Revista GGN

Assine

Porque não houve uma Lava Jato para FHC

Existem dois FHC. Um que fala para os iletrados - classe média, empresários pouco politizados, leitores da mídia - e outro que ambiciona falar para os historiadores.

 

O primeiro se vale de um moralismo rasteiro, primário e de uma falsa indignação. O segundo tenta se mostrar o homem de Estado, frio e calculista, dominando as regras da real politik.

 

Pelos trechos até agora divulgados, as memórias de governo de Fernando Henrique Cardoso - frutos de gravações que fez durante sua gestão - visam a história. Dê-se o devido desconto para algumas passagens repletas de indagações hamletianas sobre dar e receber. Essas cenas FHC provavelmente gravou olhando-se no espelho e fazendo pose. Nas demais, emerge o político esperto, o homem de Estado cujo maior papel foi ter garantido a governabilidade para que seus economistas implantassem o modelo neoliberal.

 

Acomodado, pouco ambicioso na implantação de políticas de corte, com baixíssima capacidade de entender os fenômenos do desenvolvimento ou da massificação das políticas sociais, FHC cumpriu competentemente o papel que lhe caiu no colo, de viabilização política de um modelo neoliberal de economia.

 

Ele admite, então, que em 1996 foi alertado por Benjamin Steinbruch, dono da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) sobre a corrupção na Petrobras, então presidida pelo notório Joel Rennó. Havia a necessidade de intervenção na empresa mas, apesar da gravidade dos fatos, ele nada fez. Segundo ele, não queria mexer no vespeiro antes da aprovação da lei do petróleo.

 

Em relação ao presidencialismo de coalizão, tem a honestidade de admitir que, sem as concessões, não se governa.

É curioso analisar o discurso atual de FHC, enfático contra o loteamento político, e suas alegações na época, enfáticas na defesa do loteamento político.

 

“A responsabilidade é minha, a decisão é minha, mas não vou fazer um ministério sem levar em consideração a realidade política. Com a experiência dos últimos anos sei que, se não existe base de apoio político, é muito difícil o governo fazer as modificações de que o Brasil necessita”.

 

"Não estou loteando nada. Estou simplesmente fazendo o que disse que faria: buscaria o apoio dos partidos políticos, das forças políticas da sociedade, e o faria para poder governar tendo em vista a competência técnica”, relatou.

 

É o mesmo presidente que loteou a Petrobras para o grupo de Joel Rennó e admitiu que nada faria para mudar a situação.

É igualmente curiosa sua indignação contra uma CPI dos Bancos, preparada por José Sarney e Jader Barbalho para investigar as jogadas com o Econômico e o Nacional. Taxou a CPI de "falta de juízo absoluto (...) Foi uma manobra para abalar meu poder, para me limitar politicamente, me atingir indiretamente".

 

É retrato de outros tempos, a maneira como enfrentou as denúncias da Pasta Rosa - com documentos comprovando o financiamento de campanha de vários políticos pelo Banco Econômico. A Polícia Federal intimou o presidente da Câmara, Luiz Eduardo , filho do senador Antônio Carlos Magalhaes. A reação de FHC foi imediata: "A Polícia Federal foi além dos limites desse tipo de mesquinharia (...) Em todo caso, o procurador Brindeiro colocou um ponto final nisso".

 

Por tudo isso, não se tenha dúvida que, em um ponto ele foi nitidamente superior a Lula: na capacidade de entender o jogo dos demais poderes de Estado - Polícia Federal, Ministério Público, Justiça - e saber conservá-los sob redea curta.

 

Média: 4.6 (27 votos)
111 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha?

Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha? Os indícios de que Eduardo Cunha possui contas no exterior são conhecidos pela Justiça há meses. As investigações começaram já em abril na Suíça, e poderiam ter ocorrido antes, se as autoridades brasileiras tivessem reagido às primeiras suspeitas. Enquanto os réus da Lava Jato e seus familiares eram presos com uma afoiteza que até prejudicou inocentes, Cunha seguiu ocupando o terceiro cargo da sucessão presidencial do país. Podendo movimentar suas fortunas. Eis que ele cai em desgraça justo agora, na fase crítica dos planos golpistas. Não antes, prejudicando as manifestações promovidas pela mídia conspiradora. Nem depois, no recesso parlamentar ou na paralisia do ano eleitoral. Claro que não se trata de mero acaso. O cerco ao deputado é uma forma de forçar a sua derradeira investida contra o governo. Acuado pelo noticiário negativo e incapaz de fazer acordos salvadores, ele não teria saída senão apressar os ritos do impeachment. A estratégia consiste em mantê-lo refém dos investigadores, prestando serviço ao roteirotraçado para a Lava Jato. Prática adequada, aliás, aos métodos coercitivos de Sérgio Moro: sob ameaça de ver parentes presos por sua causa, a vítima faz tudo que os meganhas ordenarem. Estes são os verdadeiros bastidores das vicissitudes de Cunha, e que a mídia golpista se esforça tanto para ocultar. O teatro punitivo não muda a essência do arranjo. Desmoralizam o sujeito, bloqueiam suas contas, expõem seus familiares, mas ele preserva o poder de alavancar a cassação da presidente da República. Sugiro, portanto, certa parcimônia comemorativa com o indiciamento de Cunha. O episódio mancha para sempre a memória dos seus aliados, mas também ilustra a força do conluio institucional que patrocina o impeachment. Não será sob aplausos crédulos que o Congresso ou Judiciário barrarão o ataque final do golpismo. http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

Seu voto: Nenhum

Houve

Houve a fase zero do lava jato: para o psdb o embaixo do tapete! E funcionou. Banestado?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de hadbox
hadbox

Porque meus comentários nunca

Porque meus comentários nunca são aprovados - não uso palavões.

 

Não vou perder mais tempo comentando no Luis Nassif.

 

Só usei este nome porque o nome João nunca é aceito.....se tiverem interesse podem me esclarecer.

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Hadbox
Hadbox

Porque não houve

É simples... não é a primeira vez que temos políticos presos, a roubalheira sempre existiu ou alguém dúvida disso !

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcos K
Marcos K

Gostei da parte que afirma

Gostei da parte que afirma que FHC tem "baixíssima capacidade de entender os fenômenos do desenvolvimento ou da massificação das políticas sociais". Acho que não tem nenhuma. Na verdade é o tipo de intelectual (sic) bem brasileiro que pode entender de livros, fala francês e inglês, estudou na Sorbonne (chique né?) mas não entende nada de país e de povo. Aliás, para esse tipo de intelectual o problema é o povo.

Para concluir. Acho que tirando o Marco Antonio Villa os historiadores já julgaram FHC: ele vai entrar para a história com a mesma fama de Joaquim Silvério dos Reis. Ou coisa pior....

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de arkx
arkx

por que não houve uma Lava Jato para FHC?

porque Lula nunca auditou a privataria de FHC. tampouco os lulistas exigiram que isto fosse feito. .

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Ivan Arruda
Ivan Arruda

E quando tentou foi acusado

E quando tentou foi acusado de estar preparando dossiês. Mas que os comercializava era o Álvaro. Roberto Jefferson se indignou quando percebeu que haveria quebras dos esquemas que funcionava como um relógio. E saem por aí dizendo que quem montou o maior esquema de roubalheira foi o PT. As "cunhadas" enterradas até o pescoço nessas falcatruas de sempre não se inibem em sair repetindo a mesma ladainha que o PIG e parte considerável do aparelho judicial - que atende por encomenda - também repetem. Não aceitar isso, por injusto e mentiroso que é, lhe vale o rótulo de petista. Inclusive pelas doutorices míopes.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de arkx
arkx

Lula vai ser preso

Lula vai ser preso só e somente só o indômito juiz e a destemida força–tarefa de procuradores também prenderem Aécio e FHC e investigarem as doações de campanha feitas pelos bancos.

então, por que Lula não pode ser preso? não porque o indômito juiz e a destemida força-tarefa de procuradores não queiram fazê-lo. não porque lhes faltem provas e motivos para tal.

Lula não pode, e não vai ser preso, porque a bravura do indômito juiz é seletiva! a Lava Jato jamais ousaria avançar sobre Aécio e FHC as doações de campanha feitas pelos bancos.

a prisão de Lula sem a contraparte da prisão de Aécio e FHC não será admitida, não será permitida, não será tolerada nem sequer em hipótese.

a Lava Jato não abre nenhum novo ciclo no Brasil. apesar das vãs pretensões do indômito Juiz e da destemida força-tarefa, a Lava Jato é a expressão escandalosa do mal que o lulismo fez ao Brasil, tanto daqueles que o perpetraram quanto dos que a ele se opuseram, mas apenas para serem seu caricatural reverso.

a Lava Jato só ainda continua para cumprir sua principal missão: expor as entranhas do lulismo como continuidade das entranhas da privataria tucana, e neste processo se desmoralizar a si própria como a expressão de uma Justiça seletiva e a serviço do interesses anti-nacionais e anti-povo..

.

Seu voto: Nenhum
imagem de Carlos Printel
Carlos Printel

hum hum hum hum!!!!

Aécio e FHC não serão presos porque o que devem (e obvio que devem algo, não existem virgens em puteiros) é insignificante diante da magnitude da corrupção lulopetista, não vou entrar no mérito de visão social, ideologia política, nem qualquer coisa do gênero, estou falando que Lula é o maior corrupto da história democrática mundial, simples assim... Outra coisa, só vai dar em algo porque Sergio Moro è um juiz serio (rara exceção), 95% dos juízes federais teria arquivado a denúncia e caído fora dessa briga... Todo o resto que vocês estão dizendo é balela esquerdista (juris espertiantis)!! 

Seu voto: Nenhum
imagem de arkx
arkx

finados

agradeço seu comentário por exemplificar de modo formidável minha argumentação:

“a Lava Jato é a expressão escandalosa do mal que o lulismo fez ao Brasil, tanto daqueles que o perpetraram quanto dos que a ele se opuseram, mas apenas para serem seu caricatural reverso.”

muito embora o atraso: feliz dia dos mortos!

.

 

Seu voto: Nenhum

fhc continua mentindo para o povo

GRAÇAS  AO  SR  FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, QUE O BRASIL ESTA NESTA SITUAÇÃO, ELE VENDEU AS PRINCIPAIS E MAIORES EMPRESAS DO BRASIL, FALIU O COMERCIO E EXTINGUIU A CLASSE MEDIA, ELE FOI O MAIOR CABO ELEITORAL DO LULA, DEPOIS FICA ESCREVENDO LIVRO " A MISÉRIA DA POLÍTICA " DEVERIA SE CHAMAR " OS POLÍTÍCOS MISERÁVEIS", ASSIM COMO ELE. TEM UMA FRASE DE RUI BARBOSA:“Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem.”

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Jota
Jota

Não houve lava jato Pq a Revistinha Veja não quiz

Faltou a Capa da Veja com a Foto do FHC, ele sabia de tudo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

diferenças sutis

Seu voto: Nenhum (6 votos)

lesa pátria - uma longa história

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Maria Silva
Maria Silva

Os historiadores saberão

Sim. Os historiadores saberão comparar os dois FHCs e entender o quão mediocre, canalha e pilantra é esse senhor. Não precisava envelhecer dessa forma, fazendo politica de maneira nociva, estupida e infame.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de arkx
arkx

FHC x Lula: não ser ou não ser

existe alguma diferença entre FHC e Lula? obviamente que sim! muito embora a política econômica de ambos seja fundamentalmente neoliberal (BC independente, juros reais altos, câmbio flutuante, metas de inflação, superávit primário, carga tributária regressiva).

e não há nenhum enigma a ser decifrado no motivo pelo qual o tradicionais setores dominantes no Brasil preferirem FHC a Lula.

se Lula atende quase todas as demandas da minoria tentando se legitimar através de poucos benefícios para a maioria, FHC atende a todas as demandas da minoria e não concede nenhum benefício para a maioria.

FHC nem sequer conseguiu executar a políticas sociais compensatórias preconizadas pelo Banco Mundial, algo que Lula operou magistralmente bem - enquanto o contexto econômico internacional lhe foi favorável, conforme agora é evidente.

os setores dominantes no Brasil ainda são escravocratas e descompromissados com qualquer projeto nacional. FHC e Lula não são dois projetos diferentes, e sim dois modelos de gestão de um mesmo projeto. de acordo com as circunstâncias um ou outro será apoiados pelos setores dominantes, mas não existe antagonismos entre eles.

em 1927, publicação do Centro dos Industriais de Fiação e Tecelagem de São Paulo contestava a Lei de Férias, então de apenas 15 dias e promulgada em 24/12/1925, nos seguintes termos:

"o operário é um trabalhador braçal, cujo cérebro não despende energias. assim, é ilógico que o trabalhador braçal necessite de um período de descanso, pois nada, ou quase nada, pede ao cérebro – a não ser os atos habituais e puramente animais da vida vegetativa."

"o período de férias representa um perigo eminente para o homem afeito ao trabalho. nos lazeres e no ócio o trabalhador encontra seduções extremamente perigosas, se não tiver suficiente elevação moral para dominar os instintos subalternos que dormem em todo ser humano."

"o homem do povo não teve suas faculdades morais e intelectuais afinadas pela educação e pelo meio. sua vida física, puramente animal, supera em muito a vida psíquica. o que fará um trabalhador braçal durante o período de férias, se for compelido por uma lei? como não tem o culto do lar, procurará matar suas longas horas de inação nas ruas."

"o trabalhador é, pois, um elemento da coletividade que as férias estragarão." 

qualquer semelhança com a “Agenda Brasil”, e mesmo com as proposta de Mangabeira Unger, não se trata de mera coincidência...

a necessidade de um projeto para o país impõe definir qual o papel dos trabalhadores neste projeto. para se ter um mercado regulado, a única força capaz de fazê-lo são os trabalhadores, o trabalho. para se ter um mercado de massas é necessário uma população com poder aquisitivo. aqui se produz, aqui se vende, também. quem irá comprar com salários aviltados?

ocorre que todo o nosso modelo econômico, desde os tempos da colonização, sempre foi voltado para fora, dirigido de fora, para atender interesses de fora. nunca houve qualquer motivo para se criar um mercado de massas. portanto, quanto menor o salário melhor. quanto menor os custos do trabalho, melhor! não há democracia sem mercado de massas. não há mercado de massas com desemprego e salários rebaixados.

após quase 13 anos de lulismo, é a História quem confirma: FHC x Lula sempre foi uma falsa questão. a questão brasileira sempre foi, é e será: só através da efetiva participação popular e sob a perspectiva do trabalho e dos trabalhadores é que conseguiremos formular e executar um projeto de desenvolvimento com inclusão social

.

Seu voto: Nenhum

Sua inveja do Lula

Chega a ser repugnante. Cara, aja ramo de arruda para segurar todo veneno destilado por alguem que nem o nome coloca, virou sopa de letras? Seu horror a todo desenvolvimento da era Lula só não é pior que o que secreta este ignóbil FHC. Apenas uma das obras do Lula para você morder a língua e se intoxicar com sua peçonha. 

http://jornalggn.com.br/noticia/entre-2002-e-2013-pobreza-entre-negros-c...

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de arkx
arkx

duck, you sucker

->  Chega a ser repugnante.

-> aja ramo de arruda para segurar todo veneno destilado 

-> para você morder a língua e se intoxicar com sua peçonha. 

o primor de sua argumentação é um estupendo exemplo de como o lulismo pauperizou o debate político, relegando-o à indigência intelectual, à truculência do coronelismo, à intimidação dos prepotentes... lamentavelmente, mais um motivo de não haver futuro para o Brasil sob o lulismo.

ao menos Villega teve a dignidade de morrer como um homem honrado... tem fogo? “duck, you sucker”

.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ponde Rado
Ponde Rado

Utopias

Existem várias utopias...

A sua  - que tem o meu apoio - é uma delas.

Lula/PT realizaram a utopia possível sem uma revolução, num país onde o poder político da burguesia é secularmente enraizado.

Mas as diferenças entre Lula e FHC, pessoas, são gritantes.

Idem, as diferenças entre as duas "eras", são igualmente enormes. 

Prova disso é o pano de fundo de toda essa tentativa de golpe. Que é constituído por:

- fortalecimento do Estado e das estatais, programas como os PACs...

- substituição das privatizações pelas concessões

- políticas sociais como o BF, o MCMV, PROUNI, PRONATEC

- criação de Universidades Federais

- Comissões da Verdade

- desalinhamento com o EUA e maior independência nas relações internacionais.

Tudo isso não foi aceito e deglutido pela elite branca nacional. Que conta com a habitual "assessoria" norte-americana em suas aspirações...

Ainda que não tenha havido uma desejada ruptura com o sistema dominante - por absoluta falta de condições políticas e sociais = uma população, em sua grande maioria, semi-analfabeta politicamente e recém saída de um período de ditadura, uma mídia dominada por grupos conservadores etc... - não se pode minimizar as grandes diferenças existentes entre os dois modelos. 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de arkx
arkx

ponderação

em respeito a sua ponderação, trago à reflexão:

->”Ainda que não tenha havido uma desejada ruptura com o sistema dominante - por absoluta falta de condições políticas e sociais = uma população, em sua grande maioria, semi-analfabeta politicamente e recém saída de um período de ditadura,“

como então explicar que com esta mesma população, num contexto político ainda mais hostil, tenha em 1980 nascido o PT, como o primeiro partido brasileiro surgido das bases e das lutas dos trabalhadores, e já em 1989 disputado o segundo turno das eleições presidenciais?

o problema não é a população, tampouco a mídia entreguista, nem mesmo a elite anti-nacional e anti-povo. elas são um problema, mas não o problema. o problema é a direção, é a liderança!

a crise da humanidade é a crise de suas lideranças, é a crise daqueles que deveriam ser a vanguarda apontando e construindo uma saída para a crise.

.

Seu voto: Nenhum

"capacidade de entender o

"capacidade de entender o jogo dos demais poderes de Estado - Polícia Federal, Ministério Público, Justiça - e saber conservá-los sob redea curta."

Não acho que tenha sido ele; mas o staff agora materializado no Instituto Milleniun. De fato, ele mandou porque não mandou; apenas bem interpretou o papel.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de David Gomes
David Gomes

É Incrível

É incrível como os petistas se comparam... Em 13 anos esta roubalheira que pode sim ter começado no governo FHC (Até pq santo ele não é e nunca vai ser) só vem aumentando e sugando oque a Petrobrás construiu desde a década de 70 e oque o PT fez???? Só usou o dinheiro desviado para fazer suas campanhas caluniosas e cheias de mentiras!!! Se todos os políticos colocassem a mão na consciência e olhassem para o seu umbigo este pais seria menos corrupto e um pouco melhor!!! Educação é oque precisamos porque ter um povo bitolado achando que Cuba e linda esta difícil... ACORDA BRASIL!!!

Seu voto: Nenhum (24 votos)

Até a pf

Se até a pf, depois de vasculhar tudo e todos do pt, já desistiu de encontrar qualquer corrupção, porque você ainda acredita nesta balela. Agora estão fazendo denúncia vazia da tia da nora da prima do lula. Se o pt tivesse cometido QUALQUER ato corrupto, estaria frito. Não vê? Não está msia que claro?

Das mil acusações da revistinha do esgoto e encampadas por eles, qual, uma só que seja, vingou?

Seu voto: Nenhum

cidadão

esse discurso seu está demasiadamente desatualizado. esta indignação não é novidade para maioria dos foristas.
Eu, por exemplo, tenho fhc atravessado desde os tempos da compra da reeleição e da privataria. Já são passados 19 anos....
E nao sou louco de juntar no mesmo saco tods os políticos.
Enfim, o post se refere , em outras palavras, que FHC é um monstro da corrupção e ele precisa se alimentar ao custo de vidas humanas que ele não esta nem aí, na forma de mortalidade infantil, favelas, desemprego, miséria geral. É uma doença mental, não tem outra explicação. o próprio ex-sqn-ministro de Aecioporto Neves admitiu que o desemprego é "normal" e " necessário". A arrogância da oposição e tamanha, que atualmente a sensação é de que eles que decidem para onde o país vai.... pro buraco, que é o procedimento neoliberal de privatizar: sucatear e desvalorizar.
Lucro, acima de qualquer coisa, nao importa os efeitos colaterais, como explosões de violência nas metrópoles, cerceamento de direitos, etc etc etc
essas revelações sobre os tucanalhas não é novidade pra ninguém, todo mundo sabe que é um bando de safado e usa a politica a saquear o país. diferente do atual governo que faz as politicas sociais e conrrariam os patrões e puxa-sacos da vida....
pronto falei

Seu voto: Nenhum
imagem de David Gomes
David Gomes

Educação.

Sabe até concordo com algumas coisas que você escreve, o FHC fez muitas privatizações e acabou com muitas empresas que eram nossas tivemos um lado positivo (Qualidade) mas teve muitos lados negativos como a saída de muito dinheiro gerado por nós para outros países, um exemplo a privatização da telefonia. Mas vou te fazer uma pergunta simples a violência de hoje é maior ou menor do que a de ontem? Nós temos mais saúde e educação?

Eu acho que oque o Lula Molusco fez no seu 1º mandato foi muito valido melhorou muito a vida de muitas pessoas que estavam na miséria mas não acho a melhor forma de se fazer isso dando dinheiro para eles e não tendo Estudo e Emprego para que ele saia do Bolsa Família e cresça como cidadão honrado e trabalhador.

Seu voto: Nenhum
imagem de Sidnei Britos
Sidnei Britos

Então tá

Sei, sei.

Então quando se trata de FHC a gente pode tirar se achar melhor?

Ou quando se trata de FHC, não vem ao caso?

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de David Gomes
David Gomes

Nenhum tem defesa

Não estou defendendo o FHC, pra mim o Sr. Molusco deveria ter é colocado a boca no trombone e falado "O Sr. FHC recebia propina da Petrobrás" ou até a nobre senhora Dilma poderia ter feito.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Furnandes Albaralhim
Furnandes Albaralhim

é incrível a desinformação.

O que é incrível, além do número enorme de exclamações, é a falta de fontes. As pessoas não lêem mesmo. O FHC falou e fala para [email protected] [email protected] e covardes, que precisam conservar seus privilegiozinhos de classe mérdia. Assim, quando um calhorda qualquer fala que a corrupção aumentou, nem se preocupa em identificar a função de um BRINDEIRO. Que merda, povo. Acorda.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de David Gomes
David Gomes

Desinformação?

Bem pelo que você fala esta tudo certo no Brasil não é? A corrupção não aumentou certo? Ai esta seu engano Furnandes Albaralhim. O POVO JÁ ACORDOU.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Buque48
Buque48

Difícil mesmo é entender um

Difícil mesmo é entender um texto rasteiro e tão mal escrito como esse seu. Quiuspa!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de David Gomes
David Gomes

Oque não entendeu?

Oque você não entendeu Buque48? Se quiser eu posso desenhar também ai deve ficar mais fácil para você... Se não soube pensar para votar ler um gibi deve ser bem difícil mesmo...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Paulo Ress2
Paulo Ress2

Eu entendi perfeitamente

qual foi a sua dificuldade?

Seu voto: Nenhum (7 votos)

não vem ao caso, se quiser podemos retirar...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

É, Nassif... FHC foi superior a Lula...

... ter uma imprensa amiga e disposta a tudo para protegê-lo nada teve a ver com isso.

No final, ele não fez o sucessor.  De tão superior que foi seu governo.

Queria que ele tivesse 1/10 da cobrança que o governo do PT tem.  Ele não se reelegeria.

Mas uma coisa você acertou: ele é o chefe da PF e ponto final.  Quem mandava era ele... e a CIA, claro!

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar os oprimidos e amar os opressores." - Malcom X

"Com o tempo, uma imprensa cínica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." - Pulitzer

Por que não houve uma Lava

Por que não houve uma Lava Jato para FHC?

... porque o juiz mouro ainda não havia nascido para prender! os bacanas maiorais desde sempre... lá nos tempos bicudos de FHC, o Pai do Real e Vovô do Bolsa Família.

... porque não surgira ainda no imaginário popular do povo sofrido nas feiras livres e nos botecos casa do norte a figura política mística do Presidente-picareta, o Sinatra das Palestras; somente havia então os 300 picaretas de Lula Lá, que hoje, retificando a conta da picaretagem política, são 301 pela entrada, triunfal no clube dos políticos picaretas de Lula lá Bum! lai cai... do nobre fio do bigode Luiz Sérgio e sua excelência política de pequena estatura em todos os sentidos....

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"Não há segredo que o tempo não revele, Jean Racine - Britânico (1669)" - citação na abertura do livro Legado de Cinzas: Uma História da Cia, de Tim Weiner. 

imagem de carlos alberto  r c filho
carlos alberto r c filho

Há equivocos no seu texto o

Há equivocos no seu texto o pai do plano Real é o Itamar Franco, não sei porque insistem em dizer que o pai é um ministro dele(FHC), que nem de economia ele entende pois é formado em sociologia, o juiz Sergio Moro talvez já tivesse nascido mas sua operação Lava Jato seria engavetada e não entendi nada do quevoce disse do povo sofrido das feiras ...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Comentar FHC nao me faz muito

Comentar FHC nao me faz muito bem ao estomago mas o primeiro paragrafo me chamou atencao.

FHC trata audiencias diferentes, dependendo de serem brasileiras ou estrangeiras.  E ai delas se tiver preto.

Pra estrangeiros, ele fala mal do Brasil enquanto oferece riquezas que nao lhe pertencem.  Pra brasileiros, ele simplesmente NAO fala, fala pra elite dele que mantem intacto seu casulo de arrogancia.

Nao se enganem a respeito disso:  Fernando Henrique Cardoso eh o homem mais odiado do Brasil..

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Aos 5'02" o canalha pergunta:

"Mas ele retirou a ação?"

em 1996.]

Há 19 anos atrás ...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Bem feito

Este Paulo Francis era um meliante, e o destino quis que alguém do governo que ele apoiava, fulminasse ele.

Adorei , só matá-lo é pouco !

Seu voto: Nenhum

Pois é, Paulo Francis morreu

Pois é, Paulo Francis morreu por causa das denúncias que fez contra os diretores da Petrobrax de FHC, que Francis apoiou contra Lula. O processo milionário foi bancado pela empresa, e FHC nada fez, nem para investigar, nem para apoiar o "amigo", que também deve ter morrido de raiva dele.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Golpistas Sujos:

Golpistas Sujos: a  ataca  porque ela transformou a Roupa Suja escondida por FHC numa Lava Jato que destruirá a máfia tucana.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Isso tudo de não houvesse

Isso tudo de não houvesse luta de classes

Os governos do PT sofreram fortes resistências.

Enquanto vigorou a"carta ao povo brasileiro" a elite engoliu à seco, Lula.

Bastou começar a implantar os programas do PT para darem o chega prá lá.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

http://jornalggn.com.br/noticia/as-teorias-por-tras-da-perseguic

O excelente texto de Ramalho 12, publicado hoje, fundamenta essa afirmação. Link no cabeçalho.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de André STK
André STK

É impressão minha ou o FHC

É impressão minha ou o FHC fez uma confissão.

Bem,acho que...¨não vem ao caso¨.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Moraes
Moraes

Uma vez o FHC, com a fineza

Uma vez o FHC, com a fineza que  o caracteriza, disse que duas coisas eram impossiveis de fechar: a braguilha do Clinton e a boca do Serjão Mota. No caso de FHC, as duas são difíceis de fechar, como comprovou a inolvidável Miriam Dutra. Ele diz e faz coisas como essas ai mencionadas - e tudo parece normal. Só tem uma explicação. Como se dizia antigamente: ele pode porque é branco. No sentido amplo e figurado do temro "branco".

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de veranis
veranis

Nem tão branco, afinal ele

Nem tão branco, afinal ele mesmo já disse ter um pé na senzala. o bocão não nega.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Não, Nassif

FHC não entendeu o MP, a PF e a Justiça melhor do que Lula.

Simplesmente seu governo atendeu o que o "sistema", propagandeado pela mídia, queria.

Aí é muito fácil, não?

Essas instituições apontadas, representam caninamente a elite, sobretudo a internacional, desde os tempos do império.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Fernando Lins
Fernando Lins

Porque não houve...

O que existia e existe até houve é falta de pólitica. Temos um monte de politiqueiros do time de Sarney, Renam, Cunha e vai por aí afora. Falam de mensalão como uma novidade, em um entrevista da pelo insigne exdeputado Aginaldo Timótio, este confessou que para a eleição de Tancredo cada deputado recebeu R$ 500 mil. Esta nossa TRepública é um desastre deste a sua burlesca proclamação.

Na época de FHC tivemos como procurador o "Gaveteiro Mor" Geraldo Brideiros indicado pelo Sr. Marco Maciel, da Arena, PFL e DEM. 

Estranho o fato de PSDB abraçar a bandeira da não reeleição, quando no poder, criou o mensalão para promever a reeleição do Sr. FHC, o arauto do neoliberalismo.

O segundo mandato de FHC foi conseguido à custa de muito dinheiro dos contribuintres, quando foi instiuido o mensalão.

 

Fernando 

Seu voto: Nenhum

Uma coisa que o PT deveria ter feito...

Uma coisa que o PT deveria ter feito, e talvez nunca mais tenha a oportunidade de fazer, era voar na jugular do FHC logo após chegar ao poder. Todos os desmandos dessa era de mentiras e assalto ao país parece ter se perdido no tempo, em grande parte pela convardia do PT.

Agora o que temos é esse bando de criminosos posando de heróis graças a impunidade e o silêncio mentiroso da mídia. A era FHC parece ser apenas leite derramado. Parece que nenhuma força política esteja disposta a rever essa narrativa forjada por esses traidores da pátria.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Roberto Monteiro
Roberto Monteiro

Por que não houve?

O judiciário, mpf, é tudo uma grande put.... como diria o Ivan de Union.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.