PT se cala e PSDB fala demais, restam a falsa moralidade e a hipocrisia, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

É isto, por Janio de Freitas

O PT não se faz merecedor de dúvida nem de confiança até que os acertos e erros da Lava Jato se tornem públicos

Três aspectos distintos, embora factualmente conexos, destacam-se na situação complexa que a prisão do tesoureiro do PT veio tornar mais tóxica.

Sem ordem de importância, um dos aspectos pode começar como contestação ao líder do PT na Câmara, Sibá Machado, segundo o qual João Vaccari Neto foi vítima de uma “prisão política”. Política, e de péssima política, é a ideia exposta por Sibá. O PT está sufocado por acusações de diferentes fontes e igual gravidade, na confusa Operação Lava-Jato. Chegou a tal situação sem dar às acusações uma resposta enfática, pelo teor e pela firmeza.

Talvez o PT não pudesse dar resposta objetiva às acusações porque os condutores da inquirição não divulgam o contexto completo dos depoimentos, mas só as suas violações dirigidas do alegado segredo de justiça. A resposta moral e institucional, porém, o PT não a deu por temor ou, ao que parece menos provável, por falta de iniciativa. O resultado é o mesmo: o PT não se faz merecedor de dúvida, quanto mais de confiança, pelo menos até que os possíveis acertos e erros da Lava Jato enfrentem os crivos do conhecimento público e, nele, os especialistas em Direito.

Um outro aspecto é o da animação oposicionista, em especial no PSDB, com a presumida contribuição para o impeachment dada pela prisão de Vaccari. O impeachment, em resumo, é a possibilidade aberta pela Constituição para destituir o governante por crime de responsabilidade. Para iniciar o processo de destituição é necessária, portanto, a precedência do ato ou de indícios com seriedade para serem investigados e avaliados.

Não é o que o PSDB quer. Ao iniciar reuniões com policiais e advogados, além de jornalistas, para descobrir alegações que possam pretextar uma campanha pró-impeachment, esses oposicionistas atestaram que o seu objetivo não é a defesa da legalidade, ou da moralidade administrativa, ou das instituições democráticas. Sua prática é leviana e seu objetivo é ferir de morte o adversário odiado. Dois indícios de má-fé e ação contra o Estado de Direito.

Entre os desdobramentos que a Lava Jato pode produzir está o de comprometer o governo e a própria Dilma Rousseff, por improvável que isso seja. Sem tal eventualidade, porém, os passíveis de crime contra a ordem democrática, nos termos da Constituição, são os que se organizam para fomentar a ruptura da legalidade institucional que tanto custou a este país.

Por fim, não só a prisão de Vaccari, mas tudo na Lava Jato que envolva partido envolve, também, eleições. As últimas, e as anteriores, e ainda as de antes, todas iguais: eleições brasileiras são uma grande hipocrisia.

Raríssimas são as doações financeiras de empresas, como as da Natura, e de empresários, como as de Neca Setúbal, que provêm de convicções ou simpatia, não de interesse. Em proporção semelhante, raríssimos são os políticos profissionais que não tomam “doações” e as embolsam em parte, senão no todo.

Candidato endinheirado a suplente de senador é aposta fácil sobre seu compromisso de pagar toda a campanha, e, apesar disso, com o titular da chapa tomando doações para embolsá-las. Casos assim são muito conhecidos, por isso a oposição não olha para dentro de si mesma. Comprador de fazenda, aliás, com valores falsos na escritura, logo depois de eleição presidencial nos anos 90, não seria notícia nova para os oposicionistas atuais.

Os bens da grande maioria de políticos profissionais são notoriamente incompatíveis com seus ganhos, ainda que lhes somando aposentadorias e outros ganhos conhecidos. Se fosse mesmo para defender a moralidade, bastaria confrontar ganhos e patrimônio. Se não é, restam a falsa moralidade e a hipocrisia.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei, mas e o caso concreto?

    Sei, mas e o caso concreto? prender uma pessoa por uma movimentação infima é merecedor de confiança? Colocar uma pessoa na cadeia e acabar com a vida dela só por interesses politicos é merecedor de confiança? Se dependesse desse juiz minha mão iria presa tambem por qie deposito uma parte do meu salario apara ela gerir a casa e pagar as contas do mes, tudo isso enquanto as tenebrosas transações correm soltas aqui na nossa gotham city, sem batman, sem comissario gordon que foi exonerado pelo secretario e sem agua na torneira no cantareira.

  2. Artigo Jânio de Freitas

     

    Excelente análise!  A falsa moralidade e hipocrisia e tanta que é só pararmos meia hora vendo as imagens da Tv Câmara.

    Pior que não conseguimos ver uma saída, pois domingo passado 12/04,  a maioria dos manifestantes são pessoas com grau de instrumentação superior?  Piso Sa larial de 10 salários minimos, e conseguem ser tão hiprocritas e analfabetos de democracia – Dizem contra a corrupção,  a favor maioridade penal  de 16anos, Tiram fotos e saem abraçados, com Ronaldo Caiado, Agripino Maia, Andrea Matarrazo, Amam o Eduardo Cunha e outros…

    Se após toda essa Coisa de 12 Cabeças, denominada Lava-Jato, derrubarem a atual Presidente, acabar com o ex-partido dos trabalhadores, vai sobrar Pessoas como citei acima, para Governar esse Pais?  E Meios como a Sonegadora Rede Globo, e as grandes empresas éticas e os bancos que fazem tudo pela maoria da população pobre do Brasil, será a nossa salvação?   Amém,  pois se não,  seria interessante ver os pobres brancos, pardos e pretos, sairem á rua o que acontecerá?

     

    A Globo, a Folha, o Estadão, Os Bancos, Os Caidos, Os Agripimos, Os Maias, Os Aécios, e o Eduardo, Vão mandar a polícia desser o cacete nesta gente que deixa, muitos de baixa estíma.

  3. Nas eleições de 2006 estava o

    Nas eleições de 2006 estava o PT desgastao com o desenrolar das CPI’s dos Correios. Em 2010, o interminável julgamento do mensalão também bombava contra o PT. Em 2014, por pouco Dilma não leva a fatura em face do desenrolar da Lava Jato, com as delações premiadas. A demora nas investigações vão desaguar nas eleições que se avizinham, com um PT ainda mais arrasado. São motivos de análse profunda as vitórias de Lula em 2006, e as duas de Dilma quando parecia que o mundo conspirava contra. 

    Se as pressões contra o PT são piores agora ainda não se pode dizer, mas podemos, sim, afirmar, que a PF e Sérgio Moro, juntos, não tem tido outro propósito senão o de desconstruir esse partido, se possível produzindo alguma mancha contra a reputação de Dilma como Presidenta. As portas se arreganham para isso.

    Hoje li que Gilmar está disposto a reabrir o processo que envolveu a morte de Celso Daniel, alegando que ele está à espera de julgamento há mais de 15 anos. Sabia que ele não deixaria passar essa oportunidade, enquanto dará mais bala aos oposicionistas, e assim fingindo ser essa a razão de prosseguir com o outro processo sobrestado. 

    Quando houve uma reunião no Senado, comandada por Renan, e com a presença de Cláudio Abramo, entre outras personalidades, Gilmar também esteve lá. Pediu pra sair antes de encerrada a cessão, e das suas últimas palavras, umas foram essas: “Nós temos muitos processos sobrestados, inclusive o de Celso Daniel; de Sombra”. Ou seja, não saiu de cena sem dar sua patada contra o PT, afinal a morte de Celso Daniel, emblemática, só envolve mesmo o Partido dos Trabalhadores. Logo mais estaremos vendo os parentes do morto mais uma vez levantando suspeitas contra os petistas.

    Gilmar Mendes é um financiador da campanha dos tucanos sem gastar um centavo.

    Sobre a riqueza notoriamente ilícita desses parlamentares citadas no artigo de Jânio só um imbecil poderia duvidar do que ele diz. Eu, por exemplo, conheci a família de Aloísio Alves muito pobre. Da noite pro dia a família saiu de um patamar de pobreza pra uma riqeza inconcebível. O mesmo pode-se dizer da família de Sarney, e, assim, por diante. 

    Enfim, a prisão de João Vaccari, com as consequentes alegações de aumento de patrimônio, bem como a invasão nas contas de toda a família dele, é uma violência sem precedentes, e só mostra que Sérgio Moro tem propósitos definidos para atingir Dilma Roussef. É mais bala para a oposição, que já havia pedido a Reali Júnior pra analisar as possibilidades jurídicas do impeachmente da Presidente. 

    Até quando teremos que aturar essa parcialidade.

  4. Tá ficando difícil viver nessa balbúrdia de formação de opinião

    Caro debatedor janio, bom dia

    E bom dia a todos, Nassif, equipe e demais debatedores,

    confesso-lhes que com a prisão preventiva  do secretário de finanças do PT, repita-se com a prisão preventiva  do secretario de finanças do PT, popularmente chamado também de “tesoureiro,  o PT fica  numa situação muitissimo frágil, em minha opinião.  Ou pelo menos cria o sentimento de fragilidade na cabeça dos brasileiros.

    Uns vão dizer que a prisão teve motivação política. Só que  esse papo não está colando mais.

    Não cola porque o cidadão comum, aquele que  liga o  rádio, a televisão, ler jornal e convesa com amigos, cria ou ajuda a criar( ciente ou não) um clima de “pânico” no cenário político brasileiro. 

    E tudo isso , como se sabe, é incentivado pela nossa “adorável” mídia. 

    Caros senhores, caros senhores, tá ficando difícil defender a normalidade da situação política brasileira.

    Vejo, de longe, um PT que não sabe enfrentar essa situação. Ou não sabe ou não consegue ou outra coisa. Essa “outra coisa” é calar-se. E quem cala consente. Só que não!

    No direito penal quem cala NÃO consente, vez que todos nós temos o direito de ficarmos calado!

    Mas, politicamente, esse direito tem preço. Politicamente, calar-se é agir. Agir por omissão.  Tomar a decisão de não fazer nada.

    E um outro “corpo” acaba ocupando o “espaço vazio”.!!!

    _____

    Penso que estão fazendo das prisões preventivas um espetáculo ultra equivocado. 

    Isso porque hoje,  se você vai preso, por razões cautelares, torna-se IMEDIATAMENTE, CULPADO e CONDENADO cuja pena deve ser a de trabalhos forçados e cruéis!

    Essa situação é realmente assustadora!

    Além de assustadora tem um preço altíssimo, pois, para o cidadão médio, o cidadão comum, se a pessoa foi presa é porque é bandida. E como “todos” os políticos são bandidos….Ponto final.

    _____

    E agora senhores, com essa prisão PREVENTIVA e com a ajuda da nossa “adorável” mídia, e ainda com a ajuda , salvo engano, da CGU( que parece apontar indícios de crime de responsabidade da presidente da república) a situação , evidentemente, tona-se politicamente  muitíssimo séria. Entendam meu pensamento: séria para a cabeça do cidadão comum. 

    _____

    Vi na internet e tenho visto pra tudo quanto é lado que agora o senador Aécio Neves e seus aliados políticos já estudam ou já pretendem apresentar um pedido de impitimam da presidente da república. Estão “loucos’ para encontrar uma conduta que se enquadra no crime de responsabilidade. Loucos!. Junta-se a isso as ruas…

    Esse pessoal que não representa, nem de longe, o povo brasileiro. 

    E ainda: supostamente, consultam 2000 brasileiros e daí, podem concluir  80% da população brasileira posiciona-se contra à presidente Dilma.  

    Manifestações de rua, prisão do “tesoureiro, alegações de indícios por parte da controlaria .Tá difícil hein…Balbúrdia cotidiana na “mídia” brasileira. Tá difícil heim!

    Cabe a pergunta  senhores:  E o PT  não fará NADA? Vai deixar rolar?

    _____

    Tá ficando difícil galera. Tá ficando politicamente difícil. 

    Terceirizações, medidas supostamente impopulares, redução da maioridade, afastamento da presidente…. tá difícil conviver com esse clima  diariamente.

     

    Saudações 

     

    1. Perfeito! Mas não é de hoje …

      A inação é uma escolha. Mas tem um preço, já que é uma ação. Às vezes, altíssimo. E acredito, mesmo, que nesta toada em que estamos caminhando, um pouquinho a cada dia, um avanço a cada dia sobre direitos, sobre a dignidade das pessoas, sobre os valores mais caros à nação, que o preço será uma parcela significativa de nossos sonhos e nossos esforços. E que, se conseguirmos nos recuperar, levará ainda algumas outras tantas gerações.

      Infelizmente, hoje, me felicito por não ter filhos da minha carne, herdeiros que seriam disto que está aí.

      Quando mencionei a tempestade que estava se formando, lá no meu post sobre a primeira manifestação, houve quem me considerasse alarmista, que eu não estava enxergando a beleza da democracia pujante. Socorro!  Os mais básicos pilares democráticos tem sido aviltados diariamente e não vemos um só Poder da República se levantar, e perguntar, só perguntar:  Como é?

    1. Parece que não entenderam a

      Parece que não entenderam a sua ironia – e piada – muito menos a do Janio. Ou será que eu é que não entendi? O PT precisa se convencer de que não pode fazer coisas como os outros partidos fazem. E ficar tranquilo. O conluio entre poderes, sabemos, não prima pela licitude, lisura ou honestidade que a burocracia estável conduz. É ela que está sempre orientando, acordando e aprovando aquilo que, mais tarde, estampa-se como escândalos. Quantos petistas estão na máquina pública assinando cheques, efetuando pagamentos, contabilizando, controlando e auditando contas? Já a criação de empresas de fachada, ongs, oscips e outras só para emitir notas fiscais penso que, e não as defendo em nenhum âmbito, nos ninhos tucaníssimos da NORMOSE, a coisa é mais feia ainda. E culpam, igualmente, o PT. 

      Temos que cobrar do PT sim. E dos outros partidos também. Agora, quando vemos advogados apavorados com o que possa acontecer, inseguros como se seus clientes fossem, acho que não é so do PT essa responsabilidade.

  5. O PSDB é tão confiante na

    O PSDB é tão confiante na pusilanimidade do PT que quer não apenas o impeachement, mas a suspensão do registro do partido. Isso tendo Marcio Fortes, seu tesoureiro em 2010, assimo como foi o Vacari, incriminado na Lava a Jato pelo Janot. 

    Não dá nem para reclamar do Moro, pois o Fortes foi para o STF, por ter foro previlegiado. Mas o que pode e deve fazer, é requerer igualmente a suspensão do PSDB, não apenas aguardar que o TSE negue o pedido da oposição. Mesmo porque os tucanos sabem que o PT não será cassado. Estão jogando para a platéia. Isso rende muita matéria no pig. Estou para ver um presidente de partido mais pusilânime do que o Rui Falcão 

  6. ” Os bens da grande maioria

    ” Os bens da grande maioria de políticos profissionais são notoriamente incompatíveis com seus ganhos, ainda que lhes somando aposentadorias e outros ganhos conhecidos. Se fosse mesmo para defender a moralidade, bastaria confrontar ganhos e patrimônio. Se não é, restam a falsa moralidade e a hipocrisia.”

     

    Precisa desenhar?

     

     

  7. E o partidinho oportunista,

    E o partidinho oportunista, psol, só fazendo cpi contra a esquerda NUNCA CONTRA A DIREITA. São vagabundos oportunistas querendo lucrar com a derrota da esquerda trabalhista, Bando de cínicos. Essa era hora de lutar pelo país, não pelo ego podre de cada um. Insanos.

  8. O ovo da serpente já

    O ovo da serpente já eclodiu.

    Setores da oposição, principalmente o de “ex-esquerdistas”, querem é taxar o PT, o PT, o PT de “inimigos do povo”. Eles já se “convenceram” de que só matando o PT, o PT, o PT podem assumir o poder.

    Tudo que acusam no PT é o que eles próprios fazem.

    Não é, portanto, contra a corrupção que se insurgem: é pura disputa pelo poder.

    O resto é retórica pra enganar os muitos trouxas que existem por aí.

  9. Os moralistas e hipocritas tomaram conta

    Na ultima eleição para presidente do PT, era contra Rui Falcão. Mas aqui mesmo muitos defendiam sua reeleição. E fui contra justamente porque tinha achado muito ruim sua atuação durante o bombardeio do julgamento do mensalão, praticamente sem uma defesa, muito menos o que se precisaria naquele momento: defesa enfatica. E desde então, é esse PT sem ânimo que estamos vendo. As vezes soltam uma nota de dez linhas e acabaou. O partido esta totalmente perdido: sem rumo, sem norte, sem uma linha definida. Vai levando no carrossel do dia a dia e apanha sem gritar.  

    O PSDB so tem jogado para os incautos, com apoio dos meios de comunicação. Todo dia saem com uma bombinha ora para cima do governo, ora do partido. Se o PT continuar dormindo em berço esplendido, como seu republicanismo embaixo do braço, vai ser varrido do mapa e tera muito trabalho para conseguir voltar. 

  10. O PT não vai se coçar pra
    O PT não vai se coçar pra nada (está acovardado), porque não surge um movimento de esquerda por exemplo de mil assinaturas para promover ações e mais ações, por exemplo uma ação solicitando apuração do “vazamento”. Ação contra Gilmar para entregar a… enfim, ação para ser explicado porque Aécio não fez parte das denúncias da lava-jato. Então desta forma agiria em favor da democracia e não a favor do PT, ou do governo. A omissão do PT está levando este país a um impasse, as esquerdas estão abandomando o barco. Os eleitores do governo, estão deixando o governo, embora saibam que são os que melhor fazem para o povo, mas… este abandono de defesa, está levando a ignorância prevalecer. HOJE NÃO SE DISCUTE O QUÊ O GOVERNO PRODUZ PARA O BEM DO BRASILEIRO – MAS SÓ SE DISCUTE BAIXARIA – O próprio governo não modifica esta lógica, nem a esquerda, estes dias numa entrevista com a Presidenta, a pauta era o Noblat. Pode??? TEM QUE SE MONTAR UM ESQUEMA IGUAL O QUE O PSDB TEM – QUALQUER COISA REPRESENTA CONTRA O GOVERNO EM TODAS AS ESFERAS. VEJA BEM – SE ESCREVE MUITO DOS QUE AGEM CONTRA O GOVERNO – MAS NÃO É FEITO NADA DE PRÁTICO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador