Xadrez da marcha da insensatez, por Luís Nassif

Cena 1 – o descuido com a segurança política

Há uma enorme dificuldade das instituições brasileiras de interpretar desdobramento da crise e entender cada episódio de corte e e suas consequências.

Na montagem da cúpula do Judiciário e do Ministério Público Federal, foi fatal o descuido dos governos petistas, não entendendo o poder desestabilizador da Justiça e do MPF. A segurança institucional e a estabilidade política deveriam ter sido o foco principal nas escolhas. E, por tal, entenda-se avaliar as pessoas em um quadro de stress elevado.

Como se comportaria, por exemplo, uma Carmen Lúcia em uma situação de stress político? E um Dias Toffoli? E um Rodrigo Janot? Um Luís Roberto Barroso? Um Ayres Brito?

Não se tratava apenas de avaliar o conhecimento jurídico, mas a personalidade, o caráter – mais afirmativo, mais tímido -, a coerência, a propensão ao deslumbramento. Vai-se buscar esse histórico junto aos colegas de faculdade, aos colegas de profissão, aos juristas com quem o governo tenha afinidades políticas.

Houve um descuido monumental. Escolheu-se Joaquim Barbosa pela cor e pelo conhecimento e já se sabia, no próprio MPF, do seu comportamento desequilibrado. Ayres Brito já era conhecido pelo comportamento dúbio na ditadura.

Essa cegueira manteve-se durante todo o governo Dilma. O único procurador que enfrentava Gilmar Mendes de igual para igual, no Tribunal Superior Eleitoral, Eugênio Aragão, foi preterido devido a barganhas políticas com Gilmar Mendes.

Peça 2 – a incapacidade de perceber os momentos de corte

Com essa mediocrização ampla dos Poderes, pelo modelo político em voga, e das instituições, pelas escolhas erradas, o resto é consequência: a incapacidade do poder civil de entender os momentos de corte, os episódios que fariam o país ingressar em novas etapas, degrau a degrau rumo à insensatez.

Momento 1 – o mensalão

Ali estava nítida a aliança mídia-Ministério Público Federal, com este ensaiando os primeiros voos fora dos limites constitucionais. A montagem da narrativa pelo Procurador Geral Antônio Fernando de Souza e pelo ex-Procurador e Ministro do STF Joaquim Barbosa, mantida pelo sucessor Roberto Gurgel em cima de uma falsificação: o tal desvio da Visanet que nunca ocorreu.

De certa forma, o mensalão foi um presente dos deuses, pois teria permitido ao governo entender explicitamente as ameaças contidas na total falta de controle do MPF. Mas o sucesso de Lula no segundo governo passou a ilusão de que seu gênio político sempre encontraria meios de contornar as tentativas de golpe.

Depois primeiro escândalo, que levou ao mensalão, foram indicados para o STF a Ministra Carmen Lúcia (2006), Dias Toffoli (2009), Luiz Fux (2011), Rosa Weber (2011), Teori Zavascki (2012), Luís Roberto Barroso (2013), Luiz Edson Fachin (2015).

Em 2009 Roberto Gurgel foi indicado para PGR. Em 2013, Rodrigo Janot. Nem com os sinais claros de que os PGRs já andavam à reboque da opinião pública e da corporação, cuidou-se de uma estratégia clara ou ao menos da indicação de um PGR sólido.

Consequência – São esses personagens que se tornam responsáveis por conduzir suas respectivas instituições no período mais turbulento da história recente.

Corte 2 – a prisão de Delcídio do Amaral

Em cima de um grampo armado – possivelmente em uma operação controlada articulada pelo PGR -, com declarações esparsas, o STF endossou a posição de Teori, de mandar prender o senador Delcídio do Amaral. Não apenas isso. Permitiu-se a divulgação de conversas comprometendo Ministros sérios do STJ.

Consequência –  Depois que caiu a ficha, o STF se recolheu. Tornou-se personagem passivo do impeachment.

Corte 3 – a condução coercitiva de Lula e o vazamento de conversas familiares

COnsequência direta da anterior, esse episódio deflagrou um novo normal, em que a Constituição foi atropelada. Esteve nas mãos do Ministro Teori Zavascki o enquadramento da Lava Jato nos limites legais. Limitou-se a admoestar Sérgio Moro.

Consequência – o grupo da Lava Jato de Curitiba ganhou vida própria e passou a se impor sobre a PGR. A partir dali todos os abusos foram tolerados.

Corte 4 – o processo contra Eduardo Cunha

O Ministro Teori segurou por meses e meses a autorização para o processo contra Eduardo Cunha. Segundo alegou para amigos, evitava apresentar ao STF por não ter segurança em conseguir os votos necessários. Afinal, havia uma torcida surda pelo impeachment.

Consequência – Esse episódio marcou o ingresso definitivo do Supremo na abulia com que assistiu à consumação do golpe.

Corte 5 – a delação da JBS

Tirou definitivamente a blindagem que a mídia mantinha sobre o PSDB. E escancarou o inacreditável: em pleno exercício do mandato de presidente, Michel Temer indicando um assessor de confiança para receber uma bolada de uma empresa e a principal liderança do golpe negociando propinas em forma de empréstimos.

Consequência – Ali enterrou-se definitivamente a era das grandes passeatas. A opinião pública deu-se conta de que fora enganada no impeachment.

Corte 6 – a declaração do general Mourão

Essa soma de fatores leva a crise institucional ao ponto mais grave: as declarações do general Mourão, sem nenhuma reação do Executivo e do Ministro da Defesa.

O Congresso ficou mudo, o Supremo ficou calado, a ponto de nem a Ministra Carmen, nem o Ministro Barroso exercitarem seu hobby predileto: frases de efeito vazias. Restaram as manifestações isoladas do Ministro Marco Aurélio de Mello e da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal.

Consequência – as Forças Armadas entraram no jogo. Voltarão as vivandeiras dos quartéis. E qualquer candidatura em 2018 terá que beijar a mão e bater continência ao Estado Maior.

Peça 3 – os episódios desmoralizantes

A entrada do fator militar se dá no momento em que há um conjunto de episódios rocambolescos, capazes de ruborizar o analista mais cínico, sem que os poderes consigam apresentar uma resposta adequada.

Caso Aécio – a impunidade de Aécio é um fator de desgaste extremo. Depois da filmagem do primo levando dinheiro e da irmã negociando, era caso de renúncia imediata ao posto de senador, independentemente de qualquer iniciativa judicial.  Por aqui, Aécio não renunciou e sequer o PSDB tevê força para tirá-lo do cargo.

A teimosia de Marco Aurélio de Mello – que devolveu-o ao Senado como represália pelo fato do STF não ter aceito sua ordem de prisão contra Renan Calheiros – acentuou a impressão de impunidade. E a mídia, com ideia fixa na criminalização de Lula, limitou-se a reportagens episódicas sobre Aécio.

Caso Gilmar – os sucessivos abusos de Gilmar Mendes com o IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), com sua parcialidade, com seus ataques aos colegas e mesmo a defesa meritória do garantismo comprovam que o arrogante engoliu o esperto. Isso, mais o controle absurdo sobre os sorteios do Supremo – que o fizeram relator dos processos envolvendo justamente os três políticos tucanos mais barras-pesadas – Aécio, José Serra e Cássio Cunha Lima – vão cobrar seu preço. Gilmar valeu-se de um vácuo político e no STF para abusos sem fim. Não tem como essa falta de limites não cobrar seu preço no desgaste inédito do Supremo.

Peça 4 – o curto-circuito dos poderes

Essa disputa Supremo Tribunal Federal x Senado,  STF x STF, Câmara x PGR não leva em conta o básico: a crise atinge todas as instituições. Não se trata mais de disputa de espaço institucional entre instituições representativas do Poder Civil, mas de autofagia de instituições doentes, com a ameaça de um governo autocrático na primeira curva da estrada

Sobrevindo o vendaval, nenhuma escapará. E o que se vê é a insensibilidade de dançarinos no restaurante do Titanic, instituições em frangalhos, incapazes de administrar sequer os próprios conflitos internos.

Executivo – não sei o que é mais desmoralizante, se uma chusma de corruptos assumindo o controle do país, ou se a incrível mediocridade dessa turma. A resposta que deram à entrevista de Rubens Ricúpero não merecia estar nem em jornaleco do interior. O assalto continua sendo perpetrado à luz do dia. Cortes em todos os programas e benesses aos deputados, para garantir a manutenção da quadrilha no poder.

Supremo – uma disputa de egos entre Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, uma presidente incapaz de um gesto sequer em defesa da Constituição e Ministros derrotados em votações insuflando o Congresso a derrubar as sanções contra Aécio Neves.

Ministério Público – uma tropa à deriva, dirigida – finalmente – por uma procuradora de larga experiência na área penal e de direitos humanos. Mas com nenhum traquejo para o jogo das intrigas palacianas, entre instituições e na sua própria corporação.

PT – Tenta compensar a falta de iniciativa durante todo o processo do impeachment, com um ativismo extemporâneo. Não aprendeu ainda que republicanismo e bons modos políticos – como a defesa da legalidade no tratamento de um inimigo – não têm lugar à mesa, nesse grande banquete bárbaro. A nota em defesa do Senado ignorou que há um novo agente na praça.

Aí vem o Globo, que é grande por ser esperta, principal responsável pela ascensão da quadrilha de Temer ao poder, e estampa a chamada maliciosa;

Peça 5 – marcha da insensatez

Essa confusão monumental não permite uma visão otimista do futuro.

O caos amplo abre espaço para uma infinidade de possibilidade, nenhuma positiva – a que implicasse em um pacto entre instituições e partidos visando atender às expectativas da opinião pública.

O que se tem é um avanço da maré conservadora e uma aliança que se torna cada vez mais explícita entre a Lava Jato, a ultradireita, insuflando a maior intervenção militar.

Prova disso é o factoide da carta-arrependimento de Antônio Palocci, com o uso de expressões, como a “peçonha da corrupção” e outras do mesmo gênero, mostrando que os acordos de delação têm um copidesque com bastante afinidade com o linguajar da extrema direita.

Em um momento de bom-senso, o Senado adiou o julgamento da decisão do STF, permitindo a este chegar a alguma solução interna que impeça o transbordamento da crise.

Mas não há nenhuma luz no horizonte próximo.

2017-09-28 20:40:41

Luis Nassif

90 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Virar Porto Rico,

      Virar Porto Rico, infelizmente, é um final feliz pra essa tragédia toda. Acho que não pode se descartar movimentos separatistas e acontecer com o Brasil o desmembramento que houve há 200 anos da américa espanhola. 

  1. Falência Múltipla das Instituições…

    Existe outro país mergulhado nesse caos ou é só o Brasil???

    O país que era uma das maiores esperanças para as próximas décadas se transformou em uma das maiores icógnitas.

    Viramos um país imprevisível… a um passo de uma ditadura… a um passo de uma quebradeira geral… a um passo de se transformar em um país de fanáticos religiosos… a um passo de voltar a ser colônia…

    A soma de todos os medos parece ter virado realidade… 

    É uma zona completa… tanto macro quanto micro… falência múltipla das instituições.

  2. Assim como o Zé de Abreu,

    Assim como o Zé de Abreu, desisto do PT. Tá na merda e continua com esse republicanismo babaca, na linha “sou pobre, mas sou limpinho”. Errar uma vez é humano, várias é burrice! 

  3. Depois de tudo que foi
    Depois de tudo que foi colocado aí.
    Depois de mostrar que colocar gente competente em alguns setores cria problema para políticos.

    SO PODEMOS APOSTAR NOS MILITARES ,ANTES QUE ESTES PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO DESTRUAM PERPETUAMENTE A NAÇÃO

    PRECISOS UMA PAUSA COM OS MILITARES GOVERNANDO ATÉ QUE TODOS OS CORRUPTOS SEJAM ENCARCERADOS PARA SEMPRE.
    MUITO BANDIDO PARA ADMINISTRAR.

    1. E nossos militares não são

      E nossos militares não são corruptos? Todo esse esquema de empreiteiras + governo começou justamente durante a ditadura militar, não sabia? Da mesma forma que nossos políticos, policiais, promotores e juízes, os militares vêm de uma sociedade corrupta, prezado. 

       

      1. Esse esque de politicos +

        Esse esque de politicos + empreiteiras é mais antigo ainda, começou pra valer com a construção de Brasília e JK e seu plano de metas.

  4. Fala serio!

    O dia que a ficha cair  e o PT finalmente admitir que tem sua (grande ) parcela de culpa (como ter largado o Zé Dirceu aos leões na Ap470 pensando que a turba silenciaria), poderemos ter um ponto para a iniciar uma caminhada para a reconstrução do discurso.

    E a insensatez só piora. Vamos ser transportados direto ao século XVIII. Sem perdão!

  5. Sem luz no fim do túnel…

    …parece mesmo é que vem um trem de carga bem pesado de farol apagado.

    Tamú fú.

    Um pouco menos de idade, eu iria pro Uruguai, e começaria, a esta altura da vida a fumar um baseado pra relaxar das notícias ruins sobre a “pátria amada” que continuarão por bom tempo.

    1. O pior é a impressão que “ainda só o começo”… e o sal na terra

      Parece que teremos um longo processo de decadência até que algum dia volte a existir uma luz no fim do túnel.

      Com as forças políticas atuais estamos condenados ao longo fracasso.

      Com esse STF, essa justiça, essa imprensa, essa classe-média, essas religiões, esses empresários, esses partidos… não dá… já era….

      Décadas serão perdidas… acho que jogaram sal na terra… 

      Essa guinada do Brasil vai entrar para história… o país que cometeu suicídio coletivo… jogou o futuro para o alto e foi chafurdar na lama!

  6. O STF está no olho do

    O STF está no olho do furacão.

    Depois de 8 ministros petistas o STF se esfacelou.

    O tripe da legalidade ruiu com os 4 governos petistas, isso é fato.

    De fato, dos ministros petistas nenhum se salva. Não se deve esquecer da trapalhada de Lewandoviski quanto ao episódio do impeachment em querer fazer o STF julgar em última instancia o resultado da votação do senado, e da vergonhosa atuação em favor da Dilma, ao separar a cassação, de sua inelegibilidade.

    Por isso o próximo presidente da república, assim que for eleito, deve lançar, carinhosamente, um apelo aos ministros petistas para saírem de seus cargos, pedirem exoneração, e chamar os ministros que já se aposentaram para assumirem interinamente, enquanto outros não sejam cuidadosamente escolhidos, para um mandato de não mais de 12 anos.

    O ativismo jurídico, o episódio da raposa do Sol, a interferencia com os assuntos internos de todos os poderes criou esse monstrengo que se costuma ser chamado de STF.

    Em grande parte, os defeitos da PGR são potencializados por um STF absolutamente caótico.

    O melhor que o STF deve fazer, é seguir a sugestão do Min Gilmar Mendez, de calçar os chinelos da humildade e se recolher.

     

  7. A geopolítica e a elite

    A elite brasileira, escravocrata e burra, segundo o sociólogo Jessé Souza, juntamente com o Grande Império do Norte não permitiriam nunca um Brasil desenvolvido e soberano.

    Os meandros, a lógica, os atores e as circunstâncias poderiam ser diferentes, mas o fato é que a antiga e famosa frase do sr. Henry Kissinger – “Não permitiremos um novo Japão ao sul do Equador.” –  valeu para ontem, está valendo hoje, e será atual sabe-se lá até quando. Pelo tamanho do estrago ao País realizado pelas quadrilhas, as mãfias e as ORCRIMs, o que se antevê é o fim de um Brasil; de um Brasil como o conhecíamos até um ou dois anos atrás.

    A maior falha dos governos do PT, a oportunidade perdida, foi ter deixado a rede esgoto e a famiglia marinho  do mesmo tamanho, com o poder praticamete absoluto para fazer corações e mentes de quase a totalidade dos brasileiros.

    De qualquer modo, não gosto de fazer críticas a quem ousou verdadeiramente fazer pelo País o que o PT, a Dilma e o Lula fizeram. Sejam quais forem os equívocos cometidos, nenhum foi por má-fé e traição ao povo e à Nação. Os três guerreiros estarão eternamente muito bem guardados na memória e no coração.

  8. Graças a sua elite pequena –

    Graças a sua elite pequena – do tamnho de um verme – o Brasil na melhor das hipóteses continuará sendo um país grande, mas nunca um grande país. Nomes como Vargas e JK são exceções que pagaram caro por ousarem pensarem em um projeto de país que não fosse aqui ser um grande fazendão. A Vargas custou a vida e a JK o exílio e a chance de um segundo mandato. Lula, que ousou dar um pouco do bom momento econômico ao povo (sem mexer em nada no ganho das elites, diga-se a verdade ), também está pagando caro. 

    Se eu tivesse na casa dos 20 anos e com uma pooupança razoável, depois de terminar de ler esse post do nassif eu iria comprar hoje passagem pra algum outro país. 

  9. Lula! Agora!

    1. O evento Delcídio ocorre em novembro de 2015, portanto, anterior à condução coercitiva de Lula, que foi em março de 2016. Faço a correção pois julgo que a sequencia temporal é fundamental para o entendimento da atual situação. Além disso, julgo esse evento o ponto de inflexão definitivo para a atual situação, pois pela primeira vez um parlamentar foi afastado e preso em vigência de um regime democrático, bem como a invasão do Senado por ordem de Teori. 
    2. Teori é o personagem fundamental de todo esse desarme do regime democrático. Ele permitiu e deu guarida às ações de Moro. Sem ele e suas ações e inações, Cunha não seria presidente da Câmara; sem ele, Moro não seria o juiz de todas as ações, pois a ele, monocraticamente, foi dado o dever de definir a figura do juiz natural e do procurador natural nas ações da Lava Jato. 
    3. Quanto ao PT, em especial o PT do Senado: a ação correta na hora errada não absolve ninguém de seus erros, ao contrário. Antes de anunciar que votaria a favor de Aécio e contra a decisão do stf, a bancada deveria fazer a denúncia no Conselho de Ética e exigir a cassação do mandato por quebra de decoro. 
    4. Quanto ao resto da balbúrdia, eles que se entendam e tanto faz. Só haverá alguma saída ao atual quadro com a quebra e o estilhaçamento completo do pacto de sangue entre o psdb, pgr, stf, temer, globo, fiesp e febraban. É fundamental que ocorra a  paralisação completa das ações do governo, do legislativo e do stf. No atual quadro, com o governo na ofensiva em ações sem qualquer oposição, como se viu nessa semana, com temer fazendo o possível e o impossível para mostrar serviço e garantir sua coninuidade, com uma oposição com personagens como Pimentel, Rui Costa, Camilo Santana, Jorge Vianna, Aldo Rebelo, Humberto Costa e tantos outros, como mudar.? Certa está a maioria da população, que assiste a isso tudo como a uma novela, com enorme distanciamento, com a única certeza que qualquer conta a ser paga disso tudo será paga pelos que sempre pagam, os trabalhadores e trabalhadoras. 
    5. Por fim, na dúvida e na certeza, e tendo claro que primeiro de janeiro de 2019 está muito longe, a única saída para todo esse impasse é Lula! Agora! 

  10. Bienvenido a mexicanizaçâo
    Bienvenido a mexicanizaçâo brasileira. Agora somos uma bela colônia, nâo acredito em reversâo. Depois de 3 golpes nâo sobrou nada, 1954-1964-2016. Adeus Estado soberano. Sr. Nassif, grande patriota, sua coragem é admirável.

  11. O PT está praticando algo que

    O PT está praticando algo que poderia ser chamado de I-realpolitik rs. O caso do Aécio é a gota d’água. Fica quieto. Aí vem o republicanismo de araque na fala de Cagão Viana, o homem que quase chorou quando disse que não ia substituir o Renan quando o STF quis tirar o implantado do STF, na hora em que se votava a pec assassina do teto. No fim, cagão viana obedeceu ao seu amigo Renan e nós, o povo do andar de baixo, ficamos com a pec do teto. E é esse o partido que teoricamente teria que defender os pobres. Estamos fodidos de cima a baixo. 

    O PT  advoga o fair play mesmo sabendo que nesse jogo o adversário comprou arbitro bandeirinhas a tv que transmite e até o tribunal de justiça esportiva. Nem Freud explica. 

  12. Os coxinhas desejam a

    Os coxinhas desejam a intervenção militar desde sempre. Só não entraram ainda em consenso se feita pelos fardados brasileiros mesmo ou por um tataraneto do General Custer. Esse seria o xeque-mate. Mas a autodestruição macro (nacional) aos berros de “Fora PT” em nome do combate à corrupção virou autodestruição individual de efeito retardado. Perdendo o emprego, a pose e devolvendo casa e imóvel financiados, os tontos dos andares médio e de baixo se deram conta de que caíram, via Globo e redes sociais, no velho conto do falso pastor Jim Jones. Secretamente, talvez esperem que Lula afaste deles o cálice mortal.

  13. Para que limpar o PSDB

    O PT fez o certo. Manter o sujo do Aecio no Senado para servir de vitrine do PSDB. Para que retirar a sujeira do PSDB? Deixa ela lá, exposta e fedendo, para o Brasil inteiro ver. Manter o Aecio é o castigo que o PT dá ao PSDB.

    1. Não, não. O objetivo final do

      Não, não. O objetivo final do PT não foi o Aécio. Foi acordo para salvar o proprio pescoço em sentenças futuras do STF. Só que ninguém respeita acordo com o PT porque o partido não se faz respeitar (é  melhor ser temido do que amado segundo Maquiável) e os senadores “garantistas” do partido vão levar “guampa” mais uma vez. 

      E se o partido já sofria desgaste junto a população com o ataque midiático/jurídico agora o desgaste atingiu o seu eleitorado. 

      1. Prezada

        Dessa vez você  errou feio. “Acordo para salvar o proprio pescoço”? Acordo com quem? Onde? Com o quadro institucional que ai esta? Sobrou alguem pra fazer acordo?? Sobrou algum pescoço a ser salvo?? Por outro lado parcela  considerável da militancia apoiou a nota do PT. Inclusive eu. Bateu em Aecio, pediu sua cassçãoa na instancia adequada, o censelho de etica do Senado, e bateu no STF, cujo joguinho de morde e assopra com  Aecio, é um teatrinho mambembe, porco, do qual o PT não quer participar. Nessa hora mais escura, não  ceder a vendetas e a falsas vitorias, nem a manada de tolos que infestam as redes sociais, foi a coisa mais certa que o PT fez nos ultimos 10 anos. 

  14. A marcha de insensatez

    Marc Dugain, um escritor francês, escrevreu um livro sobre os irmãos Kennedy e, como um historiador, ele pesquisou tudo o que foi possivel encontrar sobre os assassinatos de John e Robert e chegou à conclusão – ja historica – de que os assassinatos dos irmãos Kennedy tinham o proposito de um golpe de Estado à americana. 

    No Brasil não é preciso recorrer a serviço de inteligência quando se quer retirar um presidente e eliminar a possivel ascenção de um outro candidato na linha sucessoria. Se antes recorria-se às FFAA, agora recorre-se ao judiciario. E assim como as forças armadas que até hoje deploram ser temida e detestada por boa parte do povo brasileira, o ativismo judicial vai leva-lo ao paroxismo de tornar-se uma instituição paria da sociedade brasileira. 

  15. O xadrez e instituições lesa pátria

    Ontem os Brasileiros ixpertos entregaram a base de Alcântara, quatro hidrelétricas para os gringos chineses franceses italianos, e um mundaréu de concessões do pre-sal para o tio sam exxon.

    O importante desta imprensa e seus jornalistas, aspirantes a um apto na cucaracha Miami são as datas e os recibos de aluguel de um apto de classe pobre do Grande Presidente Lula.

    Lá com os meus botões estou achando que o tio sam pretende fatiar este Brasil e ficar com aquilo que mais interessa, e os coxinhas não estão no pacote já são suficientes os muares que lá falam” ingres”!

    1. Prezado Ugo
      bom dia
      Passamos

      Prezado Ugo

      bom dia

      Passamos uma semana discutindo Militares e Ensino Religioso e nem percebemos que nossos recursos estratégicos, (Petróleo e Geração de Energia), estavam sendo “doados” a Americanos e Chineses !!! Merecemos a Alienação que vivemos !!!

      Abração

       

  16. Uma coisa é certa, o PT não tem mais condições de liderar o país

    Uma coisa é certa, o PT não tem mais condições de liderar o país. Depois daquela nota desastrosa de apoio ao Aécio Neves ficou bem claro que o partido não mudou nada. É uma agremiação de covardes acuados que aceitaram docilmente um golpe de estado que destruiu todas as instituições democráticas brasileira e está destruindo o próprio partido.

    Essa história de que o Lula é a única alternativa do PT só expõe a fragilidade do partido. A dependência ao ex-presidente é patológica e impede a renovação de lideranças e perpetua na direção nacional burocratas puxa-sacos. O PT sem o Lula simplesmente perde relevância, e isso se dá por causa dessa postura cômoda de ficar na dependência do ex-presidente e não ter a necessidade de renovar-se.

    A única saída nesse momento é o Lula apoiar a candidatura do Ciro Gomes ao Planalto e em troca exigir o apoio à candidatura do Haddad ao governo do Estado de São Paulo. A centro esquerda deve unir seus esforços nas eleições de 2018 sem a imposição da liderança megalomaníaca do PT.

    A aliança entre o PT, PDT e PCdoB é fundamental para sairmos desse atoleiro. Mais importante do que ter o Planalto, é fundamental eleger bancadas numerosas no Senado e na Câmara para assegurar a presidência das duas Casas. As energias do campo progressista não podem ser desperdiçadas em disputas internas, mas ser otimizada no sentido de se somarem.

    Enquanto o Ciro se concentra no Planalto, o Lula mantém as caravanas para subir em palanques do maior número possível de candidatos petistas à Câmara, Senado e governos estaduais. Por exemplo, em 2018 serão eleitos 54 senadores, essa plataforma política de centro esquerda deveria se comprometer a eleger TODOS os senadores, se não for possível eleger alguém do PT, que se eleja alguém do PDT ou do PCdoB.

    Em São Paulo, por exemplo, o Lula e o Ciro apoiam a candidatura do Haddad ao governo do Estado e do Suplicy e Chalita ao Senado. No Rio de Janeiro, Celso Amorim para governador e Lindberg e Jandira Feghali ao Senado. Em Minas, a reeleição do Pimental e a candidatura da Dilma ao Senado, e assim por diante…

    Não há saída para a atual crise sem a unidade entre o PT, PDT e PCdoB, assim como entre o Lula e o Ciro Gomes!

     

     

    1. Perdão. Ciro Gomes é um doidivana

      Perdão. Ciro Gomes é um doidivana irresponsavel que atira pra todo lado e não acerta em nada. Só comparável a João Dória. Um homem que ja trocou de partido como quem troca as cuecas (perdi a conta) que não lidera nem dentro de seu atual partido, pois enquanto pregava contra o golpe de 2016, o PDT se alinhavam com a milicia golpista, sem que ele soltasse um ai, essa criatura representa a quem e o que?? Além das promessas vazias que faz, ao gosto do fregues, Ciro Gomes representa o que??

  17. Eu diria que há muitos

    Eu diria que há muitos brasileiros dispostos a resistir e a virar esse jogo. A liderança de Lula nas pesquisas mostra que o povo cansou desse circo dos horrores e sem nenhum propósito de melhoria do coletivo.

    Dallagnol tenta fazer uma biografia e construir um caminho rumo à Presidência – o cara é um louco desvairado. Assim como esse deslumbrado, parece que todos querem aparecer e falar frases de efeito vazias, distantes da realidade.

    Temer age como um velhaco safado sem se constranger.

    Ayres Britoo além de viver em cima do muro é um deslumbrado traíra.

    O Mourão é um militar às avessas. Prega o entreguismo e o ultraneoliberalismo, um bocó.

  18. Nassif, a globo sempre faz do

    Nassif, a globo sempre faz do limão uma limonda quando se trata do PT. Nem deveria ser considerado mais. Basta ver o escândalo que promovem com os recibos de Lula. 

    A importância da ação petista no Senado foi expor o STF, pelo menos, a sua militância. O debate está acalorado e o fato é que, mesmo os que discordam da nota, não defendem tampouco o judiciário. Neste sentido, acho que foi de boa estratégia a exposição do abuso do judiciário também em sua instância máxima.

    1. rede esgoto

      Fosse qual fosse a atitude do PT, a famiglia marinho ia dar o tom e o colorido que fosse o mais proveitoso e conveniente aos seus interesses, ou seja, os interesses contrários ao povo brasileiro, à Nação e à Pátria (antigo isso: Pátria); e pau e cacete sem tréguas no PT e no Lula.

      O PT acertou em cheio no alvo com a sua atitude.

      No meio do furacão, e não de fora como umas tais esquerdas e o sr Ciro, teve uma atitude ética e corajosa.

      Corajosa, porque seria mais fácil tentar se aproveitar da situação esdrúxula e farsesca criada pelo STF para obter algum lucro muito imediatista, etéreo e oportunista, sem lastro e fundamento.

      Um Golpe de Mestre: bateu no Aécio (não livrou a cara do mineirinho metido a gângster) e no supremo. Não foi covarde em nenhum sentido, marcou firme sua posição, não chutou cachorro morto e recusou-se ao farelo.

      Bom de ver aqui como certos comentaristas, sempre atentos e prontos a darem suas estocadas no Lula e no Partido dos Trabalhadores, se aproveitaram desse episódio para alimentarem com mais esse conteúdo o seu discurso.

       

       

       

  19. Convenhamos.
    Todos nós

    Convenhamos.

    Todos nós brasileiros sabíamos que um governo de sindicalistas (não confundir com de esquerda) iria acabar por destruir o Brasil.

    Nós sabíamos desde o início. O problema é que a esperança venceu o medo e fomos nós, brasileiros, achar que 2 + 2 não ia dar quatro desta vez, e que o governo Lula conseguiria corrigir os defeitos enquanto navegava.

    Podia até ter dado certo, se a Dilma fosse uma presidenta capaz, independente, inteligente, e que ao assumir desmontasse essa bomba-relógio, herança maldita, que foi plantada pela república dos sindicalistas.

    Mas ela se mostrou fraca, confusa nas idéias, teimosa e leal demais ao pres. Lula, e foi incapaz de mudar o eixo do governo.

    O grande erro foi as esquerdas acharem que poderiam usar o Lula e seu carisma para chegar ao poder e mudar o Brasil usando o Lula. Mas foi o Lula quem usou as esquerdqs para chegar ao poder, e , uma vez lá, ele se tornou o dono das esquerdas. No poder, Lula não tinha nenhum compromisso em mudar o Brasil, mas apenas de se beneficiar.

    Basta ver as reformas que o Lula implantou no Brasil nos seus oito anos de governo: NENHUMA

    Agora a esquerda se encontra destruída pelo Lula. As esquerdas viraram terra seca. Nenhuma liderança surgiu, as antigas lideranças se apagaram, foram destruídas. Lula não permitiu nenhuma dissidencia, capturou todas as instâncias do partido. O PT nem ao menos merece o nome, deveria mudar para Partido Lulista ou Partido do Lula.

    De lembrar que Golbery do Couto e Silva, um dos maiores estrategistas dentre os militares apostava no Lula para destruir a esquerda no Brasil. Ele acertou na mosca.

    A situação está tão desesperadora que as esquerdas já estão discutindo se não seria melhor um governo militar como última trincheira para se evitar o desmonte do Brasil, apelando-se ao patriotismo dos militares e ao bordão do Tiririca, o do Pior que está não fica.

    Lula reinvindicou para sí o plano A, B e C para as eleições de 2018.

    Quando Lula morrer o que será do PT?

  20. sistema instável e bloqueando

    para que Lula não repita a tragédia de Nélson Mandela: preso foi um símbolo de luta contra o Apartheid, solto se tornou um desastre e na África da Sul persistem os vários tipos não oficiais de apartheid.

    da Serra da Mantiqueira, uma das formações geológicas mais antigas do mundo, com o horizonte turvo pelas queimadas, a pele ressecada pela baixa umidade do ar e testemunhando o racionamento de água no que foi a “serra que chora”, a perspectiva que se anuncia é de ainda muito sofrimento e desenganos.

  21. Será que são as instituições?

    Tenho pensado aqui com meus botões que um dos equívocos analíticos do momento é imaginar que tudo está como dantes nesse brasilzão, isto é, que desde a ditadura certos grupos sociais que estavam “suprimidos” teriam simplesmente saído do armário, que a composição da sociedade civil seria algo imóvel, que haveria campos cristalizados de disputa política desde 1988 pelo menos.

    O que vejo é que no mundo todo há sintomas de uma crise sistêmica global (econômica, social, financeira, ambiental, institucional, militar), e um dos dados inéditos mais importantes é o surgimento de um ambiente informacional de alta intensidade e de suas plataformas disseminadas em larga escala (a conjunção smartphone + redes sociais).

    Os padrões de comportamento social estão sendo alterados mais rapidamente do que a análise é capaz de compreender, isto é, ninguém de fato sabe com clareza o que está acontecendo, só sabemos que não vivemos mais no mundo do século XX, onde o social (as instituições, as profissões, as organizações políticas e de classe) ordenava o mundo. Hoje, o social está destruído, e com essa perda o ganho é o surgimento dos indivíduos. O “povo” amorfo se torna um conjunto de indivíduos singulares, o que até então era uma imagem borrada em meio aos movimentos de massa.

    Os “coxinhas” da Avenida Paulista não eram uma massa homogênea, a Globo convocou, mas cada um foi para lá com uma idéia diferente na cabeça, a ponto de testemunharmos contradições aberrantes na mesma passeata.

    Esse ambiente informacional está ventilando informações negativas no seio da sociedade, constituindo uma verdadeira ameaça à cultura nacional (cultura política, cultura democrática, etc.) sem que ninguém consiga apontar de fato o que está a ocorrer. Vemos toda sorte de distúrbios psicológicos, do narcisismo à depressão, passando pela estupidez e crueldade patológicas, ganhando momento. As consequências dessa nova situação podem ser gravíssimas, principalmente se essas questões continuarem ocultas, fora do debate público. É difícil mudar o pensamento, e isso é urgente. Não dá para continuar a interpretar o Brasil com interpretávamos há 20 anos atrás. Embora a geração em torno dos 60 anos, que formou-se no ambiente do século XX, esteja hoje na elite das instituições, a base do território está absolutamente transtornada por um ambiente revolucionário e potencialmente catastrófico.

    O problema não é só brasileiro, e o que está em jogo é a própria sobrevivência da atual geração de jovens e da próxima geração.

  22. haagen dazs

    Comunidades de inteligência e operações psicológicas devem estar se esbaldando em sorvetes haagen dazs, o preferido dessa dinastia. É festa. Coitada da gente brasileira. É tão simplória e modesta, tão provinciana que não consegue atribuir uma confusão dessa senão aos próprios defeitos. É muita maldade. Como tirar doce de uma criança de 5 anos. E o eixo centrifugador judiciário, operando já quase exclusivamente em modo de impostura, logo entregará o evento mais esperado, a exclusão de Lula das eleições de 2018. Disputam o primeiro lugar em atenção para este evento os serviços de inteligência, operações psicológicas e guerra eletrônica dos países mais belicosos do planeta. Um enorme esforço de produção videográfica se encarregará de noticiar ao mundo que o Brasil afundou num mar de corrupção e já pode ser considerado um failed state.  A confirmação da condenação de Lula em 2ª instância, anunciada pelo presidente do tribunal antes do recurso chegar na mesa do relator, será transmitida desde Marte para a galáxia, como inerente ao populismo vermelho atrasado e corrupto. O furacão muda de categoria. A vis atrativa da economia brasileira sugando a América do Sul, o vórtex orçamentário da União exaurindo as unidades federativas.  O eixo centrifugador executivo terá então uma caveira nas mãos, sinal de calamidade. A natureza é indomável. O preço do desmatamento desenfreado, que galopou desde a perspectiva do golpe, virá inclemente. Tem um oceano para descer concentrado. A população descobrirá que está abandonada. O colapsar de serviços públicos essenciais eleva a categoria da desestabilização. Por essa altura, pessoas das comunidades de inteligência e operações psicológicas já estarão obesas de tanto sorvete haagen dazs.

  23. Novo agente aparece da escuridão

    De onde o General Mourão fez o discurso em favor do golpe militar acabou por expor os que agiam nas sombras do poder, sem voto, sem autorização dos eleitores, com interesses também próprios; os maçons.

  24. Concordo com quase tudo…….

    So discordo um pouco com:
    “Não aprendeu ainda que republicanismo e bons modos políticos – como a defesa da legalidade no tratamento de um inimigo – não têm lugar à mesa, nesse grande banquete bárbaro”

    Não acho que seja uma saida ser tanto quanto ou mais barbaro que os inimigos…..por muito que a situação esteja caotica….para min, posso dizer que os males do Brasil são as sauvas(bem menos) e a falta de republicanismo(muito mais)……as opções eram 3:

    1-Não dizer nada, nada se ganha e nada se perde, talvez a melhor solução? Talvez…..

    2- a opção “nobre e elegante”(algo de ironia….) do republicanismo de contestar a constituncionalidade.

    3-Cair de pau na decisão e no Aecim……..

    A opção 3 me parece arriscada, pois penso desde o inicio e me repito, que prender Lula não é tarefa facil para turma do golpe, pois se tem algo que essa turma tem medo é do povo…mais medo do povo que o diabo da cruz, prender o Lula é facil mas o dia seguinte vai ser como? Como os 40% de intenções vão reagir?Criar um martir?
    Se metem Aecim em cana, arruman uma desculpa “imparcial” para por o Lula tambem……algo como o juiz de futebol que faz media e expulsa um jogador de cada lado….

    Não me choca, a posição do partido, me parece que neste caso em particular, faça parte do jogo legislativo/parlamentar.

    Quanto a globo, acho que se meteu num tal poço de descrédito, desta vez não vai escapar incólume……estou esperando a globo culpar Lula e o PT pelos furacões na america central ou o terremoto no Mexico……é mais uma das fake news assinada globo, nada de novo no front….

    Não acho que a coisa seja grave a ponto de se abandonar o partido…..de todas as maneiras, como disse a Vera Lucia……Mas qual(partido)? quais são as reais opções?…….enorme silencio……….. 

    1. Em resumo, vc acha que a nota

      Em resumo, vc acha que a nota do PT é o que vai impedir os arbitrários de serem arbitrários com Lula. Hehehehe…

  25. Simplismo na análise: indicações ao STF é acordão político.
    Esqueceram que Lula não tinha o poder de Médici e Geisel para indicar quem bem entendesse? Nem tinha maioria no Senado como teve Sarney e FHC? E que o PT nunca se preocupou em aparelhar Tribunais nos estados com desembargores, por exemplo? Pelo que já li e entendi (lembrem-se do caso Fux “mata no peito” no gabinete do Maluf, e do passeio de barco do “Kojac”), sempre existe uma lista de ministeriáveis e o nome sai de um acordão entre os senadores e o executivo, apadrinhado por correlações de forças. O próprio candidato precisa ter padrinhos e fazer o beija mão em gabinetes do Congresso (e até iates no Paranoá) . Primeiro combina, forma maioria, fecha o acordão e depois o presidente indica e Senado formaliza, Joaquim Barbosa não foi escolha só do PT (que o apoiou por seu apoio à política de cotas), mas que ninguém no partido nem o conhecia direito, ele se apresentando ao Frei Beto casualmente em uma aeroporto. O relator da indicação no Senado (favorável) foi César Borges, quando estava no PFL do ACM ainda vivo. Barbosa foi Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88) no governo Sarney, quando os ministros foram os baianos Carlos Santanna e Roberto Santos (ex-Arena e depois PMDB da ala Tancredista). Portanto as conexões políticas dele anteriores eram outras. Carmen Lúcia veio apadrinhada pelo grupo de Itamar Franco, portanto com apoio de Sarney e Aécio. Menezes Direito veio pelo PMDB do Rio, sem nada ter a ver com o PT. Fux sucedeu Menezes, com o mesmo apoio ampliado. Toffoli teve em Gilmar Mendes um forte articulador (é famoso um jantar – na casa de Gilmar, se não me engano – em apoio a Toffoli quando ele se lançava à indicação). O então senador tucano Arthur Virgílio, ferrenho oposicionista na época, votou a favor de Tóffili, deixando claro que houve um acordão prévio. Dizem que Dilma já quis nomear José Eduardo Cardoso, mas nunca conseguiu um acordão em torno de seu nome, sendo preterido por outros. Aparentemente o golpe já estava em gestação. Os outros também tiveram seus processos de nomeação semelhantes que desconhecemos os bastidores. De certa forma, o STF era mais ou menos a cara do Senado, em termos de apadrinhamento. Como política ama a traição, assim como senadores e deputados traíram Dilma, ministros do STF também traem suas criaturas. O Kojac do Temer votou contra ele na última denúncia, por exemplo, apesar da zona de conforto de seu voto não ter sido decisivo. Lembrem-se que até 2012, antes do julgamento do mensalão, o STF sempre funcionou mais como fator de estabilidade política do que de turbulência (mesmo na época do mensalão), e votou de forma progressista e em sintonia com o governo nas questões de constitucionalidade de políticas públicas (cotas, Prouni, células tronco, união homoafetiva, etc), apesar de votar de forma conservadora em questões econômicas (os bancos e grandes empresas quase sempre vencem) e políticas (aboliu na prática fidelidade partidária, por exemplo), salvo a questão do financiamento empresarial de campanha. Então era um pouco difícil dizer que as escolhas estavam erradas, dentro do contexto político vivido na época. Lula em entrevista aos blogueiros em 2010 foi perguntado sobre isso e disse que indicação ao STF as vezes era mais disputado pelos partidos do que ministérios. Logo fazia parte das articulações políticas. Lula não disse, mas concluo que indicar alguém “do coração” de petistas significava ter de ceder mais ministérios importantes para bancada de senadores. Dentro deste contexto imperfeito é difícil cobrar de Lula “erro” nas indicações. Poderia cobrar se as correlações de forças políticas no Senado fossem outras. Na verdade o problema no STF repete o problema do Congresso, apenas com membros mais eruditos. Retratam a falência do sistema político atual, exigindo uma Constituinte via plebiscito para o povo recuperar a confiança nas instituições políticas de governança.

    1. Vale uma reportagem sobre indicações ao STF

      Nassif, sei que a pauta está cheia, sei da dificuldade de encontrar fontes dispostas a falar e sei até do risco de retaliação com processos (mesmo sem avançar o sinal do relato factual), mas seria interessante uma reportagem sobre como se fazem as salsinhas no processo de indicação ao STF, e como levou à atual composição.

      O próprio Joaquim Barbosa, quando presidente da Corte, criticou o processo de indicação, insinuando haver algo bem errado, mas nunca entrou em detalhes.

      José Dirceu uma vez deu uma entrevista sobre o processo de nomeação Fux, que foi quase uma “delação NÃO premiada”, se seguir os mesmos critérios de indiciamento, denúncia e condenação da Lava Jato, com promessas de matar no peito e direito a reunião em gabinete do Paulo Maluf. Alíás, pergunto aos bravos procuradores lavajateiros, se Dirceu teria direito à redução de pena se detalhasse melhor o que disse na entrevista (ou se ficaria preso em RDD incomunicável para não abrir a boca sobre coisas que “não vem ao caso”).

      Hoje o STF vive numa zona de conforto (exceto Gilmar Mendes, porque insiste em se superexpor) blindado pela mídia, mas sua composição reflete o presidencialismo de coalizão (e isso explica várias decisões por placar apertado, como o 6×5 das aulas de religião em escola pública), o mesmo problema que leva a escândalos de corrupção do Congresso e das nomeações do Congresso ao executivo.

  26. Xadrez da marcha da insensatez

    em 24/08/2016, arkx aqui neste GGN postou, e publicado foi pelo Editor Chefe: colapso

    nos escombros do colapso institucional brasileiro, a maior das catástrofes é a do Lulismo e de quase toda a Esquerda. obrigados pela realidade a encarar o espelho, se negam a identificarem-se com a imagem refletida. apanhados numa crise de representação, agarram-se aos escombros de sua auto imagem desmascarada, como se assim fosse possível sobreviver ao desastre da queda da Democracia no Brasil.

    ao vagar em círculos no labirinto que construiu ao seu próprio redor, a Ex-querda não se propõe ao único movimento capaz de construir uma nova identidade: mergulhar no abismo e atravessar a superfície do espelho.

    num jogo sujo com cartas marcadas, a banca sempre vence. sem a participação popular não há como ganhar.

    pautado pelo calendário eleitoral e submisso à lógica das instituições, o PT reduziu-se de partido de massas a partido de quadros. ex militantes metamorfoseados em comissionados incrustados nos cargos da máquina pública. (link) de defensores dos interesses de amplas camadas da população, a representantes de si mesmos. de instrumento de luta dos trabalhadores, a mais um partido de sustentação da ordem. (link)

    uma  estúpida borboleta, que abandonou o vôo pelos céus e se enfiou novamente no casulo, para decompor-se como lagarta.

    se o Lulismo sempre foi uma sedutora esfinge sem enigmas, nos encontramos todos na maior de todas as encruzilhadas de nossa História.

    ao negar-se a decifrar o enigma do auto-engano em que se imobilizou, para hipotecar apoio incondicional ao Lulismo, a maior parte da Esquerda acabou por se converter em sua própria esfinge, sem se dar conta que nada mais fez do que devorar a si mesma.

    1. Amontoado de frases de efeito…típicas das análises de Facebook

      em 24/08/2016, arkx aqui neste GGN postou, e publicado foi pelo Editor Chefe: colapso

      [NÃO PRECISAVA DE TANTO NARCISISMO DIANTE DE UMA DESCOBERTA TÃO ÓBVIA… ATÉ WALTER MERCADO PREVIA O COLAPSO EM AGOSTO DE 2016… GOSTEI DO TÍTULO: “COLAPSO, POR ARKX”… CITA SEU NOME JÁ NO TÍTULO E DEPOIS VEM AQUI LEMBRAR TODO MUNDO DE QUANTO VOCÊ É ESPERTO… FICA JOGANDO CONFETE SOBRE SI MESMO.]

      nos escombros do colapso institucional brasileiro, a maior das catástrofes é a do Lulismo [AS PESQUISAS ELEITORAIS MOSTRA CATÁSTROFES MAIORES… DO AECISMO… DO TUCANISMO… MAS A PAIXÃO POR FRASES DE EFEITO É MAIOR DO QUE PELA REALIDADE… BEM MENOS SIMÉTRICA E MINIMALISTA]e de quase toda a Esquerda. obrigados pela realidade a encarar o espelho, se negam a identificarem-se com a imagem refletida[JÁ A DIREITA DÁ UM SHOW… EXEMPLO A SER SEGUIDO POR TODOS… DAQUI A POUCO VEM O I REICH NACIONAL… TAMANHA É ESPERTEZA DIREITISTA]. apanhados numa crise de representação, agarram-se aos escombros de sua auto imagem desmascarada, como se assim fosse possível sobreviver ao desastre da queda da Democracia no Brasil.[UAU… QUE FRASE DE EFEITO LEGAL!!! PENA QUE AS PALAVRAS NÃO ENCAIXAM MUITO COM A REALIDADE MAIS UMA VEZ… SE A DEMOCRACIA CAIU… ENTÃO DE QUE REPRESENTATIVIDADE VOCÊ ESTÁ FALANDO??? SE É UMA AUTO-IMAGEM COMO PODE SER DESMASCARADA??? E SE FOI DESMASCARADA COMO PODEM SE AGARRAR???]

      ao vagar em círculos no labirinto que construiu ao seu próprio redor, a Ex-querda [AH…. OS TROCADILHOS… COMO ADORAM ESSES TROCADILHOS] não se propõe ao único movimento capaz de construir uma nova identidade: mergulhar no abismo e atravessar a superfície do espelho.[UHU!!! VAMOS ATRAVESSAR O ABISMO GALERA!!! ESSE É O CAMINHO!!! QUE BOM QUE TEM GENTE COM VISÃO PARA INDICAR O CAMINHO: O ABISMO!!!]

      num jogo sujo com cartas marcadas, a banca sempre vence. sem a participação popular não há como ganhar.[AS INTENÇÕES DE VOTO NÃO MOSTRAM O QUANTO VOCÊ ESTÁ ERRADO???]

      pautado pelo calendário eleitoral e submisso à lógica das instituições, o PT reduziu-se de partido de massas a partido de quadros[QUE PENA!!! ENQUANTO OS OUTROS PARTIDOS ESTAVAM REZANDO, NUNCA PENSANDO NA LÓGICA ELEITORAL… QUERIAM SEMPRE O MELHOR PARA O PAÍS… PT MALVADÃO!!!]. ex militantes metamorfoseados em comissionados incrustados nos cargos da máquina pública. [PT MALVADÃO!!! DEVERIA TER COLOCADO COMISSIONADOS DO PSDB PARA PROVAR O QUANTO É MERITOCRÁTICO… POIS É ISSO QUE TODOS OS OUTROS PARTIDOS FAZEM!!!] de defensores dos interesses de amplas camadas da população, a representantes de si mesmos. de instrumento de luta dos trabalhadores, a mais um partido de sustentação da ordem. [SUSTENTOU A ORDEM SOFRENDO IMPEACHMENT!!! BRILHANTE… O PARTIDO SUSTENTOU A ORDEM SENDO EXPULSO DA MESMA!]

      uma  estúpida borboleta, que abandonou o vôo pelos céus e se enfiou novamente no casulo, para decompor-se como lagarta.[NOTHA! QUE FRASE LINDA… DEVE TER FEITO SUCESSO NO FACEBOOK!!!]

      se o Lulismo sempre foi uma sedutora esfinge sem enigmas, nos encontramos todos na maior de todas as encruzilhadas de nossa História.[UAU!!! MAIS FRASES DE EFEITO!!! QUE MARAVILHA!!! PRA QUE DADOS E INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS EM ANÁLISES POLÍTICAS??? MELHOR FALAR EM BORBOLETAS E ESFINGES!!!]

      ao negar-se a decifrar o enigma[UÉ… MAS NÃO ERA SEM ENIGMA???] do auto-engano em que se imobilizou, para hipotecar apoio incondicional ao Lulismo, [DEVERIA TER FEITO O QUE??? NÃO OBTIDO APOIO E JÁ TER SAÍDO DO PODER EM 2005??? ERA ESSE ABISMO QUE VOCÊ ESTAVA FALANDO???]a maior parte da Esquerda[EX-QUERDA, ESQUECEU??] acabou por se converter em sua própria esfinge, sem se dar conta que nada mais fez do que devorar a si mesma[UAU!!! COLOQUE ISSO NUM CARTAZ: “A ESQUERDA É UMA ESFINGE QUE DEVORA A SI MESMA” OU “A ESQUERDA É A BORBOLETA QUE VOLTOU PRO CASULO”!!! E SAIA COM SUA CAMISA DA CBF EM ALGUMA MANIFESTAÇÃO DO MBL!!! VAI FAZER SUCESSO…  AQUI INFELIZMENTE SÓ VIRAR PIADA MESMO!].

      SÓ LI NARCISISMO E PSEUDO INTELECTUALIDADE MASTURBATÓRIA… SORRY!

      1. Xadrez da marcha da insensatez

        quanto mais nervosinho ficar e mais emocional for a reação, apenas confirmará que o Lulismo se tornou uma seita e dialogar com seus seguidores é tão impossível quanto com os adoradores do BolsoMito BolsoNazi.

        o Lulismo bloqueia o surgimento de novas lideranças e se tornou um obstáculo para o avanço dos movimento sociais no Brasil.

        .

        1. Agora virou marcha do vitimismo

          quanto mais nervosinho ficar e mais emocional for a reação[A ÚNICA REAÇÃO EMOCIONAL E NERVOSINHA AQUI FOI O SEU LONGO E INÚTIL TEXTO QUE EU IRONIZEI… VOCÊ É QUE VEM FAZER O PAPEL DE CRÍTICO E JUÍZ… NÃO VENHA SE FAZER DE VÍTIMA E INVERTER A CITUAÇÃO AO SER CRITICADO], apenas confirmará que o Lulismo se tornou uma seita e dialogar com seus seguidores é tão impossível quanto com os adoradores do BolsoMito BolsoNazi.[SEU TEXTO NÃO TEM TOM DE DIÁLOGO… MUITO PELO CONTRÁRIO… É SIMPLESMENTE UMA REPETIÇÃO DO ANTI-LULISMO E ANTI-PETISMO BURRO QUE INUNDA TODA INTERNET E GRANDE MÍDIA… ESSE PAPO FURADO JÁ ESTÁ FICANDO VELHO E ULTRAPASSADO]

          o Lulismo bloqueia o surgimento de novas lideranças e se tornou um obstáculo para o avanço dos movimento sociais no Brasil.[NÃO BLOQUEIA NADA… AJUDOU MUITO MAIS QUE PREJUDICOU… E NINGUÉM TE IMPEDE DE FAZER NADA, A NÃO SER SUAS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES INTELECTUAIS. COM ESSE TEXTINHO MIXURUCA AÍ, COM OU SEM LULA, SEU “MOVIMENTINHO SOCIAL” NUNCA SAIRÁ DO PAPEL. QUEM IMPEDE A EVOLUÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NESSE PAÍS, TODO MUNDO ESTÁ CARECA DE SABER: GLOBO, PSDB, VEJA, ITAÚ, ETC… ENFRENTE OS INIMIGOS REAIS… E ABANDONE ESSA CONVERSA MOLE!!!]

          PS. EU NÃO SOU LULISTA, NEM PETISTA… VOCÊ SE AGARRA NESSES ESTERIÓTIPOS PARA MANTER SUAS TEORIAS INGÊNUAS.

  27. Análise extremamente realista

    Análise extremamente realista do Nassif. Discordo somente da avaliação  do “erro”  do PT nas escolhas para o judiciário, que é uma instituição elitista, cuja função maior é proteger a si mesma e às castas privilegiadas. Os poucos que se salvam não salvariam o país da catástrofe atual. Sem destruir o mal maior, a “instituição maligna” que concentra e potencializa a podridão das demais instituições  e envenena as mentes de milhões de brasileiros, sem a eliminação total e definitiva da organização criminosa Globo e de tudo o que ela representa, não há futuro, o passado será apagado e reescrito e o presente será um inferno permanente.

  28. Parabéns participante arkcx

    há alguns raros participantes que fazem análises com poucos dados, com antecedência, e com muita probabiidade de acertarem. Não fazem “a posteriori”. Não são jornalistas, não me parece  q tenham trânsito privilegiado entre os Poderes. No entanto, exempo de arkcx, são curtos, certeiros. Claro, não são seguidos por puxa-sacos.

    Ovelhas Negras, é disso que gosto. São negras. Não animam.

  29. A nossa ingenuidade

    O desenrolar desta trama estava traçada há um bom tempo. Com as capilaridades no poder pelo país do norte, não me surpreendem as cenas que estamos assistindo incrédulos. Há alguns anos atrás conversando com um amigo, eu disse para ele o quanto estava desconfiado de toda aquela calmaria e aceitação da ascensão do Brasil mundo afora. Nunca acreditei piamente que estávamos livres das amarras que nos prendem há séculos. Quando olhava para esta turma de oligarcas sorrindo com o desenvolvimento do país, me vinha sempre a cabeça, quando viria a reação? O que mais me surpreende em toda esta história foi O Lula e o PT não reforçarem as instituições brasileiras prevendo que um dia poderia vir um golpe. Com tanta experiência política e “estrada”, como foram tão ingênuos? Quanto a balbúrdia dos poderes, eles agora disputam o protagonismo para assumir ao lado dos seus sócios americanos, os privilégios de depredarem o povo e o país. Querem garantir os seus e na boa. Enquanto isto o monstro mercado avança sobre nosso patrimônio e direitos impiedosamente e sem escrúpulos. Quanto ao futuro das empresas vendidas a preço de banana, basta olharmos para Oi. Quanto ao futuro do Brasil provavelmente não sobrará nada, talvez nem mesmo o país. Quanto a maioria de nós brasileiros, sem ninguém e nada para nos defender neste mundo difícil, estou tão perdido quanto todos. Tomara que eu esteja errado.

  30. Legalidade

    Minhas impressões: há coisas que foram e coisas que são.

    Sobre as que foram. É um erro acusar Lula ou Dilma pelas péssimas escolhas do STF. Na época em que foram indicados, o Golpe de Estado não estava no cenário. Desde os anos 1960 os tribunais superiores não se empenhavam tanto em viabilizar o Estado de Exceção, com fazem agora (ontem um ministro do STJ defendeu um novo Golpe Militar pelo Twitter). É quase impossível antecipar que um jurista ou procurador de destaque se tornará um lixo humano quando estiver em posição de evidência.

    Outro ponto: é um erro acusar o PT de apatia. O partido nunca foi o monolito ideológico que a mídia pinta e os tolos creem. Desde o início é um agrupamento de tendências que se mantinha coeso pela mão de ferro de Dirceu e pelo trabalho de Genuíno, que como Lula é um homem de consensos. A prisão de Dirceu e a mutilação de Geno​í​no rompeu esse equilíbrio. O impacto foi imenso, não o suficiente para provocar a dispersão, mas provocou um estado de letargia quase invencível. Manter a coesão sob ataque desproporcional de forças é difícil demais, daí a importância das caravanas de Lula. Só recentemente, coisa de semanas, parte da militância se reconciliou com Dirceu, frente a miséria moral de Palocci.

    Sobre ​o momento atual, concordo com leitura de Nassif: o cenário hoje é o pior possível. Contudo, penso que a legalidade é a nossa única herança. No curto prazo nossa derrota é certa. Dilma caiu pq abaixou os juros e afrontou bandidos, como Aécio e Cunha em Furnas. Foi honesta com o povo e perdeu a batalha. Mas está de pé até hoje pq manteve-se na legalidade, antes e agora. No médio e longo prazo, repito, a legalidade será a nossa força.

    A guerra mal começou e será dura. A destruição será grande, como em todas as guerras, mas sobreviveremos pq temos uma utopia que nos guia, diferente do outro lado

  31. A insensatez está há muito
    A insensatez está há muito tempo estabelecida,quando se permite muitos do Judiciário serem empresários e com isso confundir ou privilegiar interesses privados em detrimento dos interesses público,o Gilmar Mendes está aí para não me deixar mentir,e o pior,agora tem a concorrência de Barroso com a sua banca de advogados e doido para pegar um contrato de uma grande empresa visto que Gilmar está queimado com o PIG!

  32. Máfia tucana dos inférno!!! Invadiram os 3 poderes e tudo + !!!

    Quem já conviveu de perto com esse povo, sabe que essa autofagia é uma prática igual ao que rolava antes de 2002, quando dominavam tudo e competiam entre eles, rindo de tudo e de todos como agora após o golpe de 2016. A única diferença é que agora está totalmete exposto, com todos os personagens escancarados, mas que por incrível que pareça continuam operando numa boa tipo “somos os donos do pedaço”. É uma autofagia do tipo das brigas entre gangs do narcotráfico, onde lutam por mais poder e espaço, inclusive com mortes, mas o narcotráfico continua fodendo todos à sua volta. Portanto, essa autofagia pouco nos importa ou interessa, pois o que tá pegando mesmo é o canibalismo dessa máfia! É uma fome sem fim e violenta, e que está esfolando e engolindo o Brasil e os brasileiros vivos!

  33. Não nasce canalha; torna-se canalha

    Precauções são necessárias, mas não há como impedir que o sujeito torne-se um canalha.

    Ex. 1 =  Aragão defendeu a nomeação de Janot para Procurador-Geral.

    Ex. 2 = Lula sempre prestigiou e foi generoso com Palocci.

  34. Soberania popular

    Soberania popular exige respeito

    O imbróglio STF x Senado no caso Aécio é mais um sintoma da falta de respeito com a soberaia popular. E que fique claro. O senado não é o detentor da soberania popualr. O senado é mandatário, recebe um mandato do povo, este, sim, é o soberano, mas quase nunca no Brasil essa soberania é garantida e respeitada.

    O senador tem mandato popular e deve honrar e dignificar o mandato recebido do povo soberano. Como no Brasil a soberania popular tornou-se algo irrelevante, faz todo sentido, o pior sentido, tornar zero a reação ao impeachment, os partidos tolerarem políticos indignos exercerem o mandato popular. É hora de agir. Os brasileiros dignos devem agir. No caso de Aécio, ainda que se critique a exceção do STF, devemos exigir a renúncia e/ou a cassação do senador pelo Congresso. Colhido na prática do crime, a obrigação moral e política de Aécio é renunciar. Recusar a renuncia é abusar do mandato popular, da soberania popular. É crime de lesa pátria utilizar dos poderes da República para delinquir impunemente, sistematicamente, dilapidando o erário público e as riquezas da nação em proveito próprio e de organizações criminosas. Gente como Aécio, Cunha, Temer e toda a quadrilha deve ser banaida da vida pública e pagar pelos crimes. 

    O Judiciário claudica e continua em hasta pública, como se denunciava a Justiça do tempo do Império; o Legislativo é o balcão de negócios para chupar o orçamento em proveito de grupos seletos. A nação brasileira precisa exigir punição daqueles que estão vendendo as riquezas brasileiras na bacia das almas, que, insisto, isto é crime de lesa pátria. A renuncia de Aécio é o mínimo que se deve cobrar de um senador da República sobre quem cai a gravidade de denúncias, indícios e provas indesculpáveis. A soberania popular deve estar no centro da cena para fazer avançar a luta pela igualdade e liberdade no Brasil. Lembro-me que na campanha de 2006 Marilena Chauí esteve aqui na Bahia e fez uma conferência na Faculdade Cairu, lotada, ela falou exatamente disto, o hábito de boca torta dos políticos eleitos, governantes, de usurparem a soberania do voto como se isto fosse “natural”. O politico eleito se sente dono do voto, ela dizia, age como se dono fosse da soberania do povo, tendo recebido mandato popular se vê e age como imperador, desconhecendo a soberania popular.

    Neste momento nos faz imensa falta uma rede nacional de comunicação popular qualificada, bem posicionada, bem informada, diária, que compreenda a centralidade de se fazer ouvir a voz do povo em narrativas de combate aos privilégios e a mistificações, combater a desinformação, pautando as experiências de transformação que milhares de grupos desenvolvem em todo o país. Precisamos da comunicação que ajude a desmascarar a hipocrisia das elites e enfrente as questões cruciais que vivemos atualmente na sociedade.

    Chegamos num ponto da crise cuja única saída é fortalecer os meios adequados para a defesa das riquezas e das possibilidades imensas da nação espoliada, fraturada. Somos um povo generoso e explorado, rebaixado a ser uma espécie de sub-povo. Mas precisamos nos rebelar. O começo de tudo precisa ser juntar o Brasil para garantir a distribuição das riquezas naturais, culturais, simbólicas, econômicas do país. O Brasil mobilizado para cumprir seu destino de grande naçao, tomado como base desse processo a luta incessante para reduzir e por fim às desigualdades sociais, política, etc. que inviabilizam o país.

    Seis bilionários do Brasil ganham mais do que 100 milhões de brasileiros. Como podemos aceitar esta indignidade? Deixamos de fazer disso a pauta fundamental e ficamos patrocinando produtos de beleza para fazer das aparências a imagem enganadora das nossas misérias. A TV e a comunicação pública qualificada deve recusar o servilismo ao mercado de consumo que banaliza a existência ao invés de dignifica-la. Rasgar o véu para evitar que a maioria caia na mistificação do bolsomito de que a distribuição de armas, fuzis, revólveres, etc. nas cidades e nas fazendas, para fazendeiros e outros proprietários matarem quem quiser em nome da defesa da sua propriedade e/ou disputando a propriedade alheia seja algo perfeitamente aceitável. Distribuir armas nas cidades e nas fazendas? Vocês já imaginaram o que será viver no Brasil em que a venda de armas se torna algo banal? Atualmente são assassinados 60 mil pessoas por ano no Brasil. É matando cada vez mais brasileiros despossuídos que nossos problemas serão resolvidos?

    Todos devemos mais do que nunca agir. Meu entendimento é que toda a esquerda brasileira foi golpeada e está sem capacidade de reação. Toda a esquerda. Todos os grupos mais à esquerda que saíram do PT desde a década de 1990 contribuíram, com a saída, a garantir tranquilidade à hegemonia da Articulação nos debates internos do PT. O fracasso político do PT é o fracasso político da esquerda da minha geração. O social-liberalismo petista, porém, deixou-nos o legado da política de incluir os pobres no orçamento. O combate à ilegitimidade do capitalismo neo-liberal deve servir para interromper o crescimento do ovo da serpente. No lugar de fascismo precisamos manter e aprofundar a luta pela igualdade, luta que precisa continuar e se fortalecer.

     

  35. Tudo o que está acontecendo

    Tudo o que está acontecendo era perfeitamente visível para quem, no início da Lava Jato, juntou os pontos: envolvia CIA, Rand Corp, DoJ, Departamento de Estado dos EUA e a cumplicidade criminosa do nosso Judiciário e da Rede Globo.

    Destruir nossa soberania para sugar nossas riquezas e o sangue do nosso povo sempre foi o objetivo dessa gente.

    Os indícios apontavam para libianização, com a implantação do caos total no país. Agora, sinceramente, eu não esperava que a coisa ia chegar a tanto. Achava que os políticos se dessem conta do que estava acontecendo. Ingenuidade minha. Nossos políticos são egístas, imediatistas, primários, medíocres, curtos de vista e completamente burros. Não viram o perigo que se avinhava. 

    Deu no que deu.

     

  36. Quantos erros.

    Se dizia que Deus era brasileiro.

    Que o Brasil era o país do futuro.

    Que o brasileiro é um povo cordato.

    Que o petróleo é nosso. 

    Que decisão de justiça não se discute.

    Que médicos cuidam da saúde.

    Que o mpf precisa de autonomia.

    ……

    Quem pode concertar esta zona ?

  37. Chegou a vez das trevas …

     

    Neutralizar Dirceu  foi o primeiro passo no projeto de destruição do PT. Com Dirceu fora do jogo, acreditava-se que nem Lula nem seu partido sobreviveriam. Erraram. Dirceu caiu em 2006 ou 2007 ( se não me falha a memoria), mas Lula concluiu seu mandato com 85% de aprovação. Seus feitos se tornaram modelo e exemplo em todos os campos: educação, politica externa, distribuição de renda, tudo dentro da normalidade democratica, e sem arranhar 1 nano milimetro os privilegios e propriedades da parcela mais endinheirada. Então era necessario  cravar o punhal  mais fundo. Ferir de morte o legado de Lula, nem que para isso se detrua a economia, as empresas de ponta e as instituições. Até o almirante do submarino nuclear foi demonizado, exorcizado e destroçado. Exigir do PT  clarividência ao preencher os postos do STF  e da PGR é um pouco demais. Eram todos muito bem recomendados, qualificados e com curriculos impecáveis. Barbosa foi ideia de Leonardo Boff (reza a lenda). Ayres Brito foi uma aposta do finado Marcelo Deda. Aragão avalizou Janot,  um suposto amigo de Genoíno. Ninguém tem escrito “canalha” na testa, e ainda não se inventou uma ferramenta pra sondar a alma das pessoas e seus interesses inconfessáveis.  Vivemos presos em um eterno ciclo de avanços e retrocessos, luz e trevas.  Agora chegou a vez das trevas. A hora mais escura ainda esta por vir … 

     

    1. O problema

      que quando vier a era da luz, o neoliberalismo já tera dilascerado o estado Brasileiro. Na primeira crise internacional sem as estatais o Brasil vai quebrar.

  38. Estrutura de uma rede
    Estrutura de uma rede (“cosca”) mafiosa e a (possível) posição estrutural de “sérgio moro” na rede.

    – soldati (soldados) os criminosos comuns
    – uomini d’onore” (homens de honra) não são como os criminosos comuns, mas ocupam cargos (funcões, atividades, postos) honrosos e influentes (como – por exemplo – autoridades públicas; políticos; policiais; magistrados; sacerdotes, empresários, jornalistas…) encaregados da proteção social e legal da cosca (rede) mafiosa e de seus agentes; etc.
    – commissario regionale (comissários regionais) dirigentes regionais da cosca mafiosa e que escolhem (elegem) o chefe
    – capo (o chefe)

    1. Os inúmeros fatos,
      Os inúmeros fatos, circunstâncias e elementos de sua atuação processual -parcial, politica, direcionada e inércial fartamenente noticiada e comentada – somada ao seu comportamento pessoal público ligações e envolvimentos notóriao, dão forte convicção de sua participação na estrutura de uma rede criminosa altamente elaborada e composta.

  39. Não tem jeito em 2018

    A direita se estruturou, tem muito mais pessoas qualificadas para a estratégia(mesmo que seja uma estratégia do mal), tem a imprensa principal fechada com eles, tem o dinheiro fechado com eles(empresários), como exemplo segue reportagem do estadão de hoje: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,preocupados-com-a-economia-empresarios-se-articulam-para-influenciar-eleicoes,70002022333

    Não tem jeito a esquerda não tem a menor chance em 18 e talvez por muitos anos, quando as pessoas acordarem(os pobres de direita) já será tarde demais o estado estará completamente liquidado(minimo do minimo).

    Vivemos não só a era conservadora mas tambem a ultra liberal, (forças armadas, imprensa tradicional e empresários) apoiam esse movimento. Não há força que vença isso em 2018.

     

    Só se fala em reformas, privatizações e questões conservadoras, a estratégia vai ser tirar Lula(apesar que Lula estando ou não, não ganharia) e vão colocar o máximo de candidatos possíveis. tem partido novo, livres, tem dem, tem psc, vai ter muito candidato liberal em 18.

  40. Erra o Nassif GGN, absurdamente ERRA

    É fixar postagens lulistas e petistas. Até comercialmente $$$$$  é um erro porque vai se resttringir a um nicho estreito, religioso no mau sentido do termo, fanatizado, com viseiras, pesudoe-esquerdas. A não ser que se entenda esquerdas como um nicho que se acha iluminado, portado da verdade e da da luz, intolerante, que se resguarda na sua pseudo pureza em cantos e recantos que lhes dêem abrigo e pipoca. E alguns patrocínios pelas evidências das estatísticas enganosas das visitações.É fixar postagens lulistas e petistas. Até comercialmente $$$$$  é um erro porque vai se resttringir a um nicho estreito, religioso no mau sentido do termo, fanatizado, com viseiras, pesudoe-esquerdas. A não ser que se entenda esquerdas como um nicho que se acha iluminado, portado da verdade e da da luz, intolerante, que se resguarda na sua pseudo pureza em cantos e recantos que lhes dêem abrigo e pipoca. E alguns patrocínios pelas evidências das estatísticas enganosas das visitações.

  41.  
    “Você não muda as coisas
     

    “Você não muda as coisas lutando contra a realidade atual. 
    Para mudar algo é preciso construir um modelo novo que tornará o modelo atual obsoleto.“
    Buckminster Fuller
     

  42. Progressismo

    Quando o PT assumiu o poder assumiu todo o discurso progressista em voga no planeta pela defesa das minorias: mulheres, negros, pobres e homosexuais, e, no lado econômico toda a política foi voltada para o desenvolvimento dessa parcela excluída da sociedade

    Na realidade o PT assumiu o discurso progressista, algo que faltava ao psdb e ao pmdb como plataformas de governo e, no momento em que o PT foi condenado pela mídia pela possibilidade de impeachment da presidente legitimamente eleita, todo esse discurso e essa defesa também  teriam de ser rechaçadas, combatidas, todas, como de “esquerda”, como se casa própria e dinheiro pra comer fossem contribuições socialistas.

    Hoje ninguém defende essa plataforma, defender as minorias virou síndrome de apoio ao PT e por isso, hoje, são relevadas a terceiro plano as políticas de desenvolvimento social 

    O que o governo faz, com o apoio da Rede Globo é assassinar o futuro da próximas gerações em prol do salvacionimo de uma elite política corrupta que não liga pro povo e o PT ao apoiar a salvação do aecio, dá razão ao exército mercenario de assasinado de reputações, mas também mostra o quanto o partido é maravilhosamente progressista e defensor da lei, defensor ao ponto de deglutir a si mesmo por esse moralismo anoréxico e que custou um governo

    Viva ao PT, o progressismo e a civilidade serão sua morte, é um partido que merecia um país melhor

     

  43. vida curta, arte longa, ocasião fugidia

    “O que se tem é um avanço da maré conservadora e uma aliança que se torna cada vez mais explícita entre a Lava Jato, a ultradireita, insuflando a maior intervenção militar.”

    O golpe no fundo JÁ FOI derrotado. A estratégia de “primavera”, que destruiu países e consolidou governos fantoches, em lugar dos legítimos que derrubou, não levou a sério o aviso de que o Brasil não é para amadores.

    Gilberto Amado dizia que a pior coisa é governar um povo inteligente. E explicava: porque a inteligência tem uma irmã vadia, que é a malícia; não confundir com maldade, que é burrice. Nem general consegue agitar as massas, que resolveram sentar e assistir a cena, como se fosse um desenho animado de criança para agradar adulto. Manifestem sua insatisfação, tomem as ruas, defendam seus ideais, quem sabe faz a hora etc etc — e nada. Atonytus.BR, ascii for the masses. Mas as massas não saem nem para comprar pão. A pessoa precisando de prego procura numa tábua velha, para não ter que sair e comprar. Para o comércio isso é péssimo, assim como a chuva, que faz a pessoa preferir ficar em casa sem gastar. La plata, mira, miragem. Produtos como “revolução colorida” ou “primavera brasileira” vão chegar no verão barateados como bolo em fim de feira, tentando pauta em escola de samba.

    E os sucessos do golpe (até agora)? Bem, dignos de holiude. Sem embargo, o piloto de fuga da maior quadrilha política de que se tem notícia desde a pre-história, o notório Temer, ainda como lorde protetor e comandante supremo do Brasil, marginal de grande saber jurídico, orgulho da raça constitucional, não pode fazer mais milagres. Ninguém é de ninguém, na vida tudo passa. Ninguém é de ninguém, até quem nos abraça. Oh selfies!Logo pesquisadores poderão acessar o memorial do golpe em cloud, com todos os áudios e vídeos capturados pela quadrilha inteira e sua base cúmplice, uns contra os outros, nesta fuga espetacular pelo ralo do governo central da répública, fuga que haverá de inspirar certamente premiados roteiros e monografias no tema da deliquência senil. Em cloud também os powerpoints de todos os esquemas e de todas as redes e conexões nacionais e internacionais desses gigantes do crime na melhor idade.

    As massas brasileiras são humildes, mas não são burras, nem gostam de ser humilhadas. Sermões para uma gente escolada há séculos em malandragem de elite não funcionarão. Exu tranca a rua. E só mesmo uma ressaca de formol poderia inspirar uma “intervenção militar” no Brasil de hoje. Muito mais de duzentos milhões em ação sabem. Pra frente Brasil, salve a seleção? É tarde, é tarde! Se fosse perto todo mundo vinha, se fosse raso ninguém se afogava. Mas este é um golpe cretinista animado pelo patético, a população soube ver e ouvir. Passada certa idade, alertava Bonaparte, o homem que conserva gostos próprios da juventude perde em consideração o que ganha em ridículo. Uma aparição fardada, voz do além, anunciando que tem completa confiança do investidor internacional, pleno reconhecimento do ministério das colônias (oea), apoio entusiasmado dos estados unidos e virilidade suficiente para botar a economia para a frente na democracia e na bala, há de despertar alguma compaixão, mas terá poder de espanto semelhante ao de fantasmas de um castelo inglês comprado por um texano.

    1. Boa Interpretação

         O povo não quer servir de bucha de canhão pra consertar as merdas que a classe média paneleira fez. No final das contas pra quem já é pobre mesmo nada muda muito.

  44. Xadrez da marcha da insensatez

    segue a marcha da insensatez rumo a um ano para sempre longe demais, 2018, e liderada por um pré candidato cujo destino jaz nas mãos de um Judiciário venal, seletivo, classista, corporativo e partidarizado.

    e como se não fosse insensatez suficiente: sem qualquer programa. a não ser repetir todos os erros que nos trouxeram ao impasse atual: uma reedição anacrônica e de um Lulismo cuja data de validade há muito venceu por fadiga de material.

    mas a bem da verdade o Lulismo continua vivinho! olhai para Minas Gerais.

    como não bastasse estar enfiado até todo seu rabo preso no negócio do nióbrio em Araxá, agora o “governador companheiro”, Pimentécio (Pimentel + Aécio), pretende privatizar as águas minerais curativas do Sul de Minas, inclusive Poços de Caldas.

    e os seguidores da seita ainda crêem piamente que será através de Lulinha Paz e Amor que o Golpe de 2016 será superado. é ao contrário, Lula 2018 é a assinatura que faltava para estabilizar o golpe na viabilização do Pacto à la Brasil. 

    os golpistas somos nós!

    p.s.: os milicões (não são militares, são burocratas e lobistas de golpes contra o Brasil e seu Povo) deveriam se mirar no exemplo dos Generais russos, que morrem na linha de frente do campo de batalha, ao invés de conspirarem confortavelmente no ar condicionado dos gabinetes e dos salões de palestra.

    vídeo: War Machine 

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=bycRTGb-UcI%5D

    .

      1. Xadrez da marcha da insensatez

        mas não foi arkx quem após ficar de mãos dadas com Sarney, Maluf e Collor, não respeitou sequer a morte cerebral de sua esposa e se abraçou com os algozes dela. e agora hipoteca solidariedade a Garotinho e Aécio.

        o Lulismo se tornou uma seita e dialogar com seus seguidores é tão impossível quanto com os adoradores do BolsoMito BolsoNazi.

        o Lulismo bloqueia o surgimento de novas lideranças e se tornou um obstáculo para o avanço dos movimento sociais no Brasil.

        .

        1. “o Lulismo bloqueia o

          “o Lulismo bloqueia o surgimento de novas lideranças”

            Ah, o choro do psolismo cirandeiro… liderança SE FAZ, meu querido. Não se pede nem se concede.

          1. Xadrez da marcha da insensatez

            o fanatismo dos seguidores da seita do Lulismo os impede de enxergar o óbvio:

            – a crise de representação é completa e o sistema político está falido como um todo;

            – intenção de voto em pesquisa pré eleição é uma coisa, capacidade de honrar as expectativas destes possíveis votos é coisa completamente diferente;

            – exemplo de grande liderança , no campo do PT e da CUT, que o Lulismo está asfixiando agora neste mesmo momento em que escrevo; Beatriz Cerqueira, do Sind-UTE (MG);

            .

    1. … E MAIS MASTURBAÇÃO PSEUDO-INTELECTUALÓIDE!!!

      segue a marcha da insensatez rumo a um ano para sempre longe demais, 2018, e liderada por um pré candidato cujo destino jaz nas mãos de um Judiciário venal, seletivo, classista, corporativo e partidarizado.[ESQUECEU DE FALAR DOS RETARDATÁRIOS… ALCKMIN, SERRA… QUE NÃO ESTÃO AÍ POR CAUSA DA MESMA SELETIVIDADE, DEVERIAM ESTAR CORRENDO RISCO DE PRISÃO OU DE ENELEGIBILIDADE… QUE VÃO FAZER CAMPANHA COM SUAS CONTAS DE PROPINA EM PARAÍSOS FISCAIS… DEVIDAMENTE LEGALIZADAS POR MORO E CIA]

      e como se não fosse insensatez suficiente: sem qualquer programa. a não ser repetir todos os erros que nos trouxeram ao impasse atual[POR QUE NÃO OS ACERTOS QUE LEVARAM O BRASIL AO MAIOR DESENVOLVIMENTO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS…]: uma reedição anacrônica e de um Lulismo cuja data de validade há muito venceu por fadiga de material[O GÊNIO FALA TANTO EM REPETIÇÃO MAS O SEU DISCURSO É MESMA PASMACEIRA ANTI-PT E ANTI-LULA QUE INUNDA A INTERNET… REPETE ISSO TODO DIA… SEM NUNCA MOSTRAR A SAÍDA… QUEM SERIA… ALGUÉM TÃO CRÍTICO E ESPERTO VAI NOS MOSTRAR A SOLUÇÃO… SERÁ QUE É DÓRIA… NÃO É POSSÍVEL… ].

      mas a bem da verdade o Lulismo continua vivinho! olhai para Minas Gerais.

      como não bastasse estar enfiado até todo seu rabo preso no negócio do nióbrio em Araxá[ESSA É NOVA… ENVOLVER PIMENTEL NESSE ESQUEMA DE AÉCIO… DAQUI A POUCO VAI QUERER FALAR QUE ELE TAMBÉM PEGAVA 1/3 EM FURNAS], agora o “governador companheiro”, Pimentécio (Pimentel + Aécio)[DELÍRIO COMPLETO], pretende privatizar as águas minerais curativas do Sul de Minas, inclusive Poços de Caldas.

      e os seguidores da seita ainda crêem piamente que será através de Lulinha Paz e Amor que o Golpe de 2016 será superado[NÃO… SERÁ VIA DÓRIA E O MÁGICO DE OZ… OU ENTÃO PAPAI NOEL… É MELHOR ARRUMAR OUTRO CANDIDATO… SÃO TANTAS OPÇÕES VIÁVEIS NA ESQUERDA… ALÉM DO MAIS, AS PESQUISAS ELEITORAIS INDICAM A NECESSIDADE DE ARRUMAR OUTRO CANDIDATO, NÃO É MESMO?]. é ao contrário, Lula 2018 é a assinatura que faltava para estabilizar o golpe na viabilização do Pacto à la Brasil. [NÃO FAZ SENTIDO… PALAVRAS AO VENTO…]

      os golpistas somos nós! [NÃO… O GOLPE É DA GLOBO, PSDB, PMDB, EMPRESÁRIOS… OS TROUXAS COM CAMISA DA CBF SÃO APENAS TROUXAS COM A CAMISA DA CBF]

      p.s.: os milicões (não são militares, são burocratas e lobistas de golpes contra o Brasil e seu Povo) deveriam se mirar no exemplo dos Generais russos, que morrem na linha de frente do campo de batalha, ao invés de conspirarem confortavelmente no ar condicionado dos gabinetes e dos salões de palestra.[DEVERIAM MESMO… E DEPOIS MUDAR PRA RÚSSIA E FICAR POR LÁ]

      1. Xadrez da marcha da insensatez

        continua nervosinho;

        continua reagindo emocionalmente;

        (não vai conseguir nada com isto, além de prejudicar seu fígado, acentuando seus problemas digestivos e debilitando ainda mais sua visão).

        continua confirmando que o Lulismo se tornou uma seita e dialogar com seus seguidores é tão impossível quanto com os adoradores do BolsoMito BolsoNazi.

        Lulinha Paz e Amor após ficar de mãos dadas com Sarney, Maluf e Collor, não respeitou sequer a morte cerebral de sua esposa e se abraçou com os algozes dela. e agora hipoteca solidariedade a Garotinho e Aécio.

        Lulinha Paz e Amor não tem nem o vigor físico, nem o perfil psicológico, nem a postura política e muito menos a estatura ética para liderar a guerra pela libertação do Brasil.

        Lulinha Paz e Amor só está apto a liderar o grande acordão das elites num Pacto à la Brasil.

        quem ainda não enxerga quem é Lulinha Paz e Amor é porque está cego pelo fanatismo.

        não haverá retorno.

        vídeo: Sob gritos de “assassino” e de “golpista”, Temer chega a hospital para prestar condolências a Lula

        [video: https://www.youtube.com/watch?v=9TKV24RRT4U%5D

        .

         

        1. Repete… repete… repete

          continua nervosinho;continua reagindo emocionalmente; [REPETIU ISSO… NÃO DEU CERTO NA PRIMEIRA VEZ, NÃO DARÁ NAS OUTRAS… NÃO VOU BAIXAR O TOM POR QUE VOCÊ ME ACUSOU DE NERVOSINHO… VOU CONTINUAR NO MESMO RITMO]

          (não vai conseguir nada com isto, além de prejudicar seu fígado, acentuando seus problemas digestivos e debilitando ainda mais sua visão).[BELEZA… O FÍGADO É MEU… ELE AGUENTA]

          continua confirmando que o Lulismo se tornou uma seita e dialogar com seus seguidores é tão impossível quanto com os adoradores do BolsoMito BolsoNazi.[SE VOCÊ CHAMA DE “DIALOGAR” ENTRAR NUM FÓRUM DE DISCUSSÃO SE PROCLAMANDO O DONO DA VERDADE E DIZENDO QUE TODO MUNDO É IDIOTA E CEGO, QUE FORAM DESMASCARADOS E DEVEM PULAR NUM ABISMO… SEM NUNCA APRESENTAR NENHUM TIPO DE ARGUMENTO OU SOLUÇÃO… BEM… EU JÁ TE ADIANTO QUE VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR “DIALOGAR” COM NINGUÉM. ALIÁS… QUANDO EU REBATI SUAS CRÍTICAS, A SENHORITA DEU UM BELO CHILIQUE VITIMISTA… O QUE MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE “DIALOGAR” NUNCA FOI SUA INTENÇÃO.]

          Lulinha Paz e Amor após ficar de mãos dadas com Sarney, Maluf e Collor, não respeitou sequer a morte cerebral de sua esposa e se abraçou com os algozes dela. e agora hipoteca solidariedade a Garotinho e Aécio.[REPETIU ISSO… DEVE TER ACHADO QUE ESSE TIPO DE ARGUMENTO VAI “OFENDER” OS “LULISTAS”… ACORDA CRIANÇA!!! REPETE MAIS UMAS 3 VEZES NOS PRÓXIMOS POSTS… TA TODO MUNDO IMPRESSIONADO!]

          Lulinha Paz e Amor não tem nem o vigor físico, nem o perfil psicológico, nem a postura política e muito menos a estatura ética para liderar a guerra pela libertação do Brasil.[HAHAHAHAHAHAHAHAHA ATÉ A CABEÇA DA MINHA ROLA TEM ÉTICA SUFICIENTE PRA LIDERAR ESSA PORCARIA DE DE PAÍS E AINDA SAI NA FRENTE DE 90% DOS CANDIDATOS… QUANTO MAIS LULA. EU DESCONHEÇO OPÇÃO MELHOR NO MOMENTO, MAS VOCÊ, COM CERTEZA VAI SABER… FUGIU DESSE QUESTIONAMENTO 3 VEZES, MAS AGORA VAI: QUEM VOCÊ SUGERE, ÓH SABE-TUDO… DESEMBUCHA LOGO E DIZ QUEM TE GUIOU ATÉ AQUI!]

          Lulinha Paz e Amor só está apto a liderar o grande acordão das elites num Pacto à la Brasil.[HAHAHAHAHAHAHA AS “ELITES”… COM 10 REAIS E 1 PINO DE COCAÍNA QUALQUER CIDADÃO COLOCA METADE DESSAS “ELITES” NO BOLSO… ELITES NA ARTE DE MAMAR NA TETA DO GOVERNO…]

          quem ainda não enxerga quem é Lulinha Paz e Amor é porque está cego pelo fanatismo.[SIM… E VOCÊ VEIO “DIALOGAR” COM CEGOS… MAS ATÉ AGORA NÃO APRESENTOU NADA A NÃO SER REPETIR O MESMO DISCURSINHO ANTI-LULA E ANTI-PT QUE 90% DOS IMBECIS VOMITA 24 HORAS POR DIA NO FACEBOOK, GLOBO, JOVEM PAN, YOUTUBE, ETC, ETC, ETC… QUE VISÃO PRIVILEGIADA… ATÉ AGORA NÃO VI DIFERENÇA ENTRE VOCÊ E OS PANELEIROS COM CAMISA DA CBF… TALVEZ O BIGODE]

          não haverá retorno.

           

          1. Xadrez da marcha da insensatez

            -> O FÍGADO É MEU… ELE AGUENTA

            vc acha que “ele aguenta” só por que não está doendo. esqueceu que fígado não dói? então vou ainda repetir mais uma vez: a vingança do fígado é deixar cego de raiva e provocar dores lancinantes  em virtude das úlceras estomacais. continue nervosinho e se suicide lentamente: cego e com as tripas apodrecidas. teu corpo não te aguenta mais…

            .

  45. Ao que tudo indica, o uso do

    Ao que tudo indica, o uso do poder desestabilizador da Justiça e do Ministério Público não é fenômeno restrito ao Brasil e é plano que envolve anos de doutrinação ideológica. Se o PT pudesse ter detectado a extensão do perigo deste fenômeno para a estabilidade de seus governos progressistas, já teria sido de uma argúcia extraordinária, que dirá se tivesse podido se preparar de modo conveniente para enfrentar este vasto poder. José Dirceu?

  46. O participante ARKX é o melhor comentarista de todos

    claro que nem vai ser fixado no alto, em destaque, pelo blogueiro que realimenta de pipocas os pseudo progressistas, os pseudos-discussantes que abominam uma vírgula de diferença, e que não sabe dialogar. Um novo governo baseado nessa mentalidade tá aberto a paralisia, a golpes, a atrasos, a provisórios e enganadores avanços. Por que não se pensar na ida de Aldo Rebelo pro PSB? Nossas ditas esquerdas são tri autoritárias, presunçosas, idem as direitas. Talvez valha o antigo ditado “A Virtude Tá No Meio”, pois ambas podem desestabilizar o país, se chegassem ao Governo. E é na estabilidade que a esquerda consequente , aberta, séria cresce.

  47. A Marcha da Insensatez

    Tremenda cara de pau do Fernando Henrique agora que a merda está feita vir falar de união para deter a “marcha da insensatez”.

    Ele já foi mais original.
    Neste seu apelo rouba a expressão “marcha da insensatez” do título de um livro da superconhecida historiadora americana Barbara Tuchman. Deveria pagar royalties… é como dizem, “apropriação cultural”…

    Aliás, ele pode não ter notado, mas a citação vem bem a calhar.
    O livro da Barbara Tuchman defende a tese de que as sociedades frequentemente tomam decisões que vão contra seus interesses maiores. E acabam com estas decisões decretando sua falência.

    Para defender sua tese ela faz uma análise histórica de diversas situações: a intervenção americana no Vietnã, os católicos na Renascença provocando o cisma protestante e, o mais interessante, a decisão dos troianos de levar o cavalo de madeira deixado pelos gregos para dentro da cidade contra todas as evidencias do perigo que isto poderia resultar e contra todos os avisos dos adivinhos como a própria Cassandra, filha do Rei Príamo.

    Fernando Henrique certamente não viu, mas sua apropriação da frase da Barbara Tuchman bem que se aplica à eleição de 2002.
    Ao inicio de todo o processo que nos trouxe até este bundalelê.

    Naquele momento, muitos de nós acreditavamos que eleger o PT seria um fecho histórico adequado para o periodo que o país vivera de 1964 até ali.

    Eu mesmo nunca votei em Luís Inácio, sempre o achei macunaímico demais, mas também pensava assim.
    Que finalmente dando o poder ao PT encerrariamos aquele ciclo baixo-astral que veio dos generais e passou por Tancredo, Sarney, Collor, Itamar e o próprio FHC.
    Que talvez, enfim, pudessemos fazer as pazes com nosso passado e encontrar nosso caminho.

    Mas foi tipo “A Marcha da Insensatez”. Trouxemos o cavalo de madeira para dentro da cidade.
    E agora está um sufoco pra botar o bicho pra fora.

    Fernando Henrique estava certo em se apropriar da obra da Barbara Tuchman.
    Só que ele atirou no que viu e acertou no que não viu.

     

  48. A Marcha da Insensatez

    Tremenda cara de pau do Fernando Henrique agora que a merda está feita vir falar de união para deter a “marcha da insensatez”.

    Ele já foi mais original.
    Neste seu apelo rouba a expressão “marcha da insensatez” do título de um livro da superconhecida historiadora americana Barbara Tuchman. Deveria pagar royalties… é como dizem, “apropriação cultural”…

    Aliás, ele pode não ter notado, mas a citação vem bem a calhar.
    O livro da Barbara Tuchman defende a tese de que as sociedades frequentemente tomam decisões que vão contra seus interesses maiores. E acabam com estas decisões decretando sua falência.

    Para defender sua tese ela faz uma análise histórica de diversas situações: a intervenção americana no Vietnã, os católicos na Renascença provocando o cisma protestante e, o mais interessante, a decisão dos troianos de levar o cavalo de madeira deixado pelos gregos para dentro da cidade contra todas as evidencias do perigo que isto poderia resultar e contra todos os avisos dos adivinhos como a própria Cassandra, filha do Rei Príamo.

    Fernando Henrique certamente não viu, mas sua apropriação da frase da Barbara Tuchman bem que se aplica à eleição de 2002.
    Ao inicio de todo o processo que nos trouxe até este bundalelê.

    Naquele momento, muitos de nós acreditavamos que eleger o PT seria um fecho histórico adequado para o periodo que o país vivera de 1964 até ali.

    Eu mesmo nunca votei em Luís Inácio, sempre o achei macunaímico demais, mas também pensava assim.
    Que finalmente dando o poder ao PT encerrariamos aquele ciclo baixo-astral que veio dos generais e passou por Tancredo, Sarney, Collor, Itamar e o próprio FHC.
    Que talvez, enfim, pudessemos fazer as pazes com nosso passado e encontrar nosso caminho.

    Mas foi tipo “A Marcha da Insensatez”. Trouxemos o cavalo de madeira para dentro da cidade.
    E agora está um sufoco pra botar o bicho pra fora.

    Fernando Henrique estava certo em se apropriar da obra da Barbara Tuchman.
    Só que ele atirou no que viu e acertou no que não viu.

     

  49. A Marcha da Insensatez
    Tremenda cara de pau do Fernando Henrique agora que a merda está feita vir falar de união para deter a “marcha da insensatez”.

    Ele já foi mais original.
    Neste seu apelo rouba a expressão “marcha da insensatez” do título de um livro da superconhecida historiadora americana Barbara Tuchman. Deveria pagar royalties… é como dizem, “apropriação cultural”…

    Aliás, ele pode não ter notado, mas a citação vem bem a calhar.
    O livro da Barbara Tuchman defende a tese de que as sociedades frequentemente tomam decisões que vão contra seus interesses maiores. E acabam com estas decisões decretando sua falência.

    Para defender sua tese ela faz uma análise histórica de diversas situações: a intervenção americana no Vietnã, os católicos na Renascença provocando o cisma protestante e, o mais interessante, a decisão dos troianos de levar o cavalo de madeira deixado pelos gregos para dentro da cidade contra todas as evidencias do perigo que isto poderia resultar e contra todos os avisos dos adivinhos como a própria Cassandra, filha do Rei Príamo.

    Fernando Henrique certamente não viu, mas sua apropriação da frase da Barbara Tuchman bem que se aplica à eleição de 2002.
    Ao inicio de todo o processo que nos trouxe até este bundalelê.

    Naquele momento, muitos de nós acreditavamos que eleger o PT seria um fecho histórico adequado para o periodo que o país vivera de 1964 até ali.

    Eu mesmo nunca votei em Luís Inácio, sempre o achei macunaímico demais, mas também pensava assim.
    Que finalmente dando o poder ao PT encerrariamos aquele ciclo baixo-astral que veio dos generais e passou por Tancredo, Sarney, Collor, Itamar e o próprio FHC.
    Que talvez, enfim, pudessemos fazer as pazes com nosso passado e encontrar nosso caminho.

    Mas foi tipo “A Marcha da Insensatez”. Trouxemos o cavalo de madeira para dentro da cidade.
    E agora está um sufoco pra botar o bicho pra fora.

    Fernando Henrique estava certo em se apropriar da obra da Barbara Tuchman.
    Só que ele atirou no que viu e acertou no que não viu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador