A maioria dos brasileiros acredita que Jair Bolsonaro tentou golpe de Estado contra o presidente Lula. É o que mostrou pesquisa da Quaest, divulgada nesta sexta-feira (13).
Foram 51% dos entrevistados que afirmaram que ex-mandatário tentou golpe de Estado. Ainda, quase a metade (48%) também considera que Bolsonaro participou, diretamente, do planejamento do golpe.
Ampla maioria defende condenação de golpistas
A pesquisa também revelou que a grande maioria da população, 75% defende a condenação dos responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes e demais atos antidemocráticos.
O alto índice está presente não somente entre os eleitores de Lula (80% defendem as condenações), mas também entre os defensores de Jair Bolsonaro (68% pedem punições).
Relação dos atos antidemocráticos com Bolsonaro
Contraditoriamente, o levantamento questionou a relação dos atos antidemocráticos – amplamente defendido pelo próprio ex-presidente – com Jair Bolsonaro, e 50% afirmaram que as denúncias dos atos antidemocráticos não afetam a imagem de Bolsonaro.
O dado revela não necessariamente a falta de associação dos atos antidemocráticos com Bolsonaro, mas também a possível impunidade ou de que aliados do ex-mandatário não são influenciados pelas denúncias.
Neste grupo, 42% acredita que o impacto na imagem de Bolsonaro é para “pior” e 3% acredita que as acusações melhoraram a percepção de Bolsonaro.
Augusto Lexia
13 de dezembro de 2024 3:22 pmGolpe falso para iludir o povo.