24 de junho de 2026

Universidade de Portugal usa a Lava Jato como estudo de caso para evitar violações de direitos

Além de identificar a normalização de meios não usuais na colheita de provas, diretor da FDUL demonstra preocupação com o avanço da extrema-direita
Crédito: Divulgação

Docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) usam a Lava Jato brasileira como estudo de caso para avaliar as normas vigentes em Portugal e evitar eventuais violações de direitos dos suspeitos, a exemplo de prisões antes do trânsito em julgado. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A informação é do professor e diretor da FDUL, Eduardo Vera-Cruz Pinto, em entrevista ao Consultor Jurídico, que tem a preocupação com as semelhanças entre a Lava Jato brasileira e uma eventual repetição dos erros com o ex-primeiro-ministro português, António Costa. 

Costa renunciou em 2023, depois que o Ministério Público insinuou suposto envolvimento em irregularidades em negócios do governo. Porém, o próprio MP constatou que a citação obtida em escutas telefônicas se referia a um homônimo. 

Segundo o diretor da FDUL, o caso revelou “uma certa normalização de meios extraordinários de colheita de prova e do seu prolongamento no tempo que muitos setores da sociedade civil e da comunidade jurídica consideraram sem justificativa”, o que demanda uma reforma da Justiça.

Outra preocupação do docente é o crescimento de políticos extremistas em Portugal, que têm histórico de afrontar a civilidade e cultura jurídica, trazendo retrocesso em questões já resolvidas anteriormente pelo Direito. 

*Com informações do Conjur.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados