Pra entender o nível da imprensa brasileira nos atualmente, por Madrasta do Texto Ruim

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Do Objetivando Disponibilizar
 
Pra entender o nível da imprensa brasileira nos atualmente,
 
por Madrasta do Texto Ruim

Amanhã este post completa um ano de publicado. Mas ele está atualíssimo, aliás, ele conseguiu a proeza de estar mais atual agora do que há um ano.

Eu aproveitei as manchetes de vários jornais mundo afora versus manchete do site da Veja para dar uma amostra do comportamento vil e asqueroso da imprensa nacional.

Como Dilma Vana tá voltando hoje a Nova Iorque pra abrir o boteco da ONU, republico-o.

(E querem apostar como a imagem que ilustra este post também vai ser atualizada? Valendo!)

***************************************

Eu venho desenvolvendo essa tese há algum tempo aqui nos meus miolos. Hoje acabei de vê-la desenhada. Então, já que tenho ilustração, vou discorrer sobre. Não sem antes agradecer à dileta amiga Lucianna Carvalho, por me dar o lindo passe que resultou nesse gol.

Para que todos entendam de linhas editorias deste ou daquele veículo jornalístico, vamos fazer um exerciciozinho técnico de “encontre a notícia”.

Para isso, vamos usar como exemplo uma passagem bíblica:  Jesus caminha por sobre as águas do lago. Copio a citada aquihttp://www.bibliaon.com/joao_6/ (Jo 6, 16-24 ou Evangelho Segundo São João, capítulo 6, versículos 16 a 24):

16 Ao anoitecer seus discípulos desceram para o mar,
17 entraram num barco e começaram a travessia para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha ido até onde eles estavam.
18 Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas.
19 Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados.
20 Mas ele lhes disse: “Sou eu! Não tenham medo!”
21 Então resolveram recebê-lo no barco, e logo chegaram à praia para a qual se dirigiam.
22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado no outro lado do mar percebeu que apenas um barco estivera ali, e que Jesus não havia entrado nele com os seus discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23 Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.
24 Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, entrou nos barcos e foi para Cafarnaum em busca de Jesus

 

Agora me ajudem. Vamos fazer de conta que:

– Jesus existiu (pra você que não acredita nele)

– Há fotos de Jesus caminhando por sobre as águas. Portanto, devemos todos partir do princípio de que esstrem aconteceu de fato – e você acredita nisso.

– A imprensa inteira noticiou o feito

– Jesus é do PT (calma, calma, calma! Deixa eu defender minha tese!)

Então, com essas premissas aí todas pacificadas, vamos analisar a coisa: qual é a notícia, o grande fato que transforma essa travessia de barco da história diferente de todas as outras? Ou, como gostam de dizer os editores (ô, raça!), qual o inusitado  da história?

Acertou quem respondeu Jesus andou por sobre as águas do mar de Tiberíades (sim, o texto fala em mar. Mas dá um desconto. A Wikipedia –http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileia  – chama esstrem de Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré  – além de ele ser também o mar da Galileia. Considerando o nível de confusão praquelas bandas, não saber se um monte d’água é mar ou lago é o menor dos problemas deles. E isso nem vem ao caso!)

Mas enfim. Deixamos Jesus andando por sobre as águas. Então, como deveria ser a manchete neutra, que traz a informação livre deste ou daquele viés político?

Jesus caminha por sobre as águas do mar de Tiberíades

É a notícia, ele fez isso mesmo (você me prometeu lá em cima que iria acreditar na história! Num estressa!) e lembrem-se: a manchete é uma frase única, de preferência com uma única oração, que traz uma unica ideia. Tem que ser uma linha sintética, simples, pá-pum.

Mas não é bem assim que a banda toca por estas bandas de cá, né? Vamos ver como os vários veículos de comunicação que pululam por este Brasil dariam a notícia.

Primeiro, aqueles que ficaram conhecidos como os blogprog. Há quem diga que esse povo recebe do governo pra fazer o que fazem. Eu duvido – não porque o governo não seja capaz de uma coisa dessas, mas porque eu me recuso a acreditar que o governo, qualquer que seja ele, consiga remunerar um troço tão mal feito! Porque, se eles tivessem que dar essa notícia, sairia marromeno assim:

Jesus Inácio Lula da Silva realiza feito histórico e caminha por sobre as águas do mar da Galileia
“Nunca antes na história deste país alguém ousou caminhar por sobre essas águas revoltas, mas nosso país está mudando”, Declarou Jesus Inácio

Vou evitar discorrer sobre o ridículo da frase acima pois creio que ele seja autoexplicativo. E eu não estou aqui para redundâncias. Então, vamos ver como a imensa maioria da imprensa brasileira daria a manchete:

Jesus caminha por sobre as águas, mas expõe apóstolos a possíveis afogamentos

Reparem na construção da frase acima. Observem que há duas orações coordenativas adversativas. Traduzindo pra quem não se lembra mais das aulas de sintaxe: são duas orações coordenadas, ou seja, duas orações que são independentes uma da outra – cada uma, sozinha, faz sentido, se  basta. Mas elas se ligaram por coordenação. E essa ligação se deu com uma conjunção que imprime uma adversidade  aos dois enunciados:

Jesus caminha por sobre as águas = legal, positivo, maneiro;
Jesus expõe os apóstolos a possíveis afogamentos = mau, negativo, feio, isso não se faz.

Daí que a regra básica da manchete (uma frase, uma ideia, uma oração) foi quebrada. Entraram em campo duas orações – a primeira positiva; a segunda (que vai permanecer mais tempo nazideia), negativa. Pode reparar que esse é o tipo de manchete usada por Folha, Globo e Estadão. <– observe o ponto, por favor. Citei apenas esses três, fazfavô!

Agora pensem na quantidade incomum de manchetes compostas de “vírgula-mas” (http://www.meionorte.com/noticias/geral/brasileiro-vive-mais-mas-em-condicoes-precarias-58595.html) que vocês leram nos últimos dez anos (http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/privatizacao/o-brasileiro-esta-vivendo-mais-e-isso-e-otimo-mas-e-a-previdencia-social/) – principalmente as referentes às melhorias de qualidade de vida dos brasileiros.)

Eu poderia (e pretendo) discorrer sobre esse tema com mais ponderações e orientações. O fato é que é possível analisar esse tipo de manchete tanto pelo lado negativo, como eu acabei de fazer, como pelo lado positivo: apesar de imprimir um viés editorial à notícia, que abandonou menina isenção e deixou Jesus Cristo meio antipático, a manchete informou o fato em si. quem leu esse título ficou sabendo que Jesus caminhou por sobre as águas – ponto. (mas o gostinho do fel ficou na boca.)

Mas a coisa pode ficar pior. O viés ideológico e a opinião rasteira, daquela que destrói todos os princípios do bom jornalismo, podem se fazer presentes de forma ainda mais grotesca. Imagine se, após o feito do trecho bíblico, alguns veículos estampassem em suas manchetes:

“Jesus não sabe nadar”        ?

Antes de tachá-lo de ridículo, cabe avisar aqui que o título acima não satisfaz o pré-requisito de informar sobre o fato em si. (Pronto, agora podemos chamar de ridículo. Ou, ainda, de recalque. Mas essa análise recalque é muito 2013, quero deixá-la atemporal).

Ah, Bruxa, ninguém faz isso, não! Fica muito ridículo!

Pois eu digo que o grupo Cisneros, na Venezuela, fazia isso direto com o ex-presidente Hugo Chávez; o grupo Clarín faz isso direto com a presidenta Cristina Kirchner; e aqui no Brasil, que é useira e vezeira nesse tipo de construção é a Veja.

Querem ver?

porraveja

Infográfico roubartilhado do Facebook do Laerte Gurgel

Vamos analisar o fato em si:

Dilma foi à ONU fazer o discurso de abertura da Sessão deste ano da entidade internacional. O trem que tá pegando: a espionagem escancarada dos Estados Unidos em cima do pré-sal e das comunicações do altíssimo escalão do governo federal.

O que que Dilma fez no discurso? Condenou o ato.

Como a imprensa internacional noticiou?

– The Guardian: [espionagem é] uma brecha ao Direito Internacional

– Le Monde: espionagem é afronta

– El País: Rousseff condena práticas de espionagem

– Veja: Dilma critica EUA

E eu paro por aqui. Não vou falar das fotos, não vou falar de 2014, não vou falar de mais nada.

Só peço que vocês reparem que a manchete da Veja é composta por duas orações coordenadas. Observem também que essas orações são ADITIVAS. Ou seja: uma é negativa, a outra também.

Em resumo: você assina Veja? Troque por Chico Bento. Leitura de altíssima qualidade, leve e estimulante. e, se bobear, tem mais informação que o hebdomadário abriliano.

(E este post foi incluído na categoria “PORRA, FOLHA!” por osmose.)

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Juntando as peças

    Parabéns pela sua capacidade de juntar as peças.

    Taí, vou começar a quarta-feira com o pé direito, mas embora isso seja muito bom não é motivo para deixarmos de cobrar o DARF da Globo.

     

    1. Cobrando

      O aécioporto de 14 milhoes de reais do senador pelo Leblon

      A operação “Lava o Jato” sem dono (by Tijolaço) da Marina, dez vezes usuária.  

  2. Hahahahahahahahahaha
    Também

    Hahahahahahahahahaha

    Também tenho certeza absoluta que a Veja nos brindará com um upgrade de foto, manchete e texto ainda hoje.

    Tenham calma!

    Hahahahahahahahahaha

    1. Baixo clero jornalistico

      Baixo clero jornalistico ainda?

      Eh que as 3 primeiras sao tiradas de otimo angulo, ja a foto da Veja denota, digamos, baixa cleritude no angulo escanteado do fotografo.

  3. Destruiram o jornalismo

    A revistinha do esgoto , que agora, não sei por que, domina o cenário do pig e é copiada de cabo a rabo até pelas “organizações” globo, destruiu o jornalismo no país. É a máfia da desinformação e de deformação de consciencias. O papel ridículo da miriam na entrevista da Dilma foi exemplar, a ainda apanhou a cores e ao vivo. Mas o e.m. que tirar o trofel da revistinha do esgoto. Incrível que jornalista desçam tão baixo como os mineiros. As manchetes são inomináveis. E burras, além de tudo.

    1. Cuidado: há mineiros de Minas e mineiros de minas.

      Correção do texto do hc.coelho. “…jornalistas desçam tão baixo quanto os mineiros”, certamente o articulista estava se referindo aos mineiros de jazidas minerais, cujas minas penetram quilômetros no subsolo. Nada a ver com os valentes conterrâneos das alterosas.

  4. Puro entretenimento, isto é, entretenimento responsável

    Texto muito esclarecedor mas, sobretudo, divertido. Puro entretenimento, isto é, entretenimento responsável

  5. Revestinha

    O pior de tudo isso nós pagamos para manter essa porcaria de revista, a mesma é mantida por dinheiro público federal, estadual e municipal através de propaganda.

  6. Madrasta, é daqui para

    Madrasta, é daqui para pior!

    A pergunta que faço é até quando nossa “imprensa” vai se comportar dessa maneira.

    Será que eles não percebem que as pessoas estão se cansando?

    Não conheço ninguém com menos de 35 que lê jornal ou revistas períodicas.

    Além de não confiar, não tem tempo.

    Cada irmão marinho tem uma fortuna de aproximadamente 16 bilhões.. de dólares!

    Isso torna os marinhos os mais ricos e poderosos da américa latina.. senão do mundo!

    Alias, a lista da FORBES tem quase todos da mídia venal como figurante no ranking dos 100!

    Ou seja.. eles tem bala na agulha…

    1. “Não conheço ninguém com

      “Não conheço ninguém com menos de 35 que lê jornal ou revistas períodicas.”

      E você parece achar que é uma coisa boa.

      1. Não é uma coisa boa… é

        Não é uma coisa boa… é MARAVILHOSA!

        Imagine um Brasil sem VEJA, sem Folha, Estadão… GLOBO!!!!

        Vc sabe muito bem que essa concentração da mídia nas mãos de poucos só acontece em países de 3º mundo e desenvolvimento.

        Nos EUA, Europa, Japão, Canadá não existe esse poder nefasto que as 5 ou 6 familias detem.

        Lá, a regulação da mídia é algo positivo e democrático.

        Aqui é golpe contra a democracia… 

         

  7. Eu não sou ligado em textos

    Eu não sou ligado em textos bem escritos ou não.

       O meu norte é a imparcialidade,como todo jornalista deveria ser.

              Eu encontrei dois que cumprem essa tarefa.

                Mas que está difícil,pra não escrever impossível,está.

                  Lastimável!!

    1. Eu não sou ligado a texto…

      Realmente, você não se liga a texto 

      um anarquista você é …

      é impossível descrever ?

      ou você é apenas 

      “um cara latino americano” , “nada nos bolsos 

      ou nas mãos” , que que seguir vivendo…”?

      lastimável …!!!!!!

      ah !!! antes que eu me esqueça …

      seu norte se fu …

      aaaaah !!!!! vai dormiiiirrrr …!!!!!!!!!

       

  8. E fazem pior, abrem  espaço

    E fazem pior, abrem  espaço para comentários sobre as matérias e colunas e, no entanto, censuram todos os textos que não acompanhem suas vilanezas. Exemplo típico, Diário Catarinense: quem falar mal da Maria Osmarina e dos bornhausen, ó, nem pensar.

  9. Se você lê e acredita na Veja, aceite este pacote de alfafa..

    Está excelente, mas quero fazer um reparo ridículo. Naquela época não havia sistema métrico decimal, portanto, acho que ela não copiou da Bíblia. Mas se houver Bíblia moderna dizendo que o barco havia se deslocado  “4 quilômetros”, só posso exclamar: pqp!

  10. Muito bom!Pensei também numa

    Muito bom!

    Pensei também numa outra frase:

    Jesus caminha descalço e com os pés sujos sobre as águas do mar da Galileia e provoca mais poluição no mesmo.

     

    Ou

    Andando sobre as águas com os pés descalços e sujos, Jesus provoca mais poluição no mar da Galileia.

  11. Ok, Chico Bento é melhor que

    Ok, Chico Bento é melhor que a Veja. Mas isso não muda a condição de que a presidenta não entende de política internacional. Na entrevista de improviso ontem, ela não sabia do que estava falando.

    “O Brasil é contra todas as agressões. E, inclusive, acha que o Conselho de Segurança da ONU tem de ter maior representatividade, para impedir esta paralisia do Conselho diante do aumento dos conflitos em todas as regiões do mundo”

     

     

  12. Ladeira abaixo

    Raymond Chandler no seu romance “The long goodbye”( O longo adeus) de 1985

    “Os gritos constantes em favor da liberdade de imprensa com algumas honrosas exceções, significam liberdade para lidar com escândalos, crimes, sexo, sensacionalismo, ódio, alusões,  indiretas e os usos políticos e financeiros da propaganda.Um jornal é um negócio feito para faturar através da publicidade. Esta é uma pré condição para a sua circulação, e você sabe do que a circulação depende.”

    “O homem comum está cansado e assustado, e um homem cansado e assustado não pode ter ideais. Na nossa época presenciamos um declínio chocante tanto na moral pública quanto na moral privada”

     

    1. Bem lembrado!

      Grande escritor, e se dedicava a um gênero supostamente “menor”, que é o policial, ou criminal, como dizem em outras plagas. Só uma observação: o romance é de 1954. De 1985 deve ser a edição consultada.

  13. 55% de desconto, todo dia

    55% de desconto, todo dia recebo email oferecendo a asquerosa quase grátis. Acho um absurdo seus assinantes antigos não terem esse desconto, depois de anos de lavagem cerebral, é o mínimo que a editora primeiro de abril deveria dar a eles. Acho que o caso é de Procon.

    VEJA - Editora AbrilVEJA - Editora AbrilVEJA - Editora AbrilVEJA - Editora AbrilAssine VEJA por 1 ano com até 55% de desconto 

     

    1. Concordo com você e vou além…

      Pelos anos de lavagem cerebral que os assinantes antigos de Veja sofreram (olha que estamos falando de usuários com mais de 50 anos de uso semanal) acho a Editora Abril em nome da saúde pública deveria pagar indenização por danos ao cérebro dos pobres usuários de Veja. Veja(!) você hoje em dia como as mentes deles já perderam completamente a capacidade de raciocínio e reflexão. Os usuários crônicos de Veja tem a característica de agirem feitos papagaios (wiki pédia – Também conhecido como louro, ajeru, ajuru, jeru e juru1 , é uma das muitas aves pertencentes à ordem dosPsitaciformes, família Psittacidae, principalmente do gênero Amazona). Assim como as aves que quando você assovia eles falam: “dá o pé louro”, ou outras frases do gênero, quando você se aproxima de um usuário crônico de Veja e fala PT eles imediatamente ficam excitados e nervosos e começam a repetir frases idênticas sempre incluindo palavras como: Chaves, comunismo, mensalão, na verdade o repertório é bem restrito. 

      Este tipo de atitude observado em 100% dos usuários crônicos de Veja leva a crer que realmente o dano provocado no cérebro deles é de alto grau e infelizmente irreversível! Por isso em nome da solidariedade dos amigos do blog frente aos pobres usuários crônicos de Veja sugiro iniciarmos uma campanha ampla junto ao judiciário e as associações médicas para não só proibir o uso da droga como ressarcir todos os viciados que tiveram seus cérebros danificados.

      A editora Abril deve isso à sociedade!

  14. Atualização

    Pronto!

    A Veja já produziu a sua pérola deste ano. A Madrasta pode atualizar (só a foto) pq o texto pode continuar exatamente o mesmo.

    Curiosidade: A Veja “reclama” que Dilma fez um discurso elogiando o próprio governo! Vejam a audácia!!! Na próxima sugiro que Dilma faça um discurso elogiando a famiglia Civita e todo o “bem” que esses carcamanos fizeram ao Brasil….

    Dilma faz discurso de candidata na ONU

    Em pronunciamento na Assembleia-Geral das Nações Unidas, presidente elogiou o próprio governo – como faz quando sobe em palanques pelo Brasil

     

    Gabriel Castro

    Púlpito ou palanque? Presidente Dilma Rousseff, durante discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

    Púlpito ou palanque? Presidente Dilma Rousseff, durante discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas

    1. “A Veja “reclama” que Dilma

      “A Veja “reclama” que Dilma fez um discurso elogiando o próprio governo!”:

      Nossa, igual Obama nao pode fazer pelo dele?

    2. Dilma elogiou o Brasil

      A famiglia mafiosa Civita não aceita que alguém fale bem do Brasil.

      Todo governante na ONU fala bem do próprio País, mas para os mafiosos o Brasil não pode.

      Ainda bem que estão iondo à falência devido a própria incompetência.

  15. A Veja deveria manter a

    A Veja deveria manter a manchete do ano passado: Dilma critica EUA e faz discurso na ONU de olho em 2014. Apenas tomar o cuidado de alterar o ano de 2014 pra 2015.

  16. O ideal seria a gente, que

    O ideal seria a gente, que não aceita o não-jornalismo, parar de tanto se referir a essa gentalha, sobretudo evitando citações sobre os títulos dos jornais e revistas-lixo. Senão esse abutres cada vez mais hão de pensar que são importantes para todos, o que não é real. Chamemos de ÓIA aquele lixo, ou de PLIN-PIN o outro lixo, ou coloquemos para alguns que se dizem acadêmicos, historiadores, etc. alguns apelidos jocosos, bem apropriados. 

    1. paracialidade da imprensa brasileira

      A imprensa internacional sempre trata a notícia com imparcialidade. Pode-se confirmar pelas manchetes sobre o Brasil. Enquanto a imprensa nanica brasileira, além da parcialidade, coloca fel nas manchetes sobre o governo petista.  Mesmo a notícia sendo positiva ela dar um jeito de torna-la negativa.

  17. Dilma e as mancadas da politica externa.

    Eu temo pelo futuro desse pais chamado Brasil. Um país irrelevante no cenário internacional, apesar da economia ser a 7º do mundo. Tem um ditado que diz, “quer crescer? então junte-se aos grandes, e ou divida miséria com os pobres. E o Brasil abre mão de um futuro melhor, para as próximas gerações,  com sua politica externa na contra-mão, e no seu coitadismo, vitimismo, tudo se resume em não assumir que suas mazelas, são de sua inteira responsabilidade e não dos outros. Brasil um pais onde espertalhões, ladrões do erário, acomodados em boquinhas públicas, que se aposentam com salario integral, e vivem as custas do trabalho do resto dos Brasileiros. Pobre Brasil, e pobre povo brasileiro, ma me refiro aqueles que não conseguem viver as custas das tetas do estado.

    1. Creio que estas equivocado

      Creio que estas equivocado quanto a posição do Brasil. “Eu temo pelo futuro desse pais..” e “..no seu coitadismo, vitimismo..”  Quem vitimiza é você com este seu texto e com sua errônea forma de pensar. 

  18. ainda bem que ela é

    ainda bem que ela é madrasta…

    não depende mais de elogios ou xingamentos.

    se fosse mãe, a grande mídia

    assim mesmoa a xingaria com

    aquele palavrão muito conhecido….

  19. Entao, sera q se eu jogar sal no molusco do Reinalzedo …???

    Sensacional!!! Falar o q mais??? Que encantei ??? Obvio!!! Pode fazer minha carteirinha ai q ja sou fa numa unica leitura!!! Sensacional!!! To mandando pro meu irmao, leitor assiduo da Virje (tadinho) jaja, ver se ele ainda tem remedio…

    Mas posso pedir um capitulo a parte???  Esse Reinaldoazedo, ele e um caso de estudos a parte n, eH? veja o q ele me fez ler??? E eu dei uma respostinha besta, q n vai ser aprovada mesmo, era so p desengasgar um pouco, q d na p sair em silencio de um lixo desses: . http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-cai-um-tombo-que-estava-fora-do-script-da-historia-logo-depois-de-anunciar-que-e-o-dono-do-futuro-sabem-o-que-ele-aprendeu-com-isso-nada/#comment-3753375

    Por favor, uma pista ou palpite de qual planeta essa criatura vem??? Sera q foi despejado de la ??? De q e feito??? O q come??? Como se reproduz??? Help!!!

    710 Comentários

    1 2 315 Seguinte »

    Sifu

    25/9/2014 às 3:27 am

    Seu comentário está aguardando moderação.

    Pois e hiena, se sabe q guerreiro so cai pra levantar mais forte, pro seu desespero. Se tbm sabe q quem ele E : NADA MENOS Q o Presidente melhor avaliado de tds os 500 anos de Brasil chegando aos 80% de aprovação, Sr. Cotovelo em carne viva. Sabe tbm q custou caro a meia dz (de 3) serviços q seu candidato fez ao Brasil, os maiores assaltantes da pátria, O VERDADEIRO SALAFRÁRIO, SEU PUPILO fhc. E por fim, vc sabe q o seu candidato JA ERA, nunca maisssssss. Nem segundo turno consegue mais chegar, ou seja, late bastante ai, q a caravana continuara espalhando poeira ate vc desaparecer nela. Vc e meia dz q leem vcs, pois somos 200 milhões, pra seu desespero, A GRANDE MAIORIA AMA quem vc persegue, e sequer sabe da sua existência, sua barata chapada de inseticida. AGORA, SE VC E MESMO ALGUÉM HONESTO, ja q TANTO PREGA, DUVIDO LIBERAR MEU COMENTÁRIO AO IN VEZ DE CENSURAR… DE U DU VE I VI DE O DO!!!

     

  20. A tradução do the guardian

    A tradução do the guardian está errada e mal intencionada, só para provar seu ponto. Claramente diz no título que a Dilma diz que espionagem dos EUA (US) é uma quebra da lei internacional (ou seja, crítica aos EUA). E no subitítulo da matéria ainda deixa mais claro que é uma crítica aos EUA.

     

    E o que tem demais no título da veja? Falar da espionagem nos EUA não é uma crítica? Eu hein.

    1. ze123

      Claro que faz toda a diferença.

       

      Quando a manchete diz: Dilma critica EUA, o motivo da crítica não fica exposto. De imediato, pensa-se no estilo de governo, nas atitudes do presidente, em qualquer coisa, menos em espionagem. Tão pouco informa que essa crítica foi fundamentada em uma quebra dos direitos internacionais.

       

      1. ze123, o leitor da Veja é tão

        ze123, o leitor da Veja é tão tapado, tão ignorante, tão cego que mais parece um alfabetizado funcional que não consegue interpretar uma frase completa, coxinha entra aqui no site para mostrar como os leitores da Veja são tão ridiculos…kkk!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador