15 de outubro de 2026

Modelo econômico de Milei amplia crise social na Argentina, dizem economistas

Economistas apontam perda salarial, aumento da inadimplência e dependência externa e alertam para riscos de adoção da receita pelo Brasil
Javier Milei e Flávio Bolsonaro na Convenção do PL - Reprodução PL

O programa econômico de Milei na Argentina reduziu a inflação, mas piorou renda, emprego e aumentou inadimplência e dependência externa.
Cortes fiscais afetaram infraestrutura e salários, e a dívida com FMI chegou a US$ 57 bi, limitando autonomia econômica argentina.
Economistas alertam que Brasil tem cenário distinto, com inflação baixa e autonomia financeira, e recomenda foco em renda e inovação.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O programa econômico do presidente argentino Javier Milei reduziu a inflação, mas agravou as condições de vida da população e ampliou a dependência financeira externa do país.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Essa é a avaliação da economista brasileira Laura Carvalho, do ex-ministro da Economia argentino Martín Guzmán e do Nobel de Economia Joseph Stiglitz, em artigo publicado pelo Project Syndicate, onde analisam os resultados da política argentina diante da proposta de Flávio Bolsonaro de adotar Milei como referência econômica para o Brasil.

Segundo os economistas, a inflação argentina caiu para 33,5% em 12 meses, mas o resultado veio acompanhado de perda de renda, deterioração do mercado de trabalho e retração da atividade econômica. Desde o início do governo Milei, os salários reais recuaram 8%, enquanto o desemprego subiu de 5,7% para 7,9%.

A inadimplência das famílias também atingiu níveis recordes: 12,8% dos empréstimos bancários estavam em atraso, ante 4,5% um ano antes. O índice representa cerca de 6 milhões de argentinos. Ao mesmo tempo, o investimento caiu 11,1% no segundo trimestre, na comparação anual, e o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,6% em relação ao trimestre anterior.

Ajuste fiscal e dependência externa

O programa de Milei combinou cortes de gastos públicos, redução de impostos para os mais ricos, incentivos a grandes investimentos e uso do câmbio como instrumento de combate à inflação. O ajuste fiscal atingiu áreas como infraestrutura, ciência e universidades públicas, enquanto a inflação corroeu o valor real de aposentadorias e salários do funcionalismo.

Os autores destacam que a sustentação do peso argentino dependeu de recursos externos, incluindo novos empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e uma intervenção do Tesouro dos Estados Unidos para apoiar a moeda. Com a dívida junto ao Fundo chegando a US$ 57 bilhões, a Argentina enfrenta dificuldades para cumprir o cronograma de pagamentos e pode permanecer dependente do organismo por anos.

Na avaliação dos economistas, essa vulnerabilidade limita a autonomia econômica do país. Eles argumentam que a redução da inflação, embora represente um avanço parcial, não compensou os custos sociais e produtivos do programa.

Brasil enfrenta outro cenário

Carvalho, Guzmán e Stiglitz ressaltam que as condições brasileiras são diferentes das argentinas quando Milei assumiu a Presidência, em dezembro de 2023. Naquele ano, a inflação da Argentina chegou a 211%, enquanto a brasileira estava em torno de 4,2% no cenário descrito pelo artigo.

Para os autores, o desafio brasileiro é elevar a renda real dos trabalhadores, criar empregos de melhor qualidade e reduzir os juros, de modo a estabilizar a dívida pública e ampliar o investimento produtivo. Eles observam que o peso dos juros sobre as contas públicas brasileiras é um fator central da restrição fiscal, diferentemente do quadro argentino.

O Brasil quitou sua dívida com o FMI em 2005 e não voltou a recorrer ao organismo desde então. Os economistas defendem a preservação dessa autonomia e uma estratégia de desenvolvimento baseada na diversificação produtiva e na inovação, em vez de maior dependência de commodities e financiamento externo.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendados para você

Recomendados