5 de junho de 2026

Israel revela plano para o pós-guerra em Gaza sem a presença do Hamas e de civis israelenses

Plano israelense foi apresentado na véspera de uma visita ao Oriente Médio do secretário de Estado americano Antony Blinken, que busca conter a propagação da guerra
ONU via Flickr

da RFI

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Israel revela plano para o pós-guerra em Gaza sem a presença do Hamas e de civis israelenses

Horas antes da chegada do secretário de Estado americano Antony Blinken ao Oriente Médio nesta sexta-feira (5), o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, apresentou um plano de “pós-guerra” para a Faixa de Gaza. Segundo a proposta, nem o Hamas nem uma administração civil israelense irão controlar o território palestino.

Gallant apresentou as linhas gerais do plano à imprensa nessa quinta-feira (4) antes de submetê-lo ao gabinete de guerra do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O governo israelense se mostra dividido nas últimas semanas sobre o curso da guerra contra o Hamas, que comanda a Faixa de Gaza desde 2007.

Segundo o plano, as operações no território vão continuar até a “devolução dos reféns”, o “desmantelamento das capacidades militares e do governo do Hamas”, e “a eliminação das ameaças militares na Faixa de Gaza”.

Em seguida, virá o “dia depois” da guerra, na qual “o Hamas não controlará mais Gaza”, de acordo com o plano, que ainda não foi adotado pelo governo.

O ministro de Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, havia pedido na segunda-feira (1°) o retorno dos colonos judeus a Gaza após a guerra e “incentivado” os palestinos a emigrar. O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, também de extrema direita, fez a mesma proposta.

“Liberdade de ação”

Mas o ministro da Defesa, Yoav Gallant, afirmou na quinta-feira que “não haverá presença civil israelense na Faixa de Gaza assim que os objetivos da guerra forem alcançados”. Contudo, esclareceu que o exército israelense vai manter sua “liberdade de ação” no território para enfrentar qualquer ameaça.

“Os habitantes de Gaza são palestinos. Em consequência, entidades palestinas vão se encarregar [da gestão] com a condição de que não haja nenhuma ação hostil ou ameaça contra o Estado de Israel”, acrescentou Gallant.

No entanto, ele não deu detalhes sobre qual entidade palestina irá governar o território de 2,4 milhões de habitantes.

O plano do ministro da Defesa foi apresentado na véspera de uma visita ao Oriente Médio do secretário de Estado americano Antony Blinken, que busca conter a propagação da guerra entre Israel e Hamas.

(Com AFP)

Leia também:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados