Procuradores da Lava Jato usam discurso de Aécio para afirmar que são apartidários

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Os procuradores da Lava Jato Deltan Dallagnol e Orlando Martelo usaram um espaço opinativo na Folha de S. Paulo, neste domingo (30), para explicar que a Lava Jato não investigou, até aqui, apenas PT, PMDB e PP porque assim queria, mas porque esses partidos apoiaram os últimos governos, de Lula e Dilma Rousseff. A justificativa é uma resposta às críticas de que a operação tem feito perseguição política e partidária.

“Verdade que os partidos mais atingidos na Lava Jato são PT, PP e PMDB. (…) Contudo, isso não ocorre por escolha dos investigadores, e sim porque as indicações de dirigentes de órgãos federais se dão pelo partido no poder ou sua base aliada. Assim, os cargos de diretoria da Petrobras foram ocupados por essas legendas, e não pela oposição ao governo petista.”

A tese dos procuradores é muito similiar aos argumentos usados por Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e candidato derrotado por Dilma na eleição de 2014, para afastar acusações de que tucanos também receberam doações eleitorais irregulares das empresas investigadas pela Lava Jato – as mesmas que também doaram para PT, PMDB e outras legendas. 

Abordado pela imprensa, Aécio costumava dizer que o PSDB não poderia ser acusado de corrupção pela Lava Jato simplesmente porque não dispunha de nenhum indicado na Petrobras. A delação da Odebrecht, contudo, promete mostrar que as empreiteiras também faziam doações para o caixa dois dos tucanos. José Serra, por exemplo, teria recebido R$ 23 milhões para a campanha presidencial de 2010, valor articulado por um tesoureiro informal que também trabalhou para as campanhas de FHC e Aécio.

Em artigo na Folha, os procuradores passam a mensagem de que não fazem distinção entre quem roubou mais e quem roubou menos, ou entre quem recebeu propinas em contas na Suíça ou benefícios de forma indireta. “(….) talvez o maior impacto da Lava Jato tenha sido a responsabilização igualitária dos criminosos, pouco importando cargo ou bolso. Perseguiu-se a grande corrupção, aquela que deslegitima as instituições e até então era imune ao Judiciário”, afirmam.

No texto, os membros da força-tarefa tentam rechaçar a ideia do Congresso de aprovar alguns projetos que afrontam o abuso de autoridade, além da anistia ao caixa dois. Também há dedicação a desmontar a defesa do ex-presidente Lula, que recorreu até mesmo à ONU (Organização das Nações Unidas) contra o espetáculo midiático da Lava Jato e as decisões do juiz Sergio Moro.

Para os procuradores, como o “acervo probatório produzido é imenso”, os invstigados passaram à tática de “negar os fatos”. Como isso “já não funcionava, passaram a difundir a falsa ideia de abusos na Lava Jato. (…) A alegada perseguição [outra crítica à força-tarefa] é o mantra da defesa política quando a defesa jurídica não prospera.”

“O ataque mendaz à credibilidade da Lava Jato e dos investigadores tem um propósito. Prepara-se o terreno para, em evidente desvio de finalidade, aprovar projetos de abuso de autoridade, de obstáculos à colaboração premiada, de alterações na leniência e de anistia ao caixa dois”, alertam.

O artigo está disponível aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os lava-bundas se esqueceram

    Em 64 os fardados, em 2016 os togados, e estes se “esqueceram”  que PSDB recebeu das empreiteiras da mesma forma que o PT, e até mais, se falarmos em termos de valores. E há caminhões de provas dando conta das propinas recebidas por tucanos, sendo a útlima o recebimento de mais de 20 milhões por Serra com contas na Suiça….e Alckmin…mas como são aliados da midia não vai dar no JN que é parte interessada na lava jato bem como parte autuante do processo..,..o problema é que há um acordo entre a lava jato e a midia: a lava jato ferra petês a partir de vazamentos na midia como tática processual e, por outro lado, a lava jato poupa aliados dela(midia)…Moro deixou isso bem claro no inicio deste século, quando traçou o modus operandi da Lava Jato

     

    http://www.cartacapital.com.br/politica/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra-5219.html

  2. Fanáticos!

    Estes sujeitos da Lava Jato se acham enviados de Deus e, por isso, não devem ser cotestados.  

    Não passam de um bando de fanáticos religiosos que estão levando este país ao desemprego em massa.

  3. Esse juizeco é aquele que o

    Esse juizeco é aquele que o pai fundou o psdb em cidade do PR, a mulher trabalha para o psdb e a shell. O mesmo que não pos na cadeia ninguém do psdb no caso banestado, durante o governo de fhc do psdb, contando com a colaboração do doleiro youssef.

    Agora posa de mocinho, com a ajuda do mesmo doleiro, devastando o PT, adversário do…..psdb, tentando prender o Lula adversário do fhc, aniquilando a petrobras, concorrente da  shell.

    Entendi bem, a imparcialidade do juizeco?

  4. Não vem ao caso

    O que estes dois pensam (?) ou deixam de pensar (?) sobre qualquer coisa, fato, evento, situação, pessoa, ideia etc. etc, etc. não é de interesse e não faz a menor diferença pelo simples motivo de suas crenças obtusas e totalmente apologéticas de um mundo abstrato em que o principal e único problema consiste na corrupção. falta-lhes capacidade cognitiva para o entendimento de sistemas complexos e fenômenos multifatoriais. Mas devemos reconhecer que não se pode cobrar muito deles, pois são membros do mpf, ao qual acessaram por meio de concurso público.

  5. Falaram para um CURRAL

    Falaram para um CURRAL MIDIÁTICO que absorve isso como verdade quer seja ou por oportunismo, ou por baixo nível de conexão dos fatos!

    Por isso o parlamento alemão discute golpe no Brasil – bye bye assento no conselho de segurança da ONU ou é escrachado por países como a China, Russia, Japão para não listar sul-americanos…

    E retornamos ao lugar defendido para estar o Brasil pelo cerra na relação com os EUA!

    Olhem para Brasil que havia em 2014, os que sobreviverem, avaliem o Brasil de 2034!

    Comparem os desempenhos que teremos nos próximos 20 anos!

    E lembrar que já fomos considerados o pais mais otimista do mundo…

    Esse pessoal ferrou o futuro próximo do Brasil…

    Milhões vão se perder…

     

  6. Estúpidos

    se é imparcial, por que utilizaram uma página desse panfleto político-partidpario para dizer que é imparcial? Palavras, palavras…vocês ainda não perceberam que não tem nenhuma credibilidade e que a moral de vocês é uma piada de mal gosto? 

  7. E sobre a tal

     Lei de Abuso de Autoridade? Vocês dizem que são contra, mas o Senador do PSDB Aloysio Nunes (citado na Lava Jato) faz parte do grupo que é favorável à aprovação de tal Lei. E se no lugar do Senador do PSDB, fosse um Senador do PT (citado na Lava Jato) o que teria acontecido com esse senador petista? Não precisa de nenhuma mãe Diná para responder, estaria preso. Acusação: obstrução da Justiça. Então não venha com essa conversa cretina sobre imparcialidade, pois vocês não nada imparciais. Vocês enganam essa classe média estúpida intelectualizada pelo facebook, mas não conseguem enganar a todos. Não mesmo. Portanto, tigrada, vocês são tão medíocres que somente em um regime medíocre pessoas como vocês têm espaço. E mais, deveriam ser processados por utilizar dinheiro público para efetuar perseguição política. Nazistas sujos.

  8. Há tempos formei minha
    Há tempos formei minha convicção – palavrinha maldita, hein – que a reação maior da lava jato ao assédio da oligarquia política viria do Dallagnol, e não do Moro.
    Moro é um vendido.
    O messiânico é o Dallagnol.

  9. bla, bla, bla, blalogia

    Não explicaram por que tucanospossuem imunidade.

    Tambem não esclareceram o fato do PSDB ter montado o esquema na Petrobras. Se eles não perceberam isso sõa os maiores incompetentes do mundo.

     

  10. Eles estão combatendo o PT e a base aliada, não a corrupção

    Os procuradores deixaram claro que eles não estão combatendo indistintamente a corrupção, mas cobatendo-a seletivamente, ou seja, estão combatendo apenas a suposta corrupção praticada pelo PT e pela base aliada.

    Se todos são iguais perante a lei, qualquer pessoa citada na Lava-Jato deveria ser investigada, independentemente de ser petista ou da base aliada. Essa seletividade não tem justificativa.

    1. “Base aliada”
      Primeiro tem

      “Base aliada”

      Primeiro tem que levantar quem foi para o congresso e quais eram as coligações em seu Estados e municípios antes de falar besteira.

      Um “gestor” “formatado na GV (hello GV, que nhaca é esta?)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador