Xadrez do MPF como ameaça à democracia

Atualizado com esclarecimentos do Ministro Ricardo Lewandowski

Ontem de manhã fiz uma palestra no encontro do Instituto Ethos sob o tema “Operação Lava-Jato: como equacionar a relação entre desenvolvimento econômico e combate à corrupção”. Era para contar com a participação de um membro do Ministério Público Federal (MPF). Nenhum dos convites foi aceito.

O Ethos lançou uma bela carta sobre o tema (http://migre.me/v2nWL), com um conjunto de princípios ideais, entre os quais:

·       Apoiamos o avanço da operação no âmbito dos marcos constitucionais, sem foco partidário, vazamentos seletivos ou qualquer tipo de influência de interesses alheios às suas metas.

·       Ela tem de ser ampla e irrestrita, devendo prosseguir enquanto houver irregularidades a apurar, independentemente de quem atingir, esteja essa pessoa no poder ou não.

·       Hoje, somente 5% dos condenados na Operação Lava-Jato são políticos. Sabemos que há foro privilegiado, mas é necessário obter, de fato, progressos na celeridade e na efetivação dos processos que envolvem a classe política.

A operação que o Ethos apoia seguramente não é a que estamos testemunhando.

Na minha apresentação, procurei demonstrar que essa operação ideal é improvável na conjuntura política atual.

Meu xadrez é o seguinte:

1.    A nova jurisprudência penal, a ampliação do poder de investigação do Ministério Público Federal, inclusive com o acesso a dados internacionais, conferiu poder enorme à corporação.

2.    Não existe superpoder que possa depender exclusivamente dos princípios éticos e valores morais individuais de seus membros. Com a ausência de um sistema de freios e contrapesos, a lógica do MPF será cada vez mais de tentar ampliar o espaço, até bater no muro de um pacto entre os demais poderes.

3.    A ocupação do espaço pelo MPF passou pela parceria com a mídia e pelo apoio da classe média ascendente, com a qual a corporação é mais identificada. O pacto se deu em torno do combate ao inimigo comum, o PT. Sem a figura do inimigo e a prática do direito penal do inimigo, a aliança não se sustenta.

4.    O primeiro uso da força pelo MPF foi na AP 470, que desequilibrou o jogo político do nosso precário presidencialismo de coalizão, empurrando o governo Lula para os braços do PMDB, usando a Petrobras como moeda de troca, conforme se conferiu na delação do ex-senador Delcídio do Amaral.

5.    O segundo movimento foi com a Lava Jato explorando as vulnerabilidades criadas pelo primeiro movimento, e levando à queda do governo.

Portanto, fez-se uma campanha moralista, fundada na luta anticorrupção e o resultado final foi o desmantelamento do sistema partidário e a entrega do comando do país ao grupo político mais suspeito das últimas décadas, que mais cedo ou mais tarde utilizará o poder do qual se viu revestido para para interromper a Lava Jato e enquadrar o MPF.

Ontem, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) premiou a Lava Jato com destaque do ano. Prova maior de que a miopia política não acometeu apenas os governos Lula e Dilma e o PT. É processo generalizado.

Peça 1 – o processo judicial e a busca da verdade

Primeiro, vamos entender como analisar um procedimento jurídico.

Meu primeiro desafio jornalístico em temas jurídicos foi uma denúncia que fiz contra o então Consultor Geral da República Saulo Ramos, devido a um decreto, logo após o Plano Cruzado, que recriava a indústria de liquidação extrajudicial.

Saulo manobrava conceitos jurídicos, que eu desconhecia.

No meio do debate, consegui uma fonte especialíssima, um Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que me passou uma lição básica para me livrar do jugo do especialista:

– O processo judicial tem que levar à justiça. Analise a realidade e veja o resultado da decisão tomada. Se levar a um resultado injusto, ou a lei é injusta ou a interpretação dela está errada.

Lembro essa história para nos debruçarmos sobre os resultados dessa metodologia do MPF de colheita de provas – explicada em um livro de Deltan Dallagnol muito elogiado – sobre a construção das provas através do levantamento de indícios. Ele leva à verdade e, através dela, à justiça? Ou o excesso de poder desequilibrou o jogo a tal ponto que a lógica do acusador se impõe por si, sem poder ser retificada pelos argumentos da defesa?

A prova do pudim consiste em confrontar essa metodologia com os resultados alcançados. Levou à justiça, ou foi apenas a instrumentalização do combate ao escândalo, para benefício de um grupo político e de uma corporação? Levou ao aprimoramento das instituições ou, pela desorganização da política, à criação de uma realidade pior?

O primeiro passo é entender a conjuntura que levou à consolidação desse novo modelo de operar a lei.

Peça 2- a punição dos chefes das organizações criminosas

Me deparei com essa questão pela primeira vez na cobertura do golpe aplicado no Banco do Comércio e Indústria de São Paulo, o Comind, ainda nos anos 80. Era voz corrente que dificilmente os chefes de golpe seriam apanhados porque não deixavam vestígios, assinaturas, documentos. Simplesmente davam ordens verbais. Havia um nítido desequilíbrio em favor do crime organizado.

Com a expansão internacional do crime organizado, com a captura de muitos Estados nacionais pelo crime, houve mudanças também na jurisprudência sobre o tema, aceitando que um conjunto robusto de indícios poderia ser tratado como prova, mesmo que não houvesse as impressões digitais do chefe no cometimento do crime.

Essa jurisprudência surgiu a partir, principalmente, da luta contra o tráfico de droga e contra o terrorismo. Entende-se, daí, seu caráter draconiano.

Os indícios vão da identificação do comando hierárquico da organização, a provas testemunhais – em geral, de pouco valor nos processos penais. Passaram a ser aceitos também outros instrumentos jurídicos, como o da delação premiada, que veio se somar à quebra de sigilo telefônico, fiscal e bancário.

Flexibilizou-se radicalmente o processo de obtenção de provas. Aí o pêndulo se inverteu completamente e o poder acabou centralizado nos acusadores. E, como tal, sujeito às suas idiossincrasias e preferências políticas e ideológicas.

Para não incorrer em abusos, com enorme poder recebido, havia a necessidade do chamado intérprete da lei ter conhecimento e observância de princípios de direitos humanos aceitos internacionalmente – entre os quais os valores democráticos e a relevância central do voto.

Mas não apenas isso. Não existe instituição cuja idoneidade dependa exclusivamente dos valores individuais de cada membro. O modelo exige os chamados freios e balanços para coibir abusos.

Não é o caso do Brasil. As corporações se apropriaram dos órgãos de controle, que passaram a responder às demandas corporativas.

Nos tribunais de primeira instância, as provas indiciárias se voltam preferencialmente contra os PPPs (preto, pobre e puta). Servem para enviar “mulas” para os presídios, mas não alcançam os chefes do tráfico.

Na área política, em muitos países de democracia precária – como Portugal e Brasil – o modelo agregou o quarto P, de petista ou popular. E aí, introduziu-se no processo democrático um enorme fator de desestabilização, no qual as armas conquistadas pelo MP, pela lógica de poder, são colocadas a serviço de grupos políticos e ideológicos aos quais ele se aliou estrategicamente para ampliar seu poder.

Provavelmente a maior ameaça à democracia, hoje em dia, seja a interferência do Ministério Público e da Justiça no jogo político. O século do Judiciário – na celebração infeliz do Ministro Ricardo Lewandowski – de certo modo é similar às UPPs (Unidades de Policia Pacificadora) nas favelas. A pretexto de coibir o crime, apossam-se de todo o território e criam um poder paralelo muito mais letal.

Peça 3 – o teste da AP 470, o “mensalão”

O “mensalão” foi o primeiro grande processo de impacto político a testar as tais provas indiciárias. A celebérrima frase de Rosa Weber (apud Sérgio Moro) de que “não tenho provas (contra Dirceu) mas a jurisprudência me autoriza a condenar”, celebrava o “abre-te Sésamo” do Judiciário para abrir a caverna onde se encontravam as capas de Super Homem, os novos superpoderes que conquistaram.

O que havia – e isso era do conhecimento de qualquer analista político – era o pagamento de despesas de campanha dos pequenos partidos que passaram a fazer parte da base aliada. A acusação defendeu a tese de que havia uma mesada intermitente para garantir a aprovação de leis de interesse do governo.

Mais do que isso, procedeu a enormes malabarismos para casar data de pagamento com aprovação de leis, , inclusive para parlamentares petistas, forçando relações de causalidade inexistentes, da maneira como descrevo no “Xadrez do não temos prova, mas temos convicção” (http://migre.me/v2mmk). Quem acompanhava o jogo político sabia que era uma narrativa falsa. Mas passou.

A maneira como costuraram essa narrativa era da modalidade de “enfiar argumentos na tese a marteladas”.

1.     A história do suposto desvio da Visanet, quando se sabia que o grande financiador de Marcos Valério era o banqueiro Daniel Dantas. A razão era simples. Para caracterizar corrupção, o dinheiro teria que ser proveniente de ente público. Tratava-se o dinheiro de Dantas como privado; e o da Visanet como público (embora não fosse), devido à participação do Banco do Brasil no capital da empresa. Sem a Visanet, portanto, a tese da PGR não se sustentaria. Não só trataram a Visanet como empresa pública, não sendo, como denunciaram um desvio que jamais houve, ignorando laudos de auditorias e da própria Polícia Federal.

2.     A história da ida de políticos do PTB a Portugal com Marcos Valério negociar com a Portugal Telecom a venda da Telemig. Atribuíam ao PT. Eu tinha informações seguríssimas – inclusive após conversas com executivos da Portugal Telecom -, que a ida foi bancada por Daniel Dantas, que ainda mantinha o controle da Telemig e para quem Valério trabalhava.

3.     A inclusão de José Genoíno no inquérito. O alvo era José Dirceu, então Ministro-Chefe da Casa Civil, já que o inquérito nasceu das denúncias de Roberto Jefferson. Mas como pegar Dirceu sem envolver o presidente do PT, José Genoíno? Havia a necessidade desse elo na corrente (http://migre.me/v2smK).

A primeira e a segunda questão beneficiaram diretamente Daniel Dantas.

Como foi possível que um erro desse tamanho passasse pelo filtro da Procuradoria Geral da República, com a AP 470 sendo analisada por diversos procuradores, depois pelo relator, Ministro Joaquim Barbosa e, finalmente, pelo pleno do STF?

Mas passou.

Havia indícios de corrupção na decisão de Antônio Fernando de poupar Daniel Dantas (logo depois aposentou-se e seu escritório ganhou enorme contrato da Brasil Telecom, controlada por Dantas). Mas seria impossível, mesmo para alguém do alto do cargo de PGR, impor uma tese dessas a todo uma equipe, se não houvesse outros ingredientes no jogo.

O endosso às teses de Antônio Fernando foi fruto da grande celebração do MPF, ante a possibilidade de usar pela primeira vez os superpoderes e balançar a República, a possibilidade de impor a narrativa que quisesse, desde que escudada em campanhas massacrantes de mídia. Foi um porre geral. E a mítica da narrativa exigia que se concentrasse no PT todas as acusações de corrupção, transformado na fonte de toda a corrupção. É por ali que se consolidaria a aliança com a mídia e a identificação com os anseios da classe média.

A parceria do MPF com a mídia esvaziou a CPMI de Cachoeira – que estava prestes a convocar Roberto Civita, da Abril. No mesmo período, o processo sobre o “mensalão do PSDB” foi interrompido da maneira mais canhestra possível. O Ministro Ayres Britto deveria relatá-lo em uma sessão do STF. Houve o intervalo, ele saiu para o café, voltou e passou por cima da pauta. Simples, assim, sem nenhuma cobrança da parte acusadora — justamente o Ministério Público Federal.

Uma das regras básicas do presidencialismo de coalizão é que, quanto mais fraco o governo, maiores as concessões à fisiologia. Ocorreu com o governo FHC, após a maxidesvalorização de 1999; e com o governo Lula, devido à AP 470.

O resultado dessa primeira intervenção do MPF no jogo político foi o seguinte:

1. O abandono da estratégia de Lula de montar uma base com os pequenos partidos e o fechamento do acordo com o PMDB.

2. Com o risco concreto de impeachment, uma dependência cada vez maior do PMDB.

3. Uma arquitetura política que só se sustentaria com economia em crescimento.

O sucesso da economia nos anos seguintes inibiu por algum tempo sua atuação. E a razia promovida pela AP 470 nas lideranças petistas históricas, deixou o partido sem nenhuma capacidade de formulação estratégica.

A última trégua, antes do embate final, foi desperdiçada por Lula, embalado pelos feitos que o deixaram na posição de internacionalmente mais celebrado presidente brasileiro da história.

Dormiu em berço esplêndido. Acordou quando a serpente já dera o bote final.

Peça 4 – os desdobramentos da Lava Jato

É evidente que há problemas estruturais nesse presidencialismo de coalizão e circunstâncias políticas que levaram os partidos aliados e o próprio PT a se lambuzarem. É evidente também que se desperdiçou o momento de enorme popularidade de Lula para se proceder a uma reforma política radical. Não adianta: apenas os problemas que afetam o dia a dia merecem prioridade.

No entanto, em vez de um trabalho isento contra a corrupção, o que se viu da parte do MPF foi uma ação seletiva, com nítido propósito partidário, de consolidação do poder corporação, e uma perseguição implacável a Lula, ao mesmo tempo que se blindavam as principais lideranças da oposição.

Nesse período, a publicidade opressiva alimentada pelo MPF, ajudou a fomentar movimentos de manada instituindo um clima de vale-tudo no país, exacerbando o que de pior existe no imaginário popular: violência, preconceito, caça às bruxas, queda da autoestima nacional.

Os resultados estão aí:

1.     Insegurança jurídica, com a entrada em um período de exceção, na qual nenhuma pessoa que se oponha à Lava Jato ou ao novo governo pode se considerar juridicamente segura.

2.     Insegurança jurídica nos negócios, à medida que qualquer procurador idiossincrático poderá invocar como suspeitos até financiamentos do BNDES. Perdeu-se o referencial, a divisória entre operações legais e as criminosas.

3.     Insegurança política para qualquer governador, já que as tais provas indiciárias podem tentar casar qualquer ato de governo com contribuições de campanha.

4.     Insegurança física, com o país rachado em dois e a montagem de um sistema de repressão, e um liberou geral para as Polícias Militares. Em São Paulo há notícias da P2 (o serviço secreto da PM) monitorando jovens secundaristas que participaram da ocupação das escolas estaduais no ano passado. A tentativa da PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão) de monitorar a PM foi rechaçada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo Ministro da Justiça sem um posicionamento sequer do PGR em defesa da sua Procuradoria.

5.     Insegurança política, com enorme leque de possibilidades, fruto dos arreglos políticos e dos interesses dos grupos que se apoderaram do poder, nenhum dos quais contemplando eleições diretas. E o país entregue a uma camarilha de políticos suspeitos, com o fim da bazófia do Procurador Geral da República (PGR) de avançar sobre as lideranças políticas que assumiram o poder, deixando-as à vontade para o exercício do arbítrio e dos negócios.

6.     Insegurança social, com a perspectiva de retrocessos em todas as áreas, especialmente saúde e educação, pela imposição dos tais tetos nominais de despesa, tudo feito ao largo do voto popular.

7.     Queima de ativos nacionais, com a venda de empresas e reservas petrolíferas na bacia das almas.

8.     Desmontagem de setores inteiros da economia

9.     Consolidação da ideia de parcialidade do MPF, com as manobras sucessivas para invalidar o depoimento de Léo Pinheiro e livrar Aécio Neves e José Serra.

O MPF importou a tese da supremacia das provas indiciárias e está aplicando. E vai exportar um caso que será analisado por todos os centros especializados no estudo do crime organizado: as vulnerabilidades da tese e o risco que trouxe para a estabilidade democrática em países de democracia não consolidada, como é o caso do Brasil.

Esclarecimento do Ministro Lewandowski
 
O Ministro Ricardo Lewandowski entra em contato para alguns esclarecimentos relevantes.
 
Questiona a inclusão do Judiciário no superdimensionamento do sistema repressor. O Judiciário são milhares de juizes com posições plurais e, muitas vezes, servindo de barragem contra os exageros do aparelho repressor.
 
Reclama da maneira como foi citada sua frase de que “o século 21 é do Judiciário”. Em nenhum momento defendeu o Judiciário substituindo a política, muito pelo contrário. Assim como sempre atuou como garantista. A frase ele retirou dos estudos de Norberto Bobbio explicando que o avanço da cidadania faz com que a sociedade evolua dos direitos básicos para os direitos específicos, de minorias. Esse foi o tema de sua tese de doutorado. E esse papel cabe ao Judiciário, como defensor central dos direitos das minorias.
 
Lembra as sucessivas votações no STF (Supremo Tribunal Federal) em favor da lei das cotas, da união homoafetiva e de tantos outros avanços civilizatórios. Ontem mesmo, o STF aprovou a lei responsabilizando o pai biológico pela manutenção de pensão aos filhos criados por terceiros.
 
O Ministro Lewandowski tem razão. Fica aqui, no mesmo texto, os devidos esclarecimentos. E o pedido de desculpa pela interpretação de uma frase sua, fora do contexto
 
Luis Nassif

110 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E então, o MPF merece ser

    E então, o MPF merece ser extinto e seus cabeças presos ou não?

    Estes desgraçados arruinaram com o país, acabaram com os sonhos e esperanças de milhões de brasileiros, jogaram o brasil na lata de lixo do mundo e ficarão impunes?

    Mereciam é um paredón, FDPs.

  2. Xadrez do MPF como ameaça à democracia

    Excelente.

    Um xadrezão a juntar todas as pontas do novelão da crise criada para o que agora se vê.

    O pior dos piores a piorar o Brasil.

  3. Medo

    Muito medo disso se transformar em guerra civíl. Quando o povão perceber que está perdendo o pouco que tem e assim entender melhor a tramoia da lava jato e suas verdadeiras intenções não vejo algo diferente de forte revolta popular.

    1. Duvido. Toda noite o povo

      Duvido. Toda noite o povo toma uma dose de Janicilina Nitrosa e o povo só se revolta contra o PT.

      O Brasileiro pode até acordar, mas seguramente, se acordar, será com PEC 241 aprovada, petrobrás entregue, e aí, os americanos defenderão o valor dos contratos, e seremos hóspedes na nossa própria casa !! Tomaremos bombas na cabeça, e não poderemos reclamar, os contratos estão assinados…. vendemos o país e não vamos entregar ???

       

  4. Erro?

    “Como foi possível que um erro desse tamanho passasse pelo filtro da Procuradoria Geral da República, com a AP 470 sendo analisada por diversos procuradores, depois pelo relator, Ministro Joaquim Barbosa e, finalmente, pelo pleno do STF?” grifo meu

    Erro? Isso não foi caso pensado?

  5. Fomos a um casamento e

    Fomos a um casamento e sentamos em uma mesa que só tinha gente do MP.

    Apesar da crise política estar bombando naquela ocasião, não se ouviu nenhum pio, nem mais leve insinuação de levar o assunto para aquele lado.

    Em boca fechada não entra mosca.

    Decepcionantes esses concursados. Todos reticentes, pisando em ovos.

  6. Bom dia, Nassif

    Bom dia, Nassif (e ao monsieur professeur Alencastro), e aos palermas da STF (aliás, esses, não; estão bem despertos, estão sendo chantageados)

    Quando todos acordarem – depois de se alongarem bastante – pode ser que se interessem pela “historinha” de prenderem os safados da CBF e “aliviarem” a rede globo…

    Mes-mo-com-a-Su-i-ça-a-Su-i-ça-en-tre-gan-do-en-tre-gan-do-si-gi-lo-ban-cá-ri-o.

     

  7. Assinatura

    Como sempre na mosca, Nassif!

    Aproveito o ensejo para dizer que acabo de assinar este importante veículo através de renovação automática. Apelo para os demais leitores que façam o mesmo. É o mínimo que podemos fazer por um jornalista que tanto tem contribuído por este país e que não pode ser calado! 

    1. Concordo

      Entendo que a melhor forma de manter este canal de comunicação é através de um consistente e longevo plano de assinaturas organizado por este veículo. Aliás, o valor cobrado é irrisório se comparado à qualidade das informações e reflexões apresentadas pelo jornalista Nassif e seus colaboradores.

    2. assinatura….

      Voltemos ao final dos anos de 1970, volta de perseguidos, da normalidade, da democracia. O que fizemos deste país em quase 40 anos? Chegamos a esta situação por não enfrentar nada da realidade nacional. Continuaremos com esta auto-vitimização dentro do nosso próprio país? A culpa é da direita, a culpa é dos outros, a culpa é dos interesses estrangeiros, a culpa é dos americanos…Quem, nós brasileiros, achamos que criou esta situação? 

    3. Eu já assinei. E você?
      Foi um

      Eu já assinei. E você?

      Foi um choque descobrir que nenhum dos tres poderes da República, executivo, legislativo e judiciário, estão em pé nesse país. Menos ainda o quarto poder que é a imprensa. O blog do Nassif é uma luz nessa imensa escuridão em que estamos mergulhados. Temos que manter essa luz acesa.

    4. Eu já assinei. E você?
      Foi um

      Eu já assinei. E você?

      Foi um choque descobrir que nenhum dos três poderes da República, executivo, legislativo e judiciário, existem nesse país. Menos ainda o quarto poder representado pela imprensa. O blog do Nassif é uma luz na escuridão em que estamos mergulhados.

  8. O buraco do espellho

    E o pior é que estamos todos perdidos nesse Xadrez. Ninguém faz ideia aonde isso tudo vai parar…

    O buraco, aparentemente, não tem fundo. Ou, dito de outro modo, não tem saída.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=qiYbx7muXW0%5D

    O buraco do espelho está fechado
    Agora eu tenho que ficar aqui
    Com um olho aberto, outro acordado
    No lado de lá onde eu caí

    Pro lado de cá não tem acesso
    Mesmo que me chamem pelo nome
    Mesmo que admitam meu regresso
    Toda vez que eu vou a porta some

    A janela some na parede
    A palavra de água se dissolve
    Na palavra sede, a boca cede
    Antes de falar, e não se ouve

    Já tentei dormir a noite inteira
    Quatro, cinco, seis da madrugada
    Vou ficar ali nessa cadeira
    Uma orelha alerta, outra ligada

    O buraco do espelho está fechado
    Agora eu tenho que ficar agora
    Fui pelo abandono abandonado
    Aqui dentro do lado de fora

  9. democracia?

    Base fundamental do Estado Democrático é a participação do povo.

    No povo reside a essência dos poderes, que os exerce diretamente…

    O poder judiciário, que não emana do povo, é o poder maior, é ditador, é absolutista e faz da Democracia que emanou do povo, refém, porque é corrupta. Queria ela estar no lugar dele?

    Como pode numa democracia, um promotor, um delegado, um juíz, agirem em nome de um poder respaldado num concurso, numa nomeação, sem a anuência da vontade soberana do povo. Estado democrático, tudo é em nome do povo. Para a democracia, está é a maior corrupção. Tem origem nos outros dois poderes que trocaram a representação do povo pela corrupção das galinhas, panela e roupas de varal que ganham da burguesia, para permitir. Tudo que a burguesia dá, seguramente é tirado do povo.

    Nas contradições dos direitos do homem e do cidadão, lá dna Revolução Francesa, está a origem deste caos. 

  10. Fariseu joaquim barbosa é o JUDAS ISCARIOTES

    Só para Lembrar o TRAIRA MOR É O joaquim barbosa…

    O pior é lembrar que todo esse teatro dos horrores GOLPISTA começou com o JOAQUIM BARBOSA o maior FARISEU ou se preferir JUDAS ISCARIOTES (para mim são a mesma BOST…)

    É a tragica história da pessoa que se fosse pelas Elites desse País jamais teria ido para na Corte Suprema… e depois traiu o unico cara que realmente tratou ele com Dignidade e Respeito e possibilitou o RECONHECIMENTO por todo esforço de luta que esse sr JB havia enfrentado…

    O pior erro de Lula? Não foi Dilma como muitos gostam de dizer… Foi o JB Joaquim Barbosa… O MAIOR DOS TRAIRA…

    1. Na verdade o Lula também era

      Na verdade o Lula também era acusado na AP470.

      Quem retirou o nome dele foi o Joaquim Barbosa.

      Mas, nem por isto deixa de ser um safado que escondeu provas que beneficiavam os réus e manipulou o julgamento até aplicando um golpe para aumentar as penas dos petistas.

      Depois da missão cumprida, ganhou um apartamento e um emprego para o filho na Globo.

      E por fora, será que levou quanto? Pôde até se aposentar.

  11. Brilhante!
    Mas não temos

    Brilhante!

    Mas não temos saidas…

    São tantos canalhas em INSTITUIÇÕES QUE NÃO VALEM MAIS NADA…

    O plano deles já passou por cima de MUITAS VIDAS!

    Não se incomodam com vidas!

    Só querem ganhar a guerra, nem que custe todas as vidas…

    As nossas vidas…

    1. O que vc diz é o seguinte:
      O que vc diz é o seguinte:

      “Nosso time tá tomando de 7×1 MAS um dia, uma hora, sabe-se lá quando, nós vamos virar esse placar!”

      Com qual time, qual defesa e qual técnico você não diz porque – evidentemente – não faz um pingo de ideia.

      Mas é certo que “nós vamos conseguir!”

      Ta certo.

      Parabéns pelo otimismo.

      1. Não distorça meu comentário.

        Não distorça meu comentário com superficialidades ou chincanas.

        A minha análise foi lastreada no momento atual e relacionada ao MPF e não quanto ao sistema político, a atuação do PT, de Lula ou quem quer que seja. E uma visão do que vai acontecer no futuro, quer você queira ou não.

        Como já apontei em outros posts, o PT teve sim culpa imensa no cartório, por atuar com republicanismo com gente que não merece o que o gato enterra. Errou na escolha dos Ministros do STF indicando gente como JB, como Toffoli, Fux, Carmem Lúcia, Eros Graus, Rosa Weber e Etc, podendo nomear Bandeira de Melo, Pedro Serrano, Ela Wiecko, Eugênio Aragão, Geraldo Prado, etc, etc. Errou na nomeação dos PGRs pela bobagem do “republicanismo” em nomear o 1 colocado de uma escolha corporativa. Errou e muito na forma como conduziu seu relacionamento com a mídia. Errou em não aprovar reformas fundamentais que não o fizessem ser um refém na mãos desse congresso, dentre tantas outras coisas.

        Isto, porém, não quer dizer que não existe uma corja sem vergonha que tomou o poder do estado, quer seja na presidência, quer seja no proprio MPF com partidarismo. Não quer dizer que o MPF não jogou o PT no colo do PMDB, TAMBÉM. Uma coisa não excluia a outra.

        Por obvio essa situação só se resolvera de duas formas: uma com um liderança de esquerda que consiga novamente chegar no poder (algo absolutamente difícil em face do momento atual em que a esquerda está fragilizada pela atuação da mídia e pelos próprios erros do PT) ou por meio de uma revolução armada, coisa que não sei se o povo fará finalmente, pois seria a única forma real e efetiva de acabar com essa canalhada que manda no Brasil faz 500 anos.

        Se não ocorrer nenhuma das duas hipóteses será um longo caminho de reconstrução com a esquerda tendo que voltar as suas bases e não sei sequer se existirá mais PT nesse processo.

        Então, deixe de imbecilidades, porque quem sabe você, o grande, o guru, consiga resolver estes pequenos problemas brasileiros que estão sem resolução desde a epoca de Cabral.

        Respeite o comentário alheio camarda, principalmente quando ninguém está nem lhe citando ou agredindo no post.

        Lamentável.

    2. Eu acho que não vai custar

      Eu acho que não vai custar caro ao MP. Vai custar caro é para o povo brasileiro.

      Eles estão consolidando o poder deles. Vide os salarios estratosfericos do mp, alguns acima de cinquenta mil mensal.

      Por onde anda ze cardoso e seu republicanismo de grêmio estudantil?

  12. O primeiro uso da força pelo

    O primeiro uso da força pelo MPF foi na AP 470, que desequilibrou o jogo político do nosso precário presidencialismo de coalizão, empurrando o governo Lula para os braços do PMDB, usando a Petrobras como moeda de troca, conforme se conferiu na delação do ex-senador Delcídio do Amaral.

    Parei Aqui quem acredita em delação forçada de Delcídio acredita até que um bode adorador da figura ridícula de Lucifer possa governar o Brasil.

  13. Como acidentes de estrada

    Para punir com maior rigor aos infratores colocam armas de calibre pesado aos policiais e aumentam ferozmente o valor da multa.

    Mas, não se aumenta o numero de guardas, como prevenção e para inibir o motorista;

    Não se asfalta melhor as estradas;

    Não se definem melhor as pistas (com olhos de gato);

    Não se sinaliza adequadamente (não se definem bem as regras do jogo)

    Não se dá exemplo (como o caso do helicoca)

    Não se educa a população.

    Apenas se aumenta o rigor da captura e da punição

  14. O Governo Lula caiu no colo
    O Governo Lula caiu no colo do PMDB não por sua pura e aguda inepcia, mas por causa do MPF.

    .

    Você não faz ideia da força política que possui presidentes sulamericanos. Que na verdade estamos num sistema superpresidencialista centralizado de recursos.

    Você os trata como se tivessem amarrados a tramóias e não fossem – na verdade – pessoas que fazem parte de um seletissimo grupo com imenso poder transformador.

    Aí tudo – ou praticamente tudo o que escreve – é com o viés da culpa dos algozes, não o da incompetência do governante.

    Você analisa partidas de futebol como se apenas um time fosse capaz de jogar, os diabolicos adversários.

    Nós perdemos porque a proposta adversária é cruel, não porque sabemos pouco como atacar e defender.

    .

    E, assim, perdemos uma bela chance de aprender com erros.

    O ufanismo de outrora tornou-se na oportunidade a vítima do malvado sistema político.

    E a solução não é a proposta de reformas, mas concentrar nas eleições de 2018

        1. Muito bem lembrado
          Tenho familiares lá em Itaocara e sei o que a câmara fez e faz.

          Um horror.

          Mas a estratégia do gilsimar/psol tem tb causado problemas.

          Pra dizer que não fazem alianças e condenar as coalizões, na linha do purismo exacerbado, o vice atual foi filiado ao psol pra concorrer . Ele é igual ou pior que o temer, conspirou o tempo todo. Não tinha nada a ver com o psol

          E agora se repete: a cândidata vice provém de uma das famílias mais conservadoras que eu conheço. Fiquei de queixo caído. Ela tem tanto a ver com o psol quanto o magno malta tem com o poder. Não falo nada que a desabone, mas com certeza votou no Aécio, por ex.

          E com a câmara boicotando, ele não fez nada. Aliás o único elogio que vi da administração do PSOL em Itaocara, fora a questão de enfrentar a câmara, foi em relação aos “mais médicos”, ou seja Programa do PT que foi aprovado com negociações com partidos fisiológicos.

          Além do mais, o preconceito ideológico na administração, ou seja, “estamos fazendo coisas superiores enquanto esperamos a revolução” fez com que o governo dele deixasse muito a desejar. Fico furioso quando vou lá por ver as praças tão abandonadas e sinto que “cuidar dela seria burguês”. Ora, cidade sem lazer faz com que as praças sejam fundamentais.

          O caso de lá realmente da um bom estudo para aqueles que acham que vc pode governar sem alianças.Nao governa e o povo sofre.

          Por outro lado, mostra a merda do legislativo que há no Brasil, em qq nível.

          Por isso que discordo veementemente do Nassif quando diz que lula poderia ter feito a reforma política.

          A câmara federal aceitava feijão com arroz que trouxesse popularidade por tabela para ela. Dar tiro no pé jamais.

          Reforma política só quando a população souber o que exigir, mas pra isso precisaríamos de uma mídia menos venal.

          Em tempo: não acredito na reeleição em itaocara. A estratégia de filiar gente ao psol ocorreu tb nos candidatos a vereador. Eles não aprenderam com o cabo dalciolo.

      1. Essa é a lógica da
        Essa é a lógica da guilhotina.

        Significa: não há o que fazer, minha cabeça rolará.

        Poderia dizer que é aguda covardia também pois, nessa sua lógica ordinária, se não há alternativa, ao menos que “caísse matando”.

        Ainda não entendeu, né?

        Então me responda o seguinte:

        Se o “jogo político em Brasília” significa impossibilidade de alterar o resultado, por que candidatar?

        Por que não, então, candidatar-se na Suécia?

        Lá já é tudo tão bonitinho, a mídia é tão seria e honesta, a oposição tão respeitosa, o judiciario tão humano, você não concorda?

        kkkkkkk

        Em país bananeiro a mentalidade do povo é assim:

        A política, logo ela, não transforma nada.

        Bela lógica, meus parabéns!

        1. O Chico não é burro: ele é

          O Chico não é burro: ele é tapado. O burro é um insuficiente que quer aprender. O tapado é um burro em que nada entra na sua cachola.

          O post traz informações ricas sobre a maneira como se desenvolveu o projeto de poder do MPF. Faz crítica expressa a Lula, dizendo que dormiu em berço esplêndido e que perdeu a grande oportunidade. O que mais quer esse jumento? Em vez de se fixar nas informações novas, vem com esse bordão de tapado. No fundo, a bronca dele é pelas menções ao Aéco Neves.

          Chico tapado, não desmereça os mineiros.

  15. Pode-se dizer que a

    Pode-se dizer que a desnecidade de comprovar a tese acusatória nasceu com a atuação de Joaquim Barbosa, a doutrina barbosa passou ao status de jurisprudência e, hoje, é aplicada como se fosse a coisa mais natural do mundo.

    Na minha modesta visão, não houve uma guinada conservadora do MPF e do judiciário que em conluio com a mídia construiram uma hegemonia conservadora que desaguou no golpe de 2016, esse órgãos sempre foram, estiveram e estão infestados de golpistas e com o vento soprando a favor perderam a decência formando uma espécie de estrutura anti-comunista, entenda-se anti-petista.

    A raiz de tudo, de toda a estabilidade política, e a necessidade de instituições que deveriam mover-se nos marcos legais tornarem-se protagonistas no cenário político reside no fato comprovado na história brasileira de a direita ser ruim de voto, ter imensa dificuldade de vencer eleições limpas no Brasil.

    Notem que até o pessoal das forças armadas prefere um governo entreguista e submisso à geopolítica dos EUA mas de direita do que um governo de esquerda com uma política de soberania em relação aos EUA, as instituições brasileiras formadas por gente de carne e osso são extremamente conservadoras e nunca mediram esforços para utilizar suas respectivas estruturas para implementar sua visão de mundo.

  16. Pois bem Nassif, como pai e

    Pois bem Nassif, como pai e avô o que recomendar/encaminhar para essa meninada toda que está aí? Seremos o que? Um Haiti? Meia dúzia de palavras para confortar ou lamentar serão suficientes, obrigado!

  17. Faz tempo que leio por aqui

    Faz tempo que leio por aqui coisas do tipo “O MPF ainda será cobrado”, “a conta dos golpistas ainda chegará”, entretanto, não vejo nada disso no horizonte.

    Os golpistas e os midiotas nadam de braçadas.

  18. Em tempos de paranóias bem

    Em tempos de paranóias bem reais, permita-me, Nassif, alertar aos comentaristas de boa-fé, para não caírem no conto de certos comentários, pregando luta armada, revolução e coisas do tipo.  Não sabendo quem são os autores do comentário, é bem possível tratar-se de infiltrados em busca de presas.  Replicar ou endossar tais posições pode representar, num passo seguinte, ser monitorado.

    1. Não sou infiltrado,

      Não sou infiltrado, trifiltrado, araponga, P2, X9, etc. Sou 70% H2O, diz a ciência, mas a situação chegou a um ponto em que parece que só na base da porrada haverá solução.

    2. Então eu te faço uma pergunta

      Então eu te faço uma pergunta honesta, dado que você como a maioria dos brasileiros fica horrorizado com a idéia de se envolver em uma revolta armada: Como você propõe que vocês brasileiros devem fazer para se livrarem dos conspiradores e voltarem a serem uma democracia?

      Com “passeatas pacíficas”? Os conspiradores dão risada quando vêem a notícia no jornal. Na “justiça brasileira”? Me desculpe a franqueza mas não me faça rir! O Brasil não têm justiça, período. Os conspiradores têm todas as suas instâncias judiciárias conspirando com eles.

      É por isso que socialmente vocês estão até hoje parados na idade média, porquê me desculpe mas vocês brasileiros são bundões. Fosse nos EUA a população já teria eliminado os conspiradores e teria restaurado o governo legítimo com o uso de força. Lembra-se da Revolução Francesa, a mãe das democracias modernas? Não foi um “protesto pacífico”.

      1. vai cuidar do seu quintal!

        Quer dizer que nos EUa golpistas são retirados do poder com luta armada? Então me explica porque a população americana não usou a força para retirar George W. Bush do governo quando ele foi eleito por um colégio eleitoral em uma eleição fraudada em que o voto da maioria foi para Al Gore? Você realmente deve achar que os brasileiros são um bando de bundões que não sabem de nada que acontece no mundo. Sinto muito, voce está enganado!

    3. Outra face.

      Giuseppi.

      Sempre concordei com tua visão, que é bíblica, ou seja, dar a outra face.

      O único problema é que não sobrou nenhuma parte do corpo que não tenha sido esbofeteada, açoitada por esta oligarquia.

      Creio que eles depassaram o limite da indignação dos justos.

  19. A clareza das análises do

    A clareza das análises do Nassif só nos surpreende.  Embora o tema seja estarrecedor a leitura é agradabilíssima. De uma forma concisa traz informações sobre assuntos que até conhecemos separadamente, mas que dificilmente teríamos condições de entendê-los em seu conjunto. Há convicção e provas, mesmo que às vezes só testemunhais.  A revelação de sua fonte especialíssima do STF  é um lenitivo. A frase “processo judicial tem que levar à justiça” parece até acaciana na primeira leitura. Na segunda vemos seu profundo significado: ” se levar a um resultado injusto ou a lei é injusta ou a interpretação dela está errada”. Conclusão após reflexão profunda: O impeachment substituiu democraticamente um governo corrupto por um íntegro, a Lava Jato tem combatido a corrupção de forma linear, as empresas envolvidas têm recebido do Ministério Público as condições necessárias para não quebrar com consequentes bons resultados para a economia, o desemprego está caindo e a renda crescendo, os protestos de rua desapareceram, portanto, o conjunto da obra de todos os processos judiciais da nova ordem jurídica estão levando à justiça. Há controvérsias?

  20. talvez seja provavel possibilidade…

    Nassif, as ações do MPF e MP podem ser partidários, porém, prioritariamente, é questão de egocentrismo mesmo desses agentes públicos que estão perpetuados no poder com estatus de celebridade, o Power Point por ex: ele é um poço de idealismo frívolo vendo o processo como um coautor de um seriado policialesco, desnorteado freneticamente para entregar novos capítulos à T.V. Quanto ao Janot, não o vejo condescendente com os ant-PT, apenas, quer ganha sua remuneração em paz, pois percebeu que não consegue nem controlar os seus pupílos nem emplaca quase nenhuma no STF, estes, por sua vez, só encantam estudantes de advocacia, porque sabem que são limitados, ora, como 10 Senhores, talvez 11, conseguem mandar pro pau 2/3 do Congresso Nacional, a própria C.F. diz: os poderes são  autônomos e ‘rebeláveis’, e, ainda por cima, se contempla um ódio à Teori no caso da vagarosa análise processual de Cunha, per l´amore. A solução é o voto.

  21. Nassif: não esqueça de que Leo Pinheiro deve entregar Lula tb
    ” Consolidação da ideia de parcialidade do MPF, com as manobras sucessivas para invalidar o depoimento de Léo Pinheiro e livrar Aécio Neves e José Serra”.

    Nassif, nao esquecer da outra condição para o acordo sair: envolver Lula, de forma a rechear o PowerPoint. Não esqueçamos que os infames slides usaram parte da delação cancelada!

    Ah!

    Segundo SÉRGIO MORO – e só ele – o que autorizou Rosa Weber a condenar José Dirceu sem provas foi a “doutrina” (a literatura jurídica). Não a “jurisprudência.

    1. racionalidade

      Todas as análises que estão sendo feitas assumem como premissa a racionalidade de entes públicos.

      Mas, como exercício, se supormos que tais entes foram colonizados por equipes de crime organizado, e este opera segundo lógica própria, fora do alcance das ferramentas clássicas, acadêmicas, de análise?

      E mais, se as supostas equipes sejam parte de rede internacional de crime organizado?

      Antes que comecem a me chamar de maluco, pesquisem os seguintes casos:

      – Air America no Vietnam.

      – Mena no Arkansas, período em que os Clinton eram os chefões do estado.

      – Base aérea de Manas no Kirguistão, já postei dois links sobre o caso.

      – O caso mexicano, aquì

      http://www.veteranstoday.com/2016/09/19/22-billion-dollars-found-photos-of-a-mexican-drug-lords-home-after-being-raided/
      – O helicoca, o aeroporto, e o laboratório nas cercanias do aeroporto.
      Acho que não sou maluco sozinho: http://www.veteranstoday.com/2016/09/20/neo-who-runs-americas-military-surely-not-obama/

  22. perfeito. dois pontos.

    . o mp é mais identificado com os valores da classe média ascendente? quais os valores da classe média tradicional? 

    . portugal? comparação precária.o brasil ainda vai tornar-se um imenso paraguai. 

    1.             Quanto a

                  Quanto a Portugal, acho que o Nassif citou mais por causa da assim chamada operação Marquês.

                  Tem semelhanças com o Brasil, o Judiciário espezinhando uma liderança de esquerda (José Sócrates), recentemente os procuradores pediram mais tempo pra “aprofundar as investigações”, estão com dificuladades em achar provas, etc.

                   Mas  acho que o brilhante Nassif exagerou em chamar Portugal de democracia não consolidada. A democracia deles pode não ser lá coisa de país escandinavo, mas é beeeeeeeeeeeeeem melhor que a nossa, pode ter certeza.

                 

                

  23. Impressionante o estrago que meia dúzia de mauricinhos mimados (

    Impressionante o estrago que meia dúzia de mauricinhos mimados (no caso os procuradorzinhos da lava jato e o juizinho moro) podem causar a um país com mais de 200 milhões de habitantes e sétima economia do mundo (por enquanto é claro). O país inteiro está refém dessas criançonas, e o supremo se comporta como aqueles pais que não impõe limites aos seus filhinhos levados.

  24. Nassif, excelente análise.

    Nassif, excelente análise. Concordo inteiramente e comento – como acréscimos pessoais –  alguns aspectos analisados

     

    MP – COMO SE CRIOU UM “MOSTRO” SEM FREIOS- A DENÚNCIA CONTRA LULA – DIREITO PENAL DO AUTOR

    Num contexto de ampla insatisfação parlamentar (tanto dos conservadores como dos progressistas) com o Anteprojeto Afonso Arinos (resultado da Comissão nomeada pelo Governo de José Sarney em 1985) enorme e confuso (436 artigos acrescidos de mais 32 de disposição transitória), contribuindo para um ambiente (crescente) de dúvidas, disputas, propostas, manobras políticas e, por tudo isso,  aberto às novidades – o Ministério Público, através de um lobby corporativo coeso e enorme, atuando (bem antes, durante – dentro e fora – da Assembléia Constituinte), formado por parlamentares constituintes promotores públicos (entre eles Ibsen Pinheiro-RS e Plínio de Arruda Sampaio-SP), influentes parlamentares bem próximos ao MP (como Nelson Jobim), o Procurador Geral da República Sepúlveda Pertence, as Associações Estaduais do MP, a  extensa e sempre presente rede de Promotores Públicos coordenados pelo CONAMP-Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, logrou implantar dispositivos que o fortaleceram como instituição.

    ****************

    A articulação do Ministério Público era antiga. Iniciada pela Associação Paulista do Ministério Público (que formou um núcleo ativo por volta de 1980 para o fortalecimento da instituição visando possível nova CF), despertou todas as demais Associações congêneres do pais. A CAEMP converteu-se na CONAMP (Associação Nacional do Ministério Público) e o movimento de mobilização se firmou. Na Comissão Afonso Arinos, da qual era membro permanente, ao Procurador Geral da República, Sepúlveda Pertence (de 1985 a 1989) é atribuida a elaboração do capítulo pertinente ao MP que foi adotado. 

    Excelente, intocável e eficiente trabalho de promoção corporativa – sem dúvida – executaram. Mas e o Brasil? a República e a Democracia?

    Notas:

    1. O lobby do MP paulista – paradigma do país – era comandado pelo promotor público Fleury Filho, então Secretário de Segurança Pública de Orestes Quércia e que se tornou, em seguida, governador de SP (há uma foto história da enorme equipe de lobistas do MP/SP com Ulisses Guimarães).

     

    2. Não se discuta o poder de Nelson Jobim na Constituinte: acusado de introduzir artigos na Constituição Federal, admitiu ao jornal O Globo ter inserido, sem submeter ao Plenário, dois artigos (dispositivos) na Constituição. Um deles (revelou) era sobre a independência dos poderes. O outro, não revelou.

    **********

    Cumpre esclarecer que havia uma aguerrida disputa entre o MP e os Delegados de Polícia para a ocupação de espaços. Também outras atividades jurídicas como as Procuradorias  e Defensorias disputavam espaços com o Ministério Público. A Magistratura, de lado, passiva, assistia a disputa e se posicionava em não ter nenhuma dessas instituições atrelada a ela. Havia, sim, um jogo de interesses corporativos intenso. Até à noite anterior à votação, a posição dominante desfavorecia às pretensões de agigantamento  do MP. Os Delegados de Polícia (lobistas) presentes no Congresso – à noite – comemoraram: não perderiam espaços e seus membros estariam no mesmo nível institucional do MP. Não obstante, ainda naquela noite, comandados por Nelson Jobim (ex-professor da Escola do MP do Rio Grande do Sul) e Ibsen Pinheiro (Promotor Público, RGS) ocorreu uma reunião de líderes partidários (entre eles alguns Promotores Públicos como o Deputado Federal constituinte Plínio de Arruda Sampaio lider do PT) e foi aprovada a redação atual. Na plenária, sem qualquer debate, os parlamentares constituintes votaram conforme a indicação de seus lideres partidários.

    **************

    Assim, os membros do Ministério Público obtiveram as mesmas garantias institucionais próprias e inerentes aos Juízes sem que – nem de forma aproximada – exercessem as mesmas funções e tivessem as mesmas atribuições e responsabilidades. Atrelaram-se à Magistratura quando o regime anterior (Constituições de 1946 e 1967) já lhes garantia a permanência e independência funcional necessárias ao mister desenvolvido. Mais, avançaram ainda. Tornaram-se, praticamente, um poder de fato, um “monstro” (na definição de Sepúlveda Pertence ao se aposentar do Ministério Público, deixando o cargo de PGR).

    Não fora por isso (lobby corporativo) por que não no mesmo nível institucional do MP a Defensoria Pública, também essencial à Justiça conforme rubrica constitucional, a quem está “incumbida a orientação jurídica e a defesa, em todos os gráus, dos necessitados”(art. 134 da CF)? cujos membros muitas vezes enfrentam a truculência policial, o descaso e perigo nos Presídios, às vezes a arrogância de Promotores Públicos, a incompreensão das vítimas e a revolta do cidadão comum insuflado pela mídia… Orientando e defendendo os necessitados não estão – de forma direta, concreta, não abstrata – defendendo à ordem pública? os valores do regime democrático? os interessos sociais e individuais indisponívels?

    E a Advocacia Pública e os Procuradores Federais e Estaduais, também essenciais à Justiça conforme capítulo destacado da CF, encarregados da defesa do patrimônio e valores da Administração Pública?…

    E aos Delegados de Polícia que coletam a primeira prova e, às vezes a única de um crime (e por isso deles já se disse, que são os “primeiros Juízes de um crime”) e que, em muitas ocasiões, correm risco de vida no combate direto e pessoal contra o crime?…

    Todas essas funções, essenciais à Justiça, não são menores em importância do que as do MP.

    *****************

    Artigo 127 da CF. Retundância. Retórica.

    É dever e obrigação de todas às Autoridades Públicas (do Presidente da República ao mais inferior agente ou funcionário público) “a defesa da ordem pública, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”. Sublinhe-se, a titularidade da ação do MP e as atribuições conferidas pela CF não exclui as de outrém e não torna o MP dono de uma ou outra (cf mesmo dispõe o parágrafo 1 do art. 129 da CF).

    Por outra, sob outro aspecto relativo às atividades do MP de ir ao Juízo e solicitar uma providência, uma decisão que sabe não poder ser recusada pelo Juiz se preenchidas as formalidades processuais – muitas vezes, envolve questão de Estado e de Governabilidade, de responsabilidade política de governo, de conveniência e oportunidade, de um Governo escolhido pelo povo. Por isso os Procuradores Gerais (federal e dos Estados) são nomeados pelo Presidente da República e Governadores dos Estados. Por isso, o Ministério Público não é, e não pode ser, Poder de direito ou de fato. Em países outros, por exemplo, como nos EUA o Procurador Geral é o Ministro a Justiça e está subordinado ao  Presidente da República (é geralmente advogado, nomeado e demitido livremente a qualquer tempo pelo Presidente da República) na França, ao Ministro da Justiça. A situação não é diferente na grande maioria dos países: o governo, representando a vontade popular, decide as prioridades de ação do Ministério Público.

    “A responsabilidade da decisão é do político. Cabe ao funcionário público executá-la. O político responde publicamente por essa decisão, o funcionário público, não” (Fábio Kerche. Pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, e autor de Virtude e Limites: Autonomia e Atribuições do Ministério Público no Brasil :Edusp. Hoje em artigo no site Brasil 247).

    Entre nós, os poderes, vantagens e liberdade ampla do MP, esta, ao máximo de inteferir diretamente na administração pública e inviabilizar a execução de projetos de governos escolhido pelo povo, tem impedido a crença, a esperança e a segurança necessárias ao desenvolvimento do país.

    Na Lavajato a associação “Moro e a Força Tarefa do MPF” com a destruição de empresas de base, paralizando o desenvolvimento estratégico e de infra-estrutura do Brasil constitui regresso às formas mais anacrônicas de controle social e político e, quiçá, de verdadeira “lesa-pátria” .

    ************

    A DENÚNCIA CONTRA LULA – restauração do Direito Penal do Autor e do Direito Penal do Inimigo, doutrinas básicas do direito penal hitlerista: o indivíduo não é punido pelo que fez, mas pelo risco que representa.

    A denúncia ofertada contra Lula, pela força tarefa do MPF, à partir de Curitiba – sem dúvida alguma, é exemplo típico e lapidar de peça acusatória própria do Sistema Político Criminal Nazista da Alemanha Hitlerista, ancorado no Direito Penal do Autor e no Direito Penal do Inimigo: o agente não é punido pela conduta, pelo que fez, não é punido pelo fato ilícito mas é punido pelo que “é”, por “ser” (inferior) ou pelo “grupo” estigmatizados, é punido pelo risco que representa. Não importa a ocorrência de um fato ilícito (mero incidente) mas o modo de ser do indivíduo (inferior). O fato ilícito é apenas um dado inerente ao ser.

    No nazismo com forte conotação politico-ideológica (adicionada à carga rascista, xenófoba, sexista e moralista) em Curitiba, com forte conotação político-ideológica enraizada (Lula-PT-governos estigmatizados) – atenta, viola, ultrapassa a nossa ordem constitucional e o nosso sistema criminal do fato, fundado na responsabilidade subjetiva pessoal pela conduta.

    ************

    A democracia se acenta sob dois pressupostos: o sufrágio universal e o exercício dos direitos civis.

    Só a educação plural com compreensão, com conhecimento ampliado e a cidadania despertada, exercitada, a sedimentam (democracia).

    Urge, portanto, que se inclua junto às urgentes reformas do sistema eleitoral, do sistema político e do sistema fiscal, a discusão da reforma constitucional do Ministério Público freando excessos, retrocessos, insegurança, surpresas e aventuras futuras.

    A se ver

    1. É necessária, outrossim, uma

      É necessária, outrossim, uma rápida reforma do Poder Judiciário focado em:

      1. transformação do STF em Corte Constitucional formada por 11 Ministros com permanência de 7 sete anos nas funções, com nomeação intercalada de três em três por convite espontâneo da Presidência da República evitando pleitos individuais, dentre cidadãos com mais de 35 anos de idade, de notável saber jurídico, reputação ilibada e comprovada atuação em matéria de direitos humanos, e com posterior exame de pressupostos pelo Senado Federal;

      2. dar à Justiça Federal competência essencialmente em matéria administrativa, mais ou menos, nos moldes da redemocratizante constituição de 1946;

      3. assegurar nas Justiças Estaduais a permanência efetiva do Juiz no mínimo 2 anos nas Comarcas iniciais do Interior;

      4. assegurar que as Escolas de Magistratura promovam cursos de formação de cultural histórica e humana e de formação continuada e, ainda, evitando a proliferação de licenças para cursos no exterior

  25. A Gestapo
    O regime nazista

    A Gestapo

    O regime nazista conseguiu instaurar uma paranoia anticomunista que justificou a criação de leis e decretos que davam poder ilimitado à polícia, além de restringir liberdades individuais. A Gestapo podia, portanto, espionar comunicações privadas e manter suspeitos sob prisão preventiva sem acusação formal. (Tiago Jokura do site Mundo estranho)

    Brasil e o PT

    “O “mensalão” foi o primeiro grande processo de impacto político a testar as tais provas indiciárias. A celebérrima frase de Rosa Weber (apud Sérgio Moro) de que “não tenho provas (contra Dirceu) mas a jurisprudência me autoriza a condenar”, celebrava o “abre-te Sésamo” do Judiciário para abrir a caverna onde se encontravam as capas de Super Homem, os novos superpoderes que conquistaram”. (Luiz Nassif)

    O Juiz(o) Final

    “O sistema processual brasileiro garante três instâncias recursais e, até o momento, menos de 4% das decisões do juiz Sérgio Moro foram reformadas”, argumenta em nota oficial a Associação dos Juízes Federais, classe a qual pertence o símbolo da Lava Jato. .(nota da Associação dos Juizes Federais contestando a ação do advogados do ex-presidente Lula na ONU numa matéria em que o repórter Fausto Macedo, do Estadão, se coloca claramente a favor do juiz Moro) A petição subscrita pelos defensores do petista diz que os alvos da Lava Jato ‘não têm direito a habeas corpus, ou a acesso a um tribunal que decida.”

    Brasil Atual 

    Quando a gente imagina que já viu todas as violências cometidas…

    Nessa madrugada prenderam Guido Mantega. A gestapo invadiu a sua casa onde estava somente o seu filho menor de idade porque o ex-ministro se encontrava no hospital Albert Einstein acompanhando a sua esposa gravemente doente. Membros da Gestapo se dirigiram ao hospital e lá prenderam o ex-ministro. O ministro foi levado para o “apud Sérgio Moro” em Curitiba, central do regime nazista brasileiro. (Vera Venturini, cidadã brasileira amendrotada mas que se filiou ao PT como forma de resistência) 

    “Regimes totalitários matam os homens, jamais as idéias” – Eduardo Galeano

     

     

    1. Vera, vou fazer o mesmo.

      Vera Lucia,

      Há um ano tomei a mesma decisão que você, mas não consegui levá-la a termo, pois são muito burocráticos*. 

      Autorizo, pùblicamente, a equipe do GGN a lhe fornecer meu e-mail, por meio do qual poderemos trocar mensagens e tirar dúvidas.

      Usando uma analogia futebolística, como é do gosto de nosso grande líder político, o Lula: é na adversidade e na derrota que o time mais precisa do apoio do torcedor. Fazendo a transposição para o mundo da política e da participação cidadã, é hora de mostrarmos a cara, vestirmos a camisa com as cores que representam as idéias e o projeto de País que pensamos. Embora eu conviva e trabalhe num ambiente reacionário e conservador, não exito em exibir a cor da Esquerda e seus símbolos, inclusive no local de trabalho. Temos de particpar, lutar contra o golpe e contra os golpistas, contra o fascismo e contra os fascistas. Não nos deixemos intimidar. Lutemos!

      1. Esses dias o nassif falou

        Esses dias o nassif falou sobre a geritocracia do PT. Realmente o partido precisa se modernizar. Como é que não te deixam se filiar ao partido? 

        Autorizo de minha parte o fornecimento do meu email também. Precisamos nos agrupar.

        1. Respondo a Vera Lucia

          Respondo a Vera Lucia Venturini,22/09/2016- 12:52.Vou na contra mão da senhora minha cara..Eu e minha irmã mais velha,tivemos a honra de assinar Ata de Fundação do Partido dos Trabalhadores em Salvador.Minha irmã foi membro de algum cargo na Executiva Municipal,acho que até hoje.Eu como de Papai,para minha honra,herdei até o nome,não gosto de certas companhias,baseado na máxima bíblica:diz-me com quem andas,que direis quem és.Continuo aferrado com o bibodudo Olívio Dutra,correto,sério,decente,um homem de bem.Esse não buscou a Bíblia,para definir a situação verdadeira.foi curto,grosso e verdadeiro.Quem se mistura com porcos,farelos comem.Eu nunca esperimitei farelos,quem o fez,parece que não se deu muito bem.É o caso. 

      2. João Paiva e Verá,acompanhei
        João Paiva e Verá,acompanhei seus esforços p se organizarem,
        Desde já me disponho a colaborar Logisticamente em SP,qq coisa
        me contactem por aqui no Ggn

  26. assinatura

    Muito esclarecedor. Recomendo a todos assinar o CGN.Nassif é, de longe, um dos jornalistas com o maior índice de acertos sobre o futuro da política no Brasil.

  27. Uma tragédia!!!

    A artigo é a análise é ótima, mas muito triste. 

    Esta dificil romper este quadro depressivo!!!!!!!

    Mas não  resta outra coisa.que o que mais quer é mostrar

     

    PS: e vamos começar pela assinatura

  28. Apoio da mídia foi fundamental

    A meu ver, um fator que muito contribuiu para o fortalecimento dos MPs e da PF foi o suporte irrestrito da grande mídia. Se esta quisesse, em algumas poucas matérias teria desmantelado todo este modo de atuação partidarizado e sem base em provas.

    Neste sentido, a grande questão no Brasil hoje é porque os poderes sem voto, que divido em dois grandes grupos: o primeiro, a grande mídia e o segundo, o grande conglomerado do alto estamento jurídico-policial (MPs, PF e judiciários) entraram de cabeça neste jogo de poder, que corre o risco de destruir o estado nacional e, inclusive, estes próprios grupos.

    Creio que a resposta para esta pergunta é simples: a falta de lideranças.

    Se olharmos a grande mídia, a qual me limitarei nesta análise, veremos que aqueles que deveriam ser os seus grandes lideres, os proprietários destes meios de comunicação, estão obviamente despreparados para a função que ocupam. Se olharmos detalhadamente cada caso, podemos perceber nitidamente esta falta de liderança. Vejamos a seguir:

    Organizações globo – com o falecimento do Roberto Marinho a gestão estratégica da emissora ficou pulverizada entre os três irmãos que, infelizmente, não tem a mesma sagacidade do pai, e que acabaram delegando muita coisa para alguns membros do alto escalão da emissora. Estes gestores começaram a utilizar o conglomerado midiático como cavalo de batalha das próprias crenças político ideológica e relegaram os próprios interesses estratégicos da empresa a um segundo plano, inclusive a longo prazo comprometendo estes interesses. Neste aspecto creio que o Roberto Marinho nunca permitiria que altos funcionários usassem a empresa e o nome da empresa em manifestações políticas grosseiras em redes sociais. Se ele realmente quissesse derrubar um governo, as coisas seriam realizadas de maneira bem mais ordenada. Além disso, é pouco crível que ele realmente quissesse derubar um governo que não era hostil a seus negócios, muito pelo contrário. Aqui vale referir uma frase atribuida ao José Dirceu, que particularmente acredito ser verdade, de que o governo do PT já tinha uma TV governamental e esta TV era a rede globo. Creio que este pacto, que realmente existiu entre a globo e o PT, foi quebrado unilateralmente pela globo quando o Roberto Marinho morreu. E foi quebrado por questões de idologia infantil dos seus gestores e não por um pragmatismo empresarial. 

    Se analisarmos os outros três grandes grupos: folha, abril e estado, veremos a mesma dinâmica: falta de liderança após a perda dos seus grandes lideres. Na Folha, o Frias Filho não chega a ser uma sombra do pai. Não passa de um menininho mimado com inveja do trabalhador que não fala inglês e que conseguiu ser um bom presidente da república. Trabalha dia e noite para destruir o Lula, simplesmente para destruir, sem nenhum pragmatismo empresarial por tras dos atos. Na abril, que já estava ruim com o Roberto Civita, filho do grande empresário Vitor Civita, piorou ainda mais com a morte deste. Não creio que o Vitor Civita deixasse a sua empresa virar um cavalo de batalha de homens como Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi. O maior exemplo disto é a capa que mostrava uma foto do Marcelo Odebrech com cara de marginal. O Vitor Civita tinha sagacidade suficiente para saber que a família Odebrech era um grande aliado, um grande anunciante e um  “socio” no controle do país. Nunca aprovaria uma capa daquela que, com certeza, despertou um ódio eterno no clã Odebrech. No estadão também temos uma completa falta de estratégia a longo prazo após o falecimento das gerações fundadoras do grupo. 

    Logo, se olharmos friamente, perceberemos que a grande mídia brasileira entrou num processo de destruição de aliados históricos, pois as grandes empreiteiras e as grandes estatais sempre foram historicamente grandes anunciantes destas instituições, e de aliados de ocasião, pois o PT nunca fez nada expressivo contra estas empresas, muito pelo contrário, deu uma Copa do Mundo e uma Olimpíada para serem fartamente explorados por estes grupos, para se aliar a um complexo traiçoeiro (juízes, promotores e delegados da PF) que não tem nada a lhes oferecer. Enfim, os herdeiros destes grandes grupos querem destruir o Lula e o PT simplesmente por um prazer visceral, sem nenhum pragmatismo empresarial por tras disso. Roberto Marinho, Vitor Civita, Frias Pai e Mesquita Pai devem estar se revirando na sepultura.

    Ah! Outro ponto que fortalece esta hipótese é o comportamento dos grupos que tem na sua liderança os empresários fundadores. A meu ver a Record, controlada pelo Edir Macedo, a o SBT, controlada pelo Silvio Santos, não entraram neste jogo de destruição do PT e dos emprenteiros, pelo menos não com a mesma intensidade. O Silvio enquadra prontamente qualquer funcionário que usa sua empresa como cavalo de batalha, porque ele tem plena consciência que a empresa pertence a ele. O Assis Chateubriand tinha uma frase clássica que ele dizia para seus funcionário mais saidinhos: quer ter opinão? compre um jornal para você.

     

     

    1. até o Papa sabe

      Paulo, hoje o Papa Francisco fala sobre midia e jornalismo, deve ter olhado as manchetes da imprensa da terra da santa cruza para as suas conclusões.

      O artigo é em italiano.

      Il Papa ai giornalisti,verità, professionalità e cura della dignità

      “Non sottomettetevi ad interessi di parte” e professione non diventi “arma di distruzione”

      “Amare la verità, una cosa fondamentale per tutti, ma specialmente per i giornalisti; vivere con professionalità, qualcosa che va ben oltre le leggi e i regolamenti; e rispettare la dignità umana, che è molto più difficile di quanto si possa pensare a prima vista”. Sono le tre raccomandazioni rivolte dal Papa ai giornalisti ricevendo oggi in udienza nella Sala Clementina il Consiglio nazionale dell’Ordine.

      “Vivere con professionalità vuol dire innanzitutto – al di là di ciò che possiamo trovare scritto nei codici deontologici – comprendere, interiorizzare il senso profondo del proprio lavoro. Da qui deriva la necessità di non sottomettere la propria professione alle logiche degli interessi di parte, siano essi economici o politici”. Lo ha detto papa Francesco ricevendo oggi in udienza il Consiglio nazionale dell’Ordine dei Giornalisti.

      “Amare la verità vuol dire non solo affermare, ma vivere la verità, testimoniarla con il proprio lavoro”, ha detto il Papa al Consiglio dell’Ordine dei Giornalisti. “Vivere e lavorare, dunque, con coerenza rispetto alle parole che si utilizzano per un articolo di giornale o un servizio televisivo. La questione qui non è essere o non essere un credente”, ha spiegato. “La questione qui è essere o non essere onesto con sé stesso e con gli altri. La relazione è il cuore di ogni comunicazione. Questo è tanto più vero per chi della comunicazione fa il proprio mestiere. E nessuna relazione può reggersi e durare nel tempo se poggia sulla disonestà”, ha aggiunto. Il Papa ha ammesso che “nel giornalismo di oggi – un flusso ininterrotto di fatti ed eventi raccontati 24 ore al giorno, 7 giorni alla settimana – non è sempre facile arrivare alla verità, o perlomeno avvicinarsi ad essa. Nella vita non è tutto bianco o nero. Anche nel giornalismo, bisogna saper discernere tra le sfumature di grigio degli avvenimenti che si è chiamati a raccontare”, ha aggiunto.

      “Il giornalismo non può diventare un'”arma di distruzione” di persone e addirittura di popoli. Né deve alimentare la paura davanti a cambiamenti o fenomeni come le migrazioni forzate dalla guerra o dalla fame”. Così il Papa all’Ordine dei Giornalisti. “Rispettare la dignità umana è importante in ogni professione – ha detto -, e in modo particolare nel giornalismo, perché anche dietro il semplice racconto di un avvenimento ci sono i sentimenti, le emozioni e, in definitiva, la vita delle persone”. “Spesso ho parlato delle chiacchiere come ‘terrorismo’, di come si può uccidere una persona con la lingua. Se questo vale per le persone singole, in famiglia o al lavoro, tanto più vale per i giornalisti, perché la loro voce può raggiungere tutti, e questa è un’arma molto potente”. Per il Papa, “il giornalismo deve sempre rispettare la dignità della persona. Un articolo viene pubblicato oggi e domani verrà sostituito da un altro, ma la vita di una persona ingiustamente diffamata può essere distrutta per sempre”.

      “Certo la critica è legittima, e dirò di più. necessaria, così come la denuncia del male, ma questo deve sempre essere fatto rispettando l’altro, la sua vita, i suoi affetti”, ha affermato Francesco durante l’udienza nella Sala Clementina. “Auspico che sempre più e dappertutto il giornalismo sia uno strumento di costruzione, un fattore di bene comune, un acceleratore di processi di riconciliazione – ha aggiunto -; che sappia respingere la tentazione di fomentare lo scontro, con un linguaggio che soffia sul fuoco delle divisioni, e piuttosto favorisca la cultura dell’incontro”. “Voi giornalisti – ha concluso – potete ricordare ogni giorno a tutti che non c’è conflitto che non possa essere risolto da donne e uomini di buona volontà”.

    2. O Silvio, “Santo”?
      O SBT é a linha editorial mais reacionária da TV, basta ver as manchetes de seus “jornalísticos”. Sem contar os prepostos dos Irmãos Koch, liderando a audiência nas madrugadas.

    3. O Silvio, “Santo”?
      O SBT é a linha editorial mais reacionária da TV, basta ver as manchetes de seus “jornalísticos”. Sem contar os prepostos dos Irmãos Koch, liderando a audiência nas madrugadas.

  29. Comentários a pontos específicos

    Mais uma vez, vou pinçar pontos do Nassif e comentar.

    ***

    Provavelmente a maior ameaça à democracia, hoje em dia, seja a interferência do Ministério Público e da Justiça no jogo político.

    Aliás, esse é um fenômeno mundial, das corporações e burocracias estatais tentarem substituir a “instável e pouco confiável” democracia por um “estável e confiável” regime tecnocrático sob controle deles.

    ***

    A primeira e a segunda questão beneficiaram diretamente Daniel Dantas.

    Que, aliás, saiu ilesíssimo. Daqui a pouco ele reaparece, podem apostar nisso.

    ***

    2.     Insegurança jurídica nos negócios, à medida que qualquer procurador idiossincrático poderá invocar como suspeitos até financiamentos do BNDES. Perdeu-se o referencial, a divisória entre operações legais e as criminosas.

    7.     Queima de ativos nacionais, com a venda de empresas e reservas petrolíferas na bacia das almas.

    8.     Desmontagem de setores inteiros da economia

    Corporações e burocracias estatais, em geral, não estão preocupados com a economia produtiva, com os negócios. Afinal, enquanto existir Estado Nacional, eles estão com os ganhos garantidos.

    ***

    O século do Judiciário – na celebração infeliz do Ministro Ricardo Lewandowski – de certo modo é similar às UPPs (Unidades de Policia Pacificadora) nas favelas. A pretexto de coibir o crime, apossam-se de todo o território e criam um poder paralelo muito mais letal.

    Na mosca. O avanço das UPPs e a ocupação da Zona Oeste do Rio pelas milícias paramilitares são duas faces da mesma moeda. Na maioria dos casos, trocou-se um senhor da favela por outro.

     

  30. O Quarto P

    O xadrez do quarto P é uma verdade absoluta. Hoje mesmo prenderam o ex ministro Mantega do PT. Sempre às vesperas de alguma data importante. A greve geral e as eleições municipais. Impressionante. Enquanto isso Serra Aécio Jucá Renan Cunha e associados, livres leves e soltos. INACREDITÁVEL!

  31. O Nassif dá a entender que 

    O Nassif dá a entender que  toda esta desgraça só está ocorrendo pela falta de determinação do Lula, que desperdiçou a enorme popularidade em tempos de bonança econômica e evitou tomar medidas econômicas, administrativas e políticas.

    E tem gente inocente que acha que Dilma poderia ter puxado as rédeas do comando…..

     

  32. Acesso a dados internacionais, depende de quem não vem ao caso

    “A nova jurisprudência penal, a ampliação do poder de investigação do Ministério Público Federal, inclusive com o acesso a dados internacionais, conferiu poder enorme à corporação” pouco resolve se o MP dtiver espírito partidarizado. Se lembram das provas lá da Suiça contra tucanos em SP ou de valores que queriam devolver para o Brasil de corrupções da direita e até a PF não se mexeu e acabou em nada?

  33. Esta análise deve estar no livro e motivar a escrita de outro.

    Prezado Luís Nassif, prezados leitores.

    Esta excelente crônica, da série “O xadrez…, deve ser uma das selecionadas para o livro que sugeri ao Nassif lançar.

    Mais do que estar num livro ao lado de outras crônicas, tenho a percepção de que há necessidade de que seja lançado um livro, contando a real história da farsa do “mensalão do PT”, as principais manobras e decisões políticas, ações do MP, da PF, do PJ e do PIG/PPV desde então, abrangendo depois as chamadas “jornadas de junho de 2013”, culminando com a Fraude a Jato, o golpe de 2016, e a implantação do Estado Nazifascista, que é a realidade atual. Sugiro que esse livro seja escrito em parceria com historiadores, cientista sociais, um cientista políticos e que sejam ouvidas personalidades importantes, como José Dirceu, José Genoíno, Lula, Eugênio Aragão, Cláudio Fonteles e, claro, jornalistas e analistas políticos, como Jânio de Freitas.

    O jornalista Paulo Moreira Leite escreveu sobre o chamado “mensalão do PT” e sobre a “Fraude a Jato”, mas as análises apresentadas são incompletas, ou seja, elas são um conjunto de artigos escritos pelo jornalista, organizados e encadernados num livro. O que sugiro é diferente, de modo que o leitor possa ter uma visão não apenas de duas tentativas de golpe de golpe de Estado e da apropriação o poder político pelas oligarquias plutocráticas, mas uma obra que permita ao leitor-estudante ter uma visão ampliada dos acontecimentos decisivos não só para a política, mas para áreas fundamentais e estratégicas para o futuro e desenvolvimento soberano do País (Educação, Saúde, Defesa, Setor Energético- sobretudo do petróleo, Aero-espacial, etc.)

     

    1. Respondo a João de

      Respondo a João de Paiva,22/09/2016 – 10:44.Quanto a Nassif lançar hum livro sobre os bons textos produzidos pelo “Xadrez”,eu e meus desconfiados botões temos serias duvidas,não sem razão.Não seria por esse texto,disso tenho certeza.Outra.O Caso de Veja,onde matou no peito à moda Luiz Fux,ele descartou livro,o que me leva a crer, a mim e meus ansiosos botões,ainda não será desta vez,que botará as maõs na massa.

    2. Respondo a João de

      Respondo a João de Paiva,22/09/2016 – 10:44.Quanto a Nassif lançar hum livro sobre os bons textos produzidos pelo “Xadrez”,eu e meus desconfiados botões temos serias duvidas,não sem razão.Não seria por esse texto,disso tenho certeza.Outra.O Caso de Veja,onde matou no peito à moda Luiz Fux,ele descartou livro,o que me leva a crer, a mim e meus ansiosos botões,ainda não será desta vez,que botará as maõs na massa.

  34. aparelhagem da maquina publica

    A aparelhagem das instituições publicas pelas elites já era forte a ponto de dizermos que o poder paralelo éra o proprio governo. Com estes 13 anos procurou-se estabelecer os contrapontos para que as proporias instituições fossem gradativamente desaparelhadas e purgadas do ranço da republica velha. 

    O que de fato ocorreu é que não imaginavamos que o proprio conceito de nação estava aparelhado, tornando nossa classe média refem do discurso facista. E a consequencia está ai: agora, alem de aparelhados, as instituições mais fortes tornaram a ação do poder paralelo mais eficaz a ponto de usarem sem freito a receita de usar indicios como provas.

    Nassif, aqui em casa chamamos este jogo de cachanga e agora eles conseguiram a cachanga real.

    Obrigado por mais esta analise fantastica!. Só não assino o GGN pois estou desempregado e o pouco dinheiro esta a ser usado para a sobrevivencia mas assim que puder, foi assinar com orgulho!

  35. Curitiba não deve ter sido

    Curitiba não deve ter sido escolhida por acaso para centralizar essa operação. Com certeza não atacariam o Lula em nenhuma capital do nordeste, para evitar protestos da população na porta destes lugares: PF, MPF e 13ª Vara.

     

     

    1. Respondo a

      Respondo a JoaoMineirim,22/09/2016- 11:15.Obvio que não meu caro.Sem essa de consiperação,chifre em cabeça de cavalo,ou historias da mula manca.Uma Operação dessa envergadura,foi pensada nos seus minimos detalhes.Não seria um bunda suja como Moro a esgrima-la.Por ser um tosco,funciona como mero despiste.Ela veio de fora para dentro.Tem um verdadeiro aparato metido nela.É só o amigo seguir as pegadas do golpe.

  36. Xadrez do MPF como ameaça à democracia

    o lugar de Lula é na cadeia!

    num país que tem um Judiciário e um MPF que tornam intocáveis Gilmar Mendes, Cunha, Temer, Daniel Dantas, Aécio, Renan, Moreira Franco e todos os demais associados da organização criminosa que deu um golpe de Estado, neste país o lugar de Lula é sim na cadeia!

    neste Brasil pós golpe, o lugar de cada democrata é na cadeia! o lugar de cada defensor de um projeto de desenvolvimento com inclusão social é na cadeia!

    e a única maneira de Lula, e de todos nós, não irmos parar no lugar que nos cabe num país dominado por uma elite colonial e escravagistas é não parar de ocupar as ruas

    finalmente, até por uma questão da força inexorável dos fatos em curso, Lula compreendeu que seu lugar é junto com os poderes do povo. é retornar às suas raízes: o Nordeste, onde está a grande base social atual do PT.

    Dilma toma um banho de Rio de Janeiro, pedala na orla e se encontra com uma multidão na Cinelândia. Lula irá a Bangu, pela campanha de Jandira.

    antes tarde do que nunca, o lulismo parece enfim convencido que nenhum acordo será possível. nenhuma pax lulista será reeditada.

    ou a prisão ou as ruas.

    do incêndio ateado, as chamas se propagaram. já não conseguem controlá-las. agora serão  as labaredas da luta de classes que incendiarão o país.

    p.s.: mais ainda é pouco! num governo ilegítimo, todos os seus contratos são ilegítimos. é preciso firmar um compromisso público, de toda a Esquerda e de todo o campo progressista, que todos, absolutamente todos, os contratos firmados pelo governo usurpador são ilegítimos. portanto, não serão cumpridos. serão sumariamente rasgados. querem privatizar? privatizem. tudo será imediatamente revogado quando retornarmos ao governo. e não apenas os vendedores, como os que se beneficiam da expropriação do patrimônio público, serão criminalmente responsabilizados.

  37. O terrorista clima que tomou conta do Brasil

    …”O Ethos lançou uma bela carta sobre o tema (http://migre.me/v2nWL), com um conjunto de princípios ideais, entre os quais:

    ·       Apoiamos o avanço da operação no âmbito dos marcos constitucionais, sem foco partidário, vazamentos seletivos ou qualquer tipo de influência de interesses alheios às suas metas.

    ·       Ela tem de ser ampla e irrestrita, devendo prosseguir enquanto houver irregularidades a apurar, independentemente de quem atingir, esteja essa pessoa no poder ou não.

    ·       Hoje, somente 5% dos condenados na Operação Lava-Jato são políticos. Sabemos que há foro privilegiado, mas é necessário obter, de fato, progressos na celeridade e na efetivação dos processos que envolvem a classe política.

    A operação que o Ethos apoia seguramente não é a que estamos testemunhando.”…

    ….“Portanto, fez-se uma campanha moralista, fundada na luta anticorrupção e o resultado final foi o desmantelamento do sistema partidário e a entrega do comando do país ao grupo político mais suspeito das últimas décadas, que mais cedo ou mais tarde utilizará o poder do qual se viu revestido para interromper a Lava Jato e enquadrar o MPF.”….

    Desde os tempos do “Mensalão” que os golpistas continuam mantendo a mesma imoral truculenta tática junto com a grande mídia “livre”. Impunemente, prosseguem usando de farto cinismo e deturpações, ao arrepio da lei, muitas das vezes, propositalmente focada tentando neutralizar, desmoralizar, aterrorizar, excluir e ou destruir a reputação de importantes personagens e de políticos. Tudo isso, escancaradamente muito bem visto na selvagem perseguição à Lula/PT. Até quando?

     

     

  38. Análise excelente.Luis
    Análise excelente.Luis Nassif, quanto à crise econômica, gostaria que você comentasse um pouco mais. COMO e QUANTO o “mensalão” e  o “lava jato” contribuíram para crise econômica?Só as empresas nacionais foram afetadas?E, principalmente, a perda de 1,5 milhão de empregos formais em 2015. Obrigado.

  39. Com todo respeito que tenho a

    Com todo respeito que tenho a Luis Nassif,mas infelizmente o seu Xadrez de hoje, foi ofuscado pela nova fase da  Operação Lava Jato,que envolveu o ex Ministro Guido Mantega.Não lhe tira o brilho,verdade,mas ele enxerga Democracia onde não há mais.Discorro sim,sobre a condição da barbárie que nos governa.Está tudo lá,no comentario  que fiz sobre essa vergonha que foi a prisão do ex Ministro Guido Mantega,no post que trata sobre o assunto.

  40. Quer dizer então que o

    Quer dizer então que o Ministro Ricardo Lewandosviski resolveu ser mais um participante e fiscal da blogosfera suja.Tem gente adorando.Não é meu caso.Preferiria que assumisse por inteiro,vamos por assim dizer,ou para ser mais claro,um Gilmar Mendes com sinais completamente e totalmente trocados.Tenho para mim,e meus tristes botões,que difiilmente teriamos o golpe.Agora a Inês é morta.Nós brasileiros só fechamos a porta depois de roubados,as vezes deixamos entreaberta.Como temos memoria curta,para acabar de lascar com tudo.

  41. O projeto de anistia do caxia

    O projeto de anistia do caxia 2 foi parte de um acordo entre MPF, procuradores de Curitiba, Moro e STF e golpistas. Estes derrubaram Dilma, permitindo “caça” a Lula e ao PT em troca de anistia ao uso de caixa 2. 

    Por isso, nenhum político de outro partido é preso ou seriamente investigado. Nem Cunha

    Aliás, Cunha só virou réu, por obra e graça do Min Público da SUIÇA. 

    Não tenho provas, mas a mais ABSOLUTA CONVICÇÃO

     

  42. Caro Nassif,
     
    Sobre os

    Caro Nassif,

     

    Sobre os “Esclarecimento do Ministro Lewandowski” existem reparos a serem feitos:

     

    “O Judiciário são milhares de juizes com posições plurais e, muitas vezes, servindo de barragem contra os exageros do aparelho repressor”.

     

    Com o devido e merecido respeito ao grande Ministro Lewandowiski, as posições plurais dos juízes só podem referir-se às convicções políticas pessoais de cada um, nunca a sua função como magistrados, julgadores na qual estão estritamente vinculados à Constituição e à lei. Quanto a servirem de barragem “contra os exageros do aparelho opressor”, isso não poderá ocorrer “muitas vezes”, mas deverá ocorrer sempre. Ou é assim ou paremos de falar que somos um Estado de Direito. 

     

  43. Ao Ministro faltou esclarecer por que …
    … O judiciário se atem tanto a forma e não ao mérito.

    Por isso o impeachment sem crime

    Por isso algum ministro engaveta um processo por anos e os outros não fazem nada

    Vergonha, ministro, vergonha

  44. MPF

    Caro  Nassif

    teu xadrez  é um primor . Obrigado.  A poderação do Ministro, Para mim, espantosamente irrelevante  frente agracvidade do teu texto. Se  eles naão defendem a Constituição e deixam  loucos exatrpolarem seus limites  de atuação, nossa democracia e nosso  país acabaram.

    Duas pergunta  apenas.

    1. quanto custará a  mais para o Estado brasileiro  ter um fornecedor ? quem se arriscará a estabelecer  vinculos de prestaçaõ de serviços sabendo que no futiro poderá haver tortura para obtençaõ de delações e condenações sem provas?

    2. Na semana passada  vandalos quebraram vidros de agencias BB  aquei em Porto  Alegre. Apesar da selvageria achei muito  menos grave  o crime dos vandalos do que  o crime dos togados.

     

  45. Lewandovski deveria

    Lewandovski deveria esclarecer o questionamento da frase abaixo:

     

    “Acompanhando as falas de Gilmar Mendes,sobre seus pares,chego a seguinte conclusão:Como tem covardes no STF,apanham na cara e ficam quietos.”

    1. Respondo a Paulo

      Respondo a Paulo Cezar,22/09/2016 – 15:35.Não tão covardes assim,como nósoutros pensamos meu caro.Se você seguir religiosamente as pegadas do golpe,poderá encontrar explicações para muita coisa.É que as vezes o remorso se manifesta.Agora, saber mesmo o que se passou e passa nas labaredas do Inferno de Dilma,ou de Dante,como queira,vai demorar um pouco.Mesmo se invocarmos o espirito de Dante Alighieri,consiguiremos saber alguma coisa.

  46. Como um Governo com todo um

    Como um Governo com todo um aparato de informações que é obrigado a ter,por dever legal,não conseguiu sequer imaginar,os porões fetidos,essa escumalha,podridão a não mais poder,dessa maldita Operação Lava a Jato.”Presidenta,a senhora será lembrada pelo seu republicanismo de deixar apurar tudo,de forma transparente e sóbria,sem interferencias de qualquer natureza,dos destinos da Operação Lava a Jato.Ela vai limpar o Brasil.Será seu legado”.Eu não consigo acreditar que um Ministro da Justiça transmita uma informação capadócia dessa natureza a uma Presidenta da Republica,que a aceita sem nenhum questionamento maior.Eu vou morrer,por obvio.Mas até o dia do meu julgamento final,não consiguirei entender o nivel de imbecilização que chegou um governo.É inacreditavel,incompreensivel,e acima de tudo inaceitavel.Pelo menos para mim,que nem cadastrado sou.

  47. Consíraçao contra a Segurança Nacional

    Lava Jato é uma conspiração para fraudar as eleições.

    O objetivo é impedir, por meios ilícitos, que o candidato favorito concorra ao pleito.

  48. Nassif o site tá muito lento
    Nassif o site tá muito lento e várias vezes quando
    acesso dá “estamos em manutenção” se mudou o
    provedor,ele tá uma caca!!

  49. Lewandowski “reclama da

    Lewandowski “reclama da maneira como foi citada sua frase de que “o século 21 é do Judiciário” …Fica aqui, no mesmo texto, os devidos esclarecimentos. E o pedido de desculpa pela interpretação de uma frase sua, fora do contexto”.

    Como fora de contexto? O contexto hoje é que estamos em um país que acaba de sofrer um golpe de estado, com a complacência e conivência do judiciário e cujo stf tem dado respaldo às arbitrariedades e seletividades partidárias da lava jato.

     

    … “esse papel cabe ao Judiciário, como defensor central dos direitos das minorias.”

    Estaria ele se referindo às minorias de eleitores da oposição, que perderam nas urnas para o PT, mas que tem no judiciário um “defensor de direitos” – de derrotados imporem seu programa privatista e entreguista ?

  50. Nossa Justiça

    Bem, o PT está no apagar das luzes; o nosso judiciario tá ciente disso? e que agora falta pouco pro judiciario  ter que esquecer o PT que usa pra acusar e responsabilizar pra tudo; esse novo judiciario “poderoso” vai consseguir lidar com esses procuradores “inteligentissimos” que estão sendo usados por serem tão faceis de manipular; ” e agora Zé? acabou LULA,Dilma,PT”. Como prosseguir com a altivez de Supe-Homem do Moro pra dar palestra nos EUA. Ele vai virar cachorrinho e voltar pra casinha com o rabo quente e entre as pernas, por que os GOLPISTAS e CORRUPITOS que temos não vai  submeter a esse judiciario que é forte só pra combater os 04 PPPPs.

     

  51. Excelente texto, Nassif.
    Excelente texto, Nassif. Repõe no lugar alguns pontos importantes, como o processo do mensalão, ainda obscuro em certos pontos e totalmente incompreendido por 90% dos brasileiros; o crescendo do MPU, sobretudo a atuação ideologica dos procuradores e promotores no MPF e a participação do STF no conjunto da obra do golpe de estado de 2016.

    A questão da participação da imprensa também é importante. Acho que merece um xadrez a posição do grupo Globo, dos irmãos Marinho (lavagem de dinheiro, sonegação, casa de Paraty, Mosssack & Foncesa etc) e do alto escalão da Globo na forma sectaria cuja a qual esse grupo financiou e apoiou o golpe. Repetindo os mesmos erros do golpe militar de 64. Por que sera que apostaram tanto?

    Vejo com tristeza, em SP, que Fernando Haddad enfrenta muitas dificuldades para sua reeleição. E portanto, pela logica, deveria ser reeleito no primeiro turno. A operação com o ridiculo nome Arquivo X, tendo como ponta de lança a prisão do ex-ministro Guido Mantega em SP afeta diretamente a campanha de Haddad. Não ha inocentes nesse jogo.

    Enfim, fica a sensação de que para reverter todo esse quadro, sera um trabalho que tomara ainda algumas décadas no nosso Pais. Precisamos sim de uma nova geração melhor formada, melhor informada, com capacidade analitica e com valores mais progressistas e com o olhar voltado para seu desenvolvimento, que passa por uma politica muito mais transparente e nova.

    1. Análise brilhante do cenário (O Xadrez).

      Cara Maria Luisa. Eu gostaria muito de poder acreditar que apenas 90% da população não tem a menor condição de compreender esse quadro que o brilhante Nassif pinta com grande clareza e precisão. A minha impressão é que essa parcela de atordoados e hipnotizados pelo ilusionismo da GLOBO/Mossack-Fonseca beria, se não passa, cerca de 99% da população. incluída aí a militância prograssista mais apaixonada.O efeito deletério da parceria entre a GLOBO/Mossack-Fonseca e as ORCRIM (Organizações Criminosas, segundo um amigo internauta) instaladas no sistema judiciário, que jogam em tabelinha para produzir e multiplicar falsas acusações contra o PT é devastador, sobre uma população majoritariamente mau educada e mau formada. O caso da situação absolutamente injusta do Haddad na disputa à sua reeleição é típico dessa devastação avassaladora causada na capacidade de análise e reflexão da população. Trata-se de uma excelente administração que é vista como ruím e péssima por expressiva parcela da população porque, por mais que se faça, programe e realize, a despeito das adversidades do cenário, tudo é pintado com cores negativas pela “força tarefa” de reporqueiros escalados 24 horas por dia para falar mal e deformar tudo que se refere à competente administração da Capital do Tucanistão. O mesmo que se praticou contra a administração federal do PT que, só não naufragou antes, porque durante um certo tempo tinha à frente um extraordiário Estadista comunicador que lograva ser capaz de confrontar e mitigar o massacre esmagador do sistema de manipulação e distorção de realidades operado pelo oligopólio midiático liderado pela GLOBO/Mossack-Fonseca.

      O plano de destruição do projeto de Brasil emergente desenhado na última década, urdido lá fora e implantado aqui, a partir de 2012, é tão genial que permite aos construtores do desastre exercitar a elaboração de uma realidade publicada segundo a qual o Governo que eles derrubaram é o responsável pelas causas da destruição que eles mesmos promoveram. Com todos os meios de comunicação à disposição para a construção dessa versão fantástica dos fatos, é uma tarefa titânica tentar argumentar sobre a realidade das sequências de manobras que desaguaram na formação do desastre ferroviário que assistimos. Eh aparentemente e será estudado como um caso de sucesso de aplicação da chamada “Doutrina do Choque” explicada pela Dra. Naomi Klein.

      https://www.youtube.com/watch?v=Y4p6MvwpUeo

  52.  
    Ainda sobre a má-fé dos

     

    Ainda sobre a má-fé dos monstros fascistas

    … E OS MONSTROS TÍTERES DAS EMISSORAS DE RÁDIO ESTÃO SE DELEITANDO NAS VIGARICES ELEITORAIS!

    Aqui em Feira de Santana, logo após a monstruosidade perpetrada pela ‘PORCA-tarefa’, um sujeito que se imagina o Robert(o) Marín(ho) do Sertão fez um comentário vomitando mais ou menos as seguintes merdas:
    “Depois da prisão do Guido Mantega, cada vez mais se fecha o cerco ao PT! E também é preocupante para o Partido devido à proximidade com o horário eleitoral! Mas, é assim mesmo:
    todo dia com a sua agonia!
    Mas vale a pena:
    é o esforço para se passar o Brasil a limpo!”

    O sujeito é um dos todos ‘jabazeiros’ da medíocre e sabuja “imprensa” da cidade!
    Apoiador do grupo do ‘prefeitim’ que pretende reeleger-se para ficar 20 anos no poder até 2020!
    E depois por mais décadas e décadas de mediocridades administrativas, nepotismo, clientelismo, fisiologismo, e fiquemos por aqui, “vocês sabem do que se trata”.
    O ‘prefeitim’ do DEMo; o candidato a ‘vice-prefeitim’, do PMDBosta – e aliadíssimo ao ‘porco falante CORRUPTO Geddel’ da ‘dupla’ nazigolpsita ‘TEMer-CU(nha)’!

    A nossa selva da barbárie da contemporânea pré-Idade Média da IMUNDA Casa Grande delinquente &$ festiva!

     

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

     

    As emissoras de rádio dos monstrinhos de Feira de Santana, Bahia:

    Rádio Sociedade AM 970 e Princesa FM 96.9!
    E o(a) leitor(a) quando pensa que a desgraça é pouca, tem mais:
    As duas INFAMES E PERNICIOSAS emissoras de rádio são – apenas e tão somente – duas das muitas organizações (sic) que compõem a tal ‘Rede [de Frades (!)] Capuchinhos de Comunicação’!
    Rede de emissoras de rádio que se diz, pasme de novo, “católica”!
    Só se for “católica” da igrejadoCU(nha).com!

    São alguns exemplos do que foi feito com as Concessões Públicas de radiodifusão neste país em frangalhos!

    EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
    para que mesmo a ‘Lei dos Meios’?

     

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

     

    … Ah se no Brasil existisse Ministério das Comunicações!
    E a Lei de Segurança Nacional estivesse em vigor!

  53. Brilhante artigo, Luís

    Brilhante artigo, Luís Nassif. Mas há um problema em seu blog pois está muito lento. É possível até que esteja sob ataque. Ontem não consegui abrir esse artigo e hoje continua bastante lento.

  54. Nunca achei que a frase do

    Nunca achei que a frase do Lewandowski tivesse sentido diverso daquele que ele explicitou no seu esclarecimento. Apenas creio que, como a frase é muito genérica, no clima geral em que vivemos hoje ela pode ser facilmente interpretada de forma diversa, como uma declaração de hegemonia do Judiciário frente aos outros poderes.

  55. Não tenho provas…

    Não tenho provas, mas tenho convicção que a Lava-jato não é uma operação de combate à corrupção, e sim de combate ao PT. Ou se investiga e se julga imparcialmente todos os suspeitos, ou estamos diante de uma farsa jurídica, com perseguição política e grave atentado à democracia. Se continuar parcial, a OLJ legitimará ainda mais a corrupção e o poder das velhas oligarquias que há muito tempo controlam o Estado em concluio com a plutocracia.

  56. A condição vital para a

    A condição vital para a sociedade ter algum valor surgiu com o governo Lula, quando as relações de produção existentes puderam ser geradas no seio do país; e, gradativamente, se estendia a consciência de que a classe trabalhadora originava uma nova sociedade – na medida que toda propriedade, em varias frações, por fim, é transformada em capital industrial ou comercial, lançando um claro antagonismo destrutivo contra a velha política econômica.

    Já indiquei várias vezes que a projeção dos trabalhadores “nos valores da sociedade” se encontram predestinados a condição dos bancos e dos especuladores estrangeiros, e, portanto, estes têm que travar uma batalha comum no governo, em relação a alcançar o domínio desta classe, de tal modo que fiquem submetidos a eles toda alteração geral da produção.

    Ao meu modo de ver, estamos assistindo a uma abolição de todas as ordens do estado de direito desta classe revolucionária, inclusive nas escolas, para que nunca mais exista um domínio político dos trabalhadores que seja simultaneamente social; no qual a ordem das coisas, ou a espécie de ideias filosóficas no ensino médio, possa expulsar o fardo do capitalismo que está sobre os ombros de cada um dos brasileiros.

     

  57. O Caso Eu Conto Como o Caso

    O Caso Eu Conto Como o Caso Eu Vi.O Pôquer.Lauro Gurgel,o Gruja,já foi aqui apresentado,em parte,não totalmente.Cearense de Jaguaruana,no Vale do Ico,comunista de quatro costados e hum de reserva,foi o maior amigo que Papai teve nesta e na outra  na vida.Viajante da Cia.Matarazzo de Tecidos,fazia todo interior da Bahia,Sergipe,Piauí,no volante de um Jeep Willys,vendendo tecidos.Era compadre de Papai de mão dupla.Papai e Mamãe eram padrinhos do quarto filho dele,George Gurgel,geólogo,formado na União Soviética,e o acima assinado,afilhado dele.Eram como irmãos.Gruja dizia ser Papai o irmão que ele nao teve,Papai a dizer que Gruja era mais um dos seis que já tinha.Fazia todo sertão baiano na sua rota,inclusive a região onde residíamos,na epoca um feudo político comandado pela família Lopes.Quando Gruja chegava para fazer a região,hospedava-se lá em casa para alegria de todos nós.Ja conhecido na região mais que fuxico ruim,chegou para mais uma vez para fazer a região.Corria o comércio depois ia lá para casa.Cumprimentos de praxe,meu compadre para cá,minha comadre para lá,Gruja ou seu Lauropara muitos estava de volta.Depois do jantar abordou Papai.Meu cumpadre,encontrei-me hoje na rua com Dr.Mario,mandou um abraço para você e mandou eu aparecer na casa dele para um poquerzinho.Dr.Mario Dourado Sobrinho,médico humanista,padrinho de Papai,viciado em jogo.Vixe meu compadre,nem me fale.Meu padrinho padece desse mal,esse diabo de jogo.Coisa de desocupado,de quem não tem o que fazer.Vou lhe avisando,compadre,esqueça isso,só têm ratos.Gruja,rebateu,bobagem compadre,só para matar o tempo.Papai foi para seu Colégio ministrar suas aulas,Gurgel tomou o rumo da casa do Dr.Mario.Chegou cumprimentou todos,tomou seu lugar na mesa.Fazia parte do grupo Ozemar Soldado,Capitao da Polícia Militar,primo carnal de Mamãe,ganhou o sobrenome de Soldado porque perdeu um olho limpando a arma,ainda como soldado.Ozemar no jogo dava no em pingo de éter,inclusive utilizava-se de métodos nada republicandos.Dr.Mario teria encerrado a jogatina pelas travessuras de Ozemar,mas isso é outra história.Gurgel sentou-se à mesa com ares de Capitalista Soteropolitano,coisa que ele nunca foi.Cartas distribuidas,sai um,sai outro,Gurgel fica com Ozemar testa a testa.Gurgel deu ordem.Com limite ou sem limites.Ozemar respondeu.O senhor é quem sabe.Gurgel suas tantas e mais tantas.Ozemar ladrao fichado,EU VEJO.Gurgel não tinha nada,nem as cartas mostrou.Na segunda rodada,a mesma coisa.Gurgel suas tantas e mais tantas.Ozemar calmamente:EU VEJO.Terceira,quarta,quinta,Ozemar:EU VEJO.Moral da história,Ozemar raspou Gurgel.Gruja levantou-se,deu a ordem.Para mim chega..Deu boa noite,parou na porta soltou a pérola.Ozemar,se você continuar vendo desse jeito vai perder o outro olho.Gurgel sumiu da região.Voltou tempos depois.Por coincidência,encontrou Papai de terno sem gravata.Meu compadre,sumiu,onde se meteu?No mundo,labutando,pelezajando,repondeu Gruja.Compadre,disse Papai,tome um banho rápido,vamos ao enterro do Dr.Mario,faleceu,vamos ao enterro dele.Gruja rebateu de pronto:Meu compadre,me desculpe,cheguei morto de cansado,estou com uma sinusite lascada .Entrou porta adentro.Papai já sabia dê tudo,virou-se para Mamãe e comentou baixinho,eu disse a ele que não fosse.A piza foi tão grande que Gruja nem no enterro de Dr.Mario teve coragem de ir.

     

     

     

     

    1. Mais uma vez,peço desculpas

      Mais uma vez,peço desculpas por um o outro erro,uma pontuação não ou mal colocada,escrevo de improviso.A propósito uma senhora abelhuda,me parece,uma cadastrada,interferiu em conversa minha com Nassif a dizer que a não colocação de vírgulas era vantajoso por isso,aquilo,aquilo outro.Devia ter ficado calada.Papai mestre que era em muitas coisas,especialmente na língua portuguesa,dizia-me que a colocação ou não de uma vírgula,pode mudar todo sentido da frase,até de um texto.Desculpas mesmo quero pedir,por ter escrito 36 linhas.Rede Social não comporta mais que 30 linhas,ao meu entendimento.Aos que me acompanham e gostam e a minoria que nao gostam,sou obrigado a dar uma pausa forcada.Levarei o IPad para revisao.Comentarios so segunda feira do meu computador de trabalho.

    2. Diferente de Nassif,

      Diferente de Nassif, considero  a hipotese de editar um livro,tendo como base os meus escritos feitos aqui.Para o seu lancamento,convidarei e manderei as passagens para toda familia Nassif,em especial a Da.Lourdes Nassif.Nunca encontrei ninguem igual a ela nesse mundo conturbado da globosfera suja,limpa ou mal lavada.Os cadastrados,salvo honrosas execcoes,nao deverao participar.Em Salvador sao poucos os que batem bumbo. 

       

       

       

  58. Relembrando Joel,tão sumido

    Relembrando Joel,tão sumido em tempos de FORA TEMER.”Um cabra não pode ser mais safado porque eu não quero,do que esse Senador Pastor do Espírito Santo,Magno Malta.Honra o sobrenome que tem.Um capadócio de especie ainda não identificada”.

  59. O TABULEIRO QUE O NASSIF NÃO ANALISA FICA DEBAIXO DA MESA

    Nassif desconstrua minha argumentação se puder!

    O que você não enxerga, ou não pode reconhecer por ser beneficiário do lulismo, é que não existem mocinhos na guerra burocrática-pseudodemocrática-midiática-capitalista, pois só bandidos participam desde jogo sujo, enquanto as pessoas “comuns” trabalham como escravos para pagar a conta da corte formada por banqueiros, especuladores, empreiteiros, sonegadores, traficantes e barões da mídia associados a políticos e juízes. Neste jogo é matar (controlar o dinheiro e o poder para ter tudo) ou morrer (ser pessoa “comum” escrava do sistema sem direito a nada mais que o bolsa esmola e dever de entregar 60% da renda na forma de impostos regressivos sobre o consumo e taxa de juros embutida em todos os produtos e serviços)! O Nassif não pode reconhecer que o petismo foi povo até perceber, em 2002, que só chegaria ao poder sem o financiamento dos banqueiros que compraria o apoio dos políticos tradicionais descontentes com o tucanato, bem como a mídia e seus profissionais (marqueteiros, jornalistas, etc).

     

    A mudança de lado foi materializada com a “carta aos brasileiros” (leia-se banqueiros e políticos), que sinalizou que os “contratos” seriam respeitados (manter o “direito” dos banqueiros cobrar a maior taxa de juros do mundo e, ainda, emitir o dinheiro eletrônico que só existe nos extratos bancários, que hoje representa 97% do dinheiro que circula na economia, bem como manter o “direito” dos políticos assaltarem os cofres públicos por meio de empreiteiros, sonegadores, subsídios, crime organizado etc.).

     

    Portanto, neste jogo sujo primeiro o PT deu um golpe na classe média (que foi trocada pelo povão dos grotões e periferias que até então votavam nos coronéis, mas passaram a receber as bolsas migalhas que os tucanos não davam) e depois o PT recebeu golpe da própria quadrilha (base aliada chefiada pelo Temer) na forma de “impeachment”. Mas o Nassif tem razão quando reclama que só os políticos ex-sindicalistas amadores (dinheiro na cueca, Land Rover, sítio na periferia, tríplex em praia nacional) sofrem os rigores da lei. Por outro lado, não posso acreditar que um jornalista honesto escreveria que “a maior ameaça à democracia, hoje em dia, seja a interferência do Ministério Público e da Justiça no jogo político”, pois não existe democracia pelo simples fato dos políticos serem meros atores eleitos exclusivamente por disporem do dinheiro dos banqueiros e bandidos associados! Pode provar que eu estou errado?

     

    1. Por ex. poderiam  dá uma

      Por ex. poderiam  dá uma trava no Cunha, antes dele provocar todo esse merdelê.

      Para mim no STF não sobra ninguém.

      Poderia um avião cair no Congresso, no STF e em Curitiba, como no caso da torres gêmeas.

  60. o michel Temer eh muito parecido com o charada do batman

    O Michel Temer é a cara do Charada do batman. E não digo isso somente pela semelhança fisica atual do Temer com o charada dos games do bataman arkham, ou pela semelhança fisica do Temer na epoca em que era secretario de segurança com o Charada dos gibis do Bataman; mas pelo comportamento dele, sempre inigmatico, que fala uma coisa depois muda, como se tivesse nos dado uma pista e não queresse que desvendassemos.

  61. Sinceramente, não tenho

    Sinceramente, não tenho palavras nem talento para explicar o que é, mas algo vai acontecer.

    Não é possível que o país caminhe para trás desse jeito. Acredito em alguma mudança de rumo.

    Brasileiros Democratas se levantarão para combater o desmonte e a injustiças praticadas no  país.

    Tenho convicção e fé.

    Se eles podem eu também posso ter.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador