22 de junho de 2026

PSDB e DEM pedem prisão de Guilherme Boulos

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) entrou com uma representação na Procuradoria da República pedindo a prisão de Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O deputado o acusa de  “incitação ao crime” e “formação de milícia privada”.

Nas redes sociais, Boulos explicou e pediu apoio. No pedido de prisão o deputado “Referiu-se a uma declaração que dei de que o país pegaria fogo com greves e ocupações de fossem adiante com os ataques”.

Depois, o PSDB também entrou com um pedido de prisão contra Boulos por incitação  ao crime, “por ter feito uma fala quarta no palácio do Planalto (lançamento do Minha Casa 3) dizendo que haverá resistência”.

Abaixo, a mensagem de Boulos:

Caros/as companheiros/as,

Na medida em que as mobilizações em defesa da democracia e dos direitos sociais têm se intensificado nas últimas semanas vem a reação da direita.

Ontem, o deputado José Carlos Aleluia entrou com uma representação na Procuradoria da República pedindo minha prisão por “incitação ao crime” e “formação de milícia privada”. Referiu-se a uma declaração que dei de que o país pegaria fogo com greves e ocupações de fossem adiante com os ataques.

Hoje, o PSDB entrou com uma segunda representação por “incitação ao crime” por ter feito uma fala quarta no palácio do Planalto (lançamento do Minha Casa 3) dizendo que haverá resistência.

É uma ofensiva no sentido da criminalização. 

A orientação dos advogados do movimento foi tentar dar a maior visibilidade possível e demonstrar reação (mesmo que pelas redes) para evitar alguma ação arbitrária, tal como prisão preventiva.

Peço então aos que possam que divulguem em suas redes sociais e ajudem a denunciar. Deve sair um manifesto de repúdio no início da semana. A Laura Carvalho está organizando.

Valeu!

Abraço,
Guilherme Boulos

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

71 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vladimir

    2 de abril de 2016 11:51 am

     Não lembro de ter visto

     Não lembro de ter visto estes fascistóides pedirem a prisão de quem ameaça a presidenta da república,seus ministros ou quem quer que seja que esteja defendendo a democracia.

    Também não lembro de nenhuma manifestação destes golpistazinhos perdedores de 4 eleições seguidas para a presidência da república no sentido de criminalizar os atentados nas sedes do Partido dos Trabalhadores ou do Instituto Lula.

    Guilherme Boulos recebe um atestado de idoneidade moral ao ser atacado por essa gente.

  2. Jorge Vieira

    2 de abril de 2016 11:56 am

    Prisão de Boulos

    Ora, se prenderem o Boulos vão ter que prender, no mínimo, a metade do país.

    Se ocorrer o golpe parlamentar haverá muita resistência e põe resistência nisso.

    O Boulos disse o óbvio.

  3. Frederico69

    2 de abril de 2016 12:02 pm

    qualquer um que defender Dilma, será calado!

    essa é a oposição golpista!

    1. Gabriel Moreno

      2 de abril de 2016 12:10 pm

      Eles estão desesperados. Já

      Eles estão desesperados. Já estão apostando em qualquer coisa. Sinto um certo desnorteameanto aí entre as forças golpistas. Ontem invadiram a sede da Gaviões, Moro tentando desenterrar o caso Celso Daniel… eles sabem que o tempo é curto e que precisam agir, mas não sabem bem mais como.

  4. Heitor Augusto

    2 de abril de 2016 12:04 pm

    Boicote aos anunciantes da

    Boicote aos anunciantes da Grobo:

     

    http://www.unilever.com.br/brands/

     

    http://www.ambev.com.br/nossas-marcas

     

    http://www.viavarejo.com.br/companhia/quem-somos

     

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypermarcas

     

    http://www.brf-global.com/brasil/nossas-marcas

     

    http://www.jbs.com.br/pt-br/negocio/jbs-foods

     

    http://www.rb.com/

     

    http://www.grupopetropolis.com.br/

     

    Claro, Vivo, Tim, Oi, Fiat, General Motors, Volkswagen, Ford, Hyundai, Gillette, Itaú, Bradesco, Santander, Nestlé, Coca Cola, SKY, NET

     

     

     

  5. Gabriel Moreno

    2 de abril de 2016 12:08 pm

    Isso é medo e showzinho para

    Isso é medo e showzinho para os reacionários que os apoiam. E também uma aposta, por verem o estado de degradação institucional e talvez acharem que algum delegado maluco vá prender o cara. Eles acham que intimidam alguém com essa palhaçada. Crime é dar um golpe de estado como vocês estão fazendo. Resistir é obrigação e dever. 

  6. Ninguém

    2 de abril de 2016 12:22 pm

    Cada vez mais me convenço que só uma revolução sangrenta…

    Vai resolver essa parada. Não tem nem o que falar sobre esses dois bandos de golpistas travestidos de partidos políticos. Estou cada vez mais achando que a gente deveria ter feito há muito tempo um rapa em todos os golpistas de 1964. TODOS. SEM EXCEÇÃO! Pegar eles e os neogolpistas. Estes são os piores, pois muitos deles sofreram na carne (literalmente) o que de pior uma ditadura pode oferecer. Agora, estão dando um golpe e fazendo troça da Democracia e da população (inclusive os midiotas que os apóiam e que não percebem o quanto estão sendo enganados).

    Estou cada vez mais achando que não tem que esperar o golpe ser concretizado. Tem de cortar o mal pela raiz. Se eles solapam a democracia, e se a justiça não se dá ao respeito, por que temos de respeitar suas decisões pra lá de enviesadas e politizadas? Ora, é obrigação de todo o cidadão dar voz de prisão a quem prega um golpe de estado e despreza a Constituição. Não interessa quem eles sejam. Não interessa o cargo que ocupem. É um milhão de vezes pior quando quem prega a sedição é um agente do Estado. Estou de saco cheíssimo. Já deu!

    1. chris

      3 de abril de 2016 2:48 pm

      O limiar entre ter e perder a

      O limiar entre ter e perder a razão é muito tênue. Eles querem que a esquerda perca a cabeça para apontarem que tem razão, para justificarem uma reação ainda pior. A maioria do povo irá reprovar qualquer tipo de violência e aí o direitista hipócrita ganha no tapetão, pois os desinformados pela rede golpe ainda são muitos.

      Você lembra da frase de Collor no final? “Não me deixem só”, um apelo melodramático que não convenceu ninguém e a globo fez a festa naquela ocasião, estimulando os caras-pintadas que inocentemente se acharam os “donos” do processo.

      Já Dilma  mostrou-se forte e firmou uma posição em defesa da democracia, algo que só quem não está devendo pode fazer. Está aí o resultado, o despertar da esquerda, outrora sempre desunida por que valorizam mais as suas diferenças… o inimigo agradece a desunião.

      Dizem que o demônio mora nos detalhes, eu diria que os anjos também. Tenho plena convicção de que manter-se com razão, ao lado da legalidade (não confundir justiça com juízes safados) trará a vitória. Por isso o apelo de Dilma e Lula pela paz. Não confundir paz com a falta de reação a altura às afrontas. A falta de reação firme é inconcebível, como tem ocorrido nestes ataques sucessivos ao governo. Dá raiva, eu sei que dá, mas o fígado não pode tomar o lugar do cérebro.

      Veja como é fácil defender Dima e não defender Collor numa situação semelhante, justamente porque ter razão é imprescindível.

  7. CB

    2 de abril de 2016 12:28 pm

    E a prisão do cunha, vão

    E a prisão do cunha, vão pedir quando? psdb e dem vão colher nas urnas o resultado de sua mania de tentar ganhar no grito e no tapetão. O PDS chegou a ser o maior partido do universo, até a hora em que o eleitorado percebeu que aquilo não passava de um bando de picaretas e oportunistas. A direita golpista deu um tiro no pé com o sequestro de Lula, agora vai dar mais tiros no pé perseguindo outros líderes. E já existem muitos líderes.

  8. Ninguém

    2 de abril de 2016 12:29 pm

    Com todo o respeito, mas esse nosso ministro das comunicações…

    É um grandessíssimo de um bunda-mole.

    Do Brasil247:

    “O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, diz não saber se haverá clima no futuro para a retomada do diálogo com o PMDB; ele pontua que o PMDB é “um partido que construiu sua trajetória na defesa da democracia e, infelizmente, nesse momento de crise política, a direção optou pela saída do governo””

    PQP! Até o Requião, que é do PMDB, sabe que é GOLPE. Esse ministro bunda-mole tinha de ter falado: “é um partido que construiu sua trajetória na defesa da democracia. Agora, joga sua história na lama, apoiando descaradamente um Golpe de Estado.”

    Até a sua chefe já falou com todas as letras. Bom, esperar o quê dessa pasta que não faz absolutamente nada de útil? “De onde menos se espera, daí é que não sai nada.” já dizia o imortal Barão de Itararé.

    1. José Muladeiro

      2 de abril de 2016 1:13 pm

      Ninguém fala a verdade!!

      Edinho é o que é!

  9. Edi Passos

    2 de abril de 2016 12:31 pm

    A tá,

    então os dois chefes de bando querem dar um novo golpe de estado e quem não concorda não pode nem dizer que haverá resistência? Vão sonhando corja de golpistas safados…

  10. Ninguém

    2 de abril de 2016 12:35 pm

    O que me irrita profundamente é que o governo insiste em…

    Tentar um diálogo com quem já provou “n” vezes que não está disposto a dialogar. Tem de mandar o PMGB à PQP! Começando pelo traíra-mor, que deve ser constrangido publicamente todos os dias, exigindo que peça a renúncia imediatamente, por simples coerência. Se o partido (que fazia parte integral do governo) votou (por pressão do vampiro-mordomo) por sair do governo, quem deve dar o exemplo é o próprio vampiro-mordomo e renunciar já. A Dilma deveria falar isso em todos os discursos. CONSTRANGER esse GOLPISTA, CANALHA, CALHORDA, ORDINÁRIO! “E, aí, vampiro-mordomo golpista? Estamos esperando que você mostre um mínimo de coerência: renuncie já!”

  11. Paulo F.

    2 de abril de 2016 12:44 pm

    Quem falou

    que o facismo não tem cara?

    Boulos incomoda muito pois faz a chamada que seria competência de qualquer um minimamnte comprometido com a questão democrática.

    Vão pedir o indiciamento do pessoal do “bandido bom é bandido morto também”?

  12. alvaro f

    2 de abril de 2016 12:57 pm

    a pratica dos golpista

    Os golpistas que estão querendo aplicar um GOLPE no Brasil tem por pratica costumeira a intimidação, a mentira, o cinismo, a hipocrisia e a deslealdade. Os golpistas são a flor mal cheirosa da degradação moral e social.

  13. naldo

    2 de abril de 2016 1:07 pm

    Por que milícia e violencia o

    Por que milícia e violencia o lado de lá ja os tem há muito tempo, não é verdade?

  14. Mário Mendonça

    2 de abril de 2016 1:13 pm

    Nassif
    Políticos Corruptos

    Nassif

    Políticos Corruptos perderam o apoio do Povo, e agora apelam para a Policia !!!

    Vergonha !!!

     

  15. MarFig

    2 de abril de 2016 1:16 pm

    Psdb do Aechtenstein pedir

    Psdb do Aechtenstein pedir prisão de alguém é como a globo criticar corrupção. Só tomando um sonrisal.

  16. Omar Luz

    2 de abril de 2016 1:45 pm

    Se temos juízes e promotores

    Se temos juízes e promotores públicos blindados, extremamente partidirizados, que afrontam a lei e a constituição. Que agem em conluio com a mídia gopista. Que são benevolentes com os Cunhas e os Aécios da vida e querem prender pessoas dignas como o Boulos. Onde buscar abrigo? Haverá, sim resistência! 

  17. Trunfim

    2 de abril de 2016 2:04 pm

    O ELEMENTO ALELUIA

    também não aguenta uma pesquina na internet. Tem a vida na corrupção e na covardia.

  18. Guilherme M.

    2 de abril de 2016 2:07 pm

    Imaginem se a Dilma cair!

    A direita já esta avançando sobre toda esquerda. Não esperaram nem a Dilma ser golpeada para atacarem os próximos.

  19. Euler Conrado

    2 de abril de 2016 2:14 pm

    Que ridículos esses babacas

    Que ridículos esses babacas da direita! Eles estão achando o quê? Vão cassar os votos de 54 milhões de cidadãos e não haverá resistência, nem luta? Palhaços! Nossa total solidariedade ao valente Guilherme Boulos, líder do MTST! Quem deveria estar preso são os donos da Globo pela incitação ao ódio e às práticas fascistas, que têm provocado agressões às pessoas sem quaisquer motivos. O juiz Moro é outro que também já deveria estar respondendo pelas inúmeras ilegalidades cometidas com a operação caça-PT, também conhecida como lava-jato.

  20. maria rodrigues

    2 de abril de 2016 2:16 pm

    Essa turma da direita

    Essa turma da direita édireita pra valer. Um dia um juíz age criminosamente contra Lula, no outro mais uma vez contra Lula telefonando pra Dilma; depois, mais um diretório petista ou do PCB é incendiado, depredado, arrombado e roubado por milícias da direita, que todos sabemos ter por trás alguns como esse Aleluia, Bolsonaro, e sabe lá se Agripino, entre outros da bancada da bala, que tendem amedrontar até mesmo os governadores e minsitros de estado. 

    Aleluia, ou qualquer um de seus comparsas ver nas palavras de Boulos qualquer coisa que possa servir para aprisioná-lo parece uma brincadeira. Mas, o que é pior, muitas das vezes, eu que fico elucubrando coisas, muitas das vezes poe um Gilmar Mendes tá cobrando dos infelizes alguma ação. Como diria o outro ministro falastrão: “Pode mandr que eu pego no peito”..

    A partir do momento em que temos esses juízes de plantaão contra o Govero; uma PF desavergonhada completamente; e uma imprensa empenhada em sair divulgando crimes por saber que será impune eternamente. enfim, qualquer Boulos pode estar com a vida, a vida, ameaçada. Se uma criança de um ano não é atnedida num hospital porque os pais são petistas, a médica uma nazista, meu Deus.

    Foi um verdadeiro escárneo o que Moro fez com Lula em duas vezes próximas e consecutivas. Mas, se a gente pensar que ninguém do lado de lá é sequer investigado, e que no caso do grampo nas falas desses dois foi um abuso de poder, configurado crime com direito a prisão, e que um simples pedido de desculpas a um Ministro de STF parece ter ficado po isso mesmo, é coisa que ninguém engole. Mas, Lula tinha dito: Essa gente ainda vai ter que mepedir desculpa. Não pediu a ele, Lula, nem a Dilma, mas, indiretamente, com medo de ser preso, pediu ao Ministro da Suprema Corte.

    U casa de mãe joana é o que virou nosso país. Temos que lutar muito pra que esse impeachemt não passe.

  21. Cristiana Castro

    2 de abril de 2016 2:26 pm

    Golpistas estão na porta dos

    Golpistas estão na porta dos desesperados. Vão começar a querer prender todo mundo.  Duro é que como o Judiciário brasileiro ficou reduzido a um única vara que serve pra tudo, cível, família, trabalhista, tributário, criminal… em qq tempo, o mais seguro é que nem passemos perto de postos BR para abastecer ou mesmo comprar cigarros em lojas de conveniência pq isso atrairia a competência para Guantànamo.

  22. Justiniano

    2 de abril de 2016 2:29 pm

    Aleluia?!?

    Ser processado  por PSDB e DEM é atestado de idoneidade. Ser atacado por um “gigante do orçamento”, como diria o P. H. Amorim, é ser alçado ao patamar de homem decente, de moral confirmada.

    Isto me parece uma reação contra um debatedor qualificado, acima da média, e que confrontado com a ralé política simplesmente iria trucidar em qualquer debate.

    O Boulos tem um papel fundamental no processo civilizatório do nosso país.

    Ponto.

  23. alfeu

    2 de abril de 2016 2:50 pm

    *

    Em cima do que está no post, o  importante é o apoio ao Guilherme Boulos, não se esquecendo tb do Breno Altman.

    Minha total solidariedade a todos eles !

  24. Antônio - Minas Gerais

    2 de abril de 2016 2:59 pm

    O sono eterno

    Dilma é ameaçada de morte.

    Qual é a reação do governo? NADA.

    Edinho (Ministro de Estado) é ameaçado de morte.

    Qual é a reação do governo? NADA.

    PSDB, DEM E A GRANDE MIIDIA GOLPISTA INSTIGAM A INTOLERÂNCIA E A VIOLÊNICA. Qual é a reação do governo? NADA.

    Este governo incompetente dorme o sono eterno. 

  25. valdemar de oilveira

    2 de abril de 2016 3:14 pm

    Terão que prender mais de

    Terão que prender mais de cinco milhões de operários, pois somos soldados da democracia. Somos Boulos, Somos Gillmar Mauro, Somos Stedile, Somos Lula. Não ao Golpe de Estado, Vai ter Luta……………..

  26. Pisquila Wine

    2 de abril de 2016 3:22 pm

    Ser processado pelo DEM, PSDB

    Ser processado pelo DEM, PSDB e outros filhas da puta de igual quilate é antes de tudo, um atestado de bons antecedentes. Dou total apoio ao Boulos. Na verdade ele foi até brando demais. O que este Brasil está precisando é da volta das guilhotinas, da forca e das estacas de Vlad, O Empalador. 

  27. lenita

    2 de abril de 2016 3:31 pm

    Cuidado, “Seo” Nassif.

    Sei que o sr. é mt bem conceituado, mas com essa turma, tem de abrir o olho.

    Eles não sabem fazer outra coisa na vida, esses ” maus de votos.” Tem gente que já deve estar com a paciência esgotada de tanto receber delações desses políticos de m…….

    Imaginam que a justiça não tem mais o que fazer, como eles.

  28. Gilson AS

    2 de abril de 2016 4:14 pm

    Pior vem fazendo os coxinhas,

    Pior vem fazendo os coxinhas, e esses caras dos revoltados on line e congêrene.

    Incitam ao ódio, a  perseguição.

    A maioria parecem touros, não podem ver um vermelho que atacam.

    Aliás, o Haddad poderia fazer uma tourada na Av Paulista. Mandava construir uma arena, colocava um monte de boneco vestido de vermelho e soltava os coxinha la dentro. Quem sabe não surja daí uma nova fonte de renda para a cidade.

    Os partidos da base aliada tem que representar contra esses caras também.

  29. Bruno bsb

    2 de abril de 2016 4:17 pm

    Engraçado…
    Num mundo menos imperfeito, deveria ser muito mais fácil explicar o motivo de declarações inflamadas, ditas no calor da disputa política, do que a presença do próprio nome na lista suspeita da Construtora Odebrecht.

  30. Gilson AS

    2 de abril de 2016 4:22 pm

    Se bobear, o Moro alega que

    Se bobear, o Moro alega que esse movimento é patrocinado por dinheiro de corrupção da Petrobrás, doado por algum petista, e enquadro o Boulos na lava jata.

    Sabemos bem como esses caras são criativos.

  31. Vagalume do Brejo

    2 de abril de 2016 5:50 pm

    Essas pesoas que ganham muito

    Essas pesoas que ganham muito acima da média nacional, ficam em seus escritorios refrigerados lendo publicações facistas, não conhecem o povo, nunca foram passar um dia como o povo da periferia.  Dizem ser catolicos mas pregam jesus na cruz diariamente. 

    Querem impor pela força seu projeto de país.

     

    estamos anotando os nomes, o mundo da voltas.

    1. LGB

      2 de abril de 2016 7:11 pm

      Anotando os nomes?

      Anotar nomes é fascismo!

      1. Vagalume do Brejo

        3 de abril de 2016 12:58 pm

        oi?

        oi?

      2. Vagalume do Brejo

        3 de abril de 2016 1:02 pm

        Anotar não é facismo. Lembrar

        Anotar não é facismo. Lembrar o que as pessoas fizeram não tem nada de facista. Facista é anotar nomes para fazer perseguição. 

        Saber quem esta perseguindo lideranças populares é facismo???

        Estamos vendo e temos memória, agora esta mais de seu agrado?

  32. Andre Araujo

    2 de abril de 2016 5:51 pm

    Esse tipo horroroso,

    Esse tipo horroroso, antipatico, grosseiro, agressivo, mau humorado é o prototipo da figura do “chave de cadeia” para um governo. Qualquer um via que Brizola levaria Jango ao desastre, esse tipo que prega invasão de predios é a sintese de tudo aquilo que a classe media, a classe media alta e a classe rica tem como configuração do mal. Nenhum governo, nem o da União Sovietica de 1917, sobrevive sem algum tipo de acordo com a classe media que é quem pode administrar o Estado.

    Invasores e pichadores não constroem um Pais, Stalin sabia disso e essa foi a arazão dos expurgos de 1938.

    Aliança com baderneiros não solidifica nenhum governo, invasões de centenas de predios no centro de São Paulo aumentam a degradação do cento historico, significa a destruição da memoria da cidade, na porta dos predios invadidos há uma placa:  “”VOCE NÃO TEM MORADIA? Procure o Movimento e se cadastre “” , ai vai o interessado e PAGA taxas, nada é de graça e se candidata a uma invasão, como é que um Pais se solidifica com isso?

    O Governo ir para a esquerda é a mesma coisa que Goulart fez em 1964, com os resultados conhecidos.

    Abraço com a esquerda é o abraço de afogados, até o Lula sabe disso, porque Dilma segue esse linha?

    1. Andre B

      2 de abril de 2016 6:54 pm

      Stalinistas não são democratas, nem de esquerda, são fascistas.

      Por essas e outras que muita gente que é realmente a favor da democracia não está mobilizada. Quando vemos pessoas que defendem o governo com o discurso stalinista, ficam desconfiados de quem realmente está na defesa da democracia.

    2. Andre B

      2 de abril de 2016 6:56 pm

      lutar pela democracia é combater os stalinistas.

      E obviamente não é ao Boulos que estou me referindo, é a voce mesmo um notório comentarista stalinista aqui do GGN. Lutar pela democracia é combater também o stalisnismo e os stalinistas.

    3. Paulo F.

      2 de abril de 2016 11:43 pm

      Por partes

      1) A Revolução de 17 é o MAIOR movimento social de massa de toda História até então. Marcou ponto de que e em qual escala o Capital tem há temer!

      2) Brizola lutou pela LEGALIDADE durante o episódio da  caça à João Gulart.

      3) Dilma compos prioritariamente com setores à direita do espectro político. Vide quem foi a sua opção para seu ministro da economia após Mantega!

      4) Em que pese toda a polemica sobre Stalin, sem ele estariamos todos hoje súditos (de 3ª classe) do II Reich. A História não comporta SE, mas caso não houvesse Stalin estariamos falando alemão como lingua franca hoje e haveria um Kriminalassistentanwärter do D6 em cada quarteirão! Até Churchil o via como um aliado válido! Não o exime das atrocidades cometidas! Mas vivemos em um mundo real….

      5) Boulos é demonizado pela grande imprensa . Continuando desta maneira vai se juntar à um tal de Bakunin , o mesmo que a partir  um telefonema interceptado (!) passou a figurar entre os suspeitos dos atos conta a Copa de 2014!

       

    4. agincourt

      3 de abril de 2016 12:17 am

      O culpado foi o Brizola.

      “Invasores e pichadores não constroem um Pais, Stalin sabia disso e essa foi a arazão dos expurgos de 1938.”

      E pensar que Koba começou sua ascensão na hierarquia do partido assaltando bancos na Geórgia…

      ….

      Revisionismo araujeano: o golpe de 1964 foi culpa de Leonel Brizola.

      Vou jogar no lixo “1964: A CONQUISTA DO ESTADO – ação política, poder e golpe de classe”, do René Armand Dreifuss.

    5. agincourt

      3 de abril de 2016 2:48 am

      A culpa foi de Leonel Brizola.

      “Invasores e pichadores não constroem um Pais, Stalin sabia disso e essa foi a arazão dos expurgos de 1938.”

      E pensar que Koba começou sua ascensão na hierarquia do partido assaltando bancos na Geórgia…

      ….

      Revisionismo araujeano: o golpe de 1964 foi culpa de Leonel Brizola.

      Vou jogar no lixo “1964: A CONQUISTA DO ESTADO – ação política, poder e golpe de classe”, do René Armand Dreifuss.

      1. Andre Araujo

        3 de abril de 2016 3:25 pm

        Leonel Btzola, estando AO

        Leonel Btzola, estando AO LADO do Governo incentiva a sublevação dos soldados e marinheiros contra seus oficiais.

        Stalin foi assaltante de bancos quando estava CONTRA o governo do Czar mas uma vez no Governo era o paladino da ordem.

        Quem ESTÁ NO GOVERNO não pode incentivar o caos e a desordem, a Presidente NÃO pode estar lado a lado com Boulos, promotor de invasões de predios que anulam o direito de propriedade.

        Esta é uma questão clara: Governo, seja de esquerda ou de direita É GOVERNO, não pode patrocinar a desordem.

        Boulos é um tipico “”agent provocateur”, incendiario,  sua presença no Planalto é mau agouro para um Governo que precisa

        SEMPRE REPRESENTAR A ORDEM, seja de esquerda ou direita.

        Pelo conjunto do personagem lembra o papel do Cabo Anselmo em 1964, é uma PÉSSIMA sinalização para a Presidente.

        1. Dimas Jayme Trindade

          3 de abril de 2016 5:05 pm

          Então porque Moro está solto.

          Então porque Moro está solto. O homem  é um provocador utilizando-se das instituições e recursos que a mim também pertencem para cometer todo tipo de ilegalidade. Que o governo se livre imediatamente deste homem, depois discutimos.

        2. Dimas Jayme Trindade

          3 de abril de 2016 5:05 pm

          Então porque Moro está solto.

          Então porque Moro está solto. O homem  é um provocador utilizando-se das instituições e recursos que a mim também pertencem para cometer todo tipo de ilegalidade. Que o governo se livre imediatamente deste homem, depois discutimos.

        3. agincourt

          3 de abril de 2016 5:20 pm

          Pro André.

          André, a oficialidade golpista já estava se sublevando desde, no mínimo, a eleição para o Clube Militar em 1952.

          André, em 1954 – ou seja, 10 anos antes do golpe – quem comandava a República do Galeão eram sargentos, cabos e soldados?

          André, em 1961, o Brizola que você invectiva desempenhou papel essencial no adiamento do golpe.

          André, nem a atuação do agente provocateur Cabo Anselmo e nem as posições de Brizola foram responsáveis pelo golpe.

          Recomendo a leitura da citada obra do René Armand Dreifuss.

          ….

          “Nenhum governo, nem o da União Sovietica de 1917, sobrevive sem algum tipo de acordo com a classe media que é quem pode administrar o Estado.”

          Iossif Vissarionovitch – aka Koba; aka Stalin – começou a assumir o poder em 1922. Durante todo o período stalinista quem administrou o Estado foi o partido – controlado com mão de ferro pelo próprio Stalin(a escolha deste último apelido foi uma grande sacada semiótica anunciadora do que aguardava a população soviética).

          Não seria um tanto anacrônico – para não dizer impróprio – aproximar o PCUS da classe média brasileira de 1964 ou a de agora?

          Parece-me risível afirmar que os expurgos políticos e militares realizados por Stalin – sem mencionar os gulags, que foram infinitamente além dos expurgos ao atingirem toda a população – foram resultado de uma suposta estratégia de conciliação stalinista com a classe média.

          1. Andre Araujo

            3 de abril de 2016 7:17 pm

            A ruptura entre Trotsky, que

            A ruptura entre Trotsky, que tinha uma visão globalista da revolução comunista e Stalin, que via a revolução como um episodio exclusivamente russo, foi a clivagem entre a ESQUERDA do PCUS (Trotsky) e a direita do PCUS (Stalin). Stalin tinha um visão de Estado e não de causa, ele via o seu poder como emanação do conjunto de forças expressas na União Sovietica, uma massa politica de 22 milhões de quilometros quadrados e 45 nacionalidades, herdadas do Imperio do Czar.

            Para ter o poder e representa-lo Stalin construiu um Estado fortissimo onde dissenção não era permitida e os dissidentes foram massacrados nos expurgos de 37 e 38, Trotsky expulso e depois assassinado em 1940. Stalin jamais toleraria a desordem dentro da URSS e porisso consilidou seu poder. Mas Stalin aceitava inteligentemente a adesão de aristocratas como Chicherin, Ministro das Relações Exteriores, Maisky banqueiro de Kiev e tambem chanceler, os grandes marechais czaristas da Academia de Frunze que aderiram ao novo regime, 45% da oficiliade do Exercito Vermelho veio do regime do Czar porque Stalin prezava muito a capacidade profissional e nas hoster da Revolução não havia oficiais treinados. Stalin não tinha nenhum problema em lidar com grandes capitalistas e pediu a Roosevelt que nomeasse W.Averrel Harriman Embaixador em Moscou durante a Segunda Guerra,sendo Harrimon um dos grandes magnatas dos EUA.

            Dilma está no poder pelo PRINCIPIO DA LEGiITIMIDADE, é o Estado de Direito que lhe confere O PODER CONSTITUCIONAL.

            Na medida que ela acolhe na sede do Poder contestadores da Constituição, da Lei e da Ordem  como Stedile e Boulos ela derruba a propria base de sustentação do PRINCIPIO DA LEGITIMIDADE que é seu salvo conduto no Poder.

            Esse foi o erro fatal de Jango, ele deu pretextos para ser derrubado no momento que acolheu movimentos de motim de sargentos e marinheiros e deu suporte a “”Generais do Povo”” como Osvino Ferreira Alves e “Almirantes do Povo” como Paulo Suzano, solapando a propria base de sua legitimidade, Poder é ritual e liturgia, o Palacio não pode receber desordeiros porque o Poder é a emanação da Ordem e da Lei, quando estes fundamento se qubram o Poder não tem Lei que o sustente.

            A corrente anti-janguista nas Forças Armadas realmente existia há anos MAS essa corrente não tinha o PRETEXTO para derrubar Jango,  tanto que não conseguiu derruba-lo em 1961, Jango gentilmente ofereceu o pretexto em 1964, ajudado ferorosamente por Brizola, dois cegos que achavam possivel manter o Poder incentivando invasões e badernas.

             

    6. Jair Oliveira

      3 de abril de 2016 1:22 pm

      E qual o legado do golpe de 1964 ao país?

      Ora, mergulharam o Brasil na maior desigualdade social que existe. Favelas e mais favelas, pobreza, falta

      de investimento, de infraestrutura, pobreza, milhões na miséria, fome, e uma imprensa que dizia que Deus é

      brasileiro é que o Brasil era maravilhoso.

       

      O Lula começou a consertar o Brasil, distribuir renda, casas para os pobres, tirou milhões da pobreza, fez 

      investimentos que nunca o povo sonharia que fosse acontecer, Luis Inácio pensa alto, muito alto.  Protege

      o país do estrangeiro, não baixa a cabeça para americano, trouxe copa do mundo, olimpiadas.

       

      Mas vocês não estavam satisfeitos, não é mesmo? Só foi ele sair, começaram a chamá-lo de ladrão, por puro

      ódio, coisa que ele não é, todos sabem disso. Jogaram o país nessa crise Politica-Econômica e querem

      incendiar o país e por tudo a perder. Depois vem escrever lorota por aqui? Tenha paciência.

      1. Andre Araujo

        3 de abril de 2016 3:44 pm

        Nada a ver. O Brasil cresceu

        Nada a ver. O Brasil cresceu significativamente nos anos do governo militar, havia emprego em abundancia, favelas já existiam desde os tempos da Princesa Isabel, engenheiros formados naquele periodo tinham emprego imediato após o diploma,

        desigualdade social existia antes, durante e aumentou até após o governo militar, sem essa de CARIMBAR um periodo, em

        termos de prosperidade geral os anos desse periodo foram muito mais brilhantes que os posteriores.

        Crescimento medio anual na década 70 a 79 = 8,9% ao ano, nunca antes ou depois atingida.

        1. Trunfim

          3 de abril de 2016 7:04 pm

          Sempre houve prosperidade no Brasil

            A História do Brasil pode ser resumida na frase de General Médici: ‘A economia vai bem, mas o povo vai mal”. No importa os tempos de crises (especialistas dizem que há ciclos e os donos do poder mandam).

            Nunca se pensou em diminuiu a miséria, totalmente inaceitável em qualquer época. Tantas riquezas agrícolas, minerais pra quê?.

    7. Frederico Firmo

      3 de abril de 2016 1:42 pm

      Curioso os pesos e medidas utilizado

      Nós temos visto desde de 2013, boa parte do jornalismo incentivar  e estimular um grande grupo de fascistas, que saidos do arḿário agora se sentem a vontade para  agredir , ofender. A cada vez que na TV se dava notícia do assédio e ou violência contra pessoas do governo, ou lideres como Stedile, ex ministros. sem apresentar nenhuma critica e sim dando mais visibilidade se esta incentivando a violência. Se esta incentivando a intolerância.   Ou por outro lado quando conveniente há um silêncio sepulcral e total ausência de criticas a todos estes movimentos que pregam o ódio, pregam a quebra da constituição, o espaço que se dá a políticos odientos que chegam a pédir agressão fisica contra seus adversários. O uso que a imprensa faz destes mesmos políticos e ou fascistas quando em seus telejornais abre espaço para estes  atacaram a políticos  ou o governo.

      Tudo isto tem sido feito principalmente nas editorias de jornais e nas editorias de telejornais.  E agora eu me deparo com um deputado acusando Boulos, e com tristeza vejo a recaida de André Araujo que faz coro a esta hipocrisia. Pos não o vi  ser tão duro  nem mesmo o vi tão indignado com todo este  incentivo a violência. Todos aqui somos inteligentes o suficiente para saber do que Boulos está falando, todos sabemos que Boulos, está fazendo uma análise de que  os protestos no Brasil serão muito grandes e que a quebra da  lei promovida por um impeachment ilegal vai sim causar muitas manifestações e muitas ações. Pois uma boa parte da população não ficará calada diante da violência deste ato que é o impeachment, como vem sendo construido. Portanto todos sabemos que Boulos, não fala de mílicias e não esta incitando nada, mas constatando.  E todos sabemos que este ato de Aleluia é apenas um oportunisto rasteiro e barato. O no máximo parece aquele filhinho de mamãe  que depois de xingar e ofender todo mundo, quando tem sua resposta  corre para a saia da mãe pedindo proteção.

      Quanto a você André, vou até aceitar que por convicções   discorde de Boulos e do MTST,  mas esta discordância não pode se transformar em criminalização por outras razões. Acho que existem formas políticas e legais de lidar com o MTST, se voce discordar dele, mas a deste deputado é simplesmente um acinte  a nossa inteligência.  

      Por outro lado André não o vi ficar irritado, indignado ou querendo criminalizar todos os proprietários que durante anos ou abandonam seus prédios e  os sucateiam  e exploram moradores e comerciantes  que os alugam. O centro da cidade não foi deteriorado, nem está deteriorado pelo MTST. O centro da cidade está deteriorado porque proprietários, nada fazem por seus prédios e mantém o direito de propriedade apenas para especulação imobiliária. A degradação veio porque vários de seus donos transformaram suas propriedades em cortiços, e as continuam explorando através de aluguéis  pagos por famílias muito pobres. Mas seus donos jamais fazem qualquer melhoria.  A degradação não é consequencia das ocupações, mas as ocupações são consequencia da degradação e do abandono. Falar abstratamente do direito de propriedade, é problemático, pois o direito de propriedade, exige também deveres para com a sociedade, e não vejo como o abandono, o descaso, a exploração e o sucateamento dos prédios pelos seus donos seja uma forma de respeito pela sociedade ou pelo patrimônio publico. E tenho certeza de que é melhor que as ocupações sejam organizadas e que levem a acordos, do que ocupações desorganizadas  onde nenhum acordo é possível.  O MTST não gerou as ocupações, as ocupações geraram o MTST.

      1. Orlando Soares Varêda

        3 de abril de 2016 2:48 pm

         
        Onde assino

         

        Onde assino Frederico?

        Muito interessante e justo, seu comentário Frederico. Parabéns. Concordo, e também lamento que o AA, um intelectual que vem produzindo excelentes reflexões em defesa das instituições e dos interesses nacionais do Brasil, de repente, dá esse cavalo de pau. É assim, quando resolve abordar questões sociais, algo acontece, e o homem transfigura-se, aparece envolto num ranço conservador extremado, deixa a impreção de ter ido lá no quarto escuro da casa grande, digo, lá no fundo da senzala do inconsciênte. Ao visitante que não frequenta o estabelecimento, imagina tratar-se de um mero reacionário. O que sabemos, absolutamente, não ser o caso.

        Orlando

         

  33. Tatiana M

    2 de abril de 2016 6:35 pm

    EU GOSTARIA DE SABER QUEM VAI
    EU GOSTARIA DE SABER QUEM VAI DAR ENTRADA NO PEDIDO DE PRISÃO DO BOLSONARO PELAS ATROCIDADES QUE ELE VOMITA ??? E O CUNHA QUEM VAI PEDIR A PRISÃO DELE POR FALAR QUE CASO NÃO TENHA IMPEACHMENT A PRESIDENTA NÃO IRÁ CONSEGUIR GOVERNAR ?? ISSO É UMA AFRONTA !!! NÃO É UMA AMEAÇA ???? ME POUPEM SEUS HIPOCRITAS

  34. Renata W.

    2 de abril de 2016 8:26 pm

    Isto que é incitação ao ódio.

    Isto que é incitação ao ódio. Pior, remunerada! Formação de milícia, estratégia fascista de perseguição e linchamento público sem causa. Filé mignon e barracas na Paulista para marmanjos descerebrados bater em pessoas vestidas de vermelho. Coisas de quem plagia pato.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/223659/Movimento-de-direita-oferece-dinheiro-a-quem-hostilizar-Ciro-Gomes-e-filmar.htm

  35. Vixe

    3 de abril de 2016 2:25 am

    Calma gente!
    Vamos esperar

    Calma gente!

    Vamos esperar que eles (a direta) cruzem a “linha vermelha” primeiro.

    Aí sim nossas reações serão justas…

  36. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA

    3 de abril de 2016 3:08 am

    PRENDER BOULOS !! – SATANÁS PEDIRÁ CALMA AO POVO

     

    RESPEITO O PONTO DE VISTA DE TODOS NESSE ESPAÇO. MAS ACREDITO SER UMA DISCURÇÃO INFRUTÍFERA. A LAVA JATO, QUE INICIALMENTE MOSTROU-SE EQUILIBRADA E TÉCNICA, DEIXARA SUA MASCARA CAIR. OS EXEMPLOS MAIS ÓBVIOS SÃO GRAMPOS GENERALIZADOS ( ADVOGADOS, EX–PRESIDENTE, PRESIDENTE, PAPAGAIOS, CACHORRINHOS, GATINHOS ENTRE OUTROS )  E COMO SE JÁ NÃO FOSSE SUFICIENTE A DIVUGAÇÃO DA CONVERSA DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.  NÃO SERIA NENHUM ABSURDO AFIRMAR QUE EM QUALQUER PAIS DO MUNDO, AÇÕES COMO ESSAS, TERIA RESPOSTA IMEDIATA, PAREDÃO OU PRISÃO DO IRRESPONSÁVEL.

    CLASSIFICAR UM ATO DESSA NATUREZA  COMO CORRETO É DISTRIBUIR UM CONVITE AUTÊNTICO A PERMISSIBILIDADE E A TOLERÃNCIA DE TUDO QUE ENTENDEMOS SER CRIME OU ILÍCITO NESSE PAIS. NÃO SEI SE O CRIME ORGANIZADO SE PERMITIRIA TAMANHA AUDÀCIA.

    NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR A ATITUDE DO MINISTRO DO STF GILMAR MENDES, QUE ATUA COM MAESTRIA COMO DEPUTADO CONGRESSISTA, ATUANDO COM BASTANTE BRILHANTISMO, SOBRETUDO QUANDO COMPARADO AS SUAS ATUAÇÕES CHULAS NA QUALIDADE DE MINISTRO DO STF. ESSE CIDADÃO DESQUALIFICA, SUJA A IMÁGEM DO TRIBUNAL. UTILIZA-SE DE PROVAS OBTIDAS ILEGALMENTE PARA FUNDAMENTAR SUA DECISÃO DE SUSPENDER A NOMEAÇÃO DE LULA PARA MINISTRO. NA NOITE ANTERIOR FORA FOTOGRAFADO EM UM JANTAR GLAMOROSO, SENTADO NA MESA COM O SENADOR SERRA E O ECONOMISTA ARMINIO FRAGA. ESSE CIDADÃO PARTIDARIZOU A NOSSA SUPREMA CORTE. A DISTINTA ADVOGADA QUE ENVIOU AO SUPREMO O ATO VISANDO A  SUSPENSÃO DA NOMEAÇÃO DE LULA É SIMPLESMENTE UMA DOCENTE COM VÍNCULOS ACADEMICOS COM O CITADO MINISTRO GILMAR MENDES. ENFIM FARINHA DO MESMO SACO.

    TAIS FATOS DEMONSTRAM A FALÊNCIA DOS MEIOS JURÍDICOS MIDIÁTICOS, A DESCRENÇA DA IMPRENSA JUDICIONADA E A LUTA INSANA DO PODER PELO PODER EM DETRIMENTO AOS RESULTADOS DAS URNAS. POR ESTAR CONVENCIDO NA FLAGRANTE CORRUPÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ENTENDO SER INEFICIENTE E INEFICAZ TODA ESSA DISCUSSÃO COMO INSTRUMENTO DE LUTA E DESSA FORMA ACREDITO QUE POR ESSES CAMINHOS NÃO EXISTAM ESPERANÇAS.

    LUTAR É PRECISO , VIVER NÃO É PRECISO.

    AVANTE BOULOS !!

     

     

  37. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA

    3 de abril de 2016 3:16 am

    JUIZ JUSTICEIRO

    SE ´TEM ALGUEM QUE DEVERIA  JÁ ESTAR DORMINDO ATRÁS DA CELA , SERIA O JUSTICEIRO SÉRGIO MOURO.

    NINGUEM ATÉ ENTÃO CONSEQUIU ENCENDIAR O PAÍS  COM CHAMAS DE ÓDIO E AMEAÇASO COMO ELE PRÓPRIO.,

    INCLUSIVE EXTRAPOLANDO SUAS COMPETÊNCIAS LEGAIS, GRAMPEANDO TUDO E A TODOS COMO UM MOLEQUE.

    ALIÁS , CONSEGUIU O MESMO , CONFIGURAR-SE  NÃO COMO UM JUIZ E SIM UM JUSTIEIRO, TRANSFORMOU A JUSTIÇA

    BRASILEIRA EM UM BANDO QUE AGE AO ARREPIO DA LEI.

  38. Jader

    3 de abril de 2016 12:41 pm

    O Deputado Marcelo Aro (PHS)

    O Deputado Marcelo Aro (PHS) de MG  indicou o Eduardo Cunha para cidadão honorário de BH. Ele é a favor do golpe. Entre no Face do deputado e pergunte a ele: Voce é contra corrupção ? O que acha de Eduardo Cunha? Certamente ele vai te bloquear e vai excluir o seu comentário , como tem feito com muitos que relacionam o nome dele ao  de Eduardo Cunha. Ainda assim vamos denunciar o Marcelo Aro.

     

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/01/22/interna_politica,610613/eduardo-cunha-vem-a-bh-para-homenagem-e-articular-presidencia-da-camar.shtml

  39. Avelino de Oliveira

    3 de abril de 2016 1:17 pm

    Caro Nassif
    Ué, quem vocês

    Caro Nassif

    Ué, quem vocês esperariam na lista de nomes desse grupo: Aécio, Lobão, Olavo de Carvalho, manos Marinhs, Gilmar Mendes, entre outros menos falados ????!!!!!

    Claro que Boulos faz parte, assim como muitos dos comentaristas do Nassif, entre outros dos blogueiros ditos sujos.

    Saudações

  40. Frederico Firmo

    3 de abril de 2016 2:25 pm

    Quem está incentivando a violência: Boulos ou Aleluia?

    Nós temos visto desde de 2013, boa parte do jornalismo incentivar  e estimular um grande grupo de fascistas, que saidos do arḿário agora se sentem a vontade para  agredir e ofender. A cada vez , que na TV se da a notícia do assédio e ou violência contra  artistas,  políticos , membros do governo, lideres como Stedile,  ex ministros. sem apresentar nenhuma critica e apenas  dando  visibilidade ao fato,  se está incentivando a violência. Se está incentivando a intolerância.   Ou por outro lado quando convenientemente há  um silêncio sepulcral e total ausência de criticas a todos estes movimentos que pregam o ódio, que pregam a quebra da constituição, dando a eles   espaço e visibilidade, está se incentivando a violência.   Quando e abre espaço para políticos odientos que chegam a pedir agressão fisica contra seus adversários, se está incentivando a violência. Quando uma imprensa partidária usa os ataques  destes mesmos políticos e  fascistas para atacar o governo , se esta incentivando a intolerância e a violência.Toda esta visibilidade e tempo de televisão  é incitação a violência. Quando se acusa pessoas ou grupos que falam em resistência política, distorcendo suas palavras e acusando-as de incitarem a violência, isto é uma forma de incitação à violência, pois isto é dar munição  a grupelhos fascistas  e criar desculpas para que eles  ataquem.  É isto o que Aleluia está fazendo, e isto que vem sendo feito pela grande imprensa. 

    Tudo isto tem sido feito principalmente nas editorias de jornais e nas editorias de telejornais.  E agora eu me deparo com um deputado acusando Boulos, e com tristeza vejo a recaida de nosso amigo de blog, André Araujo, que faz coro a esta hipocrisia. Pois não o vi  ser tão duro  nem mesmo o vi tão indignado com todo este  incentivo a violência. Todos aqui somos inteligentes o suficiente para saber do que Boulos está falando, todos sabemos que Boulos, está fazendo uma análise de que  os protestos no Brasil serão muito grandes e que a quebra da  lei promovida por um impeachment ilegal vai sim causar muitas manifestações e muitas ações. Pois uma boa parte da população não ficará calada diante da violência deste ato que é o impeachment, como vem sendo construido. Portanto todos sabemos que Boulos, não fala de mílicias e não esta incitando nada, mas falando de resistência política.  E todos sabemos que este ato de Aleluia é apenas um oportunisto rasteiro e barato. Mas a criminalização da resistência política , tem um outro nome, e se chama repressão, ditadura, totalitarismo, etc…

    Posso  até aceitar que por convicções , pessoas como Andre Araujo  discordem de Boulos e do MTST,  mas esta discordância não pode se transformar em criminalização. Acho que existem formas políticas e legais de lidar com o MTST, se voce discordar dele, mas a deste deputado é simplesmente um acinte a democracia e à nossa inteligência.  

    Por outro lado André  Araujo  fala da deterioração do Centro Histórico,  não o vi ficar irritado, indignado ou querendo criminalizar todos os proprietários que durante anos ou abandonam seus prédios e  os sucateiam  e  ou exploram moradores e comerciantes  que os alugam. O centro da cidade não foi deteriorado, nem está deteriorado pelo MTST. O centro da cidade está deteriorado porque proprietários, nada fazem por seus prédios e mantém o direito de propriedade apenas para especulação imobiliária. A degradação veio porque vários de seus donos transformaram suas propriedades em cortiços, e as continuam explorando através de aluguéis  pagos por famílias muito pobres. Mas seus donos jamais fazem qualquer melhoria.  A degradação não é consequência das ocupações, mas as ocupações são consequência da degradação e do abandono. Falar abstratamente do direito de propriedade, é problemático, pois o direito de propriedade, exige também deveres para com a sociedade, e não vejo como o abandono, o descaso, a exploração e o sucateamento dos prédios pelos seus donos seja uma forma de respeito pela sociedade ou pelo patrimônio publico. E tenho certeza de que é melhor que as ocupações sejam organizadas e que levem a acordos, do que ocupações desorganizadas  onde nenhum acordo é possível.  O MTST não gerou as ocupações, as ocupações geraram o MTST.

    1. Andre Araujo

      3 de abril de 2016 7:37 pm

      Os imoveis invadidos no

      Os imoveis invadidos no centro velho de São Paulo nunca poderiam ser objeto de especulação imobiliaria porque não há nenhum ambiente que aponte para uma elevação de valor dos imoveis nessa area. A deterioração se deu porque o centro foi se movendo para outros bairros e os poderes publicos, especialmente a Prefeitura, nada fez para recuperar o centro,

      falo de todas as gestões nos ultimos 30 anos.

       

      Há experiencia internacional em projetos de recuperação de centros velhos, o mais famoso é o de Londres que recuperou seu apodrecido bairro das docas e o transformou em um pujante e valiosissimo centro de torres comerciais, o Canary Wharf, hoje o espaço comercial mais caro de Londres, empreendimento conjunto da iniciativa publica e particular

      Buenos Aires recuperou suas docas inuteis com o projeto de PUERTO MADERO, tocado igualmente em uma parceria do Governo com a iniciativa particular, hoje um lindo bairro novo mantendo o visual antigo dos armazens portuarios.

      Os predios abandonados do centro de São Paulo o foram por falta de inquilinos e não por alugueis caros e muito menos por especualçaõ que não teria sentido. Uma pequena solução seria usar os predios vazios para o poder publico para lá transferir todas suas repartições e Secretarias. Propus esse caminho quando estava na presidencia da EMPLASA na decada de 90 e fiz um estudo sobre essa via,  em parte esse caminho foi seguido, o Governo do Estado comprou quase de graça oito predios na Rua Boa Vista e para lá transferiu Secretarias e empresas MAS ainda há muitas Secretarias em zonas caras na area da Paulista. cinco na Rua Bela Cintra e Frei Caneca, uma na Alameda Santos,  duas no Itaim, pagando alugueis carissimos, quando deveriam estar todas no centro velho quase de graça.

      A invasão de predios no centro para moradias só aumenta a degradação, o centro é região de serviços e não de moradias, todos os predios são comerciais e não residenciais, invasão significa depredação e encortiçamento, aprofunda o fim do centro, quem é que vai abrir uma loja ou um restaurante ao lado de um predio-cortiço?

      Esses “movimentos” de invasão são uma não solução e não levam a lugar algum, tambem são pano de fundo para baixa politica e exploração de pobres, os “”invasores”” precisam pagar taxas, já na inscrição para invadir, há outras historias piores de “transações” onde entram certos advogados, invasão de predios nunca será solução para recuperar centros degradados, até os oytrora prestigiosos hoteis Othon e Cambridge foram invadidos, o outrora orgulhoso centro de São Paulo virando uma horrenda favela vertical atraindo tudo o que de ruim possa existir.

      Se vc acha isso algo louvavel, me permita discordar.

       

      1. Frederico Firmo

        4 de abril de 2016 2:24 pm

        Muita calma nesta hora!!!

        O que digo insisto e reafirmo é que o sucateamento do centro tem muiitas causas, mas sobretudo há o abandono, pelos seus proprietários assim como também pelo poder publico.  Dizer que no centro de São Paulo só se tem comércio, é negar  os milhares, ou quiça milhoes de pessoas que lá habitam. Não se pode negar a existência de pŕédios e mais prédios que se tornaram cortiços há muitos e muitos anos . Isto até se tornou uma tradição em nossa cidade.  Nãol se pode negar que os prédios foram abandonados sendo que muitos deixaram para herdeiros que  não se interessaram mais por eles.  Portanto eu acho que discordo de você André  nas causas do sucateamentoe deterioração do centro. Mas de há muito já se conhecia a boca do Luxo e do Lixo, incrustado no meio de belas praças.  Será que ao redor da antiga Rodoviária, e do Dops, só existe comércio. Onde estão os moradores.  Em  quantas ruas se tem aqueles apartamentos em cima das lojinhas, em prédios caindo aos pedaços. Mas é nestes que embaixo lucram e em cima habitam em péssimas condições  várias famílias.    Portanto André, veja que de forma nenhuma eu disse que as invasões e ou que o MTST é a solução. O que eu disse é as invasões e o próprio MTST, são consequências de um problema habitacional , social e histórico desta cidade que eu amo tanto. Também quero um centro restaurado mas não vejo no centro apenas um problema arquitetonico, eu vejo no centro um problema social e humano de dimensões  bem maiores. E digo que prefiro dialogar com um movimento organizado do que com um lumpem . Que você tenha criticas  ao MTST, eu vou acreditar que todas são de boa fé, porém me permita discordar pois acho que apesar dos pesares o MTST trabalha mais por uma solução do que vários dos que tanto se queixam. Como disse anteriormente a propriedade privada é em nossa sociedade um direito mas que também exige cumprimento de deveres. Então cabe perguntar o que os donos dos imóveis estão fazendo, ou será que estão esperando o poder publico .

  41. chris

    3 de abril de 2016 2:51 pm

    Provocação pura, não caiam nessa

    A direita aposta numa reação violenta para justificar seus abusos.

    Se não tiver a cabeça no lugar, vai dar a munição que o inimigo está pedindo para virar o jogo via criminalização dos movimentos sociais. 

  42. Eliseu Leão

    3 de abril de 2016 4:24 pm

    Bomba H na GB

    No dia 26 de março, o ”Estadão” pediu a PRISÃO do Boulos por ter opinado que haverá uma convulsão social no país caso Dilma seja derrubada por crime de responsabilidade. Para o  ”Estadão” o ativista politico incita ao crime e deve ser preso pela sua opinião. Quantos leitores conhecem a opinião do diretor do ”Estadão”, em 1964?

    «Um ”civil bastante respeitável” pediu o apoio dos EUA para o caso de uma guerra interna contra o governo do Brasil. Lincon Gordon revelou, sem citar o nome». Era o diretor do “Estadão” Júlio de Mesquita Filho.

    1. Eliseu Leão

      3 de abril de 2016 8:19 pm

      A bomba Atomica

      Falando à imprensa de Miami, Júlio vaticinou que “a guerra atômica se tornaria inevitável se a ditadura da esquerda dominasse o Brasil” e convidava publicamente os EUA a intervirem, assim como Lacerda o fizera através do Los Angeles Times. […]  –  Fonte: Moniz Bandeira, Presença dos Estados Unidos do Brasil, Civilização Brasileira, RJ, 1972.

  43. OBS

    3 de abril de 2016 5:35 pm

    O blog do planalto erra.

    O blog do planalto erra. MTST, é dos “sem teto” e não, dos “sem terra”

    http://blog.planalto.gov.br/boulos-chama-cunha-de-bandido-no-lancamento-do-minha-casa-minha-vida-3/

  44. OBS

    3 de abril de 2016 9:28 pm

    Boulos, pq vc não monta um

    Boulos, pq vc não monta um palanque lá na Frente doPalacio?

    Ou vc desconhece programa do Estado de SP para construir casas? 

  45. altamiro souza

    4 de abril de 2016 4:42 am

    se for assim,  terão de

    se for assim,  terão de prender muita gente, porque

     boulos foi ovacionado quando falou o que falou….

    portanto, ele só mostra qwue tem inteligencia política para abordar o assunto,

    coisa que o dem e o psdb não tem

  46. Elizabeth de Andradeeliza

    4 de abril de 2016 1:17 pm

    Guilherme Boulos

    Em Brasília, no dia 31, na manifestação, Guilherme Boulos discursou no carro de som principal na Praça Três Poderes.

    Eu mineira, esquerdista militante, desde sempre, fazia tempo que não ouvia – a não ser do mito Lula –  um discurso  tão bom, claro, lúcido favorável aos desfavorecidos, que é a maioria do povo brasileiro.   Em Brasília estávamos em 200 mil manifestantes, Boulos foi muito, mas,  muito aplaudido. Claro que a direita esclerosada golpista arrepia e ataca e vai atacar mais, se nada for feito.  Presidente Dilma, Ministério da Justiça, coloca um fim nestes distúrbios no país, não suportamos mais!.

    A direita não tem ninguém para ser representante de ninguém no país neste momento.  Salvo, um Requião,ou outro… Claro que o #FimDoPolíticoProfissional está perto.  Nós militantes, ativistas e os jovens, nossos filhos não têm tolerância para estes políticos carreiristas vencidos e rançosos da direita.  Será que eles não percebem isto?  Acabou-se, é a dinâmica natural da história, é o fim de quem só quer usurpar poder, direitos, dinheiro público.

    Salve, salve, grande Boulos, o Brasil precisa de muitos de voce. Estamos com você e com os sem teto, mais afetados pela ditadura no Brasil, o povo paulista.

     

  47. Frederico Firmo

    4 de abril de 2016 2:23 pm

    Simples como água.

    Criminalizar qualquer  resistência política a certos interesses também políticos é totalitarismo.

Recomendados para você

Recomendados