1 de novembro de 2026

Juiz proíbe protesto contra Moro em shopping na Bahia e cobra R$ 100 mil de quem desrespeitar

 
Jornal GGN – A pedido do Shopping Barra, o juiz Carlos Cerqueira Júnior, da 6ª Vara Cível e Comercial, proibiu protestos dentro e fora do centro comercial entre os dias 23 e 24 de agosto, quando acontece o III Simpósio Nacional de Combate à Corrupção no local, com a participação do juiz Sergio Moro. A decisão do juiz censura movimentos pela liberdade de Lula, contra os abusos de Lava Jato e os penduricalhos do Judiciário, como auxílio-moradia. Quem desobedecer a ordem estará sujeito à multa de R$ 100 mil.
 
Em nota, o Fórum dos Movimentos Sociais de Salvador afirmou que “é um absurdo completo, um desrespeito total ao direito de expressão, se proibir que em qualquer lugar da cidade, as pessoas não tenham direito de protestar contra quem quer que seja. Nem a ditadura militar ousou chegar a esse absurdo.”
 
“Ironicamente, a decisão do magistrado baiano representa justamente o que a manifestação pretende denunciar: o autoritarismo do Judiciário brasileiro, que tem colocado em xeque o Estado Democrático de Direito, nestes tempos sombrios. É inadmissível o flagrante e contumaz desrespeito de juízes – e não só eles, incluindo também promotores, procuradores, policiais federais, entre outros agentes que atuam em nome do Estado – à Constituição Federal.” 
 
Para o Fórum os juízes brasileiros “fantasiam uma ideia de superioridade, que os colocam em uma posição de intocáveis, mas não são. Estão sujeitos a críticas porque são servidores públicos e, assim sendo, devem satisfação ao povo (…).”
 
O grupo ainda destaca que a decisão do juiz é uma afronta à Constituição, que prima pela liberdade de manifestação e de reuniões. “São direitos conquistados com muita luta do nosso povo, e garantidos em uma Constituição que encerra um tempo de autoritarismo no Brasil, que foi a ditadura militar (1964-1985). Não aceitamos uma nova ditadura! Pedimos respeito à democracia.”
 
“O estado de exceção posto em prática pela República de Curitiba a serviço de Michel Temer não vai intimidar aqueles que lutam pela liberdade e pela democracia”, diz o Fórum.

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

20 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Rodrigo Roal

    22 de agosto de 2018 7:41 pm

    As instituições funcionam normalmente

  2. Magda Queiroz de Mendonça

    22 de agosto de 2018 8:03 pm

    Tempos bicudos
    Como diz a Presidente honesta e eleita legitimamente Dilma Rousseff : vivemos tempos bicudos….

  3. WG

    22 de agosto de 2018 8:45 pm

    O  judiciário brasileiro

    O  judiciário brasileiro deixaria Hitler constrangido.

    1. Antonio Carlos Silva - Brasil

      22 de agosto de 2018 9:04 pm

      This comment has been deleted.

      1. JB Costa

        22 de agosto de 2018 9:16 pm

        Apelando para a linguagem das

        Apelando para a linguagem das redes sociais: lacrou!

  4. Jorge Leite Pinto

    22 de agosto de 2018 9:14 pm

    Ovo neles!

    Ovo neles!

  5. Jorge Leite Pinto

    22 de agosto de 2018 9:14 pm

    Ovo neles!

    Ovo neles!

  6. peregrino

    22 de agosto de 2018 9:20 pm

    vale o escrito da velha malandragem…

    quando um juiz caga mal, todos outros sentem vontade de limpar suas bundas

  7. JB Costa

    22 de agosto de 2018 9:20 pm

    O que antes parecia um mero

    O que antes parecia um mero jogo de palavras começa a começa a se concretizar: a ditadura do Judiciário. Apelar para quem? [video:https://www.youtube.com/watch?v=DoffmNSSd2U%5D

  8. Avelino de Oliveira

    22 de agosto de 2018 9:21 pm

    Caro Nassif
    E o que sobra

    Caro Nassif

    E o que sobra para o moro e demais lavajateiros, senão se exporem em ambiente fechado?Protegido pelos guardiões da Lei?

    Na rua, eles seriam, no minimo, vaiados.

    São canalhas, foras da Lei.

    Saudações

     

    1. Edson J

      22 de agosto de 2018 9:47 pm

      Guardiões da Lei?

      Ou capangas de poderosos que desrespeitam a lei?

      1. Avelino de Oliveira

        23 de agosto de 2018 12:44 am

        Cao Edson J
        Totalmente de

        Cao Edson J

        Totalmente de acordo com você.

        Saudações

  9. MarFig

    22 de agosto de 2018 9:56 pm

    Esse Moron

    Esse Moron só tem coragem debaixo do guarda chuva da globo e cia. Vai ter que fugir pra Miami, na påtria mãe, porque as coisas aqui estão ficando cada dia piores pra ele.

  10. Fábio de Oliveira Ribeiro

    22 de agosto de 2018 10:22 pm

    Quanto mais Sérgio Moro se

    Quanto mais Sérgio Moro se cercar de seguranças mais vulnerável ele ficará nas mãos de homens armados que podem tirar a vida dele. 

    Quem duvidar desta afirmação deve estudar a História de Roma. Vários imperadores romanos foram mortos justamente por soldados da guarda imperial.

    Pequena perda, direi quando Moro for surpreendido por um de seus próprios seguranças.

  11. Francisco Vieira

    22 de agosto de 2018 10:31 pm

    Esses Senhores ciosos de dar

    Esses Senhores ciosos de dar ordens e criar leis chegarão ao ponto de verem-se nus….ridículos, desobedecidos por todos porque ninguém mais quer ser súdito.

  12. Hermes Renato

    23 de agosto de 2018 12:26 am

    De dar inveja a HILTER…..

    De dar inveja a HILTER…..

  13. Maria Roland

    23 de agosto de 2018 9:59 am

    Crime organizado

    Impotentes diante do golpe, do Exército aloprado no Rio de Janeiro e da violência graçando pelo país, resta-nos acreditar que um dia essa quadrilha cairá. 

  14. Rui Ribeiro

    23 de agosto de 2018 10:46 am

    Se eu fosse juiz, eu também tomaria a mesma decisão

    Porra, se estariam querendo denunciar o auxílio-moradia, porque eu não proibiria protestos e porque eu não multaria quem se manifestasse?

    Ladrões

  15. PauloBR

    23 de agosto de 2018 5:08 pm

    Tucanos na parada

    Pois é. O evento é no Shopping que já se chamou Iguatemi,do Grupo Jereissati, e hoje é administrado pela Aliansce, cujo maior acionista pessoa física é o Renato Rique, que já passou por PMDB. PSDB e PL; já sucedeu Cássio Cunha Lima e já teve o nome envolvido na Máfia das Ambulâncias. Tudo aqui na Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Rique

     

    Mas, é claro, o Moro não anda com tucanos…

  16. Ivan James Vieira

    24 de agosto de 2018 3:57 am

    Reação

    Até quando a oposição a esse DESgoverno exeCUtivo, legislativo e INjudiciário vai ficar sentada, vendo a banda passar, tendo o apoio da imensa MAIORIA da população, e não vai ao menos negociar com os seus “adversários” o cumprimento das Leis, que ao que me parece, ainda estão vigentes. Como continuarmos sustentando, ao menos a crença de que é válido agir certo, quando assistimos esta situação nunca imaginada, em que as citadas Leis se tornaram meros objetos de interpretação? E, desastradamente, mal interpretadas, tendenciosamente interpretadas!!

Recomendados para você

Recomendados