Últimos capítulos de uma crise sem rumo

No campo politico, o desafio do impeachment.

Não pode ser tratada como definitiva a derrota do governo na definição da comissão do impeachment. Como se recorda, foi indicada uma comissão e, logo depois, a Câmara derrubou por maioria sua constituição.

Na verdade, foi uma soma da bancada de Eduardo Cunha com deputados insatisfeitos com a forma como foi conduzido o processo, através do Ministro Jacques Wagner e de lideranças selecionando deputados que tiveram suas demandas atendidas pelo Palácio.

O fato de se rebelarem não significa que votarão automaticamente a favor do impeachment.

***

Serão 15 sessões para os deputados aceitarem ou não o impeachment. O governo necessita de 171 votos para brecar a iniciativa.

Até lá, há os seguintes fatores pesando nas decisões:

  1. Uma nova etapa da Lava Jato, ao que consta em cima do lobista Milton Lyra, o homem que intermediou o pagamento de R$ 45 milhões ao deputado Eduardo Cunha pelo BTG Pactual. Havia em votação um projeto de lei permitindo abatimentos fiscais dos passivos dos bancos em liquidação extrajudicial, medida que atendida às demandas do BTG. Cunha atropelou o PL e colocou uma emenda contrária aos interesses do BTG Pactual, aparentemente para chamar o banco para negociar. NO dia em que sua emenda foi derrubada, houve comemoração em uma casa em Brasilia, presentes Cunha, André Esteves e luminares do PMDB.

  2. A descoberta de que o vice-presidente Michel Temer também assinou medidas que podem ser classificadas como pedaladas.

***

Pelo menos, o cenário clareou, da seguinte maneira:

  1. O vice-presidente Michel Temer está de corpo e alma na conspiração do impeachment.

  2. Apesar do impeachment ter que passar pelo Senado, o simples fato de ser aprovado na Câmara obrigaria a um afastamento da presidente Dilma Rousseff, praticamente transformando em fato consumado.

  3. Os abusos de Cunha não são fruto de loucura, mas de uma estratégia metódica. Sabe que esses abusos o exporão cada vez mais a uma ordem de prisão. Mas pretende que ao menos preso, tenha um aliado na presidência da República.

Antes de ontem, o deputado Fausto PInatto, afastado da relatoria da Comissão de Ética, denunciou ameaças de morte que vem recebendo. Há boatos de que o longo braço de Cunha tenha chegado também ao Procurador Geral da República Rodrigo Janot. Somando-se à reação desqualificada dos apoiadores de Cunha na Câmara, não se tenha dúvida de que as instituições estão ameaçadas por uma verdadeira quadrilha que se aboletou na Câmara.

***

O impeachment caminha, portanto, tendo com três âncoras: o próprio Temer, Eduardo Cunha na Câmara e Gilmar Mendes pressionando seus pares no STF (Supremo Tribunal Federal).

***

Passando por esse desafio, o governo Dilma terá o desafio econômico de estabilizar o nível de atividade. Contará para tanto com a recomposição dos investimentos públicos, com a reestruturação da Petrobras e com as concessões que começam a sair das planilhas.

***

De qualquer modo, se o pedido de impeachment prosperar, serão mais 90 dias perdidos. E com uma mescla inacreditável de interesses pessoais se sobrepondo aos nacionais:

  1. Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação.

  2. Aécio quer a queda de Dilma e Temer supondo que haveria eleições e ele despontaria como favorito.

  3. José Serra quer a ascensão de Michel Temer, para ganhar algum cargo de Ministro, última chance de uma carreira que caminha para o final.

  4. Geraldo Alckmin só aceita Temer com o compromisso de não se candidatar à reeleição em 2018.

  5. Temer diz que não quer e explica que se mostrar agora que quer, poderá ser prejudicado quanto tiver.

***

Enfim, a pior geração de homens públicos em um período crucial da história do país.

Luis Nassif

180 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. dilma resiste bravamente aos

    dilma resiste bravamente aos corruptos para manter um

    projeto do governo popular que ajudou a eleger em 2002.

    o histórico de lutas contra a ditadura mostra tb que dilma

    luta pela manutenção do regime democrático,

    tem um projeto, portanto…..

    de resto, concordo com a análise….

    1. Dilma luta para proteger um

      Dilma luta para proteger um projeto DELA, e só DELA.

      Lula foi um grande presidente, mas Dilma simplesmente ACABOU com o legado dele, atirou o país na pior recessão desde o pós guerra, está atirando de volta a pobreza muitos dos que ascenderam na década passada.

      1. “Dilma luta para proteger um

        “Dilma luta para proteger um projeto DELA, e só DELA”:

        Dilma luta para proteger um projeto TECNICO, e só TECNICO.

        Va respirar um arzinho, viu?

  2. O contraponto a tudo isso

    O contraponto a tudo isso chama-se Ciro Gomes; de longe o mais experiente, preparado e inteligente de todos os políticos à nossa disposição.
    Se for eleito, muito difícil prever se fará um grande governo; não obstante, os precedentes são extremamente favoráveis para tal. Além disso, será uma ótima oportunidade para sepultar de uma só vez o PT, PSDB e PMDB na forma em que atualmente se encontram; morreriam todos abraçados e teriam uma boa oportunidade de renascerem a partir do que cada um tem de melhor.

    1. De acordo!!Essa polarização

      De acordo!!

      Essa polarização entre petistas x tucanos só interessa a eles mesmos.

      Fora incompetentes!

      Fora entreguistas!

       

       

    2. conte-me uma realização dele,

      conte-me uma realização dele, além de falar o que revelou só agora…

      Acho que o pessoal descolado, vê alguma descência em dizer que a polarização “enche o saco”. Também não gosto disso, mas o lance é de que lado vc está. Se vc quer eleger o Ciro, saiba então, que caso ele ganhe, ele e seus eleitores, correm o risco de impitimem, já que o precedente foi aberto, ou melhor, arromabado!

  3. “Há boatos de que o longo

    “Há boatos de que o longo braço de Cunha tenha chegado também ao Procurador Geral da República Rodrigo Janot”….

    O que seriam esses boatos?!

    1. !

      Quaisquer que sejam esse “tais boatos” (até, mesmo, “ameaça de morte” à ele ou familiares) deve, o PGR, denunciar!

      Chantagens e ameaças tornadas públicas não prosperam.

      Aí, sim, o PGR terá cumprido o seu papel (institucional e como cidadão) e o país estará limpo dos “ratos” que tentam se apossar de nossas instituições!

      Chega! Não aguento mais tanta omissão daqueles que devem agir de ofício.

  4. Toca Caetano!

    “A mais triste nação, na época mais podre, compõe-se de possíveis grupos de linchadores”. Seja nas ruas das periferias, seja em centros de poder. Podres poderes. Pobre povo brasileiro, e pobre de quem defenda os mais pobres, para que sejam menos pobres. Há piores pobrezas, bem mais podres, em ambientes de riquezas.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0mcGgskDbEE%5D

     

     

  5. Resumo:

    O lixo do lixo!

    Chiqueiro de porcos “não famintos” por migalhas(?)!

    Barganhas, acumpliciamentos, jogos pessoais de poder e o país deixado à deriva!

    Políticos brasileiros, em sua maioria, lutando para manter suas benesses.

    Como acabar com a manutenção, ad eternum, de parlamentares que nada fazem a não ser lutar por seus espetaculares salários, enquanto o trabalhador não tem, sequer, um salário digno para se manter e à sua família?

    Estou envergonhada do que está acontecendo no nosso parlamento!

     

  6. Eu penso o seguinte

    1º A comissão de ética  deve agir rapidamente, e sair de vez de chove e não molha e dar um fim nisso porque o povo já está sem paciência e votar logo   o caso do Cunha

    2º  O STF ou o Janot deve tomar uma posição rápida quanto ao  Cunha, do jeito que está não pode continuar, essa enrolação também da justiça está acabando com país

    3º Se a comissão de ética votar o caso do Cunha para saída dele de imediato  o caso será resolvido , se caso não o fizer é obrigação da justiça agir para bem do Brasil prendendo o Cunha e colocando-o fora da presidencia, pois  a oposição perderá a força.

    4º Se o Temer continuar insistindo em ficar do lado  da banda podre, ele também sofrerá impeachment  e ele sabe disso, caso fique no lugar da Dilma como ele é é cheio de mimi não vai aguentar o tranco, além disso ele não vai melhorar os pepinos do país a não ser que comece privatizar tudo que vê pela frente como fez o FHC  e não resolveu nada.

    5º  O economista Arminio disse que não quer ser ministro não tem interesse e não acredito que Meirelles aceite trabalhar com Temer como presidente se ficar Serra como ministro que Deus salve o nosso país.

     

     

  7. o impetimento!!

    Nesse cenário traçado é impossível que a presidente sobreviva. Estimo que se houver eleição como Luciana Genro propôs, a direita sairá vitoriosa. Fechando o ciclo do PT, iniciado com a maioria conservadora conseguida no Congresso após a eleição de 2014. Os benefícios sociais surgidos na Era Vargas estarão sepultados em definitivo.

    1. Luciana propos isso?

      Luciana propos isso? Se ela propos é porque não está entendendo nada que está ocorrendo.

      Falta entendimento sobre os acontecimentos.

      Desculpem a sinceridade: A esquerda tem que sair do boteco e voltar aos livros, gente.

      Vamos reler o bom e velho Marx, Lenin, Gramsci, Trotsky e outros. Pelo menos para tem um base teorica correta.

      Eu já o estou fazendo!

       

      1. A Luciana Genro propôs isso,

        A Luciana Genro propôs isso, sim. E foi contestada por Jean Wyllys (valoroso deputado). Ela não está endendo nada do que está ocorrendo? Talvez. Por ocasião do golpe na Ucrânia,  li que ela tinha escrito algum texto em seu facebook, parabenizando o povo ucraniano pela vitória. Se verdadeira a informação,  é muito desconhecimento pra quem, de esquerda, aspira à presidência do Brasil.

  8. Quem precisa do PIG para difamar Dilma?

    Gostaria de saber com base em que o Sr. Nassif afirma que “Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação.” Parece-me uma acusação gravíssima e um tanto leviana. O próximo passo provavelmente será defender a renúncia dela. Para o bem da Nação e para o fortalecimento de nossas instituições.

    E o cordão dos puxa-saco composto pelos comentaristas faz eco e bate palminha (até agora só um reclamou que Nassif parece andar lendo a mente da bruxa malvada).

    Meu Deus! Gostaria de não ter vivido o suficiente para testemunhar o que estou testemunhando nos últimos meses e principalmente nos últimos dias. E, sim!, empatizo com essa mulher tão levianamente vilipendiada. Sinto nas minhas entranhas que um de seus maiores defeitos é justamente ser… mulher. Dizer isso talvez seja uma prova do meu menosprezo por um projeto de Nação, movida que sou por interesses pessoais inconfessáveis.

    Falando sério: por que é que eu ainda insisto? 

  9. Nassif você  faz diversas

    Nassif você  faz diversas analises sem levar em conta 200 milhões que parecem não existirem, são amorfos politicamente.

    Tudo depende de Dilma, Aécio, Cunha, Temer, Geraldo Alckmin, José Serra.

    Que papel o povo tem neste processo que descreve?

     

    1. E vc faz as suas sem

      E vc faz as suas sem considerar os 54 milhões que se manifestaram politicamente. Isso sem levar em conta outro tanto manipulado pela seletividade na divulgação dos fatos…

      1. Errado por eu levar em conta

        Errado por eu levar em conta que não subescrevo o governo. 

        54 milhões que elegeram também Michel Temer, mas para o PT isso não importa.

    2. Que povo?

      Se você olhar para as varandas do bairro de Higienópolis (São Paulo), vai achar que o povo não apenas quer o impeachment de Dilma como quer levar Aécio Neves da Cunha à presidência, com votação ou sem. Mas se der um vôo rasante sobre o Nordeste e mesmo sobre subúrbios das capitais, vai achar que povo não apenas quer que Dilma continue como quer o fim de todos os privilégios da casa grande sobre a senzala.

  10. Traição, lama, chantagem

     O que está aparecendo na midia, nos portais, nos blogs, incluindo os “alternativos “, já é de um quadro de crise institucional grave, na qual a ponta mais fraca, debilitada a cada dia, é o governo central, mas o que se ouve, se especula, “no off line”, nos corredores, bastidores, até nas galleys de voos comerciais, é de deixar qualquer um de cabelo em pé.

      A desfaçatez, o pantano, os movimentos de chantagem, com ameaças – explicitas e/ou sub-repticias, até a nivel pessoal e familiar – estão chegando a indices nunca vistos, sequer imaginaveis, até parecendo, para quem viveu a época, que o movimento de impedimento de Fernando Collor, foi como um “passeio no parque”.

  11. Creio que se a Dilma utilizar

    Creio que se a Dilma utilizar seu cargo, ainda pode fazer algo em nome da constituição; creio que a presidente tenha o direito de expor os fatos em rede nacional e pedir um plebiscito popular para que a população fortaleça a constituição e a democracia, que anda abalada. Ela expondo os fatos com argumentos válidos e comparativos, poderá obter um clamor popular que acabará de vez com a bagunça, ao mesmo tempo que fortalecerá a democracia combalida. Além de ganhar um novo folego para governar o restante de seu mandato com todas as reformas possíveis e investimentos. Creio que o governo tenha que usar do povo o qual tem apoio, em sua maioria; fortalecendo a democracia.

  12. As ruas
    As ruas podem decidir sozinhas.
    É o verdadeiro poder democrático, contra o burocrático.
    Se o povão for pra cima do congresso igual a junho/13
    Não haverá nada a se fazer.
    Alckmin mandaria logo as balas de borracha, quem sabe até de chumbo….
    E aqui que entra a mídia porca golpista. Até lá, muitas “reporcagens” serão feitas…

    1. Muita ilusão achar que o povo

      Muita ilusão achar que o povo vai se mexer, é só conversar nas festas de confraternização de final de ano, nas academias de ginástica, no salão, nas lojas para ver a opinião do famoso POVO que todos falam. Vamos querer o que com um povo alienado e imbecilizado há décadas? É só mentir silabando que qualquer político protegido pela mídia se eleje/reeleje. Será que ninguém viu a reeleição do Alckimin? 

      Mas a Dilma é que tem projeto de poder pessoal, como diz o texto. 

       

  13. “Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como pro

    – Se é esta hipótese ( não acredito que estou vendo isto: uma afirmação taxativa, como se se lesse a mente de Dilma

     “Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação.”).

    Nem meu avô que tinha uma bola de cristal.

    – Então, como seria?

    No sentido de fazer a gente parar pra pensar, e não sair ou continuar correndo seja pra um lado, ou pra outro (E  no sentido que isso nada tem a ver com ficar em cima do muro): José Arthur Giannotti, em Diálogos, Mário Sérgio Conti, ontem. Tem reprises. Foi o melhor argumentador que vi até agora, entrevistado em menos de 30 minutos. Mesmo gaguejando um pouco.

  14. A presidente precisa assegurar 172 votos

    —-Oficialmente ninguém faz estimativas, mas reservadamente há quem arrisque que um número próximo de 15 dos 33 deputados do PSB estariam atualmente propensos a rejeitar o impedimento de Dilma.—–

    Dilma pode ter fora de sua base os votos necessários para escapar de impeachment

    Por Marcel Frota – iG Brasília | 04/12/2015 06:00

    A presidente precisa assegurar 172 votos caso o processo de impedimento chegue ao Plenário da Câmara, mas não terá assegurada a adesão entre os 292 deputados da base

    Apoio dos deputados será disputado no corpo a corpo
    A estratégia do governo é derrubar o impeachment no seu nascedouro, ou seja, na comissão especial que apreciará o pedido de impedimento de presidente Dilma Rousseff. As indicação para essa comissão serão feitas na semana que vem e o PT deverá começar o trabalho de convencimento ali mesmo, deputado por deputado. Fará de tudo para evitar um embate no Plenário da Câmara.
    Mas se o processo no Plenário chegar, Dilma precisará de 172 votos para salvar seu mandato, já que são necessários os votos de dois terços dos 513 deputados (342 votos) para que o processo de impeachment siga para seu julgamento final no Senado Federal. É provável que venha de partidos de fora da base os preciosos eventuais votos que a salvem diante das prováveis traições previstas dentro da base

    A conta indica folga nessa tarefa, afinal os partidos da base reúnem 292 deputados (PT: 60, PMDB: 66, PP: 41, PR: 34, PDT: 18, PCdoB: 12, PRB: 20, PSD: 32 e PROS: 9). Mas aritmética simples não é a regra quando se trata de um julgamento predominantemente político. Nos próximos dias, diversos partidos reunirão suas executivas nacionais ou suas bancadas e caciques e deliberarão sobre o tema. O final de semana também servirá para o primeiro termômetro dos parlamentares com seus eleitores, nas bases. Muitos acham cedo demais para fazer qualquer projeção, mas admitem tendências nos bastidores.
    Tudo muito incipiente, mas a pressa nesse caso está na pauta de ambos os lados. Governo e oposição não querem perder tempo. Os governistas acreditam que o momento é favorável para tirar o impeachment da frente. Quanto mais tempo demorar, maior o tempo de articulação dos setores favoráveis ao impedimento da presidente, que organizarão manifestações e exercerão pressão sobre os deputados nas ruas e nas redes sociais.
    A baixa popularidade de Dilma e a crise econômica são galvanizadores quase naturais para adesão a manifestações pela saída da presidente. Já a oposição acredita que iniciado o processo, não se pode deixar o ímpeto baixar sob risco de perder o momento. Os bastidores do Plenário têm de tudo.

    E foi nos bastidores do Plenário, universo para lá de volátil, que o iG tentou buscar uma tendência sobre as chances de Dilma chegar aos 172 votos de que precisa para se livrar do Impeachment. De cara, a presidente sai com 60 votos, afinal quem acredita em traições dentro de seu próprio partido? Analisar os partidos da base é que revelará até que ponto o governo terá forças, ou nesse caso, chances, de sobreviver.

    Meta fiscal não serve de termômetro
    Quando o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), procurou usar a aprovação da nova meta fiscal para demonstrar o potencial de abarcar votos do Planalto, fez uma cortina de fumaça. A opinião é dos deputados ouvidos pela reportagem. Isso porque, a aprovação da meta fiscal contou com a colaboração de quem não deverá defender o mandato de Dilma, dentro e fora da base. Partidos como o PMDB (66 deputados), PP (41 deputados), PSD (32 deputados) e PRB (20 deputados) não deverão fechar questão. O fechamento de questão é aquela situação em que uma vez determinada uma direção, quem votar contra pode até ser expulso da legenda.

    Nas palavras de um parlamentar peemedebista, o partido além de não ter tradição em fechar questão, não fecha questão nem quando precisa defender teses de seu próprio e único interesse. É difícil mensurar o tamanho da influência do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dentro da bancada. Cunha não está no auge de sua forma política, alvo de processo no Conselho de Ética cujo prosseguimento deve ser aprovado na próxima terça-feira (8).

    Na outra ponta, atravessando toda a fragmentação que caracteriza o partido, o líder Leonardo Picciani deverá tencionar em favor do governo. Até que ponto Michel Temer atuará, também é difícil avaliar. Ninguém arrisca um número de votos nem para um lado, nem para outro.
    O PR deverá tentar fechar questão, ou tentar. A maioria do partido hoje tende a defender o governo do qual faz parte. Se houver dissidências, serão mínimas. Internamente fala-se em pelo menos 30 votos embora o plano seja garantir os 34.

    O PP ainda tem mágoas da perda do Ministério das Cidades, hoje sob o comando de Gilberto Kassab (PSD), mas a legenda ainda tem seu espaço na Esplanada dos Ministérios, o que exerce alguma influência em favor de Dilma em parte da bancada. A estimativa de alguns membros do PP é que o governo pode ficar com algo em torno de 20 votos.

    Não só no PP, que tem em suas fileiras muitos magoados com o ex-ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, mas outros partidos da base necessitarão de muita conversa para desfazer o legado do hoje ministro da Educacão. O atual chefe da pasta responsável também pela articulação, Jaques Wagner, terá papel muito importante nesse processo. O lado bom para quem quer barrar o impeachment é que Wagner tem sido elogiado nos bastidores. Por outro lado, os elogios podem ser relativizados já que os mais maldosos dizem que seria muito difícil ele conseguir ser pior do que Mercadante na articulação política.

    PDT e PROS deverão defender o mandato de Dilma. Embora o PDT em especial tenha um histórico de rebeldia, está numa maré de paz com o governo. No final de outubro chegou a se posicionar oficialmente contra o Impeachment.

    O PSD dificilmente deverá entregar 32 votos para Dilma. A bancada tem mágoas profundas com o governo e os focos de traição são generalizados. O líder da bancada, deputado Rogério Rosso (DF), deverá trabalhar afinado com Kassab na defesa do governo, mas seus correligionários dizem nos bastidores que ele não terá condições de impedir traições em escala imprevisível.

    Independentes
    Nessa equação, os partidos chamados independentes poderiam compensar as traições que o governo sofrerá em sua base. Partidos como o PSOL (5 deputados) e a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, (5 deputados) já se posicionaram contra o Impeachment.

    O recém-nascido PMB (20 deputados) tem flertado com o governo até a possibilidade de entrar para a base. Alguns deputados que aderiram ao novo partido são egressos de siglas que apoiavam o governo e não seria absurdo imaginar que alguns deles estariam dispostos a considerar a hipótese de defender Dilma.

    Um partido importante nesse bloco é o PSB. Os socialistas deverão tirar um posicionamento nos próximos dias. Deverá ser convocada uma reunião extraordinária da Executiva Nacional para tratar especificamente do tema. O iG ouviu integrantes da bancada na Câmara e as posições ainda são divergentes, mas há número nada desprezível de socialistas que são contra o Impeachment. O debate terá duas vertentes, a técnica e a política. Oficialmente ninguém faz estimativas, mas reservadamente há quem arrisque que um número próximo de 15 dos 33 deputados do PSB estariam atualmente propensos a rejeitar o impedimento de Dilma.

    O PSC (14 deputados), ainda que se coloque na posição de independente, tem atuado como oposição e seu líder, André Moura (SE) é um dos principais interlocutores de Cunha. Ninguém duvida que seus 14 integrantes se juntarão aos 99 deputados que a oposição contabiliza (PSDB: 53, DEM: 21, PPS: 10 e SDD: 15).

    O PTB é um caso um pouco semelhante, mas com uma diferença fundamental: ainda reúne alguns parlamentares dispostos a remar na canoa de Dilma. A presidente nacional da legenda, Cristiane Brasil (RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, admite isso na página oficial do partido na internet. Portanto, Dilma pode sonhar com alguns votos entre os 25 trabalhistas.

    Por fim, restam os partidos nanicos. Eles agrupam 15 deputados entre legendas pequenas e deputados sem partido (PHS: 4, PTN: 4, PEN: 2, PMN: 1, PTC:1, PTdoB: 1 e Sem partido: 2). Todos esses nanicos estão em blocos parlamentares em união com partidos da base, o que não significa alinhamento automático, mas pode facilitar a abordagem dos governistas, que não estão dispostos a desprezar 15 votos. Mas são também parlamentares que estão suscetíveis ao assédio da oposição, embora há que se admitir que quem tem a caneta sempre leva vantagem nessa disputa.

    URL:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-12-04/dilma-pode-ter-fora-d

     

  15. Contando os votos na câmara dos deputados

    A oposição precisa de 342 votos na câmara dos deputados

    A rigor a Presidenta Dilma não precisa dos 172 para se livrar do processo de impeachment, a posição é que precisa dos 2/3 dos votos na câmara para aprovar continuidade do processo de impeachment.

    Mesmo que a Presidenta Dilma tenha menos de 172 na votação do processo de impeachment, caso a oposição não obtenha os 342 votos, logo abstenção e ausência conta contra a continuidade do processo de impeachment.

  16. Vou lhe dizer Mouro e

    Vou lhe dizer Mouro e arriscar para quem viu você em momentos de crises descrever o pior cenário, mas este…vou ter que ler com muita calma, se o tempo me permitir. O que me dá ânsias de nojo é perceber que nesse nosso modelo democrático tripartite não sou nada. E nesse nada, por conta dos que nada me representam, minhas asas decaem. BUT, se esse Cunhã do qual nunca ouvi falar, de quem nunca ouvi alguém batendo no peito e dizendo, “votei nele!”, achar que o o seu pseudo poder fez o tempo parar…manda um recado pra ele: o tempo não para! E  pergunto pra você que está no seu mega apartamento nos Jardins: estás preparado pra isto? Mouro eu, como muitos, não vamos aceitar as decisões deste Congresso Espúrio.Se ele e sua corja decidirem levar o meu país pra escuridão, diga  a eles que estamos preparados e juntos. Não há um centavo neste país que não seja fruto do suor de um trabalhador. Então,  que venham as Trevas!  

  17. Estou de bico caído com a

    Estou de bico caído com a equação….todos reféns de números de uma Camara espúria? Virou um FLA-FLU este país? Muita inocência….

  18. O Brasil é grande, não há espaço para todos no governo

    Não há espaço para todos, com a aliança de  Temer com a oposição PSDB, haverá poucos espaços para os demais partidos em um eventual futuro governo Temer, onde o PSDB assumiria o protagonismo, e os demais partidos sabem disso, o  que certamente vai fortalecer o Governo da Presidente Dilma nas negociações com os demais partidos,

    A atual turbulência política se deve principalmente a saída do PSB da base aliada, já que junto com o PT e PC do B, faziam o contraponto ao PMDB e demais partidos na ampla aliança dos Governos do PT.

    Sem o PSB o PMDB passou a fazer maiores exigências ao Governo da Presidente Dilma, inclusive se aliando a oposição PSDB em muitas votações no congresso.

    A atual crise abre espaço para uma negociação da volta do PSB para a base aliada, além de viabilizar os votos necessários para barrar a tentativa de golpe, encaminharia uma aliança política visando a disputa das eleições municipais, onde a maioria dos deputados federais vão participar, direta ou indiretamente.

    PMDB 66 deputados

    PSD 32 deputados

    PSB 33 deputados

    PP 41 deputados

    Pros 9 deputados

    PDT 18 deputados

    PR 34 deputados

    PSC 14 deputados

    a

  19. Jura que vocês acreditam de o

    Jura que vocês acreditam de o que está em jogo é a tal “Democracia”? Pra mim está tão claro que os embates por este poder não tem nada  a ver com o poder do povo, para o povo e pelo povo….Por que todos querem o poder deste país sem se preocupar com os vexames que estamos assistindo diariamente? Pensando de forma positiva é como se tivessemos um lastro…ou kms a frente pós o tiro de lançada da corrida. Há algo de muito bom que ainda não sabemos ou percebemos

  20. Cunha não erá preso enquanto a Globo não der sinal verde
    “Há boatos de que o longo braço de Cunha tenha chegado também ao Procurador Geral da República Rodrigo Janot”

    Deve ser a lei do retorno: pintaram e bordaram contra petistas, sacanearam mesmo, prenderam-nos sem motivo, como por exemplo com base na lei do domínio de fato(sem provas) ou porque a mulher do caixa eletrônico se pareceu com a irmã do tesoureiro, prenderam a torto e a direito inimigos da Globo, no simples rufar dos tambores da emissora a PF estava lá e a Globo dando guarida ao espetáculo das prisões midiáticas…,,… agora sim, senão a PF-MPF e Judiciário, pelo menos o povo está sabendo o que é lidar com um bandido de verdade mas protegido da mídia: Cunha não será preso enquanto a Globo não der o sinal verde…

    Zé Povinho que gosta de levar chicotadas no traseiro: vai ser divertido ver os puliça, procuradores e Moro sendo enquadrados por um governo cunho-temista com o Parlamento, sob comando de bandidos de quinta, impinchando alguns ministros do STF como ocorreu em Honduras no pós-golpe, quando pelo menos quatros ministros da Suprema Corte, que inclusive haviam dado aval ao golpe, foram destituídos numa queda de braço entre Legislativo e Judiciário.

    Um governo cunho-temista brotado desse golpe em andamento dará anistia aos ratos, sendo que aqueles que ainda não foram presos, serão salvos do xilindró desde que não sejam petistas, o povo não se importará com isso, afinal de contas a mídia não mais rufará tambores a favor do moralismos, afinal de contas seus aliados estarão no poder e tendo em mãos aquilo que busca no momento: a chave do cofre…

    Logo logo os desiludidos cunho-temistas bradarão o famoso mote éramos felizes e não sabíamos, se bem que a Globo se fará presente para fazer o povo feliz mesmo morrendo de fome, era assim até 2002 quando o país, afundado na corrupção, não havia PF, MPF e Moro atuantes, embora, ao que tudo indica, petistas continuarão sendo caçados para rituais do bode expiatório, afinal de contas o povo precisa de diversão e faz de conta…

     

  21. A tática da oposição é

    A tática da oposição é estender o máximo possível todo o processo de impeachment, pois cada dia que passa a economia do país vai se afundando. E se o povo ligado de forma organizada a oposição ou ao governo concluir que o caos econômico feito por obra e graça de Dilma não será resolvido por Dilma, vão começar a pedir a saída dela. Como sempre, a economia é que vai contar mais nessa equação macabra. 

  22. Se Cunha faz o que faz, é porque o mundo deles tem o rabo preso

    Diziam antigamente que quem não deve não teme. Se todos, congressistas e judiciário deixam Cunha manobrar à vontade é porque estão temerosos. 

    Janot mexeu com Collor e depois do vexame da PF entrando na casa  com sirene ligada e arrastando bens e tudo mais, Collor  fez acusações a Janot na tribuna do Senado:

    http://cabresto.blogspot.com.br/2015/06/no-senado-collor-faz-acusacoes.html

    Não vi respostas de Janot: uma dessas respostas poderia ser, por exemplo, uma ação contra Collor, desmentindo e cobrando indenização por dano moral.

  23. Todos os Ministros devem colocar os cargos a disposição.

    Caso o processo de impeachment seja barrado na  câmara dos deputados, a votação final vai  obrigar a um novo realinhamento das forças políticas dentro do Governo da Presidenta Dilma, para atender aqueles que de fato defendem o governo.

    Todos o Ministros devem colocar já seus cargos a disposição, inclusive os Ministros da Fazenda e do Banco Central do Brasil,  sinalizando desde já o novo realinhamento da forças políticas que resultará da batalha contra a instalação do processo de impeachment.

    Lembrando que nem todos que votarão contra o impeachment defendem o Governo da Presidente Dilma, mas votarão em defesa da democracia.

    De qualquer maneira no dia seguinte a votação e caso o processo de impeachment seja barrado na  câmara dos deputados, estaremos diante de um novo governo.

    1. “De qualquer maneira no dia

      “De qualquer maneira no dia seguinte a votação e caso o processo de impeachment seja barrado na  câmara dos deputados, estaremos diante de um novo governo.”

      Roberto,

      Torço para que você tenha razão.

      O que espero é isto mesmo. Um novo governo, de preferência menos republicano.

      Mas, se a Dilma continuar com o Levy, o Tombini e CIA do BC, O Zé da Justiça e não mudar muito sua política econômica, de nada valerá o impeachment ter sido derrotado.

       

  24. Aditivo ao pedido de Impeachment

    Se o Temer assinou, enquanto Presidente, decretos ou medidas que envolvem conceitualmente as mesmas “pedaladas fiscais” pelas quais Dilma é acusada, devia então entrar na mesma canoa.

    Não cabe ao PT e aliados acusar ao Temer de algo que achamos seja Dilma também inocente. Não será a oposição quem fará esse tipo de acusação, pois contam com Temer para a passagem até 2018.

    Cabe então, ao deslumbrado do Bicudo, junto com Reale Jr, fazer um aditivo na sua apresentação relativa ao Impeachment. Se não o fizerem, passarão para a história não apenas como golpistas, mas também como ignorantes, num assunto tão obvio.

  25. Há um grande empecilho à

    Há um grande empecilho à consumação do golpe paraguaio sob a fachada de impeachment, a sociedade está profundamente dividida. Vemos manifestações contundentes de apoio à democracia enquanto que o grupo golpista se limita a turma de SP com um ou outro apoio de fora.

    Pergunta: é possível fazer uma ruptura traumática com esta divisão? Temo pelo destino do país com um governo ilegítimo no comando, com certeza não teremos a pacificação alerdeada pelo golpismo, haverá sim um processo de gradual desintegração institucional e desobediência civil. 

  26. Impeacheament só interessa aos corruptos

    Enrolados até o pescoço em denúncias, talvez seja a solução mais imediata para os corruptos demotucanos. Está difícil a justiça, PF, MPs, imprensa e TCs varrerem tanta sujeira para debaixo do tapete. Agem como uma máfia.

  27. Quero saber é quem vai ficar

    Quero saber é quem vai ficar no plantão do recesso do STF, vai ser o Gilmar a tomar decisões monocráticas enquanto o parlamento gera demanda?

  28. Para se parecer imparcial, comete um erro grave, Nassif

    1. “Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação

     

    Isto faz algum sentido?

     

     

    1. Sim, faz sentido o que o

      Sim, faz sentido o que o Nassif escreveu! Se tivesse projeto de nação, a presidenta perceberia que o melhor é a sua saída: mais empregos e menos inflação, maior poder de compra,  empresárias voltariam a investir. Infelizmente este é o fato.

  29. Essa é a fotografia da árvore
    A fotografia da floresta mostra um Golpe de Estado em curso.
    Penso que vivemos o momento “lavagem intestinal” da República. Tudo de ruim (Cunha, Aécio, Temer…) precisa sair do corpo para que o país possa recuperar a saúde mais à frente.
    Agora, eu tiraria Dilma desse saco da “pior geração de homens públicos”. Mesmo porque ela é mulher. E honesta. E, diferente dos demais citados, em nenhum momento interrompeu o seu dever constitucional de continuar governando.

  30. Caro Nassif 
     
    Dilma defende

    Caro Nassif 

     

    Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação.

     

    O projeto de nação é não haver retrocesso 

  31. O roteiro empregado no Brasil

    O roteiro empregado no Brasil é idêntico ao utilizado na Ucrânia:

     

    – bandos de nazistas mercenários nas ruas exigindo a deposição de um governo supostamente cripto-comunista ou pró-russo;

    – manobras parlamentares para modificar o resultado da eleição legítima indesejada pelo mercado;

    – deputados trocando socos no Congresso;

    –  golpe de estado encenado por líderes políticos conhecidos.

     

    Os últimos capítulos desta novela conhecida serão sangrentos. Por isto já estou me preparando psicologicamente para a guerra civil, cujo único objetivo para os defensores da legalidade será matar, mutilar e destruir o patrimônio dos golpistas numa escala nunca antes imaginada. Mas antes que a guerra comece há sempre possibilidade de evitá-la matando os líderes da discórdia civil:

     

    Tomé de Sousa despedaçou índios na boca do canhão. O usará um MTC300 p/ despedaçar e ?

    Missão do : degolar p/ evitar a guerra. Darei bambus para expor os crânios na capital.

    O já aprovou as execuções de ? Com eles mortos milhões serão poupados da guerra civil.

    Caro Após derrotar o golpe no nós acertaremos as contas com a http://ln.is/com.br/qdimh  American syrup will drip red!

    Caro O instiga a violência na http://ln.is/com.br/0fJNe . Fechem o covil, matem aquele bandido.

    Caro parou a p/ chantagear o . O Legislativo não cumpre sua missão. Fechem-no!

    O prenderá o antes ou depois dos russos destruírem o Estado Terrorista que ele criou?

    Caro Se quer preservar a e sua presidência prenda o . Para destruir o Poder Legislativo nada faça.

    O se recusa a pedir a prisão do e o deputado Fausto Pinato foi ameaçado de morte! Prevaricação ou co-autoria?

    Caro Presidente do A paciência acabou. Se o não mandar o terrorista p/ a prisão o implodirá.

    Durante a guerra civil muitos soldados e oficiais do morrerão por não terem MATADO e .

    Cara O traidor escolheu ficar ao lado do bandido . Ambos devem compartilhar a mesma cela na Papuda.

    recomenda: contra o golpe de estado do , e use ORSIS T-5000!

  32. os primeiros capítulos de um novo rumo?

    avançamos dentro da maior crise da história brasileira. uma crise que se inscreve no interior de uma grande crise internacional maior do que a provocada pelo crash de 1929.

    o sistema de poder está em colapso, mas seu sucessor ainda não se formou. a falência histórica do velho já aconteceu, mas não sua falência política. no vácuo deste interregno proliferam as patologias sociais.

    no Brasil, os estertores do lulismo geram criaturas monstruosas como Eduardo Cunha, fenômenos bizarros como uma Lava Jato seletiva conduzida sem restrições pelo MP e PF e sintomas mórbidos como a ascensão do fascismo e a inércia de Dilma.

    no cenário mundial, ainda não foi superada a crise econômica desencadeada em 2008. a União Européia se desintegra, o Japão segue estagnado, os EUA já não conseguem dirigir a economia global, fazendo com que a China se torne disfuncional e passe a exportar empregos (empresas chinesas abrem filiais na África, por exemplo).

    tanto aqui como em toda parte o sistema está em colapso. o que é agravado por uma inédita e reveladora crise climática: o capitalismo cruzou um limite perigoso, ameaçando a sobrevivência da própria sociedade.

    grandes transformações sociais se anunciam. o novo desponta por toda parte. mas quem consegue vê-lo, se está encoberto  pelas sombras de enormes asas negras estendidas sobre o caos?

    na Idade Média, as aldeias começaram a ser freqüentadas por estranhos visitantes, comercializando mercadorias que traziam de terras distantes. então se vislumbraria o nascimento de uma nova era?

    é possível se captar a silenciosa movimentação social que marca o inicio de novos tempos? qual o exato início da mudança? o momento em que os velhos personagens se debatem ao serem todos tragados pela escuridão…

    se somos capazes de assumir em nós mesmo a crise social, se nos colocarmos autenticamente em busca de alternativas e se tivermos a ousadia de construir coletivamente os primeiros capítulos de um novo rumo, saibamos: nós somos a resistência.

    resistir, ocupar, produzir.

    .

    1. “se somos capazes de assumir

      “se somos capazes de assumir em nós mesmo a crise social, se nos colocarmos autenticamente em busca de alternativas e se tivermos a ousadia de construir coletivamente os primeiros capítulos de um novo rumo, saibamos: nós somos a resistência.”

      Fui buscar o significado de vanguarda no dicionário da língua portuguesa:

      vanguarda 
      van.guar.da 
      sf (fr avant-garde) 1 Primeira linha de um exército, de uma esquadra etc., em ordem de batalha ou de marcha; dianteira. 2 Dianteira, frente; anteguarda.Antôn: retaguarda.

      Em qual momento, que a resistência, na vanguarda da transformação do meio, vai surgir? Ou ela já surgiu?

      Como lutar contra o velho? Qual é o campo de batalha em que se deve travar essa luta?

      1. um outro tipo de vanguarda

        a irrupção do novo vem se dando desde Junho de 2013, um marco do fim de um ciclo político e de um modo de se fazer política.

        por isto a Esquerda tradicional não consegue compreender e tanto renega Junho de 2013. assim como os protestos do NãoVaiTerCopa e o Black Bloc. sobre o Black Bloc acompanhe o que os secundaristas de SP comentam sobre a participação deles na manifestação de 09/12/2015. o Black Bloc no Brasil surge como reação à truculência da PM. de tanto tomar bomba, na manifestação de 09/12/2015 os secundaristas de SP adotaram táticas Black Bloc.

        o atual OcupaEscolas é um grande exemplo do novo e de como lutar contra o velho. curiosamente, tudo isto remete aos tempos gloriosos da criação do PT. o mesmo vigor, a mesma priorização do  movimento social como a única forma de mudar de fato a sociedade e as pessoas. o PT em seu nascimento era assim.

        abraços

        .

  33. mescla inacreditável de

    mescla inacreditável de interesses pessoais se sobrepondo aos nacionais:

    Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação.

    Não Nassif, ela defende um mandato outorgado pelas urnas e você sabe disso.

  34. Poderes

    Gostaria de acrescentar mais dois neste tripé: o poder da mídia golpista que insulflou o tal clamor popular, capaz de amedrontar até ministros do Supremo e o poder daqueles que não aparecem, mas “convencem” outros a lutarem por seus interesses escusos.

  35. Comentário “en passant”

    Esse texto do Nassif me fez pensar em um modo bem preciso de se avaliar corretamente o cenário e o momento políticos atuais:

    Basta isolar cada um dos personagens dessa trama interesseira e analisar qual é a cobiça de cada um dos ratos que cercam o governo. Porque, por mais óbvio que pareça, muito vezes esquecemos que o motivador dessa classe é o lucro pessoal. Muitas vezes esquecemos que os lindos preceitos de Democracia, lisura, éitca, etc, estão desse lado de cá, somente.

    Que se lixe o Estado Democrático de Direito, que se lixem as instituições. Deixando de lado as bravatas, conceitos ideológicos e os preceitos morais que, em tese, deveriam existir na teoria, e que no fundo creio que a maior parte de nós deste lado idealizamos, e se nos ativermos às figuras e seus respectivos interesses pessoais, o cenário se aclara enormemente.

    Os ratos pensam com a cabeça da vantagem, se movem por aquilo que trará mais proveito para si próprio, se guiam por afastar aquilo que os prejudica e em acelerar o que os favorece. Ali, se olharmos isoladamente um a um, percebemos que vão manobrando em benefício próprio. Cada passo dado e cada emperramento é em direção do favorecimento.

    Cunha, o mais exemplar roedor, acelerou quando para aprovar as contas de mandatos anteriores e esse atual e emperra o quanto pode a sua cassação, usando os seus aliados nesse intento. Pretende se safar no Conselho de Ética.

    Janot e sua demora em pedir o afastamento de Cunha são suspeitíssimos. Quais os motivos?

    Sem falar em Temer, Aécio e Serra, cujos interesses Nassif elencou no último parágrafo.

    E, por insólito que aparente ser, Dilma, que está no centro disso tudo, move-se para unicamente salvar o mandato. Pudera: que outra preocupação além dessa teria ela no momento?

  36. Quem errar menos será o

    Quem errar menos será o vencedor da atual crise política. No curto prazo a Dilma aparenta estar errando muito, porém se analisarmos o conjunto podemos imaginar que as chances da Dilma são boas de recuperar sua popularidade e ajustar os ponteiros da economia.

    Se lembrarmos que o auge da popularidade da Dilma foi o da “presidenta faxineira” nos primeiros anos do seu mandato, não é um cenário improvável que após a prisão com uma possível delação premiada bombástica do Eduardo Cunha caia no colo da Dilma como um “presente” e a imagem da presidenta honesta chantageada por políticos corruptos seja o fio condutor da narrativa da atual crise no seu desfecho.

    A atual imobilidade e sabotagens do Congresso podem dar para Dilma um cheque em branco na área econômica, pois a tendência é a ampliação da responsabilidade pela atual crise e isso forçará o Congresso a ser mais colaborativo na área econômica.

  37. Essa ” pior geração de homens
    Essa ” pior geração de homens públicos” sempre esteve ali , são eternos sabujos da casa-grande. Sempre o interesse privado pessoal e da turma do andar de cima.Creio que nunca houve foi tamanho vácuo politico
    promovido por um governante . Uma apatia politica , um despreparo na indicação dos assessores próximos e fundamentais , uma falta total de comunicação para com o país e agentes da transformação. Sem a menor noção do tempo politico para as decisões cruciais . O campo progressista ficou refem de um governo fraco , teoricamente de esquerda , mas com a pauta da extrema direita. O preço a ser pago pelo Brasil será altíssimo.

  38. Aos midiotas-boobus-loboMIDIAtizados-militucanos

    E, para os midiotas de plantão aqui no GGN, aqueles formadores de opinião baseados em Veja e no JN, diante do cenário e da mostra de tantos ratos movidos por interesses próprios, do estupro do conceito de impedimento e a chantagem como meio de perpetuação da sujidade, a conclusão a que vocês chegam é essa: a única que não presta é a Dilma.

    Vocês e sua noção porca de ética (que nem é sua, afinal vocês são incapazes de pensar por si mesmos), são a representação e a garantia da continuidade da excrescência na política que vocês tanto condenam.

    Parabéns, *clap-clap-clap*, por tamanha coerência e bom-senso.

  39. “Há boatos de que o longo

    “Há boatos de que o longo braço de Cunha tenha chegado também ao Procurador Geral da República Rodrigo Janot”.

    Trocando em miúdos: Janot está sendo ameaçado de morte? É isso?! 

     

     

  40. Cordialmente….

    Caro Nassif, 

    concordando com sua análise. Apenas gostaria de ajustar sua conclusão.

    Eis a sua conclusão:

    “Enfim, a pior geração de homens públicos em um período crucial da história do país.”

     

    Ora, melhor seria dizer:

     

    Enfim, como de hábito, a  “pior geração de homenos públicos em todos os  períodos cruciais ou não da história do pais”.

    Vamos combinar r. jornalista, tirando um ou outro , a REGRA NO BRASIL, é ter os  PIORES HOMENS PÚBLICOS EM TODA A SUA HISTÓRIA.

    Portanto, quando o assunto é ser pior homem público,   somos os melhores!

    Convenhamos, isso daqui é Estado OLIGÁRQUICO de direito.

    Sai o pai, entra o filho. Sai o filho, entra o neto e assim sucessivamente vai se perpetuando o bando de piores! 

    Trata-se apenas de mudança do NOME, vez que o DNA de “pior” continua.

    A república brasileira nasceu doente(pior!)  e foi direito para o CTI. E lá se encontra desde sempre.

    De vez em quando, essa republiqueta pior  melhora , mas não consegue sair do CTI. De jeito nenhum!!!!

     

    __________________________

     

    Quanto à comissão de ética, francamente,  penso que se trata de uma comissão de FALTA descarada de ética. Brincam com o povo brasileiro. Zombam do povo brasileiro!

    E o povo brasileiro, como sempre, assiste passivamente esses  “melhores piores”  agirem, articularem em prol de seus umbigos!

     

    “Cordialmente”,

    assina um otário brasileiro.

     

     

     

     

  41. Quem manda mesmo

    Muita esclarecedor o texto do Seu Nassif. Mas juntaria ao dele o comentário do José Carlos. O Spin. Quem resolve é a poderosa. Bastaria um JN com todo o histórico tenebroso do Cunha e no outro dia o Janot estaria sendo pressionado para resolver a situação. Mas a poderosa não quer tirar o Cunha, quer tirar a Dilma.

  42. Alguns senões, Nassif. Por

    Alguns senões, Nassif. Por mais que a presidenta tenha deficiências como política, ela não pode ser colocada nessa lista do pior do pior.

    Seu principal erro é achar que pode enfrentar o sistema político viciado no confronto direto, no tudo ou nada. Confia em sua integridade moral, que é inquestionável, para impor-se sobre os parlamentares que,a maioria, tem rabo preso. Deveria ter uma visão mais de longo prazo. A proibição de doação de empresa privada tende a melhorar a coisa, Mas é mais para o futuro.

    Por enquanto tem que fechar o nariz e lidar com o congresso. Li outro dia que uma das razões para parlamentares quererem o Temer é para segurar a onda da Lava a jato. E não necessariamente apenas os culpados de alguma coisa. Todos sabem que o Moro atira primeiro e pergunta depois. 

    Se a Dilma tivesse colocado um ministro da justiça que peitasse os abusos do herói justiceiro, teria deixado o congresso menos tenso. Mas com a cruzado do inquisidor Moro, só tucanos e seus agregados sentem-se seguros, o resto todos estão com o c. na mão, inclusive os inocentes 

  43. “Enfim, a pior geração de

    “Enfim, a pior geração de homens públicos em um período crucial da história do país.”

    Que bom que isso esteja acontecendo, talvez assim, enterremos todos esses politicos nas próximas eleições.

    Depois desses episódios, com a permanência da Dilma no poder, acho que daremos um passo importante para a democracia plena no país.

  44. Tenho uma divergência

     

    Nassif, suas análises sempre são muito ponderadas. Neste caso, tenho apenas uma divergência, que gostaria de comentar.

    Não acho correto nem justo colocar a Dilma numa galeria de políticos que só pensam em projetos pessoais. 

    Ela pode ser inapetente na política, não ter jogo de cintura para o jogo podre da política, isso é fato. Mas é honesta, tem integridade moral e pensa no país, até seus adversários reconhecem. 

    Não é justo colocá-la ao lado de figuras deploráveis, como Aécio, Serra, Alckmin e Temer. Isso não.  

    1. Se ela pensasse no país já

      Se ela pensasse no país já teria renunciado (ela deveria ser a primeira a reconhecer que não tem condições de ser presidente). A postura da presidente ao não renunciar indica a sua estatura. E falo isso independente de qualquer orientação ideológica, fosse ela de direita, centro, esquerda, o diagnóstico seria o mesmo.

    2. veja meu coincidente comentário lá no início.

      veja lá.

      E não acho os comentários de Nassif sempre ponderados.

      No que leio, ele costuma dar uma no cravo, outra na ferradura. OU… ou… / Se… se… / e assim vai.

      Desse jeito até eu acerto.

      Mas parece que o pessoal, de antemão, já gosta, mesmo se Nassif disser que 2 + 2 = 5.

      Nâo que eu não aprecie alguns artigos do dono do blog que já chamou a maioria dos comentaristas inteligentes.

      Prefiro ficar na ala dos burros e me sentir à vontade pra dar opiniões ou pitacos.

      Nem vou a Sarau. Não adianta insistir em me enviar convites, pelo amor de Deus.

    3. De novo, Cláudio ?? Veja meu comentário encadeando o seu

      umas 5 postagens mais abaixo.

      E outro lá no início.

      ( um parênteses: não se trata de citar constituição, capítulos, incisos, etc,  nem consultar juristas.

      Como a bíblia e o Islã – vi um documentário excelente meses atrás – as constituições têm as mais diversas interpretações, são escritas pra isso mesmo. Novo parênteses: esse papo de que o Islã prega a paz é apenas uma interpretação, pode ser a predominante, mas como a bíblia – no documentário vêem-se  estudiosos se debruçam – tem  várias passagens que pregam violência até aniquilar os infiéis ). Não reencontrei no Youtube, onde há alguns, mas não aquele disparado melhor . Passou no CURTA!, se não me falha a memória.

    4. Faz tempo

      Faz tempo que Nassif deixou de ser justo com Dilma, Cláudio. Ela é tão combatida neste blog quanto Cunha e Gilmar. E agora foi explicitamente equiparada com essa gente (pro caso de alguém não ter entendido até o momento que essa é a visão do blogueiro). 

    5. Resposta a Cláudio Freire

      Prezado Cláudio,

      Realmente Dilma é honesta e concorcordo com você.  Mas esta é uma questão de menor importancia neste momento; só desqualifica qualquer acusação.  Não paraliza em nada o impeachment. O que impediria, ou paralizaria esta canalhice era um mínimo de qualidade como governante e como ator (atriz) política. A esta altura do campeonato até as pedras sabem que ela não tem nenhuma das duas qualidades. Desde sempre. Esqueça-se a história que foi militante de esquerda. Cá entre nós, foi uma militante menor. A sua própria história descreve isto. Sofreu como se grande quadro fosse, na vala comum da repressão politica que vigorava então – como muitos, que nem militantes eram, também o foram. Nunca esteve e nunca foi preparada para o embate político. Daí esta pasmice dos últimos seis anos.

      E aí é que esta o problema, uma verdadeira tragédia que as pessoas de bem neste país terão de atravessar nestes dias de definição. Uma governante mediocre, uma política medíocre que deve permaner (e até o fim do mantado) porque é o correto nas regras da democracia. O que piora a traghédia? É que ela não faz o menor esforço para diminuir o gap entre a importancia de manter seu mandato e de combater o impeachment, por ser fruto de uma quebra de constitucionalidade e um oportunismo descarado, insuflado pelo que existe de pior e mais oportunista neste país; ou por ela não ter a mínima capacidade de fazê-lo.

      A rigor, barrar o impeachment pode receber (e deve) a contribuição de qualquer um que possa ir anonimamente as ruas, que tenha mandato, tenha poder de influencia no governo, que forme opinião – a tres pessoas, uma que seja – menos dela. pelo já exposto acima. Literalmente, ela é um peso morto que dificulta a defesa da sua manutenção no governo e a preservação das regras constitucionais neste país. A defesa de sua manutenção não há porque e não pode ser a defesa dela, mas a defesa da constituição deste país. Por isto esta defesa não pode, não deve ser uma defesa de siglas e de nomes, mas de prinípios, em oposição as consequencias do que viria a seguir com a turma que quer a sua saida. Desculpe lembrar esta mas é a história da cabecinha – depois que entra, entra tudo (e contra todos); não têm ombro. E aí outra história: ruim com ela (pela total falta de qualidade) pior sem ela; pelo que, com certeza, vira depois com quem vem.

      PS: Lula se mostrou – se mostra – um homem, um político brilhante e de muitas qualidades, mas Dilma foi um erro sob todos os aspectos., Espero que não paguemos caro por isto e que o esforço que ele faz agora para compensar nos seja suficiente. Mas ela continua não ajudando

       

    6. PS2: Cláudio, ela, no meio do

      PS2: Cláudio, ela, no meio do caminho, pode até querer não ficar mais na presidencia, tal a torração de saco, que deve ser enorme. Mas ela NÃO TEM ESTE DIREITO, pelos motivos expostos no comentário anterior.

    7. Tudo a ver

      Cláudio é justo sim pois quando ela teve a oportunidade de colocar os interesses nacionais acima dos pessoais (eleições de 2014) ela mentiu para o povo, acusou seus adversários de alarmistas, e escondeu os índices. 

  45. NÃO RESTA MAIS DUVIDAS QUE

    NÃO RESTA MAIS DUVIDAS QUE HAVER IMPEACHMENT NO BRASIL NOVAMENTE, NÃO SE DISCUTE MAIS ISSO.

    TEMOS QUE PENSAR AGORA COMO FICARÁ DEPOIS DISSO.

    1. Não, meu nego

      O ovo podre AINDA não saiu galinha. Não conte com isso ainda.

      Vamo discutir o que interessa ao futuro: Quem dá Golpe de Estado em eleição legítima, bandido é. Quem apoia bandido, bandido é.

  46. NÃO RESTA MAIS DUVIDAS QUE

    NÃO RESTA MAIS DUVIDAS QUE HAVER IMPEACHMENT NO BRASIL NOVAMENTE, NÃO SE DISCUTE MAIS ISSO.

    TEMOS QUE PENSAR AGORA COMO FICARÁ DEPOIS DISSO.

  47. Essa crise tem objetivos

    Tem rumo e objetivos.

    Tanto é assim, que na tal festinha dos senadores regada a bebidas e tira-gostos pagos por nossas senhorias, tudo transcorreu às mil, tendo sido considerado normal tanto o vinho na cara do Serra quanto os estudos “profundos” quanto a distribuições de cargos e tarefas a ocorrerem quando Michel (que devemos) Temer vier a assumir a presidência nesses dias de viagens de Dilma ao exterior (Argentina, por exemplo, para a posse de Macri).

    Duvidam?

    Leiam isto aí, sem dar bola prá manchetona sobre o vinho na cara do Serra. Ele ficou até o final da festa, como se não tivesse sido com ele a “irritação” de Katia Abreu:

    http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/923031/?noticia=EM+JANTAR+NATALINO+KATIA+ABREU+JOGA+VINHO+NA+CARA+DE+JOSE+SERRA

     

  48. O Michel Temer tem uma péssima percepção da realidade…

    O Michel Temer tem uma péssima percepção da realidade. Ele acredita ser mais carismático do que realmente é. Sua trajetória política e seu prestígio convence apenas quem vive nos bastidores da política. Quando o atual vice presidente resolver se apresentar perante a massa de brasileiros, estará diante de variáveis muito mais instáveis do que humor do políticos fisiológicos.

    Sua linguagem até hoje se voltou aos seus pares. Para conseguir emplacar um golpe, ele não convence. Portanto, não acredito que o Michel Temer consiga unificar o país. Por outro lado, quem pode realmente unificar o país é o Ciro Gomes.

  49. COMMENTS com Prefácio de “Bacana Ilustre”

    PREFÁCIO

    Delfim Netto: “O Brasil é um país normal, anormal é o Governo”

    COMMENTS sobre HISTÓRIA

    e a história de como ela é… no mundo da realpolitik, sem linguiça temperada corpo 12

    “A memória histórica não é reconstrução do passado, mas exploração do invisível”.

    “A memória histórica, contrariamente à memória individual, contrariamente à memória coletiva, coloca-se sob o signo da verdade”.

    “A história se esforça por estabelecer os fatos de maneira precisa e exata e por torná-los, na medida do possível, inteligíveis em sua sucessão e em seu condicionamento.”

    […]

    “Creio ter-lhes chamado a atenção para o fato de que os historiadores não tem como ambição fazer reviver os acontecimentos passados, ressuscitá-los em sua carne e em seu sangue para que as testemunhas se sintam em casa e sejam novamente tocadas e emocionadas. Isso seria, antes, a tarefa de uma obra de arte, de um romance, de um poema ou de um filme cinematográfico. A história se esforça por estabelecer os fatos de maneira precisa e exata e por torná-los, na medida do possível, inteligíveis em sua sucessão e em seu condicionamento. Na restituição ou recomposição do passado,os historiadores trabalham com a certeza de obedecer à exigência de verdade, de não ter outro critério que não seja a busca do verdadeiro.

    Mas como exprimir, por meio de um relato ou de outro procedimento textual qualquer, “o que realmente se passou”? O acontecimento histórico faz parte de um todo cujo significado não pode ser depreendido se não se leva em conta o que os atores humanos tinham no espírito quando intervinham para fazer e sofrer a história: seus objetivos, suas esperanças, suas ilusões, seus erros de interpretação. Nesse sentido, o testemunho dos atores, mesmo em suas distorções e às vezes graças a suas distorções, traz ao historiador uma dimensão que ele tem dificuldade de apreender se o afasta. Chega sempre um momento em que ele deve, para compreender, colocar-se na pele daqueles para os quais a sucessão dos acontecimentos não foi história, mas o cotidiano dramático. Não se pode isolar o acontecimento de seu contexto e dos atores que o viveram. O acontecimento forma um bloco.

    Foi o que tentei fazer compreender quando trabalhei sobre a memória. Há memórias individuais dos atores, e há a memória social: de que maneira um grupo, por lugares de memória ou por comemorações, filmes, tradições escritas ou orais, constitui para si uma memória do que o precedeu, o outrora, o passado, distante ou próximo. Isso dá lugar a memórias diferentes. Para tomar o exemplo da França, ali se encontram memórias de Joana d’Arc bem diferentes umas das outras. Os grupos, as correntes de pensamento francês, as classes sociais não tem todos a mesma memória de Joana d’Arc. Essas memórias individuais e coletivas reconstroem o passado.

    […]

     Não sou neurologista, mas sei que, às vezes, as lembranças nos voltam dando-nos esse vivo sentimento de imediatidade. Contudo, inclino-me a pensar que todas as lembranças são o efeito de operações mentais, de uma reconstituição, que a memória individual reconstrói e não pára de reconstruir suas lembranças. É claro que a memória coletiva as fabrica e as modifica. E a memória do historiador não opera diferentemente, apesar de a finalidade dessa reconstrução não ser a mesma, já que ela se submete às regras da disciplina científica. Penso também que há uma história da memória. Como muitas das atividades mentais ou das funções psicológicas do homem, a memória não é imutavel.

    Há, portanto uma história da memória. Mas, seja ela individual, social ou histórica, trata-se sempre de uma construção complexa, e não de uma coincidência imediata com um passado concluído.”

    A Travessia das Fronteiras, de Jean-Pierre Vernant

  50. Impeachment

    A Presidente só será afastada no cargo com a instauração do processo no Senado Federal. O § 5º do artigo 23 da Lei n.º 1.079/50 não foi recepcionado pelo inciso II do artigo 86 da CF/88.

  51. Impeachment

    A Presidente só será afastada no cargo com a instauração do processo no Senado Federal. O § 5º do artigo 23 da Lei n.º 1.079/50 não foi recepcionado pelo inciso II do artigo 86 da CF/88.

    1. Resposta

      Quando a Camara autoriza o Senado a julgar um presidente, automaticamente o processo é instalado no Senado.

      Então, é correto afirmar que se a camara aprovar o processo de impeachment, a Dilma é afastada da presidência.

      1. Ao que se entendia, ate

        Ao que se entendia, ate entao, sim. Mas o janot ja deu parecer de que essa instauraçao no senado seria uma especie de recebimento da denuncia, como ocorreria no stf por crime comun do presidente. Logo, o senado deve aprovar por maioria relativa a instauraçao. Ja sabemos o parecer do janot, imagino que gilmar vota contra

  52. Janot chantageado por Eduardo

    Janot chantageado por Eduardo Cunha? Será?

    Justo ele que deve ter ajudado a montar a ratoeira pra pegar o Delcídio? Não poderia montar uma ratoeira para pegar o Cunha?

    Justo ele que está sentado em cima dos processos contra o Aécio de Furnas, Liechtenstein e o inocentou, assim como seu pupilo Anastasia, na Lava Jato? Não poderia falar com o amigo do Cunha(lembra das palavras carinhosas dele na sabatina do pau que dá em Chico dá em Francisco) e cobrar solidariedade dele? 

    Justo ele que foi citado como amigo do golpista Temer e que, segundo boatos, o recebeu para, entre outros pedidos, aliviar a barra de Cunha?

    Vejamos o que diz dele o Francisco de Assis no Viomundo:

    “Já são meses que a Suíça transferiu para o Brasil – estranhamente, pois abrindo mão de sua soberania judicial – uma AÇÃO PENAL contra o gangster Cunha (P-MDB). E até hoje Janot não abriu ação no STF a respeito. É problema de tradução? É desconfiança da Justiça Suíça? É proibido adicionar novos dados aos autos de um processo?

    Mas veja-se que a primeira denúncia que Janot ajuizou no STF contra o gangster Cunha (P-MDB), há mais tempo ainda. O gangster protelou o quanto pode a decisão do STF sobre a aceitação da denúncia, até aí faz parte. Mas o próprio Janot ajudou o gangster, retardando a decisão do STF, ao ofertar prazo adicional para a defesa responder acusações do delator Fernando Baiano, que Janot ADITOU ao processo antes do julgamento da aceitação da denúncia original. Janot podia muito bem fazer isso após o gangster tornar-se réu. Por que cabe uma pergunta: se Janot tinha dúvidas na denúncia original, por que a fez, antes da hora?”

    Em nome da Justiça espero de coração que Janot esteja sendo chantageado, porque é melhor ter um PGR com algum pecado do que um PGR que esteja participando de um golpe de estado.

    Quanto a Gilmar pressionar seus pares no STF não acho possível. Ele não precisa pressionar. Com exceção de Fachin (por enquanto), Barroso e Lewandovski, vários ministros estão com ele por militância política e ideológica. Outros pela sinecura na IDP, que foi várias vezes citados em ilegalidade e até mesmo em corrupção, mas os ministros parecem desconhecer esse fato (até o Teori cavou uma sinecura lá. Como, com certeza, ele não precisa disso não dá pra desconfiar que o motivo é outro?).

    A revista The Economist publicou uma matéria nesta semana falando que a Justiça no Brasil é antiquada e estranha. Esqueceram de citar que é partidária, golpista e corrupta. Ou talvez o adjetivo “estranha” tenha sido usado para amenizar essas caracteristicas.

    O Nassif em várias matérias garantiu que o Michel Temer não era golpista. Como é um jornalista honesto deve ter recebido essa garantia do próprio Temer. Poderia nos brindar com a informação de como e quando Temer lhe deu garantia. Precisamos conhecer a face real desse canalha mentiroso.

  53. Venho falando isso faz tempo,

    Venho falando isso faz tempo, esse ano a direita “cruzou o Rubicão” e não vai voltar atrás, pois nunca esteve tão perto de conseguir o impeachment e de quebra praticamente acabar com o PT e com qualquer chance da esquerda em novas eleições, então caros amigos é melhor nos prepararmos para o pior cenário possivel.

     

    si vis pacem para bellum

  54. Venho falando isso faz tempo,

    Venho falando isso faz tempo, esse ano a direita “cruzou o Rubicão” e não vai voltar atrás, pois nunca esteve tão perto de conseguir o impeachment e de quebra praticamente acabar com o PT e com qualquer chance da esquerda em novas eleições, então caros amigos é melhor nos prepararmos para o pior cenário possivel.

     

    si vis pacem para bellum

  55. A pior e mais desqualificada geração.

    Mais do que a luta pelo Poder, da parte se, de quem está nele, como de quem não admitiu ainda a derrota(um ano depois)e quer “ganhar no grito” aceitando participar de um golpe contra as instituições democráticas, como por um parlamentar, que sabe ser inevitável sua expulsão da Presidência da Câmara, como sua prisão, porém quer levar consigo, outros tão sujos como ele, e ainda centenas de maus políticos, que estão decididos a desrespeitar os ritos democráticos do Poder Legislativo, e até “peitar” um Judiciário, que também está contaminado e desacreditado, o que observa-se nas atuais circunstâncias, é um país parado, economicamente falando, e com suas instituições em frangalhos, o que preocupa à sociedade civil, e afeta sobremaneira a economia e a credibilidade do país, junto à comunidade internacional.

    Jamais em nossa vida Republicana, estivemos numa situação tão crítica, e a sociedade civil, está temerosa de que com tanta desobediência da parte de quem deveria ser os guardiãs da Constituição, as Comissões do Congresso, mais parecem-se com botecos de beira de campos de futebol de várzeas, após os jogos, com os que falam mais alto, ganhando no grito literalmente, as contendas, numa zona total, e atirando o Poder Legislativo ao total descrédito.

    Jamais tivemos tanbém, uma geração de parlamentares, de tão baixo nível, quando seus líderes parecem-se mais com mafiosos do que como parlamentares constituintes. 

    Ou eles sentam-se em volta de uma mesa, para conversar e encontrar um consênso para a governabilidade, ou exporemos(de novo) o país, para os aproveitadores eou “salvadores da pátria”(eu disse militares ?) 

  56. É possível que o Dr. Janot

    É possível que o Dr. Janot esteja, neste episódio, sob ameaça da turma do Cunha e/ou de quem, no Brasil, comanda de fato o golpe. Mas, o que dizer dos engavetamentos de processos e de tanta “bondade” com políticos, cujos desmandos nada tem a ver com o Eduardo Cunha? E essa “compaixão” do MPF é antiga. Antecessores do Dr. Janot tb foram “compassivos”, “generosos” com a turma que tudo pode. Qual o motivo disso? Ideologia? Ódio ao PT e associados? O que há neste “céu” que   a nossa vã filosofia não alcança?

  57. Texto bom

    Entretanto, em relação ao comentário do autor do texto:

    “Enfim, a pior geração de homens públicos em um período crucial da história do país”, cabe salientar que concordo, acrescentando que essa “geração podre” vai da direita à esquerda do nosso espectro político, salvo pouquíssimas exceções (em todos os espectros). 

     

  58. Acertou no alvo
    Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação

    Esse que é o problema Nassif, muita gente derrotada em outubro, como eu, que era contra o impeachment, já mudou de ideia. Ela não tem projeto nenhum para os próximos 3 anos. A impressão que dá é que quer ficar apenas porque quer ficar. É muito pouco. Vocês aqui adoram criticar todo mundo, mas a Presidente é ela, não me interessa o que o Serra acha, não é ele que determina a taxa SELIC…

  59. Organizações Goebbles e o empresariado.

    Eu juntaria a tudo que você falou lutando pela queda da Dilma, parte do empresariado e 95% da mídia comandada pela Rede Goebbles de Televisão. O PSDB está levando o país a um desastre sem precedentes. As ameaças e  chantagens são suas marcas registradas a lei já não tem o menor valor para eles. Essa palhaçada chamada de Conselho de Ética mostra que estamos infelizmente num país sem leis..

  60. Desculpe-me a ignorância

    Desculpe-me a ignorância Nassif, mas não basta o STF se pronunciar contra a insuficiência da acusação contra a presidente?

     

    1. Velho Filme…

      Se a mídia golpista quiser, com a ajuda dos corruptos do TCU, dos loucos do Paraná, do moleque do TSE, da parcialidade medrosa do Janot, da lerdeza do Teori, todos juntos, cada um do seu jeito, vão levar o povo às ruas. O STF vai afinar sobre as gloriosas lentes da Globo, ao vivo… e de novo !!

    2. Legalidade constitucional

      Parece me que não. Só em uma última fase. Muitos juristas questionam isso. O Legislativos deveriam se ater ao que foram nomeados ou seja, fazer as leis. Julgamentos como CPIs não deveria ser processo do Legislativo. Isso envolve expertise investigativo, que não tem o Legislativo, CPIs deveriam somente se ater às normas internas do Legislativo. Impeachments também deveria se rapenas um parecer técnico. Muitos acham que o TCU condenou as contas do governo… falso. O TCU por não ser parte do Judiciário e sim do Legislativo, não tem poder condenatório e sim um parecer…

  61. Nassif, tente uma entrevista

    Nassif, tente uma entrevista com DIlma…

    Que ela nos fale diretamente, seu sentimento…

    Por tudo que vejo tem um tradutor do PIG!

  62. Não reconheço e não

    Não reconheço e não reconhecerei nenhum governo proveniente de golpe de estado.

    Se esse fato for consumado, que todos os insatisfeitos tomem as ruas e façam as jornadas de 2013 parecerem passeios.

    Que Aécio, FHC, Eduardo Cunha e demais canalhas, ao saírem às ruas, se sintam em uma panela de pressão.

    Se não respeitam as leis, também não respeitaremos !!!!

    1. Conte comigo

      Caro Marco Marques, conte comigo nas sua curzada contra o golpe institucional dado na democracia. Estarei à postos para op que for preciso. Apenas acescento, por rigor ao bom senso, nomes que voces esqueceu: Aloysio Nunes, Alckmin, Janot, Moro, Gilmar Mendes entre outros magistrados de diferentes tribunais e MPs e, por fim, mais os 300 ladrões do PMDB, DEM, REDE, PSDB, enfim quase 100% dos mil partidos existentes , estes sociopatas de sempre.

    2. ” Aécio, FHC, Eduardo Cunha”

      ” Aécio, FHC, Eduardo Cunha” nenhum deles vai tomar posse, quem vai tomar posse será Michel Temer da mesma chapa que Dilma e eleito com 54 milhões de votos sem nenhum devio da lei.

       

  63. A domocracia brasileira ter

    A domocracia brasileira ter chegado até aqui incólume, é um milagre inexplicável. Coisa de Deus, não há outra explicação. E isso revela a seguinte certeza: Os golpistas não poderão tomar o poder, em lugar da honestidade e do rreal interrese do pais. Se apelarem, Deus os aniquilará.

  64. Quorum Impeachment

    Prezado Nassif,

    Na realidade não é o governo que tem que colocar 171 deputados, mas a oposição é que tem que reunir 342 votos. Ou seja, está mais dificil parta a oposição que para o governo, que ainda pode fazer um racha no PMDB.

    1. Golbery

      Que o diabo cuide do Golbery e nós cuidemos do Brasil. Por mais errado que possa ter dado a democracia, ela ainda mata menos a alma dos que estão vivos.

  65. a indiferença do povo aos politicos indiferentes ao povo.

    A verdade é que esses politicos dos mais diferentes partidos já deixaram de andar e estão só c*****o para a população. Creio que a maioria do povo  não tem tempo para ficar fazendo comentários na internet como nós, que não é politizada e que é submetida a escravidão da ignorância pelo eterno estado lastimável da educação no Brasil, se preocupa com seus imensos problemas cotidianos como inflação, desemprego, microencefalia e lama tóxica.Acho que essa maioria  vê esse circo de horrores como uma telenovela, uma ficção que nada tem a ver com suas vidas.

    A passeata a favor do governo no dia 08 foi um retumbante fracasso. Acho que a de domingo também será, mesmo que seja um fracasso menor. Em algum momento o povo vai dar sua resposta. Mesmo que seja com a mais absoluta indiferença frente as próxima eleições. Como na música as pausas, os silêncios fazem sentido; isso não é apatia, é um ‘silencio ensurdecerdor’.

  66. O fim do governo Dilma!
    Enfim termina o governo do PT. Sobre as maos d e quem nao moveu para ser politica. A politica derrotou uma gestora. A Dilma esta sendo derrotada pela visao errada do lula e o poste cai sobre o seu proprio peso!

    1. Chacrinha é que sabia das coisas…

      O jogo só acaba quando termina, meu caro.

      Estadão noticiando que Temer também “pedalou” (secundado pelo resto da imprensa) e pedido de impeachment dele logo em seguida mostra como esse jogo é muito mais complexo do que um simples “fora PT”.

      Muitas forças estão se movimentando neste exato momento. E não se pode sequer descartar uma intervenção militar – não aquela desejada pela coxinhada.

  67. Deixa claro pontos a serem

    Deixa claro pontos a serem negociáveis e os que são limites inegociáveis, isso faz com zelo.

    O planeta psiquico perdido na internet é mais fácil de conquistar do que o planeta físico.

    A espetadinha na moral de Dilma, enquanto nada disso acontece, é a cereja do bolo.

  68. Tá certo o GGN. Uma postagem está fixa lá em cima, discrimina

    as demais. 

    Fica em tom cinza e permanece acima de todos, renovando a posição.

    ( Ah! Coloquei um adendo encadeado reforçando uma das repetições láaaaa embaixo e uma coisinha ou outra.

    E tem uma postagem entre os primeiros no início da longa lista que tá crescendo. 

    Como quase sempre acontece, basta ler uns 2 ou 3 comentaristas/comentários, às vezes, nem isso ).

  69. Corja

    Reclamam do governo de Dilma, mas me respondam uma coisa: quem é que consegue governar tendo um Eduardo Cunha como Presidente da Camara? Meu Deus! O homem é um demônio e tem a oposição para servi-lo. Dilma precisa de muita oração para combater essa corja do mal. 

  70. Corja

    Reclamam do governo de Dilma, mas me respondam uma coisa: quem é que consegue governar tendo um Eduardo Cunha como Presidente da Camara? Meu Deus! O homem é um demônio e tem a oposição para servi-lo. Dilma precisa de muita oração para combater essa corja do mal. 

  71. Estou em depressão pré

    Estou em depressão pré impeachment. Aliás, a bem da verdade, há tempos que me acomete um desânimo tendo por causa essa fase catastrófica por qual passa nosso país. Vem à tona nesses momentos a famosa narrativa ecoada da Grécia antiga, protagonizada por Diógenes de Sínope.

    Vivendo num tonel e vestindo apenas uma túnica,  era motivo de curiosidade pelos atenienses em razão de viver perambulando pelas ruas, aparentemente sem rumo, e portando uma lâmpada em pleno meio-dia. Instado acerca disso, respondia: “Estou à procura de um Homem”. 

    Agora nos transportando para os tempos atuais e seus chistes rasteiros e medíocres: “Que fase, hein, passa o Brasil”? Que seca de pessoas sérias e comprometidas com o que efetivamente é importante e até vital. Que cenário desolador! Diógenes se contemporâneo sairia vagando por esse Brasil afora com sua lanterna, sol à pino, atrás de um “Homem”. 

    Vã será sua busca. 

      1. Gente honesta igual Zé

        Gente honesta igual Zé Dirceu, Genuíno, Delúbio, Palocci, e JP Cunha? Ou igual a João Vaccari, André Vargas, Edinho Silva, Agnelo Queiroz? 

        Honestidade não é característica nem exclusividade de partido nenhum, nem de uma ou outra ideologia política (esquerda ou direita)

        Admitir isso já é um bom começo. Bola pra frente.

        1. RE

          Retirando alguns nomes de sua lista e colocando outros, fica perfeito. Por exemplo cito o voto de minerva da Ministra Rosa Weber: “Não tenho nenhuma prova contra o Senhor (José Dirceu), mas vou condená-lo porque a literatura me permite”. Se baseou no Domínio do Fato sem o fato?

           

          Outro que não está claro pois também nenhuma prova foi comprovada contra ele foi preso por ter R$ 300 mil em uma conta bancária… em 30 meses ganhando salário de político dá par aeconomizar quanto??? R$ 300 mil é nada. Mas para  justiça tambném não é nada. Quantoa acha que o Moro ganha? Quanto acha que ele conseguiu acumular em sua conta bancária? Quanto às verbas dos partidos, todas empreiteras contribuiram também com outros partidos, e porque só as doações para o PT são consideradas ilegais, mesmo tendo sido lançada na contabilidade do partido? O Palocci, não há nada contra ele, é normal um consultor aceitar trabalhos, seja de que empresa for, e os trabalhos que foram mencionados já não eram do tempo em que era homem público. 

          Não vejo defesa para Agnelo, Vargas e Edinho, como também não vejo razões para engavetar o mensalão tucano ou a lista de Furnas.

          O PT é um partido enorme. As chances de aparecer falcatruas de algum do partido são maiores. Mesmo assim, segundo o TSE, é o quinto no ranking de fichas sujas ficando atrás do DEM, PMDB. PSDB e PP…

          1. Vai me dizer que a sua gente

            Vai me dizer que a sua gente honesta nunca esteve no poder? Aliança, você já foi mais sincero.

  72. Que falta faz José Dirceu!

    Que falta faz José Dirceu! Depois que o Dirceu foi abatido, tudo indica que o PT perdeu o rumo e o prumo. Parece um poodle acuado durante a queima de fogos na passagem de ano.

    O país pegando fogo e o Lula na Europa! O Partido dos Trabalhadores (será mesmo?) sumiu. As vezes pensamos que os politicos do PT querem Dilma apeada, uma pena!

    Enfim, não é fácil torcer para uma pessoa supostamente teimosa como Dilma. Será que ela vai acordar só depois de perder o trono? Não é possível. Acorda Dilma!!!!!!!!!!

     

  73.  
    Nassif, 
     
    explica como uma

     

    Nassif, 

     

    explica como uma simples bazófia foi capaz de levar um senador da República ao xilindro, enquanto um deputado,presidente da Câmara dos deputos, que não se arriscar e viajar nem pra receber homenagem, que pesa sobre ele as mais diversas acusações formais devidamente comprovada até pela Justiça suíça, continua  livre e solto para arruinar uma nação?

    E mais: esse deputado é tratado como héroi, celebridade, inteligente, pela grande mídia, sobretudo, pela Globo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  74. Nassif, 
     
    por causa de uma

    Nassif, 

     

    por causa de uma simples tapioca, que custa mais ou menos uns R$ 3,5, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, caiu. Já o Eduardo Cunha (que foge de aeroporto tal cmo o diabo da cruz) investigado e acusado das mais diversas roubalheiras milionárias, devidamente comprovada pela Procuradoria de Justiça da Suíça,ainda não foi preso.

    Delcídio Amaral foi preso com base numa gravação de celular! Já Eduardo Cunha, titular de cinco contas de mais vinte milhões de reais,  bloqueadas na Suíça, devido a meios imoraios e ilegais, continua livre e solto,com direito de pautar até o Jornal Nacional, da Globo!!!

  75. Ora, Seu Nassif, se Dilma

    Ora, Seu Nassif, se Dilma estivesse somente movida por um projeto pessoal já teria chutado o balde. Afinal, é isso que gostaria.que ela fizesse, renunciasse? Ela iria cuidar do neto e da mãe, no entanto, a nave desgovernada Brasil seria tocada ou pelo traidor fisiológico, pelo bandido travestido de deputdo, ou numa eventual eleição, pelo playboy irresponsável. 

    Apesar da ideia plantada pelos órgãos de informação que agora estamos nos finais dos tempos, a população segue sua vida, talvez com um pouco menos, mas sabendo que hoje tem muito mais que em momentos pretéritos de nossa história. 

  76. Com certeza Dilma não está

    Com certeza Dilma não está empenhada no seu mandato por nenhum projeto pessoal. Teve uma doença seríssima e teria tido o direito de abdicar de tudo e cuidar somente da sua vida. Enfrentou a carniçaria ditatorial dos anos 70 bravamente simplesmente (simples?) por um ideal de nação e de dignidade humanitária. Já está com a vida feita.

    Mas, trata-se de uma cidadã que foi eleita mesmo com uma das campanha mais duras e corajosas de toda a história política brasileira. Ricos, poderosos, donos de espaços midiáticos – que objetivam unicamente formar opinião – a maioria interessada em derrubar acrepresentante do PT que queria “acabar com a miséria”.

    Nunca antes do PT alguém dissera que queria acabar com a miséria.

    E ela tirou o Brasil do mapa da ONU da miséria mundial. Que diminuiu o desmatamento na Amazônia, também reconhecido pela ÔNUS. Coisa que bem Marina Silva, que se diz com vocação para a sustentabilidade do planeta conseguiu.

    Que comprou briga com uma das classe mais influentes do Brasil: os médicos. 

    O que que ela ganhou com isso? Nada.

    Então, como falar em projeto pessoal?

    Uma técnica. Que não tem o dom do discurso. Que não tem polidez para se comunicar. Que aposta em alguns assessores que são excelentes técnicos, como ela, mas deixam a desejar na hora do “pega peá capar”.

    Uma técnica que não teve medo de assinar a Lei anti-corrupção é possibilitar a delação premiada.

    Que viu seus parceiros de partido serem presos e mesmo assim, tecnicamente, permitiu que as instituições fizessem seu trabalho.

    Que está deixando na poeira os outros presidentes do Brasil.

    Simplesmente porque seu projeto é de Brasil, não de Dilma.

     

     

     

  77. Simon e o governador do RS Sartori estão no golpe.

    Assim como todo o PMDB gaúcho.

    Os homens a gente conhece na hora de pegar para capar.

    O governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori um ex-comunista, ex-seminarista é coerente com sua pequenez politica.

    O PMDB do Pedro Simon é o mesmo do Eduardo Cunha, do homem da mala, do Temer.

    Pedro Simon o maior demagogo do Brasil um político que não tem espinha vertebral. Uma minhoca.

    1. Juro para vocês que achava
      Juro para vocês que achava que o Simon tinha morrido.

      Deve ser porque ele andou meio desaparecido depois daquela enquadrada que ele levou do Collor, que o definiu muito bem como parlapatao.

      Já o Sartori não passa de um pau-mandado dos Sirotsky.

  78. Enquanto existir imunidade

    Enquanto existir imunidade parlamentar, haverá corrupção na política. A imunidade é justificada por numa relação de ideias que não encontra guarida nos fatos. A imunidade não garante a independência do parlamentar para proteger os direitos dos cidadãos, ela só garante mesmo a impunidade.

    Enquanto não houver ordem, não haverá o progresso. Enquanto não houver obediência à Constituição, não haverá ordem. O Brasil só precisa fazer um pacto de obediência à Constituição, onde já está traçado o caminho do progresso.

    Qualquer líder político que sabe se comunicar, encontraria no texto  Constitucional  as respostas para as críticas que o governo sofre há mais de uma década, bastaria citar alguns trechos, para ficar claro que só  está se obedecendo  a Constituição. 

    Vejam quantas críticas ao governo poderiam ser rebatidas usando apenas a primeira parte da Carta:

     

    Aqui temos um monte de justificativas para os programas sociais, as bolsas, as cotas, as obras, os gastos sociais:

     

    Art. 3º Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

     

    As respostas para as criticas a política externa, a defesa do MERCOSUL, a defesa da palestina, as criticas a Israel:

     

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I – independência nacional;

    II – prevalência dos direitos humanos;

    III – autodeterminação dos povos;

    IV – não-intervenção;

    V – igualdade entre os Estados;

    VI – defesa da paz;

    VII – solução pacífica dos conflitos;

    VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X – concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

     

    Só está faltando um líder com habilidade de comunicação e convencimento para mostrar o rumo a seguir.

     

     

  79. Tem um personagem da cena

    Tem um personagem da cena politica brasileira que ninguém está falando nele.

    Ele é um cacique do PMDB, raposa vela na politica, tem influência,  deve está agindo muito nos bastidores para derrubar a Dilma

    É mais, já provou que é um traíra, logo, deve está muito próximo dos golpistas, porém, agindo na sombra, na calada da noite.

    José Sarney.

    1. E ele está bem interessado em

      E ele está bem interessado em desarmar a Lava Jato: O famoso precatório da Constran que pode levar Roseana para a cadeia.

      1. Então ela apoia Temer.

        No dia que a Dilma cair, a Lava PT acaba. Vai tudo para o ralo do esgoto, comum na era FHC. Ou vecê acredira na que Moro tenha boas intenções?

  80. Nassif, essa de você colocar

    Nassif, essa de você colocar a Dilma no mesmo saco dos ratos e raposas da politica foi bola fora.

    A Dilma, coitada, deve está doida para acabar com tudo isso  e sumir, descansar, acredito que não queira mais saber de politica.

    Duvido que o Serra, mesmo sendo mais velho, pensa em largar o osso.

    Uma coisa interessante de alguns dos seus bons artigos, mesmo o assunto não sendo pertinente, você senpre arruma um jeito de colocar o PT/Lula/Dilma no rolo.

    Esse seu caso mal resolvido com o PSDB, cisma em se manisfestar de vez em quando.

    É a luta do se eu interior, com o eu exterior de blogueiro, que faz de tudo para ser neutro.

    Mas de vez em quando, sutilmente …

  81. No que acreditar

     

    WitchDoctorIt’s what you BELIEVE that matters — nothing else. This is why analysis is still in the primitive stage of being a witch doctor. Fundamentals far too often become mumbo-jumbo. People act on what they THINK will happen even when it does not.

  82. O Gilmar assessora o GOLPE,

    O Gilmar assessora o GOLPE, CUNHA, TEMER, não trabalha mais no STF?

    Vamos a luta, povo brasileiro!!! Não ao GOLPE DO JUDICIARIO, Não ao GOLPE DO CUNHA e TEMER, são todos bandidos a serviço do PSDB!!! ACORDA POVO BRASILEIRO, ACORDA…..e VAMOS A LUTA, VAMOS AS RUAS….JÁ, JÁ, JÁ

    Vamos colher 1 milhao de assinaturas para o IMPEACHMENT do Alckmin, Beto Richa, Rolemberg, Simao, Sartori,  Perillo, Aecio, Serra, e todos os Estados Desgovernados por facinoras, nazistas, facistas, corruptos, ladroes que torturam e espancam os professores e alunos com suas policias nazista, e mandar copias para Orgaos Internacionais….ACORDA BRASIL….ACORDA….. Vamos a luta, povo brasileiro!!!

    O povo pode destituir Gilmar, Dr Moro, Fux, Marco Aurelio, Janot, Toffoli, Carmen Lucia,  Serra, Alckmin, Aecio, Beto Richa, Sartori, Rolemberg, Perillo,  Cunha, Temer e qualquer um desses bandidos!!! É um direito Constitucional.

    Sim! Nós, Porque, de acordo com a Constituição Federal, art. 1., parágrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Isto é, a CF nos garante o exercício do poder diretamente, nas ruas! Povo Brasileiro, Saia às Ruas! A hora é esta, vamos as Ruas, Vamos a Ruas…..

    O POVO BRASILEIRO tem que acordar estamos vivendo momentos de uma guerra oculta, onde o Brasil esta sendo entregue com o seu pobre povo humilde de graça, pela segunda vez, para o EUA e Inglaterra…ou vc acham que os procuradores, marinhos, juizes bandidos de toga fora fazer o que no EUA, recentemente, acordar, o GOLPE BRANCO DO JUDICIARIO esta cada vez mais claro….tem que ir pra RUAS e se arma se for necessários (vide acampamento fascista, nazista, CIA, FBI, NSA,MOSSAD, mercenarios, agentes públicos da segurança,a armados até os dentes em frente ao Planalto), pois, o nosso PAÍS esta sendo tomado de dentro para fora, esta tudo organizado e orquestrado na Operaçao LAVA JATO, onde os mesmos bandidos de toga e corruptos, como o Moro, procuradores e policiais federais e o delator Youssef, que investigaram e desmontaram a CPMI DO BANESTADO, onde foi roubado 124 bilhoes de dólares, não prenderam ninguém e nem recuperaram um centavos, e todo o PSDB estava envolvido, estão de volta com o mesmo delator Youssef???

    Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana, e outras cidades, tudo tem que ser investigado por órgãos internacionais!!! Pois a quantidade de mercúrio despejada na Lama Toxica, é gigantesca, desconfia-se que eles estão extraindo OURO sem autorização, por isso PF, MPF,MPE, TJ/MG, MEIO AMBIENTE, OAB, Defesa Civil e etcs, demoraram para agir, eles já estavam comprados? E a Rede Globo é sócia da SAMARCO??? ACORDA BRASIL, ACORDA.. Eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL: Todas as entidades sociais, CUT, UNE, UBES, IGREJA, FORÇA SINDICAL e outras deveriam se engajar nesta bandeira e os familiares de alunos, somos maiores que esta policia nazista, que espanca professores, alunos e pratica genocídios todos os dias a mando de um corrupto, ladrão Alckmin, sob proteção do podre judiciario !!! Se organizar, se reunir, traçar pautas e ir para luta: ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL: Alckmin e sua superquadrilha do PSDB:

    Fechar escola tambem é um ato de terrorismo, sr juiz bandido de toga…, tudo é do PSDB, as instituiçoes publicas e federais esta corrompidas, tudo nos bolsos do PSDB, DEM, PPS, PV, SD, parte podre do PMDB…..OS VERDADEIROS LADROES DOS COFRES DO BRASIL, com a proteçao do PODRE JUDICIARIO??? ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL, vamos a luta, colher 1 milhao de assinaturas em uma semana e pedir o IMPEACHMET de todos desgovernadores do PSDB no Brasil e enviar copias para todos os ORGAOS INTERNACIONAIS, solicitando ‘ SOCORRO’. Com proteçao especial do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO: vejam a listas das corrupçoes, onde os corruptos imprendiveis, inimputaveis, improcessaveis, injustiçaveis…quase todos do PSDB, participaram e continuam a roubar, diariamente.

    Podridão do PSDB!!!

    Eles os corruptos e corruptores do Brasil, que estão Camara e Senado Federal, Judiciario esta aprovando leis que atenta com a liberdade e a democracia do POVO BRASILEIRO. Temos que criar uma FORÇA POPULAR, com MST, CUT, e todos os trabalhadores, estudantes, intelectuais e pessoas idôneas e famílias do bem, reagir, ir para ruas e se necessarios extipar, extinguir, degolar este cancer que esta matando o Brasil, o PODRE JUDICIARIO, que presta serviço ao PSDB, DEM, PPS, Rede GLOBO e etcs? Um tempo passado, vi no mural, “juiz bom é juiz morto”, creio que estamos voltando a este tempo??? Pois, é impossivel nenhum JUIZ DE VERDADE nao vê o que esta acontecendo neste Brasil, as pessoas idoneas e honesta sendo atacadas e presas, sem provas, sem crimes, sem culpas. Eles da imunda direita tem criadouros de cachorrinhos bandidos de toga nas sua propriedade, por isso são protegidos 24 horas por todos os dias, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais, que envolve todo o PSDB, de cabo a rabo, mas nao anda, pois os B.T., travaram???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para o tudo Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos que agir, o POVO tem que ser acordado………

    http://s2.glbimg.com/NZszCVl4ipKKvV-7EhwMla-FeQ0=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/10/09/esquema_v4.jpg

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/208940/Crise-h%C3%ADdrica-document%C3%A1rio-mostra-descaso-da-Sabesp.htm

    http://escandalostucanos.strikingly.com/

    http://kidjansen.wordpress.com/…/julio-cerqueira-sobre…

    https://jornalggn.com.br/…/operador-tucano-de-pasadena…

    https://jornalggn.com.br/…/o-direito-de-resposta-e-o…

    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352

    http://escandalostucanos.strikingly.com/

    https://www.facebook.com/video.php?v=316200815234952&set=vb.100005351081069&type=2&theater

    http://www.contextolivre.com.br/…/obrigado-bloomberg…

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…

    http://www.istoe.com.br/…/316224_TRENS+E+METRO…

    http://www.istoe.com.br/…/319551_TODOS+OS+HOMENS+DO…

    http://www.istoe.com.br/…/337679_MP+APONTA…

    http://www1.folha.uol.com.br/…/1400001-documento-mostra…

    http://mariafro.com/…/a-batata-do-alckmin-esta-assando…/

    http://www.viomundo.com.br/…/propinoduto-tucano-teria…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/rolo…

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/lobis…

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html

    http://eleicoes.uol.com.br/…/alckmin-deve-entregar-so…

    https://www.youtube.com/watch?v=RueXGs02ZIA

    https://www.youtube.com/watch?v=i2qF65hskgs#t=79

    http://pocos10.com.br/?p=11129#sthash.pRNfRMub.dpuf

    https://www.youtube.com/watch?v=Yt6O9hXCRbg

    https://www.youtube.com/watch?v=ub-trb-clfk

    http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/

    O caminho do dinheiro do Cunha na Suiça, Sr Janot, acorda porra?

    http://s2.glbimg.com/NZszCVl4ipKKvV-7EhwMla-FeQ0=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/10/09/esquema_v4

  83. Quem pagará?

    Caso a presidente Dilma seja vencedora na disputa contra o seu impeachment, certamente será sinal que o legislativo e/ou judiciário a absolveram e, portanto, reconheceram o insano exagero e os gravíssimos prejuízos que aqueles derrotados nas eleições e fracassados golpistas na tentativa de impeachment, causaram ao país e a população. Sendo assim, como serão distribuídas essas penalidades? O que acontecerá com os culpados identificados como líderes da baderna e da desordem geral? Quem será o primeiro golpista a falar fino, a subestimar nossa inteligência com conversa mole e postura de santinho? O que dirá a oposição? O TCU? O Gilmar? O Moro? O Temer? O vendedor de reeleições? A grande mídia?

    Será que alguns setores da grande mídia farão outra mea culpa pedindo desculpas por continuarem a serem escravos da elite, golpistas, parciais, preconceituosos, perseguidores, mentirosos, canastrões e mercenários?

    Será que o governo, a sociedade e as autoridades constituídas tomarão alguma medida corajosa e punitiva contra todos, ou irão medrar fazendo vista grossa e, mais uma vez, varrer pra baixo do tapete da vergonha até cair no esquecimento.

     

    1. Tenho realmente uma

      Tenho realmente uma preocupação bem séria sobre o day-after se Dilma barrar o impeachment, mas com uma maioria pró-impeachment clara (257 votos pra cima). O governo vai ter que atrair deputados de volta para base, construindo uma narrativa de que se Dilma foi inocentada, vamos seguir em frente. Por exemplo, muitas traições na base vão se dar pelas eleições de 2016. Por exemplo, Russomanno pode acabar votando a favor para salvar a candidatura dele em São Paulo.

  84. Dilma

    Eu penso que quando a Dilma fala em querer  defender  contra o impeachment ela está com certeza   defendendo a democracia no país e  é o que todo mundo quer defender. Veja, se caso o impeachment  acontecer  e  Mchael Temer ficar na presidência, o Brasil continuará no mesmo senão ficar pior porque ai que o povo vai sair gritando na rua que quer ele fora e vai haver quebra-  quebra. A banda golpista que se cuida porque a coisa vai feder muito e com certeza o MIMICHEL TEMER vai cair fora, antes dos 3 anos ,pois não vai aguentar a pressão. 

    Para  manter a ordem no país o STF junto com o TSE precisam pensar em conjunto quanto as decisões deles , pois qualquer decisão mal pensada pode gerar o pandemonio dentro do Brasil. O POVO NÃO VAI ACEITAR GOLPE. Bem ou mal a Dilma está levando  o país e se ela tiver mais uma chance ela deveria eu nem sei se pode, substituir o Temer por outro, vice- presidente,pois vice- presidente golpista não dá praia.

    E o mais importante, da liberdade total para Levy trabalhar  e aceitar as  sugestões dele já que ela confia nele e resolver toda essa pendega de pedalads. E todas as vezes que tiver algo importante a dizer, que ela venha em rede nacional e falar para povo, dane-se o panelaço ,pois se esses quiserem ficar na ignorância problema deles, além disso nenhum jornalista urubu fofoqueiro vai ter que ficar falando que ela não esclareceu nada, que ela anda se escondendo.

    A Dilma está na presidência para trabalhar para o povo , para atender a vontade do povo de seu país e não para fazer as vontades dos achacadores,golpistas, interesseiros e oportunistas.

  85. Informação equivocada:
    “Apesar do impeachment ter que passar pelo Senado, o simples fato de ser aprovado na Câmara obrigaria a um afastamento da presidente Dilma Rousseff, praticamente transformando em fato consumado”

  86. mutreta na votação

    O voto secreto na câmara, por quê?  Garantia de vitória?

    As duas posições, voto secreto e chapa paralela, intempestivas e incondicionais  que o presidente da camará  impôs na votação para a instalação interna da comissão de  analise do pedido de impeachment da presidente Dilma, foram no mínimo suspeitas,  considerando a suspeição que a oposição fez sobre a possível fraude nas eleições passadas via urnas eletrônicas. Sendo a oposição conhecedora das possibilidades de uma fraude nas eleições por meio das urnas eletrônicas, é passível de entendimento que tenha ocorrido uma armação entre oposição e cunha no intuito de fraudar via voto eletrônico secreto a votação ocorrida. Como isso poderia ter ocorrido? Por meio de algum programa especifico instalado nas urnas que colheram os votos, o que por si, possível se faz a condição de uma grande fraude.  Hoje as técnicas de entrar em programas e viola-los de acordo com as conveniências são muito grande, especialistas profissionais há aos montes, nossas mídias nos dá noticias de tais com certa regularidade.  Portanto as duas ações que estavam fora do escrito e que foram impostas incondicionalmente e tempestivamente de maneira radical, podem muito bem serem em razão da condição que elas proporcionavam e ensejavam a possibilidade de uma grande fraude. 

  87.  
    ATENÇÃO BRASIL DO BEMVamos

     

    ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    Vamos exigir que as Leis detenham o golpista “supremo” gilmar mendes!
    O irresponsável DEMoTucao, que desmoraliza o STF, já anunciou que irá requentar uma sacanagem/chicana: pedirá vistas ao processo que enquadra as delinquências do ‘CU(nha)’ do ‘Aécio Furnas Forever’…
    Então, Legalidade na careta dos nazifasciterroristas &$ golpistas de meia tigela IMUNDA!…

    ##################

    (…)
    Assim sendo, é natural que julgamentos, mormente relacionados a temas relevantes e de repercussão, não sejam concluídos tão rapidamente, considerando-se inclusive a complexidade dos temas.
    Por tal razão, é lícito, legítimo e razoável que sejam interrompidos por pedido de vista de algum Ministro que melhor queira refletir, ou examinar a matéria.
    Ocorre que os pedidos de vista de Ministros da Suprema Corte não podem retardar, longamente, o desfecho dos julgamentos.
    Assim sendo, o Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal dispõe, no art. 134,caput, in verbis:
    “Se algum dos Ministros pedir vista dos autos, deverá apresentá-los, para prosseguimento da votação, até a segunda sessão ordinária subsequente”.
    Adite-se que Suprema Corta editou a Resolução nº 278/2003, com o escopo de regulamentar o supracitado artigo do Regimento Interno. Em conformidade com a sobredita Resolução: i) o Ministro que pedir vista dos autos deverá devolvê-lo, no prazo de dez dias, a partir do recebimento dos autos em seu gabinete; ii) em caso de não devolução dos autos no referido prazo, este será prorrogado por mais dez dias; iii) não é possível a prorrogração do prazo, quando se tratar de processo que envolva réu preso.
    O Código de Processo Civil vigente, no seu § 2º, estatui, litteris:
    “Não se considerando habilitado a proferir imediatamente seu voto, a qualquer juiz é facultado pedir vista do processo, devendo devolvê-lo no prazo de 10 (dez) dias, contados da data em que o recebeu; o julgamento prosseguirá na 1a (primeira) sessão ordinária subseqüente à devolução, dispensada nova publicação em pauta”.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://thomasbrito.jusbrasil.com.br/artigos/207260151/os-pedidos-de-vista-no-supremo-tribunal-federal-e-o-direito-a-razoavel-duracao-do-processo

  88. Nassif,
    E aquela história da
    Nassif,

    E aquela história da “governabilidade” que adorava sacar do bolso em alguns momentos dando como exemplo de sagacidade política do Lula?

    Hoje não te passa na cabeça que a atual crise foi plantada lá atrás, não é?

    Inclusive que o senhor Eduardo Cunha é o produto da traição do Sérgio Cabral sobre o projeto do PMDB fluminense apoiar o PT nas eleições daquele Estado?

    E a “senioridade” tão elogiada do Temer, só agora você percebeu de quem se trata?

    Enfim, companheiro, todo nosso infortúnio começou agora com a Dilma, antes o que houve foi um período fantástico da história do país quando tivemos a sorte do comando estar nas mãos de um gigante?

  89. Para controlar o PMDB, Temer rejeita deputados

    247 -10 de Dezembro de 2015 às 20:14

    A Executiva Nacional do PMDB vai impugnar a filiação de deputados federais que entrem no partido nos próximos dias apenas para restituir Leonardo Picciani à liderança da bancada do partido na Câmara;
    o ato atende a uma ordem do vice-presidente Michel Temer;
    a decisão, tomada nesta quinta (10), é uma maneira de blindar o novo líder Leonardo Quintão e, consequentemente, a maioria pró-impeachment dentro da legenda;
    o PMDB do Rio tenta filiar dois deputados do PR e refiliar Carlos Henrique Gaguim, que deixou o partido há menos de um mês e foi para o PMB
    ————————————–
    A Executiva Nacional do PMDB vai impugnar a filiação de deputados federais que entrem no partido nos próximos dias apenas para restituir Leonardo Picciani à liderança da bancada do partido na Câmara. O ato atende a uma ordem do vice-presidente Michel Temer.

    A decisão, tomada nesta quinta-feira (10), é uma maneira de blindar o novo líder Leonardo Quintão e, consequentemente, a maioria pró-impeachment dentro da legenda.

    O PMDB do Rio tenta filiar dois deputados do PR — Dr. João e Altineu Côrtes — ao PMDB, além de refiliar Carlos Henrique Gaguim, que deixou o partido há menos de um mês e foi para o PMB.

    O objetivo é fazer com que Picciani tenha mais do que 35 deputados em seu apoio.

    URL:
    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/209050/Para-controlar-o-PMDB-Temer

  90. O post ( TENHO UMA DIVERGÊNCIA) fixo, fundo cinza

    É uma inovação discriminatória do GGN: sempre no topo me parece um mea culpa pelo Nassf ter escrito besteira.

    Inovou destacando e fixando eternamente tal postagem de Cláudio Freire . (Que, por sinal, foi repetida algumas vezes mais abaixo).

    Se for esta minha hipótese, acho que seria mais , digamos assim, correto, o próprio Nassif postar um pedido de desculpa, um “Errei”. Essa emenda, como dizem, ficou pior do que o soneto. E a turma ou não percebe, ou não quer discordar claramente.

    E mais abaixo, fiz adendos (cada adendo diferenciado, porque cansei) às repetidas postagens “TENHO UMA DISCORDÂNCIA” (de Paulo Freire)

    1. “Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como pro

      ” sex, 11/12/2015 – 03:35 – Se é esta hipótese ( não acredito que estou vendo isto: uma afirmação taxativa, como se se lesse a mente de Dilma  “Dilma defende o mandato como propriedade pessoal, não como projeto de Nação.”).

      Nem meu avô que tinha uma bola de cristal.

      – Então, como seria?

      No sentido de fazer a gente parar pra pensar, e não sair ou continuar correndo seja pra um lado, ou pra outro (E  no sentido que isso nada tem a ver com ficar em cima do muro): José Arthur Giannotti, em Diálogos, Mário Sérgio Conti, ontem. Tem reprises. Foi o melhor argumentador que vi até agora, entrevistado em menos de 30 minutos. Mesmo gaguejando um pouco.”

      1. veja meu coincidente comentário lá no início.

        ” veja lá.  E não acho os comentários de Nassif sempre ponderados.

        No que leio, ele costuma dar uma no cravo, outra na ferradura. OU… ou… / Se… se… / e assim vai.

        Desse jeito até eu acerto.

        Mas parece que o pessoal, de antemão, já gosta, mesmo se Nassif disser que 2 + 2 = 5.

        Nâo que eu não aprecie alguns artigos do dono do blog que já chamou a maioria dos comentaristas inteligentes.

        Prefiro ficar na ala dos burros e me sentir à vontade pra dar opiniões ou pitacos.”

        (suprimi a minha frase final, bobíssima)

  91. Impeachment X nã-impeachment: dicas que tô seguindo

    como formiguinha e sugiro(e outras q vcs tiverem postem p/akii) 1 ) – um bom termômetro é conversar com moto ristas de táxi, “chauffers”, taxistas;/ @ @ @  2 ) – NUNCA perguntar,e deixar isso super claro pra ele,ANTES, numa pesquisa própria, q não quer a opinião particulardo taxista;@ @ @ 3 – Perguntar como estão as opiniões do público,dos q ele transporta pela cidade afora. @ @ @ 4 ) – Só se ele tomar iniciativa e disser,depois,a opinião dele,é q eu coloco minha posição seguinte: seria muito pior sem Dilma ;o governo não é PT,e sim uma amplíssima coalizão pra poder governar com muita gente e par- tidos q estão envolvidos nos escandalos;que a IMPRENSA TODA não diz,não destaca,e nos manipula;

     

    1. @ @ @ 5 ) –

      @ @ @ 5 ) –  NÃO é questão de jurista tal, advogado qual, pois é sempre questão de interpretação de conveniência, senão não se precisaria de STF e afins, bastaria ter uma fórmula, enquadrar, e qualquer pessoa facilmente “interpretaria” ao pé da letra; como quaisquqer livros sagrados, Alcorão, Bíblia, etc, há sempre trachos contraditórios que permitem interpretações contraditórias. Daí, que, p. ex., haver sim,, leitura da bíblia e do Alcorão que pregam vgiolência total contra os infiéis.

      (Não tá no Youtube, passou no canal CURTA! meses atrás, um excepcional e longo documentário de pesquiwsadores especialistas das várias versões que surgiram do Alcorão, ois Maomé jamais deixou algo escrito.

  92. Interesse pessoal

    Nassf, pare com esta birra. A dilma defende sua presidencia como propriedade??? Nem o fhc diria isto.

    Assim vc joga seu comentario no lixo.

  93. eis (doa a quem doer): A quem interessa (ou não) o impeachment

    – Sendo bem informados, cadê jornalistas e blogueiros que não expõem e não se expõem assim ?

    ( por telefone, uma entrevista ): JOSÉ PAULO CAVALCANTI , Advogado que participu do impeachment de Collor , José Paulo diz que a questão é política e não deve ser encarada comu uma típica ação judicial

    “É uma votação política”

    PEDALADAS

    A pedalada fiscal é perfeitamente

    razoável (como elemento

    para o impeachment).Ogoverno

    fez uma operação de crédito

    que era vedada pela Lei

    de Responsabilidade Fiscal

    (LRF). Isso é suficiente em

    qualquer lugar do mundo para

    fazerum impeachment. O processo

    do impeachment está

    bem fundamentado. Se fosse

    um processo forense, poderia

    ter um resultado ou outro. O

    argumento do governo é que o

    ex-presidente Fernando Henrique

    Cardoso fez antes. Não

    vi isso. O Tribunal de Contas

    da União (TCU) diz que não

    foiamesma coisa. Prefiro confiar

    no TCU. O grosso do dinheiro

    foi para empreiteira e

    não para o Bolsa Família. O

    Bolsa Família foi “troco”.Ogoverno

    sabe que dizendo que

    foi paraoBolsa Família provoca

    comoção popular.

     

    IMPEACHMENT

    O impeachment nos Estados

    Unidos se dá em dois casos.

    Se dá com high crimes, ou

    seja, venda de segredos de estados

    e botar a mão no dinheiro

    público. E se dá se a Justiça

    americana entender que há

    um comportamento incompatível

    com a dignidade do cargo

    de presidentedaRepública. Seria

    uma espécie de decoro presidencial.

    O tema não é jurídico,

    é uma votação política.

    Acho inadequado discutir o impeachment

    sob o viés jurídico.

    Acho que houve crime de responsabilidade,

    mas estou um

    passo atrás. Acho que você

    não pode judicializar, convertendo

    o processo de impeachment

    numa discussão de

    quem tem razão, de qual é o

    melhor direito. Não é uma

    questão jurídica. Se for para

    ser uma questão jurídica, temos

    que refazer a legislação

    de impeachment. Eu digo que

    há argumento, mas não vejo o

    impeachment agora, se se mantiver

    o cenário de agora. Depois,

    não sei. Vejo a política

    agora com sinais trocados. Tudoo

    que a oposição não quer é

    que tenha impeachment, mas

    tem que dizer que quer. Se

    vier alguém, vai ter que ter

    uma política austera, de segurar

    salário, de fazer maldades.

    Tudo o que Lula quer é que

    Dilma saia. Ele espera seis meses

    e quando começarem as

    primeiras insatisfações ele sai

    numa caravana pelo País dizendo

    que vai ser candidato, dizendo

    “vocês sabem como foi

    governo”, vai prometer o céu

    delirante às grandes massas.

    Ele quer que Dilma saia, mas

    não pode dizer.

     

    CUNHA

    Eduardo Cunhaé umpersonagem

    menor e já morreu. A

    tese de que Eduardo Cunha é

    o maior corrupto é falsa e só

    interessa a quem está no poder.

    Existem 160 deputados

    processados por corrupção na

    Câmara. Sou a favor de tirar

    os 160. Não é nada demais.

    No ano fiscal de 1987, 1988, a

    Receita Federal americana

    processou por infrações tributárias

    47% da Câmara dos Deputados

    e eles não puderam

    ser candidatos. Vamos tirar os

    160 deputados a começar pelo

    presidente da Câmara. A tese

    de que Cunha é inimigo é

    uma tese petista, falsa. A primeira

    morte de Cunha vai se

    dar em março se não for cassado,

    porque deixará a presidência

    da Câmara.

     

    1992

    A maior diferença formal é

    uma “jabuticaba”, queé o vicepresidente

    Michel Temer

    (PMDB-SP) não ser parte desse

    processo. É uma diferença

    macroscópica. Com Collor as

    acusações eram sempre à pessoa

    física, ações individuais do

    presidente. Agora foram atos

    de governo. Em 1992, fiz um

    parecer defendendo que Collor

    não podia renunciar e que

    tinha que enfrentar o impeachment,

    mas me informaram

    que aceitariam a renúncia se

    ela fosse pedida apesar de eu

    defender tecnicamente o contrário.

    Ou seja, as razões que levam

    um presidente a ficar ou

    não no cargo não são estritamente

    jurídicas. O impeachmenté

    umjulgamento político

    e não jurídico feito por quem

    não tem qualificações técnicas.

     

    GOLPE

    O impeachment está previsto

    na Constituição. O impeachment

    anterior salvou o Brasil.

    O PT já pediu impeachment

    de todos os presidentes. Nunca

    foi golpe e de repente é golpe?

    Quem diz que é golpe são

    instituições argentadas pelo

    governo. O Brasil é o único

    País do mundo onde o governo

    subvenciona centrais sindicais

    e movimentos sociais. A

    CUT (Central Única de Trabalhadores)

    é sustentada pelo

    governo. Não acho que haja

    clima hoje para o impeachment.

    Dilma fica enquanto ela

    for capaz de fazer a pauta do

    País. Se ela não for capaz, melhor

    que saia. Se for capaz,

    que fique.

     

    TEMER

    Ou o governo deve ser responsabilizado

    ou nenhum dos

    dois (Dilma e Temer). Temer

    fora (do processo)? É a coisa

    mais esquisita.

    in : Jornal do Commercio, p. 7, seção Política, domingo, 13.dezembro.2015,

    Recife.

     

    – Sendo tão bem informados, cadê jornalistas e blogueiros que não expõem en ão se expõem assim ?

     

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

     

    1. – E…Por Que sai uma entrevista dessas na mídia?…Dou um doce

      Nem… dá … pela mídia alternativa, nem na blogosfera progressista.

      ( Dou um doce a quem adivinhar ) .

      A Mídia Principalmente A grande Midia Escrita Não É Burra E Não Quer Se Desmoralizar De Vez, Essas Entrevistas, Reportagens, Notas Só Saem Porque O Povo Não Vai Ver, Ou já Ignora, Ou Enxerga Tudo Trocado – Como Eu Vi Um Taxista Jurar, Convicto, Que A Rádio E A Internet Já Tava Veiculando o Sen.- PT-PE Humberto Costa Com Um Fato Em Recife, Policia Federal Indo Aas Torres Gemeas ( 2 Prédios Daqui com uma história que é melhor nem contar, OBS: nada a ver com H. Costa ). Um envolvido da HEMOBRÁS (sem julgamento final ) ex-candidato a Dep. Federal PT-PE não eleito (PE elegeu Zero deputado federal )

      1. ôps, acho que quem botou 5 estrelas e Zero na outra não entendeu

        ôps, acho que quem botou 5 estrelas e Zero na outra

        não entendeu.

        Assim fica difícil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador