Pesquisa do Ibope mostra situação dos partidos para eleições municipais

Enviado por Gilson AS

Do Cafezinho

A pesquisa Ibope que a mídia escondeu

Miguel do Rosário

A imprensa omitiu – ou pelo menos isso passou despercebido para mim – um número extremamente revelador de uma pesquisa Ibope feita na primeira semana de dezembro, mas só divulgada na íntegra há pouco pelo instituto.

É revelador porque se trata de uma das primeiras pesquisas realizadas por um instituto prestigiado sobre a situção dos partidos nas eleições de 2016.

A pesquisa perguntou se os entrevistados votariam no atual prefeito ou na oposição. Na média nacional, a maioria (40%) disse que pretende votar na oposição; 22% disseram que esperam votar no atual ocupante do cargo.

Até aí tudo bem, são números gerais que não dizem muita coisa.

No detalhamento da pesquisa por partido político, porém, encontramos um dado interessante.

Os prefeitos petistas estão entre os que sofrem menos rejeição do eleitorado: apenas 33% dos entrevistados que residem em municípios administrados pelo PT disseram que votarão na oposição.

Esse percentual pula para 45% quando o eleitor vota em município governado pelo PSDB, e para 49% em cidades administradas pelo PMDB. Prefeitos do PSB tem rejeição de 38% e o item Outros, de 40%.

Abaixo, a tabela resumida.

 

ibope_municipios

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não consigo prever maiores

    Não consigo prever maiores dificuldades para o Haddad vencer essas eleições em SP.

    Não se pode confundir o Estado de São Paulo, com sua “fidelidade bovina” ao PSDB com a Capital, tradicionalmente rachada entre direita e esquerda.

    Os adversários de Haddad são pavorosamente ruins e folclóricos. Mesmo a classe média tucana está orfã de algum candidato razoável. Alguns que eu conheço votarão em Haddad. 

    Creio que em eleições minicipais o embate ideológico fica bem atrás do compromentimento administrativo de cada postulante ao cargo.. 

    1. Melhor rever suas previsões

      Um detalhe importante, que o petismo vigente parece não perceber, é que a principal característica do eleitor que se opoe ao PT é a discrição. Ao contrário do eleitor lulo-petista, que vive entre vociferar contra todos e hastear bandeiras vermelhas por onde quer que vá, o eleitorado que adquiriu repulsa ao PT evita se manifestar. Um segundo turno com o improvável Aécio foi a maior prova disso, e nem assim o petismo parece ter notado este fenômeno.

      Seu comentário revela isso. Você trata a reeleição de Haddad quase como certa, pois não foi capaz de “ouvir a voz silenciosa” da maioria.

      Você não conseguiu prever maiores dificuldados para o Haddad do mesmo modo que não previa um fracasso tão retumbante dele nas pesquisas. 

      Cegos tentando prever o que farão os mudos.

  2. Vale registrar

    Gostaria de fazer um comentário de “advogado do diabo”  (afinal, voto no PT).

    Me chamou a atenção um dado, no caso do universo da primeira coluna, ou seja, dentre os municípios administrados pelo PT: o alto percentual de pessoas que declararam que “não votará em ninguém”. Tal percentual é bem maior nos municípios administrados pelo PT do que nos demais casos apurados. Seria interessante refletir sobre as razões disso.

    Também chama atenção o seguinte: se for feita uma comparação, dentro de cada universo pesquisado (cada coluna por partido), entre as pessoas que votam na oposição e as que votam no atual prefeito, percebe-se que essa relação é bem maior no caso dos municípios administrados pelo PMDB (praticamente 3/1). Neste caso, parece possível concluir que, comparativamente, o PMDB é o partido mais rejeitado dentre os demais citados.

  3. Em São José dos Campos

    Em São José dos Campos coxinhas e empresariado fazem um esforço hercúleo para queimar o prefeito atual, petista.

    Entretanto, a coxinhada por lá ainda age de modo sebastianista, implorando pela volta do ex-prefeito tucano Emanuel Fernandes.

    Aliás, uma pesquisa no site http://www.ovale.com.br pergunta sobre o Governo do prefeito de São José dos Campos-SP, do PT:

    Qual a avaliação que você faz do Governo Carlinhos de Almeida?

    Resultados:

    – Òtimo: 29%

    – Bom: 32%

    – Regular: 23%

    – Ruim: 17%

    Total de votos: 2341

    Sei que pesquisa de internet não deve ser considerada uma pesquisa com amostragem científica, entretanto, considerando que a internet e o jornal são verdadeiros campos de domínio coxinha, os resultados acima mostram que não “tá fácil” para a direita não.

    1. A quase 40 anos atrás esse

      A quase 40 anos atrás esse tal de emanuel me deu aula no CASD, cursinho do Centro Acadêmico Santos Dumont do ITA. Já era o protótipo do coxinha. Me explica, como esse cara virou prefeito de São José?

  4. perspectiva estimulante para

    perspectiva estimulante para o pt, em função do

    massacre cotidiano sofrido pelo partido através da dita grande mídia golpísrta…

  5. E o que o Cafézinho esconde ?

    Que na coluna do PT o grande vencedor é “Não vou votar em ninguém” com 29%.

    E o que quer dizer isso ?

    Simplesmente confirma aquilo que muitos militantes da esquerda e cientistas políticos vem dizendo há tempos : que a grande herança maldita do lulopetismo é o total descrédito na política.

    Eleitores que durante algum tempo, já desacreditados nos políticos de outros partidos, acreditaram que o PT fosse uma solução viável, elegeram prefeitos do PT. 

    Visto e comprovado que o PT e suas administrações tem todas as ( péssimas ) características de outras administrações e,recusando-se a voltar a votar em outros partidos, simplesmente desistem da via política.

    É o meu caso. Desde 2006 meu único voto foi para um Senador. Mais ninguém.

    Ainda bem que a turma está ficando mais inteligente e parando de votar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador