22 de junho de 2026

Globo passou a pagar mais impostos

A divulgação do balanço do Grupo Globo tem revelações interessantes (confira na reportagem do Teletime (Grupo Globo lucra R$ 2,36 bilhões em 2014, 6% a menos em relação a 2013). 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em 2014, o lucro foi de R$ 2,346 bilhões, 6% menor do que no ano anterior. Mas o que garantiu esse feito foi a Copa do Mundo. Sem a Copa, o desempenho do último trimestre foi pior que no mesmo período de 2014 e os primeiros resultados de 2015 não são promissores.

O lucro foi menor mas receita líquida teve um crescimento de 11% em relação a 2013. Mas houve um grande aumento de 13,8% nos custos de venda publicidade e serviços – onde provavelmente está embutido o custo do BV (bônus de veiculação).

Mas o que mais pesou para os resultados foram os pagamentos de tributos, imposto de renda e contribuição social, saltando de R$ 1 bilhão em 2013 para R$ 2,26 bilhões em 2014 para todo o grupo. No caso da controladora, o pagamento de impostos triplicou de R$ 591 milhões ´para R$ 1,5 bilhão.

Chama atenção a distribuição desproporcional de dividendos para os acionistas: receberam R$ 3,4 bilhões. 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

9 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lionel Rupaud

    24 de março de 2015 4:43 pm

    Muito interessante a comparação:

    lucro 2014 = R$ 2,346 bilhões vs Dividendos pagos aos acionistas (Marinho’s) = R$ 3,4 bilhões. 

    O capital de giro caiu R$ 0,8 bilhões. Os acionistas estão embolsando parte das depreciações.

    Será que eles pensam que o seu futuro será fora do Grupo Globo?

  2. Marcelo Macêdo

    24 de março de 2015 5:49 pm

    Essa contabilidade está, no mínimo, estranha!

    * Lucros caem 6%;

    * Receitade 2013 para 2014, aumenta 11%;

    * “O lucro foi menor, mas receita líquida teve um crescimento de 11% em relação a 2013. Mas houve um grande aumento de 13,8% nos custos de venda publicidade e serviços – onde provavelmente está embutido o custo do BV (bônus de veiculação).” –  UM GRANDE AUMENTO DE CUSTOS? Por quê? Como assim custos ligados a BVs? Antes esses BVs tinham custos menores por qual razão?! 

    * “Mas o que mais pesou para os resultados foram os pagamentos de tributos, imposto de renda e contribuição social, saltando de R$ 1 bilhão em 2013 para R$ 2,26 bilhões em 2014 para todo o grupo. No caso da controladora, o pagamento de impostos triplicou de R$ 591 milhões ´para R$ 1,5 bilhão. O aumento da receita não se deu na mesma proporção do aumento do pagamento dos tributos. Ora se a receita aumentou 11% como explicar um crescimento de 226% no valor dos impostos pagos? E como é possível que a “controladora” tenha dado um salto de 253% nos valores pagos a Receita?

    * Chama atenção a distribuição desproporcional de dividendos para os acionistas: receberam R$ 3,4 bilhões. Em 2014, o lucro foi de R$ 2,346 bilhões, mas os dividendos distribuídos entre os acionistas foram R$ 3,4 bilhões, uma diferença de R$ 1,054 bilhões. E aí? Descapitalização da empresa? Ou que ação contábil é essa?!

    ESTÁ TUDO MUITO ESTRANHO?! 

    Mas eu não entendo nada dessas coisas!!!

     

    P.S.: E nós que achávamos confuso apenas o balanço da PETROBRAS!!!

  3. Roberto Martins

    24 de março de 2015 6:26 pm

    Fiscalizando

    Que tal uma visita de um auditor da RF que não seja tucano….

  4. Cunha

    24 de março de 2015 6:27 pm

    E o DARF dos direitos da Copa

    E o DARF dos direitos da Copa de 2002?

  5. stanilaw Calandreli II

    24 de março de 2015 6:44 pm

    Haja paraíso fiscal

    3,4bi de bônus! Num paraíso fiscal em uma pequena ilha não caberá tanto dinheiro.  

  6. MarFig

    24 de março de 2015 6:52 pm

    E os Martralhas devem ficar

    E os Martralhas devem ficar olhando para aquele excel do FHSBC e pensando, bons tempos aqueles.

  7. Dermeval Junior

    24 de março de 2015 11:27 pm

    Nunca assisti uma ferocidade

    Nunca assisti uma ferocidade tão grande contra um governo,como a Globo em cima do PT.Nas manchetes lidas por apresentadores de jornais,nas falas dos repórteres,dos comentaristas de dentro e de fora,dos entrevistados escolhidos a dedo.Se há alguma coisa parecida com massacre,é isso aí.Inacreditavel.Como um governo permite uma situação dessas sem esboçar qualquer reação.Entra dia,sai dia,começa dia,noite vêm,dia amanhece, não muda absolutamente nada.O massacre não tem hora para começar,tampouco para terminar.Uma reação mais dura,mais firme,mais corajosa.Mas qual,perguntaria um gaiato.E eu responderia mais gaiato ainda:Não sei amigo,eu não pertenço ao governo.

  8. Dermeval Junior

    24 de março de 2015 11:30 pm

    Desculpe meu amigo Nassa,mas

    Desculpe meu amigo Nassa,mas estou me cansando dessa zorra toda,pricipalmente depois do bate boca de Dilma e Lula.A coisa é bem pior do que a relatada por Costa.Vamos todos para vala comum.

  9. Dermeval Junior

    25 de março de 2015 12:37 am

    Nassif de uma reparada,a

    Nassif de uma reparada,a coisa tomou um rumo tão desconcertante,que até a Record entrou com força na pancadaria,que me leva a recorrer novamente,a aquele colunista sergipano global,lindo de fazer inveja a Ronie Von,quando cantava Meu Bem:É,faz sentido.

Recomendados para você

Recomendados