4 de junho de 2026

A queda do Secretário de Segurança de São Paulo

Do G1

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

‘Plano de segurança em SP requer aprimoramento’, diz novo secretário

Ex-procurador de Justiça Fernando Grella Vieira substituirá Ferreira Pinto.
Grella diz que vai manter relacionamento com governo federal.

Kleber TomazDo G1 São Paulo

O novo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, disse nesta quarta-feira (21) ao G1 que o plano de combate à onda de violência no estado precisa de “aprimoramento”. Grella, que é ex-procurador-geral de Justiça, foi anunciado nesta manhã após o governador Geraldo Alckmin decidir pela demissão do ex-secretário Antônio Ferreira Pinto. “Essa onda de violência é um grande problema. Vai ser preciso muito trabalho e empenho para reverter esse quadro”, disse o novo secretário.

A mudança no gabinete de Segurança ocorre no momento em que o estado passa por uma alta em índices de criminalidade. Desde o início do ano, 93 policiais foram mortos em São Paulo. Além disso, a região metropolitana vem registrando média de assassinatos por dia maior que no ano passado (veja tabela).

saiba maisCom ex-secretário, SP teve 93 PMs mortos no ano e alta da violência’Reconhecemos as dificuldades’, diz Alckmin após trocar secretárioAção da PM em maio gerou onda de crimes em SP, apontam investigações

Segundo Grella, as parcerias com o governo federal e o relacionamento com a União serão mantidos. Ele ressaltou, entretanto, que tem ideias para o enfrentar a crise, mas que precisa se informar sobre a situação da pasta. “O plano de segurança está em andamento, mas deve ter alterações em novas versões, requer um aprimoramento”, disse.

O novo secretário, entretanto, não especificou se eventuais mudanças devem afetar diretamento os planos de ação conjunta firmados com o governo federal. “Eu assumi um compromisso em relação ao colega (Ferreira Pinto) e só falarei de detalhes do que pretendo fazer após a posse”, disse Grella. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a cerimônia deve ocorrer na quinta (22) às 10h, na sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

O ex-procurador disse ter sido convidado na semana passada pelo governador e ter aceitado o convite durante o fim de semana. “Da minha parte, vai ter muito trabalho e profissionalismo”, afirmou.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Jair Burgue Manzano, também deixa o cargo. Manzano foi representante da SSP na agência de ação integrada, criada após acordo com a União. O substituto não foi anunciado, segundo a assessoria da pasta.

Ferreira Pinto (à esquerda) será substituído por
Grella (Foto: Reprodução/TV Globo e
Divulgação/MP)

Dificuldades
Ao realizar o anúncio, o governador afirmou que o governo enfrenta dificuldades com a onda de violência. “Nós reconhecemos as dificuldades que estamos passando e vamos nos empenhar de forma redobrada neste trabalho”, disse Alckmin.

Durante evento na Zona Norte, Alckmin elogiou tanto o antigo secretário quanto o sucessor. “O secretário Ferreira Pinto trabalhou conosco quase sete anos, foi um bom secretário de Administração Penitenciária e secretário da Segurança Pública, colocou o cargo à disposição”, disse.

Segundo o governador, Grella tem “grande experiência”, tendo atuado por quase 30 anos como promotor e procurador. “Está preparado para a gente dar mais um avanço e São Paulo continuar sendo um dos estados mais seguros em termos de segurança do Brasil”, disse.

Perfil
O ex-procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieira, de 54 anos, foi secretário da Procuradoria de Justiça Cível do MP e vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público.

Ele já foi secretário-geral da Confederação Nacional do Ministério Público e atuou no Congresso Nacional no acompanhamento de reformas constitucionais (administrativa, previdenciária e judiciária).

O procurador foi presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça dos Estado e da União nos anos de 2010 e 2011, membro do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo, e representou o MP brasileiro no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.

 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados