3 de junho de 2026

GGN pergunta: Senador Paulo Paim (PT-RS) é contra o impeachment

 
Jornal GGN – A equipe GGN perguntou a todos os 81 senadores o posicionamento de cada um sobre o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Além do voto “a favor” ou “contra”, a reportagem quis saber as razões que movem o posicionamento dos parlamentares. O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que é contra o impedimento por entender que as pedaladas fiscais e os decretos dos quais Dilma está sendo julgada “não configuram crime de responsabilidade”.
 
Leia o posicionamento do senador Paulo Paim (PT-RS):
 
1) Votará pela admissibilidade do processo de impeachment no Senado?
Não.
 
2) Se aceito o processo, votará contra ou a favor do impeachment no Senado?
Contra.
 
3) Por quê?
Sou contra o impeachment pois entendo que as pedaladas fiscais e os decretos não configuram crime de responsabilidade. Aliás, elas foram utilizadas muitas vezes em outros governos, inclusive nas duas gestões do PSDB. E mais: a maioria dos governadores e prefeitos atualmente as utiliza. Juridicamente, ela cai como castelo de cartas. A questão é covardemente política, sendo usada como cavalo de batalha de ambições individuais.
 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Acompanhe no infográfico do GGN o voto a voto dos senadores, nessa primeira etapa, quando o plenário decide se aprova a proposta.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

18 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NRA

    26 de abril de 2016 12:28 pm

     Aliás, elas foram utilizadas

     Aliás, elas foram utilizadas muitas vezes em outros governos, inclusive nas duas gestões do PSDB. E mais: a maioria dos governadores e prefeitos atualmente as utiliza. Juridicamente, ela cai como castelo de cartas. 

     

    Ahh Senador….quer dizer que a pessoa que furta R$ 1 milhão deve ser absolvida porque a que furtou um alfinete foi?

    1. José Luis Pereiraj

      26 de abril de 2016 12:38 pm

      Leu o primeiro

      Leu o primeiro parágrafo?

      Entendeu?

    2. alexis

      26 de abril de 2016 12:46 pm

      Que argumento fraco!

      Pelo amor de Deus, respeite a inteligência dos leitores.

      Quando diz Paim que “forma utilizadas…” não diz que isso era um delito, mas pelo contrario, que era uma prática corriqueira na administração, até que veio a CGU, em outubro de 2015 a legislar contra. A partir desse momento parou o Governo de efetuar aquelas práticas.

      Aliás, já que falou em furto, pense agora no Cunha e não numa Presidenta honesta como a que temos.

    3. Jossimar

      26 de abril de 2016 1:19 pm

      Pedalada fiscal é assinar

      Pedalada fiscal é assinar decreto que autoriza gasto que extrapole a lei de responsabilidade fiscal.

      Até onde sei isto não aconteceu.

      Alegam que o tesouro até saiu lucrando cerca de R$ 80 milhões.

      Se for isto, onde está a pedalada?

    4. dudu cartucho

      26 de abril de 2016 3:18 pm

      Quem roubou alfinete?

      Se estás insinuando que a Dilma roubou alfinete, liga pro janot.

      Mas…pedalada não é crime.

       Só te esclarecendo pedalada não é ROUBAR pedal. Entende.

    5. dudu cartucho

      26 de abril de 2016 3:21 pm

      Quem roubou alfinete?

      Se estás insinuando que a Dilma roubou alfinete, liga pro janot.

      Mas…pedalada não é crime.

       Só te esclarecendo pedalada não é ROUBAR pedal. Entende.

    6. dudu cartucho

      26 de abril de 2016 3:22 pm

      Quem roubou alfinete?

      Se estás insinuando que a Dilma roubou alfinete, liga pro janot.

      Mas…pedalada não é crime.

       Só te esclarecendo pedalada não é ROUBAR pedal. Entende.

  2. mcn

    26 de abril de 2016 12:58 pm

    Foi ao ponto

    Diferente de Álvaro Dias, que tergiversou, Paulo Paim foi ao ponto essencial: não há crime de responsabilidade que justifique o impeachment.

  3. Wilton Santos

    26 de abril de 2016 1:11 pm

    Ótima iniciativa do jornal GGN. Com essas singelas perguntas

    Ótima iniciativa do jornal GGN. Com essas singelas perguntas os golpistas são desmascarados um a um.

    1. alexis

      26 de abril de 2016 1:29 pm

      Faltou perguntar…

      Se o STF concluir que não há crime de responsabilidade, qual então seria o seu voto?

      1. Wilton Santos

        26 de abril de 2016 1:36 pm

        Ai que desmonta mesmo o argumento dos golpistas

        Aí que desmonta mesmo o argumento dos golpistas…

        1. alexis

          26 de abril de 2016 1:48 pm

          Justamente!

          É dessa resposta que todos tiram o corpo

          Então, que fazer? Alguém vai peitar o STF e perguntar?

  4. ARD

    26 de abril de 2016 1:35 pm

    É de admirar

    É de adminirar que o PT esteja dormindo ou não tem nenhuma força politica mesmo, pois o PMDB armou durante anos ao lado da Dilma e no Congresso sem que ninguem visse ou se importasse, foram colocando as peças estrategicamente posicionadas para no momento adequado darem o “Xeque Mate”, Isso tudo sem que ninguem reagisse, quando resolveram acordar já era tarde.

    Na câmara não precisamos dizer mais nada, já é história, agora com a segunda bancada no Senado não são capazes de eleger o relator e deixam o PSDB colocar o braço direito do maior interessado na queda da presidente.

    E ainda temos que ler em varios posts nas redes sociais os senadores do PT dizerem que ainda é possível barrar o processo. Será que estão apenas se enganando ou querendo enganar quem.

     

  5. altamiro souza

    26 de abril de 2016 2:05 pm

    legal paim…
    e ainda chamou

    legal paim…

    e ainda chamou os golpistas de covardes cujos interesses  são meramente individuais.

    faltou chamá-los de infames, mas a elegancia não permite…

  6. Ninguém

    26 de abril de 2016 2:50 pm

    Eis mais um golpista oportunista…

    Esse é do tipo que quer eleições presidenciais fora da hora. É da turma do PHA e do Requião.

    Para mim, tanto faz se é contra ou a favor, pois está fazendo jogo de cena.

    Um golpe é mais direto (“impeachment”), o outro, dissimulado (“eleições presidenciais fora de hora”).

    1. Guilherme da Silva

      26 de abril de 2016 3:07 pm

      Nova eleição presidencial é

      Nova eleição presidencial é golpe dissimulado, concordo contigo… oq precisamos é de novas eleições GERAIS, e SEM a possibilidade de quem tem mandato atualmente concorrer!

    2. Guilherme da Silva

      26 de abril de 2016 3:07 pm

      Nova eleição presidencial é

      Nova eleição presidencial é golpe dissimulado, concordo contigo… oq precisamos é de novas eleições GERAIS, e SEM a possibilidade de quem tem mandato atualmente concorrer!

  7. humberto pereira

    26 de abril de 2016 2:53 pm

    foi uma forma de comprometer Paulo Paim

    o GGN divulga a pergunta ao Paim como forma de vermos (e cobrá-lo) sobre eventual camaleonice dele, típica.

    Já jurou que ia sair do PT, voltou atrás ( por quê, ein?).

    Não confio em Paim, até com outra entonação, o maneirismo e o sotaque ele mudou tanto ( e nem precisava…).

Recomendados para você

Recomendados