Sugerido por Pedro Penide
De O Globo
Serra diz que não há descontrole fiscal no País
Por Silvia Amorim
Serra contraria análise de Aécio sobre economia. Em palestra, ex-governador de São Paulo diz que não há descontrole fiscal, como afirmou o senador mineiro, Aécio Neves.
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) fez ontem análises sobre o quadro econômico brasileiro que se contrapõem ao que tem pregado o pré-candidato tucano à Presidência, o senador Aécio Neves (MG). Em teleconferência para consultores financeiros, ele disse que não vê no Brasil situação econômica “calamitosa” nem “descontrole inflacionário e fiscal”.
— Eu não vejo que o quadro econômico seja tão calamitoso quanto se divulga. Não significa que estamos bem, mas o que não vejo é que seja tão calamitoso — disse Serra, ao começar a análise da conjuntura econômica.
Inicialmente, ele avaliou que não há no país um descontrole da inflação, ao contrário do que têm defendido o PSDB e o próprio Aécio desde o ano passado. O tema foi um dos destaques do programa nacional do partido em 2013 e tem sido usado pelo PSDB para tentar desgastar a imagem do atual governo.
— Há uma perda por ensaio e manobra em relação à inflação, mas não há o risco de descontrole inflacionário — avaliou Serra na palestra.
O tucano também afirmou que a situação na área fiscal do governo federal não é de descontrole nem de calote:
— Há perda de manobra na área fiscal, mas não há perspectiva de descontrole na área fiscal e muito menos de calote. Não há isso.
Em janeiro deste ano, em artigo para o jornal “Folha de S.Paulo”, Aécio afirmou haver no país “um descontrole fiscal generalizado”.
Mais adiante, Serra citou a projeção de crescimento do PIB para 2014 — que ontem foi rebaixado pelo governo de 3,8% para 2,5%. Num discurso moderado, disse que o índice — que o PSDB tem chamado de “pibinho” — não chega a ser uma “tragédia”.
— O PIB por habitante, se crescer 2% este ano, em termos per capita, vai ser da ordem de 1,2%. Não é um desempenho negativo. Não chega a ser uma tragédia. Nada brilhante, nada desastroso.
Serra disse que a presidente Dilma Rousseff tem parcela de culpa pelo pessimismo mundial que ronda a economia brasileira. Segundo o tucano, ela pouco entende de economia e, quando fala sobre o tema, atrapalha, em vez de ajudar.
Sobre o futuro político, Serra não quis falar. Perguntado sobre temas eleitorais,não respondeu, alegando que a palestra era para tratar de questões econômicas.
Cresce no PSDB a pressão para que o ex-governador se candidate a deputado federal. Serra e Aécio têm um acordo para que a pré-candidatura do mineiro à Presidência seja lançada em março. Não está certo se, até essa data, José Serra anunciaria seus planos eleitorais.
Ivan de Union
22 de fevereiro de 2014 12:37 am“Em teleconferência para
“Em teleconferência para consultores financeiros”:
O QUE???????
QUEM SAO ELES????? Ja existe algum “consultor financeiro” que tem coragem de “consultar” JOSE CHIRICO SERRA em publico?????? Entao que a reportagem diga o NOME DELES E AONDE ELES TRABALHAM.
Ate la, a reportagem eh… fantasia, invencao, ou o mais provavel: paga, paguissima.
Nao existe UNZINHO desse ficticios “consultores” que confessaria em publico ter feito essa “consulta”…
Ivan de Union
22 de fevereiro de 2014 12:38 am“Cresce no PSDB a pressão
“Cresce no PSDB a pressão para que o ex-governador se candidate a deputado federal”:
Eh que com uma bunda desse tamanho, ainda leva um tempao pra pintar a coisa toda de vermelho.
Ricardo Cesar
22 de fevereiro de 2014 12:42 amSerra rides again!
Serra rides again!
lenita
22 de fevereiro de 2014 1:40 amE ele está baixando a bola do
E ele está baixando a bola do Aécio. Mistérios do Serra ! ou isto era mais que esperado?
Zé Mané
22 de fevereiro de 2014 1:40 amEstranho…
Estranho…
emerson57
22 de fevereiro de 2014 1:44 am45
ÇERRA É 45.
Gilson AS
22 de fevereiro de 2014 2:08 amEle voltou, o fantasma voltou
Ele voltou, o fantasma voltou novamente…
Não vai demorar muito, e o Serra vai dizer que o melhor para o Brasil é votar na Dilma.
Querem apostar ?
Coitado do Aécio quando atravessou na frente de Serra.
edsontadeu
22 de fevereiro de 2014 2:54 amPELO QUE SEI A PRESIDENTRE
PELO QUE SEI A PRESIDENTRE DILMA É ECONOMISTA, E SERRA O QUE É, FALSO PROFESSOR, SE BATEU NUMA SALA DE AULA PARA FAZER UMA CONTA DE DIVIDIR. DIPLOMA FALSO. E TEM MAIS. ELE DIZ QUE NAO VÊ DESCONTROLE NEM DA INFLAÇAO DA DA CARGA FISCAL. E DEPOIS DIZ QUE A PRESIDENTE NAO ENTENDE DE ECONOMIA. COISA D E MALUCO. DE GENTE QUE SO QUER DAR UM GOLPE DE CINISMO. FAC ISMO. ETC.
Taques
22 de fevereiro de 2014 9:37 amJesus!!!
O quê que o cara
Jesus!!!
O quê que o cara disse nesta entrevista para você ter enxergado “facismo (sic)”???
Marcus Lima
22 de fevereiro de 2014 1:35 pmCuidado com informações
Ter cuidado aqui é fundamental. José Serra é professor de economia, tendo participado da fundação do Instituto de Economia da Unicamp. A despeito de suas guinada a direita ( quando economista defendia correntes menos ortodoxas), é preciso por as coisas no lugar. Informações aqui:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2006/ju340pag2.html
Dilma participou de mestrado, doutorado na mesma Unicamp. Mas não concluir as teses. Sendo economista, tendo participado de mestrado e doutorado, é um descabimento dizer que ” não entende de economia”. Portanto, restaure-se o bom senso: nem Serra é um ” falso professor”, nem Dilma é ” uma desentendida de economia”.
O Clima político do país leva a isso nesse momento. Vivemos o império do Mal Senso: dois lados que se demonizam, feito não fossem parecidos.
Calvin
24 de fevereiro de 2014 5:04 pmÉ isso aí. Os áulicos é que
É isso aí. Os áulicos é que estão perdidos com a gerenta impacienta batendo cabeça, e estão atarantados por um oposicionista ter jogado a bóia…
Lucinei
22 de fevereiro de 2014 3:14 amHahahah!
Quis dar uma de
Hahahah!
Quis dar uma de “economista sério” de novo e a própria globo entrou de sola, hahaha! Tá pensando o quê? O jogo é duro, hahah!
José de França
22 de fevereiro de 2014 3:54 amEsses tucanos não sabem o que
Esses tucanos não sabem o que falam e falam o que não sabem.
Estão perdidinhos.
Será divertidíssimo. Vão perder mais uma.
E ainda por cima ficam reclamando que é o PT que não deixa a oposição ´´florescer´´…
Doo Doo Kampos
22 de fevereiro de 2014 1:21 pmHmmm, sei não … coisa de Cuco (melhor que o Tucano p/o PSDB)
Assim como FHC apoiou Maluf e Serra apoiou Kassab, contra seu próprio partido (Alckmin), acho que Serrote vai emCampar o candidato do PSDB sem “D” contra Aécio…
Em ninho de trairas, todo Tucano é Cuco!
(PS: Como todos devem saber, a ave mãe Cuco não tem saco para chocar seus ovos, então os põe (um por vez) em ninhos de outras espécies menores. Quando todos eclodem, o filhote Cuco, maior, empurra os demais filhotes para a morte fora do ninho, passando a gozar exclusivo da enganada mãe adotiva, que o alimentará até o primeiro vôo.