5 de junho de 2026

ONU confirma entrega do jornalista americano Peter Theo Curtis

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – A ONU (Organização das Nações Unidas) confirmou neste domingo (24) que o jornalista freelancer norte-americano Peter Theo Curtis, supostamente mantido em cativeiro por quase dois anos por militantes na Síria, foi libertado em uma troca feita pelas forças de Paz da organização, nas Colinas de Golã. O jornalista foi entregue para funcionários dos Estados Unidos

Uma nota foi emitida aos correspondentes pelo Gabinete do Porta-voz da ONU, que confirmou o fato de que a Organização tinha facilitado a entrega do jornalista Peter Curtis.

“Ele foi entregue às forças de paz da ONU na vila de Al Rafid, Quneitra, nas Colinas de Golã, às 6h40 (hora local) em 24 de agosto de 2014. Depois de fazer um check-up médico, o Sr. Curtis foi entregue aos representantes de seu governo”, concluiu a breve nota.

De acordo com os relatos da mídia, Curtis, um jornalista freelancer de 45 anos de idade, de Boston, foi sequestrado perto da fronteira da Síria-turquia, em outubro de 2012. Ele teria sido detido pela Frente Al-Nusra, uma facção da Al-Qaida que, junto com militantes do Estado Islâmico, foram recentemente alvo do Conselho de Segurança da ONU, que aprovou uma resolução nomeando seis indivíduos dos grupos à sua lista de sanções.

Além disso, há apenas dois dias, o Conselho condenou firmemente o assassinato “hediondo e covarde” de James Foley, também um jornalista americano, por militantes do Estado Islâmico, e exigiu a libertação imediata, segura e incondicional de todos os outros reféns.

“Este incidente é um lembre trágico dos perigos crescentes que jornalistas enfrentam todos os dias na Síria. Também, mais uma vez, demonstra a brutalidade do Estado Islâmico, que é responsável por milhares de abusos contra o povo sírio e iraquiano”, afirmou o Conselho em comunicado à imprensa.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados