Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Puxem a capivara de FHC, por Armando Rodrigues Coelho Neto

Puxem a capivara de FHC

por Armando Rodrigues Coelho Neto

O avanço da idade já não me permite ser tão duro com os que viveram mais que eu. De qualquer modo, existem pessoas que, mesmo já tendo vivido além da expectativa de vida do brasileiro, se deram conta da virada do século. Aliás, gente que, como o jurista Fábio Konder Comparato antecipou-se ao novo século e de há muito tem falado no presente o que muitos sequer ensaiariam cogitar como futuro.

A citação a Comparato é aleatória e poderia estender-se a muitos outros, vivos ou não e poderia ensaiar uma lista longa e incompleta de homens e mulheres que enobreceram a história do Brasil em suas múltiplos vertentes. Mas, nesse instante, falo de idade para registrar a vergonha que sinto e que pode ser a de muitas pessoas, a propósito de um senhor chamado Fernando Henrique Cardoso, apaniguado pela denominada grande mídia.

Aliado da mídia golpista, segue a trilha de Aécio Neves, usando termos calculados e amenos, falando de trégua, criando espaço para um bote qualquer. Enquanto isso, na surdina participou da articulação do golpe em curso, e antes de receber o aval das “forças estranhas internacionais”, dizia que não queria o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. “Quero apenas ver a Dilma sangrar”. Eis a fala que a mídia entreguista a ele atribui.

Na condição de protegido, até um profissional de marketing de nome Mentor Neto, com muitos seguidores numa das redes sociais, chegou a registrar sua inquietação pelo interesse de muitos quanto aos supostos crimes praticados por Fernando Henrique Cardoso. Segundo ele, além de não ter importância, a essa altura da história, se ocorreram, já deveriam ou devem estar prescritos. Não necessariamente com essas palavras, mas o fato é que recebeu muitas curtições e comentários.

Nesse contesto, fatos se sucedem. Uns especulativos, outros próximos à realidade, outros reais mas distorcidos. Ao sabor da conveniência da mídia golpista, usam verdades para vender mentiras e até escondem verdades. Assim, ao sabor das conveniência cumprem o papel desinformativo e alienante, de maneira a anestesiar parte da sociedade quanto á podridão política.

Ainda que com certo atraso, gostaria de dizer de público ao senhor Mentor Neto, que é importante, sim, conhecer os crimes praticados por Fernando Henrique, caso tenham mesmo ocorrido. Assemelha-se à Comissão da Verdade, que embora não tenha se prestado a punir ninguém, nem mesmo torturadores, sequestradores, traçou um quadro incompleto de parte da realidade brasileira.

Se não por fatores históricos ou para reposição da verdade, mas pelo menos por razões práticas, a sociedade brasileira precisa saber, sim, sobre os tais crimes. Afinal, vivemos instantes de exploração de alguns fatos e factóides sem que se discuta a essência de nada. Conforme conveniência, caso x ou y é fulanizado ou partidariza, até mesmo escandalizado. Pedalinhos, triplexes, qual vinho a Presidenta Dilma Rousseff bebeu em Liboa ganham importância maior.

Queremos sim saber os crimes de Fernando Henrique Cardoso, nesse país de investigáveis e não investigáveis. FHC foi e é um deles. E, como dito acima, por razões práticas teremos eleições presidenciais em 2018. Tecnicamente, a sociedade terá dois cabos eleitorais representados por dois ex-presidentes. Um totalmente escrachado pela imprensa e outro sempre paparicado. De um lado, um que mandou apurar tudo e outro que mandou engavetar.

Em 2018, um cabo eleitoral que teve sua vinda investigada a fundo, foi vítima de tentativas de prisões ilegais, sofreu abusos por supostos crimes não provados. Do outro lado, um cabo eleitoral nunca investigado, a quem nunca foi perguntado por que não investigou a Petrobrás. De um lado, o representante do Instituto Lula, escrachadamente investigado e de outro o do Instituto FHC, cujo titular, ainda na Presidência da República rodou o chapéu entre empresários.

Não, não cavalheiro! A sociedade brasileira terá durante o próximo pleito presidencial, um cabo eleitoral “que ganhou” um sítio e foi capa da Veja e outro que “ganhou” um apartamento em Paris e virou príncipe. Um que mora nas páginas policiais e outro que mora nas colunas sociais. Um que ganhou eleições com votos legítimos e outro que comprou eleições.

Sequer cabem comparações sobre quem se ocupou mais das questões essenciais do País ou quem esteve mais próximo da pirâmide de Maslow. Queremos, sim, a verdade. Precisamos, urgentemente, puxar a capivara do senhor FHC.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Ou são inocentes probos e angelicais.

      Não, caro João Carlos. A depender de que time ele joga, o judiciário brasileiro pode considerá-lo inocente, probo e angelical, mesmo que esteja cabalmente comprovado que é um fascínora!! São os “bandidos de estimação” do judiciário brasileiro.

  1.  
    “Em 2018, um cabo eleitoral

     

    “Em 2018, um cabo eleitoral que teve sua vinda investigada a fundo, foi vítima de tentativas de prisões ilegais, sofreu abusos por supostos crimes não provados. Do outro lado, um cabo eleitoral nunca investigado, a quem nunca foi perguntado por que não investigou a Petrobrás. De um lado, o representante do Instituto Lula, escrachadamente investigado e de outro o do Instituto FHC, cujo titular, ainda na Presidência da República rodou o chapéu entre empresários.”

    Vale dizer, que o mandrião, realmente, não só “rodou o chapéu entre empresários brasileiros” para financiar a criação do seu instituto, como o fez em plena vigencia de seu mandato, em pleno Palácio do Planalto, servindo aos ilustres iguarias custeadas com dinheiro bancado com os impostos pagos pelo pobre contribuinte brasileiro. 

     

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR53647-6009,00.htm

     

     

     

     

     

     

     

  2. É muito fácil desmascarar FHC

    É muito fácil desmascarar FHC e Çerra e condená-los a penas muito severas. Basta investigar de onde vem a fidelidade cega, surda e muda que o PIG (imprensa e TVs) e amplos setores do judiciário lhes devotam há muitos anos.

  3. A esquerda precisa ocupar e
    A esquerda precisa ocupar e desinfetar o judíciario. Deveria ter feito isso agora fica complicado tiveram a chance é jogaram pra direita esse é o resultado.

  4. “por que não investigou a Petrobrás.”

    “um cabo eleitoral nunca investigado, a quem nunca foi perguntado por que não investigou a Petrobrás.” 

    Realmente. À época de FHC, Paulo Francis, conceituado jornalista, denunciou num programa da Globo News, roubo na Petrobras. Disse que tinha conhecimento através de amigos que atuavam no setor bancário, de que diretores da Petrobras mantinham altíssimas contas bancárias em paraísos fiscais. Dinheiro proveniente de desvios da empresa.

    O que FHC fez? Nada.

    Em contrapartida, Joel Rennó, à época diretor da empresa, moveu um processo em nome da empresa contra Paulo. Exigia 100 milhões de dólares.

    O pior é que Paulo havia acusado os diretores da empresa e não a empresa em si.  Ele usou dinheiro público da Petrobras para processar e tentar acabar com Paulo Francis. E conseguiu. Paulo teve um ataque fulminante no coração e acabou com a pendenga judicial, por falecimento do acusado.

    FHC desconversou, até porque ninguém lhe perguntou por quê ele permitiu que um diretor da Petrobras usasse o dinheiro da empresa para processar Francis, se a acusação foi pessoal.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=7Dyp-YSXBs%5D

     

  5. Paulo Francis & Diretores corruptos da Petrobras

    Recentemente Nestor Cerveró afirmou em delação à PF, que pagava propina a Joel Rennó, durante o governo FHC.

    Quando Francis denunciou os diretores da Petrobras, o papel do impoluto FHC deveria ser o de pedir mais informações e determinar a abertura de uma rigorosa investigação. Fez isso? Não. 

    Cerveró e Rennó são crias de FHC.  Isso a Globo não fala… O que interessa à grande mídia é que o irmão do cunhado do primo da ex-mulher do Lula é indiciado por crime. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador