Jornal GGN – Quanto maior a fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, menor o número de acidentes e mortes de trânsito. A afirmação, que parece óbvia, traz uma relação inversamente proporcional determinante: a queda de 6,4% de acidentes, de 8,3% de feridos e de 10% de mortes ocorre juntamente com o aumento de 76% no número de pessoas fiscalizadas.
Os dados foram divulgados ontem (20), em relatório das operações realizadas em 2013 e comparadas com 2012. No ano passado, as 105 mortes reservaram 12 a menos diante das 117 do ano anterior.
Para que isso ocorresse, 7 milhões de pessoas passaram por algum tipo de inspeção da polícia, incluindo a detecção de nível de álcool. De 650 mil testes realizados em 2012, o resultado subiu para mais que 1,5 milhão em 2013 – um aumento em 135%.
Essa relação ainda deduz um terceiro fator: o número de infrações por alcoolemia aumentou em 20%, quando quase 12 mil pessoas foram presas por dirigir embriagadas.
Multas mais cometidas
O excesso de velocidade atingiu o primeiro lugar de infrações mais cometidas em 2013, representando cerca de 700 mil. E o mais alarmante é que, dessas, 200 mil transitavam em mais de 20% até 50% do limite da velocidade permitida.
Ultrapassar pela contramão na linha contínua amarela foi o segundo lugar entre as mais cometidas, representando 10,19% do total de infrações.
Outras duas multas aplicadas que também foram comuns: o não uso do cinto de segurança (5,61%) e transitar pelo acostamento (4,29%).
Com informações do Ministério da Justiça.
Deixe um comentário