Para Dilma ouvir e pensar: a Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra

Antes, havia a vegetação da Chapada do Ibiapaba, no Ceará, e a miséria. Aos poucos os miseráveis foram se juntando e há 27 anos o povoado foi elevado à condição de município de Croatá. Foi apenas para permitir aos políticos se apropriarem de um naco do Fundo de Participação dos Municípios e criar cargos remunerados para prefeito e vereadores.

A cidade efetivamente começou a nascer de doze anos para cá. O salário mínimo melhorou e, junto com o Bolsa Familia, ajudou a irrigar as famílias locais, o Luz para Todos a inseri-los na civilização.

A nova renda criou um comércio local, ainda que acanhado. E migalhas do orçamento, plantadas em terra inóspita, permitiram que as pessoas fossem saindo das brumas da fome e da miséria e, no meio delas, nascesse o empreendedorismo. Não o empreendedorismo dos grandões locais mamando nas tetas do FPM, nem dos jovens bem concebidos e bem formados da capital, empreendendo em aplicativos para smartphones. Mas na pessoa de um funcionário municipal, o guarda Hélio. Ou melhor, o Maestro Hélio, com M maiúsculo.

Ele não lê partituras. Mas foi dotado de um talento especial que lhe permite conceber de ouvido arranjos complexos e descobrir de orelhada o talento oculto em alguns daqueles filhos da miséria e da seca. E, principalmente, da vocação de prepará-los para o mundo.

No começo, juntou algumas crianças tocando pífaro. Montou os arranjos, organizou os moleques para as primeiras apresentações. Depois, foi ampliando o grupo e descobriu as Leis de Incentivo à Cultura, estadual e federal, porque no município, mesmo, nada conseguiu. O prefeito boicota como pode, porque quer o apoio político da orquestra e o guarda Hélio não é adepto do prefeiturismo de coalizão.

O prefeito oferece bolsas para os meninos que aceitem desistir da música e às famílias que aceitem matar os sonhos musicais dos seus filhos.  Mas os meninos não cederam e as famílias resistiram, porque os cidadãos locais livraram-se do jugo do cabresto com seus  cartões do INSS e do Bolsa Família.

Em outros tempos, seriam meninos condenados à miséria. Em lugar das flautas, clarinetas e saxofones, provavelmente enxadas, ancinhos, picaretas, e, como música, apenas a incelença com com que as carpideiras enterram os locais.

A banda foi aumentando. Conseguiu o patrocínio de uma empresa de ônibus e de outra empresa regional. O guarda Hélio preparou os arranjos. E foi assim que nasceu a Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra.

Na sexta-feira passada, à noite, no centro de convenções de Ubajara, os meninos do Maestro Hélio abriram a convenção do CDL (Clube dos Dirigentes Lojistas) estadual para um público de 1.500 lojistas.

Só forró pé de serra? Que nada. Também Michael Jackson, Legião Urbana, um pout pourri de artistas cearenses. Porque a luz elétrica, levada pelo Luz para Todos, permitindo aos meninos de Croatá o acesso à Internet, conferiu-lhes o sentimento do mundo.

Vestidos a caráter, os meninos de terno e gravata, cabelos penteados, as meninas de longo, por sua história, pelo modo compenetrado com que tocam, pelo entusiasmo que nasce da batuta do maestro e se espalha pelos 70 instrumentistas, o som que brota da Sinfônica Estrelas da Serra encarna o sentido civilizador da música, como nenhuma outra Sinfônica do mundo.

Ao final, o maestro Hélio agradece os aplausos. São 70 meninos. Na região, os talentos passam de 200. E há uma singularidade: os mais talentosos estão entre os mais necessitados. É como se Deus os colocasse na faixa de Gaza da miséria nordestina, lhes entregasse o dom da música e a recomendação: vai, meu filho, que o seu dom o salve da morte breve e o guie pelo mundo.

O maestro Helio solicita então que os bens aquinhoados cidadãos do encontro ajudem a bancar a bolsa para os alunos que não podem pagar: R$ 10,00 mensais por aluno. E, no telão do encontro, coloca o e-mail, o site e a conta corrente para as contribuições.

Os senhores de preto

A mil e tantos quilômetros dali, senhores vetustos se reúnem na calada da noite para o grande pacto nacional de governabilidade.

Em um apartamento amplo de Higienópolis, o velho ex-presidente de alma seca como o agreste cearense comanda o regabofe e ensaia sua proposta de pacto.

A velha companheira partiu há tempos. Era ela quem cuidava diariamente de irrigar sua alma com algumas gotas de brasilidade, com o sentimento de solidariedade, com a generosidade que deveria ser parte integrante  dos que governam.

Mas o solo era seco e árido para florescer, e mais árido e seco se tornou depois que ela partiu. Nos últimos anos sua voz sibilina como a de um cortesão florentino, cortante e cruel como a de uma harpia grega, ajudou a disseminar o ódio na sua comunidade.

Agora, vale-se  da fragilidade de uma presidente perdida para propor o pacto saneador, o grande acordo nacional que permitirá aos homens de bens o sono tranquilo.

Não se imagine um pacto a favor de políticas civilizatórias, buscando níveis maiores de metas de IDHs, das metas do milênio, ou da possibilidade de fazer brotar outras Estrelas da Serra pelo país afora.

Para aqueles nobres senhores, a miséria não tem rosto. O pacto não visará apenas equilibrar o orçamento deste ano. Seu objetivo é cortar de vez esses desperdícios que ousam mudar a ordem natural das coisas, plantar músicos onde deveriam  nascer cactus, permitir o estudo para quem nasceu para o analfabetismo, abrir as portas do futuro para quem, do passado, não consegue desbravar sequer a própria genealogia.

Generosos, os editores das redes de TV pouparam-nos da visão dos meninos de Croatá ou das explicações sobre o fenômeno que faz nascer flores no deserto: seria insuportável para os homens de negro admitir que o milagre da multiplicação de talentos nasceu da melhoria do salário mínimo, dos gastos do Bolsa Família, do Luz Para Todos.

No seu salão, o ancião frio pensará nas imposições que fará para impor o pacto. A paz nacional será alcançada desde que entregue, na bandeja do orçamento não apenas os sonhos musicais, mas a própria segurança alimentar de milhões de crianças, plantadas em terra inóspita e que um dia ainda poderiam florescer.

A mil quilômetros de distância, enclausurada em seu Palácio de Cristal, perdida entre seus pares, a presidente avalia se cede ou não. O país inteiro na expectativa: a presidente vai admitir seus erros? não vai admitir seus erros?

Não basta dizer: é possível que eu tenha errado. A prova do pudim, a senha que tirará a presidente das portas do cadafalso e lhe permitirá respirar é declarar: as políticas sociais serão cortadas. Então, os bens pensantes a saudarão e a mídia a perdoará dos erros passados. E dirão, com a sabedoria dos filósofos medievais, que a terra é plana e Deus ilumina os que trilham o caminho dos bens.

E, nos lares aquecidos do sudeste, famílias solidárias mostrarão que têm sentimentos, contemplando com olhos umedecidos a imagem do menino sirio que uma onda do mar depositou na praia, como que dormindo. E não verão, por distantes, as estrelas que se apagarão na serra.

Luis Nassif

88 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não creio que a Dilma irá

    Não creio que a Dilma irá cortar os programas sociais como impôs o amável cunha.Mas se estiver pensando nisto, gostaria de sugerir à presidente Dilma o corte nos salários dos congressistas. Já se locupletaram demais, certamente têm gordura para queimar, os pobres não. Então cunha, já que recebeu o seu agora, melhor ficar um tempo sem receber e deixar os pobres sobreviverem.

  2. Afinal, um bom texto, porém
    Afinal, um bom texto, porém sem qualificar o essencial para situar o leito: onde fica a Ibiapaba r croatá?

    1. Vc leu o texto?
      No primeiro

      Vc leu o texto?

      No primeiro paragrafo está escrito:

      “Antes, havia a vegetação da Chapada do Ibiapaba, no Ceará, e a miséria. Aos poucos os miseráveis foram se juntando e há 27 anos o povoado foi elevado à condição de município de Croatá”

      Ou seja é um povoado que foi virou municipio do Ceará.

      A cidade de Croatá é um municio do Ceará.

      Tá la no texto…

    2. Vc leu o texto?
      No primeiro

      Vc leu o texto?

      No primeiro paragrafo está escrito:

      “Antes, havia a vegetação da Chapada do Ibiapaba, no Ceará, e a miséria. Aos poucos os miseráveis foram se juntando e há 27 anos o povoado foi elevado à condição de município de Croatá”

      Ou seja é um povoado que foi virou municipio do Ceará.

      A cidade de Croatá é um municio do Ceará.

      Tá la no texto…

  3. Estava tão bom o texto, uma

    Estava tão bom o texto, uma verdadeira lição de sensibilidade e garra. De repente, é como se recebesse um jato de água gelada na cara. Só de ouvir falar do desintelectual FHC, me dá mal estar. A vaidade desse ancião é tanta que ele esqueceu que a inveja e as conspirações , mesmo se bem sucedidas, não lhe trarão nem uma pontinha de reconhecimento de pessoas de bem com a vida e com a razão. Pobre Mefisto, duplo de Lobão e Fábio Junior, homens de picadeiros fajutos, de palavras pobres, sem palcos de verdade. Muiito menos público reconhecido como tal.

  4. Agradeço primeiro como ser

    Agradeço primeiro como ser humano, depois como cearense que sabe por experiência e vivência própria que a narrativa tem muito mais que o telúrico, o simbólico, o lírico e o terno: tem o REAL, a realidade. 

    Parabéns Nassif  pelo que é – talvez – o texto mais bem escrito da sua imensa lavra. 

  5. Os irresponsáveis, os desumanos, os insensíveis

    (não seria o caso cada um mandar este texto para os emails da prefeitura de Croatá?)

    Prefeito: Antonio Felinto Filho – PMDB

    Chefe de Gabinete: Fabio Ribeiro da Silva

    Vice-Prefeita: Enedina Campos

    Email: [email protected]

    Secretaria de Cultura

    Secretário: Arlindo Rivelino Gomes de Macedo

    E-mail: [email protected]

    Secretaria de Educação

     

    Secretária: (vago)

    E-mail: [email protected]

     

    Secretaria de Ação Social

     

    Secretária: Maria Alves Soares

    E-mail: [email protected]

     

     

  6. Parabéns Nassif. Texto

    Parabéns Nassif. Texto maravilhoso e que mostra o que foi este país nos ultimos 13 anos.

    Vou imprimir, como faço com precisosidades, e ficará na minha pequena biblioteca.

    Meu sentimento é que a senha foi “remédio amargo”. Tomara eu esteja errado e possa ficar ao lado daquilo que sempre acreditei como certo.

  7. Estrela da Serra

    Não há como não se emocionar. Deparo com talentos em várias situações de trabalho e tantas outrs tal como esta. O básico garantido pelo estado não deve em absoluto ser cortado. Este país já é outro. Não podemos e não devemos retroagir. 

    Higienópolis não esta autorizado a definir de onde se tirará o pagamento da conta pelo contrario deve pagá-la. 

  8. Os programas sociais na marca do pênalti

    Cunha, o Imperador, já avisou que dificilmente os programas soviais sobreviverão a 2016, com o déficit tendendo a aumentar. A Escolha de sofia já teria data, portanto. Para fechar o déficit sem elevar/criar impostos, a pressão sobre os programas sociais será avassaladora. E um governo refém da governabilidade, para sobreviver, faz qualquer negócio. O momento é crucial.

  9. Excelente texto, real e

    Excelente texto, real e verificável para os “economistas de planilhas”, engravatados e de gabinetes que se disponham caminhar pelo sertão nordestino.

    Paulistano, há oito anos residindo no nordeste, sou testemunha da construção desse novo Brasil, mais igual, mais digno.

     

  10. Pão vs cultura

    Pensei que  relato fosse de alguém da cidade, me comovi, só no final vi que é da lavra de Nassif. Muito bom. Não sei pq há esse conflito entre cultura e pão ou, noutra palavras, entre arte e sobrevivência. Vejo gestores publicos dizendo que, primeiro é preciso gastar com o pão e, depois, com arte. O texto demonstra que é possível as duas coisas: o pão e a cultura.  Apesar dos esforços contrário dos governantes, as duas coisas são, não apenas possíveis como extremante necessárias. Cada um de nós tem a obrigação de envolver jovens como este no mundo arte. Parabéns, seu hélio*

    * sol

     

  11. Você entender muito de

    Você entender muito de economia, Nassif, mas felizmente não é econômico em nos brindar com este texto maravilhoso, principalmente porque inspirado em brasileiros maravilhosos como Hélio e suas crianças. Lindo, fez um bem imenso nesta terça-feira de chuva… 

  12. O que não falta é benefícios

    O que não falta é benefícios para o andar de cima. A bolsa maitê proença para mim simboliza uma elite que quer cortar um bolsa família, mas não um benefício de 13000 reais que Maitê recebe desde queo pai dela, desembargador, morreu. Detalhe = essa bolsa só continua a ser paga enquanto Maitê não se casar. Enfim, pra justiça, Maitê é virgem (rs). 

    Sonho que Dilma terá a coragem de mandar algum aspone fazer levantamento de todas as mamatas nos três poderes, ir ao em rede de rádio e tv e dizer que irá cortá-las todas. 

  13. Bravo maestro!

    Em seu livro Sobre Homens e Ratos, John Steinbeck descreve magistralmente os tipos humanos existentes. Ha, em toda sociedade, Homens e Ratos, ainda que esses ultimos, quase sempre, se tenham ou se colocam em grande estima. 

    Muito bonito seu artigo, Nassif. A presidente esta sozinha. Isolada, ela espera a hora de dar a volta por cima. Pra isso é preciso recuperar o poder. O Judiciario, a imprensa, a oposição de Ratos, uma coalizão desfigurada e um partido totalmente dividido, fica-se quase impossivel governar. Ja falamos sobre isso: so uma reforma politica, mudando o sistema partidario, para que o presidente recupere parte dos poderes perdidos com a Constituição de 88 e não fique mais à mercê de deputados e senadores inescrupulosos.

    Parabéns à Orquestra Estrelas da Serra. Que esses meninos vençam as dificuldades e continuem!

     

  14. Cortar os programas sociais para não cortar os juros

    PT ou PSDB, o Brasil foi, é e sempre será, uma piada de mal gosto.

    Eu não sei se o De Gaulle realmente falou ou não falou a famosa frase sobre o Brasil, mas isto não importa, a frase estava correta.

    O PT pode se achar diferente porque praticou política fiscal expansiva, porque gastou um pouquinho nos programas sociais, mas a política monetária quase sempre foi desastrosa e este é o motivo do Brasil estar passando pelo que está passando.

    Nos EUA se discute há anos se o FED aumenta ou não aumenta a taxa de juros em 0,25p.p., enquanto ela está praticamente zerada.

    Obama não conseguiu implantar as políticas fiscais necessárias, mas as autoridades monetárias fizeram todo o possível para a recuperação econômica.

    Enquanto por aqui, o governo tentou por todos os meios fiscais possíveis, enquanto arrochava a política monetária, um contrasenso, que só foi possível devido ao preço das commodities.

    Passada a época das bonanças, não mais o que se fazer em termos de política fiscal: o estado brasileiro está sofrendo por baixa arrecadação. Apesar da situação fiscal não ser nada ruim se comparada com a dos países ditos desenvolvidos.

    A problemática está dada: a solucionática é simples, muito simples. Basta cortar os juros e o Brasil volta a crescer. Além de ajudar a resolver o problema fiscal, estimula a economia a política monetária frouxa. A inflação só ajuda o governo a fechar as contas e não é problema, é solução, a solução que se procura no mundo desenvolvido, diga-se de passagem.

    Mas na república de bananas chamada Brasil só se procura cortar onde não se deve e ninguém sequer lembra da conta dos juros.

    Este é o Brasil: pária internacional, republiqueta de bananas. Não há esperança deste jeito.

  15. A melhor descrição do

    A melhor descrição do efeagagá desminliguido: “o velho ex-presidente de alma seca como o agreste”. Texto maravilhoso, triste e verdadeiro.

     

  16. divino.. com ressalvas

    Nassif é sobretudo previdente, antecipa os fatos e muitas vezes os desinfla. Foi assim no caso do golpe paraguaio do gilmar dantas mendes e do aprendiz feiticeiro toffoli. Está agora balizando o caminho da Dilma preventivamente, apenas preventivamente, ela não acredita, não é tão obtusa, nos convescotes de velho tartufo de higienópolis.

  17.  
    Dilma vai cortar os

     

    Dilma vai cortar os programas sociais, Nassif? Seus interlocutores disseram isso, ou você está especulando?

    Será mais uma aposta?

    1. Primeiro foi pressao para o

      Primeiro foi pressao para o aumentos dos juros. Conseguiram foram de 7% para mais de 14%.

      Depois a pressao para que se paralizassem as obras publicas, lava jato, TCU e o raio que os parta. Pararam o pais, industria naval, construcao civil, tudo em recessao.

      Agora eh pressao para que se cortem os gastos sociais.

      A plutocracia nao da ponto sem no. Ela quer tudo so para ela e o resto que de seu jeito. A classe media que confunde seus problemas com os da plutocracia vai afundar mais rapido que o Titanic. So que os genios do mal (da midia) ja fizeram a cabeca da classe media para que culpe a Dilma e o PT ..

      Nem satanaz faria pior que nossos conspiradores cheirosos.

  18. Parabéns ao Nassif pelo texto

    Parabéns ao Nassif pelo texto brilhante, ao Maestro Hélio pela dedicação e aos meninos da Orquestra e suas famílias pela garra.

    Cadê o número da  conta para contribuir com a Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra?

    Meus pêsames aos insensíveis que são contra as políticas de inclusão social. Já estão mortos em vida.

  19. Mais impostos?

    Quem vai continuar pagando?

    Até que ponto é possivel arrochar as pessoas sem que tudo exploda?

    Não parece ser mais possivel!

    O sonho robin hood acabou!

    1. De que vc esta falando?Quer

      De que vc esta falando?
      Quer dizer que vc acha que Dilma esta tirando dos ricos para dar aos pobres? Ocorre justamento o contrario meu filho.

      Alguem por acaso ja lhe informou que no Brasil mais de 80% dos impostos arrecadados vem daqueles que ganham menos de 10 salarios minimos? E que a plutocracia paga muito menos impostos no Brasil que em qualquer pais desenvolvido que eles tanto louvam?

      Selic de 14% no Brasil eh imoral. Eh a sociedade pobre senso cevada, tendo seus recursos canalizados para os bolsos de meia duzia de baroes da midia, Tucanos trambiqueiros e banqueiros agiotas.

       

  20. Boa crônica, Nassif. Num

    Boa crônica, Nassif. Num tempo em que os “jornalistas” nada mais fazem do que cumprir a pauta dos patrões ou reproduzir acriticamente o que declaram ‘as fontes’ (sempre as mesmas, acusando sempre o mesmo lado e protegendo o outro), em que os colunistas (melhor conceito é o que lhes empresta PHA: colonistas) se auto-asumem como pitbulls e cérberos, babando ódio e vociferando impropérios e ofensas contra os ‘inimigos’, é alentador ler uma crônica como esta, que nos faz lembrar Euclydes da Cunha e seu magnífico livro-reportagem “Os sertões’.

  21. Nassif, perdi alguma coisa?

    Nassif, perdi alguma coisa?

    Um “bom velhinho” está a conspirar e quer impor condições para que Dilma governe, seja mantida?  Sério?  E Dilma vai embarcar nessa?  Não creio. Dilma tem aquela lentidão que exaspera a todos nós, é teimosa, às vezes cautelosa demais, mas íntegra e sabe o que quer.

    Pode ser que não concordemos com a sua maneira de fazer as coisas – dá atenção a algumas figuras duvidosas, é tolerante com amizades das quais não gostamos, tem ojeriza a ser mandada, tutelada, vigiada, não gosta de interferências, quer fazer as coisas a seu modo  (quem não quer?) – mas suas escolhas tem sido na busca do melhor e convenhamos sentar naquela cadeira é difícil. Discordo talvez dos meios – sem conhecer todas as nuances – mas em relação aos fins não tenho dúvidas quanto ao acerto de suas escolhas ou sequer teria votado nela.

    Dilma vai dizer que sente muito ao Sr. de Higienópolis (seria o FHC?)  mas que cortar políticas sociais é fora de cogitação. Deixar os meninos e seus sonhos, nem pensar… Aliás, ela vem tendo que dizer isso com certa regularidade desde a eleição; faz retiradas estratégicas quando há muita confusão, tenta se manter quase invisível no cenário para não acirrar ainda mais os ânimos, mas em suas aparições tem reafirmado seus compromissos, sem titubear, publicamente. Certa parcimônia é bem vinda neste momento de crise e enorme turbulência mundial, mas corte, não creio.

    Se tudo der errado, terão que retirá-la mesmo, porque não creio que ela renuncie. E todos sabem: isto tem tido um preço enorme para ela, pessoalmente.

    Essa coisa de ficar ausente das discussões sobre a conjuntura nacional dá nisso…  Vou precisar estar mais presente por aqui para não ser surpreendida assim.  Por essa eu não esperava.

    Aproveito para perguntar:  como podemos contribuir para a manutenção da belezura que o Sr. Hélio criou ?

  22. O que o Nassif está fazendo é

    O que o Nassif está fazendo é mais do que escrever um texto que mostra a eficácia, o poder de transformação dos programas sociais dos governos Lula e Dilma.

    Lágrimas à parte, ele faz uma denúncia extremamente grave: “senhores vetustos se reúnem na calada da noite para o grande pacto nacional da governabilidade” ….. “o grande acordo nacional que permitirá aos homens de bens o sono tranquilo”…..”seu objetivo é cortar de vez esses desperdícios que ousam mudar a ordem natural das coisas, plantar músicos onde deveriam nascer cactus, permitir o estudo para quem nasceu para o analfabetismo. abrir as portas do futuro para quem, do passado, não consegue desbravar sequer a própria genealogia”

    Acima das Instituições e contra a Constituição, os donos do poder econômico, mais uma vez, arvoram-se no direito de golpear a soberania popular: os cidadãos  que votaram  e elegeram, por maioria absoluta, a Presidenta Dilma Roussef e o PT para garantir as conquistas sociais realizadas nos últimos 12 anos, conforme o contrato eleitoral firmado através das urnas.

    Qualquer retrocesso nos programas sociais de governo, para se curvar a esse acordão com as elites, irá constituir-se numa quebra do contrato social firmado em 26 de outubro de 2014 que jamais será perdoado e ensejará o definitivo sepultamento das forças progressistas do país, inclusive aquelas que se encontram à esquerda do PT no espectro político-ideológico.

    A quebra de confiança e a quebra de credibilidade serão de tal magnitude que não sobrará nada das forças progressistas em 2016 e 2018.

  23. Ironias a parte…

    Apesar do ensejo do Nassif, em tom irônico claro, no final do texto, acho que nem isso salva a Dilma. A hora da difícil tarefa de cortar já passou, o país quebrou. Esse ônus vai ficar com o próximo Presidente da República, consertar a cagada que o atual governo fez, e não teve coragem nem de admitir, quanto menos competência pra corrigir. Dilma matou a galinha pra pegar os ovos que estavam dentro.

    1. Ironias à parte, o pais vai

      Ironias à parte, o pais vai ter quebrado no dia em que percisar de empréstimos de bilhões  do FMI, como na época do seu iídolo. Até lá, guade seus vaticínios.

      1. Ah, só quebra se vai ao FMI

        Ah, só quebra se vai ao FMI então? Então tá tudo certo, bora queimar o que sobrou, as reservas… Sim, porque um governo que finalmente assume que não consegue gastar menos do que arrecada, quebrar é questão de tempo…

  24. Bicentenário

    Faltam 7 anos para os Duzentos anos da Independência do Brasil. Nos últimos 12 anos esta independência vinha se tornando mais que mera proclamação, vinha paulatinamente se tornando real. Como chegará o Brasil em 2022, confirmando este rumo de independência de fato, ou veremos o Grande Retrocesso liquidar com nosso incipiente voo? Serão os entreguistas mais fortes que os verdadeiros patriotas?

  25. Ótimo texto Nassif

    Reparei que o texto mencionou o famigerado coronel (prefeito), que gosta de distribuir migalhas para manter o povo sob suas asas. A essa velha política do beija-mão que tanto mal fez ao Brasil, acrescento também aqueles programas de TV que exploram a miséria do povo realizando sonhos (que sem a “intervenção do bom apresentador e da boa emissora”, não se realizariam). Hucks, Faustões ou Crianças Esperança; de tudo isso, esses garotos se libertaram. Não precisam mais mandar cartinhas ao “bom” apresentador ou esperar a ajuda do coronel da cidade. Parabéns a eles e ao maestro Hélio.

    Mas, possivelmente, para a Veja e colonistas do PIG, essa maravilhosa Filarmônica Estrelas da Serra não serve para nada, assim como os Jogos Pan-Americanos.

  26. Poucos são contra as crianças cearenses
    O problema é que a conta não fecha, temos que arrecadar 30 bilhões a mais no orçamento. E nossa Presidente não quer cortar um único centavo de qualquer programa. Não conheço esse programa específico, mas o ciência sem fronteiras, por exemplo, em vários casos é um verdadeiro turismo (jovens incapazes de se graduar em um curso estrangeiro de nível razoável) às contas do contribuinte. A execução do Fies foi uma bagunça completa.

    O momento é de seriedade, e não é isso que se vê por parte do governo federal.

    Na questão do reajuste oferecido ao funcionalismo, choca muito mais do que o ridículo índice de 20% em 4 anos o fato de que a Presidente concorde que o Judiciário seja reajustado em valor maior, apenas porque ela tem medo da Lava Jato. Eu não teria problema em aceitá-lo em prol do país, desde que ele valesse para todos, e o governo procurasse fazer uma gestão minimamente competente.

    Não espero que meu comentário seja publicado (os últimos não foram, impressionante como o blog do Nassif foi “enquadrado”), de qualquer forma o artigo é simplista ao colocar como sem coração todos aqueles que defendem que o orçamento deixe de ser uma peça de ficção. Torço pelas crianças do Ceará, mas não pelos “globais” se beneficiando da absurda Lei Rouanet, que já deveria estar revogada há muito tempo.

    Nassif devia defender a volta do inacreditável Mantega, por uma questão de coerência…

  27. De uma vez por todas!

    “A prova do pudim, a senha que tirará a presidente das portas do cadafalso e lhe permitirá respirar é declarar: as políticas sociais serão cortadas. Então, os bens pensantes a saudarão e a mídia a perdoará dos erros passados. E dirão, com a sabedoria dos filósofos medievais, que a terra é plana e Deus ilumina os que trilham o caminho dos bens.”

    Convivi com a pessoa abaixo por algum tempo, convivência próxima, muito próxima, íntima eu diria. Perdemos o contato há 5 ou 6 anos. Essa pessoa, e todos os seus pares perdem o sono por causa dos programas sociais, porque são os ditos programas que mantém o PT no governo, pelo raciocínio torto, abjeto, preconceituoso e desumano deles. Logo, o fim dos programas sociais será o fim dos governos do PT. Afinal, todos vendem seus votos pelos programas sociais. O comentário abaixo foi retirado do FB. Redes sociais contam tudo, e mais um pouco. O que vai abaixo não é exceção, é regra. Raiva, rancor, ódio e vingança mesquinha (excluiu os 10% do serviço):

    27.10.2014

    Ontem fui jantar com meu filho em restaurante de Xxxxx. A Tv estava ligada e informando o resultado das eleições. Comentei com ele que estava triste pelo resultado. A atendente, com ar de deboche, disse que ali todos eram pTistas e estavam adorando. (sem sequer ser chamada a opinar…)
    Fui pagar a conta e solicitei que a taxa de serviço fosse excluída.
    Ela me questionou se o atendimento não tinha sido bom.
    Apenas respondi, que o salário dela já estava incluso no preço do alim…ento, e que a gorjeta ela já tinha do bolsa-família!!
    Simples assim!!!!
    A partir de agora, basta o meu imposto para sustentar programas compradores de voto.

    27.10.2014​

    Muito bom, fulana de tal. Cansei de trabalhar pra sustentar programas sociais, e ainda assim, ser taxado de elite branca opressora. Somos todos brasileiros mas não somos bobos. Está mais do que na hora de nos organizarmos para equilibrarmos essas forças e acabar com essa exploração mais do que injusta.

    Mais claro, impossível. Repito, não é exceção, é regra.

     

    1. Caro Fernando,

      regra e de quase unanimidade, portanto, burrice rodrigueana.

      A propósito, aí na sua boa e velha escola (Sociologia e Política de São Paulo), fizeram uma pesquisa interessante sobre o conservadorismo paulista e contra o que ele se volta. Costumes, aborto, drogas, casamento gay, até que tudo bem. Praga mesmo são os programas sociais, as cotas, onde a meritocracia é jogada para o espaço. 

      Sinto-me e, creio, sentimo-nos muitos daqui, desamparados. Como se fôssemos da UNE, em 1964, e percebêssemos que nem Brizola poderia nos ajudar. 

      Posso estar errado (tomara!), mas Fernando, lá como agora, perdemos mais uma vez.

    2. Fernando J.

      Fernando J.,

      ia te responder no comentário anterior, mas como vc nos trouxe estes relatos.. Tenho uma infinidade deles para agregar aos teus (não farei isso, claro!).  Entendo e compartilho da tua irritação e veemência.

      Dilma não deve transigir, simples assim. Dizer não ao “Sr. Higienópolis” – e tudo o que ele representa – é a razão de termos votado nela. Se ela abandonar o compromisso, seu governo perde a razão de ser e o retrocesso para o País seria enorme. Um projeto natimorto e os meninos à míngua, só para começar …

      Transigir é permitir que a infiltração – conspiração virou encontro social nestes tempos vergonhosos que vivemos – se agrave. Representa quebra de compromisso e enfraquecimento da base do projeto político que a sustentou até aqui e que foi conquistado a duras – duríssimas – penas.

      Ela deve impedir e desencorajar quaisquer outras iniciativas e concentrar todas as suas fichas em seu maior patrimônio, razão de ser do projeto político que abraçou: coerência com as políticas sociais, eliminando o que não estiver alinhado a elas, e um redondo não ao Sr. Higienópolis e a qualquer coisa que esteja relacionada às suas propostas/chantagens indecentes.

      Segundo a notícia, o Sr. Temer – que tem uma torcida organizada no Blog – não apareceu ??? Desde sempre eu tenho sérias desconfianças em relação a este senhor.  A outra notícia é que a oposição se reuniu… Vai ver ele estava lá. Trairagem? Triste.

    3. a elite e o povo

      a elite sempre tem ódio. sempre tem medo e ódio. medo que a senzala se aproxime da casa grande e lhe tire o charme, o luxo, o sentimento de superioridade, a certeza de que é escolhida; ódio dos descendentes daqueles que seus ancestrais compraram, venderam, usaram, curraram, torturaram, esmagaram. ódio do direito que esses descendentes têm de um dia ter uma vida digna; medo de que esses direitos, que no fundo sabem ser legítimos, lhe sejam cobrados diretamente.

  28. Poucos são contra as crianças cearenses
    O problema é que a conta não fecha, temos que arrecadar 30 bilhões a mais no orçamento. E nossa Presidente não quer cortar um único centavo de qualquer programa. Não conheço esse programa específico, mas o ciência sem fronteiras, por exemplo, em vários casos é um verdadeiro turismo (jovens incapazes de se graduar em um curso estrangeiro de nível razoável) às contas do contribuinte. A execução do Fies foi uma bagunça completa.

    O momento é de seriedade, e não é isso que se vê por parte do governo federal.

    Na questão do reajuste oferecido ao funcionalismo, choca muito mais do que o ridículo índice de 20% em 4 anos o fato de que a Presidente concorde que o Judiciário seja reajustado em valor maior, apenas porque ela tem medo da Lava Jato. Eu não teria problema em aceitá-lo em prol do país, desde que ele valesse para todos, e o governo procurasse fazer uma gestão minimamente competente.

    Não espero que meu comentário seja publicado (os últimos não foram, impressionante como o blog do Nassif foi “enquadrado”), de qualquer forma o artigo é simplista ao colocar como sem coração todos aqueles que defendem que o orçamento deixe de ser uma peça de ficção. Torço pelas crianças do Ceará, mas não pelos “globais” se beneficiando da absurda Lei Rouanet, que já deveria estar revogada há muito tempo.

    Nassif devia defender a volta do inacreditável Mantega, por uma questão de coerência…

  29. Assim compartilhei no FB,

    O que Luís Nassif escreve aqui é o que constato em todos os sertões brasileiros de minhas Andanças Capitais.

    A capitulação de Dilma para com os programas sociais é o que pede a maioria dos analistas, colunistas e empresários que movem a economia brasileira.

    Para se redimir de erros precisa dar-lhes de volta o que os pobres receberam, segundo eles indevidamente, o mínimo de dignidade.

    Faça isso presidente. Assim eles não precisarão agir na ilegalidade e derrubá-la ao arrepio da Constituição. A base da pirâmide penará até 2018 o seu recuo, sua base de votos se dispersará, e eles voltarão ao Poder – de onde nunca verdadeiramente saíram – para que a Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra se transmute em desafinado solo de cavaquinho.

    1. Rui !

      Rui !

      Que bom que você apareceu.  Esta é uma causa realmente primordial para todos nós.  Te confesso que estou preocupada, como sempre, com o andamento das coisas.  Este governo não tem tempo de respirar e Dilma é aquilo que sabemos: lenta e um tanto teimosa.  Se ela fosse melhor assessorada …

       

  30. Nassif, desconfio que

    Nassif, desconfio que enviaram o Orçamento de 2016 ao Congresso (com previsão de déficit) justamente para as mascaras cairem. O Cunha e a oposição ficaram ouriçados e propoem cortar gastos sociais. Como se diz no interior, jogar verde para colher o maduro…

  31. Perfeito!

    Parabéns Nassif.

    Pura sensibilidade.

    Colocou as coisas nos seus devidos lugares.

    Não há o que ser negociado com os snhores vetustos.

  32. O grande alvo dos economistas

    O grande alvo dos economistas liberais e de seus reverberadores na mídia quanto incham as bochechas para falar em ajuste fiscal são os programas sociais. 

    Pelo lado da receita, se opõem no nível do desespero para um eventual aumento da carga tributária, mesmo que esta tenho como público-alvo os milionários, a exemplo do imposto sobre grandes fortunas. A referencia é a “teoria Regan” segundo a qual não se deveria taxar(demais) os ricos porque assim sobrariam recursos para esses “abnegados” investirem, criarem empregos e assim fazer rodar a baiana, digo, o capitalismo. 

    Aqui um parêntesis: em que iria desestabilizar em termos econômicos-financeiros a taxação de bens imóveis ou móveis para quem possui patrimônio, digamos, de U$ 50 milhões? E o que dizer dos bilionários, cujos gastos com vinhos e champanhes anualmente sejam suficientes para sustentar vários trabalhadores?

    Já pela coluna das despesas correntes, eles mesmos salientam que o esforço seria mais simbólico. Ademais, boa parte da receita da União já é “carimbada”. Isto é: tem “donos”. 

    O que sobra, então? Fácil: o que está entre as despesas correntes e os investimentos, no caso os chamados “dispêndios sociais”, destacando-se o malsinado(para alguns) Bolsa-Família. 

    Claro que na hipótese de uma eventual rendição da presidente Dilma no que tange aos ideário desse pessoal dois coelhos – um político e outro econômico – seriam mortos com uma só cacetada. Pelo último, o término da gastança com quem não produz: dos que se empanturraram de peixes sem pegar no anzol nesses últimos 12 anos.

    Já na dimensão política seria a sopa no mel: indisposição total da parcela da população que para eles – liberais – ainda dão alguma sustentação ao governo. Após isso, branquelos, desdentados, favelados, madames, capitalistas, coxinhas, crentes, descrentes, torcedores do Flamengo, altos burocratas; enfim, todas as classes unidas gritando nas ruas” “Fora Dilma” e “Ei Dilma vai não sei para onde”. 

    Imaginemos as capas de VEJA e da ÉPOCA, as chamadas do JN. Um arraso!

  33. alguem poderia ajudar

    Onde esta este email, este endereco, esta conta com dados e a forma.

    Para quem quizer ajudar.

    nao achei em nenhum lugar e eh muito importante!!!

     

  34. Querido Luís Nassif,

    Querido Luís Nassif, obrigado.

    Os milhões de miseráveis agradecem, e cada um gostaria muito em te abraçar e dizer: você faz a diferença, e nunca vai desistir de nós.

     

  35. Orquestração da direita

    Parece que Dilma já cedeu. Só deve ficar mesmo o bolsa família. O restante de gastos, os que dependem do orçamento, estarão sujeitos a redução, como afirmou Berzoini agora à tarde.

    E o aumento de arrecadação via aumento de IR, IOF e outros, via decreto, já estão sendo devidamente bombardeados. Resultado: os ajustes cairão somente nas costas dos pobres e os meninos da Chapada do Ibiapaba podem voltar para a roça.

    É nestas horas que dá para entender porque o PSOL e outros partidos mais à esquerda não apoiam o PT.

  36. Texto primoroso, Nassif.
    Seu texto me deixou quase chorando, Nassif. Não sei se você notou quando passou por Tianguá, uma cidade que fica um  pouco antes de Ubajara, a quantidade enorme de ônibus escolares de cor amarela que transporta a garotada da zona rural para as escolas situadas na sede do município. Certamente tais ônibus podem ser vistos também em Ubajara, porque eu  já os vi em diversos outros municípios cearenses. À noite, eles transportam os jovens alunos que frequentam diferentes cursos na Universidade Vale do Acaraú, em Sobral. Esses ônibus foram “doados” pelo governo federal através do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) que consiste na transferência aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, de recursos financeiros para custear a oferta de transporte escolar aos alunos da educação básica pública residentes em área rural. O objetivo é garantir condições de acesso à educação. Outros  programas sociais do governo, tais como bolsa família e luz para todos, alavancaram o crescimento das cidades da região, como nunca. Quando eu penso que tudo isto pode ser jogado fora me bate um desespero do tamanho do mundo.

  37. Não costumo acompanhar o que

    Não costumo acompanhar o que escreves, nem este Portal/ blog, mas, para a minha surpresa, quando estava a pesquisar sobre alguns assuntos (Projetos de Assentamento) ligados ao INCRA (o site estava ‘fora do ar’ pela manhã), quando apareceu esta matéria (talvez por mencionar a Cuesta da Ibiapaba, chamou minha atenção). Li a chamada e considerei interessante e conveniente ler e comentar, pois, por incrível que pareça, trata justamente de um município que conheço bem.

    Croatá era um antigo distrito de Guaraciaba do Norte, lugar que minha família escolheu para viver há anos e lugar que aprendi a amar como segunda casa, pois sou de Fortaleza, mesmo sem saber os motivos reais da emancipação.

    Tenho vinte e nove anos, pertenço a uma família simples e numerosa, estudei em escola pública, sou graduada em instituição pública federal, e, por acaso, conheço Croatá [que era um distrito distante de Guaraciaba do Norte quando nasci, por isso esse local não tinha quase assistência na década de 80; mas, segundo meus parentes, havia luz elétrica muito antes de eu nascer, tanto que onde minha vovó e meu vovô moravam, localidade de Saco da Babosa, hoje distrito de Betânia-Croatá, tinha máquina forrageira, motor para puxar água, etc., muito antes da emancipação e todas essas máquinas precisavam de energia para funcionar] com a palma da minha mão.

    Fiquei surpresa com o primeiro parágrafo da matéria, pois a história que conheço é diferente (de dificuldade, é lógico, mas a organização de um município não é tão “simples” e vergonhosa assim; o Distrito de Croatá começou a mudar, a crescer, quando estruturaram o município e levou tempo) e lembro do esforço do meu tio-avô, Manoel Ribeiro Melo (no documento está, “de Melo”) em um dos casos:

    Link

    Talvez não tenha como defendê-los, os políticos que não “mamaram” ou não se “apoderaram” do dinheiro público, mas não me recordo dessa Croatá miserável que foi exposta neste texto, pois cresci vendo o município de Croatá (década de noventa) crescendo a cada dia. Fico feliz por essa iniciativa que ajuda jovens carentes a dominar instrumentos tão complexos; mas gostaria que, pelo menos, apurassem os fatos e retratassem Croatá, a da Cuesta da Ibiapaba, como um município jovem, sim, mas com história maior que esses últimos “doze anos”. 

     

    Ah, só para constar: meus primos, primas, irmãs, todos nós, estudamos em escola pública e, que eu saiba, nenhum foi “apadrinhado”. 

    1. Croatá….

      Croatá fica longe do Rio, mais de 2 mil kms.

      Mas a internet existe.

      O Município nasceu em 1988, de fato.

      Havia luz?

      Com certeza, mas havia LUZ pra TODOS?

      O comentário acima sugere que sim. 

      Não, talvez na casa de seus parentes, sim.

      O fato é que o IHD de Croatá foi de 0,214 em 91, de 0,372 em 2002 e de 0,590 em 2010.

      É um fato.

      Prefiro acreditar em fatos, declino do resto!

      Viva Croatá!

      http://www.deepask.com/goes?page=croata/CE-Veja-o-IDH-Municipal—indice-de-desenvolvimento-humano—do-seu-municipio

       

      1. Bom, o link que postei era de

        Bom, o link que postei era de um processo no Tribunal de contas dos municípios, mas infelizmente, não apareceu. Mas se você quiser conferir o processo é: PROCESSO N. º 1996.CRO.TCE.27393/02. 

        Não sei o motivo do bloqueio do link, afinal você postou o seu link e não aconteceu nenhuma possível censura, mas, tentarei novamente, qualquer coisa abro um processo formal.

        Nesse link há pelos menos uma prova de que Croatá não era abandonada:

         http://www.tcm.ce.gov.br/servicos/uploads/O/050/1996/2739302/CRO-1996-TCE-11-02739302-O-0000272010_.pdf?p=20141105101113

         

        João Maurício Pimentel, você tem o direito de acreditar na realidade que você quiser, e, inclusive, que eu não existo ou que a minha família foi “privilegiada” com energia elétrica [o que não é verdade]. Quanto à distância de mais 2.000 km, não parece tão longe, já estou acostumada com cariocas no Ceará [e com meus parentes a migrar para o Rio de Janeiro, São Paulo], nosso Estado serve a todos, menos a nós [turismo em 1º lugar…]. Quanto à estatística, matéria que eu gosto muito, eu aprendi que nem sempre a fonte, a origem, é segura, pois os interesses prevalecem [e acredite, há Órgãos para tudo neste mundo!]

        Mas se quiser visitar  o Ceará, e Croatá ou apurar alguma coisa, será bem recebido [ a casa é simples, mas existe], não precisa declinar, não. E, que ironia, eu não sou hoje, por acaso, uma violinista, porque tive de começar a trabalhar cedo. Temos as nossas realidades, mas, infelizmente, a minha desaparece.

         

        1. Caro Alves,

          Nasci em Fortaleza em uma casa com água encanada e luz elétrica. Toda a minha família puxava água de cacimba e acendia lamparina. Qual  lado lhe interessa?

          Leia o texto outra vez, quem sabe você entende que não diz  que não havia energia elétrica no local, mas o programa Luz para todos provocou uma grande mudança na vida deles. Provavelmente, nada mudou na vida de sua família.

           

          Em tempo: nascer em uma casa com água encanada não significa ter água todo dia. Tá me entendendo?

           

          Em tempo 2 : Nassifi, belo texto!  Enquanto uns mostram uma consciência social elevada, outros mostram com faz sentido um ensino bíblico que diz que é mais fácil um camelo passar no fundo da agulha do que um rico entrar no reino dos céus.

  38. Orquestra Sinfônica Estrela da Serra

    O artigo é uma linda história poética ,mas, já que escreveu sobre o assunto, porque não colocou o e-mail e a conta corrente para as doações?Muita gente aquí do suldeste é a favor do bolsa família e votou na Dilma.Eu ,por exemplo , voto com o PSOL e voto com o PT para a presidência, pois , essas tres gestões já contribuiram para uma mudança social expreciva na nossa sociedade e para o progresso do Brasil e muito ainda precisa ser mudado, principalmente no norte e nordeste .

    E VIVA O BOLSA FAMÍLIA COM TODOS OS SEUS  ERROS E ACERTOS.!!!!!!!!!!! 

     

  39. “Para Dilma ouvir e pensar: a

    Para Dilma ouvir e pensar: a Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra

    seu Nassif mais realista que o rei no atropelo da guerra midiática de apoiar e defender a nobre causa do governo Dilma acaba, no calor dos acontecimentos e das escrituras, propondo complicações extremadas à vida já atribulada da pobre presidenta:

    Para Dilma ouvir e pensar…

    Dilma

    ou ouve ou pensa

    ou isto ou aquilo

    ou assobia ou chupa cana

    querer gestão Dilma no modo de sinergia sistêmica holística ouvir e pensar simultânea é muito para um primitivo estilo analógico desonerativo um mais um igual a três fora os noves vai dois… cobra derrama de mais e mais impostos e dízimos de sacrifício e oferenda do sofrido povo fiel.

     

     

     

  40. Assim não dá. Dias cinzentos,

    Assim não dá. Dias cinzentos, o Brasil desmoronando nas mãos de uma presidente metida a santa, egocêntrica e … inerte. Milhões de pessoas sofrendo e morrendo porque lhes roubaram os países e o Nassif vem com um texto desses?

    Chorei.

  41. Pra quem ainda não conhece,

    Pra quem ainda não conhece, veja  o site ou a página do face do projeto Neojiba, aqui da Bahia. Inspirado no venezuelano El Sistema, esse núcleo de orquestras infantis e juvenis tem hoje centenas de crianças e adolescentes, a maioria jovens pobres da periferias. Sua orquestra principal tem se apresentado com solistas renomados e vem sendo aplaudida em palcos de todo o mundo. Agora, eles desenvolvem um outro interessante projeto, de fabricar instrumentos em PVC. Engraçado que vendo a imagem da jornalista que chuta refugiados,  meu primeiro pensamento não foi que ela fez isso por xenofobia ou coisa parecida. Minha impressão é que ela queria mesmo era levar uma boa imagem, pra agradar aos donos.  E eu me pergunto: nosso jornalismo, que hoje também parece chocado com esta imagem, tem agido diferente? Eu não morro de amores por este governo e sonho que a esquerda consiga chegar nas próximas eleições com um candidato bom e com chances, mas como diz o valente padre Alberto que canta Luiz Gonzaga nas missas da igreja de Canudos: é preciso enxergar que os que querem tirar esta presidente são os mesmos interesses dos que queriam acabar com o Belo Monte. 

  42. Para Dilma sonhar

    ALFA DO CENTAURO

    by Ramiro Conceição

     

     

    A primavera do contentamento

    converteu-se agora em outono.

    O uirapuru que outrora cantava

    agora quieto adormece à janela.

    E a música que acalentava sonhos,

    hoje, virou a insônia de tormentos.

     

    As nossas  gargalhadas  compridas,

    as nossas juras ensandecidas, hoje,

    são  cicatrizes em  nossos  sorrisos.

    Agora,  ao invés do entrelaçamento de nossos braços

    ao enfrentamento de qualquer um de nossos horrores,

    há somente nós…  Seres incompletos…   E separados.

     

    Porém em nós, os construtores dum jogo amoroso

    não restrito a nós, mas ao mundo em que vivemos;

    em nós, os exilados, os tradutores do fogo sagrado

    e, ao mesmo tempo, tão orgulhosos, tão avarentos,

    gulosos, irados, luxuriosos, invejosos e preguiçosos;

    ainda assim, em nós, por mentira que pareça, nascem

    as libélulas metálicas ao retorno –  à Alfa do Centauro.

     

     

     

  43. Jornalista, Orgulho Das Gerais

    Emocionante!

    Seguir Nassif, é seguir o Brasil “Puro”. 

    Presidenta Dilma, mais uma vez se orgulhará da  juventude barsileira, e com toda certeza continuará apostando nela.

     

     

     

  44. Elogio

    Excelente o texto do Nassif! Revela, muito bem, a realidade! Ele equilibra, com maestra, razão e emoção. Embora seja um tema tenso, o texto é leve e flui na mente e no coração, iluminando pensamentos, idéias e sensações

    Por falar em maestria, nota dez, com louvor, para a ousadia e coragem do maestro! Brasileiro é um povo muito bom! Essa mistura de raças e culturas fez de nós um povo criativo, alegre e lutador. Pena que a autoestima de muitos de nós ainda é muito baixa e, diante dos “homens de bens”, a maioria ainda abaixa a cabeça. 

    Que essa crise seja um marco para o Brasil! Um momento para o povo despertar sua mente e seu coração e perceber que nós somos a maioria e temos, sim, o poder de mudar o país! E mudar pra melhor, Muito melhor!

  45. Para Dilma ouvir e pensar: a Orquestra Estrelas da Serra

    Luiz Nassif,

    muito bom seu texto! Você dosou muito bem a beleza e a sensibilidade que uma Orquestra Sinfônica nos remete, e extraiu a profundidade e sinceridade, desnundando a hiprocrisia da nossa sociedade dita “educada, solidária, sensível e justa”.  

    Parabéns para esta brava gente brasileira (artistas Meninos, Meninas e Maestro Hélio) e a você por nos apresentá-los e nos fazer refletir.  

    Muito obrigada!

     

  46. Primeiro incentivador
    Nassif. Tudo em seu texto é verdadeiro. Lindas palavras. Há somente um pequeno engano, pois a Orquestra é Filarmônica, e não Sinfônica. Sou filha de Silvério Oliveira, músico, um dos primeiros incentivadores deste projeto, que foi quem organizou a primeira turma de Flauta doce sem relação com Gestão municipal. Somente posteriormente, o Maestro Hélio se juntou ao meu pai, e juntos deram prosseguimento, sendo que meu pai não pode continuar tão engajado como gostaria devido ao trabalho e outras ocupações pessoais. De início, foi somente meu pai. Fico triste de não mais o citarem como colaborador, incentivador e primeiro idealista. Enfim, não desmereço suas palavras, mas se não tivesse existido a primeira turma, com meu pai, não haveria este lindo projeto hoje. Se não me falha a memória, em 2009.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador