19 de outubro de 2026

A questão nacional precisa ser reincorporada na agenda pública, por Roberto Bitencourt da Silva

A questão envolve a atenção em torno do uso nacional das riquezas produzidas no país e a internalização da tecnologia nas cadeias produtivas.
Reprodução

A questão nacional no Brasil envolve o uso das riquezas e a internalização tecnológica para reduzir dependência externa.
Leis recentes (Redata e terras raras) ampliam controle estrangeiro sobre datacenters e minerais estratégicos no país.
Emenda constitucional de 1995 e regras da OMC limitam o poder nacional de proteger a economia e a inovação tecnológica.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

A questão nacional precisa ser reincorporada na agenda pública

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Por Roberto Bitencourt da Silva

No passado, a questão nacional foi uma espécie importante de assunto repercutido no debate público brasileiro. Diferentes atores sociais e organismos coletivos e populares manifestavam preocupações com os tipos de relações firmadas entre a economia brasileira e o capital internacional.

A questão nacional envolvia – e envolve – a atenção em torno do uso nacional das riquezas produzidas no país e o olhar dirigido para a internalização da tecnologia nas cadeias produtivas. Interesses que implicam em recusar a dependência financeira e tecnológica nacional, em face das potências centrais do capitalismo e das suas megacorporações.

Essa dependência consagra a drenagem dos excedentes formados pelo trabalho nacional, cujos fluxos direcionam-se para o exterior. Com isso, diminui o fundo público brasileiro e, portanto, os recursos para a educação pública.

A respeito, no mês de setembro, foram sancionadas pelo governo federal duas leis que merecem especial atenção: o Redata e a lei das terras raras e minerais críticos e estratégicos. O Redata (Lei nº 15.504, de 15 set. 2026) consiste em um instrumento legal que estabelece normas amplamente favoráveis à participação do capital estrangeiro e ao seu controle sobre o funcionamento dos datacenters em território nacional. Por sua vez, a lei das terras raras (Lei nº 15.506, de 16 set.2026) define um conjunto de regras que visa articular a atuação dos capitais sediados no Brasil e no exterior, franqueando ao capital estrangeiro garantias e estímulos na exploração dos minerais e no seu processamento industrial.

Trata-se de dois instrumentos normativos que foram aprovados sem o necessário e atencioso debate público, mas que guardam potencial de tolher, futuramente, o domínio tecnológico nacional em ambas as frentes econômicas, além de, acrítica e desnecessariamente, erodir a capacidade de formação das receitas nacionais, com os privilégios concedidos ao capital dos países imperialistas.

O pano de fundo – jurídico – da aprovação de diplomas legais tão nocivos aos interesses nacionais, como estes, corresponde à emenda constitucional (EC) nº 6/1995 e à adequação do ordenamento jurídico brasileiro ao princípio da não-discriminação às empresas estrangeiras.

A referida EC anulou a distinção entre empresa de capital nacional e empresa de capital estrangeiro, diluindo suas diferenças sob o ponto de vista legal, desidratando o poder nacional de definir leis e projetos econômicos que protejam a economia do país e criem estufas de inovação e domínio autóctone de tecnologia. Quanto ao princípio da não-discriminação, postulado pela Organização Mundial do Comércio, ele preconiza que um país-membro ofereça tratamento igual para os capitais residentes em qualquer parte do planeta, independentemente das suas origens geográficas.

Questionar esses princípios jurídicos e econômicos é de vital importância, de maneira a recolocar a questão nacional novamente no centro da agenda pública brasileira, almejando defender a economia e o desenvolvimento tecnológico soberano do Brasil. Sem políticas voltadas a impulsionar o progresso tecnológico autóctone, é a própria educação pública – básica e superior – que se vê moldada por aspirações sociais diminutas, amesquinhando as suas potencialidades criativas e incidindo em investimentos orçamentários menores.

Roberto Bitencourt da Silva – doutor em História (UFF) e mestre em Ciência Política (UFRJ), presidente da Adesfaetec, seção sindical do Andes-SN.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: https://www.catarse.me/JORNALGGN “

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendados para você

Recomendados