Os sinais da atuação política de Rodrigo Janot

O caso Jaques Wagner é bastante indicativo da atuação política do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

A denúncia havia sido encaminhada para Teori Zavascki, o Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) incumbido de analisar a Lava Jato. Como profundo conhecedor da operação, avalizando a maioria das ações da Lava Jato, Teori opinou que o caso não tinha relação com o escândalo da Petrobras e determinou que fosse analisado pelo próprio Supremo. Houve o sorteio e a relatoria caiu com Celso de Mello.

Partidário da máxima “afasta de mim esse cálice”, Celso encaminhou o caso para a vara de Curitiba avaliar se tem relação ou não com a Lava Jato.

Depois da manifestação expressa de Teori, a intenção de Janot foi apenas a de criar mais um fato político, em sua ofensiva contra Lula e Dilma.

Do G1
 
 
Celso de Mello escreveu que, para PGR, há elo com esquema da Petrobras. Em nota, Wagner disse que ‘ficou surpreso e estranhou’ a decisão do STF.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o envio de um pedido de abertura de inquérito para investigar o ex-chefe da Casa Civil Jaques Wagner para análise do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

O pedido de investigação apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou ao Supremo por meio de um processo oculto – o mais alto grau de sigilo das ações que tramitam na corte – e, até então, não era conhecido.

Relator da Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki, considerou, ao analisar o pedido da PGR, que o caso não estava diretamente relacionado ao esquema de corrupção que agia na Petrobras. Por este motivo, a soliticação do Ministério Público foi sorteado para um novo ministro e acabou no gabinete de Celso de Mello.

O despacho do novo relator afirma que Janot pediu a abertura de inquérito “em razão de fatos possivelmente ilícitos relacionados a Jaques Wagner”. Na ocasião em que foi solicitada a investigação, o petista ainda possuia foro privilegiado como ministro de Estado.

A decisão de Celso de Mello, entretanto, não detalha quais suspeitas pesam sobre Jaques Wagner, apenas afirma que o pedido tinha relação com a Lava Jato.

Jaques Wagner foi citado na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O delator afirmou nos depoimentos que o ex-chefe da Casa Civil recebeu, em 2006, ano em que concorreu pela primeira vez ao governo da Bahia, recursos desviados da Petrobras.

Em nota, Jaques Wagner afirmou que “ficou surpreso e estranhou” a decisão de Celso de Mello. Ele também reiterou no comunicado que as doações que recebeu em sua campanha foram “declaradas e auditadas” pela Justiça Federal, disse que aguarda acesso às informações e ressaltou que está à disposição para qualquer esclarecimento.

“O ex-ministro Jaques Wagner ficou surpreso e estranhou que a iniciativa de solicitar a análise do pedido de abertura de inquérito ao juiz Sérgio Moro tenha partido do ministro Celso de Mello, uma vez que segundo nota do site G1, o relator da lava jato , ministro Teori Zavaski considerou que o caso não estava diretamente ligado ao esquema da Petrobras”, escreveu o ex-ministro na nota.

Conexão com a Lava Jato
No despacho que determinou o envio do pedido à Justiça Federal do Paraná, Celso de Mello citou trecho do documento protocolado pelo Ministério Público no qual o procurador-geral recomenda que o caso fosse encaminhado a Curitiba para que Sérgio Moro analisasse se existe ou não conexão com o esquema de corrupção que atuava na estatal do petróleo.

“Deve o feito, portanto, ser submetido ao conhecimento da 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná, inclusive para verificar a conexão entre os fatos aqui narrados e aqueles imbricados no complexo investigativo denominado Operação Lava Jato e adotar as providências que entender cabíveis sobre os fatos aqui expostos”, escreveu Janot no pedido de abertura de inquérito.

Ao autorizar o envio do pedido para a primeira instância, o ministro da Suprema Corte destacou que não existe mais razão de o tribunal atuar no caso.

“Tendo em vista que cessou a investidura funcional do ora investigado em cargo que lhe assegurava prerrogaiva de foro perante esta Corte, reconheço não mais subsistir, no caso, a competência originária do Supremo Tribunal Federal para prosseguir na apreciação deste procedimento de natureza penal”, decidiu.

 

Luis Nassif

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Celso de Melo é outra

    Esse Celso de Melo é outra chaga do STF, partidário que não esconde o ódio ao PT ao se referir ao partido, sempre que possível, como “organização criminosa”.

  2. Justiça?

    Pesquisei rapidamente a origem e o sentido da palavra Justiça: “direito, equidade, administração da Lei” .  Quão distante estamos nós dela. O que esses homens da justiça estão fazendo é o assassinato da Justiça. 

    Promotores, juízes e policiais cuspem e debocham da Constituição. Em verdade, todos eles perderam sua utilidade como agentes públicos. Deveriam ser exonerados “à bem do serviço público”.

    Se um motorista não dirige, um médico não medica, um policial não policia, se soldados não defendem a pátria, jornalistas não relatam fatos, pastores não pregam o livro sagrado e etc… Todos são inúteis em seus cargos.

    Parte significativa do Judiciário nacional perdeu serventia. São inúteis! O resto é enrolação, mentirinha. 

    Que sejam chamados outros brasilieros para ocupar os cargos que estes servidores da justiça largaram de mão. Eles estão apenas cuidando dos seus interesses, desejos e vilanias.

  3.  
    Teori não viu conexão entre

     

    Teori não viu conexão entre Wagner e Lava-Jato.

    Então sorteia-se outro do STF até que o resultado seja o desejado pelo golpe?

     

     

     

  4. Alguém acredita na aleatoriedade desse “sorteio”?

    Como sempre faz questão de relembrar o jornalista Paulo Nogueira, quem acredita na aleatoriedade desses “sorteios” no STF, acredita em tudo. Reparem que TODOS os processos que envolvam petistas recaem “aleatoriamente” em ministros alinhados com o golpismo ou militantes do PSDB (Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello…)

    O jurista Saulo Ramos afirmou em relação a celso de mello, exemplificando com uma conversa telefônica que teve com esse ministro do STF, nomeado por José Sarney: “Entendi que você um juiz de merda”.

    A cada dia que passa, a atuação, as falas e  decisões de celso de mello confirmam que Saulo Ramos tinha toda a razão.

    Reparem que NÃO há mais como disfarçar o golpismo do STF e a perseguição política que essa côrte faz à Esquerda, ao PT e aos petistas.

     

  5. Com a ajuda de ministros

    Doações de campanha eleitoral virou propina. Todas elas, as legais ou não.

    Janot faz sua politica de terror nesses limites. E os vazamentos se prestam a isso, dentre outras práticas abusivas

    1. mas só as doações para o PT

      Estou torcendo para uma guerra entre USA e Russia! com certeza poderemos contar com USA para politíca de terra devastada no mundo todo, estou cansada do “justiciário” do Brasil!!

    2. Depende

      “Doação de campanha virou propina”.

      Para Moro e Janot, isso depende do partido para o qual foi feita a doação e ela muda de nome de acordo: se for para o PT, é propina. Se for para o PSDB é doação legítima.

  6. Comentário

    Deve haver uma reformulação na PGR para as decisões de importância passarem a ser colegiadas e técnicas e não ficar na mão de qualquer mal caráter.

  7. Está nas mãos do moro liberar o jaques wagner?

    O ministro celso de melo levantou a bola para o pessoal da lava jato “chutar” mais um petista. Se bobear, será mais um conduzido às carceragens de curitiba. No minímo, uma condução coercitiva lhe aguarda.

    “Estar à disposição para prestar esclarecimentos”, leia-se fechar acordo de delação premiada. Ou prisão preventiva pérpetua. 

    Assim funciona a lava jato.

     

  8. A radicalização do Janot nesse momento demonstra que ele está in

    A radicalização do Janot nesse momento demonstra que ele está indo para o tudo ou nada. Parece que ele está sentido a perda do controle político da Lava Jato. Seus arroubos autoritários depende do Supremo endoçar para vingar. É fundamental que o Supremo comece a julgar os méritos na Lava Jato, sob pena de continuar essa anarquia. Infelizmente a covardia e inércia do Supremo possibilita toda sorte de abusos.

  9. Alguem se lembra de alguma

    Alguem se lembra de alguma atuação politica do Procxurador Geral Geraldo Brindeiro?

    O papel politico da PGR é decorrencia natural da aceitação do principio da  lista triplice criando um QUARTO PODER.

    A fatura deve ser enviada para Lula, que deu origem ao quarto poder por sua vontade.

    1. De boas intenções…
      De fato a inovação se deu no governo Lula, mas a deformação partiu do próprio MPF que não tem sabido gerenciar tanto poder.
      Não há dúvida de que em breve essas arbitrariedades e deformações farão parte de um freio de arrumação democrático via legislativo.
      Entretanto, o preço pago tem sido bem elevado. E a essa altura os meninos do MP já deveriam ter feito o “mea-culpa” também.

  10. Por estas atitudes de Janot e

    Por estas atitudes de Janot e do STF é que Lula e Dilma deveriam “meter a boca no trombone” e

    denunciar este PARTIDARISMO no Judiciário e ESSA PERSEGUIÇÃO,mas não falam nada e ficam só

    na defensiva,esperando a próxima bordoada(eita republicanismo viu!) eles perdem oportunidades como

    a entrevista de Lula a Green Greewald,vejam que nada MAIS SÉRIO acontece a Aécio e vários tucanos!!!

  11. O PGR conseguiu o feito de

    O PGR conseguiu o feito de ser odiado por todos os políticos do país e fazer de Moro o grande herói nacional, fico pensando será que Janot é tão malandro como ele pensa que é?

  12. justiça parcial, melhor nada

    Não pensei que um dia chegaria à essa triste conclusão: melhor MESMO é o Legislativo rever todos as leis que dão super poderes às   instituições que estão se comportando de forma extremamente tendenciosas, arbitrárias ou omissa.

    Sou contra a  pena de morte pela simples razão dos erros jurídicos que subsistem num relevante percentual. Nessa mesma linha, contrariado, vejo as ações da lava jato – que faz muito tempo perdeu sua legitimidade, seja pelo PGR, MPF, PF ou judiciário.. 

    Embora os politicos desse infeliz país sejam em grande quantidade corruptos e/ou bandidos e mesmo que seja por um motivo nefasto (salvarem a própria pele), tomara que façam, indiretamente, esse favor a lógica da sensatez e em salvação da justiça 100% imparcial, inquestionável e apartidária, tal  como ela dever ser: que estes canalhas façam leis de modo que acabe (mesmo) com a lava jato – pois ela faz mal para o país por ser caolha, seletiva, polítizada e aliada infisfarçavelmente a da grande mídia neolibral – que sejam ”legislados” os acertos legais nas comptências dessas instituições e. Revejam a responsabilidade por suspeição e vazamentos de sigilos. Daqui  dois anos este legislativo vai embora e virá outra ”leva” de ladrões, como sempre.

    É simplismo, cinismo e mentiroso ‘querer’ nos fazer (o povo) crer que a corrupção vá dmininuir por esse caminho (o mensalão acabou?), embora possamos enfrenta-la melhor mediante legislação específica para isso também a ser feita. (PS: não sou petista, sou constitucionalista e democrata)  

  13. E como Janot tem habilidade para a política, não é mesmo?

    “Cadeia no PMDB”: Janot se assustou com os hunos, por Romulus   

     ROMULUS   QUI, 09/06/2016 – 18:03   ATUALIZADO EM 10/06/2016 – 03:01

    Por Romulus

    Resumo:

    – Catch me if you can: ou Janot prende PMDB agora…

    – Ou PMDB prende Janot depois (Tiago Nunes)

    O timing da investida de Janot contra o PMDB causa estranheza. O PGR não espera sequer a conclusão da votação do golpe no Senado para sacar suas armas de destruição em massa: pedir a prisão preventiva do Presidente do Senado – em pleno exercício e sem flagrante (!), do ex-Presidente da República e do líder do governo no Senado nas três últimas administrações (FHC, Lula e Dilma), também em exercício do mandato.

    Notemos, contudo, que PGR/MPF não deixam de investir concomitantemente contra Dilma, pois veem que ela vem crescendo na comparação com o golpe. Indicativos do duplo ataque? O vazamento da suposta delação de Marcelo Odebrecht envolvendo Dilma pessoalmente, o ridículo do cabeleireiro de Pasadena, etc.

    Ou seja, claramente a PGR não quer nem Temer nem Dilma e tenta inviabilizar a ambos. E para já!

    Por quê?

    Minha hipótese é que isso se deve à marcha dos bárbaros nesse menos de um mês (!) de golpe. Ações como a intervenção pesada e o desmonte até em instituições unânimes, como Fórum Nacional de Educação (FNE), IPEA, CGU, EBC, etc., não deixaram dúvidas. Os procuradores já viram que não há – e não haverá – limite para os golpistas.

    Para eles não há impedimento constitucional, legal, moral e – sobretudo – institucional.

    LEIA MAIS »

  14. Temo pela integridade física

    Temo pela integridade física deste ser humano infeliz.

    Ele tem se portado de forma histéricamente audaciosa e atira para qualquer lado (exceto psdb).

    Se não acontrecer algo “acidental” com ele (do tipo daquele jatinho sem dono) acho que uma “fulminante hipertensão” o pega, visto seu biotipo gorducho e o stress natural da função…

    Não desejo nada de ruim para ele, mas que ele está abusando, está.

  15. https://www.noticiasaominuto.

    https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/238185/pedido-de-impeachment-contra-janot-e-protocolado-diz-jornalista

    A informação foi divulgada pela jornalista Joice Hasselmann em um vídeo publicado no YouTube

    Um pedido de impeachment foi protocolado no Senado Federal nesta segunda-feira (13) contra o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

    De acordo com a advogada Beatriz Kicis, o requerimento é de sua autoria juntamente com Patrícia Bueno e Cláudia Castro.

    A informação foi divulgada pela jornalista Joice Hasselmann em um vídeo publicado no YouTube. O assunto vem sendo compartilhado nas redes sociais.

    Segundo a jornalista, Janot tratou com diferença a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e merece sofrer um pedido de impeachment.

    No entanto, ainda não há confirmação por parte do Senado sobre o pedido de impeachment contra o Procurador-Geral.

     

  16. Sorteio e Foro privilegiado

    1. porque todos os sorteios no STF são assim: joga-se a moeda, cai cara. Joga-se de novo e cara. E depois cara, cara, cara, cara, e cara. Nunca dá coroa. A roleta do STF está carecendo de uma auditoria. Além de golpistas estão trapaceando a teoria das probabilidades. 

    2. Lula, Wagner e qualquer outro ministro afastado são ministros. Avastados, mas são. Na hipótese de Dilma retornar, retornam os ministros. Portanto, mandar para Curitiba é ato precipitado. Ou seria ato falho?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador