26 de setembro de 2026

Republicanos podem perder maioria na Câmara dos EUA

Levantamento registrou 15 disputas em direção aos democratas e projeta ganho de cinco a 15 cadeiras para o partido nas eleições de novembro
Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Foto: Wikipedia

Republicanos enfrentam cenário apertado para manter maioria na Câmara nas eleições de meio de mandato em novembro.
Democratas precisam de três cadeiras líquidas para maioria e podem ampliar bancada para 220-230 assentos.
Redistritamento e vantagem financeira dos republicanos não evitaram cenário desfavorável segundo Cook Political Report.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

Os republicanos enfrentam um cenário cada vez mais apertado para manter o controle da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nas eleições de meio de mandato, marcadas para novembro, segundo dados do Cook Political Report, instituto independente de análise eleitoral, que deslocou 15 disputas em direção aos democratas.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Números do relatório divulgado pela Axios mostram que os democratas precisam conquistar três cadeiras líquidas para assumir a maioria. Na avaliação mais recente, o cenário mais provável é que o partido amplie sua bancada entre cinco e 15 assentos, chegando a uma faixa de 220 a 230 cadeiras na próxima legislatura.

O Cook considera que o ambiente eleitoral se tornou mais desfavorável aos republicanos mesmo depois de esforços do partido para ampliar sua margem por meio de mudanças nos mapas eleitorais e de uma vantagem financeira sobre os democratas. As 435 cadeiras da Câmara serão disputadas em novembro.

Mapas eleitorais e dinheiro

Os republicanos apostaram durante boa parte do ciclo eleitoral em ganhos decorrentes do redistritamento realizado em diferentes estados. Segundo o Cook, entretanto, novos mapas eleitorais aprovados na Califórnia e em Utah praticamente compensam parte das vantagens obtidas pelos republicanos em outros locais.

Na arrecadação, o Partido Republicano mantém uma vantagem significativa. O National Republican Congressional Committee (NRCC), braço eleitoral dos republicanos na Câmara, entrou na reta final com cerca de US$ 13 milhões a mais em caixa do que o Democratic Congressional Campaign Committee (DCCC). O valor representa a maior vantagem financeira registrada pelo NRCC sobre o comitê democrata nesse momento de um ciclo eleitoral.

Outro fator citado é a localização das disputas mais competitivas. Grande parte dos distritos classificados como mais disputados foi vencida por Donald Trump na eleição presidencial de 2024.

Entretanto, a análise mostra que Trump apresenta índices de aprovação inferiores aos de desaprovação em vários desses distritos, em parte devido à avaliação dos eleitores sobre a condução da economia. O distrito mediano entre aqueles classificados como Toss Up deu a Trump uma vantagem de sete pontos percentuais em 2024.

Na avaliação divulgada pela Cook na sexta-feira, havia 17 cadeiras republicanas classificadas como Toss Up, contra cinco democratas. A classificação significa que o resultado é considerado particularmente competitivo, e não que uma vitória de determinado partido esteja definida.

A avaliação mais recente disponível na página de classificações do Cook, publicada em 25 de setembro, passou a registrar 22 disputas na categoria Toss Up, indicando que o mapa eleitoral permanece sujeito a alterações conforme a campanha avança.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendados para você

Recomendados