27 de junho de 2026

Lava Jato: o golpe e a destruição do Brasil, por Paulo Cayres

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Lava Jato: o golpe e a destruição do Brasil

por Paulo Cayres

Além de ser a vergonhosa data em que 263 deputados impediram a investigação com provas contra o golpista Michel Temer, o dia 2 de agosto de 2017 entrou para a História do Brasil como a prova incontestável de que a Operação Lava Jato é seletiva e partidária e traz como principal consequência o ataque frontal e direto contra a classe trabalhadora e o país.

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) sempre se posicionou a favor do combate à corrupção, mas condenou a forma como a Operação tem sido conduzida, com delações espetacularizadas e sem provas e prisões e condenações seletivas sem efetivo respaldo jurídico. Tudo isso ajudou a derrubar a economia do país.

As recentes críticas vindas de investigadores da própria Polícia Federal sobre as falhas nas delações de executivos da Odebrecht confirmam nossas opiniões sobre a forma como a Lava Jato foi direcionada. Entre as críticas dos investigadores, está justamente a falta de documentos que comprovem o que foi dito nas delações.

Além de ferir de morte o Estado Democrático de Direito, de instalar no país uma crise política sem precedentes, o resultado concreto deste processo viciado de combate à corrupção são três milhões postos de trabalho eliminados diretamente. Este é o indicador mais perverso de toda a Operação, já que não houve o mínimo cuidado em preservar as empresas.

Quando a Lava Jato foi deflagrada, em março de 2014, o IBGE apontava taxa de desemprego de 7,1% no trimestre encerrado naquele mês. Eram 7 milhões de desempregados. Hoje, a taxa em junho chega a 13%, com 13,5 milhões de pessoas sem emprego, grande parte por fruto das políticas recessivas do governo golpista.

Ou seja, desse total, a Lava Jato sozinha é responsável pela metade dos desempregados no período. São postos de trabalho que dificilmente serão recuperados, porque as empresas foram destruídas, como avaliou o economista Marcio Pochmann, professor da Universidade de Campinas (Unicamp): “A recessão elimina empregos, mas a empresa permanece. Havendo recuperação, o emprego volta. No caso da Lava Jato, é quase uma perda permanente”. Vale lembrar que só no ramo metalúrgico, a indústria naval foi praticamente dizimada nesse processo.

Nós, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), sempre defendemos que, nos processos de apuração de corrupção, se separasse as pessoas físicas das pessoas jurídicas, garantindo o funcionamento das empresas por meio de acordos de leniência. Em qualquer nação séria, esta seria a primeira providência para impedir que os efeitos de ações judiciais não produzissem reflexo na economia e nos direitos dos trabalhadores.

Denunciamos também que outros interesses moviam esta sórdida teia que derrubou a economia, a soberania nacional e o protagonismo internacional do Brasil, os do grande capital internacional, que quer que o Brasil volte a ser seu quintal (ou sua senzala).

O resultado da votação sobre a autorização de investigação das denúncias contra Temer na Câmara dos Deputados mostra isso. Depois de destruir direitos com a reforma trabalhista e a lei da terceirização, de aprovar o teto dos gastos sociais, de aumentar o preço dos combustíveis, agora eles vão querer completar o “serviço”, com a reforma da Previdência e novos arrochos fiscais em nome da “estabilidade econômica” que os golpistas ajudaram a acabar nos últimos três anos.

A nós, trabalhadores e trabalhadoras, cabe a árdua tarefa de não nos dobrar. Vamos continuar lutando em defesa da democracia, contra a aprovação da reforma da Previdência e impedir que a reforma trabalhista seja efetivada.

Às nossas entidades de classe e aos movimentos sociais caberá também a missão de denunciar os golpistas para impedir que sejam reeleitos. Tudo a que estamos assistindo mostra que eles não têm vergonha alguma de atuar com um único objetivo: atender aos interesses próprios e aos do mercado financeiro, arrancando direitos básicos da população para aumentar o lucro das empresas.

Não podemos dar trégua! Vamos lutar dia e noite para resgatar o Brasil para o seu povo!

Paulo Cayres é trabalhador na Ford e presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. peregrino

    4 de agosto de 2017 7:23 pm

    pior é que não há como realocar de imediato…

    treinados para um tipo de trabalho que em outras áreas é robotizado

    uma pena ter acontecido

    muito dinheiro perdido em aprendizagem e treinamento de campo

    onde mais vão poder trabalhar? lubrificando robôs?

  2. peregrino

    4 de agosto de 2017 7:23 pm

    pior é que não há como realocar de imediato…

    treinados para um tipo de trabalho que em outras áreas é robotizado

    uma pena ter acontecido

    muito dinheiro perdido em aprendizagem e treinamento de campo

    onde mais vão poder trabalhar? lubrificando robôs?

  3. MThereza

    4 de agosto de 2017 7:41 pm

    destruíram empregos,

    destruíram empregos, empresas, soberania. em compensação, a tal da corrupção atingiu o padrão fifa. 

  4. democracia direta

    5 de agosto de 2017 11:42 am

    LULA PASSOU A PERNA NOS COXINHAS E “CUMPANHERUS” AO MESMO TEMPO!

    ESTÃO NOS FAZENDO DE OTÁRIOS!

    Não credita? Aceite o deafio, e tente contestar o texto a seguir. Esse estudo demonstrará, com argumentos irrefutáveis, que Temer e Lula podem muito bem continuar sendo amiguinhos, e rindo de todos nós. O povo não pode deixar isso barato, nossa omissão custa muito caro!

    É como no caso dos PEDÓFILOS! Imagine você com um filho de 7 anos, um cara totalmente estranho passa no portão de sua casa e começa a assediá-lo em sua frente. Se você não fizer nada, no outro dia ele trará um presente, e o entregará para seu filho, também na sua frente. No próximo, pegará a criança pela mão, sem dar satisfação alguma, e a levará para estuprar (também na sua frente)…

    Assim ocorre com o povo e sua nação, se não cuidarmos de nosso país, ele é quem será estuprado. Observem que nosso silêncio, omissão, e apatia, estão fomentando a consolidação da roubalheira no Brasil. O STF enrolou o processo do Temer, que deveria ter sido preso, como o Delcídio, acabando com toda essa palhaçada, mas não foi. O que permitiu que o congresso o deixasse impune. Confiram:

    http://clickpolitica.com.br/brasil/pegos-em-flagrante-temer-e-aecio-neves-podem-ser-presos-pelo-o-stf-confira-aqui/

    O CASO DO TEMER É INFINITAMENTE PIOR
    QUE O DO LULA!

    Precisamos saber diferenciar as coisas! Se o Lula está no meio da imundícia, e não ergueu um dedo para acabar com ela; ele será cobrado por isso, e sofrerá nas urnas a reprovação do povo. Não se enganem, quando a população souber de suas indiscutíveis ligações com a roubalheira durante o processo eleitoral, ele estará acabado! Pois o Lula não fez nem 1% do que fizeram nossos vizinhos da América do Sul contra a corrupção. Pois nesses países foi instituído o direito do povo convocar PLEBISCITO DESTITUINTE de político com seus ABAIXO ASSINADOS, na mesma época do Lula…

    Isso é tudo o que podemos e devemos esperar do Lula, pelo menos por enquanto; pois quem tem um pouco de consciência, NÃO PODE PEDIR QUE ELE SEJA PRESO! Porque senão, amanhã não poderemos reclamar, se o delegado também prender nossos familiares por pura desconfiança, sem uma única prova…

    Infelizmente, essa é nossa realidade. Afinal, o Lula até poderia ser o maior banana, paspalho, irresponsável, e incompetente. E, assim, não ter participado da roubalheira, não percebê-la, e não fazer absolutamente nada para acabar com ela. Pois não existe prova alguma contra o cara! Desse jeito, a única prova que teríamos é que ele não presta pra nada, e não merece nosso voto! O que já é uma grande coisa…

    Com o Temer não! Com o Temer é diferente! O TEMER PRECISA SER PRESO IMEDIATAMENTE! Existem provas, as gravações foram periciadas, e são verdadeiras, como no caso do Delcídio. Nossa indiferença está fazendo com que ele nem mesmo seja cassado, e, consiga acabar com nossa aposentadoria e direitos trabalhistas! Coisa que o Rodrigo Maia, seu eventual substituto, pensará duas vezes antes de fazer, por ser o fim de sua carreira política. O que mais poderá vir, se engulirmos tudo isso? Lembre-se do pedófilo. Dependendo da bananice, dependendo do caso, se ficar tão à vontade, poderá estuprar a criança ali na frente de seus próprios pais. Não podemos deixar o país chegar a esse extremo…

    VAMOS PRAS RUAS!

    NÃO INTERESSA NOSSO PARTIDO OU IDEOLOGIA!

    CORRUPÇÃO ASSIM NÃO PODE TER TOLERÂNCIA!

     

    A TRAIÇÃO DO PT

    A turma do PT não vai gostar muito, nem compartilhar! Entretanto, eles também não conseguirão responder nenhuma das perguntas abaixo:

    1) Por que o PT não usou, quando podia, a CADEIA NACIONAL DE RÁDIO E TV, para denunciar a quadrilha que queria tomar conta do país, e responder às calúnias da mídia; deixando 97% do povo sabendo apenas o que a globo contou, por não estar habituado a acompanhar conteúdo político de internet; e, o que é pior, sem saber o que fazer, e sem ação diante de tantos escândalos?

    2) Como a mídia foi fundamental no golpe, não fica difícil acreditar que o PT não tenha levado propina grossa pra entregar o governo de bandeja (Nem GREVE GERAL chegou a convocar na semana do impeachment.), a fim de facilitar a venda do Pré Sal, um patrimônio que beira os 5 TRILHÕES DE DÓLARES; e, para isso, evitou sua democratização, como é cobrado desde o governo Lula, que contava com amplo apoio do povo e do congresso?

    3) Por que o PT não exige nas ruas, nos blogs, nos programas de TV, e nos carros de som, um REFERENDO sobre a terceirização do trabalho, e sobre cada lei arbitrária que estão impondo ao nosso povo; dando a impressão que evita a todo custo que o brasileiro tome consciência da urgência de poder convocar REFERENDO com seus ABAIXO ASSINADOS, e acaba omitindo-se em iniciar esse debate?

    4) Por que o Lula, que tinha amplo apoio do congresso e do povo não conquistou esse direito de convocar REFERENDO com nossos ABAIXO ASSINADOS, conquistado naquela época em quase todos os países vizinhos ao Brasil, como se faz desde o século 13 no mundo desenvolvido?

    5) Por que o senador petista traidor Lindberg Farias retirou da lei esse nosso direito?

    6) Não está claro que o PT contribuiu para que o processo de nossa recolonização seja irreversível, amarrando nossas mãos, para que nada possamos fazer?

    7) Se tivéssemos hoje o direito de convocar REFERENDOS com nossos ABAIXO ASSINADOS, não estaríamos revertendo tudo isso, ao explicar detalhadamente ao nosso povo a nocividade dessas medidas, durante os vários meses de debates oficiais do REFERENDO na cadeia nacional de TVs, feito por especialistas em cada assunto?

    8) Como pode um sujeito irresponsável, e incompetente (pra não dizer outra coisa), como o Lula, querer ser presidente de novo; ele, que defende um governo paternalista, cujos benefícios ao povo não passaram de esmolas, que retiraram na hora que bem entenderam, sem que pudéssemos nos defender? Confiram as informações:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2017/02/como-enganam-os-pequenos-empresarios.html?view=flipcard

    Vejam os fatos, como o PT quer o Temer no poder, e nada faz para retirá-lo de lá:

    https://www.brasil247.com/pt/247/rs247/309007/Luciana-Genro-diz-que-Lula-e-PT-querem-Temer-no-poder.htm

    E o que é pior, além do próprio PT amarrar nossas mãos, são os mesmos petistas que protegem os ladrões do congresso, fazendo uma lei para que não possamos mais escolher quem será eleito. Ou seja, o PT está retirando do povo o direito de não eleger esses ladrões. Confiram:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.353408031461532.1073741837.300330306769305/1035283466607315/?type=3&theater

     

    OS ABSURDOS IMPOSTOS AO POVO, COM
    AVAL DO PT E SUAS OMISSÕES!

    Não podemos afirmar nada, mas eles poderiam perfeitamente ter recebido bilhões de dólares em AÇÕES AO PORTADOR nos paraísos fiscais, que não identificam seus proprietários, como propina das petroleiras que estão comprando a Petrobrás e seus campos de petróleo. Ou seja, passariam a ser seus sócios; mas como o dinheiro seria ilícito, não teriam como declará-lo, e seus lucros iriam, como o dos outros sócios (estrangeiros), para o exterior, movimentar a economia deles, em vez da nossa; destruindo o Brasiol, que ficaria sangrando com tamanha evasão de divisas.

    A REFORMA TRABALHISTA É NECESSÁRIA PARA OS LADRÕES!

    Eles não querem modernizar a legislação do país, mas sim reduzir a renda do trabalhador. Os direitos trabalhistas fazem parte dessa renda, e estão passando por cima deles. Uma reforma dessas só seria admissível, se as empresas terceirizadas devessem oferecer os mesmos salários e benefícios oferecidos pelas empresas contratantes, e cada direito retirado correspondesse a um aumento de salário proporcional. Caso contrário, é pura redução salarial mesmo, deixando o trabalhador mais pobre, e nossas empresas do mercado interno sem ter para quem vender seus produtos; o que beneficia exclusivamente aos EXPORTADORES, seus “sócios”. E não se esqueçam de que hoje temos 1,5 trilhões de reais de reservas em moeda estrangeira. Ou seja, não existe a menor necessidade de se voltar o país para a exportação.

    Porém, isso é fundamental para os corruptos, pois as empresas estrangeiras, para as quais estão vendendo o Pré Sal e a Petrobrás, aumentarão em muito suas remessas de lucro em dólar para o exterior. Assim, só será possível essa falcatrua, se conseguirem empobrecer nosso povo. Dessa forma, sobrará mais mercadorias nas prateiras das indústrias para serem EXPORTADAS. E, exportando, entram os dólares que garantirão suas remessas de lucro ao exterior!

    Façam as contas! Temos cerca de 3.500 cidades no Brasil. Se cada uma tiver em média 10 vereadores com 10 assessores; e cada um deles tiver 4 parentes socados nos cabides de emprego, teremos 1,5 milhões de pessoas apenas aí, que vivem da política. Se somarmos os dirigentes partidários, prefeitos, governadores, presidente, deputados, e senadores; com os cargos comissionados de gente nomeada para assessoria direta, estatais, autarquias, e repartições públicas; chegaremos facilmente a 6 milhões de pessoas. Ou seja, 6 MILHÕES DE CABOS ELEITORAIS! O impeachment foi impulsionado por eles. Colocaram 1 milhão nas ruas contra e também a favor da Dilma. A própria eleição foi extremamente disputada, e os cargos divididos da mesma forma. Agora a própria globo começou a bater no Temer. Assim, perguntamos:

    ONDE ESTÁ A CABAIADA ELEITORAL DO PT E DAS ESQUERDAS?

    Somente o MST, se quiser, envolve o congresso inteiro com sua militância! Onde estão esses caras, para se juntar aos poucos brasileiros politizados, que vão pras ruas protestar; agora, que estão prestes a retirar nossos direitos trabalhistas? Não parece que nossas esquerdas se entupiram de propinas nos paraísos fiscais, em forma de AÇÕES AO PORTADOR das petroleiras que colocarão no lugar da Petrobrás, ações que não identificam o proprietário, e são irrastreáveis, porque sua origem vem do exterior? Não seria essa omissão uma forma de defender os interesses dessas empresas estrangeiras, que agora poderiam ser suas sócias?

    Não se enganem com o teatrinho, Temer e Lula tem tudo para ser mais que bons amigos…

    1. ze sergio

      5 de agosto de 2017 12:38 pm

      lula….

      A Lava Jato “surfou” na ideologia AntiCapitalista Tupiniquim. O começo foi maravilhoso. O capital corrompe os pobres políticos, a ganância dos empresários, o interesse econômico e blá, blá, blá.  Era o enredo de sempre vendido por nossa Imprensa. Esquerdopata também. A culpa? Odebrecht. JBS. Queiroz Galvão, Eike…Então chegou a conta e o desemprego. Mamatas do Poder Político e Público continuaram a mil maravilhas. Temer comprando todo Mundo. Gastança desenfreada. Profissões Privilegiadas do Setor Público fazendo seus salários e aposentadorias. Corrupção à solta. Judiciário olhando para o outro lado, abastecidos seus interesses. Empresas e Diretores de Multinacionais Estrangeiras desligados de qualquer Processo Tupiniquim, mesmo que crimes contra a Humanidade. Não é mesmo Volkswagen?  Empresas e Empresários brasileiros sendo destruídos, juntamente com nossa Economia. É a visão de Mundo da nossa Elite Esquerdopata ancorada em 1917. Elite que não é Elite. Esquerda que não é Esquerda. Muito Obrigado. A China “tomando conta” da África, nossos irmãos gêmeos, com as bençãos da imbecilidade brasileira. O Brasil se explica. E se lamenta.    

  5. jossimar

    5 de agosto de 2017 1:05 pm

    Penso que não há saída

    Penso que não há saída pacífica possível para o golpe de 2016.

    Este foi muito pior do que aquele de 1964.

    Qual a diferença entre prender e matar sob tortura física(1964) ou prender por tempo indeterminado e praticar tortura psicológia, chantagem, ameaça aos familiares, confiscar bens ao gosto do juiz, condenar adversários sem provas, ameaçar aqueles que criticam a operação, as atitudes  ou procedimentos das “otoridades” e dos “meganhas”, a criação de leis que só existem na cabeça do juiz ou do procurador com objetivo de atingir adversários?

    O golpe de 2016 já matou o Gushiken e a Dona Marisa e quase matou o Genoíno, que eu me lembre. pode ter mais. E para mim tem, o mais importante deles, o candidato a presidente Eduardo Campos.

    O Brasil está provando ao mundo todo que é realmente um país de merda.

     

Recomendados para você

Recomendados