24 de junho de 2026

Suíça bloqueia US$ 400 milhões de envolvidos na Lava Jato

 
Jornal GGN – O Ministério Público suíço anunciou o bloqueio de US$ 400 milhões, o equivalente a R$ 1,3 bilhão, de empresas e pessoas envolvidas nas investigações do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras, a Operação Lava Jato. A medida é decorrente de um acordo de cooperação com o Ministério Público Federal do Brasil.
 
O órgão de investigação da Suíça identificou 300 contas, nas quais houve a movimentação de milhões de dólares por ex-diretores da Petrobras e executivos das empreiteiras investigadas. Já foram repatriados R$ 390 milhões.
 
Na última semana, o MPF anunciou a repratiação de R$ 139 milhões do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Depositado nas contas na Suíça, o montante foi transferido para uma conta da Justiça Federal de Curitiba, a sede das investigações, lideradas pelo juiz Sérgio Moro.
 
Também foram encontrados depósitos do ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, em contas secretas na Suíça. Essa foi uma das justificativas utilizadas pela Polícia Federal prender preventivamente, mais uma vez, Renato Duque nesta segunda-feira (16). Ele teria transferido 20 milhões de euros dessas contas para um paraíso fiscal de Mônaco, em possível tentativa de esconter o caminho do dinheiro. A defesa do ex-diretor nega o recebimento de propina na estatal.
 
Com informações do Brasil Econômico.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

15 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. anarquista sério

    18 de março de 2015 9:19 pm

    Nessa altura do campeonato,

    Nessa altura do campeonato, 400 milhões  nem é notícia.

           Virou trco dos  bandidos anadores,

               Sarney e fanília e mais Maluf e fanília roubaran issio a cada ninuto no sedu tenpo,E a filha de Sarney continua roubando até hoje( tbm está encrencada na operação lava jato, E essa família sempre estará enquanto viverem,Foram contraidos pelo vírus da corrupção eterna e não tem NENHUMA preocupação  de se curar.

               Já Maluf é um caso a parte,Diz ele:”Nessa operação não participei.Estpo limpo”

                    Dispensa comentário.

  2. maria rodrigues

    18 de março de 2015 9:35 pm

    Uma coisa leva à outra e,

    Uma coisa leva à outra e, assim, sucessivamente, o Brasil vai desmontando um esquema terrível, no qual, pela primeira vez, desde o primeiro mandato de Lula, a contragosto de muitos, não é o PT o comandante da roubalheira, mas uns bandidos, mal-agradecidos pelas indicações petistas para o exercício de cargos importantes na Estatal que, se sentiram bastante livres para enriquecerem de forma ilícita, primeiramente cientes da impunidade. Não poderão soltar mais fogos pelas suas condutas – devem ter soltados muitos -, porque tiveram a infelicidade de encontrarem-se dentro de um Governo com G maiúsculo, que diz alto e em bom som não aceitar a corrupção, doa em quem doer.

    Muito do que se tem feito neste século, pra quem não é burro, era prática constante nos governos passados, que tava nem aí pra investigar nada, até porque temiam que se chegassem a outras esferas das maracutaias, como as privatarias, a compra de voto par o segundo mandato de FHC, ou mais isso e aquilo, tudo enfim bem engavetado.

     

  3. altamirano

    18 de março de 2015 10:02 pm

    …é o desemprego que isto

    …é o desemprego que isto vai provocar ?

  4. antonio francisco

    18 de março de 2015 10:04 pm

    Curiosidade minha: mais algum juiz teria conta na Suiça?

    Teriam juizes e demais membros do judiciário brasileiro grana  escondida na Suiça e nas ilhas que o capitalismo destinou para esse mister?

    Claro que estou a me referir a granas além dos US 13 milhões que o ( agora ex-juiz) Rocha Mattos tem na Suiça e que estariam a depender unicamente do Ministro Marco Aurelio Mello para serem  repatriados e recolocados nos cofres públicos brasileiros.

    A história está no link a seguir, postado neste blog pelo Nassif há mais de um ano:

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-marco-aurelio-mello-vem-tratando-o-caso-rocha-matos

     

    1. Ivan de Union

      18 de março de 2015 10:11 pm

      “Teriam juizes e demais

      “Teriam juizes e demais membros do judiciário brasileiro grana  escondida na Suiça e nas ilhas que o capitalismo destinou para esse mister?”:

      Siiiiiiimmmmmmm.  “Teriam” sim.

  5. Zanchetta

    18 de março de 2015 10:39 pm

    Desse jeito o Brasil ainda

    Desse jeito o Brasil ainda vai causar um problema financeiro na Suiça…

  6. Voltei.re

    18 de março de 2015 11:18 pm

    Pois é

    É apenas uma parcela do que o Juiz Moro está devolvendo a vocês.

  7. Ramsés II

    18 de março de 2015 11:33 pm

    400 ou mais de 300?
    400 nobres filhos da pátria achacadores (ou seriam mais de 300 picaretas?) fizeram o governo acuado aceitar com o rabinho entre as pernas a demissão do ministro da educação.
    Quem tem o Partido Me-dá-o-meu Do Brazil como aliado e sustentáculo, não precisa de oposição nem de inimigo. Vide Cunha, Calheiros e demais desse nivel.
    Mais uns dias, o pacote contra corrupção do governo será derrotado ou completamente deturpado e neutralizado no congresso, tornando-se apenas um texto coméstico vagabundo, motivo de deboches.
    O que propiciará mais um discurso de Zé da justiça sobre as maravilhas do republicanismo do executivo e o elogio das alianças de governo.
    Está salva a nação dos Estados Udenistas do Brazil da sanha vermelha!

  8. Marcos Antônio

    19 de março de 2015 12:22 am

    Vi uma entrevista de membro

    Vi uma entrevista de membro do Ministério público, onde o mesmo dizia que ainda não viu mudanças de nível na sociedade ainda que a Lava-jato esteja a pleno vapor.

    Fiquei surpreso com a visão do procurador, senti um tom messiânico, quase politico em sua fala.

    Será que não é hora, que todos mudem um pouco, mas que as pessoas que TRABALHAM COM A JUSTIÇA, estejam envolvidos com a justiça – FAÇA A MAIOR REVOLUÇÃO INTERNA NESTE PODER?

    Não sou jurista, nem trabalho nesta área e sinto há 2 tipos de justiça!

    1 – A dos meros mortais como eu – Essa justiça vai bem, ainda que morosa.

    2 – A dos seres especiais que são ricos e influentes junto a justiça – Essa PRECISA MELHORAR E MUITO! ONDE O 2 PESOS E 2 MEDIDAS É LUGAR COMUM!

    Seria a oportunidade que o poder judiciário, ao invés de querer mudar a sociedade, mude a si mesmo primeiro sua relação como poder. Se PT pode ir preso, que o PSDB também possa ir preso. Se o pobre vai preso, que o rico também vá preso!

    Que NINGUEM esteja acima da Lei!

    No dia em que essa, digamos esta: “Macro Justiça”, se normalizar, o cidadão vai acatar de forma natural a justiça!

     

  9. Ronaldo Souza

    19 de março de 2015 12:34 am

    Alguém pode orientar?

    Nassif, você ou um dos advogados que participam do blog pode esclarecer a seguinte questão?

    Antes do julgamento da AP 470 já se podia ver a armação que vinha sendo feita, particularmnete pelas mãos de Gurgel, para aniquilar o PT.

    Nenhuma providência foi tomada por ninguém e aí chama a atenção que o PT não se moveu em momento nenhum.

    Durante o julgamento um dos ministros, se não me engano Lewandovsky, disse que o STF estava julgando com a faca no pescoço e vimos o que vimos.

    Agora vemos que o país vem pegando fogo há algum tempo.

    Além da já reconhecida inércia, incompetência e covardia do PT e do governo, eles estão perdidos e pouco ou nada poderão fazer.

    Mesmo para nós leigos nas questões do judiciário, salta aos olhos as irregularidades que foram e estão sendo cometidas pelo juiz Sergio Moro e sua Lava Jato.

    A Lava Jato não é do Brasil, é de Sergio Moro, é propriedade privada e atende aos interesses dele, em nome é claro de grupos poderosos, inclusive de quem o homenageia hoje com o prêmio Faz Diferença (acho que é esse o nome).

    Mais uma vez nada podemos fazer.

    No entanto, ainda que difusas, temos visto algumas manifestações aqui e ali por parte de alguns juristas, denunciando as irregularidades de algumas ações da Lava Jato (prisões preventivas injustificáveis, coações, etc).

    O que vemos, porém, é muito pouco, de concreto mesmo, nada.

    Aí vem o meu questionamento.

    A Justiça nada pode fazer mesmo sabendo que existem irregulaidades flagrantes na condução da operação.

    O STF nada pode fazer e a justificativa seria de que somente há pouco tempo teria chegado ao seu conhecimento?

    É verdade jurídica ou é um não querer se envolver, por razões diversas?

    E aí dirão a mesma coisa?

    Estamos julgando com a faca no pescoço.

    Em outras palavras, o papel do STF é se esconder atrás da análise fria sob a luz dos autos, mesmo sabendo que os autos de frio nada tem, na verdade a sua temperatura é altamente aquecida por tudo que sabemos, Gilmar Mendes que o diga?

    Aproveito para perguntar também.

    A atitude de Gilmar Mendes, ao literalmente sentar em cima do julgamento de doações privadas nas eleições e escancaradamente RIDICULARIZAR TODOS os seus colegas ministros, é somente sob a luz fria de julgamentos gelados e estéreia para a sociedade que as coisas serão vistas?

    É isso que devemos esperar mais uma vez do STF?

    Se for isso, a sociedade então poderá abrir o peito e dizer:

    O Supremo Tribunal Federal é uma farsa.

  10. Messias Franca de Macedo

    19 de março de 2015 1:00 am

     
    FORA DE PAUTA!BOMBA!

     

    FORA DE PAUTA!

    BOMBA! SENSACIONAL!

    VÍDEO APRESENTA O [mega]DOLEIRO ALBERTO YOUSSEFF “VAZANDO” O DEMoTUCANO ‘Aécio Furnas Forever’!

    Viu, estropício?

    FONTE, pasme: http://oglobo.globo.com/brasil/youssef-afirma-ter-ouvido-de-janene-empresario-suposto-envolvimento-de-aecio-em-desvios-em-furnas-15625772

    1. nosden

      19 de março de 2015 2:49 am

      ……………… É A

      ……………… É A FURNÉCIO AÍ GENTE . . . . .

  11. Gão

    19 de março de 2015 2:15 am

    Esse dinheiro não deve ir imediatamente para a petrobrás ?

      Diminuindo a pressão para desinvestimento ?

  12. peregrino

    19 de março de 2015 3:11 am

    a parte dos tucanos é, no mínimo, 100 vezes maior…

    sorte nossa é que a justiça americana não tem nada parecido com a nossa…………………..

    por isso que atuam com pressa e a sociedade………………………….ah a sociedade! qual parte?

    qual parte está atendendo o pedido para odiar petistas também com pressa?

  13. alexis

    19 de março de 2015 8:29 am

    Só a Petrobrás?

Recomendados para você

Recomendados