Um conselho precioso do Ministro Cardozo

Na Folha, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo concede sua enésima entrevista para contar o que não fez. Novidade seria contar algo que fez à frente do Ministério. O que não fez em relação à questão indígena, ao Plano Nacional de Segurança, ao vazamento de informações falsas sobre a delação de Alberto Yousseff, ao maior golpe já cometido contra os consumidores (da Telexfree), é conhecido de todos: nada.

Mas falou algo relevante. A forma de alguém questionar atos é através de representações. E o PT não sabe representar.

Ao menor sinal de fumaça, o PSDB e procuradores representam contra Lula e o partido. Mas doze anos de poder não ensinaram à direção do PT a administrá-lo como a um partido nacional, com estrutura jurídica capaz de montar estratégias de ataque e contra-ataque.

O MPF só atua provocado. Há os casos de procuradores que atuam de ofício – isto é, por iniciativa própria, baseados em fatos divulgados pela mídia. Entrando com uma representação, o MPF é obrigado a distribuir o pedido, que é analisado por um segundo procurador, para saber de sua admissibilidade. Esse prerrogativa tem sido usada reiteradamente  contra o PT, com o uso abusivo de representações baseadas em boatos ou em factoides plantados pela mídia.

Do lado da executiva do PT, não se vê uma iniciativa sequer.

Por exemplo:

  1. Quando foi divulgada a íntegra da delação de Alberto Yousseff, constatou-se que a revista Veja mentira na capa que produziu nas vésperas das eleições. Por que o PT não entrou com uma representação contra ela?

  2. Sabe-se que desde 2010 dorme na gaveta do Procurador Geral da República um inquérito contra Aécio Neves, pela manutenção de contas em Lincheinstein em nome de offshores abertas nas Bahamas. Ou seja, um caso clássico de lavagem de dinheiro. Por que o PT não entrou com nenhuma representação para exigir uma tomada de posição do PGR?

  3. Até hoje o Ministro da Justiça não apresentou os resultados da tal sindicância aberta para apurar o vazamento da falsa delação para a Veja. Por que o PT não oficiou o Ministério da Justiça e entrou com uma representação junto ao MPF?

  4. A CPMI de Cachoeira terminou sem o indiciamento de uma pessoa sequer. O próprio relatório recomendava o indiciamento de jornalistas que se aliaram a Cachoeira. O PT nada fez.

Da Folha

Lula tem todo o direito de não gostar de mim’, diz ministro da Justiça

Acusado por petistas de não controlar a Polícia Federal, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirma que essas críticas são injustas. Ele conta também que, já no ano passado, sugeriu à presidente Dilma Rousseff que o tirasse do cargo.

Cardozo assume ter perdido amigos e ganhado inimigos à frente da pasta. Ele até admite que o ex-presidente Lula possa não gostar dele.

“Se você quer, na vida política, se comportar dentro dos princípios do Estado de Direito, se prepare para ter inimigos e perder amigos”.

*

Folha – O PT tem feito severas críticas à atuação da Polícia Federal nas operações Zelotes e Lava Jato e, internamente, responsabiliza o sr.
José Eduardo Cardozo – o ministro da Justiça sempre será acusado em investigações que atingem a área política. Os investigados reagem porque se sentem injustiçados ou em busca de um discurso de defesa. Isso acaba se revestindo de um ataque a quem também é do mundo da política. O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos dizia que esse cargo é dos mais difíceis da República, porque se é culpado pelo que se fez e pelo que não se fez. Há má compreensão do que seja o estado de direito e do papel do agente público no cumprimento da lei. Não esperem jamais que eu peça uma perseguição a um adversário ou um aliviar a um aliado.

Então, o ex-presidente Lula tem uma expectativa equivocada em relação ao senhor?
Nunca recebi críticas diretamente do [ex] presidente Lula. O que posso dizer é que tenho a consciência tranquila e que respeito a lei. Jamais irei interferir no mérito de uma investigação, só quando houver comprovados indícios de ilegalidade e de um comportamento indevido.

No caso do empresário Luis Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, houve excessos?
Assim que soube de uma diligência feita às 23h, pedi esclarecimentos. A PF está ouvindo as chefias e o agente policial para que esclareçam por que foi feito nesse horário e qual é a regra aplicada para que se possa avaliar se houve algum desmando. Isso será submetido a mim através de um informação oficial. E isso não será feito porque é o filho do [ex] presidente. Tenho feito isso em qualquer caso que em tese poderia ser irregular.

O que acha da avaliação de setores do PT de que a PF persegue o ex-presidente?
Representem e noticiem o fato que mando apurar. O que não posso fazer é, diante de uma situação genérica, tomar providências quando os fatos não me são apresentados. Sempre que houve suspeitas de ilegalidade, mandei apurar, como no caso de suspeitas de vazamento ilegal.

Há petistas que atribuem a atuação da PF a uma solicitação da presidente Dilma Rousseff para que liberem todas as investigações, desde que ela seja blindada.
A presidente jamais me pediu que obstasse uma investigação. O que ela sempre me pergunta é: “Há algum abuso? Alguma ilegalidade?”. E apresento os relatos. Ela me pedir que a blindasse é absolutamente irrazoável. Alguém que pensa assim tem um mau conhecimento da estrutura institucional brasileira e uma má compreensão do papel do ministro da Justiça.

O sr. fez inimigos e perdeu amigos no PT?
No PT e fora do partido. Se você não quer ter inimigos, não seja ministro da Justiça. E se você quer, na vida política, se comportar dentro dos princípios do estado de direito, se prepare para ter inimigos e perder amigos. É impossível que se cumpra no Brasil a lei e aja de acordo com a sua consciência sem perder amigos e fazer inimigos.

Aliados dizem que o sr. acertou com Dilma sua saída para depois da Olimpíada do Rio.
Nunca discuti prazo com a presidente. Sempre tenho afirmado que o cargo de ministro da Justiça tem uma fadiga de material. Sou o ministro que está há mais tempo no cargo em período democrático. Estou há bastante tempo em um cargo que gera inevitável e inexorável fadiga. Mas aqui permaneço enquanto a presidente quiser e enquanto eu achar que posso contribuir com o projeto.

O sr. já entregou o cargo?
Nunca entreguei o cargo para a presidente. Apenas fiz avaliações a ela sobre as circunstâncias que muitas vezes levam um ministro da Justiça a ter uma fadiga de material e que, portanto, cabe a ela refletir o momento em que deve haver um novo ministro. Até o momento, ela não teve essa avaliação e eu respeito. Mas mesmo antes do final do governo passado, eu falei [a Dilma] que era um ministério que tinha uma situação de fadiga de material.

O Ciro Gomes disse publicamente que o ex-presidente Lula não gosta do sr.
Tenho profunda admiração pelo [ex] presidente Lula. Desconheço que ele não goste de mim. Se não gosta, deve ter suas razões e a pergunta deve ser dirigida a ele.

Dizem que o problema vem da época de uma CPI.
Não é uma CPI. É uma investigação partidária. Foi designada pela direção do PT da qual participamos eu, Paul Singer e o Hélio Bicudo. Chegamos a uma conclusão. Disseram que o [ex] presidente não gostou da conclusão. Nunca me falou. Apenas soube e até hoje se especula que ele teria críticas a mim.

Mas o sr. acha injusto esse tipo de crítica?
Ele nunca fez essa crítica direta. Vejo muitas especulações. Mas Lula tem todo o direito de não gostar de mim. Só não posso dizer quais são razões. Aliás, soube através de amigos que quando ele era presidente e eu deputado ele elogiou minhas ações.

Fossem essas críticas, se alguém criticar o sr. pela atuação na comissão ou no Ministério da Justiça, acha que ela é válida ou injusta?
Para que possa fazer uma autocrítica, tenho que saber de que me acusam. É muito comum dizer “não gostei porque você não controla a PF”. Se a crítica é que não controlo a PF, desculpe, ela é injusta. O que é controlar a PF? Seria impedir que ela fizesse as investigações com liberdade, seria orientar investigações? Isso não faço mesmo e não acho um defeito. É uma virtude, um dever. Não controlar é não punir abusos? Qualquer abuso que me chegou, tomei as medidas corretas. Não me parece que tem qualquer procedência essa crítica.

O sr. acha que serve de anteparo para não baterem na Dilma?
Não somos anteparos. Respondo pelo que faço. Claro que presto contas à presidente. Posso até errar. Mas atuo estritamente dentro dos princípios que sempre defendi inclusive como petista. Como petista, sempre defendi o Estado de Direito. Como petista, sempre defendi a ética na política. Como petista, sempre defendi que investigações não devam ser jamais orientadas pelos governos. Acho que concorro estritamente dentro do que acredito e defendi como militante petista.

O ex-ministro Tarso Genro defende a refundação do partido.
Desde 2005, a minha corrente, Mensagem ao Partido, defende a refundação. Fui candidato a presidente do PT duas vezes defendendo essa tese. Hoje, deixei de atuar dentro das instâncias partidárias porque não posso na condição de ministro. Quando deixar o Ministério darei minha contribuição de militante. Temos problemas que devem ser objeto de correção.

Há petistas que, para sustentar críticas ao sr., alegam que Thomaz Bastos soube controlar melhor a PF. O sr. vê alguma diferença nisso?
Não vejo diferença de comportamento. Sim, de conjuntura. Até porque ele foi um dos grandes responsáveis pela PF autônoma. Lula sempre incentivou isso. Houve um momento em que o irmão de Lula teve uma busca e apreensão em sua casa. E Lula fez uma declaração de grande estadista: que como presidente respeitava a PF.

MINISTRO INVESTIGOU AMIGO DE LULA

Cardozo integrou uma comissão interna do PT nos anos 90 que investigou um amigo de Lula, o advogado Roberto Teixeira, suspeito de ajudar uma empresa a obter contratos com prefeituras petistas.

A comissão o considerou culpado, mas ele recorreu ao diretório nacional do PT e foi absolvido.

Lula morou num imóvel de Teixeira por oito anos.

 

As acusações vieram do fundador do PT Paulo de Tarso Venceslau, que rompeu com a sigla em 1998. À época, Lula disse que Venceslau falava “asneiras”. 

Luis Nassif

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O ministro (sic) Cardoso

    O ministro (sic) Cardoso sofre de depressão há muito tempo, desde que todas as suas 4 tartarugas de estimação fugiram enquanto ele as alimentava.

  2. A Dilma tem uma equipe de quinta,

     mas o Cardoso consegue se destacar por que é de sexta. Até a Katia Abreu e o Kassab parecem bons ministros perto dele…

  3. Esqueceu-se do caso do Helipóptero…

    Para mim, mais surreal do que todos os casos relatados, foi não ter aberto ou solicitado nenhum tipo de investigação contra o caso do helicóptero com cocaína do senador Perrela, aliado de primeira hora do Aécio.

    Poderia o PT ter aberto denúncia na Assembléia Legilslativa de Minas, poderia ter feito requerimentos, exigências, etc… Mas deixou o caso morrer. Aquilo ali tinha potencial destrutivo muito maior do que outros casos, porque as evidências eram escancaradas.

    Nos dias de hoje até o piloto foi solto, o helicóptero devolvido e os únicos processados foram aqueles que fizeram um vídeo a respeito do caso…

  4. Problema não é o Cardoso. O

    Problema não é o Cardoso. O problema é Dilma – que  o mantém lá, apesar de toda a incompetência dele. Cardoso comparado ao seu antecessor, MTB, é tão humilhante quanto comparar Barrichello e Senna. Um advogado porta de cadeia teria ajudado muito mais ao governo. 

  5. Um exemplo

    O sujeito que esculhambouo Patrus Ananias no restaurante disse em alto e bom som “Eu sonego….eu sou sonegador”.   

    Idenfiquem o cara e representem contra ele…é um bom começo.

  6. Para quem gosta do PT  e

    Para quem gosta do PT  e simpatiza com a esquerda, a direção do partido,  e o Ministro Cardozo  nos transmitem frustação e uma profunda  depressão. Se acovardar para uma imprensa e uma direita medíocre e mentirosa, não fazer da tribuna do senado e da câmara um projeto de indignação com uma justiça e uma midia partidarizada, é de dar dó e um grande desânimo, é entregar o pais e todos os seus projetos para os neoliberais que irão vende-los nos mercados das almas.

  7. É que já tenham dito

    É que já tenham dito reiteradamente: o PT não precisa de inimigos, eles são um bando de suicidas e idiotas.

    Nesse ponto a direita não dorme em serviço. O partido poderia pelo menos aprender algum de bom com a direitona: PHD em representação contra o governo e o PT e seus membros.

  8. Desculpem, Mas, por tudo que
    Desculpem,

    Mas, por tudo que está escrito nis textos, o PT se esfacelou. Optou em ficar nas “caras e bocas” .

    O poder não fez bem ao PT

    O problema é tão grave que os petistas do blog atacam Dilma como se ela não fosse escolhida à dedo pelo maior líder do partido e como se todo o problema fosse externo ao PT.

  9. Verdade.
    A forma de dar

    Verdade.

    A forma de dar conhecimento de um fato relevante às autoridades é a representação.

    Pois além de obrigar o Estado a agir, a representação vincula o agente público.

    Se o agente público que recebe a representação não toma providências pode ele, pessoalmente, ser responsabilizado pela omissão.

    O problema do PT é evidente. O partido nasceu como um partido de massas (e com lideranças que desprezavam ou desconfiavam dos intelectuais e dos burocratas). Após chegar ao poder o PT se burocratizou, perdeu o contato com as masas e continua incapaz de tirar proveiro da burocracia.

    Vem daí a crise em que se encontra o partido. Falta-lhe alguém que entenda a burocracia. Os burrocratas que comandam o PT são… ridículos. Já eram há 20 anos. E isto não mudou.  

  10. Acredito que seja o pior

    Acredito que seja o pior ministro da justiça em todo o ocidente..Deve saber um segredo cabeludo de Dima para poermanecer no poder.

  11. Vê-se claramente que o PT é

    Vê-se claramente que o PT é um partido imenso, com uma história fantástica, mas a pedra no meio do caminho apareceu com o mensalão. Os petistas que faziam a diferença no Congresso e fora dele, desapareceram sem serem substituídos. E, pra piorar a situação, existe, também, às claras uma divisão dentro do PT. Inclusive em relação a Eduardo Cardoso, entre outros nomes de ministros, e, contra a própria Presidente; são os que amam Lula e não aceitam a Mulher no lugar dele.

    O que tem feito os tucanos para reivindicarem direitos, que sequer tem, todo dia atravessando uma patota emplumada dum ponto ao outro da Explanada, poderia servir de exmplo para os petistas. Os tucanos se arrumam bem pro filme, saem em bando para o STF, e, filmados, e apresentados na mídia, sabem eles que a chance de serem seus pedidos acatados é mínima, muitas das vezes, mas, o que importa, se o que eles precisam é ativar a mídia. E conseguem. Tão se lixando para os comentários negativos contra essas imagens patéticas, se também sabem que à mídia interessa mesmo é destronar a Presidente, e destruir o PT.

    Pela entrevista de Eduardo Carodoso, os petistas podriam ser mais práticos, se querem mesmo dizer que ele é um zero. Fariam o que ele está sugerindo, e, aí, caso não fossem atendidos, que concluissem, com base em fatos, que o Ministro não serve ao Governo. Ficar como qualquer pessoa comum falando mal de assessores da Presidente só promove mais discussaão negativa contra o próprio governo.

    Um dos procuradores da Lava Jato já deu um recado aos petistas, em primeiro plano, sobre a possibilidade de exigir dele a recuperação do dinheiro desviado ao Diretório, segundo consta das delações premiadas. O que representaria essa ação, senão destruir, de vez, o PT? Até o Presidente do partido já demonstra preocupação com essa declaração do procurador.

    Enfim, essa história, de tantos capítulos, parece não ter fim. Ou que o fim se dará quando acontecer ao PT o que de pior poderia, como prenderem o Lula, e mais outros petistas graúdos, quiçá até Dilma, e, por fim, a cassação do registro do Partido. 

     

  12. Representação

    Faltou alguém aconselhar o Cardozo a representar (ainda que mal) o papel de ministro. Aliás, sugiro criarmos o Índice Nacional de Quantidade de Entrevistas à Imprensa. Minha teoria é que quanto mais o sujeito sai no PIG, mais golpista é. Abro exceção ao Cardozo, que não é golpista, é apenas um proto-tucano de ego inflado. E que, sempre que a corda bambeia, corre vacinar-se com entrevistas pseudo-republicanas. 

  13. O SILÊNCIO DO PT

    INFELIZMENTE TENHO QUE CONCORDAR:

    QUEM CALA, CONSCENTE !

    O PT CALOU DIANTE DE TODAS AS DENÚNCIAS, QUANDO O CERTO ERA TER SAÍDO COM UM CACETE NA MÃO !

    DISTRIBUINDO PORRADA PARA TODO O LADO, JURIDICAMENTE FALANDO, CLARO.

    NÃO O FEZ, E AGORA QUE MASSAGEM ?????

    FICANDO QUIETO, DEU TODOS OS ARGUMENTOS QUE OS DESLAVADOS DO PSDB, PMDB, PP, DEM, PT (INCLUSIVE) QUERIAM PARA ESFACELAR O PRÓPRIO PT E O GOVERNO DILMA.

    INFELIZMENTE TENHO QUE DIZER: O PT FICOU QUIETO E SE ACOVARDOU DIANTE DO INIMIGO !

    AGORA COLHE OS FRUTOS…..AMARGOS, DO SEU SILÊNCIO.

  14. O zé bonitinho não sabe nem sequer dar um nó em uma gravata..

    Vejam  a foto.Este cara é uma piada de mal gosto, como aquela sobre o …. , deixa prá lá.

    Ele que fique tranquilo porque há milhões que o odeiam e seu futuro político vai ser de sindico de edificio.

  15. E O DANIEL DANTAS E OUTROS O QUE SERÁ QUE O MINISTRO ACHA?

    E o Daniel Dantas, e o Metrô de São Paulo, e o HELICOCA do Senador amigo do outro senador, e a Tevê RBS da ZELOTES não houve busca e apreensão, e o processo de sonegação bilionária roubado dentro da RF e que envolve uma grande rede de tevê, e o Policial Federal que treinava tiros na caricatura da Presidenta porque não foi expulso? Esse Ministro e nada é a mesma coisa, já viram que ele tem um jargão de punir o PT para dar a mensagem ao PSDB e oposição que ele é CARA para o STF.  Não sei quem é mais ingênuo, se o povo ou a DILMA, uma escalada de caça a petistas como essa e o ministro não fala nada, como se nada estivesse acontecendo e ainda dá entrevista para a mídia que patrocina todo esse ódio político. É o cara ser muito fantasioso e por assim dizer pobre do ponto de vista de que os Petistas e seus seguidores são seres humanos e estão sendo acuados com violência e ódio e o ministro se esconde atrás de entrevistas sem nenhum nexo. Essa entrevista parece mais um prontuário de come e dorme, o famosa GATO DE HOTEL, só miando e comendo e cochilando. Estão sim fazendo papel político inquisitório dentro das instituições da republica e isso não estado de direito, isso é crime. Então porque os procuradores ao a menor fumaça publicada na mídia manda investigar o PT, porque o Livro a PRITÁRIA TUCANA não despertou nada nos procuradores, porque? Há sim na justiça e polícia uma operação de desmanche ao PT e o ministro sabre, fica no cargo somente para produzir entrevistas que mais parecem campanha para o STF. Justamente na mídia que está atiçando o ódio entre irmãos.

  16. O espírito do passado, por Mino Carta

    O último parágrafo do editorial do Mino Carta na revista desta semana é revelador: 

    “Trata-se, sobretudo e antes de mais nada, de enfrentar de cara aberta uma oposição desvairada, apoiada pelo delírio midiático E FAVORECIDA PELA TIBIEZA DAS REAÇÕES DOS SEUS ALVOS. Contra a desesperança, é preciso mostrar imperiosamente que o País não está desgovernado”…. repetindo: tibieza das reações dos seus alvos

    Sobre o PT …”não saber representar”. Nada disso, muito pelo contrário, voc~es não entenderam, o que acontece é que o decrépito Rui Falcão TERCEIRIZOU  a bronca para a pobre e desesperada militância do Partido. Funciona assim como diz o Zé Simão: “vai indo que eu não vou”. Ou ainda: “vocês aí segurem o B.O., vocês são bons nisso”. A militância que se encarregue de boicotar livrarias, restaurantes, bares, abrir páginas nas redes sociais,  Nós, do Partido e os agredidos, somos magnânimos, perdoamos, damos a outra face.Enquanto isso, a militância assiste envergonhada o Partido e o governo serem imolados em praça pública. 

  17. buenos…parece que seu

    buenos

    …parece que seu nassif mais lula estão é muito irados fogo pelas ventas

    com o ministro cardozo e seu estilo zen-político do agir pelo não agir

    seu nassif & lula, juntos, devem ir ao retiro espiritual zen-budista

    e fiat lux! compreender a paralisia frenética do governo dilma.

  18. Um estafeta da Polícia Federal no Ministério da Justiça

    Maurício Dias, na Carta Capital desta semana;

    O fato … – O silêncio do diretor da polícia Federal, Leandro Daiello, sobre a intimação de Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, às 23 horas, logo após ele ter saído da festa de aniversário do pai, é resultado de omissão ou de cumplicidade. Uma ação característica de provocação política. Além da intimação transgressora, feitas às 23 horas, a PF atropelou o tempo regulamentar mínimo, de 24 horas, entre a citação e o depoimento.

    … e o ato – Daiello é um policial de declarações desafiadoras. duas delas: “Nós cumprimos a lei e ninguém vai aceitar ingerência política aqui”; “O Ministro da Justiça chefia a PF apenas na seara administrativa”. E ainda; “Nós investigamos fatos, não pessoas (…). Aonde os fatos vão chegar é consequência da investigação, doa a quem doer”. Ele gosta de exercitar publicamente seu destemor. 

    Um estafeta, como se vê. 

  19. “O ministro (sic) Cardoso

    “O ministro (sic) Cardoso sofre de depressão há muito tempo, desde que todas as suas 4 tartarugas de estimação fugiram enquanto ele as alimentava.” (Jorge Luís)

    E a executiva do PT também…

  20. Kkkkkkk
    Fossem essas críticas, se alguém criticar o sr. pela atuação na comissão ou no Ministério da Justiça, acha que ela é válida ou injusta?

  21. Ué?

    Mas não era assim no tempo do FHC com o valente e brioso Luiz Francisco Fernandes de Souza, o qual via cabelo em ovo toda semana contra o governo (1994/2001)?. Meus amigos, isso faz parte do jogo…

    Talvez não representem atualmente porque pode haver algum fundo de verdade no que tem sido dito contra eles.. Sei lá, não é?

    Abraços!

  22. Em relação ao PT, a culpa é

    Em relação ao PT, a culpa é do Falcão, presidente do partido.

    Não é pro ativo da defesa do partido, não mostra disposição, jovialidade, vontade e garra, para movimentar, balançar a militância. 

    Em relação ao Cardozo, a culpada é a Dilma. Ele só está onde está, porque a Dilma quer.

     

  23. Perfeito Nassif.
    O PT não

    Perfeito Nassif.

    O PT não provoca/instrumentaliza a ação do MP. É o caso das agressões que progressistas vem recebendo – num crescendo – de grupos de direita como, por exemplo, os ocorridos no aeroporto de Fortaleza (Stédile e contra parlamentares situacionistas). Não se faz BO/não se representa para provocar a atuação das autoridade policiais e do MP. 

    1. De qual República?
      Vamos fazer concurso pra Ministro da República, então.
      Aí neguinho critica FHC pelo seu Brindeiro.
      Mil vezes um Btindeiro do que essa coisa.

    2. Pontuação.

      “José Eduardo Cardozo é ministro da republica não ministro da justiça do e para o PT.” 

       

      Como faltaram pontuação e acentuação à frase acima, resolvi vir em socorro do comentarista. Eis a frase completa:

       

       “José Eduardo Cardozo é Ministro da República? Não! Ministro da Justiça? Dó!… E para (do verbo “parar”) o PT.” 

  24. Cardozo, funcionário padrão

     

     

    À frente do Ministério da Justiça, o Cardozo trabalha e trabalha muito. Segue os exemplos o quanto são exaustivos os seus dias de muito trabalho.

    1 – Todos os dias ele confere se realmente há 500 filhos num pacote de folha A-4, e olha que não é pouca coisa, pois ante de ir embora, exausto, ele faz nova conferência.

    2 – Todos os dias ele coloca uma barra de gelo no colo e tenta secá-la com pano quente.

    3 – Todos os dias ele pega um martelo e tenta desentortar as bananas, e o que ele mais gosta de fazer, pois gasta pouca energia,

    4 – Etc, etc…. a lista é interminável

    5 – Já no final do dia, ele passa uma pomadinha pra não dar feridas, de tanto que trabalhou. Seria o Cardozo um funcionário fantasma. Ele vai investigar.

     

    Observação: diante o narrado pelo Nassif, o silêncio do PT só o encurralada ainda mais. Quem cala consente.

  25. Representar é jogar na casa

    Representar é jogar na casa do adversário, Nassif. É inútil.

    Útil era por abaixo o mito da imparcialidade.

  26. É impressionante como o

    É impressionante como o colunista tenta atribuir uma aura de ingenuidade ao PT, transformado em um partido de bobinhos ingênuos devorados pela “matilha” da direita, na edulcorada, panglossiana versão da realidade que o senhor Nassif tenta impingir aos seus leitores. Pobres dos petistas, que não sabem nem fazer uma representação ao Ministério Público. Não aprenderam nada nem com o tolinho do José Dirceu nem naqueles anos de produtivo contubérnio com o procurador Luiz Francisco. Acredite quem quiser !!!

  27. Que fazer?

    Já postei hoje no Fora de Pauta e vou postar aqui de novo.

    Que fazer?

    Tirar Zé Eduardo do PT.

     

     

    Como fazer o enfrentamento da crise política, tendo o inarredável sentimento de que temos um Brutus na retaguarda a apalpar-nos as costas?

     

    Política é feita com gestos, simbolismos e o ministro da justiça hoje representa a inércia, a paralisia do governo e do Partido dos Trabalhadores para fazer frente a crise política que nos assoma.  A sua permanência a frente da pasta desencoraja toda a militância a ir para luta e ajudar o governo a superar a crise política, que é condição para se superar a crise econômica.

     

    Sua assustadora inação deixa a todos perplexos e atemorizados. Sua “entrevista preventiva” a uma revista semanal afirmando que “A lei é para todos” é de um cinismo poucas vezes vista na história política do partido, faltou completar, se bem que desnecessário, que “A lei é para todos os petistas”, pois na prática é o que se tem visto durante toda a sua gestão a frente do ministério.

     

    A Presidenta, por sua vez, declarou mais de uma vez, que não transige com o malfeito, donde se conclui que ela está de pleno acordo com o trabalho de desmoralização e desmonte do seu governo e do partido patrocinado pelo seu ministro, pois, se o que vem produzindo não é o que se pode chamar de malfeito, nada mais que se faça nesse país pode, pela sua visão, receber essa alcunha.

     

    O Ministério da Justiça é um ministério estratégico politicamente e deveria, pela quadra em que vivemos ser o mais atuante, junto com a Casa Civil. Seu titular, diante dos fatos escabrosos que sua polícia vem cometendo deveria atuar diuturnamente para impedir a mesma de se transformar num antro, num covil de conspiradores contra o governo. Cabeças da alta direção da corporação já teriam rolado há muito tempo por muito menos do que fizeram e fazem os seus membros, e no entanto, o ministro parece habitar um mundo, uma dimensão transcendental.

     

    Porem o ministro é dela, ela o nomeou, é um problema, e que problema, dela. O que não dá para aceitar bovinamente é que o PT continue a chancelar as suas ações, ou melhor, inações.

     

    Para alem de ser ministro, é um militante do partido e enquanto tal o PT deveria convocar, isso mesmo, convocar o cidadão petista para prestar esclarecimento sobre a sua duvidosa conduta a frente da pasta.

     

    Se a direção do PT não se pronuncia, cabe a sua militância fazer um levante, tuitaço, abaixo assinado, pela saída desse militante do partido; que continue no governo, mas agora sem o apoio do partido e de sua militância. A idéia de ter no interior do mesmo um novo Cabo Anselmo é algo que me dá arrepios.  

     

  28. O ministro Eduardo Cardoso se

    O ministro Eduardo Cardoso se explica demais. Exagera nas redundância, principalmente quanto ao seu republicanismo com relação às ações da Polícia Federal, instituição sob seu comando. Ou que deveria estar sob seu comando.

    Autoridade não se explica ou justifica, se exercita.

    Se, como afirma na entrevista, manda apurar qualquer reclamação contra os excessos da PF, qual a consequência disso que ninguém vê ou viu? Que policiais ou delegados foram eventualmente interpelados e sofreram, se for o caso, admoestações? 

    Em termos políticos: por que a sempre presente boa vontade para dar declarações a uma imprensa sabidamente desonesta, injuriadora e perseguidora da presidente, do PT e dele mesmo? 

     

  29. Falou uma verdade

    Cardozo disse que quem começou com este republicanismo, foi Márcio Thomaz Bastos, ministro nomeado pelo Lula, e disse também que Lula incentivava fortemente este republicanismo.

    Então podemos concluir que Lula foi um Grande presidente, com uma mentalidade ingenua, e que toda esta baderna da Lava Jato indiretamente é culpa de Lula, pois antes do republicanismo, o Presidente teria barrado uma operação como a Lava Jato, através do Ministro da Justiça, e esta nem teria chegado as mãos de Sérgio Moro se não fosse o republicanismo do Cardozo deixar as coisas correrem a redea solta.

    Graças a este republicanismo, perdemos a sexta maior construtora do mundo, e também temos queda do PIB da ordem de 3 pontos percentuais. Ganhamos milhões de desempregados, e garanto que nenhuma construtora mais irá confiar nem no PT e muito menos no Lula, para fechar contratos.

    Graças ao republicanismo de Lula, Joaquim Barbosa foi nomeado. Dirceu era contra tudo isto, e ao que parece todo o sucesso do primeiro e segundo mandato de Lula foi alicerçado por Dirceu. Sem Dirceu, Lula enveredou para a sandice o republicanista, e os escandalos sem provas se multiplicaram, mas até dominio do fato foi usado como prova.  A midia sabia muito bem o que fazia quando prenderam Dirceu. Dirceu era o maior cerebro por trás do sucesso de Lula.

    Agora vem a pergunta: Caso Lula ganhe em 2018, o republicanismo continuará? Continuaremos apanhando do judiciário e vendo nossas empresas quebrarem e nossos empregos serem ceifados? De que vale um partido “dos trabalhadores” se este não luta de verdade para manter os empregos dos trabalhadores?

  30. Qualquer cidadão que tenha

    Qualquer cidadão que tenha conhecimento de crime de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, etc. cometido por quem quer que seja pode fazer uma denúncia ao MPF. Basta acessar o site cidadao.mpf.mp.br. Não precisa ser partido político.

  31. Nassif, de maneira muito

    Nassif, de maneira muito didática, foi ao que interessa.

    Se não representar não adianta. Tem que movimentar as estruturas contra os abusos e atentados à igualdade e aos direitos de cidadania.

    Representando, mesmo os agentes que agem de forma política partidária, se reiteradamente não tomam providências ou se tratam de maneira diferente casos absolutamente iguais, por um lado, cabe recurso para instâncias superiores ou outras instâncias e serve, no mínimo ainda, para expor a parcialidade e até ilícitos funcionais, trazendo luz à atuação irregular e parcial de muitos.

    E vale ainda no mínimo, por que a parte abusadora vai ter gasto e constrangimento com os processos e representações. Isso, com certeza desestimula ações agressivas e caluniosas .

  32. O que este senhor ainda faz na Esplanada?

    Um ministro da Justiça no Brasil tem basicamente 3 funções: relação do Poder Executivo com o Poder Judiciário, articulação política e comando da Polícia Federal.

    O “ministro” José Eduardo Martins Cardoso não desempenha nenhuma destas funções.

    O que ele ainda faz na Esplanada?

    Vai ao prédio do ministério, senta-se na cadeira do ministro, toma o café, ocupa uma cadeira nas reuniões ministeriais. Eventualmente, consegue até falar com a Presidente!

    Mas, definitivamente, jamais exerceu o cargo!

    Portanto, deve ser imediatamente demitido.

  33. Dilma, dá logo um pé na bunda desse cara…

    ser questionador antes de ser executor é jogar contra

    é fazer o jogo do inimigo

    é jogar o jogo e não ser dono do tabuleiro

    dá logo um pé na bunda antes que seja tarde

    ou antes que ele passe a questionar a safadeza da impugnação combinada

    e fique questionando até ela ser executada

    1. assim como em Rui Falcão…

      impossível evitar tendências, questionadoras, com as quais o cérebro já esteja familiarizado

      como num blogue de oposição, por exemplo

  34. Isso é um Ministro?
    Tolo. Isso não é conversa de um ministro de governo. É fofoca encomendada.
    Num governo de verdade cairia antes da última frase.
    Muitas coisas ficam claras a partir do contido nessa revista, Capricho.
    Diz aí Manuela.

  35.  
    … É o clássico trágico

     

    … É o clássico trágico ‘[tíbio] PT da Governança’!

    Até que enfim o ‘Zé Tucano’ da “Justiça” “acertou uma”!…

    Ah este ‘[tíbio] PT da Governança’: dando razão até ao ‘Zé Tucano’ da “Justiça”!

    PQP!

    E a militância?!…

  36. Um novo partido, ou os já

    Um novo partido, ou os já existentes renovados, poderiam surgir a partir desse conselho. Seriam aqueles que unidos começassem exigir que a Democracia fosse respeitada, e que houvesse Justiça no país.

    Escrever em blogs é importante mas não o suficiente.

    Mas os subterrâneos da ditadura, ao que parece, subornam, iludem e paralizam a força democratica, que só brinca em serviço e pensa que Justiça cai do céu.

    Seria complexo de ingenuidade, mas agora é corruptibilidade e burrice mesmo:

     

  37. A vítima do estupro é a culpada do estupro

    Agora, o PT é o culpado de ter, no mínimo, 4 filiados trancafiados sem prova. OK, Nassif, você venceu.

    Este artigo me lembra os argumentos fascistas de que a mulher foi estuprada porque estava usando roupas provocantes. 

    “me tragam os fatos, façam uma representação”

    Ainda tenho que ouvir  este despreparado cidadão dizer  isto do alto da sua cadeira de ministro da justiça e vendo a democracia ser vilipendiada diariamente em todas as instâncias do poder que este cidadão representa. 

    Avi Maria…..

     

     

     

     

  38. CHANTAGEM!

    Tenho a séria sensação de que o Zé e o Janot estão sendo chantageados pela máfia tucano/midiática, algo como manter sua mãe refém sob ameaça de tortura e morte….algo nesse sentido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador