10 de junho de 2026

Ex-dirigente da Caixa é demitido por assédio moral e sexual

Antônio Carlos Ferreira de Sousa estava afastado do cargo desde julho de 2022, após denúncias ocorridas durante gestão Pedro Guimarães
Fachada do edifício-sede do banco Caixa Econômica Federal (CEF). Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Um ex-dirigente da Caixa Econômica Federal foi demitido por justa causa após a comprovação da prática de assédio moral e sexual. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (22/11).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Funcionário de carreira, Antônio Carlos Ferreira de Sousa, estava afastado do cargo desde julho de 2022, quando sugiram denúncias de assédio sexual e moral durante a presidência de Pedro Guimarães, que comandou o banco entre 2019 e 2022.

Os atos ocorreram nas Vice-Presidências de Estratégia e Pessoas (VIEPE) e de Logística e Operações (VILOP) da CEF e foram denunciados por meio do canal Contato Seguro da Caixa. A gravidade das denúncias levou a apuração à Corregedoria-Geral da União, que confirmou a veracidade dos relatos.

De acordo com a investigação, o assédio moral se manifestava por meio de tratamento desrespeitoso, humilhações constantes, ameaças e constrangimento aos trabalhadores. Já o assédio sexual incluía condutas como elogios inadequados, insinuações de cunho sexual e convites insistentes, gerando intimidação e desconforto às vítimas.

Em junho de 2022, surgiram denúncias em série de casos de assédio sexual e moral durante a gestão de Pedro Guimarães na Caixa. Imediatamente após a divulgação dos relatos, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho passaram a investigar os casos.

Além do então presidente, vice-presidentes e diretores foram acusados. Por conta das apurações, Guimarães pediu demissão no dia seguinte à publicação das denúncias, e outros vice-presidentes do banco renunciaram em seguida.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados