4 de junho de 2026

Nutricionista de comercial da Friboi pede desculpas por dizer que ‘carne é essencial’

Sugerido por Celso Orrico

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Da Carta Capital

Nutricionista do comercial da Friboi pede desculpas

Sociedade Vegetariana Brasileira recebeu pedido de desculpas: “não quis ofender, não escolho a fala da propaganda”, afirmou a profissional por e-mail

Entre outubro e novembro de 2013, a Friboi veiculou comercial televisivo em que uma nutricionista afirma que “carne é essencial”. A Sociedade Vegetariana Brasileira  então acionou o Conar (Conselho de Autorregulação Publicitária), alegando que o comercial seria “enganoso”. A SVB acionou ainda o Conselho Regional de Nutrição.Segundo a Sociedade Vegetariana, “inúmeras publicações acadêmicas e e pareceres de instituições como a American Dietetic Association, carne não é ´essencial ´. O que é essencial é proteína, mas esta pode ser obtida (em quantidade adequada) de diversas fontes de origem vegetal”.

Em resposta, a a nutricionista foi questionada e agora enviou à SVB um pedido d desculpas pelo ocorrido. Ao pedir “desculpas pela fala do comercial da Friboi”, a nutricionista Roberta Ferreira alegou: “De maneira nenhuma quis ofender os vegetarianos, o que acontece é que eu não escolho a fala da propaganda”. Na mensagem, ela disse ainda que estava “muito nervosa em fazer a cena”, que não se atentou ao que estava escrito e que sabe que proteínas também estão presentes em fontes vegetais.

O Conar afirma ter instaurado um processo ético mas, até agora, não publicou nenhum parecer sobre o caso.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

47 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MRE

    14 de março de 2014 10:52 am

    Sem querer querendo.

    Hoje em dia o comportamento é sempre a la ” Chaves” : “Sem quetrer Querendo “.

    Todos dizem o que querem, principalmente para fixar um momento, uma notícia bombástica. Pode ser uma mentirinha ou pode ser uma GRANDE SAFADEZA, mas vai ser sempre “sem querer”, “sem a intenção”, “sem dolo”…..Os advogados adoram, cinco, seis , dez anos na Justiça protelando  a cada audiência possíveis decisões ao buscaem fatos psicológicos similares para justificarem as conveniências de seus patrões- vide processos envolvendo os mediáticos.

    A de se fazer algo para modificar este estado de mesmice e falta de credibilidade nas palavras do ser humano. É voz das ruas que o RC da Globo nem tocou no bife da  Friboi e mamou 25 milhões para fingir ser ou não ser ( verdades são relativas) vegetariano. Mas o fato é que fo ” $em querer querendo” que ele chamou todos de otário por darem crédito$ as sua$ palavra$.

  2. Selma G

    14 de março de 2014 11:38 am

    Carne pode não ser essencial,

    Carne pode não ser essencial, mas alimento de origem animal sim. Pelo menos quando estudei aprendi que existem 8 aminoácidos essenciais que só encontramos em alimentos de origem animal. A ciência mudou esse entendimento?

    1. Jaime

      15 de março de 2014 2:15 am

      Sim mudou, leia os

      Sim mudou, leia os comentários acima.

      1. roberto quintas

        20 de março de 2014 5:47 pm

        Leitura e pesquisa

        Jaime, comentários são sempre opinativos. Eu recomendo aos leitores que procurem ler artigos e pesquisar trabalhos científicos sobre o assunto, de preferencia de fontes idoneas e isentas.

  3. BRAGA-BH

    14 de março de 2014 11:57 am

    Eu prefiro peixe!!

    Eu prefiro peixe!!

  4. atenir

    14 de março de 2014 12:09 pm

    Eu simplesmente não acredito

    Eu simplesmente não acredito que uma pessoa está pedindo desculpas só por dizer que “carne é essencial”. Deve ser por questão comercial, talvez.

    Pelo menos pra mim CARNE É ESSENCIAL e muito gostasa.

    Não dispenso uma picanha suculenta por nada….e não vejo mal nenhum nisso, desde de que vc coma com moderação.

    1. CELSO ORRICO

      14 de março de 2014 1:27 pm

      não atenir..

      “Eu simplesmente não acredito que uma pessoa está pedindo desculpas só por dizer que “carne é essencial. Deve ser por questão comercial, talvez.” é exatamento o inverso, ela proferiu essa frase por questões comerciais, cachê meu chapa, como Nutriconista ela sabe que não é….se carne fosse essencial milhões de vegetrianos como eu já estariam muito doentes ou mortos..

  5. Carioca

    14 de março de 2014 12:15 pm

    Podes crer!
    Por quê não me

    Podes crer!

    Por quê não me contrataram por um décimo que eu falava que fiquei curado do cancer só comendo carne?

    Depois eu me desculpava com um “Foi mal, aí. Eu quis dizer que só voltei a comer carne depois de um longo tratamento no INCA, extirpei parte do estomago, do instestino. Hoje queimo uma carnezinha na lage toda sexta” …

     

  6. drigoeira

    14 de março de 2014 12:48 pm

    Arf!!!

    O Brasil está no caminho da judiciação de tudo, como é feito nos EUA.

     

  7. Dulce (Madame X)

    14 de março de 2014 1:26 pm

    O caso em questão, não é a

    O caso em questão, não é a “nossa preferência” por carne, ou não.

    É UMA PROFISSIONAL QUE DEVERIA SER CONFIÁVEL, PRESTAR-SE, POR DINHEIRO ( QUE NÃO FOI DE GRAÇA) A DAR UMA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (SAÚDE) FALSA.

    Do mesmo modo veem sendo usados, e abusados, os ODONTOLOGISTAS…E SEUS CREMES DENTAIS MIRACULOSOS…

    Nada contra USAREM UM ATOR/ATRIZ para tais” papéis”…MAS QUANDO IDENTIFICAM COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE…É NO MÍNIMO, FALTA DE ÉTICA PROFISSIONAL.

    Usam até “cardiologistas” para falarem das “maravilhas da MARGARINA”… ISSO É VERGONHOSO PARA A CLASSE.

    Margarina É TUDO QUE UM SER HUMANO NÃO MERECE !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. MarFig

    14 de março de 2014 1:51 pm

    Pra mim é.

    Pra mim é.

    1. Klaus BF

      14 de março de 2014 2:47 pm

      Picanha

      Pra mim é II.

      1. Alan Souza DF

        14 de março de 2014 5:31 pm

        Pra mim é III. Principalmente

        Pra mim é III. Principalmente mal-passada, com uma gordurinha derretendo e uma cervejinha pra acompanhar…

  9. Edsonmarcon

    14 de março de 2014 3:09 pm

    Essencial

    Carne pode não ser essencial, mas alimentos de origem animal são essenciais SIM.

     Vegetarianos que tentaram criar os filhos somente com alimentos de origem vegetal acabaram por matar os próprios filhos.

    Dois casos, um nos EUA e outro no Reino Unido:

     

    Casal vegetariano é condenado à prisão por morte de filho

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/05/070510_casalvegetariano_as.shtml

     

    Pais vegetarianos são processados após morte de bebê por raquitismo agudo

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2014/01/28/pais-vegetarianos-sao-processados-apos-morte-de-bebe-por-raquitismo-agudo.htm

     

    1. Jaime

      15 de março de 2014 2:13 am

      Quer dizer que

      Quer dizer que não vegetarianos nunca mataram os filhos por desnutrição? Esse caso citado obviamente não prova nada, apenas que os pais não forneceram um dieta adequada.

      Da Associação Americana de Nutrição – preste atenção no “TODAS AS FASES”: “A posição da Associação Americana de Nutrição é que dietas vegetarianas bem planeadas, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e podem oferecer vantagens para a saúde na prevenção e tratamento de determinadas doenças. Dietas vegetarianas bem-planeadas são apropriadas para todas as fases da vida, incluindo gravidez, aleitamento, primeira infância, infância, adolescência, e para atletas.»

      1. Edsonmarcon

        15 de março de 2014 4:29 am

        ora, ora…

            todas as fases da vida, incluindo gravidez, aleitamento, primeira infância, infância, adolescência, e para atletas.»

        Então agora LEITE virou vegetal?  

        1. Jaime

          15 de março de 2014 4:47 am

          1. Você já ouviu falar em

          1. Você já ouviu falar em bebês intolerantes ao leite? Todos morrem? Não, sobrevivem tomando fórmulas infantis à base de, por exemplo, soja (não suco de soja, claro; e encontre-as em qualquer farmácia com a mensagem: pode ser usado como alimento exclusivo do recém-nascido) (tem também fórmulas especiais à base de leite mesmo). O bebê precisa dos nutrientes, não importa de onde venham. O resto é fantasia.

          2. E desde quando o vegetarianimo é contra a amamentação? O problema, claro, é tomar leite depois dessa fase, que além de insalubre (mesmo que o leite não tenha formol, como os da Parmalat e Líder), a sua produção causa um grande estrago ambiental e terrível sofrimento aos animais.

           

  10. Gilson AS

    14 de março de 2014 3:24 pm

    Agora só falta o rei.

    Agora só falta o rei vir a público e dizer: eh,eh,eh não como carne, eh,eh,eh mas por 25 milhões, eh,eh,eh eu enganei vocês, eh,eh,eh é uma braza mora ! eh,eh,eh

  11. alfredo machado

    14 de março de 2014 3:34 pm

    Carne

    Celso Orrico,

    Carne é essencial, ao contrário do que ocorre com este purgante chamado comida vegetariana. 

     

    1. CELSO ORRICO

      14 de março de 2014 4:20 pm

      alfredo machado

      é essencial sim, para quem gosta e para quem não gosta é um veneno..se a comida vegetariana é um purgante como vc diz  eu concordo, ela purga mesmo: purga  as toxinas liberadas pelos animais  no abate , purga os hormônios que eles tomaram para engordar mais rápido, purga as azias, má digestão, gorduras, etc etc etc..vc tem todoa razão..

      dá uma olhada..

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=KxY8Vxzfb-4%5D

       

       

       

       

       

       

      É o nome do documentário de Silvio Tendler. Um filme dedicado a elucidar o cidadão brasileiro sobre o escândalo dos agrotóxicos no Brasil, com depoimentos de agricultores, representantes de consumidores, representantes de multinacionais e da ANVISA, nossa agência nacional de vigilância sanitária. O Brasil é lamentavelmente o país que mais consome agrotóxicos no planeta.

      O que mais incomoda no entanto é a total ingenuidade ou mesmo falta de interesse com que a população brasileira trata do assunto. De certa maneira representa uma maneira de pensar que ainda vem do autoritarismo. Algo do tipo “se o governo aprovou é porque deve ser bom”. E isso não tem nada a ver com a realidade.

      A indústria de venenos agrícolas conta com a nossa ignorancia para aprovar. com o aval de congressistas e do alto escalão do poder executivo, substâncias de alto poder de toxicidade e proibidas no resto do planeta, para serem despejadas em nossos alimentos. Um cálculo, dividindo a quantidade de agrotóxicos usadas no Brasil pelo numero de habitantes gera o número assustador de 5,2 litros de veneno per capita.

      So em uma bandeja de morangos encontraram 18 tipos de agrotóxicos!

      Já esta em andamento a Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e pela Vida, que busca a proibição de, entre outras coisas, pulverização aérea de agrotóxicos. Essa prática é um absurdo e está levando populações inteiras do interior, como a nossa Capão Bonito a uma contaminação das vias aéreas e doenças respiratórias. Acampanha também busca assinaturas para cancelar os benefícios concedidos pelo governo à indústria de agrotóxicos, isentando-os de todos os impostos. Essa ótica perversa privilegia estes produtos isentando-os de taxas, como se fossem estes venenos algo benéfico, beneficentes ou mesmo estratégicos.

      A medicina já se pronuncia e o Conselho Regional de Medicina de SP já recebeu em sua sede a palestra do Dr. Michael Jansen, cientista senior da FDA (ANVISA americana). Lá se discutiram e se mostraram as ações dos agrotóxicos sobre a saúde humana da forma aguda ou crônica. Os presidentes das Sociedades Paulista de Endocrinologia e Neurologia confirmaram os achados clínicos descritos nos EUA e fizeram paralelo com a situação no Brasil.

      Estamos sob esta ameaça. O veneno está na mesa. Este é o nome do documentário. Para quem usa internet é muito fácil. Basta digitar o nome do filme no You Tube e assistir ao mesmo em 4 partes. O que estamos buscando é que o consumidor brasileiro assuma que é peça principal na desarticulação desta rede de interesses, na qual a nossa saúde nada conta, menos ainda a saúde da terra. Para eles o que vale são os lucros, o dinheiro gerado pela produção..

      Devemos optar pelos orgânicos, fazer feiras orgânicas locais, valorizando o produtor e permitindo que ele venda diretamente ao consumidor. Nós temos esta força estratégica e logística que vale mais que armas. Usemos nossa escolha pelo orgânico como o caminho para a libertação do estado de doença crônica que assola nossa população.

      Orgânicos já!

      Fonte: Dr. Alberto Gonzalez – http://www.dralberto.com

      1. Galvão

        14 de março de 2014 4:27 pm

        Adoro comer uma salada antes

        Adoro comer uma salada antes das refeições! Mas… Hum hectare de alface, não substitui em nutrientes, um bife de carne vermelha de 200gs.

        1. CELSO ORRICO

          14 de março de 2014 4:50 pm

          Galvão

          se o problema é gosta de bife , que tal um de soja? veja esse artigo sobre seus nutrientes..vegetariano não vive de alface..rs

          Os poderes da soja > Carne de soja ou de vaca?

          Segundo uma tabela de composição química dos alimentos da Universidade Federal de São Paulo, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne (contra-filé) há 19g de proteína. Mais um ponto para a soja. “A vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está […]

          http://www.bolsademulher.com/corpo/os-poderes-da-soja-2/ por Redação 

          Segundo uma tabela de composição química dos alimentos da Universidade Federal de São Paulo, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne (contra-filé) há 19g de proteína. Mais um ponto para a soja. “A vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes em geral está no baixo conteúdo de gorduras do alimento, pois a gordura presente é predominantemente poliinsaturada; na ausência de colesterol, que só está presente em alimentos de origem animal; no alto teor de fibras e no excelente conteúdo de proteínas. A única desvantagem fica por conta do baixo teor de vitamina B12 e ferro, que são encontrados em abundância nas carnes vermelhas”, explica a nutricionista Thaís Seabra.

          Além da carne e do leite de vaca, a soja também pode substituir outros alimentos. “O grão pode ser usado como alternativa ao feijão, em saladas ou ainda torrado, para ser servido como aperitivo”, sugere Flávia Morais. Segundo ela, existe uma quantidade mínima de soja consumida para que se possam notar os efeitos sobre a saúde: 100g, no mínimo três vezes na semana.

          A questão dos transgênicos ainda precisa ser bastante discutida. Mais estudos científicos são necessários para responder a essa questão. Do ponto de vista ecológico, devemos preferir a soja orgânica.

          A soja transgênica

          O cultivo comercial de transgênicos está proibido no Brasil, embora existam locais de plantio clandestino. Como não dá para diferenciar visualmente a soja tradicional da transgênica, o ideal é que o fornecedor conheça a origem dos grãos e a coloque bem visível na embalagem. Antes de comprar, pode ser uma boa idéia dar uma passadinha nos sites do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Greenpeace para olhar as listas de produtos que contêm soja geneticamente modificada. “A questão dos transgênicos ainda precisa ser bastante discutida. Mais estudos científicos são necessários para responder a essa questão. Do ponto de vista ecológico, devemos preferir a soja orgânica”, indica a nutricionista Flavia Morais.

          Mantendo a forma

          Sim, soja engorda. Por ser um alimento calórico e repleto de proteínas, o exagero no consumo pode causar um aumento do peso, embora isso dependa do metabolismo de cada pessoa. Só para você ter uma idéia, 100g de grãos de soja contêm nada menos do que 395 calorias. O ideal é fazer um equilíbrio no consumo, ingerindo os grãos e derivados de forma moderada. Se for necessário, vale procurar ajuda de um nutricionista.

          E quem não suporta o gosto da soja, como faz? O ideal, de acordo com Flavia Morais, é consumir alimentos que já venham com uma pitada de soja. “Vale a pena tentar usar bebidas à base de soja com sabor de frutas. Além disso, hoje já existem barrinhas de cereal com soja entre os ingredientes, além de pães integrais enriquecidos com farinha de soja. Alternativas não faltam”, afirma.

          Antes de começar a montar seu cardápio com soja, não se esqueça: por mais que seja fonte de uma porção de nutrientes e de hormônios benéficos à saúde, ela não faz milagres sozinha. O consumo, segundo as nutricionistas, deve estar associado a uma boa qualidade de vida, com exercícios regulares e alimentação equilibrada. É essa associação de fatores que vai fazer toda a diferença.

           

          1. Selma G

            14 de março de 2014 7:03 pm

            Eu me pergunto como a soja é

            Eu me pergunto como a soja é livre de veneno, pois sou testemunha da quantidade jogada na lavoura. No centro-oeste, no verão, chove e logo depois vem o sol escaldante. As lagartas proliferam que é uma beleza, aí vem um avião jogando veneno, são dezenas de vôos rasantes, atingindo tudo ao redor: pastos do gado, suinocultura, avicultura etc. Eu morei no sítio e presenciava essa cena todo ano. 

            Quanto ao uso de hormônios, estás enganado, não é usado no país, não por causa dos brasileiros, mas o Brasil é exportador de carnes em geral (bovina, suíno e frango) e os países importadores fazem análise periódica, se detectarem substâncias proibidas suspendem a importação.

      2. Edsonmarcon

        14 de março de 2014 4:45 pm

        esquecimento

        Vc parece esquecer, ou não quer lembrar, que vegetais também possuem toxinas.

        Até mesmo alguns usados como alimento.

        E vc comeu produtos de origem animal na infância, ou teria morrido.

        1. CELSO ORRICO

          14 de março de 2014 4:59 pm

          Edsonmarcon

          claro que os vegetais tb contém toxinas, mas nem se compara com a quantidade dos animais..bem, quanto à comer na infância eu ainda não exercia meu livre arbítrio e nme culpo meus pais por isso..quanto a ter morrido, tenho dúivdas quanto à isso..o homem , por uma questão cultural e não biológica, é o único animal que continua consumindo leite após o desmame se fosse por isso os demais morreriam assim que desmamasse..

          faço uma discussão honesta, logo não cabe aqui  o ” não quer lembrar”..sigo na linha da sua frase de Rosa Luxemburgo.. respeito quem pensa diferente..

          1. Edsonmarcon

            14 de março de 2014 6:03 pm

            quanto a ter morrido, tenho

            quanto a ter morrido, tenho dúivdas quanto à isso..o homem , por uma questão cultural e não biológica, é o único animal que continua consumindo leite após o desmame se fosse por isso os demais morreriam assim que desmamasse..

               Leite materno é de origem animal, também, ou não? Para tirar suas dúvidas:

            Vegetarianos que tentaram criar os filhos somente com alimentos de origem vegetal acabaram por matar os próprios filhos.

            Dois casos, um nos EUA e outro no Reino Unido:

             

            Casal vegetariano é condenado à prisão por morte de filho

            http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/05/070510_casalveget

             

            Pais vegetarianos são processados após morte de bebê por raquitismo agudo

            http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2014/01/28/pais-vegetari

             

          2. Jaime

            15 de março de 2014 4:32 am

            Quer dizer que não

            Quer dizer que não vegetarianos nunca mataram os filhos por desnutrição? Esses casos citados obviamente não provam nada, apenas que aqueles pais não forneceram uma dieta adequada ou insuficiente, sem falar na possibilidade da criança ter morrido por outro problema congênito não diagnosticado. E com SUCO de soja e maçã seria surpreendente se o bebê não tivesse morrido. A dieta vegetariana precisa ser adequada, assim como qualquer outra categoria de dieta/alimentação, prover calorias suficientes e macro e micro nutrientes – e te falo: não é muito difícil.

        2. Galvão

          14 de março de 2014 5:12 pm

          sobrevivencia…

          Se a dieta dos nossos ancestrais fosse à base de legumes e verduras, é bem provavel que teriamos evoluido de outra forma. E provavelmente teramos a forma de insetos.

          1. Edsonmarcon

            14 de março de 2014 6:31 pm

            sim

            Se tivésemos mantido a diea de nossos ancentrais, ainda estaríamos nas árvores.

            Existe um consenso de que foi a mudança para o consumo de carne que permitiu ao cérebro se desenvolver e nos tornarmos humanos.

             Precisamos de proteínas de origem animal. Ponto.

            As posições contrárias são filosóficas, e não biológicas.

            NENHUMA associação médica recomenda uma dieta exclusivamente de origem vegetal.

             

          2. Jaime

            15 de março de 2014 2:06 am

            Vejamos …

            Edson, Você está enganado. Não precisamos de proteínas de origem animal. Precisamos dos aminoácidos essenciais. Ponto. Esses podem ser obtidos de alimentos vegetais, como todas, eu disse TODAS, as tabelas nutricionais feitas ou aprovadas por cientistas comprovam. Se duvida, procure o feijão preto, a castanha do caju ou pistaches nessa tabela: http://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list . Todos tem score de 100 ou mais para a quantidade e equilíbrio de aminoácidos essenciais. Essa posição é científica, não filosófica.
            Quanto às associações médicas, você também está errado. Inclua aí também as associações de nutricionistas:
            American Heart Association, FDA, associação de nutricionistas do Canadá, e dos EUA, já declararam ser a dieta vegetariana balanceada adequada.

          3. Edsonmarcon

            15 de março de 2014 4:14 am

            de novo

             EXPLIQUE ISSO, SE PODEMOS VIVER SOMENTE COM VEGETAIS

             

            Casal vegetariano é condenado à prisão por morte de filho

            http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/05/070510_casalveget

             

            Pais vegetarianos são processados após morte de bebê por raquitismo agudo

            http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2014/01/28/pais-vegetari

             

          4. roberto quintas

            19 de março de 2014 8:36 pm

            Listas que nada dizem

            lista por lista tambem tem esta:

            http://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list#

            isso não significa que uma dieta exclusivamente vegetariana seja a mais adequada.

             mais fatos, menos doutrinação.

          5. roberto quintas

            19 de março de 2014 8:48 pm

            estudos

            eu vou citar um eestudo onde fica demonstrado que a capacidade do organismo em absorver proteína é melhor a animal do que a vegetal.

             

            TABELA 1 – Teores de proteínas de alimentos protéicos avaliadosFontes de proteína

            Proteínas (g/100 g)

            Carne de rã sem osso desidratada

            84,55 a

            Carne bovina desidratada

            81,76 b

            Caseína comercial

            81,57 b

            Rã com osso desidratada

            66,28 c

            Carne de rã mecanicamente separada desidratada

            65,80 c

            Proteína texturizada de soja

            53,28 d

            Ovo em pó (liofilizado)

            48,56 e

            Farinha de soja

            41,85 f

            Farinha de soja KTI-LOX-

            40,00 f

            Farinha de feijão pérola cozido e seco

            20,30 g

            Trigo (farinha de trigo)

            11,56 h

            Milho (fubá)

            6,93 i

             

      3. alfredo machado

        14 de março de 2014 6:39 pm

        Carne

        Celso,

        Obrigado pelo retorno ponderado,

        Você, ao contrário de mim, tem grande apreço pelo tema e pela comida vegetariana.Sobre a utilização de agrotóxicos em nossas lavouras, só acomteceu porque temos no CN uma bancada que atende pelo nome de “ruralista”.

        Bom documentário sobre isto, que eu imagino que você já conheça, é “O mundo segundo a Monsanto”, está no YouTube, no qual as sementes transgênicas são o ator principal. São liberadas porque não existem pesquisas que as reconheçam como maléficas, só esquecem de diser que as caras $$$ pesquisas sobre tais sementes são proibidas de serem feitas, é o dedão do Bilderberg deixando a sua impressão digital. 

        Quanto aos produtos orgânicos, são muito bons.

        Um abraço

  12. Carlos Dias

    14 de março de 2014 4:40 pm

    Olha, pessoal, sou leigo no tema

    mas já li qualquer coisa sobre os aminoácidos essenciais.. parece que são uns 20… Segundo pude ler nos textos da própria internet, os vegetais não possuem todos esses aminoácidos. As estruturas celulares básicas são constituídas de proteínas que são formadas à partir de instruções codificadas no RNA. Para formar toda a gama de proteínas e variantes é preciso ter disponíveis os aminoácidos essenciais nas proporções que assegurem as sínteses.

    Seria bom que algum nutricionista, médico ou biólogo que esteja lendo o blog nos esclareça esse tema e que se crie um post para explicar com mais autoridade essa controversa questão.

     

    1. lenita

      14 de março de 2014 5:55 pm

      Nenhum alimento de origem

      Nenhum alimento de origem vegetal possui todos os aminoácidos essenciais. Podemos conseguí-los através de misturas de alguns deles. Por exemplo, arroz com feijão é uma excelente mistura, no sentido de quase prover todos os aminoácidos essenciais. Outros alimentos  tb quase perfeitos em termos proteicos, são as castanhas, amendoins, etc, principalmente a Castanha do Pará, até chamada por alguns de “carne”  vegetal. Nunca se deve esquecer que uma boa nutrição necessita de outras fontes de vitaminas e minerais, presentes nos vegetais. E tb que uma alimentação com excesso de proteínas sobrecarrega muito os órgãos destinados à metabolização, como o fígado e a eliminação do que não é aproveitado, como os rins. Isto de uma forma bem simples, para que muitos possam entender. EQUILÍBRIO é a palavra.

      1. CELSO ORRICO

        14 de março de 2014 6:52 pm

        Lenita..

        vc abordou bem a questão dos aminoácidos essenciais e a necessidade de Equlibrar a alimentação..é por aí mesmo..meu prato preferido é arroz, feijão , farinha e salada..rs

        1. lenita

          14 de março de 2014 7:29 pm

          Fico contente de poder dar

          Fico contente de poder dar uma contribuição. Infelizmente as informações s/ Nutrição são feitas de modo errôneo, algumas vezes tb de forma proposital, pelas industrias. Não sei se vc se recorda da famosa “Danoninho vale por um bifinho”. Agora a moda é “barrinha de cereais”, além do vinho, água em excesso, azeites, etc. com “pesquisas” todas pagas pelas indústrias de alimentos. Longe de mim dizer que são alimentos ruins, mas não a “Oitava maravilha” do mundo, como querem pregar.

    2. Jaime

      15 de março de 2014 1:54 am

      Os textos que você leu estão errados.

       

      É científico: feijão preto (ainda mais com arroz), castanha de caju, pistache, são exemplos de alimentos que *sozinhos* contém em equilíbrio e quantidades adequadas todos os aminoácidos essenciais.  Combinações de alimentos, então, são muitíssimas.

      Castanha de caju

      Feijão preto

      Pistache

       

  13. lenita

    14 de março de 2014 4:49 pm

    A carne de boi, ou de vaca,

    A carne de boi, ou de vaca, não é essencial.  Deixando claro que todo alimento de origem animal, menos o leite e o ovo, são considerados como CARNE. Em nutrição, o  correto  é  dizer carne de peixe, carne de frango, carne de vaca ou de outro animal qualquer usado  na  alimentação. Uma boa alimentação , no caso de adultos, até pode prescindir de carne de um modo geral, que é excelente fonte de proteínas, de ferro de alto aproveitamento e de vitaminas só encontradas e absorvidas em presença de gordura, como as lipossolúveis (A, D, E e K. Porém essa alimentação acaba sendo muito cara, pois a carne teria de ser substituida por  alimentos integrais , proibidos p/ a grande maioria da população. O ovo sim, seria uma boa opção, mas quem aguenta comê-lo diariamente? e o leite é pobre em Ferro, o que pode levar à anemia. Também já tive casos na família, em que a alimentação vegetariana em criança, levou a uma baixa do sistema imunológico da mesma. Tirem as suas conclusões.

  14. André Oliveira

    14 de março de 2014 7:52 pm

    Ofensa? Onde? Além disso,

    Ofensa? Onde? Além disso, segundo meu médico, a nutricionista está correta. 

  15. savio p

    14 de março de 2014 8:09 pm

    carne não é essencial. Pode

    carne não é essencial. Pode ser pro paladar de quem come. Eu não como há quase 10 anos e estou bem saudável. Considero melhor até do que na época em que comia carne.

    Discordo dessa indústria de alimentos onde os bovinos, frango, etc são praticamente “cultivados” como se fossem plantas. A crueldade que é alimentar à base de hormônios e transgênicos um frango para que seja abatido apenas 52 dias após o ovo ter sido botado é nojento.

    Sim, os agrotóxicos são um grande problema para os vegetarianos, e a alimentação totalmente orgânica é uma realidade de poucos. Mas eu sigo meu caminho, muito vivo e com muita saúde, sem absolutamente nada do tal essencial que vcs etão dizendo sobre a carne. Não é.

    1. Jaime

      15 de março de 2014 1:40 am

      Não é só na percepção que a carne não é necessária.

      Na verdade, é científico: vários alimentos vegetais têm quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais. Sem falar que ninguém come só um tipo de alimento. Por exemplo, http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3095/2 (an Amino Acid Score of 100 or higher indicates a complete or high-quality protein.)

       

  16. Jaime

    14 de março de 2014 11:42 pm

    17 anos sem carne.

    Caso por caso, vai o meu: estou com 42 anos, há 17 sem comer carne. Não tomo nenhum remédio de uso contínuo. Meus checkups anuais, endocrinologista e cardiologista, estão 100% aprovados.

    O mito da proteína é dose, viu. Tem que consumir muitos poucos alimentos para ter carência de proteína. Até o reino mineral sabe que arroz+feijão têm todos os aminoácidos essenciais; ou castanhas e nozes que são completos.

    E quem tiver dúvidas, consulte aqui: http://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list   ou aqui http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3095/2

    Vejam que vários tipos de nozes e castanhas têm pontuação de 100% para o critério “protein quality”/”aminoacid score”.

     

    1. CELSO ORRICO

      14 de março de 2014 11:51 pm

      Jaime

      vc com 42 anos e eu com 62 com bem mais de 30 anos sem comer carne, não tomo nenhum remédio e todos os anos nos meus exames de rotina meu médico diz para eu atravesar a rua e me apresentar ao Tiro de Guerra, saúde ótima..não gosto de catequizar ninguém sobre isso mas gosto de discutir sobre o assunto.convivo cercado de parentes e amigos carnívoros  e cada um na suae a amizade continua..

    2. roberto quintas

      19 de março de 2014 8:31 pm

      niveis de nutrientes

      a matéria citada em link demonstra os niveis de nutrientes da noz, o que não significa que se deva excluir ou suprimir outras fontes de alimentação.

      cito o artigo: “Nutrition Data’s Opinion, Completeness Score™, Fullness Factor™, Rating, Estimated Glycemic Load (eGL), and Better Choices Substitutions™ are editorial opinions of NutritionData.com, given without warranty, and are not intended to replace the advice of a nutritionist or health-care professional. Nutrition Data’s opinions and ratings are based on weighted averages of the nutrient densities of those nutrients for which the FDA has established Daily Values, and do not consider other nutrients that may be important to your health or take into account your individual needs. Consequently, Nutrition Data’s higher-rated foods may not necessarily be healthier for you than lower-rated ones. All foods, regardless of their rating, have the potential to play an important role in your diet.”

      friso o dado de que o artigo é opinativo, que não substutui a orientação de um nutricionista, que não deve ser excluida outras fontes de alimentação e que isso não significa que “comer nozes” fará um indivíduo ser mais saudável.

  17. roberto quintas

    19 de março de 2014 6:42 pm

    Falacia das Testemunhas da Jeovagem

    será que os vegetarianos vão ter a honestidade de avisar ao puiblico que a American Dietetic Association é uma instituição com vínculos com a Igreja Adventista do Sétimo Dia? Que a própria ADA coloca o vegetarianismo como dieta a ser prescrita por médicos? Que a proteína vegetal não é processada da mesma forma que a proteina animal? Que vegetarianos mantém a saúde às custas de suplementos alimentares e injeção de B12?

     

Recomendados para você

Recomendados