Zavascki delimita Lava Jato e pode esvaziar processos de Moro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O ministro teria dito que julgar a Lava Jato não significa o tornar responsável por todos os julgamentos de corrupção do país
 
 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki define até onde irá a Operação Lava Jato. Conforme já adiantou o GGN, o ministro está separando dos processos aqueles que não têm relação com a Petrobras, o que pode provocar impactos na origem da Operação, nas mãos de Sergio Moro, na Justiça Federal do Paraná.
 
Um dos processos que deverá sofrer o desmembramento é o que investiga a Eletronuclear, na construção de Angra III, deflagrada em julho deste ano pela equipe de Moro na 16ª Fase da Operação, denominada Radioatividade.
 
Publicado no dia 14 de setembro, na reportagem “Desentendimento no STF poderá decidir limites da Lava Jato“, e no dia 18, em “Processo de Othon Luiz pode sair das mãos de Sergio Moro“, a informação foi hoje divulgada pelo Painel da Folha. 
 
O STF deve tomar a mesma decisão de todos os processos da Lava Jato que chegam à Suprema Corte e que, ainda que envolvam empreiteiras e empresas que teriam participado do esquema da Petrobras, integram processos diferentes com a prática de corrupção em outras companhias.
 
O ministro Marco Aurélio Mello sugeriu hoje (22) que a Suprema Corte divida entre os integrantes os possíveis processos desmembrados da Lava Jato. Mello considerou que não devem “deixar nas costas de um único colega esse fardo, que é um fardo muito pesado”.
 
O primeiro pedido de desmembramento foi feito ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, no caso que investiga o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Na ocasião, Teori considerou que as denúncias envolvem crime eleitoral de caixa 2 e não têm relação com a Petrobras, por isso, deveriam ser investigadas em outro processo. Celso de Mello , o novo ministro relator, ainda não definiu se abrirá ou não os inquéritos contra os dois políticos.
 
Dias depois, Zavascki adotou o mesmo procedimento para a denúncia de pagamento de propina a, entre outros, a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) e o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo.
 
Com essas iniciativas se desenhando, na última sexta (18), a defesa do presidente da Andrade Gutierrez Energia, Flávio Barra, encontrou uma possibilidade para responder ao processo fora da Lava Jato. O advogado apresentou uma medida cautelar pedindo que a ação que envolve executivos da construtora e o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz, seja enviada ao STF, uma vez que a denúncia envolve também o senador Edison Lobão (PMDB-MA), que tem foro privilegiado.
 
Se chegasse ao STF, Moro não somente perderia o julgamento da ação contra o almirante, como também abriria precedente para tirar da sua alçada as investigações que não tem relação com a Petrobras, mas que por ele foram incluídas na Lava Jato.
 
Teori Zavascki já enviou um ofício ao presidente Ricardo Lewandowski para que parte da operação referente ao setor elétrio seja distribuída para outro ministro. O juiz Sergio Moro manifestou-se contrário ao entendimento, assim como a sua equipe do Ministério Público Federal (MPF). 
 
Segundo o Painel da Folha, Teori tem dito a colegas que ser relator da Lava Jato não o “torna prevento a julgar todos os casos de corrupção do país”. 
 
“Temos que impor a racionalização dos trabalhos. A distribuição é algo democrático porque é feita mediante computador para ter-se um relator, e o relator simplesmente procede ao estudo do processo, apresenta ao colegiado um resumo para que os integrantes do colegiado possam se pronunciar tanto quanto possível”, defendeu Marco Aurélio Mello, em palestra em Brasília.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao votar favoràvelmente ao

    Ao votar favoràvelmente ao financiamento de partidos e candidatos por empresas, Teori Zavascki decepcionou muita gente, inclusive a mim. O financiamento de campanhas políticas por empresas é a principal forma de corrupção e ‘compra’ de políticos. A atuação de Teori como relator da Lava Jato tem mostrado tibieza e um carácter burocrático. O ministro relator deu apenas uma ‘enquadrada’ em sérgio moro, que já deveria ter sido tirado do pedestal em que a mídia e oposição golpista o colocaram. Já passou da hora de cortar as ‘asinhas’ do juiz midiático, que adora aparecer e que se inpira na operação “mãos limpas”, que arruinou o sistema político italiano e a economia daquele país; e mais grave: não livrou a Itália da corrupção; ao contrário, pavimentou a estrada para que o magnata silvio berlusconi chegasse ao poder.

    1. Sou contra o financiamento

      Sou contra o financiamento privado de eleições e fiquei contente com o resultado da votação no STF. Mas não estou decepcionado com o referido Ministro.

      Teori Zavascki votou com liberdade de consciência e apresentou argumentos racionais em favor de sua tese. A Lei garante ao Ministro do STF fazer isto.

      Ao contrário de Gilmar Mendes (que produziu uma cansativa arenga tucana e anti-petista), Teori Zavascki foi técnico. É exatamente isto que devemos esperar de um juiz: liberdade de consciência e votos tecnicamente fundamentados. 

       

  2. O ministroTeori Zavascki deu

    O ministroTeori Zavascki deu foi bastante corda para os meninos do Paraná; agora começam a se enforcar em uma corda comprida e bem emaranhada, pois na ânsia de se meterem em tudo e alcançarem a todos acabaram metendo tudo no mesmo balaio. Agora vai ser difícil desmembrar o que pode do que não pode continuar nas mãos do Moro.

    O país ganhará muito, apesar das grandes perdas momentâneas – e que ainda serão sentidas por algum tempo -, se essa lava jato parar por aí. Terá sido uma excelente oportunidade para desmascararmos a parcialidade, a moralidade seletiva, a arrogância e o despreparo do Poder Judiciário e do Ministério Público, que por tanto tempo posaram de guardiões da justiça, moralidade, imparcialidade e preparo acadêmico/intelectual.
    A máscara caiu; a sujeira apareceu. A continha também chegará para eles.

    1. Essa é a minha esperanča. Ė.

      Essa é a minha esperanča. Ė. a unica coisa positiva que se pode retirar dessa barbarie.

      O Brasil nunca será uma Nação que se respeite, se essa Oligarquia continuar com todos esses poderes.

      Espero que os cabeças do Empresariado Brasileiro não esqueça nunca aquele escrachado “Juiz” passeando com o carro de Eike e o desfile de grandes empresarios algemados indo comer cana braba nas masmorrras do Moro.

      Que os cabeças das Forças Armadas não esqueçam um Almirante velho que prestou relevantes serviços ao pais encarcerado por um coxinha que só faz tentar quebrar o Brasil.

      A esquerda, essa, por mais burra que seja, espero que tenha aprendido que nenhuma nobliarquia concursada pode ser melhor para uma sociedade do que os lideres constituidos no seio dessa sociedade,  eleitos,  representando a imagem dela, a ser modificada na disputa política.

  3. Por enquanto está mal

    Por enquanto está mal contado.

    E se cair nas mãos do GM, como que fica ?

    O que tem que se fazer é tirar o processo do Moro, que é juiz de causa, e repartir para todo o País, cada local julga o que lhe cabe. No STF pouco importa se ficar tudo com o Teori.

     

  4. Qual a lógica do Zavascki

    Qual a lógica do Zavascki ?

    Se ele considera que não tem que abraçar tudo por que o Moro tem ?

    Por que ele não determina que os processo do Moro também seja fatiado por todo o País, e cada local que julgue os seus problemas ?

    Ele tem medo do Moro ?

    1. Se ele pudesse…

      O Ministro não tem como intervir na primeira instância. Não está na Lei uma intervenção dessas, e ninguém que quer seriamente combater a politização dessa operação quer que as coisas sejam feitas na ilegalidade. Não queremos a deles, não podemos querer a nossa.

      As defesas, essas sim podem questionar isso. Não existe distrituição por dependência se não há conexão direta entre os crimes. Imagine o seguinte: um sujeito rouba uma galinha no Maranhão. No curso das investigações, a polícia descobre que ele já havia feito isso em São Paulo, uns anos antes. O agente, a natureza do crime é a mesma, mas qualquer advogado de porta de cadeia sabe que serão dois inquéritos e dois julgamentos, porque as vítimas são as mesmas e os locais diferentes. Se os processos foram distribuídos ao Dr. Moro por dependência, cabe às defesas questionar isto, e obter até a nulidade de suas sentenças e eventualmente de todo o processo.

      Eu duvido que desembargadores tenham coragem para tomar essa decisão, até porque as coisas estão ainda muito “quentes”. Mas daqui a três, quatro anos, algum ministro em Brasília vai iniciar esse processo de anulação, e isso vai virar uma casta, desmoralizando o dr. Moro como profissional. Ele e seu bando de justiceiros, que, no final, vão acabar deixando ladrões livres, por soberba, politicagem, idiotia…

      1. Tres ou quatro anos é MUITO

        Tres ou quatro anos é MUITO tempo. Até lá muita coisa poderia acontecer. Impeachment da Dilma, eleição de Aécio em 2018. Pode esse congresso das trevas revogar a lei Áurea. 

  5. El Bruxo portenho Borges visita além-mundo supremo juiz Zavascki

    el bruxo portenho Borges, numa passagem da biografia de Tadeo Isidoro Cruz, dando uma de Confúcio hermano moderno, ensina como saber se um homem está preparado para o longo caminho de Faxinal dos Guedes até Brasília, o nirvana do Poder y da Política, para ser ungido e reconhecido pelo memorial da Pátria Amada um sábio, um salomão e poder governar com justiça soberana a sociedade brasileira e o destino glorioso das terras brasilis: 

    “Qualquer destino, por longo e complicado que seja, consta na realidade de um único momento: o momento em que o homem sabe para sempre quem é.”

  6. Quem abastece o processo?

    Talvez existam muitas questões em aberto. E os vazamentos? Quem é responsável pelos processos não é responsável pelo sigilo destes? E a PF, está investigando com isenção ou segue a cartilha da Lunus? Será que a PF investigou os seus como investigou os outros?

  7. Aleatória?

    Eu não acre,dito que a tal distribuição é feita só por computador, aleatóriamente, em triibunal nenhum desse país. Qual é a prova que temos dissso, a palavra de honra dos Excelentissimos Senhores Doutores Cavalheiros Julgadores? Alguma vez na história esses computadores foram auditados?

  8. Não se encham de esperanças.

    Não se encham de esperanças. Teori  é muito meticuloso, mas, o resultado prático de sua meticulosidade foi aquele voto vergonhoso, apoiando o financiamento empresarial de campanha.Lá atrás, ele teve infinitas chances de dar um freio na falta de limites de Moro, soltava frases de efeito, lavava as maos e  soltava os acusados aos leões nas masmorras de Moro.

    É de onde menos se espera, que não sai nada mesmo.

    Podem estar, apenas, corrigindo “baboseiras”  fáceis de serem desmontadas, afinal, dentro do universo de pessoas que pensam, no Brasil, aquele grupelho de moralistas de araque do Paraná não convencem mais, nem os de direita. Veremos o que quer Teori dessa vez. 

    1. Sou contra o financiamento

      Sou contra o financiamento privado, mas discordo de sua opinião sobre o voto do ministro Teori. A sua posição foi de que quem deve decidir sobre o financiamento, como não está expresso na CF, é o Congresso, e não o STF.

      Essa posição denota a coerência do ministro com sua posição sobre a separação dos poderes.

    1. Esvaziando…

      Argumento digno de um Gilmar Mendes.

      Com o mesmo desvio ideológico e interesse partidário.

      Desonestidade ideológica rumo à mais uma derrota no enésimo turno.

      1. Ver o petista defendendo os

        Ver o petista defendendo os corruptos e corriptores não tem preço.

        A cegueira idelógica chega ao ponto de criticar os outros por aquilo que faz.

        Veja se não é uma inversão de valores, desonesto é quem deseja que os corruptos e corruptores sejam condenados efetivamente.

        Honesto é quem os defende.

        É ou não é uma inversão de valores que só a mesmte desmoralizada do petista pode conceber 

        1. Aliança Liberal,
          Tu não tens

          Aliança Liberal,

          Tu não tens moral nenhuma para acusar quem quer que seja de desonesto intelectual e/ou de cegueira ideológica.

          A não ser, claro, que o faças perante um espelho. 

    2. Operação lavajato

      Na medida em que tu colocas como objetivo da lavajato um mero ataque ao “projeto de poder do PT” escancaras uma parcialidade na operação que não condiz com a Justiça, mas tem muito a  ver com justiçamento.

      Afinal o Moro é um Juiz ou um Capitão do Mato ?

      1. Eu não disse que a lava jato

        Eu não disse que a lava jato tem como objetivo atacar o projeto de poder do PT.

        Falácia contra mim não cola amigo.

        A lava jato ao combater a corrupção encontra e condena personagens de estima do governo, estes no risco de ficar presos por diversos anos ameaçam “contar tudo” de podre que existe no governo.

        O governo reage mandando seus asseclas melarem a lava jato e não é de hoje que tentam isso.

         

         

        1. Disse sim, e agora disse que

          Disse sim, e agora disse que as delações são feitas para evitar as prisões, confirmando mais uma das principais críticas sobre os abusos cometidos nessa operação.

          A emenda ficou pior que o soneto.

          Enfim, esse é o “liberal”, defensor da prisão para quem não concorde com suas “ideias”.

          Essa é a direita brasileira.

    3. De fato…

      Verdadeira operação cuzcuz, Teori vem e abafa.

       

      Tudo para salvar o grande guru e lider máximo do partido do governo.

       

      Ainda acreditam em 2018. Abafando tudo e distorcendo fatos, ainda vamos agradecer os ladrões da viúva…

       

      O último a sair que apague a luz.

       

    4. Não seja ridículo, Aliança

      Não seja ridículo, Aliança Liberal. Inexiste Lei ou Regulamento que te obrigue a opinar sobre tudo. 

      Quer dizer, então, que o ministro Teori, Marco Aurélio de Mello, estão encetando a “operação mela jato em curso”, é? 
      Esse teu ódio ao PT é doentio, meu caro. 

       

  9. Zavascki delimita a lavajato.

    Em boa hora o Ministro Teori vai democratizando a operação. 

    Resta saber como fica o corte temporal e os “não vem ao caso” não perquiridos pelo “grupo lavajatista”.

    Queremos que TODOS os envolvidos sejam punidos no rigor da lei e dentro do devido processo legal.

    Nada de teses importadas pela metade, nada de decidir pela “literatura”, nada de viés ideológico, nada de presumir a culpa a priori.

    Apenas a APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA e seu devido processo legal.

     

  10. SUPER HERÓIS

    Corretíssima a medida do TEORI contra os SUPER HERÓIS e seus ASSECLAS.

    Haja vista a atitude desesperada do CORINGA em recente entrevista.

    Perderam suas CAPAS e o PSDB,  seu COBERTOR.

    1. “Perderam suas CAPAS e o

      “Perderam suas CAPAS e o PSDB,  seu COBERTOR”

      Sei não !

      Em relação ao PSDB é prudente esperar.

      Essa turma tem a cobertura e as paredes dobrada com terflon, amianto, e liga leve de aço/carbono, altamente estanque, não passa nada, não vaza nada.

      A AP 470 ainda está muito viva em minha memória.

      Em relação ao PSDB perder proteção, prefiro aguardar.

       

      1. Espero que sim. Haja vista as

        Espero que sim. Haja vista as distribuições que foram feitas para outros juizes.

        O perigo estará se nessas distribuições, a investigação, se houver,  sobre o AÉCIO NEVES, cair nas mãos do GILMAR MENDES.

        Aí companheiro, teremos a certeza de que; “TÁ DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO”!!!

        1. Furnas e as extensões
          Furnas e as extensões envolvendo Anastasia e o findo Janine.

          É uma 4oleta Russa,

          Se NÃO cair na mão do Mendes, a Dilma se salva,
          Se cair, o Aécio sobrevive a essa bomba atômica da Lava Jato.

  11. também considero ser corretíssima…

    vamos ao que vemos:

    força tarefa foi composta de tudo aquilo que recebeu, delação

    bem que tentaram o truque de repassar ou transmitir em pedaços, mas se deram mal

    quem tenta este tipo de truque abertamente, faz do berço sua própria sepultura

    ou seja, ninguém tem o direito de impedir que juízes sigam próximos

    gilmar também tentou este truque ao pedir vistas, talvez para ter tempo para trocar passes

    1. justiça verdadeira não tem disso…

      podem até acreditar que tem, mas estarão cavando suas sepulturas

      o fato de alguém possuir algo, não significa ter o direito de transmitir atrelada à ideologia

  12. Na inglaterra

    _ Mas mestre, qual a dúvida e porque devo ler o Andar do Bêbado? É livro de matemática; e sobre probalbilidade, que tem a haver com a justiça? A sentença já foi dada.

    _Leia, caro Watson, e se esclarecerá. Qual a probabilidade de um tesoureiro ir de maneira ilícita a uma fonte se outros dois, do psdi e do pmbi, foram? Se três foram à fonte ela era geral, não se pode adjetivar uma ao contrário das outras. Se ilícita, o normal era ter ido ele só, ele que tudo sabia, não?… Probabilidade muito pequena.

    _ Tudo bem, chefe Holmes, mas um tinha o poder e poder é para ser usado, e aparentemente foi.

    _ Mas, com poder, buscou ali o mesmo valor dos outros? Qual a vantagem de ter o mesmo? Quem usa do poder usa para maior e não para se igualar? Menor probalidade ainda.

    _ Mas chefe, há uma delação escrita e oficial dizendo ter sido achaque. Oficial e na presença da autoridade.

    _ Mas qual a probalbilidade de o delator ter dito o contrário, portanto não delatar? Pergunto: a delação tinha retorno, tinha ganho real?

    _ Baixissima, chefe, é verdade, se ele não delatasse não ganharia o muito que ganhou. Mas…

    _ Agora multiplique estas probabilidades.

    _ E agora, chefe???

  13. Não confio  no maior balcão

    Não confio  no maior balcão de negócios desse país: a justiciaria tupinica. A corrupção sempre rolou solta nesse órgão, sempre foi um órgão escravo bem pago do $, nunca pensou no país, nunca julgou qualquer outro partido, nunca deixou de ser o que sempre foi: antidemocrático, extremamente corrupto, facilmente corrompido e formado ou por corruptos contumazes ou bundões comtumazes, sem coragem de limpar esse órgão apodrecido de sempre. É só ver a história de nossa justiciaria desde seu ínicio. Sempre foram empregagos-escravos bem pagos pelos senhorios. Não evoluiu um milésimo desde seu nascimento. É  representante e defensor do atraso. Se a justicirai não sofrer uma limpeza, não haverá país livre. Eles sempre tiveram lucros  em países colonizados, pois não são capazes de viver em paises independentes, por isso querem esse país de joelhos..É o tipo de cidadão que só se sente forte diante da fraqueza da nação. Um país de analfabetos politicos, emburrecidos é a força de que necessitam.

  14. Vários comentaristas querendo

    Vários comentaristas querendo que as coisas saiam das mãos do Moro. Interessante se caissem nas mãos do querido De Sanctis. Pela entrevista publicada aqui no blog, em que ele questiona até os acordos  Controladoria Geral da União – empresas desonestas, o pessoal ia querer voltar correndo pro Paraná.

    1. O depoimento que vai anular a Lava Jato
      publicado 22/09/2015  A PF do zé é uma esculhambação!    anta

      O amigo navegante  Carlos Sezar Azbox enviou esse vídeo impressionante.

      [video:https://youtu.be/OrkqAhb4UlI%5D

      É o depoimento do analista de inteligencia Dalmey Fernando da Policia Federal ao Dr Moro, aquele cuja Vara foi retirada pelo Ministro Teori.

      Fernando conta, sem meias palavras, que foi procurado pelos delegados Igor Romario de Paula e Marcio Anselmo, em seu gabinete de trabalho, para grampear a cela em que estavam o doleiro Youssef – ele rouba, delata ao Moro, sai, rouba, delata ao Moro, sai, rouba, delata ao Moro etc etc – e o ladrão confesso Paulo Roberto Costa.

      O “dispositivo” foi efetivamente instalado, na presença da delegada Maria Ines, da Polícia Federal do .

      Acompanharam a instalação do grampo dois funcionários da custódia e um agente da PF, o Bolacha, o Romildo.

      De quem partiu a ordem para instalar o grampo na cela dos presos, sem autorização judicial?

      Dos delegados da Policia Federal do zé.

      Qual a orientação que Fernando recebeu sobre o conteúdo do grampo ilegal?

      O delegado Igor lhe disse que ficasse tranquilo porque, como ele não podia fazer a analise do grampo ilegal, bastava fazer a coleta do material e entregar ao delegado Marcio Anselmo.

      O delegado Igor e o delegado Marcio Anselmo, que tem todos os ouvidos do Juiz Moro, são velhos conhecidos.

      Eles apareceram na histórica reportagem da Julia Duailibi, no Estadão, onde confessam sua despudorada predileção pelo candidato Aecím.

      São os delegados aecistas.

      O delegado Anselmo chega a se referir ao presidente Lula como “essa anta”!

      São exemplares perfeitos da notável esculhambação em que se transformou a Polícia Federal do zé.

      Muito pior que a do Fernando Henrique.

      O interessante é que o zé saiu por aí a dizer que ia apurar o grampo na cela do Youssef.

      Até hoje não apurou…

      Nem vai apurar…

      Mas, por que o zé não vai embora, amigo navegante?

      Porque ele presta um inestimável serviço à Presidenta: ele é um petista não petista!

      E quando esse  grampo ilegal anular a Lava Jato, o zé será capaz de dizer “puxa, que lastima, a Justiça estava sendo servida”!

      E dane-se o Vaccari!

      E dane-se o José Dirceu!

      Paulo Henrique Amorim

       

      Igor (E) e Marcio Anselmo supervisionaram a operação do grampo ilegal

       

       

      http://www.conversaafiada.com.br/brasil/o-depoimento-que-vai-anular-a-lava-jato

       

       

  15. A hipertrofia da primeira instância judiciária do Paraná

    No ritmo que a justiça federal do Paraná está indo, depois da 1.001a fase, chegará o momento que o juiz de primeira instância, em sua sede de holofotes e poder, tentará investigar o julgamento de Jesus Cristo em Jerusalém na quarta década do primeiro século, acusando Leonardo Boff de ter recebido propina do KGB.

  16. Muito bom

    Moro já foi aclamado e defendido por seus colegas juízes federais mais de uma vez e muitos deles não vêem a hora de poder dar a sua contribuição nesse processo de higienização das sempre fétidas relações entre empresários e poder público no Brasil.

    Vejo Moros se multiplicando por esse Brasil afora, e com isso, muito mais assepsia no trato da coisa pública.

    1. Apesar da midiia de esquerda

      Apesar da midiia de esquerda odiar o Moro, vejo nele um juiz apolítico, ele peediiu ao STF investigação conta Anastasia, num inquérito muito próximo do Aécio. E se ele fosse Anti-petista, não atacaria o Cunha.

       

       

    2. Conta agora aquela outra!!!!

      Agora conta aquela do papagaio!

      Acorda Alex!

      Onde é que alguém com um mínimo de acuidade visual e intelectual, medianamanente informado, pode enxergar “…processo de higienização…” e alguma possibilidade de ganho e melhoria da “…assepsia no trado da coisa pública…”, praticando essa forma inviezada e abrasileirada de “Direito Penal do Inimigo”? É até compreensível que uma grande maioria desavisada acabe acreditando que se está fazendo algum tipo de higienização no elenco político e executivo no país, porque é essa a mensagem bombardeada diaria e incessantemente, sistematicamente por TODOS os meios de comunicação do Brasil. Porém essa visão não resiste cinco minutos de avaliação crítica e consulta a meios de comunicação imparciais, principalmente na mídia internacional, fora do contexto da DITADURA midiática em que vivemos. O que causa e está por trás dessa vertigem coletiva são os agentes do DEUS MERCADO e essa doença não faz bem nem ao infectado e nem à sociedade onde ele habita. ACORDA!!

  17. PORQUE?

    Muitos porquês?

    Porque só no Paraná? Lá, e só lá, tem puritano?

    Porque só um um juiz? Ele é muito melhor que os outros?

    Porque a PF escolheu um lado e trabalha até de forma ilegal para atender aos seus desmandos e demandas?

    Porque ministro do STF não é obrigado a se comportar de forma decente? Ele não precisa ser ético?

    Porque não há mais decência no jeito de falar das autoridades do CN e do STF, desde o governo Lula, quando iam em público chamar a maior autoridade do executivo brasileiro de cachaceiro?

    Porque não há reação às acusações e condenações sem prova.

    À esse último porquê eu acho que sei a resposta …. Ainda não chegou a hora.

     

  18.  
    O procurador referia-se

     

    O procurador referia-se somente a Dirceu ou será que gostaria de empurrar a lama também para a sua sucessora no cargo: Dilma Rousseff?
    Por conspícuo e intrépido jornalista Miguel do Rosário
    em
    ‘Lava Jato tira a máscara’

    22 setembro 2015

     

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

    Naturalmente que o tal “procurador golpista” se referiu a Instituição Casa Civil desde 2003!

    “Com a palavra o tal procurador golpista!”
    “Portanto, a lama ocorre(u) de forma ininterrupta, ações delitivas contínuas sob a batuta do ‘Grande Chefão’!…”

    Que narrativa surreal, medieval, canalha, covarde, pilantra, beócia, cretina, infame…
    Digna de um [reles] instrumento calhorda da direitoina nazifasciterrorista &$ [mega]corrupta até a enésima geração!…

  19.  
    … “Ocês” que não viram

     

    … “Ocês” que não viram *”precisavam de ver”:

    as caras de alegria e regozijo orgástico!

    Uma espécie de sexo a três!

    **Três golpistas festivos “a prever a previsível” derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff pelos 300-400 [ou mais!] dePUTADos Picaretas Federais!

    Mais um ato do lúgubre ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    Sob a batuta do ‘Achacador Geral da Nação’ &$ [mega]corrupto [eduardo] ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'”!

    *’Jornal das Dez’ [RouboNews – perdão, ato falho -, GloboNews do FIFALÃO!]

    **[penas amestradas a $oldo] MERDAL Pereira, ‘Renata Não Presta’&$ Gerson ‘Cama-arrotti’!

     

    RESCALDO:

    os golpistas desmoralizaram o ‘braZ$&l’!

    Viva a [IMUNDA] Casa Grande nativa!

    A direitona “andando e cagando para o Brasil!”…

  20. Até que enfim

    Podiam ter feito isto desde o começo, de jogar água fria na fervura da Lava Jato, eliminando o oba oba golpista do “quebra país”, e terem nos poupado de -3% de quebra no PIB.

    Mas tudo bem, antes tarde do que nunca.

  21. Precisa sim.
    Independente o sistema nao pode ser um juizinho show.
    Pode ser melhor ou pior. Sempre sera pior pq a justica brasileira esta comprada e o legislators financiados.
    O que pode ser melhor que acreditemos que nem eh uma regra geral, existe sim magistrados profissionais e eticos. Ha sim na justica que pensa e nao usa a moral como bandeira e nem as tribunas mais objetivamente procura a justica, o justo e a sociedade. Nao fazendo justica com as proprias maos e nem leis.
    A distribuicao construindo e avancando com diversos.
    Mora nao eh uma referencia, tem a moral cristalina e nem melhor de que outros homens.
    A justica brasileira se perdeu no colonial e ” brasileiros”. Justamente na epoca do iluminismo. Como poderia a idade da luz trazer igualdades e poderes para a justica, legisladores e coroa. Se a casa grande e a senzala jah fazia parte do Brasil.
    Enfim, a justica no Brasil vai funcionar comecando pelo brasileiro comum e da rua estes canalhas sao nosso fruto desta arvore chamada povo. Como os politicos sao a fina flor da populacao.
    O brasileiro hoje esta procurando seu direito e igualdade. Esta eh a guerra atual, a guerra civil e social. Nao esta guerra social excludente de poucos. Eh em Pelotas ou no Cariri. Um Brasil melhor e esta onda civil e social da sociedade vai carregar neste tsunami o judiciario e os politicos.
    Cunha foi vaiado e apedrejado no rock.
    A verdade sempre vence mais cedo ou mais tarde.
    Que se decentralize, sempre eh melhor dividir e atencao as outros juizes.

  22. Criminalizar o PT é atividade fim dos operadores da Lavajato.

    Apurar corrupção é atividade meio, tanto que eles não avanção nas obras executadas em Governos estaduais do PSDB pelas empresas envolvidas , mas, se essas mesmas empresas tiverem obras em outros setores (energia p.ex.) eles partem com tudo se for estatais Federais(governo PT). Aí , na maior cara de pau eles não poem limites , mas se os “delatores ” contar historia que envolve partidos da oposição ai o desinteresse é gritante ou procupante pra servidores que deveriam agir sem seletividade e sem demonização de Partidos ou ideologias .

    A imparcialidade a impessoalidade e o respeito ao estado democrático de direito passam longe do Paraná.

    1. Os escândalos do PSDB

      Os escândalos do PSDB surgiram muito  antes do Petrolão e do mensalão, e estão nas instâncias judiciais da justiça Federal de São Paulo. O PT de fato proporcionou ao país a maior vergonha internacional que se tem notícia nos países democraticos ao Brasil , ao permitir que políticos e empresários perpetrassem um desvio de verbas gigantesco como nunxa visto antes. E se existe um juiz que se dispôs a julgar esse esquema megalomaníaco de poder ( graças a Deus), devemos levantar as mãos para o céu e pedir que esse crime seja totalmente desvendado e que esses criminosos sejam condenados e devolvam o que roubaram do povo brasileiro.

  23. Esses “processos do Moro” não

    Esses “processos do Moro” não podem sair da 13ªVF de Curitiba nem  em caso de incêndio… Saiu dali desintegra… GM ficou estressado com o Toffoli e com Teori, hoje.

      1. Mais ou menos pq ele

        Mais ou menos pq ele concordadava com o desmembramento mas não estava certo sobre  o envio pra SP, ou seja, pra algum lugar tinha que ir ( SP ou PR) ele, Barroso, deixou em aberto, sei lá pq. Pra GM, ótimo pq tava topando  qq negócio vulnerável, desde que ficasse tudo ma 13ªVF de Curitiba.

    1. Lava jato em perigo

      O juiz Sergio Moro Brilhante jurista tem feito um trabalho brilhante mas, claro existem os que querem terminar com seu trabalho tornando-o inócuo . Não vamos permitir uma barabaridade dessa como vem sendo veiculado na imprensa que ele não teria  legitimidadade para levar a frente seu trabalho. Nunca neste Brasil se viu tanto trabalho para descobrir as faucatruas de governos e seus  parceiros. Por isso se tentarem levar adiante a idéia de tirar deste jurista o poder que ele legitimamente tem de descobrir os mau feitos que remontam aos governos Dilma e aos anteriores, independentemente de partidos. Iremos nos poiscionar enquanto povo.

      1. Teori, Moro e lavajato

        Não reconheço a legitimidade do Juiz Moro pra invocar plenos poderes de julgar quem ele escolhe como réu. E ele tem escolhido de forma corrompida. Acusados do PSDB são descartados a granel com a alegação de que “não vem ao caso”. Os do PT, mesmo no caso claro e clássico de caixa 2, são acusados de propina e corrupção. Portanto, é um juiz que deforma o processo e desonra algum resquício de credibilidade da justiça brasileira. Houvera um pouco menos de corporativismo e um pouco mais de coragem do judiciário, este juiz já teria sido afastado a bem do serviço público. O fato indiscutível, a quem conhece minimamente a história desse país, é que as pequenas e superficiais mudanças sociais realizadas pelo PT não foram aceitas pela elite que mantém seus aliados e representantes no judiciário, na polícia e na imprensa. E obviamente, não faltam puxa-sacos e ressentidos com a necessidade de divisão de espaços antigamente exclusivos e com a inclusão de direitos básicos a quem não tinha nenhum. Fora juiz Moro. Fora promotor Dallagnol. Fora delegado Igor. Quero muito mais direitos sociais e muito menos desigualdades, com distribuição de riqueza e justiça pra todos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador