Juiz e procuradores armaram depoimento de Costa, diz Tereza Cruvinel

Utilidade eleitoral da delação premiada

Por Tereza Cruvinel

A colaboração premiada foi instituída no Brasil para facilitar à Justiça a obtenção de provas na investigação de crimes e organizações criminosas. Mas sem apresentar provas, dois corruptos confessos e um juiz de primeira instância, que autorizou a gravação e divulgação de seus depoimentos, podem decidir a eleição presidencial. A alternância no poder é salutar para a democracia mas não pela criação de fatos destinados a afetar o resultado eleitoral.

Há uma sincronia entre as investigações das irregularidades na Petrobrás e a eleição presidencial em curso, que lembra a sintonia entre o julgamento dos réus do mensalão pelo STF e as eleições municipais de 2012.  O acordo de delação premiada com Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef foi firmado antes do primeiro turno mas os depoimentos foram programados para acontecerem logo depois.   O Juiz e os procuradores que o conduzem sabem o que estão fazendo.

E tanto sabem que recomendaram aos réus que, nos depoimentos gravados para serem divulgados, não mencionassem o nome de nenhuma autoridade com mandato eletivo. Se isso acontecesse, por força do foro privilegiado, o processo subiria imediatamente para a esfera do STF.  E ali o presidente já não é Joaquim Barbosa, mas Ricardo Lewandowski, que não transigiria com as formalidades legais e rituais, evitando que os procedimentos judiciais ganhassem conotação eleitoral, a favor ou contra qualquer força política.  Por isso Costa e Youssef falaram tanto em “agentes políticos” quando se referiam a figuras do PT, PP e PMDB que teriam relação com o esquema. Não se furtaram, porém, a mencionar três diretores da Petrobrás e o tesoureiro do PT, Vacari Neto, que não tendo mandatos, não forçam a mudança do processo para a instância superior. Os outros implicados serão citados mas eles podem ficar para depois. O alvo agora é o PT e a reeleição de Dilma Rousseff. E para isso, é bom que o processo continue na primeira instância.

A delação somente deve render vantagens aos delatores se as informações por eles fornecidas forem provadas e realmente contribuírem para o esclarecimento dos fatos.  Youssef e Costa não apresentaram provas do que disseram mas jogaram uma bomba de alta potência sobre a campanha eleitoral. Embora a figura da delação seja considerada um avanço pelo meio jurídico em geral, há críticas à sua adoção e principalmente, à frágil regulamentação de sua aplicação.

O presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Augusto de Arruda Botelho, em artigo hoje na Folha de São Paulo, pede o fim do instituto, alegando que os réus são submetidos a “um sombrio e triste percurso” até optarem pela delação: prisões ilegais, depoimentos coercitivos, torturas psicológicas e ameaças a parentes, entre outros recursos utilizados para quebrar a moral dos investigados.  Este é um ponto de vista relacionado com a garantia democrática do direito de defesa.

Mas é também relevante o impacto das divulgação das delações premiadas – antes de provadas – sobre os processos sociais, entre eles o eleitoral.    A Lei 12.850/2013 estabelece que as informações obtidas através da colaboração premiada (este é o verdadeiro nome da coisa, na lei), não bastam para incriminar terceiros. Essa é uma cautela para evitar que o premiado invente informações contra outros para se beneficiar.  A lei teve esta preocupação com as supostas vitimas individuais dos delatores mas não considerou o impacto das denúncias sobre o coletivo e a vida social, nela incluído o processo eleitoral, questões de segurança ou mesmo de política externa.

Seu aprimoramento exigirá, em algum momento, que se regule melhor a questão da divulgação dos depoimentos, levando em conta o direito de terceiros e as circunstanciais sociais.  No caso presente, o candidato de oposição, que chegou ao segundo turno por sua própria força junto a parcela expressiva do eleitorado, dispensa a colaboração de fatos que podem tisnar a pureza do processo eleitoral.

Redação

104 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao contrário o que afirma a

    Ao contrário o que afirma a colunista, o processo já está no STF, o ministro Teori Zavascki já homologou o acordo, os delatores não podem mentir, caso contrário perdem o benefecio da delação e voltam para a cadeia! O resto é choro, aí é com vocês ptzada!

    1. Está no STF a delação, não

      Está no STF a delação, não essa última armação para fins eleitorais que, a rigor, nada revelam. Não reparou que no vídeo recém divulgado o delator não faz nenhuma acusação direta? Ele faz tão somente referências a boatos, o que diziam na petrobrás. Com isso, ele não se comprometeu. Ele não afirmou nada. Apenas disse que ouviu dizer. Mas essa produção já é suficiente. Do resto do escândalo a imprensa cuida. É o que estamos vendo.

      Portanto, meu caro, são coisas distintas. Existe uma delação de fato em poder do STF e um vìdeo avulso de uma conversa que sequer se integrará ao processo.

    2. Está no STF a delação, não

      Está no STF a delação, não essa última armação para fins eleitorais que, a rigor, nada revelam. Não reparou que no vídeo recém divulgado o delator não faz nenhuma acusação direta? Ele faz tão somente referências a boatos, o que diziam na petrobrás. Com isso, ele não se comprometeu. Ele não afirmou nada. Apenas disse que ouviu dizer. Mas essa produção já é suficiente. Do resto do escândalo a imprensa cuida. É o que estamos vendo.

      Portanto, meu caro, são coisas distintas. Existe uma delação de fato em poder do STF e um vìdeo avulso de uma conversa que sequer se integrará ao processo.

  2. [  A alternância no poder é

    [  A alternância no poder é salutar para a democracia ] a velha bestialidade pigenta, para dizer que Cuba, por exemplo, não é uma democracia.

  3. Utilidade sim, mas apenas para os tucanos

    Além do fato de não mencionar políticos eleitos, devemos lembrar que os acusados, por opção, ficaram calados perante a CPI, num momento em que Marina estava na frente do Aécio, o que geraria incremento da votação desta levando-a ao segundo turno contra Dilma. Porém, já garantido Aécio no segundo turno, começaram a falar até pelos cotovelos.

  4. “Embora a figura da delação

    “Embora a figura da delação seja considerada um avanço pelo meio jurídico em geral, há críticas à sua adoção e principalmente, à frágil regulamentação de sua aplicação”:

    A lei foi publicada aqui no blog.  Advinhem…  ela eh intencionalmente arquitetada para a PROTECAO DE CORRUPTORES, e basta bater o olho no texto pra se ver isso.

    Tem mais, Jose de Almeida.  Nao so foi armacao eleitoral como nao eh a primeira vez que o mesmo juiz lida com o mesmo infrator…

  5. Da mesma forma que a delação premiada…

    …a alternância de poder só serve pro PT. Basta ver os 24 anos (pelo menos) que o PSDB vai ficar governando SP.

  6. [  o candidato de oposição,

    [  o candidato de oposição, que chegou ao segundo turno por sua própria força junto a parcela expressiva do eleitorado  ]  essa não é petista de carterinha ou piadista de alto nível?

  7. penso que vai muito além da utilidade eleitoral…

    calados na CPI oficial e agora falantes

    penso que tudo que agora falam não tem nada a ver com a delação principal que trata principalmente, acredito, de desvios acontecidos em Pernambuco ( fatos recentes e não de 2010, como querem que pareça )

    se o PSB estivesse apoiando a Dilma, delação principal já teria sido vazada em todos os detalhes

      1. detalhe…

        Dilma já sabe do que se trata, mas encontra-se impedida de desmentir, justamente por fazer questão de respeitar segredos de justiça

        armação sórdida da justiça paralela do Paraná para possibilitar o golpe por aí

  8. O PSDB tem vergonha de defender o neolibarismo econômico

    A oposição PSDB abraça ao denuncismo por pura falta de alternativa, após 12 anos na oposição ainda não tem um programa e discurso alternativo de governo.

    A oposição se recusa a defender o avanço das políticas sociais e um melhor distribuição de renda com receio de perder o apoio dos financiadores da campanha eleitoral e também perder  apoio do mercado financeiro.

    A privatização, o aperto fiscal, a redução do salário real são práticas comuns do neoliberalismo econômico em pais em fase de desenvolvimento como Brasil, que tem na figura de Armínio Fraga o principal representante no Brasil, que a oposição esconde por temer uma derrota na disputa eleitoral.

    Como não ocorre um desgaste dos Governos junto ao eleitorado para a realização da alternância de poder, resta a oposição a prática do denuncismo.

     

     

    1. Vedade, Roberto. Já levantei

      Vedade, Roberto. Já levantei  esse argumento em comentário no facebook. O liberalismo conservador sempre se esconde atrás de discursos moralistas exatamente para fugir das discussões centrais. Eis porque encontra eco sempre nas classes média e alta que já deixaram para trás as agrauras básicas da existências.

      A propaganda política do Aécio é um primor nesses aspecto. Aliás, isso se repete desde 2006. Eles escondem do eleitorado suas reais intenções através desse “pirulito” moralista. 

      1. Pois a pergunta, Roberto e

        Pois a pergunta, Roberto e JB, é por quê o João Santana não aprende a falar direito? Será possível que ele não está enxergando que a campanha da oposição está jogando grosseiramente com essas inversões?

        Em primeiro lugar, parar com sorrisinhos nas falas de dilma que a coisa não está pra brincadeira, não; em segundo, pergunto também: por qual “lei” do marqueting é proibido de chamar as coisas pelo nome? Por que mentira não pode ser chamada de mentira; hipocrisis não pode ser chamada de hipocrisia; cinismo não pde ser chamado de cinismo? Ora, se ganhar ganhou; se perder perdeu; mas que pelo menos as coisas fiquem claras, não?

        Sinceramente, “vou-me embora pra pasárgada!”

  9. Só sei que será assim….

    Em virtude de uma imaginária folga eleitoral  para seu lado, a  mídia pulula, ora aqui, ora ali, simulacros de  auto-exame de consciência, assumindo publicamente o que realmente está acontecendo neste momento político.

    Lógico que quem estiver na vitrine acabará levando pedradas,  mas o que se observa na história deste país, é que para qualquer simpatizante da Casa Grande, estas pedras são sempre acolchoadas….

    Eu tava  até estranhando a longevidade deste governo democrático.  As “zelites”, de posse da chave geral da economia  desde o descobrimento, estavam muito “boazinhas” não desligando tudo para sabotar o sono dos frequentadores das senzalas….

    Faltou coragem e mais atitude  prática para  realizar  a  verdadeira  transformação  que era reclamada  por este país.  Algumas reformas não passaram de  cosméticas  quando na realidade, demandariam uma  cirurgia geral !!  Se  pensarmos bem, algumas benesses sociais atuais soam mais como esmolas  do que como compensação de danos sociais.

    Infelizmente, Lula  foi  apenas o agente tolerado  pelo sistema na  época  em que estavam a perder os dedos  ( preferiram entregar os anéis ).   Em minha opinião, faltou um Putin ou um Chávez da  vida  para desempenhar este papel revolucionador dos modos e  costumes nestas  belas terras vanonis.  

    Zé Dirceu, seria de fato e de direito, o cara ideal.  Porém, incumbido da burocracia em gerenciar  os  apetites insaciáveis  dos  participantes do butim, acabou-se chamuscando para sempre no imaginário popular.  Ele se preparou a vida toda para ser o foguete Che Guevara tupiniquim, mas  acabou explodindo como um rojão 12 tiros-Caramuru.

    Haverá ambiente , de agora em diante para retomarmos  a  necessária revolução social neste país??   Pelo que observo nas telas  dos smartphones e nas alas dos shoppings centers acho que não.  O material humano que surgiu aí é muito ruim.  Uma galerinha neocon coompletamente alienada do que ” aconteceu na semana passada ”  está  prestes  a assumir as rédeas da carroça-Brasil  imaginando estar de posse  de um mega-super foguete de vídeogame !!

    Esperei 50 anos  para  ver meu pé-de-pau dar frutos e  agora, o que vejo  é  que, ao contrário de uma fruta suculenta, me aparecem um  monte  de  cacho de mamona !!!   Decepção, é meu nome!!!

  10. REPUBLICANISMO E OMISSÃO DE MERDA DE DIGIRENTES PETISTAS !!

    Prepotência e omissão de altos dirigentes do PT e da própria Dilma, poderão levar o Brasil e toda a America do Sul para um terrível abismo durante décadas .

    (Alguém sabe por onde anda a toda poderosa Helena Chagas ?)

    Nunca !! Jamais perdoarei os que poderão provocar esta possível derrota .

    1. Vamos pagar o preço amargo

      Se o pior acontecer, a eleição do  playboy,  vamos pagar o preço amargo das escolhas desastrosas de Dilma, da covardia e benevolência subserviente à mídia (sua e do PT).

    2. Q hora + adequada p/ dizer isso, né? IRONIA ON, CLARO

      Você acha mesmo que esse é o momento para ficar fazendo esses desabafos e desopilando o fígado? Quer ajudar ainda que esse abismo de que fala vença? Ora, ora! 

  11. Nenhuma novidade. Salvo

    Nenhuma novidade. Salvo raríssimas exceções, os Juízes brasileiros apoiaram o golpe de 1964 e conviveram pacifica e produtivamente com a Ditadura. Mancharam suas togas de sangue fazendo de que conta que as torturas e execuções não eram realizadas nos presídios em que eram corregedores e se aposentaram sem ser incomodados.

  12. Uma coisa temos que aceitar:

    Uma coisa temos que aceitar: se não houvesse roubalheira, não correríamos este risco de vazamento de depoimentos em época eleitoral. A verdade é que a corrupção é grande….a melhor maneira de evitarmos uso eleitoreiro é evitarmos a roubalheira. SIMPLES ASSIM.

    1. Para evitarmos robalheira

      Para evitarmos robalheira mesmo de verdade o melhor mesmo é evitar tucanos no poder. No governo de FHC, Serra e Covas, eles venderam a Vale do Rio Doce, a Cosipa, a Cemig, além de todos os bancos estatais e a população não viu a cor do dinheiro. Não foram capazes de construir uma escola, uma ponte sequer.

  13. A sra. Teresa Cruvinel acha

    A sra. Teresa Cruvinel acha entaõ que o juiz deveria ter pensado:-“Bem, como revelações sobre corrupção no governo podem prejudicar a continuidade deste mesmo governo, então não posso permitir sua divulgação”. Isso é piada mesmo. Acho que é obrigação trazer a público esses desvios, para a população saber na mão de quem estamos!

    1. Acusações sem provas de um

      Acusações sem provas de um bandido, divulgadas para a mídia por um juiz de comportamento pra lá de suspeito, viraram “revelações”. É a novilíngua tucana.

  14. Dá vergonha de um Juiz agir assim.

    Tudo bem que todos temos ambições, tudo bem que todos temos escolhas, tudo bem que desejemos o melhor e que nossa consciencia nos guie para esse caminho, mas é INADMISSÍVEL, quando se trata de um JUÍZ, ter atitudes e tomadas de decisões DESONESTAS…tudo bem que ele é simpatizante do PSDB, nada contra e totalmente honesto,também é normal que queira ser Ministro do STF, mas não pode ser rasteiro e ter atitudes comparáveis aos quais ele agora toma depoimentos e julga…está sendo na realidade um MELIANTE, cometendo DELITOS, contra a democracia.

  15. Está na cara que se trata de

    Está na cara que se trata de mais um golpe de estado, envolvendo a mídia golpista – a mesma que apoiou o golpe de 1964 -, parcela dos tribunais de justiça – no caso em tela, um juiz que pretende ser premiado com um cargo de ministro do STF. Tudo muito sincronizado, parecendo coisa combinada para estourar na boca da urna do primeiro e no segundo turno.

    O Brasil não pode viver refém dessas manobras urdidas por forças das trevas. Toda eleição tem isso, sempre contra o PT ou qualquer candidato que represente os interesses dos de baixo. Até quando nós vamos aceitar isso? Contra Brizola teve várias tentativas de golpe; contra todas as eleições de Lula e Dilma, idem; contra o PT em 2010, quando a Globo transmitiu a novela do mensalão do PT ao vivo, em plena campanha eleitoral.

    Depois, estrago feito, tudo desaparece. No caso Petrobras, são vários os objetivos. O primeiro deles e imediato: derrotar Dilma e eleger o candidato da direita, Aécio Neves. Em seguida, sob o argumento de que a Petrobras virou um antro de corrupção, justifica-se a privatização da mesma. E lá vai o nosso pré-sal, no ralo das tenebrosas transações.

    A Internet tem feito parte do contraponto, juntamente com os programas de horário eleitoral. Não sei se haverá tempo e alcance para desfazer anos de denúncias somente contra o PT, e que agora assume uma campanha descarada, como a que a TV Globo vem fazendo diariamente, algo inaceitável – ou aceitável somente numa democracia sem controle popular, como a do Brasil.

  16. O nome desse negócio é

    O nome desse negócio é “delação premeditada”. Alguma dúvida?

    Repete-se a estória do Mentirão. Espero apenas que tenha os mesmos resultados eleitoriais, ou seja, ineficiente como “bala de prata”. 

    1. Delação premeditada

      Boa definição.Mesmo porque a delação premiada aqui discutida vai premiar sim os bandidos, não pelo que eles denuncaram sem provas e divulgado com interesses claros de quebrar a eleição, mas por estes serviços prestados ao pig e caterva. Vão ser liberados. As empreiteiras citadas vão poder se defender facilmente perante a ilegalidade das próprias denúncias públicas sem provas antecipadas.

      Vestiram a camisa do pt nos sequestradores do abílio de novo.

  17. Ainda existem juízes em Porto Alegre

    – violando o código penal – e o pt ainda acha que  nÃo está em andamento um golpe 

    ******************************************************

     

    FORMA INOVADORA

    TRF-4 manda Sergio Moro parar de intimar defesa pelo telefone

    26 de setembro de 2014, 17p4

    Por Pedro Canário – CONJUR

    A intimação da defesa não pode ser feita por telefone. Quem vinha fazendo isso era o juiz federal Sergio Fernando Moro, titular da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e responsável pelo inquérito que decorreu da operação lava jato, da Polícia Federal. Em liminar proferida nesta quarta-feira (24/9), o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, determinou que Moro se abstenha de fazer intimações por telefone e que os prazos prescricionais passem a contar a partir da data do lançamento do chamado no processo eletrônico, e não do telefonema.

    O pedido foi feito pelo advogado Ticiano Figueiredo (foto), que defende o réu Carlos Habib Chater. No Habeas Corpus levado ao TRF-4, o advogado afirma que Moro está “aplicando uma forma totalmente inovadora de intimação dos advogados e início da contagem de prazo para os denfendentes”.

    A ação penal que decorreu da lava jato está em fase de alegações finais, tanto do Ministério Público quanto da defesa. No incidente processual em que determina as intimações, Moro afirma que, “apesar da complexidade do caso, é necessário o rápido julgamento”. Dá o prazo de seis dias para que o MP apresente seus últimos argumentos e seis dias para a defesa fazer o mesmo. E manda: “Intimem-se o MPF por telefone e pelo processo eletrônico, desta decisão e do início do prazo” e “intimem-se as defesas por telefone e por processo eletrônico, desta decisão”.

    O desembargador João Pedro Gebran concorda que o processo penal admite exceções para a intimação. “A sistemática de intimações do processo eletrônico comporta temperamentos, sobretudo quando o aguardo da intimação pelas vias normais, puder resultar prejuízo a qualquer das partes do processo ou perecimento do próprio direito discutido. (continua)

    CONTINUE LENDO AQUI….http://zip.net/brpSWh

     

  18. Paulo Roberto costa e FHC
    Alguém já parou pra pensar que quando o Youssef fala que Lula foi obrigado a nomear o Paulo Roberto por causa do trancamento da pauta do Congresso, isso demonstra que ele já era conhecido desses partidos da base. E que esses partidos, exceto o PT, também apoiavam o governo FHC. Ou seja, quando Lula o nomeou, por pressão do PMDB e PP, é porque já sabiam do seu know-how em achaques e maracutaias. Esse Paulo Roberto Costa já fazia isso na época de FHC. Vamos investigar minha gente.

  19. O texto de Cruvinel é um

    O texto de Cruvinel é um texto jornalíistico, não é uma provocação para que nós fiquemos desse lado contra aquele, é  mais uma constatação de como são engendradas as estratégias da oposição. Como ela urdiu desde sempre de forma preventiva toda sua defesa futura aparelhando de fato o Estado e toda a sua rede (MP e justiça em geral). Foi assim com a ARENA, depois com o PMDB, com o DEM,com o PSDB, com tantos outros partidos que estiveram no poder. Foi assim também no processo de privatização do governo FHC, nas acusações e delações premiadas AJB e DJB (período Joaquim Barbosa no STF). É preciso indignação sim, mas muita atenção também. Justiça e mídia nunca é boa coisa. Pesquisa e mídia também não. Vejam no tijolaço a gafe da pesquisa do SENSUS registrada na justiça eleitoral. Nem Chapolin contava com tanta astúcia! Hoje, em um dos portais de notícias (Uol, se não me engano), estava lá um dos destaques: Paulista reprova Dilma de Alckmim. Para quem é  minimamente informado, sabe que a Dilma da notícia é a da SABESP. Mas isso pode ser um tiro no pé. Desde quando a Dilma ( a nossa) é a do ALckmim?

  20. Paulo Roberto costa e FHC
    Alguém já parou pra pensar que quando o Youssef fala que Lula foi obrigado a nomear o Paulo Roberto por causa do trancamento da pauta do Congresso, isso demonstra que ele já era conhecido desses partidos da base. E que esses partidos, exceto o PT, também apoiavam o governo FHC. Ou seja, quando Lula o nomeou, por pressão do PMDB e PP, é porque já sabiam do seu know-how em achaques e maracutaias. Esse Paulo Roberto Costa já fazia isso na época de FHC. Vamos investigar minha gente.

  21. Não são idiotas

    Youssef e Costa não apresentaram provas do que disseram. A pergunta é se as provas devem antecipar o depoimento. Quem quiser ver as provas, que as peça. O MP vai exigi-las e serão exibidas, pois caso contrário os delatores só teriam aumento das suas penas. Idiotas é que não são.

    1. Negativo.O art. 4o, §10 da

      Negativo.

      O art. 4o, §10 da 12.850/13 permite a retratação da delação sem prejuízo para o delator.

      Paulo Roberto Costa e Youssef podem nunca apresentar prova alguma.

      1. bem lembrado…

        daí podemos trazer a possibilidade da delação principal estar ainda sendo analisada

        e a imprensa propagando como já aceita e bombástica

        o que, pelo que coloquei anteriormente, reforça no eleitor a sensação de culpa real

  22. parte tucana da justiça só procura a culpa…

    enquanto procura, permite que se manifeste livre e legalmente acompanhada pela mídia que, como acabamos de ver, faz uso político sem necessitar de qualquer tipo de prova ( liberdade de expressão garantida em todos os sentidos)

    e o que dizer da inocência? nada, segredo de justiça

    desenhando: eu te culpo e ao mesmo tempo te proíbo de manifestar sua inocência com o segredo de justiça

    pergunto: em que ponto do mensalão foi permitido total acesso aos autos?

    ou muito me engano ou foi após a condenação

    ali também imperou a mesma armação

    1. um desses dois ou os dois…

      e aos 45 no segundo tempo, vai incluir a Dilma como vítima de toda esta armação

      ou vocês acreditam que eles querem incriminar e derrubar o ex-presidente Lula?

      1. o prêmio maior para os dois não virá da justiça…

        eles estão cagando solenemente pra isso, pois atuam desde FHC e nada aconteceu com eles, em termos de restrição de liberdade duradoura

        o prêmio virá da presidência, se tudo der certo e Aécio for eleito

    2. este lance da justiça só procurar a culpa…

      só acontece aqui no Brasil

      no mundo inteiro ela fica aguardando. E, antes de ordenar qualquer investigação complementar, faz questão de ouvir ambas as partes

      ou muito me engano ou temos duas partes de justiça, uma de Direito e outra de Política

  23. Essa tal Tereza nao era parte

    Essa tal Tereza nao era parte da Rede Brasil criada pelo Lula e assumiu suas funçoes a convite do pelego Franklin Martins?

    E incrivel…rs

    A parcialidade desta senhora é evidente, apesar disto um texto dela é posto como algo imparcial que se presta a julgar ato de um magistrado e alem disso acusa-lo de estar deliberadamente manipulando a coisa toda.

    Ou seja, ela  faz o que afirma que o Juiz estaria fazendo, ou seja ACUSANDO pessoas s/ provas…

    O PT é mesmo uma graça rs

    Ele pode ganhar e nunca tera sido golpe, basta correr o risco de perder e um oceano de pelegos saem numa procissao histerica acusando meio mundo de golpe…

    Falam de golpe pois disso entendem muito bem , afinal o unico caso de golpe midiatico que derrubou um presidente democraticamente eleito e ( como o PT tanto gosta de falar agora ) inocentado de TODAS as acusaçoes, foi exatamente o que ocorreu contra FERNANDO COLLOR DE MELO

    Ou seja o PT participou ATIVAMENTE do golpe, JAMAIS se preocupou em pedir justiça ou provas das evidencias para só entao apoir o impeachment do Fernandinho.

    E agora como todo SEM VERGONHA vem clamar por aquilo que NUNCA concedeu a seus desafetos.

    Que o digo o sr Lula quando chamava JOSE SARNEY de corrupto ( isso antes de pedir respeito a tragetoria de vida dele e pedir voto para a filha ) ou quando afirmou em alto e bom som que havia 300 PICARETAS no congresso nacional

    Quando a midia e detonava sem dó nem piedade o Maluf e o Sarney o PT vinha junto batendo bumbo.

    Hoje esta no poder e com esse papo despudorado de pedir justiça e provas concretas para só entao julgar o mérito de qualquer coisa.

     

      1. Nossa Assis …
        No seu lugar

        Nossa Assis …

        No seu lugar eu nem falava nada heim? rs

        Não é horrivel que diante de tudo o que eu postei a sua unica ressalva seja sobre quem teria criado a rede Brasil?

        kkk

  24. A disputa é Globo vs Dilma

    Alerta importante..Vc que tem amigos ou parentes ou pretende ingressar no serviço publico federal, fique atento para a proposta de “salário variável” de Aécio Neves . Quando no governo sob FHC, era objetivo do PSDB que cada servidor público que não do quadro das funções típicas de estado(fiscais, policiais e procuradores) chegasse ao patamar de um salário mínimo. Aécio inova e promete “variação salarial” que, trocando em miúdos, significa 1 salário minimo mais produtividade e, ao aposentar-se, só se aposenta com 1 salário minimo. Tem que sobrar grana para o 1% da população, a elite endinheirada. PSDB odeia povo, não quer saber de pobre gastando, rodando por ai de avião, tendo crédito bancário…

    1. na época de FHC…

      quem estipulava os salários era o empregador

      mandaram às favas a experiência, o mérito por produção e a importância do cargo

      pela primeira vez no Brasil tivemos profissionais recebendo abaixo do mínimo determinada pelas instituições de controle da profissão, CREA, por exemplo

      com cabides e trensinhos da alegria de montâo, sempre para tucanos

      1. pela primeira vez no Brasil tivemos todos quebrados…

        tivemos todos os empregadores seguindo a lógica dos senhores de escravos, que até hoje habita a mente imunda dos tucanos

        deixando trabalhores sem alternativas, sem salários justas e, pior, sem ter o que fazer porque não tinham para o que trabalhar, o que produzir ou pesquisar ou controlar a qualidade dos materiais e dos equipamentos, pois todas as encomendas tinham sido canceladas

        nunca vi uma mente mais imunda do que a de um tucano, pois quando decidem destruir alguma começam pelo povo

  25. concordo com teresa, como já

    concordo com teresa, como já foi denunciado nete blog.

    acho tb que o juiz dirigiu as

    perguntas para prejudicar o governo.

  26. A última frase do texto

    A última frase do texto mostra a opção clara da autora: “No caso presente, o candidato de oposição, que chegou ao segundo turno por sua própria força junto à parcela expressiva do eleitorado, dispensa a colaboração de fatos que podem tisnar a pureza do processo eleitoral.”

    Se assim fosse, a coligação de oposição não estaria diariamente lembrando os eleitores o que está sendo divulgado sobre a delação do corrupto ex-funcionário da Petrobrás como se o mesmo fosse aliado fervoroso do PT. Esse fato colabora e muito com os interesses da oposição e por isso a exploração maciça. 

  27. Mais uma herança maldita demotucana
    O tucano Paulo Costa trabalha na Petrobras desde 1979 e foi indicado pela primeira vez para a direção da estatal em 1997 pelo então presidente FHC. Mais uma herança maldita demotucana. Sucessivos casos de corrupção aconteceram nessa época e foram acobertados. Diretor da PF é filiado ao PSDB. É mole? #Dilma13paraVencer.

  28. Pergunto aos “politizados”

    Pergunto aos “politizados” paulsitas: qual partido precisa de toda a imprensa, justiciaria, mp, tse, privatarias, fmi, traficantes, trensalãoi, roubo de merenda escolar, escambau, jatinhos, aecioportos, helicopteros para continuarem “limpos”? A nossa justiciaria com seus capangas, sabem de que lado tem que ficar para poderem garantir a “limpeza” desses seres “impecáveis”, “impolutos”, “inrobáveis”, IMPRESTÁVEIS, mas BARGANHÁVEIS.

  29. Noam Chomski, um dos maiores

    Noam Chomski, um dos maiores pensadores do mundo moderno, ainda vivo e atuante, disse: A maioria das pessoas não sabe nada sobre o que realmente acontece, e pior, não sabe que não sabe.

    É simples assim. Muitas pessoas não percebem as coisas, tal como elas realmente se passam. Aqui e no resto do mundo. A lógica de destruir qualquer proposta de governo que privilegie os mais pobres é uma realidade que só não vê quem não consegue pensar no todo, ou os mal intencionados de sempre.

    O judiciário é manipulado de fora e de dentro, não se iludam. Eu estive lá, eu vi.

  30. Pelo que esses descreve, é

    Pelo que esses descreve, é impossível roubar um centavo da petrobras s sem que não monte uma máfia com centenas de pessoas

     

    =======

     

    “Uma empresa dessa complexidade, com o tamanho da Petrobras, com o sucesso que a Petrobras tem, não pode ser gerida não profissionalmente. E o que é uma empresa gerida profissionalmente? Ela tem processos que são definidos regularmente para as decisões. Não há decisões individuais na Petrobras. Todas as decisões passam por comitês, todas as decisões passam por processos, há regras definidas, critérios definidos para as decisões, há mecanismos de avaliação e cheque de diferentes áreas para avalizar cada projeto, cada projeto passa por dezenas de disciplinas…”.

     

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/exclusivo-presidente-da-petrobras-admitiu-que-pt-213445440.html

     

    1. Meus Caros,
      A mídia golpista

      Meus Caros,

      A mídia golpista afirma há anos que há superfaturamento em obras públicas. citando como exemplos as obras da copa(nunca apresentaram uma prova sequer) e da refinaria Abreu Lima, principalmente.

      Há uns três anos, construi uma nova residência para minha família(eu, esposa e um filho), havia orçamento e eu pessoalmente acompanhei a execução da obra. Percorri lojas e lojas atrás dos melhores preços, fiz acordo com lojistas para comprar principalmente de cimento e lajotas, paguei tudo a vista para ter desconto, etcc etc Acredito que com isto economizei uns R$ 15.000,00 ou mais.

      Mesmo assim , ao final da obra, o preço final extrapolou o orçamento inicial em +- 40%.

      Se na construção de uma casa, com acompanhamento da obra pelo dono, ocorre estouro do orçamento, quem dirá na construção de uma obra  gigante como um refinaria ou uma hidrelétrica.

      Creio que o Governo deve ter órgãos que acompanham a execução de obras de grande porte. Se não funcionam a contento, tem que ser aprimorados a fim de dificultar ao máximo qualquer desvio.

       

      1. Prezado Jossimar,
        Um

        Prezado Jossimar,

        Um estudioso de Teoria de Sistemas (Langefors) estabeleceu o conceito de sistema inapreensível, um sistema do qual não consegue conhecer todas as partes e relações, Quase todos os sistemas são assim, mormente os que são feitos esporadicamente, como construir uma refinaria, ou fazer uma reforma em nossa casa. O conceito explica a razão de projetos excederem os custos e prazos iniciais previstos. É bem como você descreveu, mesmo quando se tomam todos os cuidados e quando não nos defrontamos com questionamentos judiciais e licenças de ibamas e afins.

        Abraço.

        (sujeitos que nem conseguem ser pontuais, criticam estouro de prazo e orçamento de megaprojetos)

      2. custos

        Jossimar, não sei como fez o orçamento da sua casa.

        Meu irmão é engenheiro e dono de contrutora em Uruguai especializada em construções industrias e portuárias, tanto públicas como privadas. O preço é feito no começo e se por acaso as variáveis mudam (por exemplo cotação do dólar) a construtora tem que se virar. Já tem mais de 30 anos no mercado sem ter quebrado…

        Não sei se a tal de dificuldade de fazer orçamentos certos para obras públicas é burrice ou esperteza.

  31. Já demorou tanto tempo que

    Já demorou tanto tempo que poderia esperar para depois da eleição. Além disso, nada disto foi depois que passou apoiar o petismo, o que prova do alto nível de moralidade pública que a pessoa obtem depois disto

     

     

    ==========

    [    O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu na terça-feira ação penal para investigar o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) por peculato e lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, o réu contribuiu para que fossem desviados R$ 22,8 milhões da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) entre 1997 e 200[  

     

    http://www.ormnews.com.br/noticia/jader-cobrava-propina-de-20-por-cento-em-contratos#.VDs26LFs5_Z

  32. Isso é claro

    O que não é claro é a função das instituições democráticas da função republicana e democrática de pesos e contrapesos

    Desequilíbrio da república e falência da democracia…

    Bolivarismo em estado puro

    E o povo ainda acredita no que diz a mídia.

  33. No tempo dos militares (bons

    No tempo dos militares (bons tempos aqueles!) falava-se muito em tecnoburocracia. Dizia-se que uma empresa ou função pública não poderia ser comandada por técnicos, que só se centravam em resultados e não tinham a “sensibilidade política” para ouvir o povo. Então inverteu-se e, hoje, todo o sistema brasileiro é comandado com base na qualidade política do exercente de função ou cargo de direção. É claro que dá no que deu. As empresas públicas só não vão à falência porque a lei proibe, tal a corrupção e os desmandos que nelas se praticam. É preciso mudar e voltar às origens…

    1. Besteirol

      Gigovate, deixe de falar besteira. Por que tempos bons, mané? Por causa de torturas e assassinatos? Que idiotice.

      Se você acha que não roubavam na época da ditadura, você é ingênuo e ignorante.

      A Polícia Federal, se você não sabe, é comandada pelo governo do PT, e é ela que tem descoberto a corrupção. Mais: sob o governo do PT está promulgado intrumento legal que punirá também corruptores, não apenas os corrompidos. Enquanto isso, em São Paulo, como foi no governo FHC, nenhuma investigação vai para frente, mesmo com denúncias vindas da Suíça. Serra, por exemplo, responde a mais de 15 processos, e nenhum deles prospera.

      Saiba por fim do seguinte: enquanto a corrupção estimada no Brasil é da ordem de R$ 60 bi/ano, a sonegação dos que reclamam da corrupção é da ordem de R$ 460 bi/ano.

  34. Discordo da autora

    quando ela diz, no ultimo paragrafo “No caso presente, o candidato de oposição, que chegou ao segundo turno por sua própria força junto a parcela expressiva do eleitorado, dispensa a colaboração de fatos que podem tisnar a pureza do processo eleitoral.” Aócio, candidato caracterizado pela nulidade de ideias própria, adora receber ajuda – exemplo disso foi sua insistência para receber o apoio daquela que ele chamava até ontem de metamorfose ambulante.  Dizem até que, se eleito, esse juiz das delações será promovido ao STF. Estas denúncias têm como objetivo, além de tudo que foi dito, dar um assunto para o candidato da oposição que não seja seu programa de governo. Se Aócio for obrigado a expor todo choque de gestão que ele tem a intenção de implementar, seu desempenho no segundo turno vai ser pior que no primeiro.

  35. Óbvio

    O que a jornalista está a dizer, como também já disse, com outras palavras, Jânio de Freitas, tendo Paulo Moreira Leite “matado” a charada, é o óbvio ululante. O problema maior é que, no nosso país, parece não estar vigorando o estado de direito. Está tudo dominado pela oposição, inclusive (ou seria sobretudo?) as autoridades que tinham obrigação formal e moral de manter a isenção. E tudo o que for dito contra (só contra) o PT, seus membros ou aliados é considerado verdade incontestável. Aliás, como foi solenemente ditado por certo ministro que participou da pantomima do Mentirão: “a verdade é uma quimera”.

  36. Este artigo da Cruvinel

    Lendo os comentários, me parece que laguns não leram o texto e continuam com o discurso de “corrupção de estatais”.

    O Juiz Sergio Moro é professor da UFPR e armou a maior confusão, inclusive indo a justiça, para não dar as 8 horas/aula que saõ exigidas para professores em DE (só dar uma busca no google que estão lá váras reportagens sobre isto).

    É evidente que este juiz está programado para este papel pois até foi assessor da Ministra Rosa Weber com alquel frase histórica sobre porque condenava os reus da ação 470 (só dar uma busca no google).

    Eu sou professor da UFPR e acho que este comportamento de um professor da UFPR deveria ser assunto do Conselho Universitário pois, para mim, tem um componente de discussão sobre a ética do funcionário Público. Também não entendo porque o CNJ não se pronuncia sobre isto e tampouco que o Ministério da Justiça que deve zelar pela ética jurídica, não se procuncia. Em todo caso, quem sou eu né.

    Eu concordo com um comentário ” O tucano Paulo Costa trabalha na Petrobras desde 1979 e foi indicado pela primeira vez para a direção da estatal em 1997 pelo então presidente FHC. Mais uma herança maldita demotucana. Sucessivos casos de corrupção aconteceram nessa época e foram acobertados. Diretor da PF é filiado ao PSDB”.

     

     

     

    1. As instituições do Paraná
      As instituições do Paraná sofrem forte influência do PSDB local comandados pelo governador Beto Richa e o senador Alvaro Dias. O senador Roberto Requião já denunciou inúmeras vezes.

    1. O problema não é a delação; é

      O problema não é a delação; é a constante acusação sem provas.

      Os jornais apenas repercutem o que prejudica o governo eleitoralmente e não investigam nada do que é falado para saber se é fato ou não. Não apare um único documento ou prova do que essas pessoas falam.

      Na útlima eleição criaram a “criminosa” Erenice Guerra, que espionava o país inteiro. No fim das contas, não houve nem denúncia ao Ministério Público porque não se descobriram fatos que a incriminassem.

      Imprensa séria não é avalista de candidato de partido nenhum.

  37. É desanimador constatar que

    É desanimador constatar que militantes se passem por otários. De forma deliberada dizem que somos todos otários.É o preço da cumplicidade.

  38. nulidade processual

    Prezado Nasif,

     

    Gostaria de saber se isto é verdade:

    “E tanto sabem que recomendaram aos réus que, nos depoimentos gravados para serem divulgados, não mencionassem o nome de nenhuma autoridade com mandato eletivo. Se isso acontecesse, por força do foro privilegiado, o processo subiria imediatamente para a esfera do STF.”

     

    Pois, se é, teríamos uma nulidade processual…

    Há uma gravação desta recomendação???

     

    Acho muito grave, se for verdade… E deveríamos dar mais ênfase a esta FRAUDE!

     

    Abraço,

     

  39. Repito

    O preclaro juiz-vazador por sua atuação (eterna) na área criminal, foi alçado pelos seus (ím)pares como um dos 3 nomes a serem levados à Presidência da República, para suprimento da vaga existente. Mordeu-se em “mosca azul”, mas, como “assessorou” a ignorância criminal da (des)ministra Rosa (esse negócio de nomear alguém por que é negro, ou mulher, ou isso ou aquilo…) no dito “mensalão”, sabe estar fora de qualquer possibilidade de nomeação pelo atual governo; já o Youssef, sabem as ostras, “delatou em premiação” no caso banestado, que não deu em nada (de que valeu, mesmo, a sua delação?), voltou a delinquir (morro de rir, já que o citado nunca deixou de ser doleiro, inclusive, dando caronas ao Álvaro Dias em seu jatinho – há origem do dinheiro?), retorna ao “prêmio” para “limpar a sua barra” com o mesmo juiz-vazador de antes. Então, de concreto, apenas o crime eleitoral cometido pelo juiz-vazador e, agora, pelo juiz corregedor do TRF-4a. e do CNJ. “Tá dominado”?

  40. Reclamar da divulgacao.    O

    Reclamar da divulgacao.    O problema é o pt rotular tudo de caixa 2 e fazer cara de paisagem. Reclamar da divulgação da delacao mas não tem qualquer preocupaçao com o seu conteudo.

    No Banco do Brasil eram empréstimos, mas na petrobras é porcentagem sobre contrato. O pt não ve problema e tratou os mensaleiros como herois e não percebe que o resto da população ficou horrorizada. que foi quebra de confiança.

    Tinha que ter afastado todo mundo e investigado a serio. O governo tem que ser honesto e parecer honesto. A imagem de que não sabia de nada so nao colou no lula. Ninguem acredita nisto.

    1. Deixe de mentir, querida,

      Deixe de mentir, querida, pega mal.

      A polícia que tem levantado toda a corrupção é a do PT. A de São Paulo, como você sabe, é do PSDB. Enquanto a polícia do PT, a Polícia Federal, tem agido com inteira liberdade e, até, às vezes, de maneira libertina, a polícia de São Paulo permanece calada como a coruja da piada, mas, pior do que esta, nem prestar atenção consegue, como prova a reclamação do Nassif dos roubos de cabos de fibra ótica na cara da polícia de São Paulo.

      Dada a inércia da polícia paulista, parece que São Paulo é a terra dos honestos, mas não é. É preciso que os escândalos dos notórios paulistas sejam desvendados na Suíça para que se saiba de alguma coisa do que acontece em São Paulo por baixo dos panos, pois  a polícia paulista e o MP da terrinha nada fazem; fiscalizam a natureza (e, mesmo assim, deixam faltar água). Ah, lembrando, a polícia de São Paulo aparece e age, sim, mas para despejar moradores pobres, bater em professores,  estudantes e trabalhadores, matar pobres dos grotões paulistas e massacrar presos (remember Carandiru). A polícia e o MP de São Paulo não existem para combater a criminalidade, mas para proteger poderosos e reprimir a população pobre. Assim, a paulistada “parece” honesta.

      E deixe dessa baboseira de “ser e parecer honesto”, nem César acreditava nela. O governo tem de ser honesto, ponto. Para ser honesto, precisa pôr as sujeiras à mostra, e pondo-as, não parecer honesto. O governo do PT está combater a corrupção como nunca se fez antes, e expondo toda a sujeirada que vem de décadas, como no caso do ladrão delator da Petrobras. Mais uma vez para você aprender: esse ladrão delator foi pego pela polícia do PT, e você, hipócrita e mentirosamente critica o PT por trazer a sujeira à Luz. Ser honesto é expor e punir a desonestidade quanto a desonestidade for descoberta.

      Deixe-me ver se adivinho: você é paulista, don’t you? A estupidez orgulhosa e indignada trai a paulistada média, ou merdia.

      Uma última notícia: enquanto a estimativa do prejuízo que a corrupção causa ao Estado é de R$ 60 bi/ano, o prejuízo estimado da roubalheira dos coxinhas, só com sonegação, é de R$ 460 bi/ano.

    2. conteúdo?

      Ora, já é claro a todos que os governos Lula e Dilma criaram instâncias para combater a corrupção, além de deixar a PF trabalhar com liberdade em todos os casos suspeitos. houve jultamentos e cumprimento de penas. Você viu isso ocorrer anteriormente, nos governos do PSDB? Aponte, por gentileza, pois não me recordo.

      Quanto ao conteúdo, não lhe parece surpreendente que um sujeito preso, no governo da Presidenta Dilma, tenha dado declarações sem provas e, mais grave ainda, tais declarações tenham sido vazadas a instâncias não autorizadas? Ou seja, um sujeito pode falar o que quiser, com total apoio e microfone da mídia, às vésperas das eleições?

      Mesmo que a Presidenta não esteja envolvida em nada ilícito, como nunca esteve, todas essas acusações podem ser ditas à revelia da verdade, da comprovação da veracidade e a imprensa não se preocupa em ir buscar a verdade?

      Ora, isso é aviltante numa democracia!!!

       

    3. Não se faça de abestada,

      Não se faça de abestada, yara. Fica feio. Vivemos numa democracia e o Estado tem por fundamento o Direito, não o arbítrio de um magistrado qualquer. 

      Só mentes impregnadas, encharcadas pelo anti-petismo podem confundir o que está em jogo. A reclamação se funda em 1) Instrumentalização da Justiça para fins eleitorais. 2) Desrespeito aos direitos fundamentais das pessoas. 

      Sobre o mensalão: primeiro leia o processo, entenda onde o Banco do Brasil se enquadra. Só assim deixará de passar vergonha em público. 

      Perdi uns dois minutos da minha te respondendo.

    4. Reclamar da divulgacao. O

      Yara,

      O que quero são PROVAS, documentos! Quero registros de quem mandou dinheiro para quem! Quero registros bancários de transferências de valores entre contas, Quero cópias de anotações em cadernos de contabilidade corrupta dizendo quem foi favorecido. Quero gravações mostrando $$ sendo recebido! Quero áudios! Você os tem? A PF os tem?

  41. A “coinicidencia” das

    A “coinicidencia” das declarações destas pessoas em delações previlegiadas com o período eleitoral é realmente incrível…História para criancinhas acreditarem (é como muitos imaginam que o povo pensa: como crianças). O PSDB parece estar cada vez mais próximo dos Republicanos dos USA: cortar área social, cortar impostos dos mais ricos, como fez o Bush filho nos USA); BC totalmente independente; concentração de renda (como ocorreu nos USA nos anos de Bush filho e de Reagan); e por aí vai…Claro que o candidato do PSDB dirá que não é nada disto…

  42. E depois dizem que o Brasil está parado, ou pior ….

    10/10/2014 10:04

    17 megaobras do Governo Dilma que você provavelmente nunca ouviu falar

    Quais dessas obras você já conhecia?

    1- PONTE RIO NEGRO, AMAZONAS

    Ponte Rio Negro, no estado do Amazonas. Com 3,6 km de extensão, é a segunda maior ponte fluvial do mundo e a maior estaiada do Brasil. Conecta Manaus ao município de Iranduba e demorou três anos e 10 meses para ficar pronta. O concreto e o aço utilizados na obra seriam suficientes para construir três estádios do Maracanã.

    2- FERROVIA NORTE-SUL, EM CINCO ESTADOS

    O trecho de 682 km da Ferrovia Norte-Sul, situado entre as cidades de Ouro Verde (GO) e Estrela do Oeste (SP), está com 70% das obras concluídas. Em outro trajeto da obra, já finalizado entre Tocantins e Goiás, são 855 km de ferrovia já em operação.

    3- FERROVIA TRANSNORDESTINA, CEARÁ, PERNAMBUCO E PIAUÍ

    Integrada à Ferrovia Norte-Sul, liga o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, num total de 1.728 km.

    4- PONTE SOBRE O RIO MADEIRA

    Obras na ponte sobre o rio Madeira, na divisa do Amazonas e Rondônia, na rodovia BR 319.

    5- USINA EÓLICA ARIZONA, RIO GRANDE DO NORTE

    Estado atinge 1.163,39 MW de potência instalada por meio de 42 parques eólicos em funcionamento e lidera o ranking eólico no Brasil.

    6- BRT TRANSCARIOCA, RIO DE JANEIRO

    A TransCarioca tem 39 km de extensão e 45 estações entre o Terminal Alvorada e o Aeroporto do Galeão. Atende 450 mil pessoas por dia.

    7- METRÔ DE SALVADOR, BAHIA

    Dilma inaugurou, em junho, o primeiro trecho da primeira linha do metrô de Salvador. Com 7,4 km de extensão e 5 estações. O projeto prevê 41 km e 22 estações terminadas até 2017.

    8- AMPLIAÇÃO E REFORMA DE 13 AEROPORTOS

    Em Salvador, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Maceió, Cuiabá e Curitiba os aeroportos foram reformados e ampliados. A capacidade dos aeroportos triplicou e todas as pistas foram reformadas, estacionamentos ampliados e terminais ampliados e modernizados.

    9- MEGA PORTO DA BAHIA, O TERCEIRO MAIOR DO BRASIL

    Começam as obras do terceiro maior porto do Brasil, em Ilhéus, Bahia. O investimento será e R$ 2,2 bilhões neste que será um dos portos mais modernos do mundo.

    10- PONTE ANITA GARIBALDI, SANTA CATARINA

    A ponte Anita Garibaldi em Laguna (SC) será a primeira ponte estaiada em curva do mundo e a terceira maior ponte do Brasil, com 2.830 metros de extensão. A obra faz parte do PAC-2 e impressiona pela sua magnitude.

    11- UM MILHÃO DE CISTERNAS

    Em todo o semiárido, foram entregues 545,7 mil cisternas e 54,7 mil tecnologias de apoio à produção agrícola. O governo tem a meta de distribuir, até o final de 2014, 750 mil unidades para consumo familiar e 76 mil de apoio à produção. Com as 350 mil entregues por Lula, são mais de um milhão de cisternas ajudando a combater a seca.

    12- SUPERPORTO DO AÇU, RIO DE JANEIRO

    O Superporto do Açu está localizado no município de São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente no distrito de Açu. Sua localização é estratégica para a indústria do petróleo, por ser próximo às bacias de Campos e do Espírito Santo, podendo ser utilizado de base também a operação da Bacia de Santos.

    13- PERÍMETRO IRRIGADO DE NILO COELHO, PERNAMBUCO

    O perímetro irrigado de Nilo Coelho, localizado na cidade de Petrolina, no semiárido pernambucano, é o maior do Brasil em produção. Em 2013, o valor bruto de produção foi superior a R$ 700 milhões, com destaque para a fruticultura. Com área irrigável de 18.563 hectares, Nilo Coelho beneficia cerca de 2.200 famílias. O perímetro também prevê a geração de 20 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. 

    14- 2,75 MILHÕES DE MORADIAS ENTREGUES PELO MINHA CASA MINHA VIDA

    Lula entregou 1 milhão de moradias na primeira etapa do programa Minha Casa Minha Vida. Na segunda etapa, Dilma já entregou 2,75 milhões de casas e o projeto da terceira etapa prevê mais 3 milhões a partir de 2015. Na foto o Residencial Viver Melhor, em Manaus.

    15- 23 UNIVERSIDADES E 152 CAMPI CRIADOS

    Na foto, a Universidade Federal do ABC, criada por Lula e ampliada por Dilma, considerada a melhor do Brasil. 

    16- USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE, PARÁ

    Terceira maior hidrelétrica do mundo, a Usina de Belo Monte terá capacidade energética para atender a 60 milhões de pessoas.

    17- USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO, MARANHÃO

    Com capacidade de geração energética de 1.077 MW, a usina de Estreito foi inaugurada em maior por Dilma Roussef.

    Além dessas obras mais 22 usinas eólicas e 3 hidrelétricas foram construídas. Ainda há em andamento as obras de dez hidrelétricas (que agregarão mais 18.340 MW ao sistema), 14 termelétricas (3.871 MW), 95 eólicas (2.472 MW) e seis pequenas centrais elétricas (118 MW).

    1. Gostaria de reproduzir na minha página do face esse link .

      Prezados,

       

      poucos brasileiros conhecem essas obras maravilhosas. Gostaria de compartilhar esse link na minha página do face e assim ter a oportunidade de repassá-la para amigos formando uma corrente de divulgação. Estou verdadeiramente encantada vendo a obra em conjunto, tendo a consciência de que é apenas uma pequena amostra do que foiu feito. Obrigada pela atenção,

                                                    Maria Schobbenhaus

       

       

  43. A Tenebrosa Máquina de Manipulação da Direita

    Pois é.

    Quando é do lado de cá, é um absurdo reclamar da divulgação sem atentar ao conteúdo.

    Quando é do lado de lá, a manchete é “A Tenebrosa Máquina de Espionagem do Dr. Protógenes”.

    Mundo, mundo, vasto mundo…

  44. Por falar em juiz safado,

    Por falar em juiz safado, alguém aqui sabe dizer onde posso encontrar informação sobre os privilégios e mordomias de juízes de direito? Ou seja, que fazem parte da profissão. Sei q são muitos e alguns, absurdos, como p. ex: se acusados de homicídio, não serão julgados por júri popular, mas sim por júri formado por seus pares!

    1. Procure na lei Orgânica da

      Procure na lei Orgânica da Magistratura que lá estão elencados os direitos. Agora os deveres, não estão muito bem explicados. Quanto a processos acho que no portal da transparencia deveria haver alguma coisa, mas posso garantir que é muito dificil haver processo contra um juiz.

    2. Juízes Safados

      Passa da hore da se fazer um limpa no judiciário nacional: juízes malandros, preguiçosos, corruptos,… Todos aqueles que precisaram da Justiça ultimamente, após a audiência, tenho certeza que sairam enojados.

      Quanto ao depoimento do bandido, se está em segredo de justiça como é que vazou e em que momento?!

      A título de quê???!!

      Com que intenção???

      Quer dizer que um meretríssimo juiz de vara chinfrim quer influir nos destinos da nação usando seus “poderes”

      Por que ninguém é punido???

      Chega de delegado recebendo dinheiro da Globo para dar matéria exclusiva e interessante (prá quem???)

      1. Impunidade

        Lamarca,

        não tenho nenhuma dúvida de que prometeram a libertação deste sujeito, caso o Aécio venha a vencer a eleição.

        O chamaram para uma conversinha ao pé do ouvido e falaram: olha, se tu denunciar somente pessoas do PT, PMDB lhe garantiremos a liberdade após as eleições e um cargo no governo.

         

  45. É agora ou nunca !

    É agora ou nunca !
    Acordei com um pensamento;
    Acho que estamos sendo vítimas de um gigantesco trabalho de direcionamento da opinião pública.
    Uma grande jogada de convencimento, um trabalho de “marketing” de âmbito nacional.
    ——————————————————————————–
    O alvo desse trabalho seria MANTER AS COISAS COMO SEMPRE ESTIVERAM
    Eles estão com medo !
    Estão pressentindo perigo à vista.
    A mídia está com medo 1
    Sabem que, se Dilma tiver um segundo mandato, vai mexer com o monopólio da mídia.
    Sabem que, se Dilma tiver um segundo mandato, assuntos como reforma politica e financiamento de campanhas poderão crescer.
    Isso sem falar em outros temas.
    ——————————————————————————–
    Essa é a QUESTÃO BASE de tudo o que estamos vendo, lendo e ouvindo atualmente.
    A quebra do monópólio da mídia seria o “fim do mundo”, para eles.
    Esses assuntos parecem ser A BASE DE TODO O PODER DOS GRUPOS “DONOS DO BRASIL”
    ——————————————————————————–
    Essa coisa de “fora PT”, “fora Dilma”, “PT nunca mais”, denúncias seletivas na Petrobrás, mensalão, etc, parecem organizadas demais para serem espontânea.
    Não estou inocentando ninguém, apenas dizendo da maneira como divulgam.
    ——————————————————————————–
    Sem essas reformas nada muda no Brasil.
    Esses assuntos são a ESPINHA DORSAL de qualquer tentativa de real democracia no país.
    Caso o PSDB volte ao poder, podem esquecer esses temas.
    Por muitos anos não teremos chance de cuidar desses temas, ou pior, farão essas coisas do jeito deles.
    Se perdermos essa chance, enquanto temos um governo popular, podemos dar adeus
    ——————————————————————————–
    Temos de reeleger Dilma ! Temos de reeleger o PT de ponta a ponta.
    O povo brasileiro não deve esquecer a luta que Vargas e Brizola tiveram com esses grupos
    Convoco, a todos que lerem esse texto, que reflitam sobre isso e passem adiante.
    É agora ou nunca !
     

  46. Fico pasmo com o comentário

    Fico pasmo com o comentário da articulista que já no início de sua exposição declara que “a alternância no poder” faz bem a democracia. Primeiro, é de ressalatar que ao invés de “poder”, deveríamos conceituar “administração” os que estão à frente dos cargos executivos. E democracia não se confunde com alternância, mas sim com a livre escolha dos eleitores. Se um “administrador” é visto como competente e atende aos interesses da maioria dos cidadãos, por que esses mesmos cidadãos votariam em outra pessoa ou outro projeto contrários aos seus interesses? Para atender essa mistificação de que democaracia é sinônimo de alternância governamental? Já é hora das pessoas pararem de repetir ad nauseum palavras e frases veiculadas por esses “comunicadores” que sem senso crítico “plantam” conceitos que não tem sustentação sociológica. Democracia – no plano eleitoral – é quando as pessoas podem escolher livremente, sem qualquer constrangimento, seus representantes. O tempo que permanecerão na administração depende apenas dos cidadãos-eleitores ou da legislação que normatiza as regras eleitorais. Em tempo: sou a favor da reeleição sem que haja limitação do número de vezes que o eleito seja reconduzido ao cargo em que está exercendo. Quem deve ser o juiz, ou seja, quem deve decidir se essa pessoa merece ou não permanecer no cargo é o cidadão-eleitor. Democracia é o respeito a vontade do eleitor.

  47. é por isso que sou a FAVOR

    é por isso que sou a FAVOR  de um candidato tato a Presidente  governador, prefeito  deveriam  se candidatar quantas vezes  quizesse  pór que  quem realmente o coloca  la é o povo  e se o povo  acha  que ele deve continuar  porque  leis para impedir  isso. Essa proibiçao   é que   realmente  dart  força  a  tal  ALTERNANCIA  DE PODER, 

  48. é por isso que sou a FAVOR

    é por isso que sou a FAVOR  de um candidato tato a Presidente  governador, prefeito  deveriam  se candidatar quantas vezes  quizesse  pór que  quem realmente o coloca  la é o povo  e se o povo  acha  que ele deve continuar  porque  leis para impedir  isso. Essa proibiçao   é que   realmente  dart  força  a  tal  ALTERNANCIA  DE PODER, 

  49. é por isso que sou a FAVOR

    é por isso que sou a FAVOR  de um candidato tato a Presidente  governador, prefeito  deveriam  se candidatar quantas vezes  quizesse  pór que  quem realmente o coloca  la é o povo  e se o povo  acha  que ele deve continuar  porque  leis para impedir  isso. Essa proibiçao   é que   realmente  dart  força  a  tal  ALTERNANCIA  DE PODER, 

  50. é por isso que sou a FAVOR

    é por isso que sou a FAVOR  de um candidato tato a Presidente  governador, prefeito  deveriam  se candidatar quantas vezes  quizesse  pór que  quem realmente o coloca  la é o povo  e se o povo  acha  que ele deve continuar  porque  leis para impedir  isso. Essa proibiçao   é que   realmente  dart  força  a  tal  ALTERNANCIA  DE PODER, 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador