Revista Época é desmentida por Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A revista Época, desta semana, trouxe uma série de afirmativas a respeito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem comprovações. Como é normal no final de semana, o Instituto Lula fez o desmentido desta nova tentativa de criminalizar o ex-presidente. Jogar com fatos de forma a transformar uma notícia velha em denúncia bombástica é a tônica, mas uma vez, da revista. Nas redes sociais, muito se questiona a revista a respeito da falta de interesse nas denúncias contra Eduardo Cunha, comprovadas pelo PGR e pelo MP da Suíça.

Do Instituto Lula

As novas mentiras da Revista Época

A Revista Época insiste em mentir, distorcer documentos, misturar acontecimentos sem relação e enganar o leitor de forma impressionante na sua sanha de atacar a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em sua nova edição, a revista começa falando de uma conversa entre Lula e o vice-presidente da Guiné Equatorial. Lula nunca escondeu que defendeu a promoção de empresas brasileiras no exterior e não recebe remuneração por isso. A exportação de bens e serviços brasileiros gera empregos no Brasil, mas a Época deveria preferir que eles fossem gerados na China ou nos Estados Unidos. A Odebrecht não ganhou a referida licitação, e a Guiné Equatorial não tem nenhum financiamento do BNDES.

O ex-presidente Lula sempre defendeu a ampliação das relações comerciais entre Brasil e África, de forma pública e não remunerada. Fez isso inúmeras vezes, inclusive, em um seminário em Brasília, no dia 22 de maio de 2013, em evento organizado pelo jornal Valor Econômico, intitulado “As Relações do Brasil com a África, a Nova Fronteira do Capitalismo Global”. Nesse evento, Lula disse: “Quando assumi a presidência, tinha consciência de que o Brasil precisava conversar com quem tinha maior compromisso histórico ou proximidade com a gente. Isso era essencial para o nosso crescimento, para a nossa expansão. Acabou o tempo em que a gente fica na expectativa do que os americanos iriam gostar. Acabou o tempo em que a Europa ditava as regras. O Brasil está aprendendo o seu tamanho, a sua importância, a sua capacidade de fazer as coisas. Hoje o mundo comercial é competitivo e ninguém vai dar colher de chá para nós”.

O ex-presidente não recebe remuneração para defender empresas brasileiras, de qualquer setor, no exterior. Faz isso porque acredita na importância disso para o desenvolvimento do Brasil. Fez quando era presidente e continuará fazendo como ex-presidente.

Lula recebe remuneração profissional apenas e especificamente quando é contratado para dar palestras para empresas privadas, o que fez não só para a Odebrecht, mas 71 vezes para 42 empresas diferentes ao longo de 4 anos e 6 meses. Lula não faz lobby ou consultoria. O valor que foi recebido pelo ex-presidente por palestra para a Odebrecht é o mesmo que o cobrado para palestras para outras empresas. Nem mais, nem menos. Todas as palestras contratadas aconteceram e os dados sobre elas e as viagens do ex-presidente foram repassados ao Ministério Público. A empresa Infoglobo, por exemplo, do mesmo grupo proprietário da revista Época, pagou o mesmo valor que outras empresas por uma palestra de Lula feita no Rio de Janeiro, em 2013. A lista completa de empresas que contrataram palestras de Lula entre 2011 e 2014 é pública. Repetindo: Lula não é lobista, consultor, ou funcionário de nenhuma empresa. É contratado para palestras e só.

A revista depois cita visita do ex-presidente em Gana. Mesmo no trecho parcial do documento exposto por Época, é o presidente de Gana, John Dramani Mahama que cita a questão de financiamento, não Lula. O ex-presidente não interferiu no processo técnico ou critérios de autorização de empréstimo para aquele país. A conversa com o presidente de Gana foi acompanhada e relatada pelo corpo diplomático brasileiro. Qualquer solicitação e liberação de empréstimo no BNDES tem que seguir o mesmo processo de liberação, cuja decisão tem órgãos definidos e responsáveis. Impressiona que a revista Época fale de um chefe de estado estrangeiro sem procurar ouvir a sua versão da história (e errando a grafia do seu nome). Talvez não fizesse o mesmo se a matéria se referisse ao governo norte-americano ou francês.

Época ainda confunde o leitor sobre as atividades de Lula como ex-presidente ao mencionar dois telegramas diplomáticos de quando Lula era presidente: um de 2007, quando recebeu o presidente de Moçambique e, segundo o telegrama, teve uma atuação absolutamente institucional no encaminhamento de um comunicado do chefe de estado daquele país e o outro uma mensagem diplomática da embaixadora Leda Lucia Camargo sobre possíveis financiamentos à empresa Marcopolo, que como a própria revista registra, sequer aconteceram. É Época que confunde o leitor sobre a diferença de um presidente e um ex-presidente. Não Lula.

Época manipula também seu contato com o Instituto Lula para uma simulação da prática do “outro lado”, ou suposta checagem de informações (que não faz) com o Instituto Lula. A revista diz que o Instituto teria dito que processará jornalistas de Época. É mentira. A Assessoria de Imprensa do Instituto Lula (ou qualquer outra pessoa do Instituto) não disse que processará os jornalistas. O Instituto informou, por e-mail registrado, que o ex-presidente já processa a revista Época por reparação de danos morais, em ação que foi protocolada na Justiça em agosto, por matéria da revista publicada em abril, conforme foi divulgado no site do Instituto Lula , e que por isso não comenta documentos citados pela revista a não ser que tenha acesso ao conteúdo original deles. Por atitudes desse tipo, faz tempo que todos os contatos com a revista Época são feitos através de e-mail ou gravados, para registro, devido ao histórico de alguns jornalistas da revista de distorcer respostas e documentos.

A revista Época já ultrapassou qualquer fronteira da imparcialidade e objetividade jornalística em uma campanha para tentar criminalizar a prática da diplomacia comercial e as atividades de Lula como ex-presidente, quando já não mais ocupava qualquer cargo público. A revista, por exemplo, até hoje não corrigiu nenhum dos erros factuais apontados em matérias anteriores, como os citados no texto “As sete mentiras da Revista Época”

Todas as viagens e atividades do ex-presidente foram divulgadas para a imprensa quando aconteceram e elas poderiam ter sido acompanhadas naqueles países se houvesse real interesse nas atividades de Lula na África. Mas a revista insiste em tratá-las como se fossem viagens clandestinas e ignorar as ações do Instituto Lula em prol do desenvolvimento social do continente africano – como a participação em reunião da comissão da Unaids no Malauí, e importante Conferência de combate à fome na África organizada pelo Instituto Lula na Etiópia, junto com a FAO e a União Africana, além das inúmeras reuniões e atividades sobre África no Brasil com empresários e acadêmicos, como mostram nosso relatório de atividades.

Especificamente sobre a viagem de 2013 mencionada pela revista Época, copiamos aqui as informações que a revista ignorou. E no próximo link, um relato das atividades da Iniciativa África do Instituto Lula em 2013.

Reiteramos a absoluta certeza na legalidade das atividades do ex-presidente Lula, antes, durante e depois da presidência da República. E lamentamos a falta de objetividade, ética, boas práticas jornalísticas e acima de tudo, os preconceitos da revista Época em relação a África e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Revista Época é desmentida

    Revista Época é desmentida por Lula

       E vcs queriam que ele confessasse ?

      O caso é o seguinte:

       A PF se aproxima perigosamente dele,

        São muitos delatores acusando ele.

        Fazendas, aptos ,filhos milionários, tá difícil explicar.

               Todo mundo sabe que a Operação Lava Jato é pegá-lo.

              Com paciência infinita, quase 20 meses, Sergio Moro dá um lance no tabuleiro.

                       O xeque mate está próximo,

    1. Coxinha burro, se existisse

      Coxinha burro, se existisse alguma coisa contra Lula ele já estaria na cadeia. Faz 18 anos que essa elite nojenta tenta e nada consegue. 

      1. Vem comigo: Lula em cana,sim.

        Vem comigo: Lula em cana,sim. É questão de tempo.

           A propósito.

          Obra é substantivo.

           Obrar é verbo,

             Evidente que não entendeu nada,

            E lá vc tem capacidade pra isso ?

            

        1. Tá surtando, criando coisas

          Tá surtando, criando coisas que não existem no texto. A verdade é que vocês todos se BORRAM de medo que o Lula volte a ser Presidente. Cargo, inclusive, que com todos os males ele deu um BANHO no catedrático compra eleição FHC. Triste do nosso país que “emula” hoje os golpes de 54 e 64 com uma corja corrupta posando de boa moça. Apoiam Cunha, a globo e todo o resto dessa elite nojenta que a unica coisa que fez no nosso país foi roubar e esmagar os mais pobres. HSBC? Não vem ao caso. Incapacidade de Governar? Dá um premio ao Governador pela falta de agua em São Paulo. O melhor é escutar que FHC “pavimentou”o crescimento nacional, ao vender empresa publica a preço de banana e sem apresentar um indicador economico que comprove essa verdade. Tenha vergonha na cara e pare de falar bobagem.

    2. Como diria Jack…

       vamos por partes.

      Quem está enrolado para explicar fazenda e apartamento é FHC. A fazenda atual é em Osasco. Conhece Osasco, Anarquista? É uma cidade industrial da região metropolitana de São Paulo que não tem zona rural. O apartamento foi comprado de um banqueiro envolvido no trensalão quando FHC era presidente.

      Filho milionário nenhum dos dois têm. O filho mais velho de FHC é um pouco mais velho que eu, deve ter chegado aos sessenta. Ninguém sabe do que viveu esses anos todos, mas necessidades não passou. A filha foi funcionária fantasma no Senado.

      Moro já foi PGR – purgador geral da República. Prendia qualquer um, em qualquer lugar, por qualquer motivo é pelo tempo que quisesse. Nessa época não prendeu Lula, não vai ser agora, na baixa, que vai prender.

    3. Anarquista.Sério deve ser uma marca de pendrive

      Que só funciona (mal) se plugado num computador da marca PIG.

      Caso contrário é apenas um armazenador de conteúdo, sem capacidade de processamento.

      O problema é que, para não ser totalmente inútil, gosta de redespejar seu conteúdo miRdiático/adquirido por aqui.

      Afinal sabemos que o sol nasce pra todos.

      Inclusive os que temos uma enooooorme paciência…

       

       

       

  2. JA EXISTE PRECEDENTE pro que

    JA EXISTE PRECEDENTE pro que Lula deve fazer.  Quando Andy Warhol morreu deixou os “diarios” -pura merda, claro.  So que quando eles foram publicados, ficou claro que ele tinha um gigantesco complexo de inferioridade a respeito de Bianca Jagger.  As mencoes merdais a Bianca Jagger eram tao numerosas e tao grosseiras que ela processou e conseguiu, sob ordem judicial, tirar TODAS elas dos tais “diarios”.

    Lula tem que fazer o mesmo com os complexados da media brasileira.  E isso esta sendo dito por que enfrentou o maior complexo de inferioridade do planeta, o do governo dos Estados Unidos.  Eh, isso de novo.  Ate hoje.  O dia que a bicharada louca sair das minhas costas eu saio do assunto.  Por enquanto nao.

    Nem que a mae de Obama tussa:  continuo na mesma merda.  TODA decisao que essa putada, essa bicharada louca que o governo dos Estados Unidos enfiou na minha vida, TODAS elas sem excessao, tem intencao clara de me destruir.  Eu disse TODAS.  Minha casa tem “vibracoes”.

    Cheguei a falar que nao posso mudar de posicao na poltrona porque a bicharada nao consegue pensar em outra coisa alem do meu pinto se eu sentar de pernas abertas?

  3. Lula Magno

    É impressionante a diferença da estatura histórica de Luis Inácio Lula da Silva, esse colosso de estadista, e as hienas que vivem de odiá-lo e espalhar o ódio por ele. As hienas riem, mas é de puro nervosismo e desespero. Pois já podem ver que a figura histórica do Presidente Lula escapa em muito do seu alcance. Lula Magno.

  4. Essa zelite zelote busca o

    Essa zelite zelote busca o confronto, não engole o fato de Lula ter usado o poder para melhorar este pais e para incluir milhões de brasileiros, são tão burros que parecem ter ódio dos mais de 50 bi de reais que eles irmãos Marinho embolsaram nos últimos tempos por causa da melhora da economia, melhora graças ao caixeiro viajante chamado Lula.

     

  5. Da serie: vamos destruir o país
    Está certo que ninguem lê este troço. Mas é bom o Lula questionar. Este pessoal destruiria o país, se pudesse, com prazer. É a rede golpe, é o pig.

  6. Ovo da Serpente

    Prezado Nassif,

     

    eu sinceramente não queria titular esse meu comentário com uma expressão já tão manjada e difundida por aqueles que acompanham a saga da mídia nativa em crucificar Lula, não importando se o motivo seja a busca que Lula desenvolveu em propagandear as empresas nacionais desde o início de sua primeira gestão. Relatar isso é simplesmente chover no molhado.

    o que me causa cada vez mais repulsa ao que foi denominado muito apropriadamente de PIG, é a cara de pau, o desavergonhamento descarado, a total arrogancia em considerar que basta publicar que os leitores irão absorver. Não importa se são meias ou inteiras inverdades. Essa imprensa já considera que já formatou a cabeça da maioria e tudo que publicar ou divulgar será tomada como a mais pura verdade. Não imprta também se o cunha tem 5, 10, 40, 100 ou até 1000 contas na suiça, e nem importará se ele matar e estrupar a velhinha de taubaté. A mídia só irá se posicionar após o andamento do processo de impeachment.

    Essa situação me traz uma reflexão muito grande sobre o que essa geração de brasileiros fez ou teria feito para ter de passar por tanto stress, por tantas crises fabricadas, enquanto que friamente pensando com certeza poderiamos ter um país muito mais alegre, sem o ódio florescendo, sem as divisões expostas num nível de total desrespeito ao príncipio básico coexistência.

    Enquanto outros países viveram quase um mês de festas e congraçamento durante as copas realizadas nos mesmo, aqui convivemos com um terrorismo diuturno de que tudo ia dar errado, em vexame, em desgraça.

    Enquanto outros países convivem com uma crise econômica muito mais aguda, aqui uma geração é penalizada não somente pela parcela do ônus da crise econômica, mas em muito maior amplitude sofre por uma crise fabricada por um grupelho que quer o poder e a volta do seu status quo.

    Sábado que vem nos veremos novamente tencionados por capas fajutas, sublinhadas por reporteres sem caráter, que em nome de um salário agem pior do que mercenários de grupos radicais, Isso após passar uma semana sufocados pelas diabruras de um presidente do nosso legislativo, que deveria estar preso e no entanto age para colocar a república de pernas pro ar, sob o olhar complacente de um stf e uma procuradoria, que sinceramente me creditam o direito de argumentar o proque de existirem.

    Agora os ovos……………….., os ovos deram fruto pela falta de culhão dos governos Lula e Dilma de enfrentarem de fato essa máquina, que com seus elogios em cada um dos discursos proferidos em vários e vários eventos dessa mídia, elogiavam a crítica, o cerco, mesmo que sabidamente por ambos lastreados em mentiras, deturpações e num ódio mortal.

    Lembra do Lula esfregando as mãos logo após ser declarado vitorioso em sua primeira eleição no fantástico com boner, e a Dilma, fazendo omelete com a brega.

    Agora teremos uma capa e uma ação judicial para inglês ver…..só isso

  7. Prejuizo

       Após 200 anos o Brasil, teve uma personalidade internacional, em nivel politico, que soube “vender” o Brasil como poucos, e vender Brasil, tambem é vender as empresas brasileiras, e Lula fez isto muito bem.

       Lula fez lobby enquanto presidente, FEZ e ainda bem que fez , pois é função de um estadista auxiliar a internacionalização, não apenas de seu país, mas das empresas, do capital, que este país, tem a oferecer a outros, inseri-lo como um “player” respeitado, não colonia, no contexto das nações, pois neste tópico, politico — economico, a “briga” é feia, presidentes, primeiros ministros, de qualquer país, atuam, e muitas vezes, como Clinton, Bush, Sarkosy, Hollande, até  Rainha Elizabeth etc.. , são tipo “centro-avantes”, ou melhor : No MMA dos negócios internacionais, a influência é mais de 50%, muitas vezes suplanta o “produto” oferecido.

         Faz lobby ainda hj., como pessoa fisica ? Se não faz, deveria continuar fazendo, pois é importante para o País que a unica personalidade internacionalmente conhecida brasileira, atue como em embaixador de nossos produtos e serviços, e claro, deve cobrar, ser pago por isto , que nada mais é do que um emprego comum a ex- chefes de estado/governo, ou alguem acha que se eu for marcar uma reunião com o Putin/Netaniahu/Obama/Hollande/Ziang, resumindo, seja lá quem for, irei conseguir ? CLARO que não, mas Lula consegue.

         As vezes acho que estas empresas de midia, e seus sabujos comprados ( alcunha de “jornalistas” ), querem é que o Brasil se “phodda”, continue uma colonia, que nossas empresas ( não os bancos que os financiam ) sejam todas vendidas para o exterior, ou fechadas.

         Tipo realidade: O que vale mais para o Brasil ? 1. Um discurso em inglês, recheado de academicismos, sociologuês no talo, de deixar Bobbio envergonhado por tamanha erudição, proferido por FHC ( tive aulas com ele ), em suas terutilias acedemicas em Nova York, Londres ou Paris, com manchetes no NYT, FT, Reuters, AFP ……., que não renderam em nada para nossa economia, ou 2. Lula, conversando com um presidente africano/sul-americano/asiático, em português mesmo * , a qual nesta conversa conseguiu um negócio, para uma empresa privada brasileira, no valor de US$ 1,0 Bilhão, garantindo empregos, movimentação de capital, investimentos, inserção internacional, deixar putos da vida potencias que perderam ?

          Creio que a resposta é facil.

          * falar em português: NUNCA em negociações internacionais, dispense os serviços de um interprete local bem pago, mesmo que vc. se ache um expert na lingua, tipo um “fluente quase nativo”, fale, se lhe perguntarem, que tem “noções” ( posar de ignorante, muitas vezes é vantagem ), pois o “espaço” da interpretação, lhe dará mais tempo para pensar, refletir, e após quando no “papel” ( formalização do acordo ), os “colchetes” relativos a lingua, podem ser mais explicitados, dirimindo quaisquer duvidas.

  8. Não entra na minha cabeça

    tamanho ódio assim ! não consigo encontrar explicação, afinal Lula não fez nada contra a mídia (que arrependimento). Somente alterou um pouco a publicidade  no grupo.

    Podem me chamar de burra ou de inocente ou até maníaca por conspiração. Mas esta é a única explicação que encontro. Esses filhos do pai, nasceram aqui, enriqueceram aqui e não sentem nada por sua terra? pelo seu povo? Como pode alguem ter tamanho ódio por uma pessoa, que mesmo cometendo erros, tem uma história de vida que poucos ou quase nenhum teve , no país e até mesmo fora.

    Vale tudo por dinheiro ! Parem o mundo que eu quero descer.

  9. Lula

    Bom que não quer enxergar não adianta, Vamo seguir ao lado deles qté o fim…e com certeza 2018 ele vai dar um nó nos debates e volta a cadeira em Brasilia. 🙂

  10. A cada novo ataque desses

    a revistinha sem vergonha e seus “jornalistas” cometem mais uma série de crimes claramente tipificados no Código Penal. Certamente os advogados da Fundação Lula já estão tomando novas providências judiciais!

     

  11. Lula

    Quaria que todos os politicos do brasil tivesem,no avião,que caiu sergio gomes.

    Todos Aécio,FHC,Lula dilma,Ana lice Fernandes ,fernando ferndes alkimin,Adade,marta,suplecy;cassabe 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador