Por jns
Do Baú do Edu
“Existe uma casa em New Orleans / Eles a chamam de Casa do Sol Nascente / E tem sido a ruína de muitos garotos pobres / E, Deus, eu sei que eu sou um.”

Existem histórias e muitas lendas que tornaram “A Casa do Sol Nascente” um mito do mundo da música.
“The House of the Rising Sun” é uma canção folk americana que ninguém sabe ao certo quem compôs, nem em que ano e muito pouco se sabe sobre a origem dessa música, cantada, tocada, gravada e regravada milhares de vezes desde seu surgimento.
A canção narra a história de alguém que perdeu tudo em New Orleans (Louisiana).
Em New Orleans, existe uma casa, construída em 1899, que “virou” a “The House of the Rising Sun”, mas não há provas documentais para atestar que ela é “a verdadeira Casa do Sol Nascente” e que tenha existido de verdade.
Conta-se que no andar inferior funcionava um saloon e no andar de cima, um prostíbulo de onde muitos saíam arruinados, pela perda no jogo e/ou seduzidos pelas mulheres do lugar.
Dependendo da versão, a canção pode ser interpretada desde a perspectiva de uma mulher ou de um homem.
“The House of the Rising Sun” é também chamada “Rising Sun Blues”.
Nos últimos 50 anos, “The House…” teve inúmeras gravações, com quase todos os maiores expoentes da música pop, e até os Beatles já se encantaram com ela.
A música foi imortalizada por Leadbelly na década de 30.
A primeira gravação foi feita em 1934 por Ashley & Foster.
Woody Guthrie fez sua versão em 1941 e Bob Dylan gravou “The House of the Rising Sun” no seu álbum de estréia em 1962.

Posteriormente, em 1964, Eric Burdon and THE ANIMALS fizeram uma gravação irretocável, transformando-a em sucesso mundial, tornando-se, de longe, a versão mais conhecida.

Além do monstro, Hendrix, também gravaram “The House…”, entre tantos outros: Nina Simone, Duane Eddy, Tim Hardin, Johnny Hallyday, Alan Price (sem os animais), Marie Laforêt, Henry Mancini e sua orquestra, Marianne Faithfull, Peter Seeger, Miriam Makeba, Gerry & The Pacemakers, BTO, Georgia Turner e TheVentures
Ela foi regravada, em 1969, pelo grupo de hard rock Frijid Pink e pela banda norte-americana de metalcore Walls of Jericho.
O cantor egipto-grego Demis Roussos também fez sucesso com uma ótima interpretação.
“The House…” fez um sucesso “absurdecedor” em 1977, na versão disco, gravada por Santa Esmeralda.

De forma belíssima e emocionante, “The House…” também foi gravada por Joan Baez e Sinead O’Connor.

Este post foi sacado do fundo do Baú do Edu
Solmir
14 de novembro de 2013 2:32 pmA casa do sol nascente…
Esqueceu de citar os cantores brasileiros que interpretaram a canção, inclusive na Jovem Guarda.
FSL
17 de outubro de 2014 3:38 amCantores Br.
Umas destas quem interpreta a música de modo marcante, em minha humilde opinião é Aguinaldo Timóteo.
Luiz Carlos Venâluincio Machado
6 de outubro de 2019 10:58 pmComo este Google omiti as coisa ,esta canção foi composta pelo Senhor Huddie William Leadbetter mais conhecido nos meios musicais Americanos como LEADBELLY.
Francisco de Paula
9 de fevereiro de 2022 1:57 pmO artigo omitiu que aqui no Brasil, Agnaldo Timóteo também gravou a música em ótima interpretação, goste-se ou não do estilo dele.
Marius
18 de março de 2024 10:04 pmTem uma casa com esse nome que é um clube noturno na frente da Rodoviária da cidade de São Leopoldo Rio Grande do Sul,a quem interessar Descobri hoje mesmo,abre após as 18 horas