Jornal GGN – A notícia da transferência de Lula da sede da Polícia Federal em Curitiba para o presídio de Tremembé II, no interior de São Paulo, fez o PT adiar o lançamento de um programa nacional para o desenvolvimento do País e usar uma audiência que já estava programada no Supremo Tribunal Federal para discutir a situação do ex-presidente.
A reunião com Dias Toffoli teria sido agendada por Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, e envolveria parlamentares de outras legendas.
Nesta quarta (7), a defesa de Lula também apresentou ao STF, sob a relatoria de Gilmar Mendes, uma petição para suspender a transferência de Lula ou garantir a ele uma liminar que o coloque em liberdade imediatamente, pelo menos até que a segunda turma da corte conclua o julgamento do habeas corpus que trata da suspeição de Sergio Moro.
Durante encontro de parlamentares do PT no Congresso, o ex-presidenciável Fernando Haddad criticou a decisão da juíza Carolina Lebbos, que impôs a transferência de Lula – atendendo pedido da PF hoje controlada por Moro – sem a garantia de acesso a uma sala de Estado Maior.
“Lula não pode ser tratado como preso comum porque, em primeiro lugar, é preso político e, em segundo lugar, é ex-chefe de Estado”, comentou Haddad, lembrando que recentemente o TRF-2 determinou que o ex-presidente Michel Temer ficasse preso em uma sala especial, em função do cargo ocupado.
Para Haddad, a nova jogada contra Lula coloca a escalada autoritária do governo Bolsonaro – que alçou Moro ao comando do Ministério da Justiça, de onde ele tenta proteger a Lava Jato – em outro patamar de violações.
A deputada federal e presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann confirmou que os petistas devem se dirigir ao STF na tarde de hoje para pressionar por uma decisão de repare os danos causados a Lula. A audiência, segundo informações do deputado Carlos Zarattini, será com o presidente da Corte, Dias Toffoli.
Ela também agradeceu as manifestações de solidariedade de deputados e senadores de vários partidos, inclusive do PSDB, a respeito da transferência de Lula. Ela destacou a fala do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que classificou a ação como absurda.
Segundo Gleisi, até o final da tarde de hoje uma nota em defesa de Lula será divulgada com a assinatura e apoio de lideranças de vários partidos.
Ivan de Union
7 de agosto de 2019 4:57 pmEduardo ja cantou a bola.
Eh assassinato.
Marly
7 de agosto de 2019 5:08 pm” Se não der em nada, serviu para tirar a atenção do marreco, capetao e do tantan.”
Emir Sader.
Ugo
7 de agosto de 2019 5:17 pmA lebbos seria indicada como carcereiro do ano no campo de extermínio do adolfinho.
O sistema judiciário está degradado por intolerância e perversão ideológica.
Hoje a vitima o Grande Presidente Lula, amanhã todos mesmo os fantasiados de amarelo cbf.
Almeid
7 de agosto de 2019 5:24 pmVai continuar no Paraná.
Acaba de ser decido no plenário.