
Jornal GGN – Lula vai ser condenado e preso? O PSDB vai pular do barco? Eduardo Cunha vai fazer delação? Temer vai cair? A mídia e o mercado vão apoiar um golpe dentro do golpe? Quais as expectativas para 2017 e as chances de elas realmente aconteceram? Helena Chagas conta em artigo publicado no domingo (1).
Por Helena Chagas
As perguntas que não querem calar em 2017
Tréguas de Natal e Ano Novo costumam ser enganosas. Nos último anos, pelo menos, a calmaria dos recessos tem, quase sempre, dado lugar a inimagináveis turbulências. Mas também é possível imaginar que, finalmente, tenhamos alcançado o fundo do poço político e econômico e que, daqui para frente, não há mais para onde cair. 2017 vai responder a essa dúvida a partir de uma série de perguntas que hoje não querem calar. A única certeza é que o futuro depende delas e de suas probabilidades.
1. O governo Temer vai sobreviver à Lava Jato? Chance 7. É possível que muitos de seus integrantes sejam abatidos, mas o próprio Temer só pode ser processado por atos cometidos no exercício do mandato. Sem contar que o ritmo das investigações em Brasília é bem mais lento do que em Curitiba. O tempo é a palavra-chave dessa equação, que tem entre seus componentes o apoio do PIB e do Congresso ao presidente.
2. O PSDB vai manter seu apoio ao governo ? Até o fim de 2017, chance 6. Depois disso, só Deus sabe.
3. Eduardo Cunha vai fazer acordo de delação premiada? Se, no retorno dos trabalhos, o STF negar seu último pedido de habeas corpus -que o Planalto tinha esperança de ver acolhido na segunda turma mas agora foi para o plenário – a chance passa de 5 para 9. Mais uma vez, a salvação de Michel poderá ser o tempo dessa negociação.
4. A OAS vai retomar sua delação premiada? Chance 9.
5. Rodrigo Maia vai se reeleger presidente da Câmara? Chance 7
6. O Planalto vai dar mais cargos e ministérios ao Centrão para sair ileso da briga pela presidência da Câmara? Chance 9
7. A reforma da Previdência será aprovada? Da forma como foi enviada ao Congresso, chance 2. Com mudanças que flexibilizem as regras de transição e atenuem outros aspectos draconianos, chance sobe para 6.
8. O ex-presidente Lula vai ser condenado pelos juízes Sérgio Moro e Vallisney Oliveira? Chance 10. Se vai ser preso, são outros quinhentos. Mas corre sério risco se continuar a aparecer em boa colocação nas pesquisas eleitorais.
9. A popularidade de Temer vai subir? Chance 2
10. O establishment político e econômico e a mídia vão abandonar Temer para defender nova eleição, direta ou indireta? Chance 2.

ze sergio
2 de janeiro de 2017 1:41 pmlula….
E onde está a democracia? Onde está a liberdade expressa na opinião popular de plebiscitos, referendos e eleições livres, diretas e facultativas? Onde está o país prometido há 30 anos?
João de Paiva
2 de janeiro de 2017 1:53 pmUm resumo em lugar de comentário
Prezados,
Helena Chagas é do tipo que finge bem e tenta esconder de que lado está. A mim ela não engana, mas não vou revelar esse segredo de polichinelo, já que a maioria dos leitores do GGN é atenta e observadora e prescinde dessa explicação.
Vou extrair o que de mais grave foi listadopor Helena Chagas e, em seguida, citar 3 das 11 frases selecionadas pelo jornalista Paulo Nogueira, após ler o livro “O caso Lula”.
“8. O ex-presidente Lula vai ser condenado pelos juízes Sérgio Moro e Vallisney Oliveira? Chance 10. Se vai ser preso, são outros quinhentos. Mas corre sério risco se continuar a aparecer em boa colocação nas pesquisas eleitorais.”
“3) A imparcialidade é o fundamento de legitimidade do poder de julgar.”
“8) Qualquer juiz a cujo respeito houver razão legítima para temer uma falta de imparcialidade deve retirar-se.”
“11) Um observador razoável terá a impressão de quebra de imparcialidade ao ver um magistrado que conduz procedimento criminal ser sistematicamente homenageado por declarados desafetos dos investigados ou dos réus.”
Por fim pergunto:
Que imparcialidade pode haver no comportamento e atuação de um juiz, como é o caso de sérgio moro e de valisney oliveira, se uma jornalista prevê, com 100% de probabilidade, que ele condenará um réu – no caso o ex-presidente Lula – mesmo que não exista nenhuma prova?
elaine2103
2 de janeiro de 2017 2:51 pmA que ponto chegamos
A que ponto chegamos: O líder mais popular da história do Brasil está prestes a ser condenado sob acusações frágeis e, a sua prisão depende da sua ascensão nas pesquisas eleitorais.
Se fosse o Lula processaria todos os jornalistas que antecipam a sua sentença.
Que país é este?
João Paulo Ferreira de Assis
2 de janeiro de 2017 3:06 pmLula pode ser condenado e não ser preso
Lula foi preso a última vez, em 1980. Já decorreram 36 anos da sua prisão. Teoricamente é réu primário. Moro pode condenar Lula mas não prendê-lo, alegando direito a sursis. Além dele ficar inabilitado para concorrer, não o prendendo deixa de haver os protestos dos movimentos sociais. Mas é uma faca de dois gumes, porque aqueles que desejam ardentemente a prisão do Lula voltarão às ruas.
Alan Souza
2 de janeiro de 2017 3:32 pmTodo mundo vai se dar mal?
O povo vai se dar mal? Chance 15.
Banqueiros e investidores vão se dar mal? Chance 0.
Juízes e membros do MP vão ficar de fora da reforma da previdência? Chance 11.
Juízes e membros do MP vão ter limitação ao teto? Chance 1.
Junior Sertanejo
2 de janeiro de 2017 7:32 pmRespondo a Alan
Respondo a Alan Souza,02/01/2017-13:32- Qual a chance de 0 a 10,de você entrar com essa machadinha que você carrega em cima do seu nome,interromper esse coloquio onde estão discutindo O Manuel do Cafajeste,e fazer uma bagaceira?
rdmaestri
2 de janeiro de 2017 5:02 pmHelena Chagas não sobreviveria como vidente!
Olhando o currículo da jornalista Helena Chagas vi que a mesma foi ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Federativa do Brasil de 2010 a 2014 durante o governo Dilma, isto mostra que realmente a sua capacidade de antecipação sobre fatos políticos é bem limitada.
Jornalistas que fazem a cobertura das intrigas palacianas são geralmente péssimos antecipadores de cenários, uma atividade que no mundo empresarial global é de extrema importância e são executadas por expertos no ramo. Esta expertise geralmente é cara para se obter as informações pois com elas permitem os que as compram se manter meses ou até alguns anos a frente dos concorrentes.
A antecipação de cenários econômicos com os seus desdobramentos políticos é além de uma ciência complexa uma tarefa ingrata, pois se deixam escapar um fato todo o movimento converge para outra direção. Por exemplo, li a algum tempo uma análise sobre comércio internacional, como os analistas não confiavam nos dados examinaram empresas que trabalham em seguro marítimo de cargas e pela evolução quase que como um sistema “just in time” tiveram um resultado que não precisaram um semestre ou um ano para saber o resultado.
Agora fazendo uma ligação com a notícia colocada pela jornalista, a maior parte das sua previsões estão amarradas ao desempenho da economia nos próximos meses, e quando falo próximos digo algo em torno de no máximo um trimestre. Nada ainda foi divulgado de conclusivo ou alguma notícia que agrupasse o conjunto do comércio varejista pelo menos em estados importantes.
Mas por que este dado é importante a curtíssimo prazo e pode definir politicamente o que virá a ocorrer?
Simplesmente se o desempenho for fraco, e as ofertas e liquidações antecipadas tiveram que ser lançadas fora de época, o comércio varejista retrairá ainda mais sua encomendas para a indústria criando um movimento de queda do PIB ainda mais forte.
Os jornalistas das cortes ficam mais preocupados com os humores de Temers, Aécios, Moros ou mesmo Lulas, o que o PSDB quer não precisa ser um gênio para saber, porém o que o PSDB vai conseguir não depende nem do congresso e das alianças que estão formadas.
As nossas Câmaras, a baixa, o senado e a baixíssima (a dos deputados) apesar de serem como disse baixa ou baixíssima elas são a caixa de ressonância dos fatos que ocorre no Brasil, ou seja, por mais estúpido que seja um deputado qualquer no momento em que ele foi para a Quiquirica do Ribombó ele falou com os comerciantes, com os fazendeiros e agricultores e teve que escutar, logo estas falas ficarão ressoando na sua cabeça.
Por outro lado temos outro fator ainda mais imponderável e longe das intrigas palacianas, a realidade internacional, vamos supor, algo que ainda não foi provado mas em breve será ou não, que Donald Trump tente levar adiante uma política de recuperação da infraestrutura norte-americana, abre-se aí dois caminhos, com e sem aumento do endividamento público, que poderá ou não aumentar as taxas de juros num valor pequeno porém significativo, 3% a 4% de juro real ao ano. Com este movimento simplesmente a cambaleante economia brasileira pode entrar num buraco ainda mais fundo, e bem mais fundo.
Citei dos exemplos desestabilizadores na nossa economia que mudam por completo toda a política nacional, as vontades dos Temers, dos Aécios, dos Moros ou mesmo dos Lulas terão que rapidamente se ajustar a nova realidade, e como, agora falando no singular, Temer e sua equipe “ekonomiqua” não tem a mínima capacidade de formular políticas fortes para eventos como os citados, o fundo do poço será aprofundado ainda mais para dar espaço a uma queda ainda maior de nossa economia.
Conforme a profundidade do fundo, todas as vontades e previsões sobre estas vontades irão ter que ser necessariamente seriamente modificadas, pois senão teremos mais uma escavação junto ao fundo para dar espaço ao colapso.
Junior Sertanejo
2 de janeiro de 2017 7:22 pmComeçar 2017 olhando
Começar 2017 olhando cuidadosamente a foto que Heleninha touxe até o Blog,com figuras de fazer inveja ao meu chiqueiro,é dose para vermute cinzano com pitú.Se a machadinha de Alan Souza tem alguma serventia,a hora é agora.
MARCOS I MENDES
3 de janeiro de 2017 4:35 pmChance 1000
Para o item 10. O Departamento de Estado não está correndo nenhum risco desta vez, senhores. O establishment internacional e a mídia só estão esperando o Temer ser aniquilado pelas maldades de ultradireita para o PSDB vir salvar a galáxia. Como não haverá Fenômeno Lula 2, o único modo previsto será a eleição indireta, pois só restará o partido fundado pelo Depto. de Estado para salvar-nos.
Como PMDB é traíra, Gilmar Mendes aguarda com todas as cartas na manga, garantindo que cumpram o script do golpe feito pelos americanos.
(Meu comentário em “Golpe dentro do Golpe).