Transmissões esportivas, novelas e jornalismo perdem audiência e faturamento e abala o império global
Enviado por Fagundes
da Rede Brasil Atual
Petrobras sai das transmissões da Fórmula 1 e piora a crise da Globo
Por audiência em queda ou por “irregularidades” em contratos, perda do milionário patrocínio é mais um acidente no percurso ladeira abaixo da antes todo-poderosa emissora dos Marinho
por Helena Sthephanowitz, para a RBA
A nova diretoria da Petrobras, sem gente como Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, ex-diretores pegos pela Operação Lava Jato em milionários esquemas de corrupção, cancelou o patrocínio às transmissões da Fórmula 1 pela Rede Globo a partir de 2016.
Pode ter sido uma decisão técnica devido à audiência da antes todo-poderosa emissora ter despencado. Mas ainda há de se esclarecer se alguma auditoria nos contratos da estatal com a Globo, no âmbito da própria Lava Jato, encontrou algo escuso e que a boa prática administrativa desaconselha, pra dizer o mínimo.
O direito sobre as transmissões da temporada 2016 da principal categoria do automobilismo mundial só foram garantidas à Globo faltando dois meses para o fim do ano, o que indica que as negociações foram difíceis e faz imaginar um provável rebaixamento no valor da cota de patrocínio, ainda não divulgado.
A Rede Globo vende seis cotas de patrocínio para o “produto” Fórmula 1. Para a temporada que vem, continuaram a cerveja Itaipava, a Renault, o banco Santander e a TIM. Na cota que foi da Petrobras entra a Unilever. Estas empresas cortaram verbas publicitárias para o veículo Televisão no primeiro semestre deste ano, conforme noticiamos aqui na Rede Brasil Atual. Com a Fórmula-1 não deve ser diferente.
A sexta cota foi preenchida em 2015 pela Zap Imóveis, empresa relativamente pequena do próprio Grupo Globo. A empresa foi incorporada pelo grupo em 2013, ano em que faturou R$ 60 milhões, com o objetivo de faturar R$ 100 milhões até o fim deste ano. Com esse porte, porém, a Zap não teria cacife para ser uma das patrocinadoras da Fórmula-1, caso tivesse que pagar de fato. Para se ter uma comparação, a empresa fabricante da Itaipava iniciou 2015 com estimativa de faturamento na casa dos R$ 12 bilhões.
Ou seja, sem conseguir mais um patrocinador de peso, os irmãos Marinho irão patrocinar eles mesmos. A Globo cobre a falta de um sexto patrocinador do peso de uma Petrobras com um subproduto do próprio Grupo Globo, sem receber nada de fato. Ainda que seja rubricado como investimento e contando com o retorno que pode resultar da publicidade, é certo que a operação é na verdade (mais um) rombo no caixa da Globo.
Mas os problemas da Globo não estão apenas na programação esportiva, o que inclui o futebol brasileiro. Já há um crescente movimento de consumidores e torcedores, descontentes com a imposição pela emissora de jogos às 22h das quartas-feiras e a relação da Globo com a CBF, recheada de denúncias de corrupção e propinas sobre a venda de direitos de transmissão das partidas, já causa impactos na audiência.
Mas a emissora amarga o fato de que, pela segunda vez em sua história, uma de suas novelas perde para uma emissora concorrente a audiência no chamado horário nobre e, pior, com um produto na qual a Globo sempre foi referência, a novela. Segundo o Ibope, “Os Dez Mandamentos”, a novela bíblica da Record, tem batido diariamente os dois principais produtos da Globo: o Jornal Nacional e a novela das 21h, A Regra do Jogo. Nunca uma novela de outra emissora venceu o principal produto do jornalismo da Globo e a principal novela da “excelência” em novelas do país.
Na briga pela audiência, a Globo chegou a espichar a edição do último dia 14 do “Jornal Nacional” em 14 minutos, que teve 58 minutos no total, só para a sua novela não começar já apanhando da rival. Mesmo assim perdeu a briga no Ibope.
Para a outrora ‘vênus platinada’ o ano de 2016 promete. Com a audiência despencando, o faturamento com anúncios e patrocínios também rolam ladeira abaixo. A ver.
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Tudo muda.
Mas no atual
Tudo muda.
Mas no atual momento , o patrocínio da Petro mais prejudica do que ajuda.
Dinheiro não tem nome.
Mas ser patrocinado pela Petro, é de lascar.
A queda da Globo será com ou sem anúncio da Petro.
Mas sem a Petro demorará um bocadinho mais.
Desde os anos 70, F-1 para o
Desde os anos 70, F-1 para o Brasil sempre foram os PILOTOS brasileiros PILOTANDO na F-1.
Depois que Ayrton Senna morreu, não tivemos mais nenhum.
Ora, ora
A campanha antipetrobrás prejudicando um dos autores da campanha antipetrobrás… Ironias da história.
Finalmente
As Organizações Globo são contra a Petrobras. Torcem pela derrota da Petrobras, querem entregar o pre sal aos estrangeiros. Por que diabos a Petrobras patrocina essa merda?? Em todo lugar do mundo as TVs bajulam e enaltecem seus clientes. No Brasil é o contrario. Recebem recursos da empresa, e baixam o cacete todos os dias nos noticiários. Emprega o dinheiro em outra coisa, que tenha mais respeito pela empresa.
Cabrito
Fica até parecendo cabrito que cheira o pau com o qual toma cacetadas.
Por que a Globo não tenta
Por que a Globo não tenta patrocínio com a Alstom ?
A @RedeGlobo atacou tanto a
A @RedeGlobo atacou tanto a @petrobrasglobal que afastou-a da Fórmula 1. O clã Marinho deu uma lição de como FABR1CAR prejuízo. Ha, ha, ha..
A Globo não precisa do Governo ou da Petrobrás
Bom que a Petrobrás acordou e desistiu de rasgar dinheiro. É um monopólio que não precisa de propaganda. E a Globo é competente para conseguir novos patrocínios. A Petrobras fez bem. Está se desligando do Governo que a sufocou para maquiar a inflação.
Meu DEUS!!!
Inacreditável que ainda existam massas de manobra como Vc, meus Pêsames!!
Tá certo !
Ainda é pouco, tem
Tá certo !
Ainda é pouco, tem que cortar toda à verba destinada ao PIG.
Próximo alvos devem ser a Band e SBT.
O Silvio andou falando um monte de besteira do governo.
Deixa esses safados sem verba federal.
E mais interessante investir nas pequenas mídias das várias cidades espalhadas pelo país.
É o famoso tiro no pé.
Além disso tem a queda da receita com publicidade, em função da queda no ritmo da atividade econômica.
Até que tava demorando.
Fabricar crise
A venérea que já foi platinada está a caminho de acabar sem deixar saudades. o custoso efeito colateral para o aprendiz de feiticeiro. ainda não derrubou o governo más degrada sua saúde financeira. Vade retro satanás
queda da globo
a depender de minha audiência a globocrise não terá mais audiência nem que a Rede TV
A falência do PIG
A Globo está caindo, porém, a mídia já caiu, a credibilidade é baixa, e as consequencias vem vindo!
Vou torcer pelo fim da Vênus Prateada!
Quem sabe, sem essa mídia golpista, não seremos uma grande nação, com um povo com alta estima?
Eu já evito a compra de qualquer um que anuncie na Globo, na Veja, no Estadão, na Folha, e demais midias PIGAIS!
É meu jeito de colaborar com meu país!
pois é inteligente a decisão,
para que gastar dinheiro com que o difama?
pois é inteligente a decisão,
para que gastar dinheiro com que o difama?
Chegou a hora da colheita
Bem, depois de muitos anos plantando crises no governo e nas estatais, a Globo começa a colher os frutos deste brilhante trabalho. Parabéns, Rede Globo, depois desta invertida virão muitas outras, quem planta colhe.
Enfim!
Não assisto, não ouço, não clico em link de notícia que tenha o nome desse grupo.
Faço a mesma coisa faz
Faço a mesma coisa faz muitoooooo tempo, mais de 7 anos . . . . a copa assisti sem som na TV . . . .
Sem sentido
Bom, nem sempre eu concordo com o governo, mas nesta eles merecem aplausos.
Não porque é a Petrobras ou a Globo. Mas porque eu nunca entendi direito a razão pela qual empresas estatais ou governos precisam fazer publicidade.
Não é como de eu pudesse optar por comprar gasolina da Shell, investir meu fundo de garantia no Bradesco. Nem se, morando em SP, e estando insatisfeito com o governador, pudesse pagar impostos e receber serviços no Ceará.
Espero que a tendência continue e o governo desista de promover um serviço que todos nós, gostando ou não, consumimos sem escolha.
Sensatez
Enfim uma resposta isenta e sensata. Parabéns!
Não entregou o que vendeu
Eu acharia muito saboroso se essa não-renovação de contrato for por causa da lava-jato.
O que há de mais concreto, porém, são a decadente audiência e a consequente não-transmissão de treinos e corridas.
Já faz uns 3 anos que o Grande Prêmio dos Estados Unidos não é transmitido em favor da transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Nesse ano, contudo, a Globo foi além e não transmitiu nem o GP dos EUA nem o subsequente GP do México, que deveria ser uma transmissão histórica porque esse GP não ocorria havia 23 anos.
Menos mau que a Globo passou a responsabilidade de transmitir o que ela não quer para o SporTV, que é um canal de TV por assinatura e faz parte do grupo Globo.
Nesse ano, inclusive, a íntegra dos treinos classificatórios, que são aos sábados, passou a ser transmitida pelo SporTV. A Globo aberta passou a transmitir apenas o último quarto do evento.
Nas últimas 2 corridas, EUA e Méximo, nem mesmo esse último quarto do treino classificatório foi transmitido pela Globo. Quem não tem acesso ao SporTV que se exploda.
Eu não faço idéia de como seja o contrato da Globo com seus patrocinadores. Sequer faço idéia de como seja um contrato padrão de publicidade mas pelas dúvidas de última hora em sites especializados, dá a impressão de ser decisão de última hora e unilateral da Globo e os patrocinadores que vejam navios.
O pior é que assistir a fórmula 1 vendo os brasileiros ….
O pior é que assistir a fórmula 1 vendo os brasileiros em lugares como 10º ou até 14º ninguém quer assistir, a audência da Fórmula 1 deve estar lá embaixo, pois torcer para finlandês e inglês é dose.
E o patrocínio do Banco do Brasil à Sauber?
De acordo: em tempos difíceis, por que despejar dinheiro público numa categoria pra lá de elitizada como a F1? Mas o patrocínio da Petrobrás, empresa que atua internacionalmente e (ainda) tem (algum) cacife, pelo menos dá pra entender. O que não dá pra entender é o patrocínio do Banco do Brasil à Sauber, quero dizer, ao Felipe Nasr. Nosso BB faz o quê ali além de bancar mais uma carreira esportiva à custa de milhões de dólares. Que gênio autorizou uma coisa dessas? O BB está em Wall Street, na City?
Se bobear, os únicos três países que dão dinheiro público para o circo ultra-elitista da F1 são o Brasil (BB), a Venezuela e a Malásia (Petronas). A Índia, que já deu seu salto adiante, tem é equipe…
PETROBRAS
Apesar de não assistir a F1, não há motivação e sobra irritação de ouvir o GAVIÃO B DUENO, acho que a Petrobras devia continuar a patrocinar, por dois motivos: 1) fazer os “serpentes” falarem bem da empresa, com muitos detalhes e evidenciando as qualidades e 2) renovar com valores proporcionais à audiência da GLOBO atualmente – isto é, bem barato para evidenciar a contenção de despesas.
Daniel
Enfim ……………
Todo império um dia tem seu fim, e no caso da “grobo” manipuladora, já vai tarde.
Se quiserem uma ajudinha, é só pedir que empurro ladeira abaixo, ou melhor precipício, e jogo uma pá de cal !!!!!!
Chega!!!!!!!!!!! já fêz muito mal à Nação !!!!
Em tempo: Com as denúncias veiculadas diuturnamente em seus canais e afiliadas, vazadas pela VAZA JATO, o que se pode concluir é que – O TIRO SAIU PELA CULATRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!