11 de junho de 2026

Mantega é denunciado por suposto esquema no Carf


Foto: Elza Fiuza – Agência Brasil
 
Jornal GGN – O ex-ministro Guido Mantega e o ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Otacílio Cartaxo, foram denunciados pela Procuradoria da República do Distrito Federal na Operação Zelotes. 
 
A denúncia sustenta que Mantega e Cartaxo patrocinaram, direta e indiretamente, interesses da empresa Cimento Penha, favorecendo-a em processos no Carf por multas aplicadas pela Receita. A empresa precisava pagar uma quantia de R$ 57,7 milhões, mas obteve vitória em recurso, apresentado em 2010.
 
Mantega e o ex-presidente do Carf teriam envolvimento no caso por, segundo o Ministério Público Federal, ter indicado dois nomes ao conselho que favoreceram a vitória da empresa naquele ano. 
 
A argumentação dos procuradores tem como base troca de e-mails entre eles e outros acusados. A denúncia sustenta que, para o exito do suposto esquema, os envolvidos também manipularam a distribuição do processo no Carf, que teria sido feito manualmente pela Presidência do órgão, sem controle.
 
A informação foi dada em delação premiada do ex-conselheiro Paulo Cortez. Segundo ele, a medida foi feita para que o processo administrativo contra a Cimento Penha saltasse instâncias do Carf, indo parar no Conselho Superior de Recursos Fiscais, instância que anulou o débito da empresa.
 
A Procuradoria do Distrito Federal pede a condenação de ambos e uma multa a título de reparação de R$ 57,7 milhões. Em nota, a defesa de Mantega informou que a denúncia ocorreu “simplesmente por ter sido ministro da Fazenda, por ser do encargo do ministro as nomeações” e alegou ser injustificável.
 
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ivan de Union

    9 de novembro de 2017 2:10 pm

    Operacao Fariseus ataca mais

    Operacao Fariseus ataca mais uma vez…

  2. André Rs t

    9 de novembro de 2017 2:14 pm

    Já a RBS Globo e os
    Já a RBS Globo e os verdadeiramente corruptos arrolados na Operação Zelotes não vem ao caso

  3. mauro silva 1

    9 de novembro de 2017 2:44 pm

    domínio do fato …

    na visão de uns idiotas decoradores de apostilas.

    expurgo já!

    todos no olho da rua sem direito a nada.

  4. Eugênia Loureiro

    9 de novembro de 2017 2:46 pm

    É a tentativa incessante de

    É a tentativa incessante de criminalizar as iniciativas em todos os níveis dos governos petistas e emporcalhar a imagem dos gestores que serviram a esses governos. Ao passo que bandidos comio Aécio, Temer são sistematicamente livrados de qualquer investigação. 

Recomendados para você

Recomendados