10 de junho de 2026

PGR nega habeas corpus para Mário Fernandes, militar investigado por tentativa de golpe de Estado

Gonet sustentou que a prisão preventiva está amparada em elementos que traduzem risco concreto à ordem pública
Crédito: Reprodução/ Youtube

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet Branco, negou o pedido de habeas corpus do general Mário Fernandes, protocolado no último dia 17, por não haver elementos suficientes para a soltura do militar investigado por participar da trama para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“A situação fática e jurídica que autorizou a decretação da prisão preventiva de Mário Fernandes mantém-se inalterada, não havendo nos autos fato novo capaz de modificar o entendimento já proferido pelo eminente Ministro relator na decisão”, informa o parecer do PGR, publicado na última terça-feira (24)

Segundo Gonet, a prisão preventiva está amparada “elementos que traduzem o risco concreto à ordem pública, notadamente ante a apontada posição de grande ascendência do Requerente em relação aos demais investigados”.

Assim, o procurador afasta a tese da defesa de que as provas não justificam a decretação da prisão.

Mário Fernandes, número 2 da Secretaria-Geral da Presidência no governo de Jair Bolsonaro, teria elaborado o documento intitulado de “Punhal Verde e Amarelo”, com o objetivo de executar o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Fernandes está preso desde 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Foi transferido em 5 de dezembro para o Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Douglas da Mata

    26 de dezembro de 2024 7:46 am

    O título deve ser corrigido.

    MP não nega, quem nega é o juiz.

    MP opina pena manutenção da prisão.

    Não vamos, nem por descuido, dar mais poder que esse pessoal tem.

    As tintas da lápide da farsa jato nem secaram.

    Afirmam alguns que a tigrada di parquet se nega a ser sepultada, e anda por aí nas longas noites de incompetência do atual governo….

Recomendados para você

Recomendados