10 de junho de 2026

Bento Albuquerque vai prestar esclarecimentos sobre segundo pacote de joias à Receita Federal

O pacote, que não foi declarado, teria sido entregue à Presidência da República pelas mãos Albuquerque
Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia, e Jair Bolsonaro. | Foto: Reprodução

A Receita Federal deverá intimar nos próximos dias o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A ação é parte da investigação sobre a entrada ilegal no país de um segundo pacote de joias trazido pelo governo de Jair Bolsonaro em 2021 como um suposto presente da Arábia Saudita.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O conjunto da marca suíça Chopard com um relógio, uma caneta, um par de abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, não foi identificado por auditores do órgão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

O pacote, que não foi declarado, teria sido posteriormente entregue à Presidência da República pelas mãos de Bento Albuquerque, que trouxe o estojo na sua bagagem. A caixa de joias, no entanto, só foi para o acervo da Presidência no dia 29 de novembro de 2022, pelo menos um ano mais tarde.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Segundo a Receita, “o fato pode configurar em tese violação da legislação aduaneira também pelo outro viajante, por falta de declaração e recolhimento dos tributos”.

“Diante dos fatos, a Receita Federal tomará as providências cabíveis no âmbito de suas competências para a esclarecimento e cumprimento da legislação aduaneira, sem prejuízo de análise e esclarecimento a respeito da destinação do bem”, destacou o órgão, em nota à imprensa nesta segunda-feira (6). 

Ainda ontem, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, acionou formalmente a Polícia Federal (PL) para investigar a tentativa do governo Bolsonaro de trazer joias ao País sem pagar impostos. Este primeiro pacote, avaliado em R$ 16,5 milhões, foi recolhido.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 7 de março de 2023 1:01 pm

    Quando serão discutidas as relações entre Bento Albuquerque e Alexandre da Silveira?

  2. Priscila Garcia

    8 de março de 2023 9:37 am

    Por favor, leia meu “fio” no twitter – @NabucoMoraes.
    A segunda caixa era a propina do almirante, e veio na mala dele próprio, ficando com ele até treze meses depois. A que veio dentro da base da estatueta equina era do miliciano, mas o almirante “falhou na missão” de entregá-la ao Bozo, e como o Bozo foi ficando mais e mais furioso vendo que não conseguia abocanhar a muamba ilegalmente, nem com ofício pessoal da presidência, o almirante decidiu dar a sua própria propina ao miliciano, como uma espécie de “compensação” – mesmo o valor sendo bem menor.
    Botei tudo no twitter, leia lá…

Recomendados para você

Recomendados