Para entender a estratégia Gilmar-Toffoli no TSE

O relatório do corpo técnico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontou meramente problemas formais nas contas de Dilma Rousseff e do PT.

Ocorre o seguinte: devido aos riscos de notas fiscais falsas, boletos bancários fraudulentos, é lento o trâmite para pagamento de serviços prestados.

O comitê recebe a Nota Fiscal, comprova se houve prestação de serviços e, depois, efetua o pagamento.

Essa demora provoca alguns problemas formais. Por exemplo, a NF é emitida no período contemplado pelo primeiro balanço parcial. Mas o pagamento é efetuado apenas em data posterior, entrando na segunda parcial.

Não se trata de sonegação ou de recebimento de dinheiro não contabilizado, mas de uma questão eminentemente formal. Fundamentalmente é isso o que consta do relatório.

Informações que correm no TSE é que a intenção dos técnicos era a de recomendar medidas formais de punição ao PT, como a suspensão por alguns meses do recebimento do fundo partidário. São essas as conclusões que passaram a ser exploradas

Mas teriam sido convocados por Gilmar Mendes, que – segundo um membro do TSE – teve um “piti” e deu-lhes uma dura no sentido de mudar as análises sobre os problemas formais, qualificando-os como “faltas graves”.

Ao mesmo tempo, a oposição montou duas jogadas através da mídia:

  1. A informação do Consultor Jurídico (que sempre atuou como braço auxiliar de Gilmar) de que o Procurador Geral Eleitoral Eugênio Aragão é o candidato preferido do Palácio para o STF (Supremo Tribunal Federal). A intenção foi inibir as ações legalistas de Eugênio, que tem demonstrado independência nos seus parceres. As últimas manifestações de Janot, no entanto, mostram que o objetivo foi alcançado: como se diz no mercado, Janot “piscou”, mostrou fragilidade.
  2. A matéria da IstoÉ, com a falsa acusação de que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot teria proposto esquemas para as empreiteiras, visando livrar o governo. A intenção, mais uma vez, é intimidar o Ministério Público, visando prevenir qualquer decisão contrária ao esquema Gilmar-Toffoli.

Essa jogada foi ensaiada na Veja, através de uma nota pequena plantada. Na semana seguinte, tornou-se capa da IstoÉ.

Todos esses movimentos não foram captados nem pelo estado maior de Dilma nem pelo PT, apesar de alertados há vários dias sobre as manipulações que viriam pela frente.

Segundo Ministro do TSE, a medida não irá levar ao impeachment ou decisão mais drástica. Mas abrirá espaço para que a oposição atazanar o governo nos próximos anos, com ações de todo tipo. Além de desgastar todos os Ministros e procuradores que se comportem com independência em relação à mídia.

Luis Nassif

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu fico aqui pensando, será

    Eu fico aqui pensando, será que só tem esses dois tres juizes no judiciario? Os outros ministros do tse, stf, entre outras siglas estão fazendo o que? O judiciario, o mp pertencem a tres ou quatro apenas? Não está na hora dessa turma mostrar mais apreço e competencia pelo cargo que ocupam?

  2. protesto!!!
    0 meu voto não

    protesto!!!

    0 meu voto não ser boicotado pelo jagunço gilmar mendes

    e seus conluiados retrógrados que tentam o golpe faz tempo.

    imagine esse patrimonialista-golpista ultrapassado

    golpear a democracia,

    cassar o voto de milhões de brasileiros.

    a resistencia será inevitável.

    ou retroagiremos a décadas de obscurantismo e demorará

    mais um tempão para recuperarmos esses tempos de

    transformação e progresso social.

  3. Interessante que, há uns

    Interessante que, há uns quatro anos atrás, quando critiquei Toffoli neste espaço pela primeira vez, a militância caiu de pau. Aleguei que ele não tinha os predicados mínimos que o cargo exigia, pois subira exclusivamente por ter sido advogado do PT e trabalhado com Dirceu na Casa Civil. Havia sido reprovado poucos anos antes em concurso para juiz em Rondônia (!!) e não possui sequer mestrado. 

    Mas, Toffoli foi indicado pelo governo do PT, e sabemos que o governo não erra. Portanto, pedras no comentarista “demotucano”. 

    Fica a reflexão para a militância.

     

    1. Toffolli mostrou a que veio

      Toffolli mostrou a que veio no episódio da constitucionalidade da lei de auto-anistia imposta pela ditadura civil-militar. Seu parecer, aprovado por Lula, norteia a vergonha aprovada pelo STF.

    2. Neste caso a presidenta não

      Neste caso a presidenta não pode ser criticada. A militância petista, inclusive eu, amiúde criticamos o tecnicismo das indicações para o STF que sempre se voltava contra o governo. Exigíamos uma indicação próxima dos interesses do governo como acontece em qualquer suprema corte do mundo, sem esse alarido hipócrita e seletivo que a mídia faz para desqualificar as indicações. Assim como Ayres e JB, Toffoli foi indicado como contrapeso a maioria formal dos ministros do STF que para mostrar uma suposta independência que só é reconhecida pela velha mídia se seus votos forem sempre desfavorável ao governo, assim se posicionam em desacordo com provas e por meio de malabarismos jurídicos têm colocado o governo na guilhotina. O que faz Toffoli? Mostra-se um homem moralmente fraco, incapaz de se impor pelos fatos e as circunstâncias e se une aqueles que militam no STF como membros de um partido político de oposição. Vai mais além, se deixa cooptar por um ministro completamente tresloucado, sem nenhuma compostura, uma mácula para o STF pelos votos eivados de juizo de valor que costuma proferir salivando contra o PT. O STF é grande demais para Dias Toffoli e sua presidência no TSE é a prova cabal da amazônica incapacidade intelectual, jurídica que lhe falta. Não tem estofo para ocupar a presidência do TSE, ainda mais num momento histórico delicado quando os ânimos estão exaltados em função do resultado das eleições passadas cujo candidato derrotado não consegue assimilar o veredito das urnas e as forças conservadoras de oposição que sofreram mais uma derrota se erguem para mudar a vontade do eleitorado no tapetão, contando com o indefectível aliado de plantão que só permanece como ministro graças a essa blindagem que lhe permite agir contra as mais comezinhas regras do decôro. Toffoli não consegue liderar os ministros do TSE como força positiva para contribuir com a distenção do delicado momento político e num gesto absolutamente precário se socorre a Gilmar, o incendiário, para inflamar ainda mais o ambiente e contaminar o colegiado daquela corte sem medir as consequências de seus atos, municiando os grupos de extrema direita que teimam em ir para ruas, embora a maioria silenciosa esteja satisfeita com os resultados das urnas. Ainda falta um cadáver, o que aparecer tem um responsável, Dias Toffoli.

  4. A ideia do possível golpe

    A ideia do possível golpe começa a desvanecer.

    Nunca houve possibilidades real para propor impeachment

    Pressões sempre houve e haverá.

    Parece que o PT e Dilma pouco se importam com ela.

    Aí o risco maior.

    Que eles não pensem que nomear Levy vai acamar o mercado ou quem quer que seja.

  5. “Mas teriam sido convocados

    “Mas teriam sido convocados por Gilmar Mendes, que – na segundo um membro do TSE – teve um “piti” e deu-lhes uma dura no sentido de mudar as análises sobre os problemas formais, qualificando-os como “faltas graves””:

    O que eh I LE GAL

    E muito mais pra juiz de supremo.

  6. Chega!!!

    Já CHEGA!!!! Essa oposição ao invés de criar leis, ou propostas pro avanço do país fica querendo de todas as maneiras atravancar o progresso! Já passaram de todos os limites. Temos, nós a sociedade, que começar a mostrar os malefícios desse tipo de atuação desses que vemos como verdadeiros golpistas.

    1. Chega!!!

      Concordo Acácia!  Chega de aturarmos uma cambada de políticos, que não têm moral alguma para se insurgir contra um governo democraticamente eleito. Políticos esses que nada contribuiram para o desenvolvimento  do país e bem estar do povo brasileiro!  Políticos que se ajoelham ao Grande Irmão e, sem moral tiram seus sapatos à revista!  Políticos que jamais deixarão de ser os “mauricinhos” de outrora. E por falar nisso : Onde anda Álvaro Dias? 

  7. Detalhes adicionais

    É preciso também mencionar que, mesmo no caso de uma (agora provável) rejeição das contas de Dilma, o caso permite uma série de recursos no TSE antes de ser dada a sentença final. O julgamento deverá durar não meses, mas anos. E muitos se esquecem do seguinte:

    1 – Os mandatos de Toffoli e Gilmar Mendes no TSE vencem no primeiro semestre de 2016; o do ministro João Otávio de Noronha, já vence no segundo semestre do ano que vem.

    2 – Toffoli não pode ser reconduzido, pois está no segundo mandato. Gilmar Mendes e Noronha poderiam ser reconduzidos em tese, pois ainda estão no primeiro mandato. Mas Dilma tem a prerrogativa de não renová-los, e escolher outros membros através de lista tríplice enviada pelas áreas de origem.

    3 – Nesse caso, assumiriam o TSE, representando o STF, provavelmente Teori Zavascki e Luis Barroso, que hoje já são suplentes. Pelo STJ, poderia vir Antonio Herman ou Napoleão Nunes (hoje suplentes).

    Ou seja, quando a rejeição das contas de Dilma vier a ser julgada pelo TSE em sua sentença final, a sua composição certamente será muito diferente da atual.

     

  8. Sempre o Gilmar
    Nassif, fico aqui lendo, perplexa, as armações que você tem lucidamente publicado. Qual o retorno que você tem do planalto? Da presidenta diretamente, ou do Rui Falcão? Nem há um interlocutor empossado. Temo por essa apatia.

    1. Piada,
      Eliana, reação de

      Piada,

      Eliana, reação de típica de quem se vê contrariada pela razão e não tem o que falar

      Deixe a mente trabalhar um pouco

    2. Interlocutor

      Exatamente, não houve até aqui nenhuma declaração do governo, ainda que em “off”, sobre toda essa movimentação denunciada pelo Nassif. Será que não estão preocupados?

  9. O interessante é que mesmo o

    O interessante é que mesmo o Nassif denunciando a conspiração Mendes-Toffoli-imprensa velhaca-oposição, ninguém processa o Nassif.

    As irregularidades cometidas pelo TSE ao sortear de forma dirigida Gilmar Mendes como relator das contas de campanhas de Dilma e do PT fazem-nos concluir que a justiça no Brasil é uma farsa.

    As pressões sobre técnicos do TSE, PGE e PGR são claríssimas.

    Os indícios da conspiração que afloram na imprensa velhaca todos os dias são evidentes.

    Ora, se existe força-tarefa para prender corruptos e corruptores, por que não existe força-tarefa para prender conspiradores que querem impedir que a vontade soberana do povo se imponha ?

    Eu votei em Dilma, Dilma ganhou por maioria absoluta, exijo que a vontade da maioria seja respeitada, entendeu Gilmar Mendes ?

    E tem mais, devolve logo o processo que julga, no STF, a inconstitucionalidade do financiamento de empresas privadas às campanhas eleitorais. A demora em devolver o processo é pura chicana. 

    1. Contra-golpe

      Não se preocupem… A toda Ação existe uma Reação de força igual e sentido contrário…

      Se houver Golpe…. também haverá Contra-Golpe….. Em caso de Golpe, agirei como o companheiro CHE…

  10.  Será que os ministros

     Será que os ministros Barroso e o presidente Lewandowski do STF, estão de férias, assim como as ” senhoras” que lá trabalham ? Palmas para o Gilmar ! o único  “dedicado”, tendo a seu lado o intrépido Toffoli. E o decano ?, o mais  que adora  a imprensa, como o primo do ex presidente ? Falando em ex presidente, onde andará ele? Também em “retiro espiritual”, como o ” Catão do Paraná” ? São perguntas que me faço diariamente. Esperto é o Sarney, que se aposentou e não terá mais a sorte de ter Foro especial, caso seja “encontrado”.

  11. MONTANHA PARE RATO

    Em face das alvissareiras novas acerca da constatação de meros problemas formais nas contas de campanha, pode-se concluir que ‘a montanha pariu um rato’. Porém, as vis escaramuças prosseguem, e deveriam servir para melhorar o desempenho daqueles que se dispõem a enfrentar a indústria da desinformação e a direita golpista. Há muito o que evoluir nas fileiras progressistas, especialmente em infra-estrutura.

  12. Nassif, isso esta parecendo

    Nassif, isso esta parecendo novela…

    Você escreve e as coisas acontecem…

    O bom seria que alguem tendo este SCRIPT  com estes atores da oposição JÁ DEVERIAM ESTAR SENDO ACOMPANHADOS JUDICIALMETE PELA PF E ABIN, já que é QUASE CERTO parte destes golpistas falam inglês…

  13. Parabéns ao Gilmar Mendes

    Devemos dar os parabéns ao ministro Gilmar Mendes, ele é um funcionário exemplar. Sempre trabalha arduamente para não desapontar os interessses de quem o indiciou. Bobo, é o PT de não indicar misnistros com pensamentos ideológicos semelhante ao partido. O PT precisa analidar um pouquinho a corte dos EUA e aprender com o PSDB, repúblicanos e democratas como nomeia ministros da suprema corte.

  14. Vou repetir:
     
    O PT é

    Vou repetir:

     

    O PT é masoquista!

     

    Dilma se comporta como uma masoquista!

     

    Apanhar da mídia e de certos doutores é a razão de viver do PT e da Dilma.

     

    Caso encerrado!

  15. O caso Toffoli

    Se Toffoli um dia cair… estara so. Não tera os amigos que traiu e os novos “amigos” não ficarão la para acudi-lo. Esse sempre foi o destino dos traidores por interesse. Ninguém os quer por perto quando não precisam mais deles. 

  16. Nassif, que tal começar um

    Nassif, que tal começar um movimento pelo impeachment de Gilmar Mendes? Pena que já passei dos 70 e não estarei viva para ver como esse “ministro” vai entrar para a História de nosso país. Ele e alguns políticos como o ex-presidente FHC, Aécio Neves, José Serra, Eduardo Cunha etc etc. Espero que acabem recebendo o opróbrio que merecem, ao invés de, após a morte, ter os “malfeitos” do passado esquecidos.

  17. “Todos esses movimentos não

    “Todos esses movimentos não foram captados nem pelo estado maior de Dilma nem pelo PT,(…)

    Estão procurando nos manuais o que fariam Gramsci, Lenin… ou Brandt. Coração de planilha é brincadeira?

  18. O Velho PT de “guerra” que

    O Velho PT de “guerra” que perdeu o time e que não consegue captar o Zeitgeist. Agindo tal qual o brasileiro de modo geral. Depois de “a casa arrombada acordei” como dizia Martinho da Vila.

     

    CAMPANHA DO PT PEDE AO TSE QUE ANALISE CONTAS DE AÉCIO

    :

     

    Após parecer de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral sugerir a rejeição às contas de campanha da presidente Dilma, o comitê petista protocolou um pedido para que o tribunal também verifique as contas do adversário tucano Aécio Neves; documento menciona “inconsistência em relação a fornecedores” e pede que sejam confirmadas, por exemplo, a existência das empresas que prestaram serviço à campanha do PSDB, a idoneidade dos documentos apresentados para comprovar os gastos e se os estabelecimentos estão autorizados a prestar os serviços descritos nas notas fiscais

     

    9 DE DEZEMBRO DE 2014 ÀS 12:51

     

    247 – Diante do parecer de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que sugere ao ministro Gilmar Mendes a rejeição das contas de campanha da presidente Dilma Rousseff, o PT protocolou nesta terça-feira 9 um documento um pedido de diligência na contabilidade da campanha do adversário do PSDB, Aécio Neves.

    De acordo com a coluna Poder Online, do portal iG, a campanha petista menciona no documento “inconsistência em relação a fornecedores” por parte dos tucanos e pede, por exemplo, que sejam confirmadas a existência das empresas que prestaram serviço à campanha, a idoneidade dos documentos apresentados para comprovar os gastos e ainda se os estabelecimentos estão autorizados a prestar os serviços descritos nas notas fiscais.

    O pedido do PT cita vários fornecedores da campanha tucana. Segundo o Poder Online, a ideia de pedir a análise das contas de Aécio surgiu ontem em uma reunião de equipe da presidente. Gilmar Mendes, que é relator das contas de Dilma, pode ou não acatar a posição dos técnicos na formação de seu voto, que irá ao plenário do TSE.

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/163126/Campanha-do-PT-pede-ao-TSE-que-analise-contas-de-A%C3%A9cio.htm

     

  19. Não mexa comigo que não

    Não mexa comigo que não mexerei contigo e assim o PT fica sempre na defensiva só reagindo depois de levar meia hora de um sacode coreano.

     

     

    Aécio usou recursos de origem ilegal em sua campanha

     

    O repasse de R$ 100 mil da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) é ilegal por se tratar de entidade de classe

    O PT protocolou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (3), na qual apontou mais uma irregularidade na prestação de contas eleitoral do candidato derrotado à Presidência, senador Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo a ação, consta na documentação da campanha tucana doação no valor de R$ 100 mil  vedada pela legislação eleitoral.

    Dois dias após a Corte liberar o acesso a documentação completa das contas de Aécio, os advogados do PT verificaram a existência de um repasse da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) para o diretório nacional do PSDB. Por se tratar de entidade de classe, a doação é proibida pela legislação eleitoral.”É vedado, a partido e candidato, receber direta ou indiretamente doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, procedente de entidade de classe ou sindical”, determina o artigo 24, inciso VI, da Lei 9.504/97.

     

     Segundo a ação, há evidências que o valor doado tenha sido repassado da conta do partido para a campanha do tucano, em transferência registrada no dia 31 de julho. Caso a movimentação seja comprovada, Aécio poderá ter as contas reprovadas pelo TSE.

    Outras irregularidades – No último sábado, o PT recorreu ao tribunal para pedir a impugnação das contas de Aécio pelo pagamento irregular aos ex-ministros Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Brito e Carlos Veloso.

    Pagos com recurso de campanha, os escritórios de advocacia dos magistrados foram responsáveis pela elaboração da defesa de Aécio em relação ao uso de recursos públicos para a construção do aeroporto de Cláudio (MG), na fazenda de familiares. O escândalo veio a público em julho deste ano. A obra, no entanto,  é datada de 2009.

    Na ação, os advogados do partido afirma que o serviço prestado no valor de R$ 114 mil, sendo R$ 56 mil para Britto e R$ 58 mil para Velloso, configura ilegalidade por tratar de fato ocorrido fora do período eleitoral. Além disso, a defesa atuou em nome do próprio Aécio, em caso anterior a sua condição de candidato, não podendo assim ser paga com dinheiro de doação eleitoral.

    Outra irregularidade nas contas do PSDB estaria na emissão de três notas fiscais de gráficas, duplicadas e emitidas fora do prazo eleitoral. O valor total dos serviços ultrapassa R$ 2,5 milhões. Foi observada também a falta de numeração nas notas, o que dificulta a conferência das informações prestadas e levanta ainda mais suspeitas de fraude e nulidades.

     Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias. http://www.pt.org.br/aecio-recebeu-doacao-ilegal-de-campanha/

  20. Armadilha


    Toda essa “estratégia” do Gilmar Mendes e do Toffoli só vão resultar no desnudamento do papel de cada um:

    -do Gilmar, em ser apenas um ministro oposicionista, que não tem limites. De fato, não é um juiz, e a partir daí abre-se o caminho para sua futura defenestração caso o Congreso assim decida; pode ser que a composição de agora não o ameace, mas o futuro, quem pode prever?

    -do Toffoli, a imagem de um “traíra”: isso acaba com o prestígio de qualquer um, seja entre os honestos, seja entre os bandidos

    Em dupla, conseguem garantir seu isolamento no STF.

    Dá-se a oportunidade de aparecerm os carregadores da tocha da oposição, resultando na impossibilidade de termos uma oposição útil e programática.

    Para o PT, reforça a imagem de um partido perseguidos pelos ricos e poderosos: um argumento muito útil e efetivo para ganhar eleições.

    Quero mesmo é ver o fim do julgamento da proibição de doações empresariais. Poderá o Gilmar manter o processo em sua gaveta indefinidamente?

  21. Gilmar Mendes tem todos os

    Gilmar Mendes tem todos os defeitos como juiz, mas como homem tem uma qualidade: é leal ao seu grupo. Toffoli é medíocre como juiz  (se assim não fosse não se deixaria montar pelo Gilmar) e como homem  nem a qualidade da lealdade tem.

  22.  
    Essa estrategia

     

    Essa estrategia Gilmar-Toffoli constitui uma conspiração contra o Estado Democrático de Direito, com o apoio dos grupos de mídia e do PSDB.

    Se não tivermos órgãos internos para investigar e punir essa conspiração, temos que denunciá-la à ONU e à imprensa internacional.

    Essa estrategia Gilmar-Toffoli tem por objetivo inviabilizar o Brasil e o seu governo, coisa muito mais grave que o apurado na  “Operação Lava-Jato”.

  23. Chantagear um senador, um

    Chantagear um senador, um deputado, um ministro ou procurado da república NÃO É CRIME?

    Pode um veículo de mídia atacar preventivamente para obter resultadso politicos?

    Sem prova?

    No Brasil vale tudo?

  24. Lições

    Ao final dessa novelesca conspiração bem planejada por Gilmar – Aécio – Mídiona, que vença o Golpe de Estado ou não, ficarei com dois reforços de lições das antigas:

    – O preço da nossa adolescente (ainda) democracia é nossa eterna e rebelde vigilância;

    – O republicanismo suicida de Lula e Dilma tem nos causado sérios prejuízos, sustos e noites inteiras insones (o ápice disso em mim está sendo a noite no pós 26/10/2014 que insiste em não acabar).

    E Gilmar Mendes, ganhando ou não, já deixa para a sociedade brasileira esclarecida um feito e uma herança digna entre os piores seres desprezíveis da nossa história: a certeza de que o Poder Judiciário, e isso desde as Capitanias Hereditárias, é o extrato do nosso Estado mais calhorda que existe, pois totalmente covarde frente aos “donos” da Terra de Vera Cruz ou umbilicalmente ligado ao que há de mais horrendo e podre no nosso país.

    Eu pessoalmente não nutro, nunca nutri, nenhuma simpatia ou endeusamento na direção da maioria desses nossos juízes, de qualquer instância, ou justiceiros baratos; nossa Democracia só terá plena confiança de minha parte no dia em que togadas deixem de ser tratados e referenciados como semi deuses… aliás, até Aquiles e Hércules, esses sim autênticos e destemidos semi deuses sentiam no corpo a reação intempestiva de seus adversários, Aquiles foi pego pelo calcanhar, Hercules pelo coração… penso que pessoas como Gilmar Mendes e outros de seu quilate se reivindicam estarem além dos poderes até de deuses do Olimpo.

    Que venha o seu funesto golpe sr. GilmarMendes.

  25. As coisas  logo  vão

    As coisas  logo  vão clarear.

    Tenho divergências com a forma que o PT

    atua em vários setores  mas dessa vez parece

    que a estratégia de “dar a corda” está funcionando.

    Juntar  FHC,Serra,Aécio,Aloysio,Marco Villa(?)

    Gilmar Mendes na mesma clareira…putz.

    Linha maginot da oposição!

  26. O procurador Janot já sentiu

    O procurador Janot já sentiu o golpe da imprensa. Acossado, fez um discurso hoje execrando o governo e a administração da Petrobrás e citando somente a AP 470 exemplo de  “corrupção” no pais.

    Esse é mais um que vai se ajoelhar para a imprensa. Mesmo que a imprensa esteja representada pela “Quanto É”, ops, Isto é. Mais um medroso.

    1. O Procurador da Republica se
      O Procurador da Republica se esta mesmo combatendo a corrupção ele esta fazendo o papel dele masficar incriminando o PT. isso não podemos permitir
      Tivemos o explo do processo 470 e ficamos esperando eles inventarem o enredo para condenar Caso isto ocorra não podemos ficar calados e nem a Presidenta. Dessa vez vamos para rua denunciar movimentos sociais, sindicatos e forças pró pprogressistas.

  27. Nassif

    Nassif, dizer que a Dilma tem um estado maior para acompanhar a articulação do golpe é forçar a barra. Que eu saiba de humorista você não tem nada.

  28. Para entende a Estratégua de Gilmar Mendes e Dias Toffoli

    A aprovação das contas das Dilma Rousseff com o aval de Gilmar Mendes evitará graves problemas sociais e econômicos pacificando a sociedade e isolará radicais, retornar ao caminho da normalidade das instituições é principio básico dos três poderes, o bom senso deve prevalecer, o Brasil precisa continuar a desenvolver sua econômia e nada pode ser mais favorável que: Estabilidade política e social, qualque coisa fora disto é uma aventura que todos sabem como começa, mas ninguém sabe como termina, os membros responsáveis do TSE e do STF sabem disto e os aventureiros serão coibidos, é a única saida de bom senso,  pois este estress já cansou e nossas instituições tem a obrigação de acalmar os animos, e ai vamos ás festas de fim de ano, em paz, depois do carnaval os embates continuam. e vamos que vamos.

  29. Você compraria um carro usado de Gilmar Mendes?

    Gilmar Mendes (Gilmar Ferreira Mendes) nasceu em Diamantino, Mato Grosso do Sul, em 30 de dezembro de 1955. Foi advogado da União no governo Fernando Henrique e empossado ministro do STF em 20 de junho de 2002 por indicação do então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, a seis meses do final do governo deste, um governo do PSDB, partido hoje inimigo do PT e da presidente Dilma Roussef. Gilmar Mendes foi presidente do STF de 2008 a 2010.

    Gilmar Mendes é sócio-fundador do Instituto Brasiliense de Direito Publico que mantém uma faculdade, a Escola de Direito de Brasília. Segundo informações do Portal da Transparência da Controladoria Geral da União obtidas por Carta Capital, este Instituto faturou cerca de R$ 1,6 milhão em convênios com a União, no período que vai de 2003 a, provavelmente, 2014. Segundo a Carta Capital, de dez colegas de Gilmar Mendes no STF, seis são professores desse Instituto.

    Entre os maiores clientes do Instituto, estão a União, o STJ e o Congresso Nacional.

    Dalide Corrêa, Diretora-Geral do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, diz em seu blog que “ … a instituição terá, como coordenador de cursos, um dos mais conceituados especialistas em direito constitucional do país: o ministro Gilmar Ferreira Mendes, que presidiu o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça entre abril de 2008 e abril de 2010 (veja perfil). *Seremos uma excelência de ensino. Não teremos mais uma escola, mas, sim, uma escola diferenciada. O IDP já vem oferecendo cursos de pós-graduação e um mestrado muito bem conceituado. Pretendemos fazer o mesmo com o curso de direito*”.

    Segundo a Lei Complementar no 35, de 14 de março de 1979, por seu Art. 36, alínea II, é vedado ao magistrado (Gilmar Mendes é um magistrado) “exercer cargo de direção ou técnico de sociedade civil, associação ou fundação, de qualquer natureza ou finalidade, salvo associação de classe, e sem remuneração;”. Esta é a lei, e lei vale, também, como sabemos todos, para ministros do Supremo, ou deveria valer.

    Gilmar Mendes, porém, apesar da lei, é “coordenador de cursos” do IDP, bem como seu sócio-fundador. Embora a alínea I, do Art. 36, da Lei acima mencionada, permita ao juiz ser “acionista ou quotista” de sociedade comercial (o IDP é uma sociedade comercial, não é associação de classe), não lhe permite ser “coordenador de cursos”. Dirigir, significa, de acordo com dicionaristas importantes, “coordenar a execução de; conduzir, liderar”. Portanto, “coordenar”, a função de “coordenador de cursos” de Gilmar Mendes no IDP, é dirigir, é exercer cargo de direção, o que a Lei 35 lhe veda.

    Outro episódio interessante envolvendo o ministro é a Proposta de Ação de Improbidade Administrativa, combinada com ação civil pública de ressarcimento contra Gilmar Mendes e outros feita pelo Ministério Público Federal em 09 de setembro de 2002 referente a seu período ainda como Advogado Geral da União (AGU). A razão da Proposta é a seguinte: “A AGU efetuou, com o conhecimento e a anuência tácita do Dr. Gilmar,  451  ( quatrocentos e cinqüenta e um) contratos informais ímprobos, com a empresa do próprio Dr. Gilmar, locupletando-o, enriquecendo-o ilicitamente. Os responsáveis por tais despesas eram membros da AGU, subordinados ao Dr. Gilmar e dependentes do mesmo para manterem cargos de chefia e funções gratificadas ( DAS etc).” 451 contratos ilegais! Improbidade no atacado, capaz de ruborizar frade de pedra. Certamente, o homem tinha certeza da impunidade, e se deu bem, como ver-se-á.

    Consta ainda na Proposta de Ação: “O Dr. Gilmar, com a ajuda do Dr. Barletta, permitiu e/ou promoveu contratações informais e pagamentos irregulares e ímprobos, efetuados pela AGU, por serviços do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP Ltda., empresa pertencente ao Dr. Gilmar Ferreira Mendes, contrariando o artigo 9º da Lei de Licitação (que proíbe ao dirigente de órgão ou servidor contratar, direta ou indiretamente, com o órgão onde trabalha ou dirige), violando também vários artigos da Lei de improbidade administrativa, na medida em que ele era ao mesmo tempo Ministro de Estado Titular da Advocacia-Geral da União e professor e sócio do referido instituto, que é uma empresa privada que visa lucros.”, grifo meu.

    Você sabe o que aconteceu com essa Proposta de Ação de Improbidade do MPF? Nada! O processo que dela decorreu foi arquivado por decisão da ministra Ellen Gracie! Foi simplesmente arquivado! O MPF recorreu, mas o STF ratificou a decisão da ministra! A Proposta, portanto, foi desconsiderada, ignorada, descartada in limine! Uma vergonha!

    Agora eu lhe pergunto: você teria coragem de comprar um carro usado de Gilmar Mendes? E da ex-ministra Ellen Gracie? Eu não, muito menos confiaria em decisão judicial tomada por qualquer um deles. O mais grave, porém, é que o STF confirmou as decisões estapafúrdias e Ellen Gracie acobertadoras dos malfeitos de Mendes.

    Que igrejinha vergonhosa é aquela composição do STF, para não dizer quadrilha. Se a justiça brasileira fosse séria, aqueles ministros teriam sido processados por formação de quadrilha.

    Pobre Brasil, e pobres os que doaram a vida para derrubar a ditadura, pois seu sacrifício permitiu que sacripantas tomassem o STF de assalto, e é exatamente Gilmar Mendes quem decidirá se nosso voto vale, ou não.

     

  30. Uma Pergunta,que eu quero

    Uma Pergunta,que eu quero fazer.

    Se ficar provado,  essa conspiração  contra a Democrácia. O Senado pode cassar esses dois senhores?

  31. Pastelão circense.

    O Nassif vem mostrando passo a passo as macabras movimentações de autoridades ainda constituídas, que tramam, descobertos de qualquer pudor, contra a Democracia.

    Estas autoridades, embora constituídas, não reúnem mais nenhuma credibilidade. Apenas nos meios de comunicação comprometidos têm seus desmandos tratados com “pseudo seriedade”. Todos têm lado, tem cores, e tem cheiro (de esgoto é claro) e não reúnem nenhum requisito de isenção para procederem este “trabalho”, que só investiga, sempre, e somente só, um lado.

    Graças à internet, viraram palhaços de circo, movimentam-se no picadeiro mambembe com uma austeridade de fazer rir o mais sisudo dos céticos. Perderam totalmente o senso do ridículo. Armam um golpe digno de um pastelão circense. Não passam de palhaços!

  32. O Cheiro do Ralo no Baile da Elite do Atraso

    Deveras divertido apreciar o supremo juíz a tentar utilizar-se de contas de campanha para atazanar a presidenta eleita, quando todo o Brasil aguarda a Justiçionaria, da qual faz parte, explicar por que não se preocupa com, aquele candidato tarado por construir aeroportos, com muito recurso público, em áreas próximas as fazendas da família, e com aquele jatinho “incaível”, mas que lotéricamente caiu, matando o candidato a presidente, até hoje, sem explicação, sem caixa preta, sem voicer, sem lenço, sem documento e o pior, sem dono e interessados, na mídia e na justiça, em saber de quem se trata.

    O Brasil necessita urgente separar da justiça a “maçonaria” e da política partidária a “mídia” , pois do jeito que desandam as coisas nessa camarilha jurísmidiática, o famoso Baile da Dona Aurora acaba sendo de muito maior respeito, e bota mais respeito nisso, quando comparado ao cheiro do ralo na orgia desorganizada dessa gente, o Baile da Elite do Atraso.   

    1. Camarilha jurismidiática,

      Camarilha jurismidiática, qualificação exatíssima sr. Francisco. “Caraca Tamos Robado!” Como pode uma democracia resistir com uma camarilha dessas dentro da justiça? Porra tamo fudido e ainda tem uns carinha de verde mandando recados pra chefe deles e querendo virar super heroi – isso também não é quebra de hierarquia? Tá todo mundo querendo aparecer e fuder com esse país: as patricinhas de Miami, os verdinhos, os capapretas e os noiados pra depois dizer que salvaram o povo brasileiro do bolivarianismo; antigamente fuderam com o país dizendo a mesma coisa, só que o adjetivo de justificação para a merda que fizeram era os comunistas. Recentemente inventaram uma tal figura jurídica com um nome pomposo “Domínio do Fato” para arrumar um chefe para o mensalão do PT e arrombar o dele. Pergunto: vai ter “a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dá” com o tal domínio do fato nos chefes das torturas e homicídios nos quartéis? Ou a jurismidiática vai agir ao contrário do que agiu no mensalão do PT? Acho que é preciso ficar atento e forte, porque a CNV Comissão Nacional da Verdade mexeu com essa gente e tá correndo muitos dolares vindo do norte para finaciar o clima – isso não é novo, no passado já aconteceu e a CNV descobriu. O plano A é ‘jurismidiático’ restabelecer a CVE Comissão de Verificação Eleitoral nos moldes da politica do café com leite. O Plano B é o impeachimam, o plano C é o prendo e arrebento. Volto à pergunta: Como pode uma democracia resistir com uma camarilha dessas dentro da justiça?

    2. Camarilha jurismidiática,

      Camarilha jurismidiática, qualificação exatíssima sr. Francisco. “Caraca Tamos Robado!” Como pode uma democracia resistir com uma camarilha dessas dentro da justiça? Porra tamo fudido e ainda tem uns carinha de verde mandando recados pra chefe deles e querendo virar super heroi – isso também não é quebra de hierarquia? Tá todo mundo querendo aparecer e fuder com esse país: as patricinhas de Miami, os verdinhos, os capapretas e os noiados pra depois dizer que salvaram o povo brasileiro do bolivarianismo; antigamente fuderam com o país dizendo a mesma coisa, só que o adjetivo de justificação para a merda que fizeram era os comunistas. Recentemente inventaram uma tal figura jurídica com um nome pomposo “Domínio do Fato” para arrumar um chefe para o mensalão do PT e arrombar o dele. Pergunto: vai ter “a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dá” com o tal domínio do fato nos chefes das torturas e homicídios nos quartéis? Ou a jurismidiática vai agir ao contrário do que agiu no mensalão do PT? Acho que é preciso ficar atento e forte, porque a CNV Comissão Nacional da Verdade mexeu com essa gente e tá correndo muitos dolares vindo do norte para finaciar o clima – isso não é novo, no passado já aconteceu e a CNV descobriu. O plano A é ‘jurismidiático’ restabelecer a CVE Comissão de Verificação Eleitoral nos moldes da politica do café com leite. O Plano B é o impeachimam, o plano C é o prendo e arrebento. Volto à pergunta: Como pode uma democracia resistir com uma camarilha dessas dentro da justiça?

  33. ” apontou meramente problemas

    ” apontou meramente problemas formais” ??????? Uma empresa chamada Focal Confecção e Comunicação Visual recebeu a bolada de R$ 24 milhões da campanha.A Focal fica em São Bernardo, e um dos seus donos, no papel ao menos, é Elias Silva de Mattos, um rapaz que é motorista e , até o ano passado, recebia R$ 2 mil por mês. Ele se tornou sócio em novembro do ano passado, com participação de R$ 3 mil na composição da empresa. A outra sócia é Carla Regina Cortegoso, com cota de R$ 27 mil. !!!!!!! 

    1. Cara conheço gente do ramo

      Cara conheço gente do ramo grafico.que possui algumas maquinas em um galpam qualquer e um CNPJ que só os ultilizam de 2 em e anos,justamente para produzir material visual de campanham eleitoral.

      O foda dos avanços da internet é esse. os emaranhados de informações chegou antes dos individuos ter desenvolvido sua capacidade critica.E a acreditam que todo o conhecimento do mundo provem  exclusivamente de redes sociais.

      1. A reportagem da Folha falou

        A reportagem da Folha falou com Mattos :
        “Eu sabia que ia virar transtorno na minha vida. Eu não posso dar entrevista, não estou preparado para falar. Eu não sou nada, vai lá conversar com eles”. Mattos se referia à empresa. Em 2005, com outra composição societária, sem o motorista, a Focal foi apontada por Marcos Valério — aquele do mensalão — como uma das destinatárias de recursos do esquema, por indicação do PT.

        1. Bom espero que a folha

          Bom espero que a folha entreviste,também algun socio de uma das 28 empresas abertas esse ano para atender a campanha do Aecio.E principalmete uma em especial a Locmax que segundo a FOLHA criada em julho deste ano tem como unico cliente o comite Presidencial do PSDB.tem o nome do cara lá também,Marcelo Martins mais creio que se tratando dos Tucanos a verba não vai dar para fazer uma apuração mais profunda, com quem tem ligações quanto ganhava se é o mesmo Valerioduto do mensalão tucano.Mais será que o PT foi tão burro assim de recussitar  uma empresa já carimbada de 2005?

  34. Gilmar já perdeu…

    como perderam todos aqueles que, fora das regras, persistiram em fazer de cada passo uma chegada triunfal

    quanto a isto nossas instituições e as pessoas por elas responsáveis apresentam forças bem equilibradas

    dificílimo, portanto, para uma só pessoa, ou mesmo duas, fazer de cada dia um dia triunfal, quando fora das regras

  35. Dantas, de novo

    Dois destaques:

    1) “A informação do Consultor Jurídico (que sempre atuou como braço auxiliar de Gilmar)…”

    2) “A matéria da IstoÉ, com a falsa acusação de que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot…)

    Faltou uma terceira perna nessa plantação do esquema Gilmar-Oposição-PIG, a repercussão rápida no Portal 247 do Atuch, braço mediatico de Daniel Dantas ao qual também são umbilicalmente ligados os dois meios por você citado.

    1. Qual jornalista?

      Atuch, é o jornalista que aparece numa planilha do Youssef recolhida por uma delegada da PF? O documento continha uma conta: 6×40.000 e uma data, deste ano. Esse jornalista tem boa reputação, pode confiar!

  36. As recomendações podem ser

    As recomendações podem ser formais à vontade, pode não estar faltando/sobrando um centavo. O que importa são as insinuações publicadas e repercutidas à exaustão + a pressão sobre os poucos do judiciário que tentam ficar mais ou menos imunes às chantagens da mídia. E não vejo nenhuma reação à altura, para esclarecer a sociedade e por a nu o que esses jornalistas de meia tigela são capazes. Chantagistas só sobrevivem nas sombras. Eles tem a capacidade, o poder e as costas quentes para ameaçar lançar qualquer mentira sobre qualquer pessoa. E olha que eu sou da ala da calma. Mas já já está demais mesmo.

  37. Ansiedades republicanas

    Ninguém precisa ficar nervoso, diz Gilmar Mendes sobre contas de campanha de Dilma

    Brasília – O parecer que pede a rejeição das contas de campanha da presidente Dilma Rousseff não é motivo para preocupação, avalia o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Ninguém precisa ficar nervoso com isso”, disse o ministro, relator do caso na Corte eleitoral, lembrando que, em 2010, na eleição de Dilma, já houve manifestação dos técnicos do tribunal apontando irregularidades.

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ninguem-precisa-ficar-nervoso-diz-gilmar-mendes-sobre-contas-de-campanha-de-dilma,1604450

  38. Vamos falar um português

    Vamos falar um português claro, pessoal. O que Nassif vem alertando já há algum tempo configura uma clara formação de quadrilha, envolvendo: a) ministros do STF, b) o núcleo principal da grande mídia, c) lideranças tucanas e outros grupos coadjuvantes, mas não menos operantes, como agentes da Polícia Federal, juiz e delatores do Lavajato e seus advogados, entre outros. A se confirmar tal tese, nós estamos diante de uma ação de bandidos travestidos de autoridades públicas, que estão usando o seu poder para fins ilícitos, de golpe de estado, para alterar o principal, que é a vontade majoritária do povo brasileiro, que escolheu democraticamente a presidenta Dilma em dois turnos, num pleito democrático, legítimo, fiscalizado pelo TSE, apesar das fortes evidências do abuso por parte da mídia contra a presidenta eleita.

    O PT, o governo federal, os movimentos sociais, todos nós, enfim, não podemos ficar parados e aceitar este golpe de tapetão, pelo alto. É preciso formar uma convicção, abrir um debate público sobre o que está ocorrendo e exigir a punição dos envolvidos. Nós não vamos aceitar esse tipo de chantagem de duração prolongada. Eles querem parar a economia do país, querem desgastar e desmoralizar o governo federal e criar um caldo de cultura que faça uma parte expressiva da população exigir a saída do governo. O governo federal precisa usar os instrumentos que detém e denunciar o que está acontecendo.

    Claro que temos que esperar pelo voto do relator para saber se a oposição, através do seu principal representante no STF, vai de fato pedir a rejeição total das contas da presidenta Dilma. Se isto ocorrer, o governo tem que reagir. Embora já tenha demonstrado total incompetência durante o processo que levou que culminou com a trairagem do ministro Tofoli. Todos nós temos que denunciar isto e formar um forte movimento social em defesa da democracia brasileira, do respeito à vontade majoritária da população e da legalidade.

    Penso mais: acho que é preciso extrair da tentativa de golpe conquistas em favor do povo brasileiro. Uma delas: ao denunciar o envolvimento  da mídia no golpismo –  e isto está claro – exigir a cassação das concessões de rádios e TVs e a prisão dos seus proprietários. É preciso exigir também o Impeachment no senado do ministro Gilmar Dantas, uma vergonha nacional. E finalmente, arrancar reformas políticas, como o fim do financiamento de empresas aos candidatos.

    Seria uma boa virada nessa guerra diária que as forças golpistas vêm travando contra o governo federal, contra o PT, contra os movimentos sociais, e contra o povo brasileiro, enfim.

  39. Como é louvável o desempenho

    Como é louvável o desempenho patriótico de Gilmar Mendes para com aqueles cujos acontecimentos passados nele estão representados os caracteres que se prendem como anéis de uma cadeia.

    É que não basta seu lume entre o povo e a terra em que vive agora. Tudo isto é compreensível uma vez que já existe ligação com um ponto de instrução superior.

    É que não há, porém, uma ligação entre o passado do nosso povo e o nosso Estado atual, e da nossa vida e a ligação da nossa existência de hoje, comandada pelo modo em que um circulo de banqueiros saqueiam as riquezas nacionais.

    É que nos sentimos mais próximos dos acontecimentos da violência; e não há nenhuma preparação, nem um aparato sequer de conhecimento para que essa Excia possa narrar as leis com o espírito de independência da república sobre os acontecimentos dos bens que existiram e já não existem mais, nem os nossos fatos históricos.

  40. E a estratégia do governo?

    A estratégia Tofolli Gilmar é cristalina, dá para entender tranquilamente. O que não consigo entender é a estratégia do governo. Há alguma?

  41. Esse pais não consegue ultrapassar a barreira dos 30 anos

    Esse pais não consegue ultrapassar a barreira dos 30 anos sem um golpe das suas elites prá lá de ignaras, ao mesmo tempo que as grandes nações vivem sem tais retrocessos por décadas e assim seguem avançando, por isso são grandes nações. Parece uma sina.

  42. Muito bem, Nassif! Tem-se que
    Muito bem, Nassif! Tem-se que continuar de guarda e vigilantes porque a mídia dominante é podre mesmo, sem ética nenhuma. E esse Gilmar Mendes mais podre de todos por não ter vergonha de (apesar de ter concluído seu mestrado com uma tese sobre controle da constitucionalidade) aceitar desenvolver atividades de máxima confiança e poder decisório juntamente com colegas ministros que são, ao mesmo tempo, empregados seus na iniciativa privada. Nunca vi nada tao aético.

  43. Istoé entrou no PIG

    É por estas e outras que estou desistindo de assinar a IstoÉ depois de 25 de assinatura. Esta revista criticava a Veja e hoje fico sem saber qual delas estou lendo de tão parecidas. Até 1 anos atrás, a IstoÉ defendia o governo Dilma e denunciava insistentemente a corrupção do PSDB. Chegou a insinuar a autoria de um incendio criminoso pelo PSDB para destruir provas sobre a corrupção nos metrôs de SP. Agora só critica o governo e entra nesse jogo de incentivar um golpismo que pode levar o país a uma guerra civil e a destruição de todas as conquistas sociais, além de quebradeira geral. Será que é isso que essa mídia incendiária está torcendo? A Dilma prometeu que as investigações continuariam e ela está cumprindo, pois não está interferindo e isso é inédito no Brasil, pois nenhum presidente deixou investigar. Só dela não interferir é muito elogiável e merece aplausos. Muito diferente dos outros governantes, principalmenre FHC que engavetava tudo.

  44. O herói da mídia e de todo

    O herói da mídia e de todo anti-petista convicto….. prepara um golpe, sem que ninguém ou nada o perturbe….. Gilmar Mendes, tendo a personalidade forte que tem, e a ausência absoluta de decência e caráter em sua personalidade, nasceu no país certo: tem um campo vasto de atuação aqui, sem barreira alguma, a grande mídia o lisonjeia de todas as formas, e o Legislativo e o Executivo têm um medo brutal de confrontá-lo, assim como o Ministério Público e seus pares no Judiciário. Tenho total convicção, que hoje, é o homem mais poderoso desse país, o mais “intocável”. Ciente disso, brinca, ironiza, chama Lula de bêbado, debocha dos outros ministros do TSE abertamente, segura o processo contra doações de empresas privadas por oito meses, e faz uma devassa nas contas da campanha de Dilma, jamais feita em qualquer conta de outra campanha anteriormente…..  Sua presença, livre, solto, imperativo, soberano, é um ESCÁRNIO a tudo que seja democrático, digno, sério, justo…… mas num país onde a sociedade civil é fraca, o governo é refém, o Judiciário omisso, a grande mídia, ordinária, vivemos essa situação esdrúxula, essa expectativa: “e aí, a presidente eleita será impichada ou não???”  –  e ninguém tem a resposta, TUDO pode acontecer…..  E a sociedade brincando de “jogar bosta na Geni….” (PT….) sem perceber, tosca e rasa, fanática e preconceituosa, ignara e inculta, que uma sociedade livre, soberana, decente, digna, não se ergue através de massacres isolados a um determinado grupo, ENQUANTO SEUS OPOSITORES VIRAM UMA MÁFIA MUITO PIOR DO QUE O GRUPO A QUEM ODEIAM……  –  Se tirarem o PT do poder HOJE. será que essa gente tem noção, do que é cair nas mãos de Aécio, Armínio Fraga, Serra, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa e cia??? País nonsense e sem noção, num de seus mais deprimentes momentos sociais……. 

  45. Em nome do Povo

    Eles que tentem atropelar a vontade popular manifestada democraticamente, respeitosamente e conscientemente nas urnas!  VÃO LEVAR UM CONTRA GOLPE CERTEIRO.  Gilmar mendes e seu bando são calos na democracia que serão em breve cauterizados.  PODEM COMEÇAR A TREMER.   É decepcionante contar com esta justiça partidária.   Se é para agirem assim vamos criar eleições gerais para juiz. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador