4 de junho de 2026

Gabeira, jornalismo e os Estudos sobre a Extrema-Direita e Fascismo no Brasil, por Francisco Carlos Teixeira da Silva

Falta informação ao Gabeira, aí ele desinforma a sociedade e trata os núcleos acadêmicos como descolados da realidade política e social.

Gabeira, jornalismo e os Estudos sobre a Extrema-Direita e Fascismo no Brasil

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

por Francisco Carlos Teixeira da Silva

O Gabeira continua a falar, num importante veículo de informações, a GloboNews, sobre pesquisas na universidade brasileira sem sequer perguntar aos institutos e agências de fomento interessadas sobre pesquisas e publicações brasileiras.

Ao contrário do que afirma o jornalista, os centros brasileiros de estudos de ciência política, história, sociologia política, defesa e assuntos militares, produzem, há um bom tempo, um significativo de trabalhos sobre a temática, com um número crescente de laboratórios de estudos sobre Terrorismo, Extrema Direita e Fascismos no Brasil, como na UFRJ, na UFS, na UPE, na UFJF, USP, entre outras.

O problema é o financiamento e, claro, a falta de conhecimento do próprio jornalismo brasileiro, quase sempre repetitivo quando trata do tema, incluindo o uso de paráfrases do tipo “populismo”, “radicalismo de direita” ou “ultra nacionalismo” entre outras denominações “cover”. Da mesma forma o CNPq e CAPES sob Temer e Bolsonaro cortaram todo o financiamento sobre o tema, incluindo a editoração.

Falta informação ao Gabeira, aí ele desinforma a sociedade e trata os núcleos acadêmicos, maltratados sob o bolsonarismo, como descolados da realidade política e social brasileira.

Francisco Carlos Teixeira da Silva – Professor Titular de História Moderna e Contemporânea/ UFRJ UFJF. Autor , entre outros, do “Novo Dicionário Crítico do Pensamento das Direitas ( Faperj, Rio de Janeiro, primeira edição 2001, segunda edição 2023).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luis Otavio Pinho de souza

    8 de fevereiro de 2023 8:57 am

    Pode até falta conhecimento ao Gabeira, mas ele tem conhecimento de muitas coisas porém prefere ser um comentarista da Globonews do que uma pessoa comprometida com pensamentos mais nobres.
    Gabeira já tinha rasgado sua história quando resolveu cuspir no prato do movimento estudantil da ditadura. Mas a grande cuspida, ou vômito, foi quando votou em Bolsonaro e tentou argumentar a respeito.
    Portanto, está de mãos dadas (e bem dadas para não perder o emprego) aos colegas jornalistas liberóides, e defensores do Mercado, da emissora em que trabalha.

  2. Rui Daher

    8 de fevereiro de 2023 9:45 pm

    A um e outro falta ler o argentino Alberto Mangels sobre o populismo. Sorry, periferia, como anotaria “ O Pasquim”.

Recomendados para você

Recomendados