbio e João Paulo aceitariam ir para o sacrifício para o bem do partido. Então não concordo com José Carlos de Assis ter dito que uma parte do STF condenou os réus sem crime. Esta interpretação pode fazer sentido no meio jurídico, mas não faz nenhum sentido para a população. E eu considero que o meio jurídico estaria equivocado em dizer que os réus foram condenados sem crime.

      Agora, os vários textos de José Carlos de Assis tem feito e Luis Nassif tem disponibilizado aqui no blog dele devem ser entendidos mais como um libelo contra a mentira. Os tucanos são mestres em enganar os outros. As lições dos tucanos não são as lições que eles conhecem. As lições dos tucanos são as lições que eles sabem que vão ser aceitas pelos incautos.

      Veja que você aprendeu duas lições com eles que eles bem sabem que não são verdadeiras. Você diz por exemplo que os tucanos acabaram com “a farra do monopólio da telefonia” e se esquece que naquele tempo o grande problema da telefonia brasileira era que o nosso telefone fixo tinha as mais baixas tarifas do mundo. Era as módicas tarifas que impediam a expansão da telefonia. E mesmo a compra da linha, que aparentemente era cara, correspondia a compra de ações e, portanto, as pessoas recebiam em forma de ações as linhas que tinham comprado. E naquela época praticamente não tinha celular no mundo. Com tarifas elevadas, tudo mudou. Só que a farra do monopólio da telefonia no que diz respeito às tarifas era benéfico para a população mais pobre assistida por telefones públicos.

      E a outra mentira com que os tucanos pega os incautos é a ideia de que “o processo inflacionário que corrói os salários enquanto os bacanas colocavam sua graninha no overnight”. Ora. O que verdadeiramente corrói o salário é o desemprego. E os bacanas ganham mais no overnight quanto maior for o juro real. E em qualquer grande país no mundo, salvo em uma recessão severa com milhões de desempregados quando o juro tem que ser negativo, quanto maior for o juro real menor é a inflação.

      Toda a crítica que cabe aos tucanos decorre de que eles, com o vasto conhecimento acadêmico que possuem, sabem que quanto menor a inflação mais alto é o juro real e, portanto, maior é o ganho dos bacanas, mas sabem que o discurso contrário é o que tem mais possibilidade de ser aceito. Há muitos incautos que não pensam direito sobre o assunto e aceitam o discurso enganador dos tucanos e há outros que também aceitam o discurso sem pensar, porque sentem bem em saber que a preferência dele pela inflação baixa é um discurso favorável aos assalariados. Ninguém gosta de inflação. Já pensou se todo mundo soubesse que a felicidade dele, isto é, viver com a inflação baixa, é a maldição dos desempregados. Seria um peso na consciência querer inflação mais baixa. O grande trunfo do PSDB não é enganar os incautos. O grande trunfo do PSDB é saber que nós não conhecemos a realidade, e assim eles tem campo para iludir.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 11/10/2014

  12. o que falta no Brasil e que o PSDB pretende criar?

    no meu entender é exatamente o que os Estados Unidos querem:

    um bando de insurgentes violentos

    não deu certo com FHC, porque apenas demitia os insurgentes, mas agora é diferente, podem contar com a massa de manobra que por qualquer motivo à toa, até mesmo só para aparecer ou marcar presença no face, ocupam avenidas

    junte com os que tocam fogo ou quebram tudo, principalmente e até lá, ou quando decidirem se vingar dos pobres das comunidades atendidas, caso o PSDB derrube o governo, e fique com o que os Estados Unidos querem

    FHC já mostrou que entende muito de guerrilha psicológica, pontapé inicial, o mesmo que já foi dado em vários países em conflito atualmente

    1. poder econômico e de influência…

      duas coisas que os Estados Unidos não querem que o Brasil tenha, pois já perceberam que estaremos colados com eles, talvez, meados de 2030, disputando terceira e quarta posição de influência

      1. Acho que não é um caso de

        Acho que não é um caso de longo prazo, não. O Brasil pode ser uma ferramenta utilíssima de imediato contra Mercosul e BRICS (leia-se aí, principalmente, Russia e China). EUA e Europa não vão conseguir estrangular a Russia se o país tiver parceiros outros parceiros comerciais.

      2. Os EUA querem um Brasil forte

        Os EUA querem um Brasil forte que possa ser um grande parceiro comercial, tecnologico, cultural, que envie turistas para comprar e estudantes para lá fazer cursos,  que as grandes empresas brasileiras abram capital na Bolsa de Nova York, isso é o que interessa,    disputar terceiro ou quarto lugar de potencia?  Potencia do que? Disputar o que?

         

        1. Os EUA não são nada, quem manda é a plutocracia

          Os EUA são o biombo onde se escondem os verdadeiros interesses da plutocracia, bem como um dos seus braços armados.

          Esta eleição está mais pitoresca do que a encomenda. Primeiro uma banqueira e um banco que assumiram publicamente uma candidatura e agora um representante e membro da elite plutonômica do mundo, interlocutor direto dos interesses transnacionais financeiros, pleiteando uma vaga de ministro do candidato fantoche deles à presidência da república.

          Povo brasilieiro X Elite Plutonômica, e a plutocracia vai, lenta e paulatinamente, monstrando sua cara e suas garras.

          O Armínio defendeu os interesses inconfessáveis da plutocracia, por isto titubeou e se mostrou reticente. Se falar o que vai fazer, perde a eleição. Confesso que fiquei surpreso em ver a disposição dele em se expor assim, vai ver é falta de quadros e não resta muito tempo para agir, bateu o desespero.

    2. Mas é muito delirio enfiar os

      Mas é muito delirio enfiar os EUA nessa eleição, se eles não se coçam nem com a completa destruição da Venezuela, que foi area de influencia deles, nem Rmbaixador os EUA tem mais em Caracas e não fazem nada, deixam o mega maluco Maduro literalmente acabar com o Pais, bastaria os EUA suspender por um mês a compra de petroleo venezuelano e nem isso fazem, como é que vão fazer guerra civil no Brasil? É delirio demais, em Washington, tirando meia duzia de especialistas, nem sabem que tem eleição no Brasil, o que é um grave erro deles.

  13. Relembrando o pesadelo tucano

    http://roberttmacha.blogspot.com.br/2014/10/cpi-ja-tem-pauta-para-apurar-o-que-fez.html

    CPI já tem pauta para apurar: o que fez a P-36 afundar sob FH?

    Dez perguntas que ficaram sem respostas

    Se o Artur Virgílio e o Tasso tivessem alguma massa cinzenta na cabeça, nunca teriam arrumado essa CPI da Petrobrás. Mas, como eles não têm o hábito de pensar, quem pensa pelos dois é o Álvaro Dias, como se sabe, um tremendo pensador. Fala-se que ele pensa tanto que até anda com os joelhos esfolados.

    Mas, se eles não têm o que investigar, nós temos. É verdade que a maioria dos casos é mais para a polícia do que para uma CPI, mas não se pode perder a oportunidade. Já que eles arrumaram essa…

    Comecemos pelo afundamento da Plataforma P-36.

    No dia 15 de março de 2001, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, pouco depois da meia-noite uma explosão sacudiu a maior plataforma petrolífera do mundo, a P-36, estacionada a 130 Km da costa e capaz de extrair, por dia, 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural. No momento em que começou a tragédia, a P-36 extraía petróleo de seis poços – o que era uma pequena parte de sua capacidade: ela estava em Roncador para extrair petróleo de 28 poços ao mesmo tempo.

    Dezessete minutos depois da primeira explosão, outra, e mais violenta, abalou a plataforma, matando 11 trabalhadores da Petrobrás que, heroicamente, tentavam salvar a P-36. Cinco dias depois, no dia 20 de março de 2001, a maior plataforma petrolífera do mundo – que custou US$ 350 milhões – afundou, submergindo a uma profundidade de 1.200 metros, levando junto 1.500 toneladas de petróleo.

    Por que ela afundou? Como pôde a maior plataforma do mundo ter afundado em cinco dias, deixando filhos sem pai e mulheres sem marido, homens que, como aqueles do poema de Pessoa, não tinham a alma pequena? Ninguém foi responsável por esse crime?

    O presidente da Petrobrás na época era um daqueles típicos intrujões do governo Fernando Henrique, Henri Philippe Reichstul – que era vice-presidente do American Express quando foi nomeado, e hoje continua sua carreira de testa de ferro na Brazil Renewable Energy Company, um grupo de negocistas estrangeiros que se dedica a especular com o etanol, comprando usinas e terras brasileiras.

    O fato mais notório da gestão de Reichstul na Petrobrás, certamente, foi sua tentativa de mudar o nome da empresa para Petrobrax, porque “assim é mais fácil internacionalizar a empresa”. Além disso, ele, literalmente, esquartejou a Petrobrás (dividiu-a em várias unidades separadas – pode-se adivinhar com que intenção). Em sua administração, houve o rompimento de um oleoduto em Morretes, no Paraná, uma inundação de petróleo na Baía da Guanabara, e, além do afundamento da P-36 em 2001, houve o emborcamento da P-34 em 2002, que por pouco não redunda em um desastre das proporções do anterior.

    As investigações sobre o que aconteceu com a P-36 ficaram a cargo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que tinha como diretor-geral o então genro de Fernando Henrique, David Zylbersztajn, o mesmo que declarou aos executivos das multinacionais de petróleo, em janeiro de 1998: “o petróleo é vosso”.

    No Relatório Anual 2001 da ANP, preparado por Zylbersztajn, as conclusões da investigação estão resumidas do seguinte modo: “as causas das explosões na P-36 estiveram relacionados a não-conformidades quanto a procedimentos operacionais, de manutenção e de projeto” (ANP, Relatório Anual 2001, pág. 12) .

    Pelo jeito, estava tudo errado na P-36. Mas é evidente que essa conclusão é uma mistura de alhos com bugalhos para chegar a lugar nenhum – como podem “procedimentos operacionais, de manutenção e de projeto” estarem colocados em pé de igualdade? Nenhum foi decisivo para o desastre? Os “procedimentos operacionais” não tinham nada a ver com o “projeto”? A “manutenção” não tinha nada a ver com a política imposta à empresa? É evidente que o relatório tentava jogar a culpa – ou, pelo menos, parte dela – sobre os trabalhadores da Petrobrás, aqueles que, 11 deles, deram a sua vida para salvar a situação. Mas, ao fazer isso, queria-se esconder a culpa de quem?

    Segundo Zylbersztajn, a investigação, encerrada em julho de 2001, “não pôde concluir se o afundamento da plataforma teria como ser evitado” (ANP, Rel. cit.).

    Teria sido, então, um desígnio divino o afundamento da P-36, a morte de 11 corajosos trabalhadores, e a perda, durante 6 anos, de uma de nossas principais fontes de extração de petróleo (pois a P-36 somente pôde ser substituída em 2007, quando, graças aos esforços do presidente Lula e da Petrobrás, ficou pronta a plataforma P-57, esta totalmente construída no Brasil)?

    Todo o “projeto” e sua realização – enfim, a construção da plataforma – foram feitos durante o governo Fernando Henrique, que preferiu encomendar a plataforma no exterior, começando em 1995 na Itália e terminando em 2000 no Canadá. Por que preferiram encomendá-la no exterior, quando a indústria nacional estava plenamente capacitada a construí-la, como provou depois o governo Lula?

    Deus, evidentemente, nada tem a ver com uma investigação feita sob medida para esconder os culpados. Aliás, esta é a sua premissa declarada: “A finalidade dessa investigação não foi o de estabelecer injunções ou punições, mas identificar as causas” (ANP, Rel. cit.). E quando as causas são a negligência criminosa, a incompetência administrativa e a sabotagem privatista?

    Então, a CPI já tem um assunto para tratar. Nada de ficar enrolando. Vamos aos fatos. Os senadores podem começar convocando o Reichstul e o Zylbersztajn para explicarem:

    1)       Por que a P-36 foi encomendada no exterior, em vez de ser construída no Brasil?

    2)       Quem elaborou o projeto?

    3)       Por que esse projeto foi aprovado, mesmo com problemas tão graves?

    4)       Quem deu a ordem para pagar US$ 350 milhões por esse traste?

    5)       Por que havia problemas de manutenção na P-36?

    6)       Como e por quem foram estabelecidos os procedimentos operacionais?

    7)       Em que os problemas de projeto influenciaram esses procedimentos?

    8)       Por que a investigação da ANP não apontou nenhum responsável pelo desastre?

    E, além disso:

    9)       Quantos funcionários terceirizados havia na plataforma no momento da explosão?

    10)     Qual a qualificação, de onde foram contratados esses terceirizados, e por que os funcionários que tentaram salvar a P-36 eram todos da Petrobrás e nenhum terceirizado?

    Não é tudo. Tem mais, e muito. Mas já é um começo para animar a CPI.

    CARLOS LOPES

    1. P-36 e o Brasil

      Infelizmente, Carlos não só a P-36 mas tudo o que se relaciona aos tucanos e seus GOLPES contra o BRASIL é uma verdadeia incógnita, protegida pela grande midia e boa parte do judiciário via aparelhamento do estado.

  14. Infelizmente o pessoal aqui

    Infelizmente o pessoal aqui do blog anda muito ingenuo ao achar que Aécio enfrentara turbulências internas e nao as ira reprimir com violencia extrema, caso ponha fim ou desinvista em programas sociais.

    Os 24 anos de poder em SP ensinaram a esses usurpadores que distúrbios sociais se silenciam no cacete-te e na bala. E como o PIG come na mão deles, não noticiarão nada, ou se o fizerem, dirão que a policia esta protegendo o cidadão, ao reimprimir um bando de desordeiros, ou traficantes que ameaçam a ordem social.

    Tudo dominado. Se perdermos para os Tucanos agora, levara mais de 24 anos para nos livrarmos dessa gente. E só acontecera, mais uma vez, quando a Globo trocar de lado, como fez com e contra os militares.

    Dias sombrios virão caso esses piratas retornem ao poder.

    1. Não é verdade. Vai ter

      Não é verdade. Vai ter repressão sim. Mas as manifestações dessa vez serão, não de coxinhas classe média, mas de pobres mesmo. E com sindicatos e movimentos sociais. Parte dos black blocs que são anarco-punk responderão à violência. A Mídia Ninja vai furar o bloquieo do pig. O país pega fogo.

      Aécio terá dificuldade de reeleger-se. Lula será um candidato fortísismo, que a justiça tucana tenterá prender, o que piorará o quadro de confronto. O tucano terá que rebolar para implementar seu programa neoliberal sem causar um descontentamento explosivo. Talvez tente dar umas esmolas ao vender o pré-sal, mas não sei se é tão fácil

      1. É issso aí………………..

        Juliano será isto mesmo, quando os incautos, inocentes úteis acordarem e verem que os direitos sociais adquiridos nos governos do `PT, já não os beneficiem mais.

        Será a guerra civil, e os magnatas, as elites que se beneficiarão nos primeiros meses de governo destes entreguistas, principalmente com as privatizações, já estarão longe nos paraisos fiscais , gozando a grana que ganharão, enquanto os pobres é que vão se danar por terem se deixado enganar ! 

         

      2. um dos meus  objetivos para

        um dos meus  objetivos para votar no Aécio é exatamente para colocar essa turma na rua, UNE, sindicatos, pois estão ficando muito pelego

  15. .

    Realmente a volta dos tucanos poderá levar a uma crise bem maior que sem eles. O povo brasileiro, teleguiado pela mídia, perceberia tarde demais que fomentaram o neoliberalismo mais atrasado do capitalismo moderno. No atual estágio social do país, com políticas certeiras de inclusão e programas de distribuição de renda, este retrocesso será um golpe direto no estômago das pessoas. A pergunta é como o tucanato reagiria a multidões revoltadas nas ruas, em dimensões muitas vezes superiores às que vimos em junho de 2013.

  16. Infelizmente vou ter que

    Infelizmente vou ter que repetir. A culpa não é só do pig, que faz o que pig faz. A blogosfera repete desde o início que o pig não descansa enquanto não tirar o PT do poder. Até agora o máximo que conseguiram foi levar para o segundo turno. Dessa vez a Marina fez isso, com ajuda de uma menor satisfação com o governo.

    Num ambiente em que os eleitores estão divididos quase meio a meio, a campanha midiática resolve a parada para os tucanos. Isso é mais do que óbvio. Nem sequer o governo preparou-se para algo que era certo de acontecer. Manter o Zé Cardoso foi suicídio. 

     

    1. Muito mais do que isso. No

      Muito mais do que isso. No início do governo da Dilma a Direita através de seus tentáculos mediáticos detonou vários ministros para com isso desmoralizar e imobilizar a Dilma. O que acabou não conseguindo, porém manteve a Dilma acuada e acovardada. O PT nas mãos do Rui Falcão foi uma vergonha, Totalmente acovardado, sem expressão e sem rumo. A Dilma brigando com o PT durante muito tempo e enquanto isso a Direita se preparando para o golpe.

      A Dilma e o Lula querendo posar de “republicanos”, resolveram nomear para o STF pessoas despreparadas e sem qualquer vínculo com o governo. Dentre estes, nomearam um tal FUX que não tem condições nem de ser síndico de condomínio na Baixada. Nomearam, pior ainda, um tal de JB. Sim, foi nomeação do LUla que queria um negro no STF. O Lula deveria ter pensado na nação e não nos seus caprichos. Este JB acabou sendo o relator do inquérito inventado pela mídia golpista ou pela Direita, tanto faz. Esse indivíduo mal caráter nada fez no STF até chegar a ação 470. Ele violou as jurisprudências, cerceou o direito de defesa, omotiu fatos, inventou fatos, disse que empresa privada é pública e inventou a nova Teoria do Domínio do Fato. Em realidade, o mal caráter distorceu uma teoria pouco usada e resolveu condenar pessoas sem provas. Agora, passados alguns meses ele pede aposentadoria precoce de um cargo que ninguém quer se aposentar, apenas o JB.

      Quero que me expliquem, o motivo que levou um cidadão que alcança a mais alta corte de justiça de um país pedir aposentadoria precoce?

      Com certeza, aí tem!!!!

      E mais. Não li em nenhum blog ou jornal alguém levantar tal hipótese.

       

      1. O Fux foi nomeado pelo Zé

        O Fux foi nomeado pelo Zé Dirceu e o JB pelo Lula para fazer média com os afrodescentes, enquanto que o resto que estava lá na sua grande maioria foi da epoca de FHC , mas como não houve reforma no Judiciário ainda vão conseguir impugnar a candidatura do Lula para 2018.

  17. Tenho também a mesma

    Tenho também a mesma percepção – está claríssimo!

    Vejo grandes e ameaçadoras NUVENS NEGRAS no horizonte, e não adianda pensar que são de chuvas para alimentar o Sistema Cantareira…

  18. Oposição predadora ……………..

    J. Carlos, voce tem toda a razão! Os tucanos estão chegando !!!!!!!!!

    Preparem-se ao iremos todos para o inferno !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Alertas não tem faltado, e chego a pensar que, com todo o poder da mídia, do judiciário e dos traidores, os chamdos “nova clase média, que segundo o governo foram  40 milhões, teriam a obrigação de votarem no atual governo.

    SE não o fazem, e têm todo o direito em não fazê-lo. que amarguem o destino que os aguradam!!!

    Todos nós estamos no mesmo barco, e caso seja eleito o mefistófeles, e faça o que já antecipou seu nomeado ministro da fazenda, o nosso cenário será trágico!

    Será fome, miséria, privatização e desemprego o que acarretará a retomada de todos os bens financiados até então e sem possibilidade de serem saqldados pelos milhões de desempregados, além de vários retorocessos não só em nosso país, como em toda a América Latina e seus governos progressitas!

    O alinhamento automático às politicas de Washington, como já foi declarado por eles, irá retornar o País subserviente ao Império, ao FMI, e a toda sorte de desmandos dos rentistas, como foi no governo deles.

    A sorte está lançada, e só espero não viver o suficiente para ver lmeu País, O Brasil, entregue a estes predadores, e a uma possivel guerra civil, que inevitalvelmente acontecerá, depois que os incautos acordarem do pesadelo que ocorrerá, se esta oposição entreguista, privatista for eleita!!!!

    É o que tenho a dizer !!!!!!!!!!!!!!!! 

     

     

     

  19. Lamentavelmente o tom e o

    Lamentavelmente o tom e o foco do post são muito ruim. Dá para discutir plataformas de politica economica, de forma racional e convincente. Usar expressões pedestres como “”massacrar”” e “”pilhagem”” não constroem coisa alguma.

    O PT cometeu  EXCESSOS DE NEOLIBERALISMO como permitir a venda da AMIL, principal empresa de seguro saude do Pais para um grupo estrangeiro, o que o Pais ganha com isso? O casal Bueno colocou 5 bilhões de dolares no bolso e o Brasil como fica nessa perda de controle de um empreendimento importante para a politica de saude ?

    A mesma coisa no ensino universitario, um grupo estrangeiro comprou varias redes e hoje domina o setor com 1.100.000 alunos, o que o Brasil ganha com isso?

    O PT estimulou, financiou e incentivou a criação de uma grande fusão de frigotificos, um mega cartel de carnes, que prejudica o criador de gado de um lado e o consumidor de carne de outro. O que ganhou o Brasil com isso?

    O CADE como orgão de regulação da competição no mercado NÃO barrou nenhuma concentração de mercado, qual é a razão de ser dessa cara burocracia? Recebe um monte de papeis das empresas que vão se fundir, cria um lucrativo mercado para meia duzia de advogados especializado, muitos ex-do proprio CADE e depois aprova tudo.

    Quem indica os conselheiros do CADE é o Planalto, não dá para indicar gente mais comprometida com a regulação?

    São erros de operação do Estado, não se trata de ideologia.

    O outro candidato não tem como ser avaliado como Presidente porque nunca foi mas pode-se mostrar seus erros de enfoque, de prioridades, de turma, de ausencia de plataformas em educação, PONTO FRACO dos tucanos, já apareceu a tiracolo a Prof.Maria Helena de Castro, que foi Ministra e era ligada ao grupo de Paulo Renato de Souza, que foi um dos patronos de uma pessima politica de expansão numerica de matriculas para gerar estatisticas , baixando a zero a qualidade do ensino, no Estado de São Paulo na mesma época tambem a gestão da educação foi pessima, com a tenebrosa “”aprovação automatica”” que destruiu a educação elementar em São Paulo, na desastrosa gestão Rose Neubauer do governo Covas.

    Na politica economica dá pra mostrar dez mega erros do periodo FHC.

    O tema da privatização ja cansou, muitos eleitores são a favor da privatização, empresas estatais estão fora de moda no mundo inteiro, o PT não ganha voto sendo contra privatização, a maioria das empresas privatizadas valem hoje menos do que o preço de compra, o fundamental para um Estado forte é a REGULAÇÃO eficiente, não ser dono de empresas que as tornam alvo de empreguismo, corrupção e ineficiencia.

    Temas existem para criticas REAIS na politica economica, sem usar chavões vulgares.

    1. Gostei do seu comentario. Me

      Gostei do seu comentario. Me pareceu isento de torcida, honesto e muito bem informado.

      sobre a empresa de educacao que vc mencionou, ela nao mais pertence a acionistas estrangeiros, pelo menos nao majoritariamente. De qualquer forma isso nao tem muita importancia. O que o brasil ganha com isso? Educacao superior  para 1.100.000 de pessoas a um custo baixissimo para o pais.

      seria muito melhor que os alunos estivesssem numa escola federal? Sem duvida. mas isso custaria 5 vezes mais do que nesse modelo. Com qualidade similar, mais investimentos em infraestrutura e sem greves. Muito mais barato e eficiente que as fundacoes sem fins lucrativos por exemplo, que hoje estao falidas, vide unitau, univale, puc, etc.

      no setor privado, as pessoas trabalham mais e planejam melhor. Por isso TODOS ganham.

    2. [  A mesma coisa no ensino

      [  A mesma coisa no ensino universitario, um grupo estrangeiro comprou varias redes e hoje domina o setor com 1.100.000 alunos, o que o Brasil ganha com isso?  ]  Depois  dos sindicatos, o maior celeiro do petismo sempre foi universidade pública. Logo que o petismo chegou ao poder, a turma PSOL. PSTU, e catataus tidos por esquerdista, se apoderam de tudo isso, vide as greves, deixando claro ao petismo que essas não iriam fazer com que os  governos petistas fossem os que mais diplomassse em nível superior de todos os tempos, enquanto a inciativa privas se ofereceu para isso custando ao erário não mais do que 30% do globalmente necesssário se for pelas públicas, uma mereca antes os grandes benefícios.

    3. “O PT estimulou, financiou e

      “O PT estimulou, financiou e incentivou a criação de uma grande fusão de frigotificos, um mega cartel de carnes, que prejudica o criador de gado de um lado e o consumidor de carne de outro. O que ganhou o Brasil com isso?”

      É o maior exportador de carnes do mundo. De fato, não foi bom para os interesses dos EUA, daí sua reclamação.

      “O tema da privatização ja cansou, muitos eleitores são a favor da privatização, empresas estatais estão fora de moda no mundo inteiro, o PT não ganha voto sendo contra privatização, a maioria das empresas privatizadas valem hoje menos do que o preço de compra, o fundamental para um Estado forte é a REGULAÇÃO eficiente, não ser dono de empresas que as tornam alvo de empreguismo, corrupção e ineficiencia.”

      A presença do Estado na economia não é pautada por modismos, é um tema relacionado à teria econômica, e não a salões de cabelereiros.

      O controle de setores estratégicos pelo Estado continua na “moda”, os EUA, por exemplo, com seu keynesianismo militar, garante o monopólio de vários setores estratégicos para fornecedores americanos sob a justificativa de ser tema afeito à segurança nacional.

    4. As Críticas de Assis são Reais e Pertinentes

      Motta Araujo, suas propostas são irrealizáveis e denotam uma ingenuidade digna de nota. Quer dizer, então, que o PT é responsável pela venda da Amil à americana UnitedHealth? O que você queria que o PT (PT?) fizesse? Que a executiva do PT mandasse invadir os gabinetes dos donos da Amil para impedi-los de assinar o contrato de venda? Que ingressasse com uma ação para o Gilmar Mendes impedir a venda? Ora, ora.

      Mesmo o governo, se fosse se meter nessa história seria chamado de comunista, stalinista, ditador cerceador da liberdade privada de vender suas empresas e que tais. Essa sua crítica ao PT e ao governo trabalhista é inteiramente descabida.

      A mesma coisa com sua crítica à venda de redes privadas de ensino.

      É de se estranhar, Motta Araujo, que você sendo defensor do liberalismo reclame do governo quando ele age segundo as premissas liberais, única coisa, aliás, que lhe é permitida, dada a legislação em vigor, nesses casos da Amil e das redes privadas de ensino.

      No episódio das fusões de frigoríficos, não é verdade que o consumidor tenha sido prejudicado. Os preços de proteína animal no Brasil estão dentre os menores do mundo. Compare-os, por exemplo, com os preços americanos. Outro indicador expedito de que os preços de proteína animal no Brasil são competitivos é o nível de nossas exportações de carne bovina, suína e de aves. Possivelmente, as fusões, por economia de escala, tornaram o segmento mais competitivo, melhorando as exportações brasileiras no setor.

      Você critica o CADE, buscando criticar o governo, pois o governo indicaria os conselheiros do CADE. Ora, o CADE é essencialmente um tribunal administrativo e seus juízes têm liberdade para julgar de acordo com suas consciências. Assemelha-se ao STF, que, embora tenha seus membros indicados pelo Planalto, tem liberdade para julgar como lhe aprouver. Ou a um BC independente e soberano, como os liberais preconizam. Que você critique o CADE, tudo bem, mas que estenda sua crítica ao governo a partir da crítica que faz ao CADE, tudo mal.

      Embora os erros da gestão FHC sejam muitos, a privatização foi um de seus maiores erros. Tem mais, no que diz respeito à escolha entre estatais e não-estatais, a “moda” está fora de questão. Nem mais na indumentária, seguir a moda é moda. Cada um sabe de suas necessidades, e, quando se olha para a destruição econômica na Europa e nos EUA, fica-se a pensar que talvez não houvesse tanta destruição se existissem mais empresas estatais. Na China, onde pululam empresas estatais, e mesmo na Rússia, não se vê os danos econômicos que se vê no Ocidente (especialmente Europa e EUA).

      A crítica ao governo FHC no que tange à privatização não se deve apenas à privatização em si, mas, também, a COMO essa privatização foi feita: uma roubalheira sem precedentes dos bens do Estado brasileiro. Ademais, a privataria vergonhosa e criminosa afastou o Brasil do poder de decidir sobre áreas estratégicas como a de telecomunicações. Se o PSDB voltar, tentará privatarizar a PETROBRAS, coisa que não conseguiu no passado, mas que certamente tentará de novo. E a PETROBRAS não pode ser privatizada pelas implicações deletérias de um crime econômico destas proporções. Assis tem toda a razão em falar das privatizações, sim senhor.

      Assis usou expressões que resumem muitíssimo bem os perigos para o Brasil de um novo voo tucano, e tucano é ruim de voo, tanto o pássaro, quanto o partido.

      As críticas de Assis são reais, pertinentes e tempestivas.

    1. isso é para que alguém se

      isso é para que alguém se lembre que o vice da Dilma é Temer. Por onde mesmo andava Temer nos tempos da ditadura? Estaria lutando pelos mesmos ideais que Dilma?

  20. O ideal em uma democracia é

    O ideal em uma democracia é que a disputa de poder não venha acompanhada deste terrorismo. Uma democracia consolidada compreende a possibilidade de alternância sem profecias de fim do mundo.

    Pois bem, assim como o Brasil viu que o PT no poder não significa a implantação do comunismo, vai ver o PSDB voltar ao poder e o Brasil seguir seu caminho sem maiores turbulências.

    Aécio vai ganhar, o bolsa família não vai acabar e a Petrobras não vai ser privatizada.

    O PT vai ter que mudar seu discurso terrorista.

    1. Você acha, Aleandro, que

      Você acha, Aleandro, que brincar de manual de economia neoliberal em um país com 200 milhões de habitantes, com uma desigualdadde tremenda e com uma cultura de violência largamente disseminada é “terrorismo”? Só porque na europa eles ainda, ainda não estão se matando? Tudo isso enquanto se espera Godot, ou seja, a “fada da confiança”?

      Vou-me embora pra pasárgada!

  21. A Dilma foi de uma temosia e

    A Dilma foi de uma temosia e de uma incompetência ímpar ao escolher seus Ministros e auxíliares,teve uma atitude fraca perante ao Pig,alimentou a cobra,ela recebeu tudo de mão beijada,maioria no Senado e na Câmara,a economia somente precisando de alguns ajustes,mas o que ela fez!,resolveu fazer do jeito e da turma que a certa,declarações inoportunas de Minístros,atitude fraca na hora de lidar com a Crise,ela parecia que estava cercada de tucanos,o Lula foi um dos maiores presidentes  da História,junto com Getúlio e JK,mas não soube escolher seus sucessores,HAAD E DILMA.Acho que o careca do Serra estava certo,ela faliu uma Loja de 1,99 e agora vai falir o projeto da esquerda.É bom o Lula cuidar bem da saúde dele pois ele vai ter que voltar  em 2018,e preparar o Fernando Pimentel para ser o seu sucessor,para mim o Pimentel  é que deveria ter sido candidado e não a Dilma.

  22. A Dilma foi de uma temosia e

    A Dilma foi de uma temosia e de uma incompetência ímpar ao escolher seus Ministros e auxíliares,teve uma atitude fraca perante ao Pig,alimentou a cobra,ela recebeu tudo de mão beijada,maioria no Senado e na Câmara,a economia somente precisando de alguns ajustes,mas o que ela fez!,resolveu fazer do jeito e da turma que a certa,declarações inoportunas de Minístros,atitude fraca na hora de lidar com a Crise,ela parecia que estava cercada de tucanos,o Lula foi um dos maiores presidentes  da História,junto com Getúlio e JK,mas não soube escolher seus sucessores,HAAD E DILMA.Acho que o careca do Serra estava certo,ela faliu uma Loja de 1,99 e agora vai falir o projeto da esquerda.É bom o Lula cuidar bem da saúde dele pois ele vai ter que voltar  em 2018,e preparar o Fernando Pimentel para ser o seu sucessor,para mim o Pimentel  é que deveria ter sido candidado e não a Dilma.

  23. Pesquisem e reflitam, por favor.

    O que está acontecendo com os eleitores? Não é possível que estejam tão desinformados, a ponto de concederem a intenção de votos, a Aécio, que as pesquisas informam. Não é questão de ser dono da verdade ou de querer impor nossa preferência na marra, mas cair no conto do PSDB ou de Aécio em detrimento de Dilma é mais que suicídio, é irresponsabilidade com a soberania nacional. Apesar da blindagem da grande mídia, as denúncias e os desatinos praticados pelo PSDB, quando governo, as informações que provam que esse mesmo grupo do PSDB,que aí está, sangraram tão profundamente o país , que até hoje ainda deixa sequelas. Então, pergunto aos eleitores: como podem não enxergarem tudo isso? Como podem não saberem quem são esses cavalheiros do apocalipse? Como podem entregar seus futuros aqueles que roubaram o futuro de tantos? Pesquisem e reflitam, por favor.

  24. O sr. José Carlos de Assis

    O sr. José Carlos de Assis mente com uma facilidade que choca. Sua desfaçatez ofende até o mais empedernido petista. A uma pessoa séria, dói ouvir inverdades, mesmo que sejam a seu favor. Diz que os tucanos aparelharam o STF, quando boa parte foi indicada pelo próprio PT. Ora, quem é esse senhor para dizer que o STF não ouviu e não analisou provas? Foi tudo então uma farsa? É rir para não chorar, ao ouvir tal bobagem.

    Quanto às privatizações, foi uma dádiva ao povo brasileiro acabar aqueles cabides de empregos, sustentando os chupins de sempre. Ainda que não tivessem sido feitos leilões, ainda que tivessem entregue graciosamente essas estatais, mesmo assim seria motivo de júbilo ver-nos livres de uns tantos sanguessugas da nação. O PT, já há doze anos no poder, jamais pensou em reestatizar aquelas empresas, porque sabe que não tem competência nem seriedade para administrá-las, e que esse processo provocaria só prejuízo financeiro e político.;

    1. o acionista

      A sabedoria comum diz: é jogar a água suja com a criança. Nas privatarias o conceito é o mesmo, nada de consertar e procurar o melhor para o País, mais conveniente e rentável entregar para os amigos o patrimônio, assumir os prejuízos e ainda fornecer polpudo financiamento. Compraram empresas sem aplicar um tusta.

      Será o mesmo conceito para o improvável governo Aécio, agora com uma Petrobras infinitamente mais desejada visto o pré-sal, BB e Caixa.

      Pergunto será possível fazer sem nada uma política de Estado, será possível pedir à Banca privada financiamentos a juros negativos ou subsidiados para Habitação, Agricultura, Infraestrutura e demais necessidades.

      Claro que é possível acreditar em tudo,veja o Alkimin e o Cantareira a não me desmentir, claro que os teus interesses foram atendidos nas privatarias ( acionista?) e deste ponto de interesse particular compreendo, não se enquadrando, lamento és ……

    2. Caetano, o bom pra Burguês

      Caetano, você é o resultado típico do processo de lavagem cerebral perpetrado pela direita contra o Brasil. Com você, como se vê, o processo foi um sucesso. Sua estupidez é reluzente. Você é um analfabeto funcional repetidor de bordões vazios e tolos: aprendeu na escola (e esse é o erro da esquerda) o suficiente tão somente para repetir acriticamente as “verdades do establishment”, pois se presume um insider, um sócio do sistema. Provavelmente, não é. Provavelmente, é um egresso recente do proletariado, estando a um passo de voltar a sê-lo. Ou seu filho. Mas acha que é o maior, e que essa coisa de trabalhador é “deselegante”, pois trabalhador é gente suada e mal barbeada e você se julga cheiroso e de punhos rendados.

      Como você se acha sócio do sistema, embora não saiba o que é caviar beluga, não tenha castelo na França, ou mesmo uma quinta em Portugal, e jamais tenha visto uma Krug, rejeita as bandeiras de sua classe. Na sua cabeça de cérebro lavado, você é um burguês, ou quase, ora! Então, politicamente, você finge ser o que não é. Para você, o negócio é acabar com “aqueles cabides de empregos”, pois você, como bom burguês, quer assumir o negócio das telecomunicações no Brasil.

      Meu caro, deixe de ser idiota. A Embratel foi privatizada, mas os empregos continuam lá, continuamos a pagar pelos serviços da empresa, só que, agora, uma parte do dinheiro que pagamos, e que antes continuava no Brasil, vai para o exterior, acho que para o México, no caso da Embratel, a título de lucro. Meu caro, não manifeste sua idiotia assim tão explicitamente, quase pornograficamente, pois pega mal.

      A Embratel, por exemplo, quando os tempos eram duros, pois o país não tinha nenhuma estrutura de comunicações, depois do Brasil ter sido posto na rabeira da tecnologia das telecomunicações pelas multinacionais que estagnaram o setor, trouxe a modernidade para as atividades de telecomunicações. Atualizou a tecnologia de telecomunicações e interligou o país com tecnologias revolucionárias para a época. A Embratel foi a pioneira e desbravadora que eliminou um atraso de décadas na área de telecomunicações. Possibilitou a TV a cores no Brasil, implantou o DDD e o DDI, para se ficar apenas em algumas de suas realizações, e em tempo extremamente curto, dadas as tecnologias disponíveis na época, afora ter interligado o Brasil de norte a sul, de lesta a oeste e ligado o Brasil ao mundo. Certamente, você, um repetidor de bordões, jamais estudou a história da Embratel e sua pré-história, pré-história que explica as razões da criação da empresa. Mas leu o que os que ganham com a privatização disseram, e como você se acha um burguesão, embarcou no rebanho dos que dizem sim. Mas veja, você não é um burguesão, suas necessidades são diferentes das deles, pois sua classe não é a deles com quase absoluta certeza.

      A multinacional Light foi estatizada há algumas décadas. Foi estatizada porque a antiga Light privada pôs o Rio de Janeiro à margem do sistema elétrico brasileiro: por exemplo, fornecia energia elétrica a 50 Hz, quando o correto seria 60. Faltava luz no Rio de Janeiro (e água) e os paulistas, sempre tão companheiros e amigos dos brasileiros cantavam (Rio de Janeiro, cidade que me seduz, de dia falta água, de noite falta luz; hoje, em São Paulo, faltam água e vergonha na cara, embora a falta de brasilidade continue a mesma). Foi a estatização da Light que permitiu a integração do Rio de Janeiro ao sistema elétrico nacional, por meio de grandes investimentos. O desgoverno entreguista e irresponsável de FHC, porém, privatizou de novo a Light, e uma empresa francesa chupou tudo o que podia, deixou a empresa no osso, o que causou, de novo, falta de luz na cidade do Rio de Janeiro e explosões por toda a cidade das câmaras subterrâneas da empresa.  Pessoas se machucaram seriamente, inclusive turistas estrangeiros.

      O Brasil perdeu muito dinheiro nas privatizações, perde divisas com a operação dessas empresas privatizadas compradas em maioria por multinacionais e perderia ainda mais se tentasse re estatizá-las. Sua hipótese de re estatização é completamente idiota.

      Pois é, Caetano, meu “bom burguês”, você é o proleta que os burgueses adoram.

    3. O sr. José Carlos de Assis

      Por acaso tu és o Caetano Veloso? Tá parecendo ele. Defender as privatizações no Brasil é no mínimo não entender o que significa o neoliberalismo no Brasil e no mundo (vide a situação da Espanha, Grécia, etc). Agora, em relação a quem é esse senhor, eu lhe digo e está escrito no texto: Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB. E você, quem é??? Um gênio da ortodoxia neoliberal? Apresente as suas credenciais.

      Cara, ultimamente pessoas como você que não entendem nada de história, política e economia danaram a querer saber mais sobre o Brasil do que intelectuais que dedicaram anos de suas vidas a estudar a nossa enorme complexidade como nação.

      Se você tiver um pouquinho de coragem e disposição, veja o documentário do Sílvio Tendler “Privatizações: a distopia do capital”.

      http://www.youtube.com/watch?v=A8As8mFaRGU

      Quem sabe você reflita um pouco e para de escrever bobagens.

    4. O sr. José Carlos de Assis

      Por acaso tu és o Caetano Veloso? Tá parecendo ele. Defender as privatizações no Brasil é no mínimo não entender o que significa o neoliberalismo no Brasil e no mundo (vide a situação da Espanha, Grécia, etc). Agora, em relação a quem é esse senhor, eu lhe digo e está escrito no texto: Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB. E você, quem é??? Um gênio da ortodoxia neoliberal? Apresente as suas credenciais.

      Cara, ultimamente pessoas como você que não entendem nada de história, política e economia danaram a querer saber mais sobre o Brasil do que intelectuais que dedicaram anos de suas vidas a estudar a nossa enorme complexidade como nação.

      Se você tiver um pouquinho de coragem e disposição, veja o documentário do Sílvio Tendler “Privatizações: a distopia do capital”.

      http://www.youtube.com/watch?v=A8As8mFaRGU

      Quem sabe você reflita um pouco e para de escrever bobagens.

  25. A Dilma foi de uma temosia e

    A Dilma foi de uma temosia e de uma incompetência ímpar ao escolher seus Ministros e auxíliares,teve uma atitude fraca perante ao Pig,alimentou a cobra,ela recebeu tudo de mão beijada,maioria no Senado e na Câmara,a economia somente precisando de alguns ajustes,mas o que ela fez!,resolveu fazer do jeito e da turma que a certa,declarações inoportunas de Minístros,atitude fraca na hora de lidar com a Crise,ela parecia que estava cercada de tucanos,o Lula foi um dos maiores presidentes  da História,junto com Getúlio e JK,mas não soube escolher seus sucessores,HAAD E DILMA.Acho que o careca do Serra estava certo,ela faliu uma Loja de 1,99 e agora vai falir o projeto da esquerda.É bom o Lula cuidar bem da saúde dele pois ele vai ter que voltar  em 2018,e preparar o Fernando Pimentel para ser o seu sucessor,para mim o Pimentel  é que deveria ter sido candidado e não a Dilma.

  26. O duro que levamos 12 anos

    O duro que levamos 12 anos para chegar aqui, Aécio vencendo vai ser quatros para liquidar tudo. Aqui vai virar uma Ucrania.

  27. O que é mais difícil de

    O que é mais difícil de engolir não são os jovens que não viram o que esse pessoal pode fazer e portanto têm um certo grau de ingenuidade e acreditam que a coisa não pode ser tão ruim assim, o mais difícil é gente que viu essa guerra, que sofreu horrores nas mãos dos “cruzados” do PSDB abrir a porta de casa para esse terror voltar, e  com mais força, e é como você diz, serão muitos anos para o Brasil se recuperar, se é que vai conseguir. E realmente  é difícil, é  a mídia,  a justiça, tudo a favor do PSDB, que Deus tenha misericórdia de nós e nos proteja…

  28. Os tucanos estão chegando!

    Jose Carlos de Assis: tenho acompanhado suas matérias neste nlog/ site do LNassif! Aliás, até que você é sobrio em seus comentários! Todavia, hoje você extrapolou! Os Cruzados foram até Jerusalem e cumpriram sua Missão!   A rota para as visitas dos Cristãos para a Cidade Santa foi restabelecida e em concordância com o Califa de Jerusalém! Centenas de livros foram escritos sôbre as Cruzadas e em sua maioria depois de 1700, quando a Matéria HISTÓRIA foi considerada uma Ciência! E quanta bobagem e mentiras foram ventiladas! É lógico que numa guerra      (ou Jirad, como os muçulmanos chamam) há exagêros de parte a parte! Você tem consciência de quantos cristãos (e cristãs) foram escravizados pelos islamitas ? Você sabe o que eram os Janízaros ?  Então leia um pouco de História, mas de historiadores sérios e assim terá uma visão mais larga e verdadeira dêsse assunto? A maioria dos livros publicados após 1750 são, em sua quase totalidade, um arrazoado de mentiras e calúnias para AGREDIR o Cristianismo em geral e a Santa Igreja Católica em particular! Mas não adianta e a História testemunhou: a Santa ICAR derrotou sempre o Islamismo e a ela se deve a pujança do Ocidente! E de Economista para Economista: fique mais em sua área, pois em

    matéria de História voce deixa a desejar! Saudações!

     

     

     

     

     

     

     

    1. Água Benta

      O profundo conhecedor de História, o sr. Jose Carlos de Camargo andou bebendo água benta estragada. Pujança do Ocidente é quando jogam bombas de fósforo branco sobre a Palestina ou quando jogam bombas atômicas sobre Hiroxima?

    2. Religião, Guerra e Inveja

      Em matéria de epistemologia, você deixa a desejar. Mas não só em epistemologia, deixa a desejar também em ética,  moral e lógica formal. É fraco na sintaxe e na semântica e ipso facto é fraco em História.

      Os cruzados cumpriram sua missão!, diz você.

      Para justificar as atrocidades perpetradas pelos cruzados denunciadas por Amin Maaloup você diz que os cruzados cumpriram sua missão. Desde quando cumprir missão justifica crime? Quer dizer que se os nazistas tivessem cumprido sua missão de exterminar os judeus estariam inocentados de seus crimes? Ou o bombardeio dos aliados, especialmente dos ingleses, depois dos alemães terem sido vencidos, levado a cabo contra as cidades alemãs indefesas, para destruí-las e matar civis como expressão de vingança pura e simples, é justificável, pois cumpriu sua missão de destruir as cidades e matar civis? Guerra não justifica crimes, qualquer que seja seu objetivo, por isto existe o conceito de crime de guerra. Essa sua tese, perdoe-me, é uma completa aberração que agride a ética e a moral.

      Dados os seus “argumentos” (estendo-se o conceito argumento para poder abranger o que você disse)  sua “História” não é ciência. Leia Popper e inteire-se do falsificacionismo como critério de distinção entre ciência e não-ciência. Um pouco de epistemologia fará bem a você.Talvez, assim, você aprenda História.

      Não pega bem, também, esse seu viés radical que denota intolerância aos muçulmanos, coisa mais encontradiça no neo pentecostalismo, movimento ao qual você parece estar filiado em espírito. Essa intolerância é precursora de ódio religioso, ódio que está na raiz de guerras, como as cruzadas. Matar e estuprar inocentes por motivos religiosos, como acontece hoje no Oriente Médio, embora haja, para infelicidade dos árabes, além de Jerusalém, o petróleo, é crime, crime de guerra que nenhuma missão cumprida justifica. Sob esses pretextos, religião e petróleo, israelitas matam, humilham e roubam palestinos; americanos e aliados destroem os árabes física e culturalmente, fazendo do Oriente Médio uma terra de horrores, um inferno na Terra; facções religiosas árabes, polarizadas pela interferência deletéria do Ocidente, destroem-se mutuamente, calcadas em interpretações religiosas divergentes do Alcorão, semelhantes à sua, pois justificadoras de morte e estupro, segundo as quais os fins religiosos justificam crimes de guerra.

      Não fale em ICAR porque suas ideias radicais nada têm a ver com ela, mormente agora, com o Papa Francisco. E sem essa de misturar ciência, uma vez que você diz valorizar o atributo científico da História, com religião. Sua gana de “derrotar o islamismo”, além de ser uma estupidez sem tamanho, não teria o respaldo do Papa Francisco que disse “Deus não pertence a nenhum povo”.

      Você é um ignorante em História, afora ser um radical belicista que usa religião para justificar exploração, estupros e assassinatos perpetrados em guerras estúpidas. A cereja desse monturo que é sua visão de mundo é sua arrogância: não se meta a ensinar o que não sabe. Ou será que é o lixo da inveja que Assis (você confessa que o admira, e a inveja é irmã da admiração) provoca em você? Think about it.

      (não reclame de Assis que, apenas, citou um historiador; reclame do e com o historiador)

    3. Os tucanos estão chegando

      Por acaso tu és o Caetano Veloso? Tá parecendo ele. Defender as privatizações no Brasil é no mínimo não entender o que significa o neoliberalismo no Brasil e no mundo (vide a situação da Espanha, Grécia, etc). Agora, em relação a quem é esse senhor, eu lhe digo e está escrito no texto: Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB. E você, quem é??? Um gênio da ortodoxia neoliberal? Apresente as suas credenciais.

      Cara, ultimamente pessoas como você que não entendem nada de história, política e economia danaram a querer saber mais sobre o Brasil do que intelectuais que dedicaram anos de suas vidas a estudar a nossa enorme complexidade como nação.

      Se você tiver um pouquinho de coragem e disposição, veja o documentário do Sílvio Tendler “Privatizações: a distopia do capital”.

      http://www.youtube.com/watch?v=A8As8mFaRGU

      Quem sabe você reflita um pouco e para de escrever bobagens.

    4. Nada como a boa e velha

      Nada como a boa e velha negação. Por essa visão, as bruxas queimadas nas fogueiras da inquisição também devem ter tido alguma culpa por terem sido queimadas. Como disse o pensador (não lembro quem… teria sido Dawkins?) sempre existiram e sempre existirão pessoas boas e pessoas ruins, mesmo sem a religião, porém, somente a religião é capaz de levar pessoas boas a fazerem coisas ruins. E acrescento: com a consciência tranquila por estar realizando a vontade de Deus.

  29. Pesquisa Sensus

    Nova rodada da Pesquisa Sensus: Aécio 15 pontos à frente!

    Esta já está perdida. O PT pode ir limpando as gavetas porque dia 01/01/2015 vai descer a rampa.

    Pode não ser toda essa diferença, mas acho que dá a tucanalha: 57% x 43%.

    1. O eleitor hipnotizado

      O eleitor manipulado, não se dá ao trabalho de ao menos checar as fontes, pesquisa SENSUS, cujo dono é nada menos que o ex-senador Clésio Andrade, também ex vice-governador de Minas Gerais, entre 2003 e 2006 na gestão de AÉCIO NEVES, pecisa dizer mais? sabe de nada inocente! 

    2. Pesquisa Sensus

      Calma rapaz, não cante vitória antes do tempo, até porque a tua vitória será a derrota do Brasil e de você mesmo, pois comc erteza você deve fazer parte de uma classe (m)érdia que jura que é elite e vive de renda$$$$$$$.

  30. AUTOCRÍTICA E LUTA JÁ

    Merecemos esta situação, embora ainda seja possível reverter. O candidato da oposição não é um estadista que possa fazer tremer as bases petistas. Trata-se de um playboy inconseqüente e fraco, mas que está obtendo votos apenas por causa do anti-petismo e pela elevada rejeição a Dilma, insuflada pelo PIG. Conheço gente de São Paulo que vota em Aécio sem sequer conhecer a vida do sujeito, mas apenas por causa de querer terminar com o PT. Neste próximo período devemos lutar pela democratização dos meios de comunicação (Lei de Meios). Os nossos erros ou malfeitos devem ser radicalmente concertados. Se perdermos no segundo turno, os tucanos irão usar a Petrobrás e o Mensalão pelos próximos 500 anos. Só um novo Lula no século XXV.

  31. Sobre o “Erramos” manipulador da Folha

     

    A Folha divulga uma errata, que, teoricamente, nega a notícia falsa, antes divulgada com destaque, sobre o pretenso envolvimento do PT entre os partidos cujas campanhas teriam sido irrigadas pelo esquema da Petrobrás, denunciado pelo ex-diretor corrupto Paulo Roberto Costa. Aparentemente, a Folha estaria se redimindo de um erro.
    Mas, a meu ver, o jornalão incorre em uma nova forma de manipulação. Ao usar o tradicional “Erramos” seguido de dois pontos e, imediatamente, repetir o título mentiroso (que consta exatamente da acusação ao PT, junto ao PP e ao PMDB), a matéria cria uma ambiguidade marota. Essa forma de dispor as informações leva à possibilidade de se ler o seguinte: algo foi divulgado anteriormente de forma errada; a Folha está agora retificando a matéria, cuja verdade é a que se lê no título aí exposto. Vale ressaltar que, “apontado” pelo “Erramos” e pelos providenciais dois pontos, o título fica em destaque e, provavelmente, adquire saliência cognitiva para o leitor. Resultado? Muitos podem dar a seguinte interpretação: o certo é que o PT está envolvido; isso seria natural, uma vez que essa ideia de um PTcorrupto foi criminosamente plantada na memória do brasileiro nestes últimos anos.
    Gente, é muita vocação para a desonestidade nessa mídia. São muitas as astúcias da enunciação a serviço das astúcias do golpismo. E como dá trabalho tentar desmontá-las!

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1529642-erramos-esquema-irrigou-campanhas-do-pt-pp-e-pmdb-diz-ex-diretor-da-petrobras.shtml

     

  32. Aqui em Recife a VIÚVA NEGRA

    Aqui em Recife a VIÚVA NEGRA determinou que o eleitor do PSb vote em aercioporto. Teve até beijo da morte. Fora satanás. Sou e serei Dilma até o fim.

  33. No final do primeiro mandato

    No final do primeiro mandato do governo FHC, a economia brasileira estava em frangalhos: desemprego altíssimo, reservas cambiais baixíssimas, quebradeira na indústria e no comércio. No início de 1999, primeiro ano do segundo mandato do governo FHC, houve a desvalorização de 100% do real, trazendo pânico para os brasileiros, uma gravíssima crise sistêmica estava contaminando toda a economia brasileira, o país precisou pedir dezenas de bilhões de dólares emprestados ao FMI e o governo FHC, do PSDB, precisou socorrer bancos de investimentos que acreditavam no real forte. Foram bilhões de reais que saíram da educação, saude, etc para socorrer os banqueiros, enquanto o salário mínimo da época era uma vergonha nacional. Será que a maioria dos brasileiros se esqueceu disso?

  34. Prepotência e omissão de

    Prepotência e omissão de altos dirigentes do PT e da própria Dilma, poderão levar o Brasil e toda a America do Sul para um terrível abismo durante décadas .

    TÉ HOJE, MUITOS AINDA CONSIDERAM QUE A COPA DO MUNDO NO BRASIL FOI UM PÉSSIMO NEGÓCIO !!!!!!!!!!!!

    (Alguém sabe por onde anda a toda poderosa Helena Chagas ?)

    Nunca !! Jamais perdoarei os que poderão provocar esta possível derrota .

  35. NUNCA!!  JAMAIS !!! Perdoarei

    NUNCA!!  JAMAIS !!! Perdoarei dirigenteS do pt ou dE partidos de esquerda, artistas (gilberto Gil cantando marina mariná e muitos outros sem talento nenhum) que por prepotência ou omissão provocaram esta tragégia em nosso brasil !!

     

    QUE TODOS VÃO PARA O QUINTO DOS INFERNOS !!!!!!

  36. Golpe da mídia e cobertura do Judiciário

    A COVARDIA DO AGORA COBRARÁ SEU PREÇO AMANHÃ

     

    Preciso dizer algo, em alto e bom som, para a cúpula do PT. Estou aqui na linha de frente. Estive aqui sempre. Estou com o PT desde 1989. Na primeira eleição do Brasil democrático, votei em LULA.  Como, aliás, tenho feito em todas as eleições, votado no PT e em seus aliados, por força das coligações.

    Sou filiado ao PT desde 1994, muito embora não seja aquele militante que esteja sempre dentro do partido.

    Dito isto, faço um alerta para a cúpula do PT.

    ACORDEM. O jogo mudou!!! Vocês acham que o que a mídia está fazendo agora é jogo sujo??? BEM VINDOS AO PLANETA TERRA AMIGOS!!!

     Percebam, o quanto antes, que não estamos participando de uma eleição, ESTAMOS NUMA GUERRA!!!

    E ninguém, aqui, me venha a falar de flores, não é hora e nem há tempo, amigos, para sentir seu perfume e nem admirarmos sua beleza.

    Estamos falando de um jogo sujo, tão sujo como jamais imaginamos que poderíamos ver, em PLENO ESTADO DE DIREITO. Mas ele está aí. Os canhões APONTADOS PARA A NOSSA PRESIDENTA, vide as fotos do CORREIO BRASILIENSE no sete de setembro.

    Nós, que estamos aqui, no FRONT DESTA GUERRA, de peito aberto, buscando fazer a diferença diante do PODER OPRESSOR, não agüentamos mais ver a FALTA DE FIBRA DE VOCÊS NA CÚPULA DO PT!!!

    Há alguns dias, fiz um texto e enviei aos FACEBOOCKS do PT em diversos locais e coloquei nos diversos blogs democráticos brasileiros. Sob o título de, “A HORA DA VERDADE, OU: DE QUE VOCÊS SÃO FEITOS? Carta Aberta ao PT”, nele, sou muito claro, ou o PT parte para colocar a mídia no lugar dela ou vira história, acaba. Ou mostra que ela não tem credibilidade alguma, ou iremos nos arrepender amargamente.

    Isto é guerra. Não podemos aqui ficarmos a brincar. As pessoas não assistirão aos programas eleitorais de um e de outro para fazer suas escolhas, não percebem? Abram os olhos o quanto antes porque ficar de frufruzinho agora não tem o menor cabimento…

    É CLARO QUE ELES PARTIRAM PARA O GOLPE!!! E  você LULA, vai denunciar a quem??? À corte interamericana??? À Carta Capital? Ao PAPA???

    Chegou a hora de mostrar do que vocês são feitos.

    Sabe qual o efeito desta campanha bonitinha de vocês na televisão??? ZERO!!! ZERO!!! Senhores(as) acordem!!! O Brasil precisa que vocês enxerguem, o quanto antes, que o momento é outro, e esta campanha não está adequada ao momento pelo qual passamos. Não se trata mais de debates, apenas, sobre o melhor programa.

    ”Governo Novo, Idéias Novas”??? Façam me rir.

    Vocês acreditam mesmo que vão para algum lugar com isso??? Denúncias contra Aécio? De um aeroporto que ele construiu com dinheiro público no quintal dele? E se os 14 milhões do tal do aeroporto estivessem na carteira dele??? Que diferença faria???

    Nós, militantes do PT, não temos sangue de barata. Estamos aqui na linha de frente e escutamos o que as pessoas dizem. Escrevo de uma cidade do Nordeste do Brasil chamada de Itarantim, no Sul da Bahia. Aqui o PT elegeu o Governador do PT, o Rui Costa, em primeiro turno, com 52% dos votos. E, mesmo aqui, lhes afirmo senhores(as), o ar está difícil de respirar devido ao massacre que o “CONTROLE REMOTO” não foi capaz de impedir, desde que o Lula assumiu o primeiro mandato, e, principalmente, e com mais intensidade, quando a Dilma assumiu.

    Senhores e senhoras da cúpula do PT, ou vocês partem para o ataque, dando nomes aos bois, ou esqueçam, “NÃO VERÁS PAÍS NENHUM”. Em minha carta dizia:

    “Neste tempo, nada se fez para politizar o país. Tem que ser feito agora, e já!!! Existe uma forma bem fácil de se reverter esta história, e é preciso que o PT encare de frente, e, de forma didática, REVELE COMO SE CONSTRÓI A NOTÍCIA NO BRASIL.

    Sem medo de dar nomes aos bois, é preciso que se diga, nos primeiros cinco minutos de propaganda eleitoral, que a GLOBO apoiou a ditadura, que a GLOBO foi a promotora do escândalo do PROCONSULT, que a GLOBO escondeu do cidadão brasileiro as DIRETAS JÁ, anunciando-a como se fosse parte das comemorações do aniversário de São Paulo, é preciso que se recorde que GLOBO E VEJA, e demais veículos de comunicação apoiaram o COLLOR e foram eles os responsáveis pelo que aconteceu depois. Eles SONEGAM, a informação correta e os tributos, e prejudicam, com isso, o cidadão brasileiro.

    Como se pode dar credibilidade a veículos assim??? Aquele “jornalista” que costuma dizer que “o PT é um partido igualzinho aos outros” tem que ser desmascarado, coloque-se ele ao ser pego com o vazamento a tripudiar dos bravos garis. Pergunte-se, de forma direta, se o cidadão concorda com ele, se o cidadão acredita que uma pessoa que pensa desta forma merece, realmente, alguma credibilidade.

    Deveria-se questionar, por que este cidadão não está na cadeia?

    Faça-se uma visita ao FACEBOOCK da cidadã Raquel Sheherazade, mostre-se o que ela publica lá, será que uma jornalista que publica todas aquelas asneiras pode ter alguma credibilidade??? Em países, verdadeiramente democráticos todas aquelas acusações e difamações seriam tratados da mesma maneira que no Brasil? Por que não se questiona o porquê da Justiça brasileira nada fazer?

    Ou o PT vai para jugular e, sem raiva, sem rancor, mostra-se como o partido que tem compromissos com a democracia para o país e uma democracia que busca a inclusão e que isto significa a oportunidade de cada um de nós em dizer o que pensa, e que podemos participar, e ajudar, o nosso país nos rumos que este tem que tomar, ou de nada adiantou chegarmos até aqui.”

    Queremos ver ação!!! A denúncia, didática e objetiva, dos procedimentos nefastos e criminosos da mídia, terá, por si, cinco frentes a favor do PT e da DILMA, e poderá reverter o jogo a nosso favor:

    A mídia terá que se defender e perderá preciosos minutos em que ela estaria atacando o PT, para se defender;O Aécio será reconhecido, inexoravelmente e irremediavelmente, como o candidato dos poderosos, e a DILMA das pessoas mais humildes;Toda e qualquer denúncia contra o PT será olhada com muita desconfiança pela população, que olhará o PT com mais simpatia;Irá dar um ânimo de leão para a militância, que não se sentirá mais abandonada no campo de batalha;Não precisaremos mentir, estaremos com a verdade, e nada é mais poderoso que estar com a verdade.

    Conclamo todos os petistas e simpatizantes a espalharem este texto, se concordarem com ele, em todos os lugares, para que façamos o mesmo chegar até a cúpula do PT, para que eles saiam da apatia e se movimentem, e faça LEVANTAR ESTA NAÇÃO DE VERMELHOS por todo o país, e combater o bom combate, contra toda esta corja de pessoas que se consideram DONAS DO PAÍS, esta elite vil, asquerosa e criminosa que a nossa JUSTIÇA protege e é servil.

    Fábio Murilo Gil Brito

    Cidadão Brasileiro

    Itarantim, Bahia

    11/10/2014

    1. Fábio Murilo, o alerta foi

      Fábio Murilo, o alerta foi feito. Se os petistas fizerem ouvido de mercador, vão chorar como  covardes o que não souberam defender como homens.

  37. O que está em jogo nestas eleições?

    Prezados isto é o que está em jogo nesta eleição e explica os apoios que Marina e Eduardo (PV) estão dando ao Aécio. Golpe contra a soberania nacional em andamento.

     

     

     “O projeto oligárquico anglo-americano é debilitar todas os vínculos de integração nacional, ao mesmo tempo que impossibilita a existência humana na Amazônia, criando as condições simultâneas de despovoamento na região e desintegração nacional.”

     

    “O projeto oligárquico é o desmembramento nacional, o afundamento da Nação e a população na demência jacobina, na guerra civil e no genocídio, manipulando como massa de destruição a uma população desesperada e sem esperança. E, finalmente, criar condições para  uma “guerra de trinta anos”, que cristalize a balcanização, não somente do Brasil, mas de todo o subcontinente ibero-americano. A “agenda ambientalista” é uma das armas mais eficientes com que a oligarquia conta para tal propósito.”

     

    Fonte: A MÁFIA VERDE – O ABIENTALISMO A SERVIÇO DO GOVERNO MUNDIAL

     

  38. O que está em jogo nestas eleições?

    Prezados isto é o que está em jogo nesta eleição e explica os apoios que Marina e Eduardo (PV) estão dando ao Aécio. Golpe contra a soberania nacional em andamento.

     

     

     “O projeto oligárquico anglo-americano é debilitar todas os vínculos de integração nacional, ao mesmo tempo que impossibilita a existência humana na Amazônia, criando as condições simultâneas de despovoamento na região e desintegração nacional.”

     

    “O projeto oligárquico é o desmembramento nacional, o afundamento da Nação e a população na demência jacobina, na guerra civil e no genocídio, manipulando como massa de destruição a uma população desesperada e sem esperança. E, finalmente, criar condições para  uma “guerra de trinta anos”, que cristalize a balcanização, não somente do Brasil, mas de todo o subcontinente ibero-americano. A “agenda ambientalista” é uma das armas mais eficientes com que a oligarquia conta para tal propósito.”

     

    Fonte: A MÁFIA VERDE – O ABIENTALISMO A SERVIÇO DO GOVERNO MUNDIAL

     

  39. O que está em jogo nestas eleições?

    Prezados isto é o que está em jogo nesta eleição e explica os apoios que Marina e Eduardo (PV) estão dando ao Aécio. Golpe contra a soberania nacional em andamento.

     

     

     “O projeto oligárquico anglo-americano é debilitar todas os vínculos de integração nacional, ao mesmo tempo que impossibilita a existência humana na Amazônia, criando as condições simultâneas de despovoamento na região e desintegração nacional.”

     

    “O projeto oligárquico é o desmembramento nacional, o afundamento da Nação e a população na demência jacobina, na guerra civil e no genocídio, manipulando como massa de destruição a uma população desesperada e sem esperança. E, finalmente, criar condições para  uma “guerra de trinta anos”, que cristalize a balcanização, não somente do Brasil, mas de todo o subcontinente ibero-americano. A “agenda ambientalista” é uma das armas mais eficientes com que a oligarquia conta para tal propósito.”

     

    Fonte: A MÁFIA VERDE – O ABIENTALISMO A SERVIÇO DO GOVERNO MUNDIAL

     

  40. Vale, foi crime?
    Que ignorância, vinda de um pretenso economista!!!!Em 1997 a Vale empregava 11 mil, valia 8,1 bilhões e lucrava R$ 156 milhões. Em 2010 empregava 40 mil, valia R$ 272,6 bilhões (3.265% de valorização) e lucrava R$ 10,2 bilhões (1.249% de aumento).E a produção aumentou 163% no período. Paga muito mais imposto hoje do que quando estatal, e o governo não precisa investir!!!

    1. Pois  é uma empresa que vale

      Pois  é uma empresa que vale 276 bilhões, que poderia dar todo esse lucro nas mãos dos brasileiros, dá todo esse lucro para estrangeiros, uma empresa que foi construída com os impostos e suor de todos os brasileiros que realmente trabalham. E só paga mais imposto porque ela lucra absurdamente, então o imposto aumentou, claro, mas ela foi vendida com isenção de vários impostos. Pergunte-se como uma empresa que valia apenas 8 bilhões vira uma de 276? Não é que ela virou, ela sempre valeu isso.  

      1. Como o lucro da VALE vai para
        Como o lucro da VALE vai para estrangeiros?
        Os principais acionistas da Vale são a PREVI, Fundo previdenciario dos funcionários do BB e o BNDES.

    2. Pior ainda é considerar crime
      Pior ainda é considerar crime a privatização do sistema Telebras. Com as estatais de Telecomunicações nem pagando, e pagando muito caro, se tinha acesso à comunicação. Uma linha telefônica podia demorar 5 anos ( sim, esperava-se cinco longos anos) para ser instalada..depois de paga. Uma verdadeira brincadeira.
      Está certo criticar os erros do passado. ..mas considerar erros os verdadeiros acertos é forçar muito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador