4 de junho de 2026

Enquanto Lula está preso, democracia brasileira está em dívida, diz senador chileno

Ex-candidato presidencial Guillier também afirmou que o Chile não pode ser usado como exemplo de economia na liberalização

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Em visita ao Brasil na semana passada, o ex-candidato presidencial e atual senador chileno, Alejandro Guillier, defendeu o ex-presidente Lula, criticando a perseguição política sofrida tanto por ele, quanto pela ex-presidente Dilma Rousseff.

“Não cabe nenhuma dúvida que se usou a Justiça com fins políticos, muito questionáveis, muito anti-democrático”, afirmou, em entrevista ao GGN.

Para o senador, “enquanto se tem o ex-presidente Lula não só na prisão, mas privado de estar no cenário político, sendo um ator tão relevante no Brasil, a democracia brasileira está em dívida, está debilitada, não é uma democracia plena”.

Alejandro Guillier também afirmou que o Chile não pode ser usado como exemplo de economia na liberalização, principalmente na reforma da Previdência, pelo atual presidente Jair Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes.

O GGN foi ao Chile para aprender com o país o exemplo da capitalização na prática e preparou um especial, com uma série de reportagens e um documentário, lançado no último sábado. Acompanhe aqui #OExemplodoChile (jornalggn.com.br/especial/).

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados