4 de junho de 2026

Procurador diz que Lava Jato nunca teve interesse em preservar empregos

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, membro da força-tarefa de Curitiba, disse à Folha desta quarta (3) que nunca foi “interesse” da Lava Jato local tentar combater a corrupção salvando as empresas e os empregos.
 
Segundo ele, tentar não quebrar financeiramente é interesse da empresa. “Meu interesse não é esse. Meu interesse é: me traga provas dos outros crimes, dos outros envolvidos, me dê todo material, pague um ressarcimento, pague as multas que tem que pagar e, na medida do possível, entregue todas as provas e mude de comportamento. Esse é o meu interesse.”
 
Lima disse que “entende” o lado da empresa, que “quer se salvar, tudo bem. Agora, você cumpra os interesses meus. Ela [leniência] não é para salvar o mercado das empreiteiras. Ela é para ‘você se salva e todas as outras vão para o sal’. É assim que funciona.”
 
Quando questionado se não é importante preservar empregos em meio à crise econômica, principalmente de um setor puljante como era o da construção, Lima respondeu que “salvar empregos e empresas é um discurso [político importante].”
 
Mas reafirmou que a Lava Jato não tem preocupação com isso. Que é um problema do empresariado e que, inclusive, os procuradores não têm nenhuma parte nisso. 
 
“A questão não é quebrar uma empresa. Quem quebrou não fomos nós. Primeiro porque eu nem sei se ela está quebrada. Quem quebrou foi o comportamento delas. Nós não podemos transformar as empresas em coitadinhas.”
 
Folha tentou insistir na questão dos empregos perdidos com a quebra de empresas investigadas na Lava Jato, e a resposta de Lima foi que a única questão que interessa a ele fazer é: “por que se permitiu que o sistema funcionasse dessa forma? (…) Nós temos que ter claro que corrupção não é método de negócio. Daqui pra frente não é método de negócio. As empresas podem ser vendidas e podem continuar a sua vida. Não há impedimento. O problema é que eles [os donos] querem se salvar. Eles não querem salvar a empresa. Eles querem salvar a sua propriedade sobre a empresa. Por que eles não vendem?”, recomendou, mesmo sabendo que isso é uma indevida “interferência no mercado.”
 
Questionado se vale a pena quebrar a economia de um setor inteiro em nome do combate à corrupção, ele respondeu: “Vale a pena manter um crime organizado funcionando? Se eu salvar as empresas eu vou manter o crime organizado funcionando? Eu vou acreditar meramente então que eu passei a mão [na cabeça], ninguém foi punido e tudo vai ser 100% daqui para a frente?”
 
O procurador ainda disse que apenas o Ministério Público deveria ter autorização para negociar o acordo de leniência com as empresas, junto com a delação. A justificativa dele é que os demais órgãos, como Tribunal de Contas e Controlagoria-Geral da União, sofrem interferência política o tempo todo, comprometendo a lisura do processo e trazendo insegurança jurídica para as empresas.

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

23 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vladimir

    3 de janeiro de 2018 12:15 pm

    Quando se trata do jornal do

    Quando se trata do jornal do rato é difícil pensar em fidelidade das palavras mas,se o engomadinho disse o que disse,é preciso rever a forma de contratação dessa gente. Não existe meu interesse,existe interesse do país,

    Não à toa chama-se ministério PÚBLICO federal. Faria muito bem ao engomadinho saber o que significa PÚBLICO.

  2. Franci

    3 de janeiro de 2018 12:39 pm

    Quebraram as empresas os

    Quebraram as empresas os empregos e ainda colocaram o presidente mais corrupto do planeta no poder.

    Parabéns lava jato

  3. REINALDO GOMES JR

    3 de janeiro de 2018 12:43 pm

    Punição de empresários corruptores e manutenção de empregos

    Bom dia!

    Há meios legais de se punir o corruptor empresário sem destruir a empresa e sua importância na economia do país?

    1. Um Brasileiro

      3 de janeiro de 2018 4:49 pm

      Pesquise sobre…

      …o que fizeram os aliados com a empresa alemã que produziu o gás Zyklon B que matou milhões de pessoas nas câmaras de gás nazistas que você terá ótimas respostas à sua pergunta…

  4. Ivan de Union

    3 de janeiro de 2018 12:53 pm

    Se corrupcao nao eh metodo de

    Se corrupcao nao eh metodo de negocio, porque ele nao explica “5 milhoes por fora”?

  5. João Paulo_JM

    3 de janeiro de 2018 1:12 pm

    O Procurador poderia dizer

    O Procurador poderia dizer qual foi o rumo tomado pela delação do Palocci, mas creio que não o fará, a essa altura do campeonato já ficou mais do que claro que deslumbradinhos nunca quiseram combater a corrupção. Ao ler essas declarações a única coisa que me vem a mente é o que disse o Senador Requião: canalhas, canalhas e canalhas.

  6. Somebody

    3 de janeiro de 2018 1:22 pm

    Como um IDIOTA desses se

    Como um IDIOTA desses se torna procurador do Estado?

    1. Romanelli

      3 de janeiro de 2018 2:29 pm

      fazendo concurso e DECORANDO

      fazendo concurso e DECORANDO leis ditadas por outros  ..simples assim  ..não necessita de capacidade aglutinativa nem sistêmica, conhecimento ed histório ou geografia refinados, vivência ou noções de fenômenos sócio econômicos

      ..nem tão pouco convicção ou comprometimento com a Constituição em vigor  ..afinal, eles sabem muito bem que todos os procuradores são INALCANÇÁVEIS neste país  ,,

  7. Luis Armidoro

    3 de janeiro de 2018 1:43 pm

    O gordão tem uma capacidade

    O gordão tem uma capacidade desumana de falar e fazer merda

    As pessoas nem dariam pelota para as merdas que sua língua despeja todo dia; mas esse traste é um funcionário público, PAGO POR TODOS NÓS. Quando comçeou a fazer política, destruir empregos, sacanear pessoas, fazer rolos de delação premiada; passou a ser um PROBLEMA NOSSO.

     

  8. Geraldo Galvão

    3 de janeiro de 2018 1:54 pm

    A Folha de S. Paulo não teve

    A Folha de S. Paulo não teve interesse em saber sobre a relação do MPF de Curitiba com o Advogado Zucolotto (sócio da Advogada Rosangela Wolff Moro), e a cobrança da propina de 1/3 das multas aplicadas aos delatores?  A acusação feita pelo AdvogadoTacla Duran está publicada em todos jornais do mundo.

  9. Xi Jipingpong

    3 de janeiro de 2018 1:57 pm

    Inacreditável

    Acho que uma linha de pensamento dessas jamais seria admissível em países sérios, como Alemanha, Estados Unidos, França etc. Assim foi com a Volkswagen, Basf, Bayern, todas grandes empresas preservadas, apesar de usarem trabalho escravo de prisioneiros de guerra. Puniram-se pessoas, seus executivos, não as empresas, justamente por causa do interesse nacional e de empregos. Não para “salvá-las”. A diferença de concepções é diretamente proporcional ao nacionalismo daqueles países e do Brasil, no que se refere à soberania econômica e nacional (quase a mesma coisa). Os países mencionados nunca deixaram que atividade policial fizesse terra arrasada de suas economias. O que dizer dessas declarações? Inacreditáveis.

  10. Romanelli

    3 de janeiro de 2018 2:24 pm

    Não se trata de interesse

    Não se trata de interesse mas, numa visão mais sistêmíca, dentro de princípios éticos e de JUSTIÇA, o de se PREOCUPAR com a sobrevivência de MILHARES de famílias

    Interesse mesmo todos sabemos que só imperou um na Lava Jato, assim como na do Banestado, e não por coincidência ambos comandados por SERGIO MORO ..o interesse POLÌTICO

    E isso, pra mim, é mais uma prova do que venho dizendo a anos  ..o Poder Judiiário é o PIOR dos Poderes que o Brasil se permitiu ter  ..um Poder de intrigas, de compadrios, de favores e de nomeações  ..estável, nababesco, vitalício  ..coisa horrível de se ver  ..e de sofrer as consequências por sua patética existência

  11. IA2

    3 de janeiro de 2018 2:26 pm

    O salário desses canlhas

    O salário desses canlhas deveriam estar vinculados à diminuição dos índices de pobreza e aumento do salário mínimo.

  12. Julio Cesar Novaes

    3 de janeiro de 2018 3:03 pm

    inacreditável!!!

    Inacreditável!!!

    Esse infeliz acreditar que destruir milhões de empregos, desestruturar milhares de famílias, praticamente quebrar, economicamente, um país com mais de 200 milhões de habitantes, e golpear de morte a democracia, com o intuito de atender unicamente aos ‘SEUS” conceitos, é o maior dos absurdos de que tomei conhecimento nos ultimos anos. Só paredão, mesmo!!!

    1. Geraldo Galvão

      3 de janeiro de 2018 5:21 pm

      O paredão fica bem mais

      O paredão fica bem mais barato. O Patíbulo ou guilhotina teria um custo bem maior.

  13. Ivaldo

    3 de janeiro de 2018 3:04 pm

    O maior assalto de todos os tempos

    Pimenta: Lava Jato foi o maior assalto da história da humanidade

    Líder do PT, o deputado Paulo Pimenta afirma que o trio Sergio Moro, Carlos Fernando Lima e Deltan Dallagnol conseguiu o que parecia impossível: fazer com que o pré-sal fosse roubado pelas petroleiras e ainda que os investidores dos Estados Unidos fossem indenizados em R$ 10 bilhões; “Incrível como conseguiram fazer o maior assalto da história da humanidade. Todo suposto dinheiro recuperado pela Lava Jato foi entregue para os americanos. O Brasil não ganhou nada. Isso fecha a Conexão. O assalto foi comandado de lá dos EUA”, diz Pimenta; “Agora os salvadores da pátria vão viver nos Estados Unidos e dar aulas de combate à corrupção”, diz ele; Pimenta lembra ainda que Pedro Parente não tem autonomia para dar o presentaço aos investidores

    [video:https://www.brasil247.com/pt/247/poder/335267/Pimenta-Lava-Jato-foi-o-maior-assalto-da-hist%C3%B3ria-da-humanidade.htm%5D

    Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Google +1

  14. Frederico Firmo

    3 de janeiro de 2018 3:24 pm

    Tudo que este cara fala me parece midiatico

    Este discurso apresenta pretensamente uma pessoa obcecada pela justiça doa a quem doer Quando sabemos que se fosse assim,  jamais aceitaria injustiças, e ou processos sem provas  baseados apenas em delações extorquidas. Mas sabemos que isto é o que mais abunda. Jamais seria conivente com   violações da lei, mas ao invés disto defende as violações da lei em nome da excepcionalidade das operações. Jamais seria conivente com a exposição de indiciados e ou investigados e ou réus. Jamais usaria o dinheiro publico para fazer auto propaganda. Jamais definiria que alguns não devem e outros devem ser investigados. Jamais concordaria com delações premiadas que premiam criminosos confessos como Youssef e companhia.  E depois de tudo me parece que com certeza o objetivo desta operação era e continua sendo atingir de morte nossa economia, criar uma crise, desestabilizar e derrubar um governo legitimamente eleito, desmoralizar instituições, e empresas estatais, e ou empresas com influencia geopolítica  e permitir a privatização de nossas estatais.  Até a pretensa idiotice de se dizer apenas um obcecado pela lei e um defensor de punições me parece falso. Apenas mais um discurso midiático, para encobrir os verdadeiros interesses deste grupo que tomou conta de nosso judiciário. O mercado e Tio Sam agradece.  E vão continuar sendo convidados a aparecer na grande imprensa, e em conferencias em Harvard, equanto Tacla Duran e Zucollotos, ficam de fora do foco justiceiro.

     

  15. Francisco Vieira

    3 de janeiro de 2018 3:33 pm

    O que é a justiça? 0 que é o

    O que é a justiça? 0 que é o bem comum? O que é a República? Por que esse senhor pensa que os empregados têm que ser punidos com o desemprego,  pelo erro ou crime dos empregadores? Por que não sugerir a desapropriação dessas empresas e colocá-as sob gestão dos trabalhadores, por exemplo? É urgente uma reforma profunda no judiciário. Não é possível que uma Nação fique refém de mentalidades mesquinhas, pequenas e sem visão de coletividade, de totalidade.parece que as prebendas  dessa corporação os torna cegos, para além do próprio umbigo.

  16. Pedro Lemus

    3 de janeiro de 2018 4:54 pm

    esse país é muito lixo mesmo

    como que um safado desse anda normalmente na rua, e não tem a integridade física atacada…

  17. jose carlos lima......

    3 de janeiro de 2018 5:24 pm

    Sö o pa4edon do Fidel para
    Sö o pa4edon do Fidel para dar um jeito nessa corja lesa-påtria, ai sim, eles entenderão a importancia de se defender o interesse nacional e năo seus umbigos

  18. Jorge Fernandes

    3 de janeiro de 2018 5:29 pm

    Claro que sim !!!

    O objetivo deles sempre foi o de vender sentenças por 5 milhões de dolares

  19. Ademir Silva

    3 de janeiro de 2018 5:45 pm

    PROCURADOR DISSE QUE LAVA JATO

    Esse procurador mais uma vez demonstra que é um ignorante, prepotente, e que não entende nada de País. Ministério Público existe para defender os interesses do País, e emprego e desenvolvimento é prioridade em qualquer país. Deus salve a todos nós com procuradores desse naipe.

  20. CARRASCO

    3 de janeiro de 2018 9:38 pm

    só fatiando mesmo, ou fritando, ou parafusando a boca

    um imbecil como esse Santos Lima, só mesmo fatiando naquelas máquinas de fatiar mortadela, ou fritando vivo em pouco óleo, ou parafusando a boca pra não falar mais besteiras……..esse bosta não merece nossa atenção, merece só nosso ódio e se possível nossa vingança de um jeito delicioso:   DESEJAR QUE ELE TENHA UM CÂNCER NA LINGUA E NA GARGANTA, QUE O FAÇA MORRER DEVAGARINHO E COM MUITA DOR…….SÓ ISSO OS ESTRUMES COMO ELE, O DALAGNOL E O MORO MERECEM………

Recomendados para você

Recomendados