5 de junho de 2026

MPF quer encabeçar investigação sobre queda do avião de Campos

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – O Ministério Público Federal em Santos, São Paulo, requisitou à Justiça Federal que a investigação sobre o acidente aéreo que matou, no último dia 13, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) seja transferida das mãos da Polícia Civil paulista para a jurisdição federal. As informações são de Fausto Macedo no Estadão.

Desde a queda do jato Cessna 560XL prefixo PR-AFA, que causou a morte de sete pessoas, incluindo Campos, a Polícia Civil investiga “a possível ocorrência dos crimes de homicídio e atentado contra a segurança de transporte aéreo”.

De acordo com o periódico, informação publicada no site do MPF-SP indica que “a navegação aérea é um serviço público federal, explorado pela União diretamente ou mediante permissões e concessões”, por definição constitucional. 

“A Carta Magna prevê também que cabe aos juízes federais o julgamento de crimes praticados em detrimento de bens, serviços ou interesses da União ou cometidos a bordo de aeronaves. (…) Portanto, a apuração sobre eventuais delitos que teriam levado à queda do jato em Santos é competência apenas de autoridades federais, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal.”

Em tempo

Substituta de Eduardo Campos na corrida presidencial, a ex-senadora Marina Silva disse que o PSB irá explicar a compra do jato que caiu com o ex-governador ainda nesta terça (26). Pela apuração divulgada até agora, acredita-se que a transação envolvendo a aeronave esteja no limbo jurídico.

A AF Andrade -que está em recuperação judicial – ainda conclui o processo de aquisição do equipamento. Uma sócia na compra emprestou, em maio, outro avião para Campos. 

O PSB terá de indicar na prestação de contas da campanha junto ao Tribunal Superior Eleitoral os gastos e forma de uso do Cessna.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

51 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. joe

    26 de agosto de 2014 2:52 pm

    E o outro avião usado na

    E o outro avião usado na campanha de Eduardo Campos e Marina?

    O avião utilizado atualmente pode estar ligado ao avião acidentado.

    Afinal eram dois aviões que o Partido usava.

    1. ruyacquaviva

      26 de agosto de 2014 4:15 pm

      No porta luvas

      O segundo avião também estava no porta luvas do primeiro… Junto com os documentos.

      1. ljunior

        26 de agosto de 2014 4:49 pm

        Excelente

        Agora, todo documento que pedirem vão dizer que estava no armário de aço que era carregado no avião.

  2. Assis Ribeiro

    26 de agosto de 2014 3:06 pm

    Articulado o golpe jurídico para livrar a candidatura de Marina

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/151299/PSB-blinda-Marina-e-troca-CNPJ-do-comit%C3%AA-financeiro.htm

    1. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 3:18 pm

      Assim nao vale, Assis!  O

      Assim nao vale, Assis!  O assunto eh que o MP esta pedindo a investigacao para blindar OS TUCANOS de Marina…

      Notaram uma esquiziticie no item de Aecio ontem, gente?

      Ele disse que em 20 dias ele “sobrevoa” Marina baseado em quais pesquisas que foram escondidas do publico?

    2. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 3:33 pm

      Por sinal, Assis, escreva na

      Por sinal, Assis, escreva na pedra:  tirar a candidatura de Marina NAO afunda o PSDB mais devagar.  Agora que todo mundo sabe que os votos dele magicamente decolaram para Marina, o contrario nao vai ocorrer porque seria ilogico -e vergonhoso- para os eleitores.  O minimo que se pode esperar deles eh que sejam consistentes.

      Tem uma chance boa de ser uma lavada para Dilma.

    3. Ernesto GMV

      26 de agosto de 2014 4:14 pm

      Golpe jurídico

      Não tem jeito. Para ser utilizado pela campanha de Eduardo/Dilma, o avião tinha que estar registrado no DAC, com o  nome do proprietário, e só poderia ser de mepresa de táxi aéreo ou de um dos partidos da coligação do PSB. Esse registro não existe no DAC. 

      A candidatura foi pro ralo.

      1. csantiago

        26 de agosto de 2014 4:26 pm

        Favor usar

        o nome correto: Eduardo/Marina.

    4. Cristiana Castro

      26 de agosto de 2014 10:57 pm

      Pois é… inclusive estava

      Pois é… inclusive estava até pensando em mudar o meu CPF que já tá meio manjado na praça, tb. Será que rola? 

  3. Cristiana Castro

    26 de agosto de 2014 3:15 pm

    Ihhhh vai começar a

    Ihhhh vai começar a galhofa!!! Todo mundo já sabe que a culpa é do morto. De resto, concordo com o Athos; o CENIPA apura as causas do acidente e, pelo que fui informada o objetivo é evitar novos acidentes. Apenas qdo concluem que houve algum tipo de crime é que as investigações passam para a polícia. Das duas uma, ou é presepada de MPF ou a aeronáutica concluiu que houve algum crime.

    O PSB já disse que a documentação estava no avião e, portanto, não existe mais. Depois disse que vão dar um jeito no CNPJ do comitê financeiro para jogar a responsabilidade para o  morto. E, os mortos, feridos e pessoas que perderam suas casas que se danem.

    Eu nem falo nada… Se o caixa 2 do PT foi transformado pelo MPF/STF em corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, etc… imagine o que vai dar o caixa 2 do PSB com várias mortes, feridos, prejuízos materiais, fraude… é, já sabemos que vai dar em nada. Ah se fosse o avião da Dilma!

    1. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 3:22 pm

      “Das duas uma, ou é presepada

      “Das duas uma, ou é presepada de MPF ou a aeronáutica concluiu que houve algum crime”:

      Eh presepada sim, mas ate prova em contrario o objetivo dela eh tirar a validade da candidatura de Campos, que entao nao pode ser “herdada” por Marina.

      No mais, a desculpa eh autentica e legal:  houve ou nao houve crime?  Se houve, a investigacao teria intencao de mostrar quem assume a culpabilidade independente de “intencao de murder/homicide/manslaughter (nao sei qual se aplica no Brasil).

      Se nao fosse um MP tucano eu ate acreditaria mais um pouco.  Por enquanto, tou com o pe laaaaa atraz.

      1. Cristiana Castro

        26 de agosto de 2014 4:42 pm

        Então, Ivan, é como eu disse,

        Então, Ivan, é como eu disse, se abrirem inquérito é pq existe a chance de ter havido algum tipo de crime, do contrário, não haveria qq sentido em uma investigação pelo MPF. O que qq investigação pode concluir acerca de um acidente aéreo diferente do que a aeronáutica já concluiu? Acidente aéreo é com a aeronáutica e tem como objetivo, não apontar culpados mas detectar o problemas para evitar novos acidentes. O que for além disso, é crime comum e aí sai de cena a aeronáutica e entra polícia. Caso a aeronáutica tenha concluído ter havido um acidente, o MPF só estará entrando na jogada para fazer espetáculo e abafar a questão da propriedade do avião. Até, agora, pelo menos, não ouvi ninguém da FAB, sequer, tangenciando, alguma possibilidade de sabotagem ou qq outro tipo de crime. Inquérito para acidente aéreo, puro e simples, não existe, até pq um acidente aéreo normal, só ocorre por falha humana ou técnica, nos dois casos não se trata de crime. O que o MPF quer investigar, então? Busca culpados pelo quê? O que pretende?Atribuir a responsabilidade de um acidente aéreo a algum passageiro? Fazer cortina de fumaça para eximir alguém de culpa? O problema não é o acidente que só seria investigado, caso houvesse um crime. Crime eleitoral não é da alçada da aeronáutica. Sabotagem, tb não.  O post fala em delito que teria levado a queda do jato, ou seja, nenhum problema técnico ou falha humana. Que delito poderia ocasionar a queda do jato? Documentação fraudulenta não derruba jatos e caixa 2 de campanha, tb não. Portanto, ou o MPF bateu todas as cotas de irresponsabilidade midiática ou derrubaram o avião com um candidato a Presidência da República, dentro.

        1. Ivan de Union

          26 de agosto de 2014 4:46 pm

          OH!  Agora entendi!  O MP

          OH!  Agora entendi!  O MP esta batendo em varias portas erradase fora de sua jurisdicao ainda por cima!

          Nao tenho sombra de duvida:  blindagem do PSDB.  Se tiverem que afundar o PSB pra isso, que seja.

          Repetindo:  nenhum voto de Marina jamais vai emigrar pra Aecio se eles a tirarem da eleicao.

        2. PauloBR

          26 de agosto de 2014 4:58 pm

          Isso é um aviso

          PSDB avisando PSB: quem tem o MP e o Judiciário na mão sou eu, câmbio.

        3. Ivan de Union

          26 de agosto de 2014 4:59 pm

          Mais uma coisa, Cristiana ou

          Mais uma coisa, Cristiana ou qualquer pessoa:  como eles vao provar alguma coisa pro seguro se nao tem documentacao?  Eh so entrar porta adentro do Bradesco e dizer “Ah, nao tem documento nenhum mas pode acreditar que nois eh gente seria e nao mente”?

          SIM, eu quero saber o que O SEGURO vai dizer e com QUAL documentacao.

          1. Jossimar

            26 de agosto de 2014 6:30 pm

            Eu tenho um carro e os

            Eu tenho um carro e os documentos dele andam dentro do porta luvas. Se a polícia me para, tenho de provar que o carro é meu e está em situação regular. è para isto que os documentos servem.

            Se meu carro pegar fogo e queimar  todos os documentos do porta luva e não sobrar nem as minha cinzas, para saber de quem era o carro é só pegar o número do chassi e ir ao detran. em um minuto saberão de quem era o carro e em que situação estava; legal, roubado, com seguro atrasado, ipva atrasado, etc.

            Creio que com o avião deve ser a mesma coisa. Então, todo o resto é cortina de fumaça para encobrir algo muito errrado.

          2. Ivan de Union

            26 de agosto de 2014 7:46 pm

            Claro.  Essa eh a razao que

            Claro.  Essa eh a razao que se te prenderem por falta de documento de possessao do carro a policia pode ser processada e vai perder.

            Nao estamos falando de documentacao em dia.  Estamos falando da documentacao de leasing ou emprestimo, que magicamente so existia no aviao em chamas e em nenhum outro lugar!  (Ou seja, seguro automaticamente cancelado.)

            Exceto que ela tem que aparecer mais tarde no judiciario pra “explicar” porque o Bradesco deve pagar o prejuizo e nao “o dono”, seja ele quem for.

             

            Ainda esperando ambos Bradesco e Cessna aparecerem com sua papelada treze dias depois do acidente…  e se a pf nao for atraz nesse exato minuto, vai ficar muito pior.

        4. João Alexandre

          26 de agosto de 2014 4:59 pm

          crime culposo ou doloso

          A abertura de Inquérito Policial não ocorre apenas nos casos em que se tem a prévia certeza de que houve crime, mas também para apurar se houve a prática ou não de algum crime. O simples fato do acidente ter resultado em mortos e feridos enseja justa causa para a abertura de IP para apuração de possíveis crimes de homícidio e lesão corporal culposa.

          1. Cristiana Castro

            26 de agosto de 2014 5:19 pm

            Se houve ou não algum crime

            Se houve ou não algum crime em acidente aéreo??? Ora, se a aeronáutica não tiver capacidade de dizer se uma aeronave foi ou não sabotada ( crime ) quem é que vai ter? Apurar causas de um acidente não é a mesma coisa que abrir um inquérito penal. Se estão apurando homicídio e lesão corporal é pq não foi um acidente comum. Uma coisa é apurar o que ocorreu para efeito de indenização ( determinar o dono da aeronave, p. ex. ) apurar possibilidade de homicídio, já é outra coisa pq pressupõe que a investigação da aeronáutica não foi conclusiva acerca do acidente.

          2. João Alexandre

            26 de agosto de 2014 5:35 pm

            Competências distintas

            A competência ou as conclusões preliminares das investigações da Aeronáutica não anula ou interfere na competência da Polícia. Note que já existe um IP em andamento que foi aberto pela Polícia Civil e que o MPF busca é trazer a competência de uma eventual ação penal para si, baseado na legislação federal que rege o assunto.

          3. Cristiana Castro

            26 de agosto de 2014 5:41 pm

            Entendi, obrigada, João

            Entendi, obrigada, João Alexandre.

          4. Jaide

            26 de agosto de 2014 5:59 pm

              A Cenipa pediu, e a CPI do

              A Cenipa pediu, e a CPI do caos aéreo acatou,  o sigilo durante as investigações sobre acidentes aéreos, sem misturá-las com eventual  inquérito policial. Em qq fase da apuração técnica pelo órgal da aeronáutica, indícios de sabotagem seriam comunicados à polícia. Essa é a base da lei sobre desastres aéreos, sancionada pela Dilma em maio deste ano. De autoria, repito, do Congresso Nacional.

             A esmagadora maioria dos desastres aéreos não decorre de sabatogem, de crime. E o acidente que vitimou o Campos e mais seis pessoas provavelmente não foi exceção.

              Pelo que foi noticiado, as caixas pretas foram enviadas para órgão especializado nos EUA e o seu exame não deve ser rápido. Deve haver tb análise dos detroços, enfim, um longo caminho. Daí, o que a polícia e o MPF vão investigar se não existe qq relatório técnico, mesmo parcial?  Divulgar teorias sobre o não funcionamento do sistema de gravação de voz da cabine, o que por si só não é indício de crime? Não dá para entender tanto empenho.

          5. Ivan de Union

            26 de agosto de 2014 6:57 pm

            Custei a entender, mas

            Custei a entender, mas finalmente entendi:  a investigacao criminal TEM que existir.  E como eu disse, mesmo que seja blindagem aos tucanos e nada mais (E eu NAO confio no MP nem que estivesse pintado de ouro) ela se baseia em uma “desculpa” legal.

            Imagine que a “falta de documentacao” e “falta de gravador ligado” ja tenham acontecido antes com acidentes brasileiros e ficou tudo escondido: haveria culpabilidade sistemica, se nao pessoal.

            NI ki “culpabilidade sistemica” eh a falta de uma lei que tire a empresa do mercado permanentemente se o gravador estiver desligado, ou que faca o mesmo se a documentacao nao existir.  Como nenhuma das duas leis ainda existe, ainda vai existir a “importadora de pneus” -todos de cor laranja.

            O centro central do olho do centro dessa investigacao criminal vai se resumir nisso:  ou o seguro paga ou nao paga. Se pagar, digam adeus a tudo que se conhece como “seguro” no Brasil por tempo indeterminado e longuissimo.  (Basta lembrar que bebado nao tem que bafometrar no Brasil por causa de cagada do judiciario supremo, por exemplo.)

            Isso, claro, do ponto de vista das implicacoes quanto aa populacao do Brasil.  Para o PSDB, se resume a tirar Marina de cena, para o PT se resume a esclarecer -e talvez escrever na pedra- a lei eleitoral, e para Dilma…

            NAO.  Ela NAO interfere nos poderes e ja o demonstrou n vezes.

  4. Athos

    26 de agosto de 2014 3:42 pm

    Todos deveriam ser
    Todos deveriam ser investigados pela PF caso a Aeronáutica solicite.
    Se não solicitar, nem investigação deveria ocorrer.

    1. Jaide

      26 de agosto de 2014 3:56 pm

       Verdade, Athos. Tem até a

       Verdade, Athos. Tem até a lei que trata do sigilo nas investigações de acidentes aéreos, de maio deste ano. Nos primeiros momentos (dias até) após o acidente, fizeram duras críticas à Diilma por ter sancionada a lei. Até com velada insinuação de conhecido articulista de jornal. Ninguém disse, claro, que a Lei, cujo projeto trânsitava desde 2007, era do Congresso, resultado da CPI do caos aéreo.

        Essa história de investigação de possíve homicído é bem estranha. Ou alguém acredita que a Polícia Civil de SP e o MPF ficaram impressionados com aquele artigo do gringo que insinua o envolvimento da CIA?

        Sei não. Teoria de conspiração daqui, teoria de conspiração de lá e essa conta pode ir parar no Palácio do Planalto.

        No subterrâneo da campanha já foi. Desde o velório.

  5. Jandui Tupinambás

    26 de agosto de 2014 3:49 pm

    Para quem derrubou um MH17 sem trocar de roupa….

    http://www.ocafezinho.com/2014/08/21/uma-boa-teoria-de-conspiracao/

     

    1. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 4:01 pm

      Os EUA nao tem nada a ver com

      Os EUA nao tem nada a ver com a morte de Campos, que vazou da minha casa 21 horas antes do acidente.  Eles somente sabiam anteriormente.

      Nem eu sabia da morte de Campos ate ler a noticia:  eu nao entendo mensagem que nao eh pra mim, eh impossivel.

      So que o acidente “que eu vi” tinha 9 corpos e o que voces viram teve 7 corpos.  A cena foi significantemente alterada.

      Se essa foi a intencao do “vazamento”, pra mim ta otimo.  Tem duas pessoas vivendo nesse Brasil, no Rio ou Sao Paulo ou Pernambuco, cujo tempo foi comprado por mim e elas nao me devem nem sequer um “obrigado” porque nao foi intencional de minha parte.  Nao ha “eu” envolvido.

      1. Ivan de Union

        27 de agosto de 2014 12:17 am

        Ah, e falando em trairas,

        Ah, e falando em trairas, gigolas, e canalhas em serie, so pra constar:  continuo sendo filmado e assistido ao vivo, em real time, por essa putada do governo norte americano.

        Nasceram trairas, canalhas, e gigolas, e vao morrer trairas, canalhas, e gigolas.

  6. will

    26 de agosto de 2014 4:21 pm

    mais um motivo para votar em Dilma

    O PIG já elegeu Marina.

    Agora é só dar um jeitinho no jurídico.

    Causa-me espécie.

  7. ROGERIO FARIA

    26 de agosto de 2014 4:29 pm

    Com Dudu, na hora marcada

    CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS TIRINHAS!

    1. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 4:43 pm

      Rogerio, voce foi de uma

      Rogerio, voce foi de uma sensibilidade impar nesse quadrinho abaixo.  Congratulacoes!

      http://osbrasinhas.com.br/Wordpress/wp-content/uploads/2014/08/74Acampa5.jpg

  8. morallis

    26 de agosto de 2014 4:31 pm

    Golpe no golpe  é

    Golpe no golpe  é contra-golpe!

    Sou contra golpes mas empurrar” lixo prá debaixo do tapete”

    onde vidas humas  foram perdidas? “Ai não pode ..ai não dá!

     

    (vade retro FHC”!

  9. Notívago

    26 de agosto de 2014 4:38 pm

    Perguntas que eu faria à Marina no debate de hoje na Band

    Hoje, às 22 horas, tem debate entre os presidenciáveis, na Rede Bandeirantes de televisão.

    Perguntas que eu  faria à Marina Silva no debate de hoje na Bandeirantes, a partir das 22 horas:

    1- A senhora diz que não é política, que detesta a política e tem raiva a quem gosta. E eu lhe faço a seguinte pergunta: em outubro próximo teremos eleições para diversos cargos eletivos, incluindo presidente da república, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Muitas dessas pessoas se reelegerão pela segunda ou mais vezes, de tal maneira que a renovação do Congresso Nacional será muito inferior a 50%. Com quem a senhora pretende governar este país? Exclusivamente com os parlamentares da coligação em torno do PSB, já que a Rede não foi aprovada por não ter conseguido um número mínimo de assinaturas, ou com todos os parlamentares que forem eleitos na eleição de outubro?

    Ou será que a Senhora pretende fechar o Congresso?

    2 – Qual é a explicação que tem o PSB, que faz parte da coligação dos partidos que oficialmente lhe apoiam, já que a Rede não existe, para o acidente envolvendo a aeronave que se pulverizou juntamente com o Eduardo Campos.

    O tesoureiro do PSB publicou hoje uma nota oficial dizendo que não sabia quem era o dono da aeronave, pois os documentos da mesma, que estavam no porta-luvas da dita cuja, teriam sido carbonizados durante a tragédia. E o tesoureiro disse ainda que a única pessoa que conhecia o dono da aeronave era o Eduardo Campos.  Mas comenta-se a boca miúda que o dono da aeronave seria um usineiro pernambucano, muito amigo do Eduardo Campos, e dono de uma recauchutadora de pneus usados. O usineiro nega, porque provavelmente não quer pagar as indenizações pertinentes ao acidente.  Então eu lhe pergunto: porque a Senhora não pede à cúpula financeira do PSB para dizer o nome do proprietário da aeronave. Não é possível que não tenha sobrado nenhum documento dessa aeronave sinistrada numa gaveta qualquer da vida, não é verdade? A Senhora não acha que estamos diante de mais um crime de caixa 2 , já que a aeronave não pertencia a uma empresa de táxis aéreos?

     

  10. Gardenal

    26 de agosto de 2014 4:41 pm

    Não era um avião. Era uma

    Não era um avião. Era uma espécie de prefeitura que sabia voar. 

  11. ljunior

    26 de agosto de 2014 4:43 pm

    PEC 47

    É o que dá terem derrubado a PEC 47…

  12. vera lucia venturini

    26 de agosto de 2014 6:15 pm

    Eu acredito tanto no

    Eu acredito tanto no Ministério Público que fico imaginando o que tem por trás deste pedido. Notando que eu já li várias declarações de Marina e peessebistas afins sugerindo que o avião pode ter sido sabotado.

    A manicure que faz minha unha diz ter certeza que foi a Dilma que mandou por uma bomba no avião. Detalhe é que ela ficou condoidíssima de ver aquelas crianças chorando pela morte violenta do pai.

    Os marineiros já devem ter ouvido esta besteira e na maciota tentam trabalhar subliminarmente esse boato. É só perguntar de quem é o avião que eles respondem quee reciso investigar as causas do acidente e que um avião daquele não se acidenta do nada.

    Essa deve ser a ética da nova política.

    1. João Maria Fernandes de Sousa

      26 de agosto de 2014 6:56 pm

      Mesma impressão Vera

      Vera, venho pensando nisso também esses dias; a trupe mágica de Marina, desde o primeiro momento, vem difundindo essa coisa de que Eduardo Campos pode ter sido assassinado, é canalhismo puro. Sobre a origem do avião ou proprietários eles desconversam mas na surdina fazem o joguinho calhorda pra ganhar mais “sonháticos”, com essa versão do atentado político, que pega como rastilho de pólvora nos mais desavisados.

      Nassif achava que 2010 foi um divisor da águas, que a campanha de 2014 seria mais limpa, mais focada em propostas e embates políticos… ledo engano… 2014 nem com 1989 está se comparando, com a entrada de Marina silva está caminhando para uma das passagens mais sórdidas de nossa história e, para mim o pior dos cenários, com possibilidade sim de essa farsante travestida de fada madrinha sair vitoriosa.

      Dizem que o Ipobe de hoje vai desmontar e trucidar a Dilma, que a diferença vai se reduzir a pó no 1º turno e confirmar a vitória da “nova política, honesta, holística e eco-sustentável” de Marina; isso acontecendo, estaremos diante de uma dos maiores estelionatos eleitorais no Cone-Sul, será o desmonte de tudo aquilo que estamos construindo ao longo desses 12 anos e, pode escrever, num prazo de 4 meses após a eventual posse dessa embusteira, não encontraremos mais nenhum de seus “sonháticos” eleitores pois a turma sinistra que está com ela quer pressa no desmonte do país e, claro, ninguém (mesmo os eleitores declarados e mais exaltados como Gunter) vai se assumir como eleitor dela quando a verdadeira Marina Silva colocar as garras de fora, com todas as contradições programáticas e pactos políticos e econômicos pra lá de anti-Brasil e podres  que nós, os não “sonháticos”, estamos elencando e discutindo tanto.

      Estou fazendo igual como fiz na eleição do Collor e do FHC: vou registrar as manifestações explícitas de voto entre meus colegas e amigos e familiares e cobrar bonitinho o posicionamento depois, quando a merda (desculpe o termo chulo) começa a feder, até pra o lado deles.

      1. ana s.

        26 de agosto de 2014 8:18 pm

        AGORA!

        Agora, agorinha, agorinha mesmo um colega de trabalho não muito aquinhoado intelectualmente veio tentar me convencer de que Dilma estaria por trás do acidente que matou Eduardo Campos. Eu disse a ele que a única beneficiária do acidente foi Marina, embora eu não acreditasse de forma alguma que ela teria tramado um atentado ou que tivesse havido qualquer atentando. Expliquei que seria muito mais tranquilo para Dilma disputar com Eduardo do que com Marina. Acrescentei que mesmo que assim não fosse, não acreditava que Dilma jamais faria isso. Ele então veio me explicar que Dilma seria capaz de tudo pq foi guerrilheira. Eu disse, para o horror dele, que por isso mesmo eu a admirava, pq ela era uma mulher que tinha lutado sempre do lado certo e que era das minhas! Saiu horrorizado.

        Vai ser um mês longo e penoso.

      2. ana s.

        26 de agosto de 2014 8:20 pm

        triste

        Infelizmente concordo com vc.

    2. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 7:04 pm

      Da proxima vez, ria na cara

      Da proxima vez, ria na cara dela.  Diga pra qualquer um que Dilma ADORARIA ver o PSDB se afundar como esta se afundando mas nao aas custas de Campos, que era muito bem vindo como oposicao.

      No mais, diga pra ela tambem uma outra coisa:

      DERRUBEM A BASE ALIADA DE TRAIRAS, GENTE.

    3. Cristiana Castro

      26 de agosto de 2014 7:10 pm

      A que ponto nós chegamos… É

      A que ponto nós chegamos… É falar em Ministério Público e todo mundo já tem certeza que é falcatrua… Impressionante.

    4. Serralheiro 70

      26 de agosto de 2014 8:23 pm

      Falcatrua.

      Trocar a competência e seriedade do Cenipa para o achismo e a irresponsabilidade possível no MPF. Aí tem armação.

    5. MarFig

      26 de agosto de 2014 10:15 pm

      Esses coxinhas falam as

      Esses coxinhas falam as coisas sem pensar, não é possível. Será que eles não sabem que os principais suspeitos de todos os crimes são aqueles que seriam possivelmente beneficiados e não os que seriam prejudicados por ele. Falta de noção.

  13. Orlando Soares Varêda

    26 de agosto de 2014 6:26 pm

     
    Bem, se há indícios de que

     

    Bem, se há indícios de que o desastre com o Cessna poderia ter sido criminoso. Deve-se investigar imediatamente possíveis benficiados com o evento. O que de cara, livra o dono do jatinho, pois, como é do conhecimento público, o jatinho sinistrado não tem dono. Sabe-se também que existe outro jatinho sem dono à serviço da mesma campanha do Eduardo&Mônica, digo, Eduardo & Marina.

    Nunca tinha visto tantos bens sem dono como na atual campanha política. A coisa vai de aerôdromo construido em terreno sem dono, até aeronaves sem dono e sem documentos. Árre égua!

    Orlando

     

  14. almeid

    26 de agosto de 2014 6:43 pm

    Não vai demorar muito e vão

    Não vai demorar muito e vão “achar” pessoas do movimento “endireita Brasil” neste endereço PJ trazido pelo Tijolaço em matéria da FSP:

     

    Segundo a Folha, a BR Par não existe no endereço indicado na Junta Comercial. Nem poderia, porque lá funciona a S&A Serviços Empresariais, que se presta à tarefa de, entre outras, hospedar empresas de participações que só existem no papel.

  15. almeid

    26 de agosto de 2014 6:45 pm

    Em tempo, trecho informado em

    Em tempo, trecho informado em comentário anterior.

    Matéria na manchete, do Tijolaço:

    Campos estendeu incentivo fiscal à empresa dos aviões, que está sendo executada pela União

    24 de agosto de 2014 | 09:10 Autor: Fernando Brito

     

     

    1. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 7:38 pm

      Na semana que vem tenho

      Na semana que vem tenho certeza que o estadao vai publicar essa noticia.  Sem mencionar a fonte.

      Uma coisa fica provada com esse item:  o maior negocio da importadora de pneus eh ser laranja.

      http://tijolaco.com.br/blog/?p=20307

  16. chico da dilma

    26 de agosto de 2014 7:06 pm

    Tava tudo DENDOAVIÃO.

    Tava tudo DENDOAVIÃO.

    1. Ivan de Union

      26 de agosto de 2014 8:00 pm

      Ditongo inaceitavel!
      Ou eh

      Ditongo inaceitavel!

      Ou eh “denduviao” ou eh “dandaviao”!

  17. altamiro souza

    26 de agosto de 2014 10:06 pm

    que rolom hein?
    raras vezes

    que rolom hein?

    raras vezes vi tão claramente o que isto pode resultar – mais confusão.

  18. junior50

    26 de agosto de 2014 10:44 pm

    Seriedade.

      Os doutos, incorruptiveis, excelsos concursados, de altos salários, paradigmas da moralidade juridico administrativa,membros do ilustre Ministério Publico Federal, estes “moleques/as que AMAM aparecer para midia, presuntivos icones da decencia, estão novamente agindo midiaticamente, pois,:

       1. Ir atrás do avião é ridiculo, midiático, “melancia no pescoço”, o PR-AFA um Cessna 560 XL+, veio “zero hora” para o País, portanto acionem a TAM ( distribuidora autorizada do jato).

       2. Solicitem ao BACEN e ao COAF, o contrato referente a aeronave: quem adquiriu, que banco fez o leasing, quem está pagando.

       2.1. Caso não consigam colaboração dos incompetentes da ANAC, ou dos delirantes do COAF, intimem a TAM Jatos Executivos no Brasil, e a Cessna nos Estados Unidos, para que elas “abram os contratos” ( é mais facil nos USA).

       3. Ridiculo, caros Procuradores, MENOS MIDIA: O papo de “navegação aerea” ser federal é comédia, o que importa é a matricula das aeronaves nacionais: PT ou PR é, e sempre foi, assunto FEDERAL.

Recomendados para você

Recomendados