A governadora do Ceará, Izolda Cela, anunciou na noite desta terça, 26, sua saída do PDT, após o grupo do presidenciável Ciro Gomes vencer a queda de braço que definiu o candidato pedetista ao governo cearense na eleição de 2022.
Sucessora de Camilo Santana (PT), que renunciou do cargo de governador para disputar o Senado, Izolda foi impedida de disputar a reeleição. O PDT escolheu Roberto Cláudio para o pleito estadual.
Izolda tinha apoio do PT para tentar a reeleição. Em entrevista à TVGGN, o deputado José Guimarães (PT) indicou que o desejo dos petistas era criar um palanque duplo no Ceará, com Izolda apoiada por Ciro e Lula.
Diante da decisão do grupo de Ciro, o PT também anunciou candidatura própria no Ceará, com Elmano de Freitas.
O ANÚNCIO NAS REDES
“Temos hoje, através de legítima decisão dos partidos que têm ajudado a construir esse Projeto em prol do Ceará, duas candidaturas lançadas ao Governo do Estado. Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. Defendi isso desde o início, juntamente com Cid [Gomes, irmão de Ciro], Camilo e tantos outros. Diante desta nova realidade, e respeitando as decisões tomadas, anuncio o meu pedido de desfiliação do PDT”, escreveu Izolda nas redes sociais.
Para o especialista em Marketing Político, Janiel Kempers, as circunstâncias da esquerda no Ceará podem favorecer o candidato bolsonarista.
“Para o grupo Ferreira Gomes, pode não ter sido uma jogada estratégica, haja vista que a aliança entre as siglas [PT e PDT] já garantiram grandes vitórias para os FG no estado. Essa ruptura pode beneficiar o pré-candidato Capitão Wagner, levando em consideração que as bases eleitorais estão dispersas, principalmente no interior do estado”, comentou.
A análise vai ao encontro da entrevista que Guimarães concedeu ao GGN em maio passado. “Se o PDT não tiver a compreensão de que, para ganhar a eleição, tem que ter o PT na aliança e o palanque tem que ter Lula, eles podem perder a eleição no Ceará, e isso pode interferir nacionalmente”, disse o deputado petista.
Vladimir
27 de julho de 2022 9:01 amDireto de Paris: O boquirroto do Ceará, em mais uma de suas peripécias, mostra que está fazendo de tudo para apoiar o candidato do ocupante do Palácio do Planalto e,em consequência, o próprio.
Au revoir.