
Jornal GGN – A taxa de desemprego no mercado brasileiro atingiu 4,9% em setembro deste ano, a menor para o mês desde o início da série histórica iniciada em 2002, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador não apresentou variação estatisticamente expressiva ante o registrado em agosto (5%), mas recuou 0,5 ponto percentual em relação ao total registrado em setembro do ano passado (5,4%).
Regionalmente, em relação a agosto, a taxa de desocupação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro subiu 0,4 ponto percentual (de 3,0% para 3,4%), em São Paulo, caiu (de 5,1% para 4,5%) e nas demais regiões, não variou. Em relação a setembro de 2013, a taxa subiu 1,5 ponto percentual em Porto Alegre (de 3,4% para 4,9%). Em São Paulo e no Rio de Janeiro, houve redução de 1,3 e 1,0 ponto percentual, respectivamente. Nas demais regiões, não houve variações significativas.
Em setembro, o contingente de desocupados foi estimado em 1,2 milhão de pessoas no conjunto das seis regiões investigadas, e não variou em relação a agosto. Frente a setembro de 2013, houve queda de (-10,9%). Na análise regional, em comparação com agosto último, a população desocupada cresceu 15,6% no Rio de Janeiro e diminuiu 12,3% em São Paulo. No confronto com setembro de 2013, a população desocupada recuou em São Paulo (-23,3%), Rio de Janeiro (-23,2%) e em Belo Horizonte (-17,6%), mas subiu 45,5% em Porto Alegre.
Em setembro de 2014, a população ocupada foi estimada em 23,1 milhões para o conjunto das seis regiões, não registrando variação estatisticamente significativa nem em relação a agosto nem frente a setembro de 2013. Regionalmente, a análise mensal mostrou estabilidade em todas as regiões, exceto em Recife (queda de 2,5%). Em relação a setembro de 2013, houve alta em Salvador (3,3%) e estabilidade nas demais regiões pesquisadas.
Na análise dos ocupados por grupamentos de atividade, para o conjunto das seis regiões, de agosto para setembro de 2014, houve variação significativa no grupamento da Construção (queda de 3,5%, menos 63 mil pessoas). Em relação a setembro de 2013, o grupamento da Indústria ficou 6,4% menor, enquanto Outros serviços cresceu 3,3%.
Deixe um comentário