Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – Lula teria dito que a sugestão da senadora Káia Abreu, de susbtituir Fernando Haddad (PT) por Ciro Gomes (PDT) no segundo turno da eleição presidencial, é uma “maluquice”. A jornalista Mônica Bergamo publicou a informação nesta sexta (12), indicando que o ex-presidente respondeu isso a interlocutores que o visitaram em Curitiba.
Na quarta (10), mesmo dia que o PDT declarou um “apoio crítico” e frio à campanha de Haddad, Abreu veio a público com a proposta de Haddad desistir do pleito. Segundo ela, há um artigo na Constituição que prevê a entrada do terceiro mais votado na disputa em caso de morte ou desistência do segundo colocado.
No Twitter, Abreu escreveu: “Haddad renuncie e mostre que o Brasil é mais importante que o poder.” Haddad encerrou o primeiro turno com 29% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro. Ciro Gomes, que chegou o terceirou, tirou 12% dos votos. Ele ensaiou uma aproximação com o PT logo após a derrota, mas esta semana, quando seu partido declarou apoio a Haddad, ele viajou à Europa para “descansar”.
VITÓRIA
Ainda segundo Bergamo, Lula teria dito que a vitória nesta eleição é difícil, mas não impossível. “Caso frustrada, o importante seria o PT ‘qualificar a derrota’, apontando ‘a tragédia que virá’. ‘O tsunami vai e volta’, e a disputa política não se encerra em uma eleição, teria dito ele aos visitantes.”
Naldo
12 de outubro de 2018 1:09 pmPiada pronta?
Tem jornalista
Piada pronta?
Tem jornalista que a título de crítica coloca o vídeo de campanha do capetão por inteiro em seu blog……
O amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido inventou o apoio crítico, agora estão inventando a crítica que apóia……
Maria Luisa
12 de outubro de 2018 1:10 pmEu eu eu!
Essa ideia de que Ciro pode ganhar de Bolsonaro e Haddad não, me parece equivocada. Pressupõe que todos os petistas irão votar no Ciro mas no caso contrario, os ciristas não votam no Haddad… Francamente, se Ciro chegasse em segundo, estaria fazendo campanha por ele. Não é o caso e acho irresponsabilidade do Ciro e demais pedetistas não apoiarem fortemente Fernando Haddad. De resto, Lula esta certo. Essa é uma eleição importante, mas outras, esperemos, virão.
anarquista sério
12 de outubro de 2018 1:22 pmO Globo listou as rasteiras
O Globo listou as rasteiras que Lula deu em Ciro Gomes:
“Optou por lançar Fernando Haddad, de seu próprio partido, para seguir controlando a esquerda sem que ninguém lhe fizesse sombra. Em seguida, deu início à estratégia de moer aliados. Primeiro, obrigou o PCdoB a entrar na coligação petista, ameaçando atuar para que os comunistas não ultrapassassem a cláusula de barreira — o que acabou ocorrendo. Em seguida, inviabilizou a aliança do PSB com Ciro, avisando que lançaria Marília Arraes na disputa contra o governador socialista de Pernambuco, Paulo Câmara, caso o partido apoiasse o pedetista (…).
Há um mês, após qualificar a candidatura de Haddad como ‘fraudulenta’, Ciro cravou: ‘isso vai dar merda, não tenho a menor dúvida. (…) A gente não pode chamar a nação para dançar na beira do abismo’. Lula chamou. Fora do segundo turno, Ciro lavou as mãos.”
Anarquista Lúcida
12 de outubro de 2018 7:10 pmÉ, que rasteira! Optar pelo próprio partido em vez de Ciro!
Cada palhaço que aparece. Mas esse aí é conhecido, e está apoiando o fascismo.
Jaide
12 de outubro de 2018 1:52 pmE haja dificuldade de aceitar o resultado…
O Ciro Gomes teve cerca de 12% dos votos no primeiro turno, o Haddad quase 30%. Ponto.
Mas o terceiro colocado ganharia do Bolsonaro no segundo turno, numa crença baseada em pesquisas.
Pesquisas?
Dos institutos que afirmavam que Dilma e Suplicy lideravam a corrida pro senado em seus estados?
Pois sim.
Pelo visto, a miopia nas análises não é exclusividade de cientistas políticos.
Wilton Santos
12 de outubro de 2018 2:00 pmO Haddad tem crescido muito
O Haddad tem crescido muito nessa campanha do 2º turno. Está ganhando luz própria e se apresentando aos brasileiros como a renovação do PT. O Lula e o PT estão certos em insistirem na candidatura do ex-prefeito de São Paulo. Por outro lado o Ciro sai muito menor dessas eleições, seus ataques covardes ao Lula e ao PT e agora sua fuga covarde da luta contra o fascismo são fatos que revelam como é uma pessoa egocênttrica e mesquinha. Um estadista não abandonaria seu país em uma situação tão delicada e decisiva.
O 2º turno começa para valer hoje, dia 12 de outubro,quando recomeça a propaganda eleitoral televisiva. É agora que os brasileiros conhecerão para valer as propostas de governo e a personalidade do próximo presidente. Se mesmo comparando os candidatos e as propostas os brasileiros escolherem o Collor, digo, Bolsonaro, paciência!
Marcos Videira
12 de outubro de 2018 2:29 pmA arrogância que nos destrói
WILTON: você foi um dos comentaristas aqui no blog que sempre criticou com virulência ao Ciro. Agora, até o Lula admite que a eleição pode estar perdida. Por que ? Pela razão que foi apontada por muitos analistas, inclusive petistas e aliados: o forte ódio antipetista. Mas quem expressava essa opinião era fortemente ofendido (na maioria das vezes com ataques à pessoa e não ao argumento). Você sabe, porque é vbem informado, que os estrategistas do PT colocaram como prioridade nesta eleição a hegemonia do partido sobre os interesses nacionais. Teve dirigente que, sectária e arrogantemente, escreveu no site 247 que aliança com o PT seria difícil, porque teria que aceitar duas condições: o candidato a presidente seria do PT e o vice também !!! Você também sabe que o PT agiu para impedir que o Ciro fizesse aliança e aumentasse o tempo de TV. Para isso até “matou” a candidatura de Marília Arraes em PE. Não atacou o Coiso durante a campanha, porque ele seria um adversário fácil de ser batido e era problema do Alckmin. Estou repetindo o que você já sabe, não é verdade ?
Agora que o PT viu que sozinho ele vai fuder com o Brasil, está correndo atrás de formar a Frente Democrática que ele mesquinhamente recusou. E colocou no comando da campanha Jaques Wagner (que foi um dos que defendeu a frente e recusou ser vice, pois reconhecia a fraqueza política momentânea do PT).
Apesar de ter razões de sobra, eu penso que o Ciro está errado. Deveria estar junto com Jaques Wagner e Haddad ajudando a constituir a frente. Apesar do PT. Apesar do PT – entendeu bem Wilton ?
Finalmente: penso que Ciro está errado, mas petistas como você, que se comportaram de forma arrogante, agora se mostram contraditórios.Vou votar 13, mas com imensa tristeza porque vi morrer aquele partido que vi nascer em 1980.
Wilton Santos
12 de outubro de 2018 3:24 pmImpressionante como muitos
Impressionante como muitos culpam a vítima pelo crime. O golpe está sendo bancado não só pelos militares, membros do judiciário, mídia, como também pela classe empresarial. O PT fez sua parte de resistir, colocar em disputa um projeto político que contemple setores oprimidos como a classe trabalhadora, movimentos sociais, indígenas, jovens, negros e outras minorias.
O Ciro teve muitas oportunidades de se aproximar do PT e não o fez. Se ele aceitasse ser vice do Lula certamente seria o candidato de uma frente de esquerda. Ele descartou essa possibilidade e endossou o discurso antipetista que gestou o clima de ódio à esquerda. Isso sem falar dessa besteira de que o PT quer a hegemonia da esquerda. Se o Ciro se incomoda tanto com isso, que crie um partido e dispute na sociedade essa hegemonia.
Outra coisa, se o PT abandonasse a disputa o partido simplesmente desapareceria e o legado do Lula não seria defendido por ninguém. O que as oligarquias querem é justamente isso o fim do PT e que o Lula seja esquecido e rejeitado pelos brasileiros. A única plataforma política que se apresentou para defender o Lula e seu legado foi o PT. E é por isso que é legítimo que o partido se apresente no pleito, para defender um projeto político que está sendo criminalizado injustamente que beneficiou milhões de brasileiros.
Marcos Videira
12 de outubro de 2018 5:26 pmNão se perca no secundário
WILTON: “Isso sem falar dessa besteira de que o PT quer a hegemonia da esquerda.”
Essa sua afirmação é falsa e, tomada como premissa, turva todo o seu raciocínio. Procure se informar e verá que você está equivocado. Busque aquela entrevista que o Nassif fez com os estrategistas do PT. Leia o que dizem analistas de várias tendências.
Mas apesar de tudo isso, continue batalhando para derrotar o fascista porque isso é o prioritário neste momento. Eu vou votar 13 e, nos meus restritos limites de influência, vou defender o voto em Haddad (inclusive porque é um político que admiro por sua integridade).
Wilton Santos
12 de outubro de 2018 5:55 pmÉ lógico que o PT quer ocupar
É lógico que o PT quer ocupar espaço e aumentar sua influência. Essa é a razão de ser de qualquer partido político. É o mesmo que criticar o Barcelona por querer ter hegemoia no campeonato espanhol. Essa critica não faz o menor sentido. O PT tem mesmo que aumentar sua influência na sociedade pois representa forças sociais importantes como os trabalhadores e minorias oprimidas.
O que o PT está fazendo é a mesma coisa que qualquer outro partido faz. O incômodo com o partido se dá por ter sido bem sucedido e se tornado uma força política relevante. É justamente isso que incomoda as oligarquias e outros grupos oportunistas. Destruir o PT é o mesmo que destruir a principal força política de esquerda.
José Manoel Martins
12 de outubro de 2018 4:39 pmConcordo com sua posição
O PT, deveria ter feito a aliança com Ciro, ter dado um passo atrás, e com certeza seria o começo da União das esquerdas. As posições para o segundo turno estariam melhores com esta frente ampla das esquerdas. A chapa Ciro / Haddad neutralizaria anti-petismo, e com grande chance de Vitória.
Anarquista Lúcida
12 de outubro de 2018 7:14 pmHaja cretinice! Entao pq há antipetismo, o PT devia desistir?
Devia abdicar de ser um partido e ter candidatos, e abdicar em favor do candidato de si mesmo? É só o que faltava.
FranSilva
12 de outubro de 2018 10:33 pmNesse momento? Abrir mão de
Nesse momento? Abrir mão de seu candidato… Essa eleição está perdida. Daqui 4 anos, lançam Haddad novamente, sem fascismo no poder…
Naldo
12 de outubro de 2018 2:35 pmAlguns defendem
mas o
Alguns defendem
mas o amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido não ajuda….
Poderia nesse momento estar desdizendo todos os que eram contra o PT apoia-lo, mas correu pras oropas……
Ruim de estratégia acredita que esse gesto será esquecido no futuro…..não será, será lembrado como exemplo da forma que agiu quando as urnas não lhes favoreceram, a candidatura dele estava posta, a verdade é que foi raquítico de votos……..
FranSilva
12 de outubro de 2018 3:18 pmHaddad crescendo? Onde?
Haddad crescendo? Onde?
Wilton Santos
12 de outubro de 2018 6:29 pmEm 4 dias após o 1º turno
Em 4 dias após o 1º turno conseguiu certa de 1 milhão de novos seguidores no facebook sem usar robôs! Alem disso, saiu de 29% para 42% das intenções de votos.
Comin Reuter
13 de outubro de 2018 1:58 amOutro analista
Outro analista que usa o wishfull thinking em vez da lógica.
Haddad não cresceu nada, conforme as pesquisas anteriores, Haddad tinha em média 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha, em média, 43%.
Após o primeiro turno as pesquisas mostraram Bolsonaro com 58% em média, enquanto Haddad apareceu com 42%. Então de fato o que aconteceu foi que Bolsonaro cresceu e Haddad ficou, no máiximo, do mesmo tamanho.
José Manoel Martins
12 de outubro de 2018 2:06 pmNessa altura do campeonato, É maluquice mesmo.
Agora é Haddad.
No entanto esta possibilidade teria que ser feita no começo da campanha, quando Haddad se reuniu com Ciro. O PT não analisou que pregaram na sua testa a culpa por toda corrupção de nosso país, ou seja jogaram farofa no ventilador só que sujou somente a sala do PT. Podem alegar que foi uma injustiça, eu sei, mas limpar a sala é difícil, e em todas a eleições que disputar os adversários políticos vão bater nesta tecla. Entendo que nesta eleição o PT deveria ter dado uma passo atrás e se aliado ao PDT e lançado Ciro como presidente e Haddad vice . Desta Maneira Ciro agiria como um escudo do PT, pois a candidatura do tal Jair esta totalmente calçada anti-Petismo, e com essa aliança PDT PT, enfraquereceria os argumentos dele. Certamente o apoio de Lula a esta aliança faria o mesmo efeito que vemos na candidatura de Haddad.
O que vejo hoje é que o eleitor quer mudança nas estruturas políticas e o combate a corrupção, e é isto que vem dificultando a campanha de Haddad, pois toda vez que argumento sobre as vantagens que ele seria como o futuro presidente, logo meu interlocutor intervém, alegando que não vota em partido corrupto e que precisamos de mudanças.
O PT precisa se organizar, precisa ficar mais próximo de seu eleitor, principalmente pelas redes sociais ,precisa estar presente no comando dos sindicatos trabalhistas para que realmente defenda os direitos do trabalhador.
O futuro do PT e das esquerdas está na sua união e para que isto aconteça todos terão que ceder de suas posições.
anarquista sério
12 de outubro de 2018 2:09 pmNão publicar meu comentário,
Não publicar meu comentário, não significa que Ciro irá apoiar Haddad de corpo e alma.
Nem foi comentário.
Foi uma resposta que dei a Maria Luisa baseado no jornal Globo.
Besteira isso,Nassa.
Vc ,mesmo escondendo a verdade,não vai evitar a derrota de Haddad.—infelizmente.
O seu público não é tão idiota como vc pensa—mas nem os fanáticos petistas.
alexis
12 de outubro de 2018 2:11 pmEngraçado
O PT passou o tempo todo juntando votos lutando contra Bolsonaro e o Ciro passou a eleição toda querendo os votos dos PT
João Souza
12 de outubro de 2018 2:35 pm#DesiteHaddad
Como Lula pode ser tão burro? Se Haddad não desistir, essa será a ultima eleição do Brasil e ele vai apodrecer na cadeia, se for “suicidado”!
Gilson AS
12 de outubro de 2018 5:35 pmVai a merda rapaz.
Está
Vai a merda rapaz.
Está ganhando quando para falar besteira.
Ou fala merda porque é burro mesmo.
Está vendo que em duas semanas não teria como dá uma virada dessa.
Tem mais.
Ciro foi convidado para ser vice do Lula.
Por orgulho e prepotência não aceitou. Queria a cabeça de chapa.
O convite foi feito pra ele ser vice até a impugnação da chapa. O mesmo que aconteceu com Haddad.
Se Ciro fosse mais intolerante hoje estaria no lugar do Haddad.
Deixa de falar besteira, robô.
Nelsonz
12 de outubro de 2018 2:37 pmNão podemos esquecer q Lula é
Não podemos esquecer q Lula é prisioneiro político deste governo e continuará a sê-lo de um governo fascista. Ele tem muito mais a perder que Ciro, Haddad, eu ou você. Ele estará sujeito a todas as humilhações, sevícias e ameaças possíveis dos policiais que escolheram um candidato para chamarem de seu. Lula se entregou a um governo, mesmo sabendo que o próximo poderia ser bem pior. Acreditou no Brasil, e continuará acreditando. Lula cada vez mais perecido com Sócrates, que orgulho de ser um brasileiro e ser da mesma raça e tempera de Lula.
Helena/S.André (SP)
12 de outubro de 2018 5:30 pm….
E se Boçalnaro vencer, temo pela vida de Lula. Esse boçal não terá escrupulo nenhum de mandar matar Lula. Pior que a ONU poderá se manifestar no ano que vem depois que não houver mais nada a fazer a respeito de Lula. E já li no blog DCM que Boçalnaro, se eleito, pretende convidar “Sejumoro” para fazer parte do STF. Lula está perdido se isso acontecer. Se como juiz de primeira instância ele tem tantos poderes, que dirá sendo Ministro do STF.https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/bolsonaro-se-for-eleito-presidente-quer-convidar-sergio-moro-para-o-stf/
João Maurício da Silva Pimentel
12 de outubro de 2018 2:46 pmData?
Todos tomam o Data como crível, irrepreensível. O Fernandinho Beira-Mar é +!
FranSilva
12 de outubro de 2018 3:17 pmOs que votaram no Ciro, e
Os que votaram no Ciro, e mesmo no Almoedo, Alckmin, etc… Não votam no Bolsonaro de jeito nenhum, mas a maioria também não vota no PT… Para o bem do país, a única saída é o Ciro. O Haddad é boa pessoa e jovem ainda. Terá mais chances no futuro. Sem essa opção é facismo no governo. O PT precisa pensar no país e não na sua vingança pessoal….
Ze Guimarães
12 de outubro de 2018 3:19 pmO Lula deve ter sido abduzido…
O Lula está fazendo de tudo para que Bolsonaro vença. O que me leva a desconfiar que podem ter torturado o líder petista na cadeia, e obrigado ele a colaborar com a vitória de Bolsonaro.
Se for assim, então não tem o que fazer. No dia 28 vamos assisitr a vitória do Capitão e dizer que também votamos nele, para não sermos perseguidos, fazer o que.
alexis
12 de outubro de 2018 4:24 pmCovardes
O PT está lutando sozinho contra o Bolsonaro enquanto oportunistas ficam olhando, outros lavando as mãos e partindo para Europa e outros espertos gritando: Deixa que eu chuto! (me dá todos esses votos que eu chuto)
Luiz Claudio Leão
12 de outubro de 2018 4:46 pmAcho que as coisas estão colocadas de forma errada
Pelo menos desde 2005 o PT vem sendo culpado por tudo que acontece no país. Nestas últimas eleições, Lula foi preso, perdeu tudo na justiça e se pensasse só em si teria pedido asilo político e talvez estivesse agora na Europa passeando e numa boa. Outro ponto é que ninguém, incluindo as pesquisas imaginava que o fenômeno do coiso viria com tamanha força nas vésperas de primeiro turno. Bom, isto posto e considerando o perigo real da democracia deixar de existir com uma vitória do Coiso, nada, repito, nada justifica a atitude de Ciro Gomes de deixar o país neste momento. Da mesma forma que Kátia Abreu cobra Haddad de pensar no Brasil, acho que as pessoas preocupadas com o futuro do país cobram o mesmo de Ciro. A questão deixou de ser partidária. Independente de erros do PT ou de Lula, quem clama por posicionamentos coerentes e corajosos neste momento é a democracia e Ciro falhou neste caso.
Luciano Prado
12 de outubro de 2018 7:50 pmÉ por isso que afirmo que
É por isso que afirmo que Ciro está num projeto pessoal.
Vai ter que mudar e se reposicionar – agora mesmo – para reconquistar sua dignidade. Urgente.
Luciano Prado
12 de outubro de 2018 5:25 pmO Ciro sempre esteve num
O Ciro sempre esteve num projeto pessoal. Interrompeu as férias para participar da campanha eleitoral, pelo PDT. Finda a campanha ele retoma suas férias.
Daqui a quatro anos Ciro reaparece num novo partido, mais gordo e falando do quanto ele precisa do Brasil, digo, de quanto o Brasil precisa dele.
Ciro demonstrou que representa o projeto do Eu Sozinho.
Toda eleição nasce um ressentido sem votos:
Marina Silva
Cristovam Buarque
Marta Suplicy e agora
Ciro Gomes.
Orlando Soares Varêda
12 de outubro de 2018 5:30 pmO Ciro Gomes com essa
O Ciro Gomes com essa fuga que empreendeu na madrugada passada, justamente na “Hora dá Onça Beber Água.” Com tal atitude o coronel cearence apenas cumpre confirmar tratar-se de um cabra intolerante e assustadoramente autoritário.
Tem sido assim, sempre que contrariado em suas pretenções, o homi atua como um tradicional coronel, larga de lado os parceiros “ingratos” e, pica o esporão no bucho da mula e desembesta correndo avexado pra trocar de partido. Desta feita, foi mais longe. Decerto, foi dar um rolê na Cidade Luz e, encontrar-se com o fujão FHC. Assim quem sabe, resolvam fundar uma nova agremiação tipo, partido-sem-partido, ou algo que o valha.
Avalio que poderiam ter tentado resgatar a aventureira fadinha, içando-a das profundezas de suas mágoas e do 1% de votos obtidos de eleitores piedosos. Quiçá, levando a dita-cuja para esse périplo pós-eleitoral dos farsantes, recebecem em troca, uma graça do capiroto.
Na verdade, tipos como os relatados acima melhor fariam ao povo do Brasil se por lá se enfurnassem, não mais retornando ao país dos brasileiros. Quanto ao Bolsonaro, caso seja eleito saberemos como lidar com mais esse embuste. Como aliás, fizemos em passado recente, com outro paspalho hipócrita. Um tal de caçador de marajás. Se bem que, o Collor, tenha sido um farsante bem menos estúpido que o tosco capitãozinho de merda atual.
Orlando
Luciano Prado
12 de outubro de 2018 5:42 pmA média histórica de votos em
A média histórica de votos em Ciro sempre oscilou entre 7% a 12%.
Não tem votos.
É um sujeito que não se coaduna com estruturas partidárias, não representa nenhum seguimento específico da sociedade, some durante quatro anos e quer que outros partidos com organicidade e vida própria o assumam?
Onde já se viu isso?
A candidatura de Ciro pelo PT só existe na cabeça dele e de ingênuos de boa-fé que não compreendem a vida partidária.
O partido e seus representantes passam quatro anos dando cara a tapa, lutando em todas as frentes para ao final tirar Ciro de suas férias para elegê-lo candidato?
Que coisa mais sem noção.
Giuseppe Junior
12 de outubro de 2018 6:44 pmNão é chegada, ainda, a hora
Não é chegada, ainda, a hora da lavagem de roupa-suja no setor progressista, mas – não se iludam, petistas fanáticos – que vai haver, vai, e vocês bem sabem quem foram os responsáveis por nenhuma mínima estratégia, desde 2015, para alavancar o aumento da bancada de esquerda no parlamento, bem como pelo cavalo-de-pau à beira do abismo que levará o Brasil a no mínimo 4 anos de terror. Já adianto uma tese insofismável: ninguém viu Ciro guiando loucamente carro algum.
Maurício Soares
12 de outubro de 2018 8:07 pmÉ claro que é maluquice
É claro que é maluquice Haddad renunciar para Ciro ir disputar o segundo turno. Mas insanidade maior ainda foi levar a candidatura Lula até o último momento pra depois ungir Haddad a menos de um mês do primeiro turno. As consequências estamos vendo agora, mas é claro que o PT não tem nenhuma responsabilidade por entregar o país ao fascismo, todos devem ter alguma responsabilidade, menos o PT. SQN.
Fernanda Medrado
12 de outubro de 2018 8:09 pmPT e o projeto de poder egoísta.
Maluquice é colocar o poder acima do país. A sanha de poder do PT pode assinalar a vitória de um fascista e a derrota de milhões de brasileiros. Não fosse o egoísmo infantil do PT lançando primeiro um Lula fragilizado e agora persistindo num Haddad sem força pra unir o Brasil, Ciro venceria.
Sabemos disso. Mas o projeto do PT é de poder a qualquer custo. Ponto.
Se Bolsonaro vencer, a culpa é toda do PT!
Cesario
12 de outubro de 2018 8:26 pmIndefinição
A transferência de votos do Ciro para Hadad foi concluída. Os apoios do segundo turno foram colocados. Mas seguem algumas indefinições que vou pontuar: – qual será o impacto do horário de propaganda sobre os novos indecisos? O debate será mais centrado no passado ou futuro? Hadad conseguirá mais penetração no sudeste do que Bolsonaro no nordeste?
alexis
12 de outubro de 2018 9:21 pmPitaco Musical
SAMBA DO CIRO (Haddad)
Vai, meu irmão
Pega esse avião
Você é um fujão, de correr assim
De uma fria, mas veja
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão
Pede perdão
Pela sua omisão, nesta grão cruzada
Mas não vale nada
Me deixou lutando
E pros da pesada
Vai voltar me culpando.
Terá mais quatro anos
da sua vida à toa
E num novo partido
voltará na boa
claus.casto
12 de outubro de 2018 11:49 pmNa melhor das hipóteses, a
Na melhor das hipóteses, a vitória desse projeto de Hitler brasileiro será um incremento perigoso para a violência entre a população. As pessoas estão extremamente agressivas umas com as outras. Estamos regredindo a largas passadas para a idade da pedra. Ciro Gomes bem que poderia se posicionar de forma enfática, para que sua atitude não fosse vista como conivência com o que pode estar por vir. Mas sua negativa em ser mais incisivo no apoio ao petismo é, raciocinando sob o prisma do mero pragmatismo, compreensível: não parece haver futuro para quem estiver próximo do PT. Ciro mira em 2022, contando com um cenário em que o PT estará totalmente inviabilizado – e ele, Ciro, robustecido pelo que ele considera o inevitável fracasso do governo Jair Messias Bolsonaro. Ciro vislumbra um PT completamente em frangalhos para 22.
E é um caminho, ao que parece, bastante provável. Haddad sofreu uma derrota fragorosa fora do nordeste. Não tem apoio de nenhum governador no sudeste. Tenho a impressão de que fora do NE não tem o apoio de nenhuma força política. O isolamento agora no 2.º turno é enorme. Sinal evidente de uma inevitável derrota. Não há mais o que fazer fora da necessidade de juntar os cacos e tentar lutar para que o que resta de democracia seja preservado. E tenho severas dúvidas de que o PT pós-Lula esteja à altura dessa missão. Tenho muito receio de que sejamos obrigados a engolir um parlamentarismo com esse parlamento de agora ou mesmo uma pura e simples ditadura. O perigo de que esse cara vire um Hitler é muito grande. Veja o culto à personalidade que esse cara conseguiu construir! é um negócio de fazer vergonha ver o país ludibriado por um sujeito tão bizarro, tosco mesmo.
As pessoas estão completamente enfeitiçadas. Não hesitam mesmo em votar contra seus próprios interesses. o que vejo de gente pobre, que só tem mesmo o que comer no dia a dia, votando nesse cara é algo assombroso. O que o cara oferece para essas pessoas? Oferece apenas retirar mais direitos sociais, alegando que a pessoa deverá escolher entre direitos ou emprego. E tome as pessoas a votar nele. Isso é uma movimentação que só posso atribuir a um nascente fanatismo. o sujeito caminha célere para virar o Hitler tropical.
Nessa história do Bozo virar presidente, todo mundo se equivocou. a Ameaça foi menosprezada. Lula/PT, Ciro, PSDB, MDB, Marina, todos menosprezaram o bicho. Quase ninguém do campo democrático nunca sequer cogitou a sério a possibilidade de que esse cara fosse uma ameaça real. Os cientistas políticos mesmo, comeram poeira. Vejamos um exemplo: “PT está numa situação muito favorável” (LINK) “Para cientista político, não faz sentido um partido com os recursos do PT abrir mão da cabeça da chapa majoritária para indicar um vice a Ciro Gomes. Independente do nome ungido por Lula, este terá grandes chances de chegar ao 2º turno, possivelmente com o presidenciável do PSDB.”
Esse texto do link acima é de maio. Até pouquíssimo tempo atrás, pessoas que devotam seus estudos à cena política do Brasil simplesmente achavam impossível que o pesadelo de agora fosse virar realidade. Pesadelo que pode sempre ser incrementando. A própria ocorrência de eleições em 22 está seriamente ameaçada. Pessoas como Ciro e Kátia Abreu parecem não levar isso em conta. Como tantos que não imaginaram ser possível um candidato ser eleito com um claro discurso de ditador.
claus.casto
13 de outubro de 2018 12:12 amMais sobre o Ciro
E acrescento que falta ao Ciro Gomes, a despeito de sua reconhecida inteligência e visível leitura, compreensão do que está acontecendo, do momento crítico pelo qual o pais passa. A ameaça à democracia é uma coisa real, o que parece não ser visto pelo excelente quadro vindo do estado do Ceará. Ciro, sem construir robusta rede de aliados nacionais ao seu lado, parece imaginar que o Ceará basta a ele para virar presidente. Lá no meu estado natal ele manda e desmanda, sem precisar negociar praticamente nada com ninguém. Ele e seu irmão falam – e está falado. Não dá para enfrentar esse monstro solto, Jair Bolsonaro, dessa forma. Infelizmente, o culto Ciro não resiste à tentação de ser um político com critérios, modos e maneiras da política dos anos 1990 e 1980. E vemos que Bolsonaro e outros direitistas do séc. 20 manejam redes sociais com maestria, valendo-se de técnicas de psicologia social que não parecem coisa feita cá em nosso país. (Cambridge Analitica está aí para isso…)
Ciro aparenta imaginar que irá para suas tão mencionadas férias de quatro anos após todas as eleições, que o governo Bolsonaro tornará redivivo o caos econômico da dupla Collor e Zélia e que o PT não existirá mais como força capaz de construir uma candidatura presidencial com musculatura para ser competitiva, o que ainda ocorreu neste ano, contra tudo e todos que fizeram de tudo para destruir o PT. Acabadas suas férias, voltaria à tona e o poder cairia em seu colo. É verdade que é muito possível o caos econômico e a implosão do PT, que corre o risco de entrar numa batalha intestina, dada a inevitável “discussão da relação” pós-eleição. Mas Ciro parece desconsiderar o apoio que Bolsonaro possui entre o empresariado e, fator mais perigoso, a adesão que os militares têm pela sua candidatura de claro viés antidemocrático. Com esses elementos, é possível que as eleições de 2022 sejam riscadas do calendário pela caneta do presidente e pisoteadas pelo coturno dos militares, claramente portadores de sonhos ditatoriais.
Reelaboro meu primeiro parágrafo. Duvido muito que Ciro desconheça essas possibilidades. É inteligente demais para isso. Mas se vê sem musculatura partidária para uma briga mais forte pela democracia – há governador do PDT declarando voto em Bolsonaro e pior, aqui no Nordeste, ali no Rio Grande do Norte. Vê seus interesses políticos para 22 alçados a um plano mais alto que a problemática da situação atual. Está em Portugal, descansando e rezando para que a coisa não descambe para o fim do processo eleitoral de 22. Quando ressurgir daqui a quatro anos, pode ser apenas para assistir alguma farsa sendo encenada pelo provável ditador, sem que possa se inscrever, ele Ciro, como candidato. Paciência. É a vida. São eventos que já aconteceram antes em nosso país. Mudam-se apenas algumas peculiaridades.
Luciano Prado
13 de outubro de 2018 3:15 amPoucas pessoas sabem, mas
Poucas pessoas sabem, mas boa parte das conquistas no Estado do Ceará, citadas por Ciro como conquista pessoal, foram obtidas sob a sigla do PT e de gente nascida no PT. O tempo se encarregará de resolver isso.
claus.casto
13 de outubro de 2018 2:13 pmVerdade. Ainda há isso para
Verdade. Ainda há isso para ser mencionado.
Luciano Prado
13 de outubro de 2018 3:06 amO Ciro está certo que as
O Ciro está certo de que as pessoas vão se esquecer desse episódio da fuga dele.
Paulo Della Serra
17 de outubro de 2018 10:30 amAcho uma boa idéia a esta
Acho uma boa idéia a esta altura do campeonato