Do O Globo
Reunidos para discutir os problemas e alternativas para a América Latina, os ex-líderes criticaram o silêncio dos países da região sobre o que consideraram um avanço autoritário, notadamente na Venezuela, e defenderam ainda uma concertação entre os países do continente para além da divisão entre Pacífico e Atlântico.
Muito crítico ao governo brasileiro, o ex-presidente Fernando Henrique afirmou que o silêncio em relação às violações aos direitos humanos na Venezuela chega a ser “escandaloso”. Para ele, o Brasil tem se encolhido não só no enfrentamento dessas questões como na busca de uma liderança regional e de um protagonismo econômico. Na opinião de Fernando Henrique, “o Brasil volta ao esplêndido isolamento”.
_ É escandaloso que não haja uma reação ao que tem acontecido na Venezuela. Não só do Brasil e dos governos, mas também de nossa parte_ disse Fernando Henrique.
Para o uruguaio Julio Maria Sanguinetti, a tendência ao autoritarismo não se resume a países de esquerda, como a Venezuela, mas atinge toda a América Latina, onde candidatos do governo têm ganhado as eleições com forte uso da máquina e uma pesada campanha financeira sobre os opositores para depois exercer forte pressão sobre as instituições.
_ O mais importante é defender a liberdade de imprensa. O que se passa na Venezuela é tremendo. E todos seguimos tolerando e tolerando. A não- intervenção é um princípio sagrado, mas que acaba virando um escudo para amparar violações como essas_ disse Sanguinetti, que, em entrevista complementou: _ Existe uma grande hipocrisia em toda essa situação. É impossível que o Mercosul, sem falar em outras organizações, não tenha nada a dizer.
Jorge Castañeda, ex-chanceler do México, defendeu a importância de mecanismos legais internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos, para fortalecer a democracia. Para ele, há muito tempo não se viam tão graves violações aos direitos na América Latina:
_ É um problema as chamadas democracias autoritárias, em que há o desaparecimento da divisão do poder, o cerceamento dos meios de imprensa e a criminalização dos opositores.
Do ponto de vista econômico, Castañeda destacou que a diferença entre México, Caribe e América Central em relação ao Sul é que esses países são exportadores de bens manufaturados enquanto os demais exportam commodities.
_ Essa divisão de Norte e Sul está gerando tensões muito fortes que, às vezes, se refletem na Aliança do Pacífico. Está assim e cada vez mais se vai acentuar, então, como encontrar essa voz em comum? O melhor antídoto é participar de um sistema jurídico internacional que nos protege de nossos próprios demônios_ disse o mexicano.
Para Ricardo Lagos, é um grande erro os países se fixarem nessa divisão entre Norte e Sul e não buscar um enclave que represente a região. Ele também afirmou que o continente vê a criação de governos autoritários que, num cenário de dez anos atrás, não existia.
_ O drama é que nós não tivemos êxito em criar nosso próprio enclave. É um gravíssimo erro aceitarmos a divisão de Atlântico e Pacífico. Primeiro porque, no mundo global, a geografia deixou de ser importante_ disse Lagos.
O espanhol González salientou que não só na América Latina existe uma crise de governança.
_ Estamos vivendo uma crise de governança da democracia representativa. Como vamos sair disso? Não sabemos. O âmbito de realização da democracia que conhecemos é o do Estado Nação, mas os problemas são globais_ disse González.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou ainda sobre o desempenho econômico do Brasil e de sua política externa:
_ Depois da crise de 2008, todos caímos na real. A ideia de que o Brasil ia ser uma potência industrial se esvaneceu. Temos aqui problemas sérios. A exportação caiu e, em um mercado interno enorme, sofremos a competição dos produtos importados. Fizemos a escolha equivocada, pela retração. Houve uma tendência de minimizar o valor das leis, dos direitos humanos e das regras. “Liberdade vem depois”. E nós encolhemos.
Assis Ribeiro
15 de maio de 2014 11:30 am“democracia
“democracia autoritária”
rsrsrsrsrsrssr
O chavão “comunismo” foi substituído.
Vantuil Barbosa Filho
15 de maio de 2014 11:33 amFora FHC,
… é tanta besteira, que no começar a ler o texto, não dar mais para continuar; só mesmo os coxinhas para ainda alimentar esse verme. xó FHC.
Sérgio Lamarca
15 de maio de 2014 11:42 amDor de cotovelo
A direita com dor de cotovelo. Estão com saudades dos milicos que derrubavam governos para colocá – los lá via eleições meia boca.
Mario Blaya Santos
15 de maio de 2014 11:42 amcomo esse ingenuo do Marco
como esse ingenuo do Marco Aurelio Garcia defendendo os interesses dos nossos vizinhos, o maior pais da America Latina foi levado a reboque pelo Chaves, sumiu diante de um Evo e não demonstrou sua importancia para com os vizinhos, essa ultrapassada ideia de fraternidade socialista para com os povos explorados da america latina somente nos tornaram fracos diante dos alhos desses abutres que nos rodeiam!
Vantuil Barbosa Filho
15 de maio de 2014 11:45 amViva o PT, viva o LULA, viva o José Dirceu…
… estou adorando tudo que esse partido fez e estar fazendo para o bem do nosso povo e para o Brasil, estar revirando o país, está avulsando e deixando amostra os poderosos que por séculos se ocultavam atrás de pessoas como FHC e Serra e partidos como PMDB e PSDB, uma guinada incrível e que não tem volta, um retrocesso nesse processo, sem dúvida alguma ocasionaria um grande caos no país, até do tipo o que estar acontecendo com a Ucrania hoje, não cabe no país Brasil, uma mudança de destino, nem um retorno ao que éramos na mãos do PSDB/GLOBO de FHC e companhia.
Virgulino F.
15 de maio de 2014 11:46 amQuem não tem voto se
Quem não tem voto se revoltando contra a autodeterminação de um povo.
FHC deveria ser condenado à morte por traição e por ser um lesa-pátria. Simples assim. Pena que a constituição não permite a não ser em caso de guerra.
BRAGA-BH
15 de maio de 2014 11:50 amO que estes senhores fizeram
O que estes senhores fizeram por seus países quando eram seus mandatários? Pelo que me lembro, fora o entreguismo do México ao vender a alma para a ALCA, a Espanha que explodiu sua renda interna nas sucessivas crises da zona do Euro e nosso insubstituível FFHHCC que nos deixou a bela herança das privatizações de nosso patrimônio adquirido em 500 anos e repassado a preço de banana podre em menos de 5 anos.
Vou dar ouvidos a gente assim?
pedro cavalcante
15 de maio de 2014 11:56 amMISV – Movimento Internacional dos Sem Votos
Todos eles EXcomungados pelo povo!
Ugo
15 de maio de 2014 12:02 pmdemocracia?
Os senhores acima eram especialistas em democracia “Casa da Sogra” e a sogra todos a conhecem.
O globinho entretenimento é outra voz da democracia autoritária, aquela da redentora!
IV AVATAR
15 de maio de 2014 12:02 pmAbriram o cemitério…rsss
Abriram o cemitério, as múmias rondam por ai feito zumbis….rsss
emerson57
15 de maio de 2014 12:08 pmos trapalhões
“Voltada principalmente para a Venezuela, a afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nesta terça-feira em um seminário em São Paulo, ganhou o apoio dos ex-presidentes Ricardo Lagos, do Chile, Felipe González, da Espanha, e Julio Maria Sanguinetti, do Uruguai, além do ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda.”
só gente phina!
bem que eles tentam, mas não tem competência para reviver o grupo “Os Trapalhões”
Mario Alexandre Teixeira
15 de maio de 2014 12:30 pm“Em nossa região, temos um
“Em nossa região, temos um fenômeno novo, as democracias autoritárias, que se baseiam no voto e só. A votação enorme parece que dá alvará para que o poderoso vire um pequeno tirano.”
Fernandinho é um sacripanta, mas não é tolo. Sabe que perdem no voto, então quer desqualificar o que é tido universalmente como avalisador da democracia : o voto.
Quer abrir as portas para os próximos golpes.
leonidas
15 de maio de 2014 1:46 pmAvaliador de demogracia para
Avaliador de democracia para pelego aplaudir né?
Pois democracia é autonomia entre poderes, estado de direito sólido, segurança juridica, voto universal e liberdade de impressa e opinião.
Só voto nao faz democracia nenhuma, tanto que há eleiçoes na Coreia do Norte e Irã
Na Coreia do norte vc pode votar contra o governo, o problema é que a cabine do NAO e separada da cabine do sim… rs
JB Costa
15 de maio de 2014 2:26 pmPor que tu só te referes a
Por que tu só te referes a democracia formal? Mas nem mesmo nesse aspecto da positividade poderias arguir que os Estados Unidos, por exemplo, país do qual és um pelego, é uma democracia.
Democracia é o regime que também preserva e cultua os valores universais preconizados pelo primeiro instrumento na história da humanidade que agregou direitos formais e naturais. Preconizações essas que foram subscritas pelos americanos, mas que sempre as olvidaram quando se trata dos seus interesses. A começar pelo apoio e a intervenção militar para alçar ou manter ditaduras sanguinárias de Direita. Ou seja são hipócritas.
Preciso arrolar exemplos? Acho que não. Seria cansativo porque bastante conhecidos.
Entretanto, há outro aspecto crucial sem o qual a democracia positiva se transforma apenas em arremedo: a democracia social. A que não se permite assimetrias vergonhosas em termos de justiça social.
Nesse sentido, EUA não pode dar lições de moral a Cuba, país que critico, sim, por ser uma ditadura política, mas que deu e dá exemplo ao mundo quanto ao aspecto de oferecer condições de vida digna a seu povo; a face que aplaudo.
Juliano Santos
15 de maio de 2014 2:35 pmQuem é FHC para falar em
Quem é FHC para falar em autonomia entre poderes, meu caro Leonidas? O cara que botou um cupincha no PGR para engavetar todas as denuncias contra seu governo? Que botou seu advogado-geral, o anti-petista radical, Gilmar no STF? E que comprou o congresso para aprovar a reeleição para si?
Voces são muito engraçados. Todos estamos carecas (como seu ex-candidato) de saber dessas coisas e voces fingem que não aconteceu nada disso.
Imagino se fosse o Lula que tivesse comprado sua reeleição. O Leonidas estava gritar pedindo intervenção “democrática” dos Estates até agora
Mario Alexandre Teixeira
15 de maio de 2014 3:01 pmA direita sempre pregou o
A direita sempre pregou o voto como avalizador da “Democracia”, pois eles sempre foram os vencedores. Obviamente que não é, mas é algo tão banal que não imaginei que fosse necessário expor.
Álvaro Noites
16 de maio de 2014 1:35 amUau, não citou Cuba !!!! rs
Uau, não citou Cuba !!!! rs
Álvaro Noites
15 de maio de 2014 12:37 pmFaltam ainda serrm ouvidos
Faltam ainda serrm ouvidos Alberto Fujimori, Álvaro Uribe, Carlos Menem, e uma psicografia do Pinochet.
Juliano Santos
15 de maio de 2014 2:37 pmMas isso é filme trash de
Mas isso é filme trash de Zumbi, cara!
MarFig
15 de maio de 2014 12:48 pmSó rindo dessa turma
Só rindo dessa turma jurássica de perdedores. Cada uma.
Sergio SS
16 de maio de 2014 3:53 pmFracassados pode ser um
Fracassados pode ser um adjetivo correto.
E pior, invejosos… achando que ainda tem voz, ou que alguem os escutem…
No fim, sofrem de amargura por serem eternos esquecidos pelo seus povos.
Não voltarão…
leonidas
15 de maio de 2014 1:04 pmOs pelegos desavergonhados de
Os pelegos desavergonhados de sempre obviamente acham super natural o que ocorre na venezeula
Lá estudante esta a serviço da CIA e podem ser presos, politicos podem ser destituidos de forma sumaria, pessoas presas sem formalidades legais e demais absurdos
Já aqui ( em estados onde o PT não governo bem dito ) estudante nao pode ser reprimido pois isso é coisa de autoritariasmo da epoca do regime militar , se presos sao considerados pelos pelegos como ” presos politicos ”
Enfim o que pode se esperar de gente demagoga náo é mesmo? rs
CB
15 de maio de 2014 1:27 pm“Em nossa região, temos um
“Em nossa região, temos um fenômeno novo, as democracias autoritárias, que se baseiam no voto e só.”
O que esta turma de paus mandados de Washington quer mesmo é uma democracia nos moldes da antiga Grécia ou da nossa República Velha: só um punhadinho de homens de benz podia votar nas eleições. “Democracia autoritária”… vai se catar, a abstinência de poder tá começando a fazer esta gente ter delírios criativos dignos da turma dos Sobrinhos do Athayde. “Uh-hu, Foca animal!”
Teo Ponciano
15 de maio de 2014 1:34 pmNova modalidade de Zumbies:
Nova modalidade de Zumbies: de terno e gravata.
Aproveitando o próprio fhc sugiro:
_Esqueçam tudo que fhc escreve.
Dan Moche Schneider
15 de maio de 2014 1:36 pm(ex) cães de guarda
Patéticos (ex) cães de guarda da casa grande que se dedicam a roer o vernáculo e a abanar seus rabos`esquálidos às lembranças carcomidas de seus antigos donos.
JB Costa
15 de maio de 2014 2:11 pmComo se costuma escrever por
Como se costuma escrever por aqui: prefiro ler isso que ser cego.
O destroço já começa pelo veículo suspeitíssimo: O Globo. Integrante das Organizações Globo, inimiga ferrenha de todos os governos populares desse lado do planeta, em especial da Venezuela. Na sequência vem os “líderes”. “Líderes” de que, mesmo? O daqui de Casa, FHC, por exemplo, só lidera sua patota neoliberalizante. E olhe lá! Está mais esquecido e ignorado hoje só se presta ao triste papel de ressentido por não lhe darem 0,001% da atenção que recebe o Lula aqui e alhures. Um invejoso de carteirinha. Um quinta-coluna que põe à frente dos interesses do país sua imensa vaidade.
Mas, o que vem a ser mesmo essa “democracia autoritária”? Sua antípoda seria uma “ditadura democrática”?
Ora, o que temos são a manifestação de “saudosos” dos tempos da diplomacia subserviente aos Estados Unidos que ignoram que vivemos num mundo multipolar.
Uma matéria que só servirá para o deleite dos amestrados de sempre.
Juliano Santos
15 de maio de 2014 2:40 pmO Brasil tem que romper o
O Brasil tem que romper o isolamento! Tirar os sapatos e correr para os braços dos EUA (de costas e de quatro)
Franbeze
15 de maio de 2014 3:02 pmImaginem vocês se essa corja voltar ao poder
no Brasil. Se acontecer esse país perde sua soberania para sempre.
Que decepção com o o Obama. Esse moço não passa de mais um capitão do mato. Será que ele não enxerga isso?
edmorc
15 de maio de 2014 8:15 pmViúvas
“É escandaloso que não haja uma reação ao que tem acontecido na Venezuela. Não só do Brasil e dos governos, mas também de nossa parte”, disse Fernando Henrique.
Vejam quão dolorosa é a viuvez. Principalmente quando se tem a certeza de que o finado não voltará jamais.
Miguel Zibboni
15 de maio de 2014 9:48 pmVão lavar uma trouxa de roupa!
Era o que dizia a minha avó nesses casos.
Essa reunião parece saída de uma chanchada de Mazaropi – de cujos filmes a saudosa anciã era fã.
Um de seus favoritos era ”A Banda das Velhas Virgens”.