Transmissões esportivas, novelas e jornalismo perdem audiência e faturamento e abala o império global
Enviado por Fagundes
da Rede Brasil Atual
Petrobras sai das transmissões da Fórmula 1 e piora a crise da Globo
Por audiência em queda ou por “irregularidades” em contratos, perda do milionário patrocínio é mais um acidente no percurso ladeira abaixo da antes todo-poderosa emissora dos Marinho
por Helena Sthephanowitz, para a RBA
A nova diretoria da Petrobras, sem gente como Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, ex-diretores pegos pela Operação Lava Jato em milionários esquemas de corrupção, cancelou o patrocínio às transmissões da Fórmula 1 pela Rede Globo a partir de 2016.
Pode ter sido uma decisão técnica devido à audiência da antes todo-poderosa emissora ter despencado. Mas ainda há de se esclarecer se alguma auditoria nos contratos da estatal com a Globo, no âmbito da própria Lava Jato, encontrou algo escuso e que a boa prática administrativa desaconselha, pra dizer o mínimo.
O direito sobre as transmissões da temporada 2016 da principal categoria do automobilismo mundial só foram garantidas à Globo faltando dois meses para o fim do ano, o que indica que as negociações foram difíceis e faz imaginar um provável rebaixamento no valor da cota de patrocínio, ainda não divulgado.
A Rede Globo vende seis cotas de patrocínio para o “produto” Fórmula 1. Para a temporada que vem, continuaram a cerveja Itaipava, a Renault, o banco Santander e a TIM. Na cota que foi da Petrobras entra a Unilever. Estas empresas cortaram verbas publicitárias para o veículo Televisão no primeiro semestre deste ano, conforme noticiamos aqui na Rede Brasil Atual. Com a Fórmula-1 não deve ser diferente.
A sexta cota foi preenchida em 2015 pela Zap Imóveis, empresa relativamente pequena do próprio Grupo Globo. A empresa foi incorporada pelo grupo em 2013, ano em que faturou R$ 60 milhões, com o objetivo de faturar R$ 100 milhões até o fim deste ano. Com esse porte, porém, a Zap não teria cacife para ser uma das patrocinadoras da Fórmula-1, caso tivesse que pagar de fato. Para se ter uma comparação, a empresa fabricante da Itaipava iniciou 2015 com estimativa de faturamento na casa dos R$ 12 bilhões.
Ou seja, sem conseguir mais um patrocinador de peso, os irmãos Marinho irão patrocinar eles mesmos. A Globo cobre a falta de um sexto patrocinador do peso de uma Petrobras com um subproduto do próprio Grupo Globo, sem receber nada de fato. Ainda que seja rubricado como investimento e contando com o retorno que pode resultar da publicidade, é certo que a operação é na verdade (mais um) rombo no caixa da Globo.
Mas os problemas da Globo não estão apenas na programação esportiva, o que inclui o futebol brasileiro. Já há um crescente movimento de consumidores e torcedores, descontentes com a imposição pela emissora de jogos às 22h das quartas-feiras e a relação da Globo com a CBF, recheada de denúncias de corrupção e propinas sobre a venda de direitos de transmissão das partidas, já causa impactos na audiência.
Mas a emissora amarga o fato de que, pela segunda vez em sua história, uma de suas novelas perde para uma emissora concorrente a audiência no chamado horário nobre e, pior, com um produto na qual a Globo sempre foi referência, a novela. Segundo o Ibope, “Os Dez Mandamentos”, a novela bíblica da Record, tem batido diariamente os dois principais produtos da Globo: o Jornal Nacional e a novela das 21h, A Regra do Jogo. Nunca uma novela de outra emissora venceu o principal produto do jornalismo da Globo e a principal novela da “excelência” em novelas do país.
Na briga pela audiência, a Globo chegou a espichar a edição do último dia 14 do “Jornal Nacional” em 14 minutos, que teve 58 minutos no total, só para a sua novela não começar já apanhando da rival. Mesmo assim perdeu a briga no Ibope.
Para a outrora ‘vênus platinada’ o ano de 2016 promete. Com a audiência despencando, o faturamento com anúncios e patrocínios também rolam ladeira abaixo. A ver.
anarquista sério
2 de novembro de 2015 8:16 pmTudo muda.
Mas no atual
Tudo muda.
Mas no atual momento , o patrocínio da Petro mais prejudica do que ajuda.
Dinheiro não tem nome.
Mas ser patrocinado pela Petro, é de lascar.
A queda da Globo será com ou sem anúncio da Petro.
Mas sem a Petro demorará um bocadinho mais.
Carioca
2 de novembro de 2015 8:20 pmDesde os anos 70, F-1 para o
Desde os anos 70, F-1 para o Brasil sempre foram os PILOTOS brasileiros PILOTANDO na F-1.
Depois que Ayrton Senna morreu, não tivemos mais nenhum.
Henrique Finco
2 de novembro de 2015 8:21 pmOra, ora
A campanha antipetrobrás prejudicando um dos autores da campanha antipetrobrás… Ironias da história.
Maria Silva
2 de novembro de 2015 8:21 pmFinalmente
As Organizações Globo são contra a Petrobras. Torcem pela derrota da Petrobras, querem entregar o pre sal aos estrangeiros. Por que diabos a Petrobras patrocina essa merda?? Em todo lugar do mundo as TVs bajulam e enaltecem seus clientes. No Brasil é o contrario. Recebem recursos da empresa, e baixam o cacete todos os dias nos noticiários. Emprega o dinheiro em outra coisa, que tenha mais respeito pela empresa.
sobrinhonetto
3 de novembro de 2015 12:08 pmCabrito
Fica até parecendo cabrito que cheira o pau com o qual toma cacetadas.
JoaoMineirim
2 de novembro de 2015 8:28 pmPor que a Globo não tenta
Por que a Globo não tenta patrocínio com a Alstom ?
Fábio de Oliveira Ribeiro
2 de novembro de 2015 8:40 pmA @RedeGlobo atacou tanto a
A @RedeGlobo atacou tanto a @petrobrasglobal que afastou-a da Fórmula 1. O clã Marinho deu uma lição de como FABR1CAR prejuízo. Ha, ha, ha..
Pereira LF
2 de novembro de 2015 8:48 pmA Globo não precisa do Governo ou da Petrobrás
Bom que a Petrobrás acordou e desistiu de rasgar dinheiro. É um monopólio que não precisa de propaganda. E a Globo é competente para conseguir novos patrocínios. A Petrobras fez bem. Está se desligando do Governo que a sufocou para maquiar a inflação.
Carlos Henrique Pereira
3 de novembro de 2015 12:08 amMeu DEUS!!!
Inacreditável que ainda existam massas de manobra como Vc, meus Pêsames!!
Gilson AS
2 de novembro de 2015 9:09 pmTá certo !
Ainda é pouco, tem
Tá certo !
Ainda é pouco, tem que cortar toda à verba destinada ao PIG.
Próximo alvos devem ser a Band e SBT.
O Silvio andou falando um monte de besteira do governo.
Deixa esses safados sem verba federal.
E mais interessante investir nas pequenas mídias das várias cidades espalhadas pelo país.
Roberto São Paulo-SP 2015
2 de novembro de 2015 9:13 pmÉ o famoso tiro no pé.
Além disso tem a queda da receita com publicidade, em função da queda no ritmo da atividade econômica.
Até que tava demorando.
serralheiro 70
2 de novembro de 2015 9:35 pmFabricar crise
A venérea que já foi platinada está a caminho de acabar sem deixar saudades. o custoso efeito colateral para o aprendiz de feiticeiro. ainda não derrubou o governo más degrada sua saúde financeira. Vade retro satanás
marcelo batista
2 de novembro de 2015 10:17 pmqueda da globo
a depender de minha audiência a globocrise não terá mais audiência nem que a Rede TV
Paulo Henrique Aparecido Cason
2 de novembro de 2015 10:30 pmA falência do PIG
A Globo está caindo, porém, a mídia já caiu, a credibilidade é baixa, e as consequencias vem vindo!
Vou torcer pelo fim da Vênus Prateada!
Quem sabe, sem essa mídia golpista, não seremos uma grande nação, com um povo com alta estima?
Eu já evito a compra de qualquer um que anuncie na Globo, na Veja, no Estadão, na Folha, e demais midias PIGAIS!
É meu jeito de colaborar com meu país!
Frederico69
2 de novembro de 2015 10:42 pmpois é inteligente a decisão,
para que gastar dinheiro com que o difama?
Frederico69
2 de novembro de 2015 10:42 pmpois é inteligente a decisão,
para que gastar dinheiro com que o difama?
Paradoxo
2 de novembro de 2015 11:26 pmChegou a hora da colheita
Bem, depois de muitos anos plantando crises no governo e nas estatais, a Globo começa a colher os frutos deste brilhante trabalho. Parabéns, Rede Globo, depois desta invertida virão muitas outras, quem planta colhe.
Maria Carvalho
3 de novembro de 2015 12:06 amEnfim!
Não assisto, não ouço, não clico em link de notícia que tenha o nome desse grupo.
Nosde
3 de novembro de 2015 12:37 amFaço a mesma coisa faz
Faço a mesma coisa faz muitoooooo tempo, mais de 7 anos . . . . a copa assisti sem som na TV . . . .
Questionador
3 de novembro de 2015 1:21 amSem sentido
Bom, nem sempre eu concordo com o governo, mas nesta eles merecem aplausos.
Não porque é a Petrobras ou a Globo. Mas porque eu nunca entendi direito a razão pela qual empresas estatais ou governos precisam fazer publicidade.
Não é como de eu pudesse optar por comprar gasolina da Shell, investir meu fundo de garantia no Bradesco. Nem se, morando em SP, e estando insatisfeito com o governador, pudesse pagar impostos e receber serviços no Ceará.
Espero que a tendência continue e o governo desista de promover um serviço que todos nós, gostando ou não, consumimos sem escolha.
Carlos Coelho da Silva
4 de novembro de 2015 1:58 amSensatez
Enfim uma resposta isenta e sensata. Parabéns!
alexandredea
3 de novembro de 2015 2:02 amNão entregou o que vendeu
Eu acharia muito saboroso se essa não-renovação de contrato for por causa da lava-jato.
O que há de mais concreto, porém, são a decadente audiência e a consequente não-transmissão de treinos e corridas.
Já faz uns 3 anos que o Grande Prêmio dos Estados Unidos não é transmitido em favor da transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Nesse ano, contudo, a Globo foi além e não transmitiu nem o GP dos EUA nem o subsequente GP do México, que deveria ser uma transmissão histórica porque esse GP não ocorria havia 23 anos.
Menos mau que a Globo passou a responsabilidade de transmitir o que ela não quer para o SporTV, que é um canal de TV por assinatura e faz parte do grupo Globo.
Nesse ano, inclusive, a íntegra dos treinos classificatórios, que são aos sábados, passou a ser transmitida pelo SporTV. A Globo aberta passou a transmitir apenas o último quarto do evento.
Nas últimas 2 corridas, EUA e Méximo, nem mesmo esse último quarto do treino classificatório foi transmitido pela Globo. Quem não tem acesso ao SporTV que se exploda.
Eu não faço idéia de como seja o contrato da Globo com seus patrocinadores. Sequer faço idéia de como seja um contrato padrão de publicidade mas pelas dúvidas de última hora em sites especializados, dá a impressão de ser decisão de última hora e unilateral da Globo e os patrocinadores que vejam navios.
rdmaestri
3 de novembro de 2015 5:04 amO pior é que assistir a fórmula 1 vendo os brasileiros ….
O pior é que assistir a fórmula 1 vendo os brasileiros em lugares como 10º ou até 14º ninguém quer assistir, a audência da Fórmula 1 deve estar lá embaixo, pois torcer para finlandês e inglês é dose.
Sérgio da Mata
3 de novembro de 2015 8:50 amE o patrocínio do Banco do Brasil à Sauber?
De acordo: em tempos difíceis, por que despejar dinheiro público numa categoria pra lá de elitizada como a F1? Mas o patrocínio da Petrobrás, empresa que atua internacionalmente e (ainda) tem (algum) cacife, pelo menos dá pra entender. O que não dá pra entender é o patrocínio do Banco do Brasil à Sauber, quero dizer, ao Felipe Nasr. Nosso BB faz o quê ali além de bancar mais uma carreira esportiva à custa de milhões de dólares. Que gênio autorizou uma coisa dessas? O BB está em Wall Street, na City?
Se bobear, os únicos três países que dão dinheiro público para o circo ultra-elitista da F1 são o Brasil (BB), a Venezuela e a Malásia (Petronas). A Índia, que já deu seu salto adiante, tem é equipe…
Leinad Carvalhais
3 de novembro de 2015 9:29 amPETROBRAS
Apesar de não assistir a F1, não há motivação e sobra irritação de ouvir o GAVIÃO B DUENO, acho que a Petrobras devia continuar a patrocinar, por dois motivos: 1) fazer os “serpentes” falarem bem da empresa, com muitos detalhes e evidenciando as qualidades e 2) renovar com valores proporcionais à audiência da GLOBO atualmente – isto é, bem barato para evidenciar a contenção de despesas.
Daniel
wendel
4 de novembro de 2015 5:45 pmEnfim ……………
Todo império um dia tem seu fim, e no caso da “grobo” manipuladora, já vai tarde.
Se quiserem uma ajudinha, é só pedir que empurro ladeira abaixo, ou melhor precipício, e jogo uma pá de cal !!!!!!
Chega!!!!!!!!!!! já fêz muito mal à Nação !!!!
Em tempo: Com as denúncias veiculadas diuturnamente em seus canais e afiliadas, vazadas pela VAZA JATO, o que se pode concluir é que – O TIRO SAIU PELA CULATRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!